24 de julho de 2015

ARAKEN/ALCANTARA : ÁGUA PARA TODOS

O Prefeito de Alcântara (MA), Domingos Araken (PT), inaugurou nesta semana avançados sistemas de abastecimento de água. Construídos nos povoados de Barreiros, Codó e Bom Viver, os sistemas foram viabilizados em convênio com a Funasa e o Ministério da Saúde e vão beneficiar milhares de famílias quilombolas que terão água potável pela primeira vez chegando às torneiras de suas casas. Até 2016, Alcântara duplicará o abastecimento de água.
Quando assumiu a prefeitura, a atual administração encontrou em funcionamento apenas 72 poços. Até o segundo semestre de 2016, Alcântara terá mais 63 poços tubulares, totalizando 135 poços artesianos para melhorar a saúde e qualidade de vida da população. Entre os 40 primeiros povoados com novos sistemas de abastecimentos de água estão Barreiros, Bom Viver, Codó, São Francisco do Goiabal, Vila do Meio, Forquilha e Boa Vista.

Água Para Todos. Prefeito Araken inicia duplicação do Abastecimento de Água do município.
A melhoria do abastecimento de água e das estradas foram as principais reivindicações dos moradores durante a campanha. “Ouvimos a população e firmamos o nosso compromisso em atender as reivindicações. Construímos e recuperamos mais de 200 km de estradas. Com as novas estradas pudemos colocar ônibus escolares para atender 100% dos alunos do ensino fundamental e transportar centenas de alunos do ensino médio para a sede”, disse Araken.
As novas estradas abriram caminhos para novos benefícios chegarem às comunidades quilombolas. Pela primeira vez, milhares de famílias quilombolas estão tendo nas torneiras de suas casas água potável para o consumo doméstico e também para irrigar a plantação. As casas ganharam ainda novas redes de abastecimento. “A água nas torneiras já chegou a milhares de família. Trabalhamos para duplicar o abastecimento de água em Alcântara”, disse Araken.
Prefeito Araken, vereadores e secretários municipais entregam a chave coletiva da chave da central de abastecimento de água às lideranças comunitárias.
Prefeito Araken, vereadores e secretários municipais entregam a chave coletiva da chave da central de abastecimento de água às lideranças comunitárias.
Segundo o líder comunitário, Walmir Pereira, “o abastecimento de água era um sonho antigo da população de Bom Viver. Vamos orientar os moradores para economizar água e consumir com consciência, sem desperdícios”, disse Pereira. Participaram da inauguração dos sistemas de abastecimento de água, o vice-prefeito Pastor Pedro, os vereadores Macarrão, Nilson e R. Filho, secretários municipais, lideranças comunitárias, quilombolas e religiosas.
Todos os 63 novos sistemas de abastecimentos de água, compostos por poços artesianos, bombas, rede elétrica, cabines de controle, caixa d´água, redes de distribuição, área de proteção dos equipamentos e cabine de controle possui a mais alta qualidade. “Implantamos aqui o melhor e mais moderno sistema de abastecimento de água”, disse Araken. Até o final de ano serão entregues os 20 primeiros sistemas. Melhorar saúde e a qualidade de vida da população e o IDH do município estão entre as prioridades da atual gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COM SETOR DE FRANQUIA EM EXPANSÃO, ENTIDADE DO SEGMENTO REALIZA ENCONTRO NO MARANHÃO COM APOIO DO SEBRAE

  Evento em São Luís contou com a participação de franqueadores, franqueados e outros interessados no modelo de franquias Mercado que movime...