14 de julho de 2018

O TIRO SAIU PELA CULATRA : JORNAL DOS SARNEY INFORMA QUE DINO RECEBEU O FEPA COM DEFICIT ATUARIAL DE 25 BILHÕES


O jornal dos Sarney / o EMA no afã de atribuir ao governo de Flávio Dino um "rombo" de 480 milhões terminou por revelar na edição conjugada sábado/ domingo que o TCE-MA apontou deficit atuarial de 25 bilhões no FEPA/ desde o início do atual governo/ em 2014. Seria impossível matematicamente em 3 anos a progressão geométrica das aposentadorias ser maior que a arrecadação aritmética das contribuições/ totalizando 25 bilhões.

O que é deficit atuarial na previdência ? É a incapacidade de arrecadar no presente recursos para cobrir planos futuros das aposentadorias - as contribuições são menores do que a progressão do crescimento número de aposentados. Portanto o deficit de 25 bilhões cresceu progressivamente desde o primeiro mandato - foram 4 - de Roseana Sarney na ordem de 40 milhões/ mês/ 480 milhões ano.

Percebam que o anunciado rombo de 480 milhões no governo Dino foram aplicados no Banco do Brasil/ com objetivo de gerar dividendos. Tais recursos foram resgatados depois de multiplicados para cobrir a folha dos aposentados no mês de junho/ 2017. Portanto o que no passado era deficit de 480 milhões/ ano passou a investimento/ diminuindo oportunamente o chamado deficit atuarial no ano em curso.

O deficit atuarial é um problema  nacional/ mundial. O número de aposentados salta em ordem geométrica( 2/ 4/ 8/ 16/ 32/ 64.......). As contribuições para previdência crescem em ordem aritimética(1/ 2/ 3/ 4/ 5/ 6.....). Nos governos de Roseana Sarney as aplicações foram feitas irregularmente/ como por exemplo no falido Banco Santos do padrinho de casamento Edmar Cid Ferreira/ o "El Cid".

O tiro do Sistema/EMA saiu pela culatra - pelo fundo da arma/ do microfone/ rasgou a página. A Auditoria do TCE-MA revelou a origem do deficit atuarial nas gestões passadas/ impossível outra conclusão. Quanto as supostas ilegalidades nas transferências dos recurso para outros programas de governo/ sem autorização por lei específica é "deficit atualizal" - faltou atualização dos que acusam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRANDÃO VISTORIA UNIDADES ESTADUAIS DE REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO MATERNO-INFANTIL EM SÃO LUÍS

  Neste sábado, 16, o Governo do Maranhão realizou vistorias nas unidades da rede estadual de saúde referência no atendimento materno-infant...