25 de fevereiro de 2013

RECADO DA BLOGUEIRA YONANI SÁNCHEZ PARA FLÁVIO DINO : "O PROBLEMA FOI QUANDO A REVOLUÇÃO DEVOROU A SI MESMA E DEIXOU DE SER REVOLUÇÃO"

A blogueira Yoani Sánchez é sucesso pelo enfrentamento a Fidel Castro, Raul Castro e Mariela Castro, filha de Fidel e escolhida como sua sucessora.

Assim como Sarney tem seu similar em Cuba, Fidel Castro tem seguidores no Maranhão, ante a possibilidade das mudanças apenas das coleiras e dos cachorros.

As ideologias morreram como o "evangelho morreu na cruz". Para Sánchez a revolução cubana morreu quando devorou a si mesmo e deixou de ser uma revolução.

O recado serve como luva de "oito onças" para Flávio Dino. Dia à dia Flávio Dino devora a si mesmo, praticando os mesmos métodos fisiológicos e patrimonialistas de Sarney.

É só observar as pegadas no mesmo sentido no xadrez político. A semelhança faz acender a luz amarela  que indica atenção. Vejam a similitude do "modus operandi":

a) poder originado na força da na Presidência da República;
b) efeito dominó para evitar as digitais nas decisões dos liderados;
c) alianças pelo interesse dos fins sem observar os meios;
d) mimetismo oportunista face aos acontecimentos políticos;
e) culto ao personalismo pelos liderados e fritura dos adversários;
f) discurso circulares, vazios, messianicos anunciado a "boa nova";
g) tom professoral e "divino" na condução das discussões;
h) idéia fixa de que o "destino" o preparou para governar.

Ainda tem tempo para corrigir muitos destes defeitos. As personaliddes políticas não tem tempo ou interesse em observarem-se.

Os blogueiros e blogueiras tem esta importante função. Independentes, sem vinculação a partidos, ideologias, revoluções e mudanças mortas devemos opinar criticamente.   

   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário