31 de julho de 2015

TEORIAS SOBRE A CRISE DE GOVERNABILIDADE : DEFINIÇÃO/EVOLUÇÃO/ SOLUÇÃO

Governabilidade é a capacidade de implementar políticas públicas através da articulação entre partidos que formam maioria na base aliada.

A definição é simples, a prática mais complexa do que a mecânica quântica- teoria física que estudas os sistemas em dimensões na escala atômica.

Sílvio Tendler(documentários) ajuda entender as crises de governabilidade no Brasil- suicídio de Getúlio/ renúncia de Jânio/a deposição de Jango. 

O comunista Leôncio Basbum(História Sincera da República) mostra as inconsequências/ falta de lógica/ jogo de interesses nessa comédia absurda.

Michel Foucault(Estratégia/Poder/Saber) revela a evolução- Maquiavel/Punfendorf/La Pierrière. É o resumo da arte de governar para ciência política.

Michael Foucault ensina entender o modelo brasileiro de governabilidade- arcaico pastoral cristão, de técnica militar e instrumentos franciscanos.

O filosofo Jüngen Habermas acerta no foco quando diz : "crise de governabilidade são erros de gestão/ da falta de apoio político dos partidos/cidadãos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...