22 de junho de 2015

DNA/ GEOMETRIA/ ÓLEO DE PEROBA DA POLÍTICA : ROBERTO ROCHA E OUTROS BROCHAS

No calor do São João/ na fumaça de São Pedro/ no porvir de São Marçal/ São Roberto Rocha chutou o pau da barraca- rompeu com Holanda/Dino

São Roberto disse em entrevista que é o caminho/ a verdade/ o voto, esquecendo que só é senador por pedido de Holanda/ benção de Flávio Dino.

Rocha é ingrato/invejoso/ ganancioso. Não teve espaço para improbidades/ desvios nas gestões de Holanda/Dino. Essa é razão da ira/birra e romper.

Luís Rocha dizia :"Sarney é minha régua/ meu compasso". Roberto Rocha ao perceber o fim do sarneísmo,  aparece como hipotenusa- contrário.

Tem uma mobília velha de sarneísta na algibeira do governo igual a Rocha. Acham que é só passar óleo de peroba na cara para esquecer o DNA/a geometria política? 

A nova geopolítica considera geográficos- os que sempre lutaram contra Sarney/topográficos- os que participaram do quadrado/ planimétricos- entraram na onda/curva.

DNA não é herança política.

21 de junho de 2015

ENTREVISTA ROBERTO ROCHA : GENTALHA/ GENTALHA/ GENTALHA

Resultado de imagem para gentalha gentalhaRoberto Rocha diz que grupo deve primeiro discutir estratégia em 2016 - primeiro ou segundo turno - depois discutir candidaturas

ELITE RECLAMA DO SÃO JOÃO : CAIU O ARRAIAL BASTILHA DA LAGOA DA JANSEN

O fim do espaço direcionado para a elite no São João- Arraial da Lagoa da Jansen - foi uma bomba de murrão nos caprichos das famílias tradicionais.

O São João de Todos também desagrada a elite rica dos promotores culturais- Godão/Bucão/Babão ao igualar a remuneração das brincadeiras/brincantes.

Reclamam os acostumados a espaços públicos apartados- no início era Sarney a Praia do Olho D'água/ Clubes Sociais dividiam ricos/pobres.

Essa é mais uma "bastilha"- espaço público que representava poder/divisão - derrubada pela força da igualdade / legitimidade do governo de todos.


20 de junho de 2015

ELISIANE GRANA É PÉ-FRIO E TEM AS PERNAS FINAS : QUEM DESDENHA QUER COMPRAR OU JÁ FOI COMPRADA

Elisiane Grana mandou publicar troca de mensagens em que desdenha do convite de Fernando Sarney e do Sindicato do Empresários de Transportes Coletivos.

Para quem conhece bem os bastidores políticos foi cobrança de faturas anteriores. Fernando Sarney deve no tempo certo mandar exibir fotos/vídeos comprometedores sobre Grana.

Fernando Sarney sabe que a candidatura- a prefeita da Capital - da irmã Roseana Sarney desmancha com a conclusão da"Lava Jato". As especulações servem para manter a tropa unida.

Por outro lado as mensagens podem ser apenas teatro- organizado por Fernando Sarney - para gerar fato novo favorável a Elisiane. Grana esteve no 1 a 1 do Sampaio com o Bahia no Castelão.

Grana foi considerada "pé-frio" e tem as pernas finas. Diz o ditado que "quem desdenha quer comprar". Tudo é possível para gerar fatos positivos, mas desse jeito foi tiro pela culatra.

JORNAL DO CESAR BELLO : PT UNIDO NA BOCA DO CAIXA JAMAIS SERÁ VENCIDO

O deputado estadual Zé Inácio é quem hoje segura funcionalmente os sarnopetista. "Inaço" é o que de bom restou do PT de Aço- ajuda os "cumpanheiros" e aceita críticas/ elogios dos blogueiros.

Dia de pagamento da Assembleia Legislativa é possível observar petistas unidos nos caixas eletrônicos. Observem como "Munteiro" munta/ funga nos pescoço do cumpanheiro Fernando Magalhães.

Fernando Magalhães, o "Maga" coça como quem não gosta a "banheira da careca", do "atual" corte motel- entrada/saída na frente/banheira atrás -mas "Munteiro" encosta a cabecinha no ombro/chora o "extra".


O SÃO JOÃO DE TODOS E O QUE ENRIQUECEU POUCOS


Em nome do povo da Cultura/ dos grupos formados/ dos talentos explorados poucos ficaram ricos as custas dos cachês/turnês/vampirês pagos pelos governos nestes 50 anos de mercenato, em troca do fraco apoio/apelo político.

Bulcão/ Balão/ Godão/ Babão construíram mansões/ desfilavam de carrões. Eles eram os mandões da Cultura e sufocavam a Contra-Cultura. Os brincantes com cachês mirrados/explorados nos alegravam com danças/ cantos.

Era assim no tempo em que o Secretário de Cultura, Luís de Nazaré Bulcão chamava a governadora Roseana Sarney de "Branca". A subserviência do capataz da Cultura tinha efeito sobre a vassalagem, que obedecia cega/ surda/muda.

Roseana Sarney era madrinha, Bulcão o amo e o povo o boi. Toadas/ marchas/ marchinhas por mais diferentes/ irreverentes rimavam no inconsciente Ana com Roseana/ Sarney como lei. Foram 50 anos em que o chicote/pasto da "Branca" enriqueceu a poucos.

Agora mudaram os critérios dos pagamentos das brincadeiras. Os cachês foram avaliados pelo número de brincantes. Não existe mais aquela velha história/ deboche de "eu sou barrica e tu mama a minha picanha/ sou alcione respeita meu nome".  

O São João/ pagamentos tabelados por critérios democráticos são para todos, não apenas para um grupinho de privilegiados, que recebiam em uma única apresentação, o equivalente ao que todos recebiam em todas as apresentações.
Resultado de imagem para igualdadeResultado de imagem para igualdade

19 de junho de 2015

DONATO OU NONATO ? BANDIDEÇA TU QUER TOMAR NO KI OU QUER TOMAR NO C

Ávido para ver o governador Flávio Dino de calção de banho, o blogueiro Bandideça perde manhãs/tardes de domingo na Praia do Meio, portando câmara fotográfica de longo alcance.

Bandideça trocou a "tesão" fotográfica não correspondida pela correção ortográfica. Nonato no lugar de Donato- erro na homenagem no arraial do IPEM -seria esquizofrenia cultural e coisa e tal.

A placa homeageando "Nonato" no lugar de "Donato". O vazio do terreiro é uma outra história...

Bandideça metido chegou no restaurante e pediu o "meni". O garçom indagou : não seria "menu". Bandideça não passou recibo/pediu um "peri". O garçom perguntou :o senhor quer um peru moço?

Esterlina vestida de "Barrica" foi confundida com Godão na entrada do Arraial do IPEM. Chateada resolveu participar do pedido de Bandideça, orientando o garçom : "Espicha pergunta se Bandideça quer tomar no ki ou quer tomar no cu".

Resultado de imagem para ester marques no são joãoResultado de imagem para zé pereira godão barrica 

BACURI RACHOU: VENCEU O PRAZO DE AFASTAMENTO DE BALDUÍNO / NIXON SAIU DA CADEIA PARA CADEIRA DE PREFEITO ?


O município de Bacuri rachou literalmente. A disputa pela Prefeitura Municipal tem lances que se "assemelham de longe" ao escândalo do Watergate nos EUA- invasão de escritórios/ grampos telefônicos/ chantagem política.

O americano Richard Nixon renunciou a Presidência da República/ pediu perdão a Nação. O ex-vice-prefeito de Bacuri, Richard Nixon dos Santos preso por envolvimento com agiotas saiu da cadeia direto para a cadeira de prefeito.

O prefeito democraticamente eleito pelo povo de Bacuri, José Balduíno foi afastado do cargo em 14 de dezembro de 2014, por 180 dias- 6 meses - embora o prazo tenha expirado há 5 dias, José Balduíno continua afastado até que a Justiça faça Justiça.

Nos EUA o escândalo Watergate termina em 1972, com o povo desconfiado/ a imprensa mais atenta/ a política americana mais ágil/ prática nos processos para apurar irregularidades do governo. Em Bacuri o Richard Nixon saiu da cadeia para a cadeira de prefeito. 

É algo teratológico/ surrealista? 

ADRIANO SARNEY, O "FORÇA NACIONAL : PORQUE O NETO DE SARNEY NÃO TEM PROPOSTA PARA SEGURANÇA PÚBLICA?

O deputado Adriano Sarney já é chamado de "Força Nacional". É consequência da ideia fixa da requisição da Força Nacional de Segurança Pública.

Adriano Sarney, o "Força Nacional" objetiva com a pretensão/obsessão igualar em termos de Segurança Pública, a de gestão Flávio Dino a de Roseana Sarney.

Adriano Sarney foi gestado politicamente na proveta do "mito da competência". Porque o Sarney não apresenta proposta/ analisa as variáveis da criminalidade?

Porque a crise da Segurança Pública foi patrocinada pelo descaso político/interesse financeiro principalmente das gestões de sua tia, a ex-governadora Roseana Sarney.

A ex-governadora Roseana Sarney priorizava a compra/investimento em viaturas/ armamentos/ alimentos/ fardamentos/ equipamentos  nas empresas dos sócios/ amigos ocultos.

Neutralizar o crime pela seletividade- lugar/ circunstâncias propícias/controle como fenômeno social/ comunitário - foram teses distantes de um governo preocupado com o lucro da criminalidade. 

18 de junho de 2015

IMAGEM DA NOITE : ESCOLINHA DA PROFESSORA RAIMUNDA

Roseana conversa com líderes do PMDB de São Luís e dos 19 maiores municípios

O SUCATEAMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO MARANHÃO : AS SUPERADAS TESES/ESTRATÉGIAS DE 1965 A 2015

A Segurança Pública no Maranhão sempre foi marcada/executada pelos improvisos dos coronéis de polícia ou do Exército/advogados controlados/delegados de carreira.

As superadas teses/estratégias- prevenção/repressão - desenvolvidas priorizaram combater o crime/satisfação da sociedade civil apavorada. 

Os coronéis formatados na ditadura- Freitas/Paiva/Aires/Seabra/ Santana/Silva Junior/ Ventura/Seixas/Xexéu utilizaram o "bato/prendo/arrebento", excetuando o equilibrado Carlos Alberto Salim Duailibe.


Os bacharéis- Raimundo Marques/ Agostinho Noleto/Sipaúba da Rocha/ Pedro Emano /Jorge Rachid/ Eurídice Vidigal permitiram comando paralelo da Polícia Militar. Os Secretários(a) de Segurança não tinham controle da PM. 

Os delegados de Leofredo Ramos e em especial Raimundo Cutrim conseguiram exercer o Comando Geral das Forças de Segurança Pública. Mas faltou planejamento- estudo da prevenção da criminalidade - que permitisse ações futuras.



Fundamental no momento investir em todos os setores da Segurança Pública sucateada- aumento do contingente/preparo físico/emocional/ boa remuneração do efetivo/ armamentos/ equipamentos/ viaturas.

Denunciar por denunciar não faz sentido. É preciso enxergar o problema como de interesse de todos. Portanto seria inteligente estudo/ proposta. Politizar Segurança/ Saúde/ Educação é criar cobra venenosa dentro de casa/ bairro/ Capital/Estado. 

DOIDO/INGRATO : EX-MORADOR DO BAIRRO/ BANDIDEÇA DISTORCE AÇÃO POLICIAL NO COROADINHO

Porque o perigoso blogueiro conhecido pela alcunha de "Bandideça", nascido/ criado no bairro do Coroadinho distorce a "Operação Coroadinho em Paz"? Para prejudicar a imagem do governo de Flávio Dino.



A Operação Coroadinho em Paz tem incomodado todos os tipos de bandidos- dos que usam facas/revólveres e traficam, aos que usam teclados de computadores/câmaras fotográficas para deturpar a ação policial no bairro.

A Operação Coroadinho em Paz tem o apoio da comunidade, presença do Batalhão de Choque/ Companhia de Operações Especiais/equipes do 1°/6°/8°9° Batalhões da PM e dos militares que já atuam na Unidade de Segurança do Coroadinho.

Só doido/ingrato como  "Bandideça" para não aceitar os benefícios da Operação Coroadinho em Paz. O cabra nasceu/ cresceu/ seus familiares ainda moram no Coroadinho. "Bandideça"  mudou e mora agora em uma mansão no Calhau.

A Receita Federal está fazendo levantamento aerofotográfico destas mansões/ carrões/ milhões em nome de pessoas como Bandideça, sem renda compatível para ostentar tanto luxo em moradias luxosas/ protegidas por cercas elétricas/seguranças privadas.


Resultado de imagem para mansão no calhau

Imagina se esse ingrato tem de voltar a morar no Coroadinho? Ele não pensa na própria família constituída por honestos/trabalhadores que vivem no Coroadinho? Bandideça deveria apoiar a Operação Coroadinho em Paz, mas o ódio o deixa cego. É bom que a comunidade saiba disto.

Resultado de imagem para coroadinho

SEGURANÇA PÚBLICA OBEDECE ESTRATÉGIAS E NÃO A PRESSÕES MIDIÁTICAS/ POLÍTICAS

Está correta a estratégia do governo de dar proteção a saída de 100 famílias de uma área- na periferia do bairro do Coroadinho, na Capital - demarcada por conflitos entre traficantes.

Pelo número de famílias- 100 - multiplica-se por 10 o número de vidas protegidas, mesmo que em qualquer lugar do mundo para onde se deslocarem terão a violência como vizinha.

O  governo não pode ceder um milímetro as pressões midiáticas/ políticas que contabiliza/vibram a cada homicídio/ furto/ estupros e com o vertiginoso aumento do tráfico de drogas.

17 de junho de 2015

MUDANÇA DE FATO E DE DIREITO : LICITAÇÃO SEM CARTAS MARCADAS/ NOITADAS DE TRABALHO SEM BARALHO

O resultado da licitação para gerir a propaganda do governo estadual orçada em 37 milhões, teve resultado inusitado.

As classificadas- Clara/Ab/Mallmam - seriam historicamente ligadas por laços de trabalho a oligarquia derrotada.

O desfecho do certame da propaganda estadual é o símbolo do governo Dino- licitação limpa/ sem cartas marcadas/ sem cartel. 

Este governo é honesto. Diferentemente de outros as noitadas são de trabalho/sem baralho, onde se decidiam antecipadamente licitações.

16 de junho de 2015

FONTENELE DISSE O QUE QUIS : A DIFÍCIL MISSÃO DO COMENTARISTA

Em meio as justas homenagens prestadas ao inigulável cronista/analista/comentarista esportivo Herbeth Fontenele esqueceram a verdade- ele disse o que quis.

Fontenele boliviano rivalizava com o motense Rui Dourado nos anos 70. Fontenele analista esquadrinhava esquemas. Dourado irônico esculhambava táticas.

Dourado fazia rir com o futebol de meia-tiela. Fontenele fazia chorar com suas críticas ácidas/ pertinentes/ fundamentadas. Ambos são exemplos de talento/vida.

Fontenele ao morrer vira fonte, onde outros vão beber do seu talento/ inteligência/ verve. Dourado continua dourando nossas manhãs com seus comentários inteligentes.

A difícil missão de ser comentarista onde não existe lógica- futebol/política - é marcada por paixões/ ódios/ risos. Tem dois caminhos : o do cofre que aprisiona ou do saber que liberta.

ARAKEN NÃO ESPERA O ANO QUE VEM E INSTITUI REGIME DE PREVIDÊNCIA QUE BENEFICIA OS SERVIDORES MUNICIPAIS

Professor aposentado, Jonas Pereira recebe benefício do vice-prefeito Pastor Pedro e do Prefeito ArakensO Prefeito de Alcântara, Domingos Araken (PT), assinou decreto que dispõe sobre a concessão de aposentadorias aos primeiros servidores públicos municipais beneficiados pelo Alcântara Previdência, um regime próprio de previdência social do município de Alcântara. Prestigiada por vereadores, secretários municipais, servidores e familiares dos novos aposentados a recente solenidade aconteceu no Cine Culturarte.
A mesa dos trabalhos foi formada pelo Prefeito Domingos Araken, o vice-prefeito Pastor Pedro, os secretários municipais Valdivino Costa (Administração) e Lucia Moraes (Finanças), presidenta do Fundo Previdenciário, e o vereador João Ricardo, representando todos os vereadores presentes. Segundo Araken, com este novo regime público de previdência, a Prefeitura de Alcântara inova na gestão e valorização dos servidores.
Araken destacou ainda que Alcântara tinha débitos antigos com o tesouro nacional. “Agora o município está em dia com as obrigações e certidões do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC)”, disse Araken. O fundo previdenciário é de todos os servidores públicos municipais de Alcântara. O prefeito não pode sacar nem movimentar. Esse é mais um importante benefício ao povo alcantarense.
“O Alcântara Previdência é uma grande conquista para o servidor público de Alcântara. O salário-base não vai cair com a aposentadoria. O servidor vai receber o seu salário integral”, disse o prefeito. Alcântara paga hoje, em média, quase R$ 2 mil reais para o professor. Esse salário vai ser mantido na aposentadoria. Alcântara é um dos primeiros municípios do Maranhão a implantar um inovador regime de previdência própria.
Os primeiros servidores aposentados pelo novo regime foram Matilde Lemos, Neide Beckman Moraes, José Ângelo Gusmão Alves, Manoel de Jesus Costa, Manoel Reginaldo Costa, Maria do Carmo Silva Ferreira, Maria José Araújo Filha, Olerino Coelho Pereira, Maria Raimunda Mota Ferreira, Jonas dos Santos Coelho Pereira, Luiz Diniz, Maria do Carmo Pinheiro Lemos, Maria da Conceição Pinho Diniz e Ângela Maria Diniz.
Entenda o Alcântara Previdência. Sancionada e aprovada pelo Prefeito Araken, a Lei Municipal nº 418/2013, de autoria do executivo municipal, teve seu projeto aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Alcântara. A lei instituiu um regime próprio de previdência social do município de Alcântara. São beneficiários os servidores públicos municipais efetivos, ativos e inativos e seus dependentes.
Com a Lei também foi criado o Fundo Previdenciário do Município de Alcântara, órgão gestor da previdência social dos servidores públicos efetivos do município. O Alcântara Previdência dará cobertura aos riscos que estão sujeitos os beneficiários e compreende um conjunto de benefícios que garantam meios de subsistências nos casos de invalidez, doença, acidente em serviço, idade avançada, reclusão e morte.
Pela Lei, o município de Alcântara deverá garantir integralmente, por meio do tesouro municipal, o pagamento dos benefícios pagos atualmente aos servidores. Vale lembrar que o prefeito, vice-prefeito e vereadores não são considerados segurados pelo Alcântara Previdência, salvo os que sejam servidores efetivos dos entes estatais do município. O Prefeito também não terá nenhuma gerência sobre o Fundo Previdenciário.

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...