15 de dezembro de 2010

O XADREZ DA POLÍTICA NO MARANHÃO

A reeleição de Edmar Cutrim no TCE, pode parecer apenas mais uma repetição na malha institucional. É bem mais do que isso, posto que o reeleito é pai de Gil Cutrim, que assume no lugar de Luís Fernando Silva em São José de Ribamar.

Luís Fernando Silva é desde já o candidato do grupo Sarney para as eleições de 2014. Sua gestação na proveta começou na coordenação geral das eleições de 2010, continuando agora no comando da da Casa Civil, cuja estrutura pela modificação engloba as questões de natureza política.

Edmar Cutrim na Presidência Tribunal de Contas do Estado, amplia a penetração de Luís Fernando Silva nas complicadas questões municipais.

No tabuleiro político do Maranhão, as peças se movem quase que despercebidas. É que tem poucos que mexem bem com as peças negras.

No comando da "Branca" o xeque-mate é estruturado lentamente. As torres começam a ser ocupadas. Os bispos andam em diagonal para proteção do escolhido. Os cavalos impedem a aproximação dos adversários, sempre dispostos ao sacrifício. A rainha ficará sempre ao lado do seu "eleito".

Alerto para os jogadores das peças negras, que o próximo movimento vai na direção do TRE.

Assim fica configurado na Assembléia Legislativa Ricardo por quatro anos. No tribunal de Contas Edmar Cutrim por mais dois anos, tendo a função de abrir espaço para Cesar de França Ferreira, atual corregedor e primo de Roseana Sarney. No Tribunal de Justiça poderá se encaminhar a eleição de Nelma Sarney . De formar que em 2012 com possibilidade de reeleição estes órgãos podem estar constituídos da seguinte forma:

Assembléia Legislativa: Ricardo Murad;

Tribunal de Contas : Cesar de França Ferreira;

Tribunal de Justiça: Nelma Sarney.

Lembro que os poderes são independentes e harmônicos entre si.




4 comentários:

  1. Macabeu00:01

    Meu caro,
    Estamos Perdidos!Ou somos condenados?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo00:22

    Macabeu o pior é que só cabe a crônica do anunciado, porque o que se pode fazer. O rodo vem de cima é o verdadeiro Armagedon. Se fizerem no TRE de presidente um "de bigodim" aí lasca porque o cabra só pisa no chão por necessidade. Vai ser ordem de prisão até se falar que o bigode dele esta torto. Segura parece que estamos no Barco de Creonte como diz meu amigo gd. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Fernando18:46

    em clima de reconhecimento Luis Fernando se apressa: Vem ai o ILHA MUSIC, um festival de musica com grandes cantores e bandas nacionais em São Jose de Ribamar, entre as atraçoes tem-se Frejat, Maria cecilia e rodolfo, Daniela merculy e outros astros globais. O problema é que a entrada é cara...quiçá ele mude de ideia ate la e libere a entrada hsahshahshahsahsa
    abraços Cesar

    ResponderExcluir
  4. Anônimo19:31

    Fernando o babado foi cancelado. o argumento é que o local não era adequado. Agora a própria Prefeitura ter feita a escolha fora dos critérios já mostra o que se pode esperar deste Cu trim. Os poderes estão cheios deles TRE, TCE, é Cu trim para todo lado. Valha-me Deus que Estado é esse, ainda bem que o cabo sempre diz quem tem Cu trim tem mêdo. Aguenta Maranhão.

    ResponderExcluir