11 de junho de 2015

FIM DO ABUSO COM JATINHOS/HELICÓPTEROS/AVIÕES : GOVERNO VAI PAGAR APENAS PELO QUE USAR

A sarneizada especula/ viaja/chuta sobre a licitação que contrata aluguel de jatinhos/helicópteros/bimotor para o atual governo.

A diferença entre a atual licitação e as dos governos de Roseana Sarney é o fim do abuso. O governo só vai pagar pelo tráfego oficial  que usar.

Ainda assim os valores contratados são menores. Eles não tinham decência. Os Sarney usavam o helicóptero do governo para fins pessoais.

Olhem a diferença. 

PROPOSTA : DELEGACIA ESPECIALIZADA EM ROUBO DE CARGAS/ASSALTOS A BANCOS

Os assaltos a bancos começaram acontecer no Maranhão há 20 anos, em 1995 no primeiro dos quatro desgovernos de Roseana Sarney. 

O então secretário de Segurança Pública Jair Xexéu tinha a explicação literal  na ponta da língua, de dentro da boca- "é o efeito pasta de dente".

O Coronel  Xexéu achava que, apertando as ações da Segurança Pública em baixo - no Sul/Sudeste - a bandidagem subia/ agia no Norte/Nordeste.

Ele não estava errado quanto a origem dos "caixeiros"- os que explodem caixas eletrônicos. Mas as devidas providências não foram tomadas.   

Muito se falou sobre ações contra os "caixeiros". É chegada a hora de criar Delegacia Especializada em Combater Roubo de Cargas/Assaltos a Bancos.

O armazenamento de explosivos os torna mais "visíveis". Contudo a característica "nômade" exige  o trabalho de um grupamento especializado.

A VERDADE DE PLANTÃO CONTRA AS MENTIRAS DA MIRANTE

O Sistema Mirante de Comunicações usa jornais/blogs/rádios/televisão/repetidoras/seguidores espalhadas por todo o Maranhão contra o governo de Flávio Dino.

A estratégia- repetir a mentira diuturnamente por todos os meios  para transformá-la em verdade - sempre foi usada por Sarney contra os adversários, quando alijado do governo.

A diferença no momento é o grau de consciência da população e a legitimidade/credibilidade de Dino. Este fator o governo deve explorar, mostrando a verdade por todos os meios.

O governador tem neutralizado os mais fortes ataques - por exemplo a suposta causa de mortes de pacientes por falta de oxigênio em Coroatá - pela via judicial, repondo a verdade.

Mas é preciso colocar a verdade de plantão, convocar/mobilizar todos para combater dia/noite as mentiras do Sistema Mirante. Flávio Dino tem credibilidade/legitimidade para isso.

10 de junho de 2015

O MARANHÃO VAI SAIR DA MISÉRIA/DO FEDOR DE SARNEY : PRESENÇA DE DINO NO GOVERNO ATRAI INVESTIMENTOS/INVESTIDORES/PROJETOS REAIS

O governador Flávio Dino tem histórico de vida exemplar as novas gerações/invejável para as que já passaram. Estudante engajado/ advogado dos sindicatos/ movimentos populares/ juiz honesto.

Dino repete como governador a dedicação de forma honesta. Dino disse : "O Maranhão tem pressa". Dino foi a Brasília e abriu o Maranhão para os investimentos/investidores/projetos reais.

Dino no governo é a certeza de que não acontecerão achaques/ pedidos de propinas para instalação de de empresas/ investimentos públicos. O Maranhão vai sair da miséria/da catinga de Sarney.

DINO CONSEGUE EM 5 MESES O QUE SARNEY PROMETEU DURANTE 50 ANOS :INVESTIMENTO DO GOVERNO FEDERAL/ REDENÇÃO DO MARANHÃO

O investimento do governo federal no Maranhão- 500 milhões em logística do Porto do Itaqui - vai além dos valores à serem investidos no triênio 2015/2018.

A extensão dos resultados- exportação/importação de produtos - retira do isolamento comercial nacional/divulga o estado como fronteira agrícola internacional.

Dino de forma objetiva/sem discursos demagógicos consegue em 5 meses o que Sarney prometeu durante 50 anos- o desenvolvimento pelo aproveitamento das potencialidades.  

DINO DESENTERRA CAVEIRA DE BURRO : PORTO DO ITAQUI DEIXA DE SER CABIDE DE EMPREGOS E PASSA A SERVIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO MARANHÃO /BRASIL

O Porto do Itaqui/Codomar serviram como cabides de empregos durante 50 anos para as famílias Sarney/Murad/Lobão/Moreira Lima/Barros Viegas/aderentes/consequentes.

Bento Moreira Lima foi diretor-técnico do Porto do Itaqui durante 30 anos- a sinecura era homenagem póstuma que Sarney fez ao falecido Brigadeiro Rui Moreira Lima.

A Companhia de Docas do Maranhão(Codomar) é presidida pelo jussárico Comandante Washington de Barros Viegas há 50 anos. Trata-se de sociedade de economia mista vinculada ao Ministério dos Transportes.


O Maranhão foi incluído no Plano de Investimento em Logística e deve receber 500 milhões entre 2015/2018. A entrada do capital dar-se-á pela abertura de novas concessões de áreas estratégicas no Porto do Itaqui.

A Presidente Dilma incluiu o Maranhão no Plano de Investimento em Logística, porque sabe que os investidores não serão achacados com pedidos de porcentagens, como era costume nos tempos de governo da família Sarney.

Resultado de imagem para achaque charge

O Porto do Itaqui tem apresentado surpreendentes resultados desde o início da gestão de Flávio Dino. A notícia é boa, espanta a tal história de uma caveira de burro enterrada no Maranhão- segundo Sarney a responsável pelo subdesenvolvimento. 

Resultado de imagem para caveira de burro

Mas ainda tem muita coisa que deve ser mudada na estrutura geral da Política Portuária no Maranhão. A Codomar ainda é cabide de emprego. Bento Moreira Lima aposentado no Porto do Itaqui é Chefe de Divisões de Operações na Codomar.  Quem comandará a logística- política de transportes no Maranhão?

ADMINISTRAÇÃO



Washington de Oliveira Viégas
Diretor-Presidente
(98)3231-7180
Silvio Romano Benjamin Junior
Diretor de Engenharia e Operações
(98)3231-7297
deo@codomar.gov.br
Jorge Luiz Caetano Lopes
Diretor Administrativo-Financeiro
(98)3231-8072
jorgelopes@codomar.gov.br
Alberto José Gaspar Picanço
Chefe da Divisão Administrativa
(98)3231-8851
Bento Moreira Lima Neto
Chefe da Divisão de Operações
(98)3231-8112
bento@codomar.gov.br


9 de junho de 2015

ARTICULAR UMA ARTE PARA OS QUE TEM TALENTO : ELI$IANE GAMA MAIS PERDIDA DO QUE MURIÇOCA NA FUMAÇA POLÍTICA

A deputada federal El$iane Grana é articulada- produz bons discursos. Mas quando o assunto é articular- unir/juntar/amarrar apoios de aliados/ cooptar adversários - Grana fica mais perdida do que muriçoca no meio da fumaça política.

Grana vacilou ao buscar o modelo baiano coronelista de gestão- Antônio Carlos Magalhães Neto. A sugestão foi patrocinada por Zequinha Sarney. Para remediar/piorar sentou com o ultrapassado ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner.

Puxa prá cá/leva prá lá as duas mexidas não produziram efeitos positivos. O desprezo as inteligências maranhenses/ludovicenses foram alvos de muitas críticas. Grana desentendeu-se com Roberto Rocha, que apesar dos defeitos é um exímio articulador.

A última de Eli$iane Grana é o apoio de Luís Fernando Silva/Pinto da Itamaraty- o PSDB. Grana quer a cabeça de Luís Fernando, a mexida dos quadris do popular regue de Pinto da Itamaraty. Irmazinha mexe mal.

O Presidente do PSDB em São Luís é Pinto da Itamaraty. Roberto Rocha se licencia, oferece para Itamaraty a oportunidade de sentar no Senado da República, Eli$iane Grana perde o PSDB-tempo de televisão/fracassa articulação.


CAMISA DE FORÇA NACIONAL PARA O PRÍNCIPE SEM TRONO : MARCO AURÉLIO REDUZ ADRIANO SARNEY AO SEU LUGAR NA HISTÓRIA DO CONTINUÍSMO NO MARANHÃO

O brilhante/preparado deputado estadual Marco Aurélio(PC do B) definiu bem seu colega de parlamento, o atabalhoado playboy Adriano Sarney- "príncipe sem trono". 

Adriano Sarney nasceu Sarney Neto, mudou a pedido do avô que foi José de Ribamar, depois Zé de Sarney - Zé o filho do desembargador Sarney, finalmente José Sarney.

Marco Aurélio esqueceu de mostrar a "doce vida" do deputado Adriano Sarney- foram 15 anos deambulando no verão pela Riviera Francesa, curtindo o inverno em Paris.

Adriano tinha como preceptor o jornalista aposentado(Diários Associados)  Napoleão Saboia, que influenciado pelo nome- Napoleão - lhe formatou como "imperador de hospício". 

A "Primavera Política no Maranhão" nos livrou do pesadelo do continuísmo-Sarney pai/filha/neto/bisneto/tataraneto. No lugar de um "príncipe" formatado por um "imperador de hospício", 65% dos maranhenses elegeram um governador preparado.

Eles- os Sarney - dizem que sou louco "por pensar assim", todavia a ideia fixa/obsessiva da requisição da "Força Nacional para desgastar a gestão de Dino, soa como camisa de força/dependência do poder Central. 

MOBILIDADEDE URBANA : GENERALIZAÇÕES/DETURPAÇÕES/ESPECULAÇÕES/SOLUÇÕES

O problema da mobilidade urbana é desafio mundial. O cenário municipal foi adredemente manipulado no iniciou da semana, ante a possibilidade de votação do projeto de lei que autorizará a licitação dos transportes públicos na Capital.

Fábio Câmara(PMDB), que deve receber financiamento público de campanha dos empresários do setor em 2016, cumprindo acordo com o Sindicato dos Empresários Transportes levantou "questões de ordem", antes que o projeto entrasse na pauta.

Fábio Câmara, o "Fabinho" aparece como oposição para o povão, mas é manipulado pelos empresários do setor de transportes, que temem com a licitação o fim do monopólio/lucros exorbitantes. "Fabinho" cria todo tipo de especulação para impedir a votação da licitação. 

O projeto enviado a Câmara Municipal para votação nesta segunda(8), ao contrário do divulgado não excluía, generalizava os beneficiados pela meia-passagem. A falta de técnica legislativa permitiu especulações de pronto afastada pelo prefeito Holanda Junior. 

O erro na elaboração do Projeto foi não especificar- estudantes escolas públicas/particulares/bolsista do Prouni/Fies/idosos/deficientes físicos/portadores de deficiência nas diferentes condições de uso do benefício  da meia-passagem.

Holanda agiu rápido, não permitiu que a polêmica assumisse proporções, ensejando factoides pelo fim da meia-passagem. O episódio reforça a tese da parceria na mobilidade urbana entre o Governo do Estado/Prefeitura da Capital, proposta que desagrada o SET e quem pinta o sete.



8 de junho de 2015

MOBILIDADE URBANA : FACTOIDE SOBRE MEIA-PASSAGEM TEM O OBJETIVO DE DIFICULTAR A PARCERIA GOVERNO DO ESTADO/PREFEITURA DE SÃO LUÍS

O factoide sobre o "fim da meia passagem" é estratégia dos interessados para dificultar a parceria institucional Governo do Estado/Prefeitura de São Luís. 

O Sindicato dos Empresários dos Transportes vereadores/lideranças comprometidos com o SET temem os resultados positivos da eminente parceria. Aguardem detalhes.


7 de junho de 2015

HOLANDA ACABA COM A POLÊMICA/FACTOIDE : A "MEIA PASSAGEM É UM DIREITO DE TODOS OS ESTUDANTES/UM DEVER DA PREFEITURA"

edivaldoface

CHORA/CHORA : PAPETE HÁ 50 ANOS MORANDO NA BAHIA GANHAVA NO SÃO JOÃO DO MARANHÃO O QUE LHE GARANTIA O ANO

O cantor/ compositor/ arranjador Papete mora há 50 anos na Bahia. Papete ganhava cachê milionário todos os anos no São João do Maranhão, depois voltava para curti na Bahia.

Papete chegou no Maranhão/voltou para Bahia sem uma libra esterlina. Papete mandou "Toinho Piaçaba" perguntar o valor do  cachê, antecipado todos os anos por ordem da Branca- não tinha.

O compositor maranhense Macarrão, radicado há 60 anos em São Luís acusa até hoje Papete de tê-lo ludibriado-  apropriação dos direitos autorais das letras do LP Bandeira de Aço. Enfim  a justiça.

Chora/chora.....não tem mais aquela boneca de anil que paga mil/milhões.

GOVERNO DO MARANHÃO/PREFEITURA DE SÃO LUÍS : JUNTOS NO SÃO JOÃO DE TODOS

TROCANDO O "PATROCÍNIO" DA BRANCA PELA GARANTIA DA LEI : RUBENS JUNIOR DÁ PARECER QUE LIBERTA A CULTURA DO MARANHÃO

O deputado federal Rubens Junior foi destaque por dois mandatos na Assembleia Legislativa. Equilibrado/estudioso participou das grandes discussões dentro da Alema, posicionando-se a favor do Maranhão.

Rubens Junior começa construir bem seu primeiro mandato de deputado federal. Rubens Junior elaborou parecer, destinando 2% dos tributos arrecadados pelo governo federal para a cultura nos estados/municípios. 

O fortalecimento da cultura nacional tem endereço- Maranhão/São Luís. No espaço de 2 anos será possível contar com estes valiosos recursos. É desta forma- objetiva/legal - que se faz política com "P" maiúsculo.

A PEC da Cultura beneficia maiobeiros/pindobeiros, todos envolvidos nestas maravilhosas manifestações do nosso povo, que começa a libertar-se do mercenato- patrocínio - pela garantia constitucional do acessoa cultura.


"SENÃO BOI NÃO DANÇA/A MAIOBA NÃO ENTRA/ A PINDOBA NÃO SAI" : DEPOIS DA SEGURANÇA QUEREM VITIMIZAR A CULTURA

Sarney escreve mais um artigo com cheiro de enxofre neste domingo(7) no EMA : "Divagações sobre a paciência" - ele pede paciência aos correligionários. A mensagem subliminar é "esperem nos vamos voltar ao governo". 

Os jornal dos Sarney tricota na coluna política sobre o São João, escondendo que Roseana Sarney foi a "Casa Barrica", aonde se encontra homiziado o "Boi Barrica", na pretensão apresentar-se como vítima da mudança/ da nova política cultural.

Acostumados a dizer : "é tanto, senão boi não dança", velhos(as) boieiro$ do $etore$ da cultura ameaçaram aumentar o adágio popular : " Senão a Maioba não entra e a Pindoba não sai". E$$e resfolegar acabou. Agora existem critérios democráticos. 

Depois da Saúde- factoides de mortes por falta de oxigênio/ falta de assistência; Segurança Pública- índice de violência como consequência recente - o São João serve de pano de fundo para atacar a profícua/promissora/honesta gestão de Dino.

A estratégia é mais antiga do que a posição que Sarney senta no vaso há 80 anus- denegrir diuturnamente/ano a ano as administrações, de acordo com calendário de obras/festejos, concluindo o serviço nos anos eleitorais(2016/18).

Paciência Sarney ? Uso a mesma frase de Cícero para  Catilina : "Até quando tu vais abusar de nossa paciência?" Sarney tal e qual ou "talqualmente" Catilina, que tramava contra Roma fora da cidade e apresentava-se como defensor no Senado Romano. 

6 de junho de 2015

SÃO JOÃO DE TODOS/ SÃO JOÃO DE POUCOS : POVO/GOVERNO NA VILA PALMEIRA/ BARRICA/SARNEY NO PRIVADO

A democratização da cultura maranhense implica no fim dos privilégios de uma casta de artistas/come/dorme apaniguados/apadrinhados

A oligarquia defunta dos Sarney copiou o modelo medieval da Casa dos Médici(Itália), o mercenato - patrocínio da arte - como trampolim eleitoral.

Durante os governos de Roseana Sarney, a "Branca" entregou a Cultura para Luís Bulcão, alcunhado pelo primeiro-damo Jorge Murad de "Mestre Buca".

Carnaval/São João Luís Bucão, o "Mestre Buca" fazia a lista dos artista/cachê por aproximação e levava para Roseana Sarney , a "Branca aprovar/retificar".

Alcione/Godão/Bucão/Babão constavam em todas as listas das brincadeiras de São João. Cachê milionário para o Barrica/"pica" para os derradeiros. 

Agora mudou os critérios são técnicos, considerando a brincadeira/número de brincantes. Os critérios democráticos/probidade incomodam.

O povo gostou de saber que o São João voltou para Vila Palmeira. A elite  privatizou o Barrica- o "boizinho" não sairá da República da Madre Deus. 

Chora/chora...

Volto com a do blogueiro "deça turma" que vibrou quando viu a "Maioba" entrar e a "Pindoba" sair, na fundação da "Praia de Panaco tira/Panaco tira.

Percebam a apropriação de forma subliminar- a logomarca do governo - no vídeo que mistura o Hino do Maranhão as batida das matracas. Precisava ferrar o boi/hino ? 

Isso acabou, não vão mais tirar o couro do povo no couro do boi. "Surgia do direito a luz dourada/a liberdade é um sol que nos dá vida/ Maranhão berço de heróis.   



FORÇA NACIONAL/GOLPE ELEITORAL : SARNEY FILHO PATROCINA ENQUETE NO BLOG DE CARIDOSO

O grupo Sarney ainda não digeriu a acachapante derrota imposta pelo povo/Flávio Dino(65% dos votos).

Após os 100 dias do início da gestão ocorre a "má-digestão/ o refluxo eleitoral/ o gosto azedo fora do poder".

Sarney tem experiência passageira ausente do poder desde 1972. Os  intervalos - nunca passaram de 2 anos, exceção ao período 2006/2010 :

Pedro Neiva de 1972 à 1974; Nunes Freire a partir de 1976/78; João Castelo de 1982/84; Luís Rocha em 1986/88; José Reinaldo depois de 2006/10. 

Percebam senhores leitores que os rompimentos políticos ocorreram estrategicamente depois dos dois primeiros anos, excetuando o fim do governo José Reinaldo e dois anos com Jackson Lago. 

Sarney forrava os alforges nos dois primeiros anos, forçava o máximo a obtenção dos interesses financeiros, depois rompia/retornava/sugava outro governador por mais dois anos e assim sucessivamente.

Por meio desta estratégia que o jornalista do Globo Carlos Castelo Branco chamou de sístole/diástoles- fechar/abrir o coração do poder - que Sarney mandou 50 anos, ausentando-se e retornado ao poder de acordo com os interesses/oportunidades.

Com Flávio Dino não existe a possibilidade de parcerias temporárias- midiáticas/políticas - tão pouco acertos financeiros que resultem de desvios/improbidades.

É por isso que após os 100 primeiros dias da gestão Dino surgem a toda hora campanhas/enquetes sobre a Segurança Pública.

Neste fim de semana é "Caridoso", que depois de uma sexta-cheira enfumaçada com Zequinha Sarney lança enquete sobre a necessidade da Força Nacional. 



SEGURANÇA PÚBLICA : É PRECISO RECOMEÇAR OS DIÁLOGOS/MOSTRAR QUE É DEVER DO ESTADO/INTERESSA A TODOS

O governo precisa recomeçar imediatamente por via institucional os diálogos com as comunidades sobre a Segurança Pública, em paralelo a ação efetiva/nomeação/trabalho nas ruas/bairros dos 2.500 convocados/concursados aprovados nos testes de aptidão e formados na Academia de Polícia.

É preciso mostrar como ensinam Pablos de Molina/Luís Flávio Gomes em Criminologia 4ª edição, página 398 : "a criminalidade não é um corpo estranho, alheio a sociedade, senão um problema comunitário". Portanto combater a violência/criminalidade e dever do estado e do interesse de todos.

O combate/prevenção do crime tem que ser a conjugação da ação do estado/sistema legal c/a mobilização das comunidades. É desta forma que espantaremos os urubus que vivem dependurados nos microfones/torres do Sistema Mirante a espera de mais um crime para tripudiar sobre o governo.

Ação/reação não são novidades.

Resultado de imagem para urubu na carniça charge

5 de junho de 2015

SAI "DEÇA" : ELE AINDA ACREDITA NO MANTO PROTETOR DE SARNEY

IMG_0808 (1)
IMG_0809

OUTRA "DEÇA" ELE VAI PRESO : BLOGUEIRO "PISA NAS CALCINHAS" E DESRESPEITA OFICIAL DE JUSTIÇA DENTRO DA MIRANTE

O blog do Cesar Bello teve acesso a documentos da Central de Execução do Tribunal de Justiça do Maranhão em que um Oficial de Justiça relata o destempero de um blogueiro "Deça Turma da Mirante".

O Oficial de Justiça cumprindo seu múnus- função - foi desacatado quando tentava intimar o blogueiro "Deça Turma". "Dentro da TV Mirante ele parecia estar em outro país, o Mirantil", relata o servidor da Justiça.

O funcionário pede que "Deça Turma" seja processado por desacato a autoridade e que a ação seja movida pelo TJ. "Deça Turma" mais enrolado do que papel higiênico, sem necessidade arrumou mais um processo nas ventas.

Tudo porque o Oficial marcou data/hora para intimar "Deça Turma". O blogueiro dava gritinho, batia o pé no chão, querendo saber "como alguém poderia dizer-lhe que a tantas horas deveria estar na TV Mirante? É a lei "Deça Turma".

Para comprovar o Oficial de Justiça pede que o Sistema Mirante disponibilize as gravações do sistema interno da emissora dos Sarney. Esse matou a cobra e mostrou o pau. Será que o "piti de sarará" foi por isso? Mééu Deus!!

Canta "Deça Turma" :"ta ruim para mim/ não sei se oro na igreja ou bato cabeça na macumba......



NEM BRANCA/NEM PRETA/GESTÃO BOA É NEUTRA : SÃO JOÃO DE TODOS ACABA COM PRIVILÉGIOS/APADRINHAMENTOS

O peso da Secretária de Cultura é avaliado em "libras esterlinas". Ester Marques foi indicada por Eli$iane Grana, contudo no cargo não admitiu a "sacolinha", o "dízimo" no que agradou ao governador.

Ester Marques não "marca" e pode virar um marco na Cultura. Marques segue a "Cartilha Dino" - decisões pautadas na Lei de Incentivo a Cultura/sem apadrinhamento/mecenato/privilégios e personalismo.

A orientação do governo/postura da gestora liberta a cultura maranhense  da "Branca"- alcunha dada a Roseana Sarney por Bucão/Godão/Babão. Chega das toadas com refrão "Ana Jansen sem lei/viva Roseana Sarney".

A Cultura não é gado para ser mantida em curral. 



FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...