10 de julho de 2024
COMITIVA DO MARANHÃO PARTICIPA DO EVENTO TRANSFORMAR JUNTOS
9 de julho de 2024
SECRETÁRIO ORLEANS BRANDÃO CUMPRE AGENDA DE ENTREGAS EM SÃO BENTO E BURITI BRAVO
Atendendo demandas de infraestrutura solicitadas pela população nas regiões da Baixada e Sertão Maranhense, o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou na última semana a entrega de obras e serviços articulados pela pasta nos municípios de São Bento e Buriti Bravo. Durante os dois dias de agenda, foram lançadas diversas iniciativas obtidas após diálogo e articulação para as áreas do meio ambiente, educação e cidadania nas duas cidades.
Na quinta-feira (4), esteve em São Bento na entrega da nova estrutura da Unidade XVII do Colégio Militar 2 de Julho - Antônio Dias. Na ocasião, o governador Carlos Brandão anunciou a implantação de mais 90 escolas de tempo integral e 70 militares.
Como um dos articuladores do projeto e na escolha do município, a cidade recebeu também o piloto do programa Floresta Viva. Iniciativa coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), o projeto está em sua primeira etapa de implantação, que consiste na criação do maior viveiro público do Brasil, com capacidade para a produção anual de 1 milhão de mudas.
Já na sexta-feira (5), Orleans contemplou o aniversário de 93 anos da cidade de Buriti Bravo com a entrega de várias obras. A cidade recebeu um Viva/Procon, nova viatura e seguem as obras no Hospital Municipal Zuza Coelho.
Os serviços e obras recebidos durante as festividades de aniversário vieram da articulação com o secretário municipalista Orleans Brandão, em gabinete, por meio da prefeita Luciana Leocádio.
8 de julho de 2024
EDITAL DO SEBRAE BENEFICIA NEGÓCIOS DA BIOECONOMIA VOLTADOS PARA O BIOMA CERRADO
Edital contempla negócios que tenham como base o uso sustentável de recursos desse bioma. Serão apoiados negócios em 15 segmentos.
Com o objetivo de estimular a criação de soluções inovadoras voltadas para a bioeconomia do Cerrado, o Sebrae acaba de anunciar a abertura do edital Inova Cerrado – Módulo de Ideação, cujas inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 25 de agosto, no site programas.sebraestartups.com.
O programa Inova Cerrado vai apoiar financeiramente soluções e ideias de negócios inovadores da bioeconomia, que tenham o bioma Cerrado como base. Segundo o gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão, Cesar Guimarães, o edital faz parte de uma estratégia do Sistema Sebrae, direcionada para fomento, apoio e desenvolvimento de pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras ligadas ao bioma Cerrado, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade e da capacidade produtiva desse importante bioma.
O edital contempla apoio a projetos focados na preservação, conservação ou utilização sustentável de recursos naturais do bioma e que tenham suas soluções aplicadas às seguintes áreas: Agricultura e Pecuária; Alimentos e Bebidas; Bioenergia e Biocombustíveis; Casa e Construção; Comunicação e Entretenimento; Ecoturismo; Floresta; Fármacos, Fitoterápicos e Nutracêuticos; Higiene, Perfumaria e Cosméticos; Logística e Mobilidade; Moda e Design; Químicos e Novos Materiais; Tecnologia da Informação, entre outros.
Serão contemplados projetos em fase de ideação nos estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí e Tocantins.
Claudia Martins, CEO da startup Innovaeco, é atendida pelo Sebrae por meio do programa Inova Amazônia. A empresa, também focada na bioeconomia, atua com soluções em áreas como licenciamento, perfuração de poços, gestão de resíduos sólidos, projetos socioambientais e educação ambiental, com foco no bioma amazônico.
Para ela, o edital do Inova Cerrado, do mesmo modo que o Inova Amazônia, cumpre um papel importante, estimulando o uso dos recursos desses ecossistemas, sob uma visão sustentável, trazendo muitas oportunidades para empreendedores. “O segmento da bioeconomia está emergindo como uma fonte significativa de oportunidades rentáveis, especialmente nas ações voltadas para a valorização de resíduos, por exemplo. Isso não apenas abre portas para negócios em áreas como o tratamento de resíduos orgânicos, mas também na transformação desses resíduos em compostos, energia ou novos materiais de alto valor agregado. Isso é apenas um exemplo das múltiplas possibilidades que esse segmento congrega. E o empreendedor que tiver boas ideias, inovadoras, não pode deixar passar essa oportunidade”, frisa ela.
Seletiva - Na fase inicial do Inova Cerrado, os participantes vão passar por uma etapa de seleção, na qual serão classificadas as 30 melhores soluções. Dessa lista, as três primeiras escolhidas vão receber prêmios em dinheiro de R$ 5 mil (3º lugar), R$ 10 mil (2º lugar) e R$ 15 mil (1º lugar). Durante o ciclo, os participantes terão acesso a capacitações, mentorias e workshops para aperfeiçoar a ideia e o modelo do negócio.
“No Maranhão, temos quase 65% do território dentro do bioma Cerrado, o segundo mais expressivo do Brasil, com uma grande diversidade de recursos. O Inova Cerrado pretende justamente estimular o aproveitamento desses recursos para gerar novos negócios, agregar valor aos já existentes e fortalecer o ecossistema da bioeconomia, por meio da inovação, da sustentabilidade e da conexão entre empreendedores”, destaca Cesar Guimarães.
Potencial expressivo - O Cerrado é o segundo maior bioma do país. Abrange cerca de 25% do território nacional, abrigando uma grande diversidade de flora, fauna, fármacos e água em abundância, além de nascentes de importantes bacias hidrográficas do país, sendo a capacidade produtiva outro destaque.
No Maranhão, o Cerrado está presente em praticamente todo o estado, ocupando cerca de 65% da extensão territorial, com recursos de importância ecológica, econômica e social cruciais para o desenvolvimento sustentável do estado. Dos 217 municípios maranhenses, segundo dados do IBGE, 124 têm o bioma Cerrado como predominante.
Com imenso potencial a ser explorado, o Cerrado enfrenta desafios significativos que ameaçam sua integridade e biodiversidade, em função do elevado desmatamento. Daí a importância do estímulo a modelos de negócios que conciliam o aproveitamento desse potencial com soluções de preservação e conservação.
4 de julho de 2024
SEBRAE APRESENTA NOVA PLATAFORMA PARA ATENDER MICROEENDEDORES
Albertino Leal entrega placa ao presidente Sérgio Sombra, ao lado da presidente
da FENAJU, Gregória Benário
Superintendente Albertino Leal entrega placa com QR Code da nova plataforma
ao presidente da Jucema, Sérgio Sombra.
SÃO LUÍS - O Sebrae Maranhão está disponibilizando uma nova plataforma para facilitar o acesso ao atendimento de microempreendedores. Na manhã desta quarta-feira (03), uma placa simbólica com o QR Code da plataforma foi entregue ao presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, pelo superintendente do Sebrae, Albertino Leal. A entrega aconteceu na abertura do Encontro Nacional de Presidentes, Procuradores e Secretários-Gerais das Juntas Comerciais, na sede da Fecomércio, em São Luís.
A placa com o QR Code da nova plataforma será instalada em todas as Salas do Empreendedor do Maranhão e também nos postos da Jucema. A primeira placa já foi fixada na Sala do Empreendedor de Estreito que, no mês passado, recebeu reconhecimento nacional como vencedora no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Sala do Empreendedor, com o projeto "Sala do Empreendedor Inteligente".
“Esta é uma parceria que se estende para os ambientes de negócios. Através do QR Code, o empreendedor vai poder acessar uma série de informações, os portais do Sebrae e de outros parceiros, incluindo a Junta Comercial. Nesse ambiente digital, vamos passar informações de oficinas, cursos, tributos e orientações úteis no dia a dia do empreendedor. Vamos ter este QR Code nas Salas do Empreendedor, em ambientes de parceiros, como a Jucema, associações comerciais e CDL’s”, explicou Albertino Leal, que amanhã estará presente na inauguração da 160ª Sala do Empreendedor do estado, no município de Lago do Junco.
O presidente da Jucema, Sergio Sombra, ressaltou a importância dessa parceria com o Sebrae. “O Sebrae é um parceiro das juntas comerciais em todo o Brasil e, no início da nossa gestão, em 2017, nós digitalizamos todo o acervo da Junta com a parceria com o Sebrae, que financiou essa atividade. Posteriormente, fizemos uma parceria de integração, onde o Sebrae foi de suma importância no sentido de dar mais agilidade à abertura de negócios”, afirmou Sérgio Sombra, informando que antes este processo demorava 90 dias e que hoje foi reduzido para perto de duas horas.
SEBRAE PROMOVE WORKSHOP SOBRE TÉCNICAS DE VENDA NO MERCADO LIVRE
O consultor e empresário Vinícius Victor Silva conduziu treinamento sobre o Mercado Livre no Sebraelab / Foto / André Lisboa / Divulgação
Ao ser questionado durante o treinamento sobre as vantagens de se ter um negócio dentro do Mercado Livre, Vinícius Victor Silva explicou que a plataforma tem hoje a maior fatia do faturamento derivada do Brasil em decorrência da densidade populacional. “Quando a gente pensa em varejo aqui no Brasil, estar no Mercado Livre hoje, sendo varejista, indústria, fábrica, pessoa em transição de carreira, é apostar numa renda extra segura”, comenta.
Os motivos para isso, segundo o consultor, são: o alcance do Mercado Livre dentro da população brasileira – um a cada três celulares no Brasil tem um aplicativo do Mercado Livre instalado; o índice de conversão do Brasil hoje é de 1,2%, ou seja, para se fazer uma venda, em média, 120 pessoas precisam clicar em um anúncio; e o produto no Mercado Livre vai aparecer diretamente no Google e em outras plataformas de busca. Além disso, há a confiança que o brasileiro tem no Mercado Livre.
“Hoje, o metro quadrado mais caro para publicidade é o comercial em celular. Então, provavelmente, assim que você acorda, a primeira coisa que você faz é ver algo no celular, e muito provavelmente a última coisa que você faz antes de dormir é pegar no seu celular também e checar algo. Então, pensa que seu produto vai estar na mão de um a cada três brasileiros, no mínimo, num site bem confiável e divulgado”, analisa.
Ao longo do workshop, Vinícius Victor apresentou aos participantes números relativos ao impacto da plataforma no mercado brasileiro, explicou como funciona o ecossistema de vendas, detalhou como os empreendedores podem fazer a precificação, como devem estabelecer um relacionamento com fornecedores, detalhou custos dos vendedores e os níveis de ranqueamento, e ainda garantiu que todos saíssem do encontro com ferramentas para o cálculo de dados da venda, ao disponibilizar suas próprias planilhas de gestão.
Uma notícia importante repassada pelo consultor foi que hoje há uma expectativa de crescimento de vendas dentro do Nordeste. “Vocês precisam começar a mirar no público do próprio Nordeste brasileiro para garantir boas vendas dentro do Mercado Livre. Enquanto no Sul e Sudeste a concorrência é grande, o Nordeste é uma região a ser desbravada”, sinalizou o consultor, que também mantém suas iniciativas de venda de peças automotivas dentro da plataforma. “O que estou trazendo hoje é aquilo que eu mesmo faço. É um conhecimento prático e aplicado no meu dia a dia”, assegura.
Aprendizagem garantida
O workshop faz parte de um conjunto de estratégias de capacitação oferecidas pelo Sebrae para colaborar com a formação do empreendedor maranhense, de acordo com Mauro Formiga, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís. “Microempresas e empresas de pequeno porte, com técnicas, ferramentas e estratégias, podem hoje garantir boas vendas no Mercado Livre. O Sebrae proporciona um leque de soluções, de serviços muito interessantes para contribuir com esse conhecimento que os empresários têm. E nesse sentido, estamos trazendo mais uma oportunidade para diversificar suas vendas por novos canais”, frisa o gerente.
Para descobrir meios de adaptar seu negócio para o Mercado Livre, José Matheus Santos Pestana, que atualmente mantém uma loja virtual no Instagram, inscreveu-se no treinamento. “Quero descobrir como posso usar a plataforma a meu favor, e você sabe, conhecimento é a gasolina da alma”, afirmou. Com a mesma expectativa de ampliar os horizontes, Tatiane Carvalho compareceu ao evento mirando lançar uma loja de roupas infantis dentro da plataforma. “Estou em um momento decisivo da minha vida e preciso trabalhar para gerar renda para a minha casa, por isso não quis perder a oportunidade de fazer este curso”, explica.
Com ampla experiência em vendas e preparando-se para prestar consultoria em e-commerce para outras pessoas, a vendedora Tatiane Silva avaliou o workshop como um divisor de águas. “Estou aqui para ajudar amigas que já fazem vendas a lançarem seus produtos no mercado. O conhecimento que o Vinícius Victor trouxe hoje vai ser muito bem aplicado. Já trabalhei um tempo com o Mercado Livre, mas precisava descobrir mais coisas. As ferramentas e planilhas que ele disponibilizou vão me ajudar bastante”, ressalta.
Semana da Micro e Pequena Empresa
De 22 a 26 de outubro, o Sebrae realizará em São Luís a Semana da Micro e Pequena Empresa. O evento contará com exposição no setor de beleza e bem-estar, área de negociação com representantes da Amazon e da Magazine Luiza, além de palestras e painéis com temas fundamentais para o setor.
3 de julho de 2024
JORNADA DE INOVAÇÃO DA FEIRA DO EMPREENDEDOR PROMOVE RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DO MERCADO LOCAL
Desafio premia
estudantes e soluções inovadoras durante Feira do Empreendedor
Competição gera
soluções para problemas do mercado no Cerrado Sul, durante Feira do
Empreendedor
Projeto de
Inclusão Digital para Jovens do Campo vence desafio de inovação da Feira do
Empreendedor
Competição
reuniu 50 estudantes de instituições da região em imersão de quatro dias. A
grande vencedora levou R$ 10 mil para casa.
A Jornada de
Inovação foi um dos destaques da Feira do Empreendedor de Balsas, evento
realizado pelo Sebrae na cidade de Balsas. O TXM Challenge, entre os dias 27 e 30
de junho, desafiou estudantes universitários a observar o mercado local e
propor soluções inovadoras. Em uma competição que reuniu cinco universidades e
cinco instituições patrocinadoras, os participantes apresentaram soluções para
problemas reais, com a melhor ideia recebendo um prêmio de R$ 10 mil.
Equipe do IFMA de São Raimundo
das Mangabeiras vence desafio de inovação realizado durante Feira do
Empreendedor 2024. (Sebrae/Divulgação)
A equipe campeã foi
do Instituto Federal do Maranhão, campus de São Raimundo das Mangabeiras, que
respondeu ao desafio do Senar. A proposta é uma rede social integrada ao
aplicativo Senar Play, onde jovens acadêmicos traduzem conteúdos técnicos para
uma linguagem mais acessível aos jovens rurais, incentivando a inclusão digital
e o desenvolvimento de negócios agrícolas.
"Nosso
diferencial é usar uma linguagem simples para facilitar a comunicação entre
jovens do campo e acadêmicos, mostrando que a vida no campo pode ser rentável e
viável," explicou Saiury Lima, uma das componentes da equipe.
A equipe da
Unibalsas ficou em segundo lugar com uma solução para melhorar a comunicação
entre instituições de formação profissional e o setor produtivo, proposto pela
Seinc. O projeto visa aumentar a empregabilidade dos jovens através de uma
maior integração entre universidades e empresas, por meio de aplicativo que usa
a gamificação como incentivo para participação dos jovens e ao mesmo tempo
formar um banco de dados para as empresas.
A terceira posição
foi conquistada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus de
Balsas. A solução é um assistente virtual baseado em inteligência artificial para
conectar turistas e empresas locais, atendendo ao desafio da Prefeitura de
Riachão.
O TXM Challenge
trouxe cinco desafios propostos por diversas instituições parceiras da Feira do
Empreendedor. Os desafios tiveram como foco a resolução do Estado e da região,
como saneamento básico, acessibilidade no turismo, desemprego de jovens e êxodo
rural.
Os desafios
propostos foram: Facilitar o acesso ao crédito para saneamento básico, proposto
pelo Ceape; Melhorar a comunicação entre instituições de formação profissional
e o setor produtivo, proposição da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio
(SEINC). Da Prefeitura de Riachão, veio o desafio de criação de roteiros
turísticos acessíveis incorporando tecnologias de acessibilidade. Da Secretaria
de Estado de Turismo, o de soluções facilitadoras da comunicação entre turistas
e fornecedores de transporte turístico, associados à compensação de carbono. E
do Senar, o desafio de incentivar jovens rurais a desenvolverem negócios
inovadores no setor agrícola e promover a inclusão digital.
Experiência dos
participantes - Os
estudantes destacaram a importância da jornada para seu desenvolvimento
profissional e pessoal. Vitória Pinto, da Unibalsas, mencionou que
participar do TXM Challenge foi uma experiência reveladora. "Foi a minha
primeira vez em uma competição como essa, e foi incrível. Tudo aqui é novidade,
e saber que há espaço para nossas ideias e soluções no mercado é muito
motivador. Agora queremos encontrar parceiros para viabilizar nosso
projeto."
Já Ronald Costa
Braga, da Universidade Estadual do Maranhão, destacou a oportunidade de colocar
em prática os conhecimentos adquiridos na universidade. "Foi enriquecedor
demais. Participar de um evento como esse nos permite ver de perto os problemas
do dia a dia e trabalhar em soluções reais. É emocionante e impactante”.
Legado do
desafio
Fabiano Melo,
responsável pelo desafio, avaliou positivamente a edição do evento na Feira do
Empreendedor de Balsas. "Os participantes foram apresentados a problemas
reais e desenvolveram soluções viáveis durante os quatro dias de imersão, com
workshops, mentorias e pitches finais," disse Melo.
As soluções
apresentadas agora passarão por uma fase de viabilidade, onde as instituições
patrocinadoras avaliarão a possibilidade de implementação dos projetos.
"Estamos muito contentes com a hospitalidade e a qualidade das ideias
apresentadas pelos alunos," concluiu Melo.
Sobre a Feira do Empreendedor 2024
Organizada sob o tema “Conectar Ideias, Inovar Negócios”, a Feira do Empreendedor 2024 teve três eixos balizadores: Inovação, ESG e Conexões Corporativas. O evento contou com o apoio de patrocinadores e apoiadores, como Governo do Estado do Maranhão, Banco do Nordeste, Prefeitura de Balsas, Vale, Ceape, Sistema Fiema (Sesi e Senai), Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Grupo Mateus.
2 de julho de 2024
FEIRA DO EMPREENDEDOR ENCERRA DISSEMINANDO CONHECIMENTO E ESTIMULANDO CONEXÕES E NEGÓCIOS
Palestra
sobre atendimento e debate sobre cidades inteligentes marcam último dia da
Feira do Empreendedor, em Balsas
Uma
imersão em temas relevantes para o empreendedor associada à oferta de
conhecimento estão entre legados da Feira, na edição 2204
Mais do que
trabalhar com produtos e serviços de qualidade e preços atrativos, fidelizar o
cliente passa por uma boa experiência de consumo. Esse alerta marcou a noite de
encerramento da Feira do Empreendedor (30/06), que, durante quatro dias,
movimentou a cidade de Balsas e o Cerrado Sul maranhense.
Com a
palestra masterclass “Cliente Feliz Dá Lucro”, a cofundadora do Reclame Aqui e
CEO do Instituto Cliente Feliz, Gisele Paula, falou sobre o valor do bom
atendimento, destacando a necessidade de entender o cliente, algo determinante
para o sucesso das empresas.
“Oferecer
experiências de consumo memoráveis e inclusivas faz com que a empresa se
destaque”, afirmou ela. “Muitas vezes, as empresas desperdiçam a chance de
ouvir e criar conexões com o cliente. É preciso ter em mente que, para 89% dos
consumidores, a experiência de compra é tão importante quanto o produto ou
serviço”, avaliou a palestrante.
Ela também
destacou o potencial de Balsas, reiterando a importância do conhecimento para o
empreendedor. “Eu não conhecia Balsas. Fiquei encantada com o que vi, com as
possibilidades que o empreendedor tem a partir do conhecimento adquirido nessa
Feira, que também trouxe oportunidades de negócios. O que impulsiona a empresa
de um nível para outro é o conhecimento, o primeiro passo para qualquer
mudança. Minha mensagem para todos que estiveram na Feira é pegar algum
conhecimento adquirido e aplicar no dia a dia. Faça isso, para ver a mudança
que essa atitude vai fazer”, refletiu ela.
Conhecimento
para fazer a diferença
A palestra
ministrada por Gisele Paula é só um exemplo das dezenas de ações de
conhecimento, que deixaram para o empreendedor insights e dicas que, aplicadas
no dia a dia, podem gerar mudanças surpreendentes. No total, foram mais de 160
horas de capacitação e ações de conhecimento, ofertadas pelo Sebrae e seus
parceiros, em oito Arenas e espaços temáticos, em uma movimentação jamais vista
em Balsas.
“Temos
recebido retorno muito positivo dos empreendedores, dos parceiros, de pessoas
que estiveram na Feira. Alcançamos o objetivo de levar para Balsas, a cidade
que mais cresce no estado, a dinâmica de um evento como a Feira do
Empreendedor, estimulando a inovação, fomentando oportunidades, gerando
conexões entre empresas, com uma aposta firme no conhecimento, diferencial de
quem busca o sucesso”, analisou o diretor Técnico, Mauro Borralho.
Preparando o empreendedor para a gestão financeira
Outro bom exemplo, veio do No Lounge Educação, com a palestra "Educação Financeira pode ser algo divertido!”, propondo um novo olhar para o tema, bastante sensível na gestão empresarial. Com participação de Luiza Pierre, sócia da startup Mooney e profissional cujo propósito é garantir Alfabetização Financeira em escala no país, o empreendedor de Balsas pôde perceber que o “planejamento financeiro é para todos”.
Dinâmicas
e leveza foram armas usadas pela palestrante para estimular hábitos
relacionados ao cuidado com as finanças, o que chamou a atenção de Lourena
Guida, de 20 anos. "Lidar com dinheiro já não é fácil. Mas quando a gente
facilita, no sentido de tornar mais leve, fica melhor para lidar", disse.
Para a jovem, o tema é importante mesmo para ela, que não pretende abrir um
negócio próprio. "Todo mundo tem que saber um pouco dos princípios, não é?
Lidamos com dinheiro todos os dias e temos essa necessidade", afirma.
Inteligência artificial x redes sociais: um caminho possível
Outro
tema de destaque na programação técnica da Feira, o uso da inteligência
artificial voltou a ganhar ênfase no último dia do evento.
Na Arena Savana, a palestra “Como usar a Inteligência Artificial nas
redes sociais”, ministrada pelo consultor Stenyo Guimarães, abordou, de modo
prático e didático, dicas de como usar as ferramentas de IA, como por exemplo,
o Chat GPT, para criar conteúdos atrativos em redes sociais. Entre os
destaques, sugestão de ideias, criação de roteiros e dicas de planejamento.
Para Eva Brilhante, que atua no ramo de confecções em Balsas, “o uso do
Chat GPT ajuda muito no uso das redes sociais da loja. Ela conheceu a
ferramenta em capacitações oferecidas pelo Sebrae em Balsas e buscou, na
palestra, atualizar seus conhecimentos. “Hoje, isso vem sendo uma facilidade na
empresa. Já consigo fazer meu planejamento e cronograma com os recursos do Chat
GPT. E está sendo ótimo”, analisou ela.
Empreendedorismo
e tecnologia a favor da criatividade
A Importância da Propriedade Intelectual e da Inteligência Artificial para a Inovação e Proteção de Negócios
foi tratada na Arena Cerrado. A palestrante Milla Pasan destacou a necessidade de atenção ao tema, incluindo cuidados com marcas, invenções, direitos autorais e respeito aos conhecimentos tradicionais.
Segundo ela, a propriedade intelectual é acessível para todos os tipos
de negócios e oferece oportunidades reais de monetização. Porém, ela alertou
para a necessidade de integração das tecnologias ao dia a dia dos
empreendedores, como “algo crucial para alcançar resultados eficazes para
todos”.
Sobre a inteligência artificial, Pasan explicou que, embora os custos
dos softwares sejam um fator limitante, a IA já está presente no cotidiano e
sua aplicação pode melhorar a gestão dos negócios, em áreas como estoques e
atendimento. "A inteligência artificial não vai roubar empregos. Mas,
estamos em um processo de transformação, que está no nosso cotidiano; algo que
já vem desde os anos de 1950", completou ela.
Cidades inteligentes e Sustentáveis
Na Arena ESG, o painel “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, mediado
pela arquiteta e urbanista Juliana Palácios, da iCities, trouxe um chamamento
para a importância crescente do tema.
Com participação do vereador Arão Guajajara, do prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, e da professora Daniele Gaspar (da UFMA de Grajaú), o painel trouxe soluções para as cidades consideradas inteligentes, em áreas com infraestrutura, gestão ambiental e participação cidadã, além de qualidade de vida. Tudo isso, pontuado por boas práticas de Grajaú, que busca a condição de cidade inteligente.
O empreendedor João Gabriel (22 anos), de Imperatriz, acompanhou a atividade e disse ser esse o primeiro contato com o tema. “Espero ver mais projetos como esse”, comentou. O assunto, que despertou nele curiosidade, agora faz parte da bagagem de conhecimento ganha na Feira. “As cidades conseguem se desenvolver por si próprias. Conseguem ter uma produção inteligente, que gere renda e uma economia para as pessoas da terra”, resumiu ele.
Caravana de
vinte cidades marcam presença na Feira do Empreendedor
Mais de 250 empreendedores de 20 cidades maranhenses aproveitaram a Feira do Empreendedor para se capacitar, acessar inovação e conectar-se com outros empreendedores, além de conhecer novos mercado e prospectar parcerias.
Em oportunidade viabilizada pelo Sebrae, por meio das 12 Unidades de
Negócios espalhadas pelo Maranhão, foram organizadas sete caravanas, com
participação de empreendedores de Açailândia, Bacabal, Barra do Corda,
Barreirinhas, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Campestre, Carolina, Caxias,
Chapadinha, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro,
Santa Inês, São Luís, São Pedro da Água Branca e Senador La Rocque.
Marcos Silva, gerente comercial da H3i Rastreamento, saiu de Pinheiro,
na Baixada maranhense para prospectar clientes na Feira. Segundo ele, a
expectativa foi atendida. "Graças a Deus, conseguimos falar com muitas
pessoas e mostrar os nossos serviços, fazendo contato com pessoas interessadas
em aderir ao nosso serviço", afirma o gerente.
A Fernanda Costa partiu de Estreito-MA para conhecer o evento. "Meu
esposo já tinha ido à Feira em São Luís e eu tinha muita curiosidade de
conhecer", conta. Além de ter participado de palestras, ela aproveitou
para sanar dúvidas sobre a formalização do empreendimento. "Bem completa,
a Feira não deixou nada a desejar. Foi mais do que eu esperava", resumiu a
empreendedora.
Sobre a Feira do Empreendedor 2024
Organizada
sob o tema “Conectar Ideias, Inovar Negócios”, a Feira do Empreendedor 2024
teve três eixos balizadores: Inovação, ESG e Conexões Corporativas. O evento
contou com o apoio de patrocinadores e apoiadores, como Governo do Estado do
Maranhão, Banco do Nordeste, Prefeitura de Balsas, Vale, Ceape, Sistema Fiema
(Sesi e Senai), Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Grupo Mateus.
BATEU NA CARAPUÇA SUPREMA DE DILMAR QUE NÃO VAI ACEITAR ? NO DIA DA INDEPENDÊNCIA BRANDÃO ALERTA SOBRE DIÁLOGOS PARA HARMONIA E O PROGRESSO DO BRASIL/ MARANHÃO
No dia da Independência o governador Carlos Brandão também postou mensagem/ alertando sobre a necessidade de diálogo e harmonia para o pr...