21 de janeiro de 2011

DINHEIRO DE SARNEY É COMO CABELO DE FREIRA TEM, MAS NINGUÉM OLHA

Durante a longa permanência de Sarney no poder, uma pergunta assaltava a cabeça de todos os jornalista e políticos - Em que lugar Sarney escondia o dinheiro?-. Agora o mistério parece estar chegado ao fim.

No ano passado as investigações da Polícia Federal levaram a descoberta de contas em nome de Fernando Sarney no exterior, remessas ilegais de dólares e lavagem de dinheiro. Fernando negou tudo, mas as provas são cristalinas como a água.

Agora são documentos em poder do executivo Rodolfo Elmer que mostram a governadora do Maranhão Roseana Sarney e seu marido Jorge Murad, fazendo operações no Julius Baer, nas Ilhas do Canal e Ilhas Virgens.

A conta foi aberta em 1993, cinco anos após a saída de Sarney da Presidência da República, o que o propiciava a família Sarney menor visibilidade e em consequência maior mobilidade.

O casal associado à Caronado Trust-SBTC aparece na lista de Rudolf Elmer como emissário de U$$ 10 mil dólares em 27 de setembro de 1993, administrado pelo brasileiro por Joseph Brufmam. Pequenas quantias despertam menor atenção e em caso de reveladas as contas, servem para justificar seu custeio.

Trust é uma espécie de contrato que permite ao titular fazer movimentações patrimoniais em nome de terceiro, servindo de estratégia para dificultar o nome do verdadeiro dono do negócio.

Jorge Murad diz que tomou a iniciativa de abrir a conta para proteger o patrimônio da família, tendo em vista o nascimento de uma filha fora do casamento. Será que tem alguém que acredite em uma pasmaceira desta?

O advogado do casal diz que a conta ficou aberta até 1999, sem qualquer movimentação. Agora se não movimentou para que abriu? Ou os valores foram movimentado em nome de terceiro, como permite o contrato de Trust.

O dinheiro de Sarney é como cabelo de freira, tem mas ninguém olha. Quando olha é só a ponta.

2 comentários:

  1. Essa é apenas uma pequena ponta do iceberg, que eles e boa parte da escória política deste país tem vultuosos valores no exterior não é de estranhar.
    Só se estranha mesmo é como Sarnamor enricou de modo desproporcional as suas funções...Se estranha mesmo é como alguém com um salário de senadora aumenta 54 vezes sua fortuna em meros quatros...
    Tudo isso é mágica que apenas os Sarneys detem o segredo, enquanto isso o estado afunda na na pobresa crônica...Como já chamaram ela é a dama da miséria...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:24

    GD essa pequena mostra de onde e como eles utilizam os recursos da saúde,educação, habitação,saneamento, infra-estrutura, segurança.....É isso ai Gd bota para F....

    ResponderExcluir