27 de junho de 2011

MARANHÃO E O CAZAQUISTÃO

O jornalista Leonardo Coutinho com base nas teses do historiador Wagner Cabral da Costa(UFMA) compara o Maranhão ao Cazaquistão. Tem toda razão o articulista da  revista Veja na analogia . São análogas as condições de vida entre as miseráveis repúblicas da antiga URSS e o Maranhão. 

Quem já se entregou ao prazer de ler "A Mãe" de Máximo Gorki consegue transportar-se sem dificuldades na empatia. No filme "Dr Jivago" de Boris Pasternak outro encontro nas denúncias e abusos. Toda a obra de Fiodor Dostoiévski é um epilético convite as semelhanças de meio e ambiente. Excetuando-se as temperaturas a identificação com a miséria é plena.

Leon Tolstoi dizia : "O mal não pode vencer o mal. Só o bem pode fazê-lo". José Sarney se apresentou como o bem para o Maranhão. Passados 46 anos de mando, Sarney,  piorou o que estava ruim e multiplicou o lamentável.

Os índices da reportagem precisam de atualização no que pertine a pobreza extrema. Não são 14% dos maranhenses que vivem com salário de R$ 39,00,  meu caro Leonardo Coutinho. São 25,7% ou 1/3, a assustadora metade da metade.  


 

2 comentários:

  1. Macabeu00:29

    A verdade tem que ser dita, enquanto Sarney estiver vivo, mesmo porquê, o CPC, não permite que falemos dos mortos, muitos por covardia perdem a chances de dizer agora o que não poderá dizer depois, será que Sarney, com essa situação calamitosa do seu Maranhão, dorme o sono dos justo, sem a ajuda de barbitúrico?.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo23:09

    Sou maranhense e amo essa terra e depois de mais de 15 anos morando pelo Brasil afora, retornei em 2010, então, passei a ver o MA e a nossa capital com um olhar muito crítico e apurado então, fiquei e vivo muito triste e angustiado pela situação caótica do nosso Estado e não tenho dúvida que o maior responsável é a Dinastia Sarney e seus laranjas e malfeitores que vem mamando no peito da vaca velha (O estado) do bem estar da sociedade, pela corrupção que é desenfreada, pois, já tinha percebido no olhar critico em todos os setores de atividade, então o que a VEJA publicou é uma realidade.
    Esperamos quando o bigode um dia partir será o começo do fim da Dinastia.
    Portanto, se fosse falar tudo seria várias páginas, mas citarei um entre tantos outros. A saúde, p ex. enquanto nosso vizinho Piauí, Teresina tem 4 fac. de medicina (Fed,Est,2 part-R$2,700) em S Luis só duas e a única particular q é do Sarney, a mensalidade é de 4.800 reais, sem falar q o Gov do Estado não tem um pronto socorro, em fim, em todos os campos de atividades e o Eestado e Mun de Saõ Luís são inoperantes e corrupto e ausente.
    Chega é muita coisa pra minha cabeça, pq se falar da Adm Mun, é uma vergonha, vemos as ruas que se anda mais em buraco do que sem burado, parece uma pista de raly, a péssima qualidade do asfalto, a precária sinalização vertical e horizontal, lixo pra tudo q lugar.
    O projeto reviver é de morrer, de fedor de assalto, etc. O Aeroporto que é nova a sua estrutura é uma vergonha, vai fazer cooper na Lagoa da Janser a metade dela é só lixo e um visual e fedor não agradável; em fim é uma inoperância sem precedente.
    Recebi amigos de diversas regiões fiquei triste pelos comentários negativos, pois, os elogios só para as belezas naturais.
    Chega...Um dia nosso povo vai amadurecer politicamente. Acreditemos.

    ResponderExcluir

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA