25 de janeiro de 2011

CHUVA, SUOR E BESTEIRA

Em meio ao temporal que lavou São Luís na noite da última segunda-feira, fica atestado a falta de planejamento da Prefeitura de São Luís na prevenção dos mínimos eventos decorrentes das chuvas.

Fica comprovado que João Castelo não é só surdo, é mudo também. Saber dar respostas adequadas é dever de quem assume qualquer setor da Administração Pública.

Castelo já governou o Maranhão e administrou São Luís "de saias", quando sua mulher Gardênia foi Prefeita de São Luís, encantando todos com uma música que prometia tratar São Luís com amor. No primeiro dia de administração da "fada", muita dor para os funcionários públicos que foram demitidos.

Agora Castelo é o Prefeito, embora "Gardeninha" - versão de Roseana dos tucanos - é quem vistas as "calças" do poder, não se observa qualquer medida ou plano no sentido de prevenir pelo menos o alagamento das vias públicas.

Não se trata de dar as chaves do Céu a João Castelo, tão pouco poderes mitológicos que ordenem para mais ou menos o índice de precipitação pluviométrica. Mas o mínimo que se pode esperar de quem está há quase 50 anos na vida pública é visão para o futuro, compromisso com o patrimônio urbanístico e arquitetônico da cidade.

Qualquer prefeito mirim sabe que construções de prédios e conjuntos habitacionais, sem ordenamento e em desacordo com o planejamento ambiental, produzem o alagamento das vias de trânsito como se observa a cada chuva mais intensa em São Luís.

Infelizmente a primeira atitude de João Castelo ao assumir a Prefeitura foi nomear o engenheiro Domingos José Brito, ex-funcionário da FRANERE, para o cargo de Secretário de Administração e Urbanismo.

A FRANERE é por acaso uma das empresas que financiaram a campanha do então candidato João Castelo e por feliz coincidência a que mais edifica prédios e conjuntos habitacionais em São Luís.

Não se administra uma cidade com mais de um milhão de habitantes, saldando dívidas de campanhas com nomeações. Isso já vem ocorrendo há décadas no Maranhão.

De "saias" ou de "calças" Castelo se diz "ixperiente", mas os resultados são deprimentes.

Se ele pensa que só trabalhar próximo das eleições lhe garante a vitória, a natureza dos votos vai lhe provar o contrário.

Por enquanto chuva, suor e besteira.

2 comentários:

  1. Macabeu09:22

    César, ninguém tem mais dúvida! vc é a voz do povo e também de muito covardes(eles se aproveitam para fazer uma média), que tem por ai, por lá, os que não vendido e os que tem o rabo preso, ninguém tem mais dúvida também, que esses politicos dinossauros retógrado, tipo Castelo, de mente doentia, com tendência a solidão, não usam sua inteligência, --eles não tem mesmo--, são resto da dita dura, que usam e abusa da ingenuidade do povo, para satisfazer seus desejos mesquinhos e pequenos vícios, pronto vc já disse tudo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13:10

    Macabeu o problema do Maranhão é o olhar caolho, onde em um se olha dois e em dois se olha um. Sarney e Castelo representam duas faces da moeda do atraso e da usurpação do patrimônio. Tem origens na ditadura e comportamentos esquivos e intolerantes as novas lideranças. Negar isto é estar cego para realidade ou de olhos bem abertos para seus próprios interesses. Somente a internet pode promover a limpeza na mente das pessoas que reproduzindo o discurso dentro da realidade podem modificar esse quadro medíocre que esta aí.Pau neles Macabeu se tu não alisa muito menos eu.

    ResponderExcluir

2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO MARANHENSE PROMETE SER UM MARCO NA HISTÓRIA

  Está aberto o período de inscrições para o aguardado 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, organizado pela Federação dos Muni...