16 de janeiro de 2021

O OURO DE TOLO DE CARLOS BRANDÃO : DEPOIS DO APOGEU NA INTERINIDADE NO GOVERNO O OSTRACISMO PELA INABILIDADE POLÍTICA

Carlos Brandão que conheci despótico/ arrogante na infância não tem a menor aptidão para governar o Maranhão.  Monarquista por descendência/ convicção ideológica Carlos Orleans Brandão Junior é membro da quarta geração - pai/ filho/ neto/ junior - do tradicional/ conservador clã dos Orleans Brandão beneficiados desde o governo de João de Barros/ segundo governador do Maranhão/ no Primeiro Reinado.



A tradição monarquista/ a convicção do poder herdado pela osmose dos governadores faz  de Brandão um político prepotente/ sem habilidade na articulação de base. Durante séculos cargos/ funções foram exercidos pela família dado a proximidade/ proteção do Palácio dos Leões. A diferença é que com Flávio Dino/ Brandão foi posto a prova de "bater chapa"/ votos e perdeu para um "nascido do povo" - Weverton Rocha.


POR QUÊ NEM NA SOVAQUEIRA DE DINO DEU CERTO?

Brandão na cadeira de governador( 2022 )/ com a caneta na mão perderá para quem lhe faça oposição. Por quê ? O histórico de derrotas na sombra/ teto/ sala de decisões do Palácio dos Leões é recall eleitoral à ser considerado. Mas serão as restrições imposta pela legislação eleitoral de 2022/ que irão impedir as promessas de convênios/ asfaltamento de vias/ ambulâncias/ nomeações/ outros mimos eleitoreiros.



Da mesma forma que o tabuleiro político mudou coerentemente nas eleições dos municípios(2020)/ inclusive na Capital do Maranhão/ unindo-se contra o poder emanado do Palácio dos Leões voltará a acontecer em 2022/ caso Brandão assuma o governo. Carlos Brandão não é líder político capaz de enfrentar a oposição unida contra o governo . Isso ficou provado nas recentes eleições nos Municípios/ Câmaras Municipais/ na Famem. 



Brandão perdeu nas três instâncias políticas fundamentais de um projeto político majoritário  - voto popular( nos municípios/ inclusive na Capital/ nos principais colégios eleitorais )/ votos entre vereadores( nas Câmaras Municipais)/ votos entre prefeitos( na Famem). O conjunto da derrota permite concluir que em 6 meses/ acossado pelas restrições da legislação/ pela inabilidade monárquica Brandão será derrotado em 2022. 



O municipalismo tornou-se independente/ forte/ ágil com a vitória de Erlânio Xavier/ Weverton Rocha/ Othelino Neto/ Márcio Jerry nas eleições da Famem/2021. No dia seguinte Xavier já estava trabalhando/ fazendo as visitas institucionais para que o municipalismo avance da base para as cúpulas/ garantindo dentro do período legal os pleitos dos municípios junto ao governo estadual/ federal. Quem sabe faz a hora não espera acontecer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...