10 de setembro de 2011

ROSEANA E EDINHO: REPRESENTAM UM MODELO POLÍTICO FALIDO PAUTADO NO HEREDITÁRIO

A história da administração pública no Maranhão não conseguiu sair do sistema de capitanias hereditárias. As declarações do senador Edinho Lobão são respostas as provocações da governadora Roseana Sarney. Guindados ao cargos por força da hereditariedade os filhos dos "ex" lutam para continuar "sendo".

Na realidade tanto um quanto a outra tem formação política sem consistência. Despreparados chegaram ao poder atendendo aos interesses financeiros que movem os grupos que os pariram. Agora como marionetes falam,posam, gesticulam e ameaçam de forma recíproca.

O discurso, as posturas, as condutas e mentalidade política retrógrada se reproduzem nos municípios, com famílias se revezando nas prefeituras. Em cada cidade do Maranhão tem sempre filhos, netos, tios e irmãos rivalizando com outras famílias pelo comando político.

A oposição precisa sair da posição escocesa e preguiçosa. Esperar que a divisão no poder funcione como "mão invisível" ou enchente é infantil e imaturo. O momento cria condições não só pelo desgastes histórico de Sarney/Lobão e penduricalhos, mas acima de tudo pela insatisfação popular.

Edinho, Roseana e clones nos municípios representam um modelo político falido e anacrônico, pautado no hereditário. Esses alicerces estão carcomidos por condutas fundadas no fisiologismo, clientelismo e patrimonialismo.

Vejam os "filhotes" do atraso e suas arrogantes declarações:

Roseana: "Luís Fernando trabalha no 3° andar, mas pode vir para o 1° ocupar o meu lugar".
Edinho: "Nossa família já decidiu, meu pai é candidato com ou sem apoio de Roseana".

4 comentários:

  1. Anônimo11:29

    Cesar,hoje eu já acho que o senador Edinho Trinta Lobão,tem argumentos fortes para afirmar estas coisas.Na familia Sarney ,não existe nomes disponiveis para uma candidatura ao governo do estado,e é somente uma familia.No outro caso,são duas as familias,o Trinta e Lobão.Estou com o senador Edinho Trinta Lobão,e não abro.Eleitor do pai Lobão.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:47

    Rapaz essa cambada de sacana merce é cadeia e não cadeira de governador. Mas como o "Trinta" é prá dar significado à comissões, acho válida tua fina ironia. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:34

    Cesar,como sou do interior,e quando eu estive na capital a muitos anos atrás,eu ouvia que o hoje senador,era secretario do pai governador,e todos na capital falavam em Edinho Trinta.Nunca imaginei que fosse um apelido.Sempre pensei em sobrenome de familia,inclusive sendo primo do então deputado Remy,e do carnavalesco Joãozinho Trinta.Que fora que eu dei,mas é por isso que eu gosto do teu blog,pois ensina-nos a entender a verdade dos fatos.Muito agradecido Cesar.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:43

    EDINHO TRINTA,QUARENTA, CINCOENTA LOBÃO, OU CAMBADA DE FIGURAS QUE SÓ SABEM É ROUBAR E ENGANAR O POVO. FLÁVIO DINO, NELES! ESTÁ CHEGANDO A HORA MEU POVO.

    ResponderExcluir