1 de maio de 2017

"VONTADE DE PODER" : DEPOIS DE AMEAÇAR JOSIMAR COM FEDERAIS DO SEU GABINETE/ ALUÍSIO MENDES METEU A MÃO NA GAMELA

José Sarney no governo repetiu as mesmas posturas de Vitorino Freire no comando da estrutura regional do poder - cercou-se de jagunços/ capangas/pistoleiros/ seguranças/ dando proteção a fazendeiros/ grileiros/ matando/ expulsando o homem do campo/ com forças auxiliares dos governos entre as décadas de 50/ 70/ 80.

Vitorino mandava seus capangas/ jagunços/ destaque para os mais temidos "Papai Noel"/ "Lâmpada Florescente"/ "Chapéu Virado" aplicarem surras em praças públicas. Sarney patrocinou a ascensão política dos "treizoitão"/ entre eles Davi Alves Silva em Imperatriz/ Antônio Braide em Pindaré/ Walber Duallibe em Viana/ João Alberto em Bacabal.

Vitorino dizia "mando/ posso/ faço/ comigo vai sair é na taca/ na bala". Sarney mandava os "compadres" fazerem favores para os camponeses em troca da maior parte das terras. Ainda é assim em Santo Amaro/ aonde o irmão de Sarney/ Ronald Sarney pressiona os lavradores a venderem as terras por centavos com expectativa dos petrodólares.

Em Viana quem meteu a mão na "Gamela" - terras dos índios Gamelas - foi o deputado federal Aluísio Mendes/ que antes do cargo foi segurança de Sarney/ virou Secretário de Segurança do Maranhão/ agora patrocina a insegurança do lado dos fazendeiros na próspera Viana. Mendes teria feito discurso/ incitando os fazendeiros contra os índios/ chamando-os de ladrões/ malfeitores.
                                      


                                    

                                        

                   Quem são os caciques Rarabichara/ Rarabichona que estão do lado dos fazendeiros ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZIULKOSKI PARTICIPA DO CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO NO MARANHÃO

  Com o objetivo de reunir todos os gestores municipais do Estado, o segundo Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, promovido pela ...