27 de fevereiro de 2013

PRODUTO-POLÍTICO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO : CLODOMIR EM PAZ COM TODOS OS GOVERNOS

O modêlo político maranhense é na sua essência patrimonialista, fisolológico e clientelista. As disputas são na sua maioria plebiscitárias: contra ou a favor dos inquilinos do poder.

Público e privado confundem-se(patrimonialismo), o líder político  da proteção aos liderados(clientelismo) e as vantagens pessoais em detrimento do interesse público(fisiologismo)são regras básicas.

Esse modêlo atravessa séculos com Paulo Ramos, Benedito Leite, Vitorino Freire e Sarney. A tendência é prolongar-se por mais 80 anos caso vença Luís Fernando e 160  com a eleição de Flávio Dino.

Apesar do comportamento plebiscitário da maioria é comum o comportamento político-partidário(behaviour- Escola de Chicago*) do pêndulo de  antigos relógios de parede "para lá e para cá".

Clodomir Paz está sempre em paz com os governos estadual ou municipal. As "idas e voltas" são analisadas como  movimento de político-produto com prazo de validade vencido na oposição. 

Clodomir Paz ficou toda a década de 80 com a família Sarney. Na década de 90 "bandeou-se" para Jackson Lago. Na primeira década de 2000 serviu a José Reinaldo e a João Castelo. Agora ele volta para o côlo de Sarney.

Clodomir Paz exemplifica bem o modelo provinciano, anacrônico e ultrapassado, senão vejamos :

a) a proteção política dos Sarneys(clientelismo); b) patrocinará pelo cargo de Secretário de Programas Especiais mais um mandato para a esposa Graça Paz(patrimonialismo); c) e o aumento de fazendas no interior e prédios para locação em São Luís(fisiologismo).

Clodomir Paz repete a equação clientelista-patrimonialista e fisológica há 32 anos e sempre se dá bem. Até quando vão abusar da nossa "pazciência"?

*A Escola de Chicago deu ênfase a teoria do comportamento político que reduz de alguma forma o ângulo de apreciação  dos problemas da ciência política.

O estudo faz a análise científica das relações de toda a natureza entre os políticos, os eleitores, os partidos e tudo que ocorre no campo da política, com correspondentes conotações políticas. 

3 comentários:

  1. Anônimo08:08

    Clodomir Paz de fato durante a década de 80 era um fiel escudeiro da família Sarney, desde a época em que fora funcionário da CEMAR então cabide de emprego.Com o apoio da família Sarney se fez deputado estadual por varias legislaturas.Na década de 90 era Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão o deputado NAGIB HAICKEL uma figura folclórica para a época, que veio a falecer pouco tempo após a sua eleição para a presidência. Aberta a vacância restaram concorrentes Clodomir Paz e Manoel Ribeiro.Aberta a eleição e apurados os votos ocorreu empate e aí houve nova eleição.A essa altura a família Sarney capitaneada por "FEFE" mui amigo de Clodomir Paz desde os tempos da CEMAR, nos bastidores procurou corromper na segunda eleição dois conhecidos ex-deputados, um que já está no andar de cima, cuja mulher fora, após seu falecimento, Prefeita em sua terra natal e outro lá das bandas do calhau, que tinha uma mexa de cabelo branco acentuada bem na frente da cabeça e cujo filho é atualmente suplente na Assembléia Legisltiva. Ao primeiro foi oferecida uma importância polpuda, além de cargo na direção da nova chapa, vez que era da chapa anterior do lado do Clodomir Paz antes de se bandear para o outro lado.Quanto ao segundo que gostava de um wkiskyzinho lhe deram um porre e este desapareceu no dia da eleição ebrio em um restaurante famoso da época, tudo cominado, acerado e sacramentado ou melhorm homologado.Por esse feito foi regiamente indenizado, mas como Sarney é como terra de cemitério nunca mais esse corrupto foi mais nada na política e é dispensável dizer porque e quem não o deixou.Preterido em sua vez visto que no caso de novo empate Clodomir Paz seria o Presidente deixou o grupo Sarney, abandonou a carreira politica colocando sua mulher como candidata pelo PDT a deputada estadual onde está até hoje.Será que após anos de falácia na oposião vai aderir ao grupo Sarney ou continuará rente por ideologia com o PDT, moribundo por falta de herdeiros políticos do cacique JACKSON LAGO.A pergunta que não quer calar é a seguinte:O que teria sido oferecido ao Clodomir Paz para que aceitasse voltar ao ninho do PMDB?O que o fizera esquecer o dissabor de ver desaparecer sob seus pés a traição de ascender à Presidência da Assembleía Legislativa do Maranhão já que era a bola da vez com aquele fabuloso orçamento e nunca mais ter problemas financeiros por anos a fio como foram os subsequentes mandatos como Presidente do deputado Manoel Ribeiro até lhe ter sido dado um basta e derrubado do trono da Assembleia.Essa pergunta fica no ar para reflexões...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18:47



    Após, lido o comentários acima,inclusive inaltecendo fato histórico, levo-me a crer que no Maranhão tudo é possível na política: traição; safadeza; troca troca; espeteza e vendilhão. Ora, falando de politicos maranhenses só podemos esperar isso, porque o comandante disso tudo é o "CARCARÁ" do Sarney, este sim, é a maior ave de rapina da política brasileira. Apregou no último discurso no Senado da Republica que tinha 58(cinquenta e oito anos) de política, sendo o político com mais mandatos em atividade na politíca brasileira.

    Não se surpreende desse "CARCARÁ" se candidatar novamente ao Senado da República, com 86(oitenta e seis anos)de idade. Isso chama-se apego ao poder. Portanto, esse cidadão fez escola de político lacaio e serviçal do poder, para servir a si próprio e esquecendo de servir ao próximo, da qual é a função princípua do polírico, como afirmou o ilustre jurista e patrono da advocacia brasileiro Rui Barbasa.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22:07

    Diz a Biblia "do pó viemos, ao pó voltaremos" ; ao que Pombinha retruca :
    " da merda vim,à merda voltarei".

    ResponderExcluir