17 de fevereiro de 2015

DIVISÃO NAS RUAS/PRAIAS E CLUBES : URUBU SOCIETY FURA O CERCO

No vigor do sarneismo carnaval/ festas juninas/ eleições/governo se confundiam . Na posse do governador tambor de crioula e a disputa entre os partidários do governador/ prefeito da Capital:

Redobrem a audição/atenção, percebam aos 2 minutos e 24 segundos do vídeo abaixo os gritos que oscilam Sarney/Sarney/Cafeteira/Cafeteira. Esta divisão inútil perdurou por cinco décadas.  


Se governador Sarney teve o apoio do vereador-umbandista  Zé Cupertino(João Paulo) e Jorge Babalaô(Fé em Déus). O prefeito Epitácio Cafeteira contava com proteção do macumbeiro Zé Negreiro(Turu), que recomendava :

"Cachorro não cheira cachorro".


Resultado de imagem para cachorro cheirando cachorra

 A Flor do Samba foi de Roseana Sarney, a Turma do Quinto do "quinta-coluna", Epitácio Cafeteira. O Boi de Maracanã/Pindoba tinha a "Branca como madrinha, a Maioba derrubava o mourão com todos. 

Até na praia- a do Olho D' Água - era dividida entre brancos/ricos( do meio da praia para o final)/negros/pobres(da entrada até o meio). Apenas um negro, o "Negô Nazaré" conseguiu "furar o cerco" em clubes/praias/ruas, sendo logo batizado de "Urubu Society".

Era assim. Ruas/praias/clubes/escolas de samba/ blocos carnavalescos/ tribos de índios/ brincadeiras/ governo/ prefeitura agora são de todos. Não precisa falar com ninguém para participar do carnaval/receber o cachê.  

Ainda tem quem sinta saudades dos "velhos saturnais"- carnaval dos escravos. O carnaval de rua enfraqueceu com a chegada do do Axé da Bahia. Quem trouxe a baianada foi Fernando Sarney. Depois eu volto, explicando quem levou as cinzas o carnaval de rua.



OS DONOS DAS RUAS/ ESCOLAS/ BLOCOS/ BAILES/TRIBOS/BRINCADEIRAS : O CARNAVAL DAS CASTAS/ BRANCOS/RICOS/NEGROS/POBRES/ELITE/CLASSE MÉDIA/POBRES

O carnaval nas décadas de 60/70/80/90 tinha os donos das ruas/escolas de samba/blocos carnavalescos/tribos de índios/brincadeiras/bailes.

Resultado de imagem para carnaval das antigas no maranhão

Castas carnavalescas dividiam espaços físicos entre brancos/ricos/pobres/negros/elite/classe média/pobres nos clubes sociais/setores marginais.

Resultado de imagem para carnaval no xirizalResultado de imagem para xirizal mercado central

Cafeteira que proibira baile de máscara(1966), vira o jogo popular e faz das ruas trampolim eleitoral no comando da "Banda do Baixo Leblon(1976). 

Resultado de imagem para epitácio cafeteira chargeResultado de imagem para sarney charge

Sarney/Pedro Neiva/Haroldo Tavares eram cultuados pela elite no Jaguarema. A classe média brincava livre no Grêmio Lítero  Português.

Resultado de imagem para clube recreativo jaguarema
Resultado de imagem para grêmio recreativo português no maranhão

Para rivalizar com Cafeteira/Banda do Baixo Leblon é criada a Banda/Baile do Grafiti sob o comando os irmãos Abreu, testa até hoje da Sarna.

Com a Banda/Baile do Grafiti começa o uso do carnaval/objetivo eleitoral na Capital. A Cemar presidida por Fernando Sarney/Airton Abreu dá "lu$".

Resultado de imagem para banda baile do grafitti no maranhãoResultado de imagem para banda baile do grafitti no maranhão

A mudança do trajeto- Rua do Sol/Passeio é um capitulo que merece rememorar a manipulação por Sarney dos prefeitos biônicos- Fialho/Libério/Fecury.  

PHD EM PUXAR SACO : "PERTO DOS GOVERNOS E DE PAU DURO NINGUÉM ME SEGURA"

...E com Pergentino: tudo é festa

DINO/HOLANDA DEVOLVEM CARNAVAL PARA O POVO : AS ATRAÇÕES SÃO ESCOLAS/BLOCOS/TRIBOS/BRINCADEIRAS NÃO MAIS GOVERNADORES/SENADORES/PREFEITOS

O Carnaval do Maranhão sempre teve donos(as), juntava folia/interesses comerciais/políticos da elites que até bem pouco tempo desfilavam  nas ruas em cordões de "ponto com".

Resultado de imagem para donos do carnaval charge
Pergentino de Lacoste se chegando.

Com Dino/Holanda a conversa é outra. As atrações são as escolas/blocos/tribos/brincadeiras não mais a presença física de governadores/senadores e prefeitos.

Resultado de imagem para cordão dos puxa saco charge
.
Dino/Holanda devolveram o carnaval para o povo. O patrocínio estatal/municipal não vincula carnaval com eleições. A mudança visa geração de empregos/expansão do turismo na Capital.

Resultado de imagem para roseana sarneya foliã charge

Volto depois do café com a postagem "Os donos das ruas/clubes : Divididos em brancos/ricos/pobres/negros até no carnaval". A análise desmascara Roseana Sarney, a "Foliã" 

Resultado de imagem para roseana sarneya foliã charge

A postagem revela ainda o ápice do patrimonialismo no carnaval. Sarney manipula os prefeitos biônicos Vicente Fialho, José Libério, Bayma Junior, Mauro Fecury e muda o trajeto do carnaval- da Rua do Sol para Rua do Passeio.

Resultado de imagem para rua do passeio maranhão

A "mudança" era para satisfazer a filha, Roseana Sarney. "Nanana" queria ver o carnaval passar da janela da casa da sua avó, Dona Vera Macieira- figura impoluta na sua quase centenária existência. 

Resultado de imagem para roseana sarneya foliã charge