19 de março de 2013

O PLATONISMO DE FLÁVIO DINO E O PRAGMATISMO DE ROSEANA SARNEY

Em boa hora o Presidente da Embratur, Flávio Dino buscou inspiração na transcendente obra de Platão. Dino "bebeu" em Protágoras e Górgias a idéia dos "Diálogos pelo Maranhão".

Protágoras não está só quando conversa com Sócrates sobre a arte política, como aquela que se destina a formar bons cidadãos. Rodeia-no outros sofistas, tais como Hípias e Pródicos.

Já no Diálogo Górgias discute-se a natureza e função da retórica. Política e retórica: nessas duas palavras Platão resume o interesse dissimulado dos sofistas "daqueles tempos de antão".

Nos textos a contenda sobre o saber prático da cidade e o teórico ou filosófico. O que interessa? Soluções concretas ou discussões teóricas? As duas, mas prioritário em qualquer tempo as soluções.

Roseana  de "Diálogos" entende os descritos nas colunas de Pergentino Holanda,  o "Pergera". A Sarney prefere dialogar com o Senador "Incitatus" João Alberto sobre o I Encontro do PMDB.

O pior é que no "fim das contas" prevalece os sofismas, independente do tempo, das calendas gregas, do calendário político eleitoral em qualquer era no Maranhão.

"Aptiribus et latronibus capit libere permanente". Decifrem.  

 

 

3 comentários:

  1. Anônimo11:26

    Sr. Cesar Bello, gostaria de lhe enviar umas linhas, mas não consigo encontrar seu endereço de email...porfavor se for possivel, desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17:32

    cesar.bello.slz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Anônimo20:33

    Cesar.

    Os embates Socráticos diante de P´limaco, glauco e não glaucio o agioota, descritos na Peública de PLatão é uma bela peça de de pensamentos filosóficos que enriquecem a retórica e as diferentes formas de antecedentes, sendo assim os deabates da Républica de Platão me remeteu ao nosso finado Fernando Pltão de viva memória um sábio nas suas colocações anida que fossem em forma de gazação, enfim estes pkatônicos e socráticos contemporâneos estão mesmo é para MACUnaÍMA o herói sem carater de mário de andrade. Entre luis fernando e dino, fico com CÉBRELUS o cão de guarda do inferno de Dante. E você poderia fazer papel de CREONTE o barqueiro de dante na divina comédia maranhense e a rose seria mulher dos infernais sonhops de dantas.

    ResponderExcluir

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA