14 de outubro de 2017

A MIRANTE DECRETOU SUICÍDIO : QUEM SE LEMBRA DA MORTE DA JOVEM TAMIRES VARGAS DENTRO DA DELGACIA DE PORTO FRANCO?


Resultado de imagem para tamires campestre


Caso Tamires: Comissão de Direitos Humanos pedirá novos laudos






O vereador de Campestre, Amarildo Macedo entregou para os membros da Comissão de Direitos Humanos da AL dois projéteis de calibre 762 (fuzil) encontrados junto aos policias militares durante a manifestação ocorrida na sexta-feira após a morte de Tamires Vargas no município de Campestre. "Fica claro que a polícia usou armamento letal pesado para conter os manifestantes. Os projéteis serão encaminhados ao ICRIM para emissão de laudo pericial", informou a presidente da comissão, deputada Eliziane Gama.
Nesta quinta-feira, dia 24, os deputados integrantes da Comissão de Direitos Humanos da AL realizaram reuniões nas cidades de Campestre do Maranhão e Porto Franco, na região sul do estado, com o objetivo de acompanhar as investigações sobre o caso envolvendo a jovem Tamires Pereira Vargas, de 19 anos, encontrada morta em uma cela da delegacia de Porto Franco.
Segundo Eliziane Gama, durante a visita aos municípios de Campestre e Porto Franco houve algumas contradições no que foi relatado pela polícia e o carcereiro, por causa disto será pedida nova perícia. Outro motivo para um novo laudo seria os policiais investigados serem da polícia na localidade em que a perícia foi feita. "Precisamos fazer um comparativo, principalmente se tratando de uma polícia local", disse.
A deputada comentou ainda que em Campestre os parlamentares ouviram o depoimento de uma senhora de 70 anos que todos os anos faz uma mobilização no Dia Internacional da Mulher no município, e este ano a manifestação foi realizada na sexta-feira seguinte, em virtude do dia ter sido comemorado na Terça-Feira de Carnaval. "A manifestação era pacífica, todos os anos fazemos. Na hora o povo começou a gritar 'Tamires' e quando vimos havia uma multidão", disse Dona Ivone.
Eliziane Gama lamentou os atos de violência da polícia e ressaltou a importância do trabalho de Dona Ivone na defesa dos direitos das mulheres."Fico feliz que em uma cidade pequeno tenha uma mulher tão aguerrida e militante como Dona Ivone, que luta pelos direitos da mulher", frisou.
De acordo com os relatos da população, 12 pessoas foram presas durante a manifestação, casas foram invadidas por policiais, inclusive a residência do presidente da Câmara Municipal, além de gás lacrimogêneo, spray de pimenta, e balas de borrachas para acabar com o tumulto. A Comissão de Direitos Humanos tem as fotos de pessoas que foram agredidas durante a confusão.
VISITA
Além da presidente da comissão, deputada Eliziane Gama (PPS), a comitiva foi formada pelos deputados Antônio Pereira (DEM), Valéria Macedo (PDT), Gardênia Castelo (PSDB), Carlinhos Amorim (PDT), Léo Cunha (PSC), Edson Araújo (PSL) e Dr. Pádua (PP). Os parlamentares ouviram policiais civis e militares que estavam de plantão no momento da morte da jovem. Também prestaram esclarecimentos os dois delegados que estão à frente das investigações. Durante a manhã, os deputados também fizeram uma visita à Delegacia Regional de Porto Franco.
Ainda nesta quinta-feira (24), a comitiva realizou audiência pública em Campestre do Maranhão, quando os parlamentares ouviram amigos, familiares e testemunhas que presenciaram a prisão de Tamires.
CASO TAMIRES
Tamires Pereira Vargas foi encontrada enforcada dentro de uma das celas da delegacia da cidade de Porto Franco. Segundo o relato dos policiais, ela foi presa no dia 8, Dia Internacional da Mulher, durante uma briga em uma festa de carnaval na cidade de Campestre. Ao ser levada para a delegacia do município vizinho, ela foi colocada no corredor da unidade. Um preso que cumpre regime semiaberto foi obrigado a se retirar do local. Ao levar consigo a rede, ele deixou as cordas, onde possivelmente Tamires se enforcou.
A versão da polícia é contestada por amigos e familiares da jovem. Durante audiências realizadas pela Comissão em São Luis, vereadores, prefeito de Campestre e a mãe de Tamires mostraram fotos que mostram vários hematomas no corpo da adolescente.
NOVAS DENÚNCIAS
Durante a manhã desta quinta-feira, amigos e familiares de Keyth Bezerra se reuniram em frente à Câmara de Vereadores de Porto Franco para pedir apoio à Comissão de Deputados.
A jovem de 20 anos foi degolada no dia 26 de fevereiro após romper um relacionamento com um ex-namorado. Segundo o pai de Keyht, Adriano Barros Lima foi preso logo após a morte.
A expectativa da família é de que os deputados ajudem a esclarecer alguns pontos da investigação.
 

BLOG DO CESAR BELLO NO CASO TAMIRES:  PERÍCIA É CONTRADITÓRIA



A perícia no caso da jovem Tamires Pereira Vargas tem um dado contraditório. "A ausência de escoriações ao redor dos pescoço(área de contato com a pele) e pele embaixo das unhas denota que a vítima não teve ação de impedir o ato de enforcamento".

Manuais e livros dos mais experimentados mestres em Medicina Legal ensinam que a reação de todo suicida é tentar retirar o instrumento que o sufoca. Daí as escoriações em torno do pescoço e a presença da pele embaixo das unhas, indícios de suicídio ausente no caso Tamires.

O resultado da perícia com as ausências das escoriações em torno do pescoço e pele embaixo das unhas deveria fornecer dados para outra linha de investigação, voltada para homicídio por estrangulamento.

Sulcos, lesões na laringe e a profusão da língua além da arcada dentária são aspectos que podem ocorrer tanto no enforcamento, quanto no estrangulamento. Portanto não definem o suicídio.

Sinais como a lesão contusão extensa e oblíqua envolvendo o pescoço não podem ser conclusivas para atribuir ao caso suicídio. Nada foi dito sobre a profundidade das lesões, se as lesões incidiram sobre as artérias ou sobre as veias.

A posição do cadáver não busca só o indicativo da perda da gravidade, mas acima de tudo qual a posição da cabeça sempre voltada na direção contrária ao nó, com o mento voltado para o tórax. Outra omissão é não relacionar rigidez cadavérica e horário provável da morte. No enforcamento sempre é mais lenta.

Existem outros fatores externos e internos à serem considerados no caso. Afora o exame de conjunção carnal de que até agora não se ouviu falar, pesa ainda o tratamento desproporcional ao delito, a conduta, a imperícia no aspecto carcerário, a omissão do Delegado Plantonista com preso custodiado pelo Estado.

Como diria o poeta Jorge Nascimento no seu belíssimo livro "Os Mortos não leem os epitáfios das manhãs" .

Epitáfios são frases escritas sobre o túmulo.

Para Tamires se possível lapidaria na catacumba: "Acorda ou a corda vai dizer quem te matou".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRANDÃO VISTORIA UNIDADES ESTADUAIS DE REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO MATERNO-INFANTIL EM SÃO LUÍS

  Neste sábado, 16, o Governo do Maranhão realizou vistorias nas unidades da rede estadual de saúde referência no atendimento materno-infant...