10 de julho de 2024

COMITIVA DO MARANHÃO PARTICIPA DO EVENTO TRANSFORMAR JUNTOS

 


Evento organizado pelo Sebrae reúne cerca de 2 mil pessoas em Brasília-DF para discutir ações para desenvolvimento dos territórios e melhoria do ambiente de negócios nos municípios.

Iniciativas de empreendedorismo do Maranhão estão sendo destaque em Brasília, durante o Transformar Juntos. Uma comitiva de mais de 100 integrantes do Maranhão participa do evento, organizado pelo Sebrae. A abertura, que ocorreu na manhã desta nesta terça-feira (09), contou com a presença  do vice-presidente Geraldo Alckmin e do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.

O diretor superintendente, Albertino Leal, e a diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Edila Neves, conduzem a comitiva maranhense no evento.  

Maranhão marca presença no Transformar Juntos 2024



O Transformar Juntos reúne, até a próxima quinta-feira (11), um público superior a 2000 pessoas, em sua maioria gestores públicos das esferas estaduais, municipais e federal, colaboradores e conselheiros do Sebrae, agentes de desenvolvimento de todo o país, lideranças empresariais e institucionais. Entre estes, o conselheiro e presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz; representantes do Tribunal de Contas do Estado; representando a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio – SEINC, o presidente da Junta Comercial do Maranhão - Jucema, Sergio Sombra, a subsecretária de Indústria e Comércio, Karina Fonseca Lima, além de Da Hora Júnior e da secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa, Luzia Rezende. Também presente, o promotor Marco Aurélio Batista Barros, representando o Ministério Público do Estado do Maranhão.

Troca de experiências – Durante três dias, os participantes irão debater e trocar experiências sobre políticas públicas voltadas para os territórios e municípios, com temas voltados para as Compras Públicas como instrumentos de apoio às micro e pequenas empresas; Simplificação do ambiente de negócios; estímulo às economias portadoras de futuro com ações de Turismo, Sustentabilidade, Economia Criativa, Inovação e Energia, além de impulso à Educação Empreendedora, como estratégia para fomento ao empreendedorismo no país.

Para Albertino Leal, o Transformar Juntos é mais uma oportunidade para compartilhamento de boas práticas, resultados e iniciativas que estão acontecendo no Maranhão. "É um momento também de aprendizado e de reflexão sobre as conexões necessárias para transformar a realidade", afirmou o superintendente, que aproveitou a oportunidade para entregar uma placa com o QR Code da nova plataforma digital do Sebrae Maranhão ao presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima e ao diretor técnico, Bruno Quick.

Presidente Décio Lima e diretor Bruno Quick recebem placa com QR CODE para nova plataforma digital do Sebrae, que será usada nas Salas do Empreendedor em todo o estado



IGR Guarás: boas práticas de governança para o desenvolvimento territorial em evidência

Do Maranhão, a primeira experiência  apresentada no evento Transformar Juntos veio da Instância de  Governança Regional da Floresta dos Guarás - IGR, uma ação decorrente do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), executado pelo Sebrae Maranhão na porção leste do Maranhão.

Governança da IGR Guarás é apresentada como ação de destaque do Maranhão no primeiro dia do Transformar Juntos



Na oportunidade, foram apresentados os passos adotados no Maranhão para implantação da metodologia Destino Turístico Inteligente (DTI), que prioriza a governança entre os atores envolvidos como um dos principais eixos. "Nós temos muito potencial e nosso objetivo é transformar os produtos da região em atrativos turísticos para que, em parceria com o Sebrae, as comunidades sejam beneficiadas" enfatizou o secretário de Turismo de Guimarães e presidente do IGR, Antônio Marcos Gomes. Ele citou produtos como o Tambor de Minas, Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís, o artesanato regional, os casarios coloniais, a grande concentração de comunidades quilombolas e a riqueza e diversidade da culinária como atrativos da região.

Ainda na programação da participação do Maranhão desta terça-feira no Transformar Juntos, o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, Célio Roberto, apresentou a Integração do Corpo de Bombeiros à REDESIM, medida que ajuda a reduzir o tempo necessário para abertura de empresas no estado, melhorando o ambiente para o empreendedor iniciante e para quem já empreende.

Na manhã também foi entregue ao promotor Marco Aurélio Barros, representante do Ministério Público estadual, exemplar do Guia do Candidato Parceiro, que será encaminhado pelo Sebrae aos parceiros institucionais, candidatos nas eleições 2024 e partidos políticos, com sugestões de medidas e políticas de apoio aos pequenos negócios do estado.

Promotor do MP recebe exemplar do Guia do Candidato Parceiro, editado pelo Sebrae, com sugestões de políticas de apoio aos pequenos negócios e ao desenvolvimento territorial.


Na programação desta quarta-feira (10) serão apresentados temas relacionados à Integração da Vigilância Sanitária à REDESIM, a apresentação do case de sucesso da Sala do Empreendedor de Estreito - premiado nacionalmente com o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – e a cerimônia da premiação nacional do Selo Diamante às nove Salas do Empreendedor reconhecidas pelo Sebrae com o selo. Os municípios de Turilândia, Santa Helena, Guimarães, Pinheiro, Matinha, Viana, Governador Nunes Freire, Parnarama, São Pedro da Água Branca participam, por meio de representantes, deste momento. 


9 de julho de 2024

SECRETÁRIO ORLEANS BRANDÃO CUMPRE AGENDA DE ENTREGAS EM SÃO BENTO E BURITI BRAVO

 Atendendo demandas de infraestrutura solicitadas pela população nas regiões da Baixada e Sertão Maranhense, o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou na última semana a entrega de obras e serviços articulados pela pasta nos municípios de São Bento e Buriti Bravo. Durante os dois dias de agenda, foram lançadas diversas iniciativas obtidas após diálogo e articulação para as áreas do meio ambiente, educação e cidadania nas duas cidades.





Na quinta-feira (4), esteve em São Bento na entrega da nova estrutura da Unidade XVII do Colégio Militar 2 de Julho - Antônio Dias. Na ocasião, o governador Carlos Brandão anunciou a implantação de mais 90 escolas de tempo integral e 70 militares.




Como um dos articuladores do projeto e na escolha do município, a cidade recebeu também o piloto do programa Floresta Viva. Iniciativa coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), o projeto está em sua primeira etapa de implantação, que consiste na criação do maior viveiro público do Brasil, com capacidade para a produção anual de 1 milhão de mudas.








Já na sexta-feira (5), Orleans contemplou o aniversário de 93 anos da cidade de Buriti Bravo com a entrega de várias obras. A cidade recebeu um Viva/Procon, nova viatura e seguem as obras no Hospital Municipal Zuza Coelho.





Os serviços e obras recebidos durante as festividades de aniversário vieram da articulação com o secretário municipalista Orleans Brandão, em gabinete, por meio da prefeita Luciana Leocádio.


8 de julho de 2024

EDITAL DO SEBRAE BENEFICIA NEGÓCIOS DA BIOECONOMIA VOLTADOS PARA O BIOMA CERRADO


Edital contempla negócios que tenham como base o uso sustentável de recursos desse bioma. Serão apoiados negócios em 15 segmentos. 

Com o objetivo de estimular a criação de soluções inovadoras voltadas para a bioeconomia do Cerrado, o Sebrae acaba de anunciar a abertura do edital Inova Cerrado – Módulo de Ideação, cujas inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 25 de agosto, no site programas.sebraestartups.com.br/in/cerradoid2024.


Detentor de grande diversidade, Cerrado em aptidão para negócios inovadores focados na bioeconomia(Sebrae/ Embratur)

O programa Inova Cerrado vai apoiar financeiramente soluções e ideias de negócios inovadores da bioeconomia, que tenham o bioma Cerrado como base. Segundo o gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão, Cesar Guimarães, o edital faz parte de uma estratégia do Sistema Sebrae, direcionada para fomento, apoio e desenvolvimento de pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras ligadas ao bioma Cerrado, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade e da capacidade produtiva desse importante bioma.


Cesar Guimarães, Gerente de Tecnologia e Eventos do Sebrae no Maranhão(Acervo/ Pessoal)

O edital contempla apoio a projetos focados na preservação, conservação ou utilização sustentável de recursos naturais do bioma e que tenham suas soluções aplicadas às seguintes áreas: Agricultura e Pecuária; Alimentos e Bebidas; Bioenergia e Biocombustíveis; Casa e Construção; Comunicação e Entretenimento; Ecoturismo; Floresta; Fármacos, Fitoterápicos e Nutracêuticos; Higiene, Perfumaria e Cosméticos; Logística e Mobilidade; Moda e Design; Químicos e Novos Materiais; Tecnologia da Informação, entre outros.

Serão contemplados projetos em fase de ideação nos estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí e Tocantins.

Claudia Martins, CEO da startup Innovaeco, é atendida pelo Sebrae por meio do programa Inova Amazônia. A empresa, também focada na bioeconomia, atua com soluções em áreas como licenciamento, perfuração de poços, gestão de resíduos sólidos, projetos socioambientais e educação ambiental, com foco no bioma amazônico.


CEO da Innovaeco, Claudia Martins, avalia negócios da bioeconomia como
oportunidade para empreendimentos no Maranhão. (Acervo Pessoal)



Para ela, o edital do Inova Cerrado, do mesmo modo que o Inova Amazônia, cumpre um papel importante, estimulando o uso dos recursos desses ecossistemas, sob uma visão sustentável, trazendo muitas oportunidades para empreendedores. “O segmento da bioeconomia está emergindo como uma fonte significativa de oportunidades rentáveis, especialmente nas ações voltadas para a valorização de resíduos, por exemplo. Isso não apenas abre portas para negócios em áreas como o tratamento de resíduos orgânicos, mas também na transformação desses resíduos em compostos, energia ou novos materiais de alto valor agregado. Isso é apenas um exemplo das múltiplas possibilidades que esse segmento congrega. E o empreendedor que tiver boas ideias, inovadoras, não pode deixar passar essa oportunidade”, frisa ela.

Seletiva - Na fase inicial do Inova Cerrado, os participantes vão passar por uma etapa de seleção, na qual serão classificadas as 30 melhores soluções. Dessa lista, as três primeiras escolhidas vão receber prêmios em dinheiro de R$ 5 mil (3º lugar), R$ 10 mil (2º lugar) e R$ 15 mil (1º lugar). Durante o ciclo, os participantes terão acesso a capacitações, mentorias e workshops para aperfeiçoar a ideia e o modelo do negócio.

“No Maranhão, temos quase 65% do território dentro do bioma Cerrado, o segundo mais expressivo do Brasil, com uma grande diversidade de recursos. O Inova Cerrado pretende justamente estimular o aproveitamento desses recursos para gerar novos negócios, agregar valor aos já existentes e fortalecer o ecossistema da bioeconomia, por meio da inovação, da sustentabilidade e da conexão entre empreendedores”, destaca Cesar Guimarães.

Potencial expressivo - O Cerrado é o segundo maior bioma do país. Abrange cerca de 25% do território nacional, abrigando uma grande diversidade de flora, fauna, fármacos e água em abundância, além de nascentes de importantes bacias hidrográficas do país, sendo a capacidade produtiva outro destaque. 

No Maranhão, o Cerrado está presente em praticamente todo o estado, ocupando cerca de 65% da extensão territorial, com recursos de importância ecológica, econômica e social cruciais para o desenvolvimento sustentável do estado. Dos 217 municípios maranhenses, segundo dados do IBGE, 124 têm o bioma Cerrado como predominante. 

Com imenso potencial a ser explorado, o Cerrado enfrenta desafios significativos que ameaçam sua integridade e biodiversidade, em função do elevado desmatamento. Daí a importância do estímulo a modelos de negócios que conciliam o aproveitamento desse potencial com soluções de preservação e conservação. 


Edital do Inova Cerrado abre oportunidades para empreendedores do Maranhão.
(Sebrae/Divulgação)



4 de julho de 2024

SEBRAE APRESENTA NOVA PLATAFORMA PARA ATENDER MICROEENDEDORES

 


Plataforma será instalada nas Salas do Empreendedor instaladas em todo o Maranhão e na rede de Atendimento da Jucema 

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Albertino Leal entrega placa ao presidente Sérgio Sombra, ao lado da presidente

da FENAJU, Gregória Benário

Superintendente Albertino Leal entrega placa com QR Code da nova plataforma

ao presidente da Jucema, Sérgio Sombra.


SÃO LUÍS - O Sebrae Maranhão está disponibilizando uma nova plataforma para facilitar o acesso ao atendimento de microempreendedores. Na manhã desta quarta-feira (03), uma placa simbólica com o QR Code da plataforma foi entregue ao presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, pelo superintendente do Sebrae, Albertino Leal. A entrega aconteceu na abertura do Encontro Nacional de Presidentes, Procuradores e Secretários-Gerais das Juntas Comerciais, na sede da Fecomércio, em São Luís.

A placa com o QR Code da nova plataforma será instalada em todas as Salas do Empreendedor do Maranhão e também nos postos da Jucema. A primeira placa já foi fixada na Sala do Empreendedor de Estreito que, no mês passado, recebeu reconhecimento nacional como vencedora no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Sala do Empreendedor, com o projeto "Sala do Empreendedor Inteligente".

“Esta é uma parceria que se estende para os ambientes de negócios. Através do QR Code, o empreendedor vai poder acessar uma série de informações, os portais do Sebrae e de outros parceiros, incluindo a Junta Comercial. Nesse ambiente digital, vamos passar informações de oficinas, cursos, tributos e orientações úteis no dia a dia do empreendedor. Vamos ter este QR Code nas Salas do Empreendedor, em ambientes de parceiros, como a Jucema, associações comerciais e CDL’s”, explicou Albertino Leal, que amanhã estará presente na inauguração da 160ª Sala do Empreendedor do estado,  no município de Lago do Junco.

O presidente da Jucema, Sergio Sombra, ressaltou a importância dessa parceria com o Sebrae. “O Sebrae é um parceiro das juntas comerciais em todo o Brasil e, no início da nossa gestão, em 2017, nós digitalizamos todo o acervo da Junta com a parceria com o Sebrae, que financiou essa atividade. Posteriormente, fizemos uma parceria de integração, onde o Sebrae foi de suma importância no sentido de dar mais agilidade à abertura de negócios”, afirmou Sérgio Sombra, informando que antes este processo demorava 90 dias e que hoje foi reduzido para perto de duas horas.

Na entrega da placa, estava presente a presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais do Brasil (FENAJU), Gregória Benário. Para ela, o Sebrae tem tido um parceiro muito presente, apoiando as juntas comerciais de uma forma geral. “O Sebrae faz o trabalho de ponta, com os municípios. Essa aproximação é muito positiva para as juntas comerciais, pois ganham microempreendedor, os órgãos, o cidadão e toda a sociedade”, avaliou a presidente. 



SEBRAE PROMOVE WORKSHOP SOBRE TÉCNICAS DE VENDA NO MERCADO LIVRE

 

Treinamento com o consultor Vinícius Victor destaca o crescimento da economia digital e capacita empreendedores a explorar oportunidades na principal plataforma de e-commerce do Brasil

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O consultor e empresário Vinícius Victor Silva conduziu treinamento sobre o Mercado Livre no Sebraelab / Foto / André Lisboa / Divulgação

SÃO LUÍS - A economia digital nunca foi tão explorada quanto nos últimos anos, assim apontou o consultor e empresário Vinícius Victor Silva, no workshop “Aprenda a vender no Mercado Livre”, realizado pelo Sebrae nesta terça-feira (02), no Sebraelab (Multicenter Negócios e Eventos). Em quatro horas de formação, o consultor certificado do Mercado Livre explicou as melhores técnicas, ferramentas e estratégias para se vender na plataforma e garantiu que dezenas de empreendedores saíssem do encontro prontos para fazer suas primeiras negociações.





Ao ser questionado durante o treinamento sobre as vantagens de se ter um negócio dentro do Mercado Livre, Vinícius Victor Silva explicou que a plataforma tem hoje a maior fatia do faturamento derivada do Brasil em decorrência da densidade populacional. “Quando a gente pensa em varejo aqui no Brasil, estar no Mercado Livre hoje, sendo varejista, indústria, fábrica, pessoa em transição de carreira, é apostar numa renda extra segura”, comenta.

Os motivos para isso, segundo o consultor, são: o alcance do Mercado Livre dentro da população brasileira – um a cada três celulares no Brasil tem um aplicativo do Mercado Livre instalado; o índice de conversão do Brasil hoje é de 1,2%, ou seja, para se fazer uma venda, em média, 120 pessoas precisam clicar em um anúncio; e o produto no Mercado Livre vai aparecer diretamente no Google e em outras plataformas de busca. Além disso, há a confiança que o brasileiro tem no Mercado Livre. 

“Hoje, o metro quadrado mais caro para publicidade é o comercial em celular. Então, provavelmente, assim que você acorda, a primeira coisa que você faz é ver algo no celular, e muito provavelmente a última coisa que você faz antes de dormir é pegar no seu celular também e checar algo. Então, pensa que seu produto vai estar na mão de um a cada três brasileiros, no mínimo, num site bem confiável e divulgado”, analisa.

Ao longo do workshop, Vinícius Victor apresentou aos participantes números relativos ao impacto da plataforma no mercado brasileiro, explicou como funciona o ecossistema de vendas, detalhou como os empreendedores podem fazer a precificação, como devem estabelecer um relacionamento com fornecedores, detalhou custos dos vendedores e os níveis de ranqueamento, e ainda garantiu que todos saíssem do encontro com ferramentas para o cálculo de dados da venda, ao disponibilizar suas próprias planilhas de gestão.

Uma notícia importante repassada pelo consultor foi que hoje há uma expectativa de crescimento de vendas dentro do Nordeste. “Vocês precisam começar a mirar no público do próprio Nordeste brasileiro para garantir boas vendas dentro do Mercado Livre. Enquanto no Sul e Sudeste a concorrência é grande, o Nordeste é uma região a ser desbravada”, sinalizou o consultor, que também mantém suas iniciativas de venda de peças automotivas dentro da plataforma. “O que estou trazendo hoje é aquilo que eu mesmo faço. É um conhecimento prático e aplicado no meu dia a dia”, assegura.

 

Aprendizagem garantida

O workshop faz parte de um conjunto de estratégias de capacitação oferecidas pelo Sebrae para colaborar com a formação do empreendedor maranhense, de acordo com Mauro Formiga, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís. “Microempresas e empresas de pequeno porte, com técnicas, ferramentas e estratégias, podem hoje garantir boas vendas no Mercado Livre. O Sebrae proporciona um leque de soluções, de serviços muito interessantes para contribuir com esse conhecimento que os empresários têm. E nesse sentido, estamos trazendo mais uma oportunidade para diversificar suas vendas por novos canais”, frisa o gerente.

Para descobrir meios de adaptar seu negócio para o Mercado Livre, José Matheus Santos Pestana, que atualmente mantém uma loja virtual no Instagram, inscreveu-se no treinamento. “Quero descobrir como posso usar a plataforma a meu favor, e você sabe, conhecimento é a gasolina da alma”, afirmou. Com a mesma expectativa de ampliar os horizontes, Tatiane Carvalho compareceu ao evento mirando lançar uma loja de roupas infantis dentro da plataforma. “Estou em um momento decisivo da minha vida e preciso trabalhar para gerar renda para a minha casa, por isso não quis perder a oportunidade de fazer este curso”, explica.

José Matheus espera adaptar negócio para o Mercado Livre após o treinamento

Tatiane Carvalho pretende lançar uma loja de roupas infantis dentro da plataforma

Com ampla experiência em vendas e preparando-se para prestar consultoria em e-commerce para outras pessoas, a vendedora Tatiane Silva avaliou o workshop como um divisor de águas. “Estou aqui para ajudar amigas que já fazem vendas a lançarem seus produtos no mercado. O conhecimento que o Vinícius Victor trouxe hoje vai ser muito bem aplicado. Já trabalhei um tempo com o Mercado Livre, mas precisava descobrir mais coisas. As ferramentas e planilhas que ele disponibilizou vão me ajudar bastante”, ressalta.

A vendedora Tatiane Silva prestará consultoria para amigas que desejam fazer vendas
digitais

 

Semana da Micro e Pequena Empresa

De 22 a 26 de outubro, o Sebrae realizará em São Luís a Semana da Micro e Pequena Empresa. O evento contará com exposição no setor de beleza e bem-estar, área de negociação com representantes da Amazon e da Magazine Luiza, além de palestras e painéis com temas fundamentais para o setor.

 

3 de julho de 2024

JORNADA DE INOVAÇÃO DA FEIRA DO EMPREENDEDOR PROMOVE RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DO MERCADO LOCAL

 

Desafio premia estudantes e soluções inovadoras durante Feira do Empreendedor

Competição gera soluções para problemas do mercado no Cerrado Sul, durante Feira do Empreendedor

Projeto de  Inclusão Digital para Jovens do Campo vence desafio de inovação da Feira do Empreendedor

Competição reuniu 50 estudantes de instituições da região em imersão de quatro dias. A grande vencedora levou R$ 10 mil para casa.

A Jornada de Inovação foi um dos destaques da Feira do Empreendedor de Balsas, evento realizado pelo Sebrae na cidade de Balsas. O TXM Challenge, entre os dias 27 e 30 de junho, desafiou estudantes universitários a observar o mercado local e propor soluções inovadoras. Em uma competição que reuniu cinco universidades e cinco instituições patrocinadoras, os participantes apresentaram soluções para problemas reais, com a melhor ideia recebendo um prêmio de R$ 10 mil.


Equipe do IFMA de São Raimundo das Mangabeiras vence desafio de inovação realizado durante Feira do Empreendedor 2024. (Sebrae/Divulgação)

 

A equipe campeã foi do Instituto Federal do Maranhão, campus de São Raimundo das Mangabeiras, que respondeu ao desafio do Senar. A proposta é uma rede social integrada ao aplicativo Senar Play, onde jovens acadêmicos traduzem conteúdos técnicos para uma linguagem mais acessível aos jovens rurais, incentivando a inclusão digital e o desenvolvimento de negócios agrícolas.

"Nosso diferencial é usar uma linguagem simples para facilitar a comunicação entre jovens do campo e acadêmicos, mostrando que a vida no campo pode ser rentável e viável," explicou Saiury Lima, uma das componentes da equipe.

Competição desafiou estudantes a propor soluções para problemas do mercado no Cerrado Sul maranhense. (Sebrae/Divulgação)

 

A equipe da Unibalsas ficou em segundo lugar com uma solução para melhorar a comunicação entre instituições de formação profissional e o setor produtivo, proposto pela Seinc. O projeto visa aumentar a empregabilidade dos jovens através de uma maior integração entre universidades e empresas, por meio de aplicativo que usa a gamificação como incentivo para participação dos jovens e ao mesmo tempo formar um banco de dados para as empresas.

A terceira posição foi conquistada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus de Balsas. A solução é um assistente virtual baseado em inteligência artificial para conectar turistas e empresas locais, atendendo ao desafio da Prefeitura de Riachão.

O TXM Challenge trouxe cinco desafios propostos por diversas instituições parceiras da Feira do Empreendedor. Os desafios tiveram como foco a resolução do Estado e da região, como saneamento básico, acessibilidade no turismo, desemprego de jovens e êxodo rural.

Os desafios propostos foram: Facilitar o acesso ao crédito para saneamento básico, proposto pelo Ceape; Melhorar a comunicação entre instituições de formação profissional e o setor produtivo, proposição da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SEINC). Da Prefeitura de Riachão, veio o desafio de criação de roteiros turísticos acessíveis incorporando tecnologias de acessibilidade. Da Secretaria de Estado de Turismo, o de soluções facilitadoras da comunicação entre turistas e fornecedores de transporte turístico, associados à compensação de carbono. E do Senar, o desafio de incentivar jovens rurais a desenvolverem negócios inovadores no setor agrícola e promover a inclusão digital.

Estudantes da Unibalsas marcam presença no TXM Challenge. (Sebrae/Divulgação)

 

Experiência dos participantes - Os estudantes destacaram a importância da jornada para seu desenvolvimento profissional e pessoal.  Vitória Pinto, da Unibalsas, mencionou que participar do TXM Challenge foi uma experiência reveladora. "Foi a minha primeira vez em uma competição como essa, e foi incrível. Tudo aqui é novidade, e saber que há espaço para nossas ideias e soluções no mercado é muito motivador. Agora queremos encontrar parceiros para viabilizar nosso projeto."

Já Ronald Costa Braga, da Universidade Estadual do Maranhão, destacou a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na universidade. "Foi enriquecedor demais. Participar de um evento como esse nos permite ver de perto os problemas do dia a dia e trabalhar em soluções reais. É emocionante e impactante”.

Legado do desafio

Fabiano Melo, responsável pelo desafio, avaliou positivamente a edição do evento na Feira do Empreendedor de Balsas. "Os participantes foram apresentados a problemas reais e desenvolveram soluções viáveis durante os quatro dias de imersão, com workshops, mentorias e pitches finais," disse Melo.

As soluções apresentadas agora passarão por uma fase de viabilidade, onde as instituições patrocinadoras avaliarão a possibilidade de implementação dos projetos. "Estamos muito contentes com a hospitalidade e a qualidade das ideias apresentadas pelos alunos," concluiu Melo.

Edila Neves reforça importância da maratona como estratégia de fomento à inovação junto aos jovens. (Sebrae/Divulgação)

Sobre a Feira do Empreendedor 2024

Organizada sob o tema “Conectar Ideias, Inovar Negócios”, a Feira do Empreendedor 2024 teve três eixos balizadores: Inovação, ESG e Conexões Corporativas. O evento contou com o apoio de patrocinadores e apoiadores, como Governo do Estado do Maranhão, Banco do Nordeste, Prefeitura de Balsas, Vale, Ceape, Sistema Fiema (Sesi e Senai), Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Grupo Mateus.


2 de julho de 2024

FEIRA DO EMPREENDEDOR ENCERRA DISSEMINANDO CONHECIMENTO E ESTIMULANDO CONEXÕES E NEGÓCIOS

 

Palestra sobre atendimento e debate sobre cidades inteligentes marcam último dia da Feira do Empreendedor, em Balsas

Uma imersão em temas relevantes para o empreendedor associada à oferta de conhecimento estão entre legados da Feira, na edição 2204

 

Mais do que trabalhar com produtos e serviços de qualidade e preços atrativos, fidelizar o cliente passa por uma boa experiência de consumo. Esse alerta marcou a noite de encerramento da Feira do Empreendedor (30/06), que, durante quatro dias, movimentou a cidade de Balsas e o Cerrado Sul maranhense.





Com a palestra masterclass “Cliente Feliz Dá Lucro”, a cofundadora do Reclame Aqui e CEO do Instituto Cliente Feliz, Gisele Paula, falou sobre o valor do bom atendimento, destacando a necessidade de entender o cliente, algo determinante para o sucesso das empresas.

“Oferecer experiências de consumo memoráveis e inclusivas faz com que a empresa se destaque”, afirmou ela. “Muitas vezes, as empresas desperdiçam a chance de ouvir e criar conexões com o cliente. É preciso ter em mente que, para 89% dos consumidores, a experiência de compra é tão importante quanto o produto ou serviço”, avaliou a palestrante.

Ela também destacou o potencial de Balsas, reiterando a importância do conhecimento para o empreendedor. “Eu não conhecia Balsas. Fiquei encantada com o que vi, com as possibilidades que o empreendedor tem a partir do conhecimento adquirido nessa Feira, que também trouxe oportunidades de negócios. O que impulsiona a empresa de um nível para outro é o conhecimento, o primeiro passo para qualquer mudança. Minha mensagem para todos que estiveram na Feira é pegar algum conhecimento adquirido e aplicar no dia a dia. Faça isso, para ver a mudança que essa atitude vai fazer”, refletiu ela.


Conhecimento para fazer a diferença

A palestra ministrada por Gisele Paula é só um exemplo das dezenas de ações de conhecimento, que deixaram para o empreendedor insights e dicas que, aplicadas no dia a dia, podem gerar mudanças surpreendentes. No total, foram mais de 160 horas de capacitação e ações de conhecimento, ofertadas pelo Sebrae e seus parceiros, em oito Arenas e espaços temáticos, em uma movimentação jamais vista em Balsas.

“Temos recebido retorno muito positivo dos empreendedores, dos parceiros, de pessoas que estiveram na Feira. Alcançamos o objetivo de levar para Balsas, a cidade que mais cresce no estado, a dinâmica de um evento como a Feira do Empreendedor, estimulando a inovação, fomentando oportunidades, gerando conexões entre empresas, com uma aposta firme no conhecimento, diferencial de quem busca o sucesso”, analisou o diretor Técnico, Mauro Borralho.

Preparando o empreendedor para a gestão financeira 

Outro bom exemplo, veio do No Lounge Educação, com a palestra "Educação Financeira pode ser algo divertido!”, propondo um  novo olhar para o tema, bastante sensível na gestão empresarial. Com participação de Luiza Pierre, sócia da startup Mooney e profissional cujo propósito é garantir Alfabetização Financeira em escala no país, o empreendedor de Balsas pôde perceber que o “planejamento financeiro é para todos”.




Dinâmicas e leveza foram armas usadas pela palestrante para estimular hábitos relacionados ao cuidado com as finanças, o que chamou a atenção de Lourena Guida, de 20 anos. "Lidar com dinheiro já não é fácil. Mas quando a gente facilita, no sentido de tornar mais leve, fica melhor para lidar", disse. Para a jovem, o tema é importante mesmo para ela, que não pretende abrir um negócio próprio. "Todo mundo tem que saber um pouco dos princípios, não é? Lidamos com dinheiro todos os dias e temos essa necessidade", afirma.




Inteligência artificial x redes sociais: um caminho possível

Outro tema de destaque na programação técnica da Feira, o uso da inteligência artificial voltou a ganhar ênfase no último dia do evento.

Na Arena Savana, a palestra “Como usar a Inteligência Artificial nas redes sociais”, ministrada pelo consultor Stenyo Guimarães, abordou, de modo prático e didático, dicas de como usar as ferramentas de IA, como por exemplo, o Chat GPT, para criar conteúdos atrativos em redes sociais. Entre os destaques, sugestão de ideias, criação de roteiros e dicas de planejamento.

Para Eva Brilhante, que atua no ramo de confecções em Balsas, “o uso do Chat GPT ajuda muito no uso das redes sociais da loja. Ela conheceu a ferramenta em capacitações oferecidas pelo Sebrae em Balsas e buscou, na palestra, atualizar seus conhecimentos. “Hoje, isso vem sendo uma facilidade na empresa. Já consigo fazer meu planejamento e cronograma com os recursos do Chat GPT. E está sendo ótimo”, analisou ela.




Empreendedorismo e tecnologia a favor da criatividade

A Importância da Propriedade Intelectual e da Inteligência Artificial para a Inovação e Proteção de Negócios



foi tratada na Arena Cerrado. A palestrante Milla Pasan destacou a necessidade de atenção ao tema, incluindo cuidados com marcas, invenções, direitos autorais e respeito aos conhecimentos tradicionais.

Segundo ela, a propriedade intelectual é acessível para todos os tipos de negócios e oferece oportunidades reais de monetização. Porém, ela alertou para a necessidade de integração das tecnologias ao dia a dia dos empreendedores, como “algo crucial para alcançar resultados eficazes para todos”.





Sobre a inteligência artificial, Pasan explicou que, embora os custos dos softwares sejam um fator limitante, a IA já está presente no cotidiano e sua aplicação pode melhorar a gestão dos negócios, em áreas como estoques e atendimento. "A inteligência artificial não vai roubar empregos. Mas, estamos em um processo de transformação, que está no nosso cotidiano; algo que já vem desde os anos de 1950", completou ela.

 

Cidades inteligentes e Sustentáveis

 

Na Arena ESG, o painel “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, mediado pela arquiteta e urbanista Juliana Palácios, da iCities, trouxe um chamamento para a importância crescente do tema.

Com participação do vereador Arão Guajajara, do prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, e da professora Daniele Gaspar (da UFMA de Grajaú), o  painel trouxe  soluções para as cidades consideradas inteligentes, em áreas com infraestrutura, gestão ambiental e participação cidadã, além de qualidade de vida. Tudo isso, pontuado por boas práticas de Grajaú, que busca a condição de cidade inteligente.




O empreendedor João Gabriel (22 anos), de Imperatriz, acompanhou a atividade e disse ser esse o primeiro contato com o tema. “Espero ver mais projetos como esse”, comentou. O assunto, que despertou nele curiosidade, agora faz parte da bagagem de conhecimento ganha na Feira. “As cidades conseguem se desenvolver por si próprias. Conseguem ter uma produção inteligente, que gere renda e uma economia para as pessoas da terra”, resumiu ele.


Caravana de vinte cidades marcam presença na Feira do Empreendedor

Mais de 250 empreendedores de 20 cidades maranhenses aproveitaram a Feira do Empreendedor para se capacitar, acessar inovação e conectar-se com outros empreendedores, além de conhecer novos mercado e prospectar parcerias.




Em oportunidade viabilizada pelo Sebrae, por meio das 12 Unidades de Negócios espalhadas pelo Maranhão, foram organizadas sete caravanas, com participação de empreendedores de Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Campestre, Carolina, Caxias, Chapadinha, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São Luís, São Pedro da Água Branca e Senador La Rocque.

Marcos Silva, gerente comercial da H3i Rastreamento, saiu de Pinheiro, na Baixada maranhense para prospectar clientes na Feira. Segundo ele, a expectativa foi atendida. "Graças a Deus, conseguimos falar com muitas pessoas e mostrar os nossos serviços, fazendo contato com pessoas interessadas em aderir ao nosso serviço", afirma o gerente.


A Fernanda Costa partiu de Estreito-MA para conhecer o evento. "Meu esposo já tinha ido à Feira em São Luís e eu tinha muita curiosidade de conhecer", conta. Além de ter participado de palestras, ela aproveitou para sanar dúvidas sobre a formalização do empreendimento. "Bem completa, a Feira não deixou nada a desejar. Foi mais do que eu esperava", resumiu a empreendedora.

Sobre a Feira do Empreendedor 2024

Organizada sob o tema “Conectar Ideias, Inovar Negócios”, a Feira do Empreendedor 2024 teve três eixos balizadores: Inovação, ESG e Conexões Corporativas. O evento contou com o apoio de patrocinadores e apoiadores, como Governo do Estado do Maranhão, Banco do Nordeste, Prefeitura de Balsas, Vale, Ceape, Sistema Fiema (Sesi e Senai), Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Grupo Mateus.

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