18 de janeiro de 2015

COM APENAS DUAS SEMANAS : BLOGUEIRO MARCOS DEÇA ESTENDE A BANDEIRA BRANCA/ PEDE PAZ/ MAS TEM QUEM SUGIRA QUARENTA CHIBATADAS EM SARARÁ

O blogueiro Marcos Deça amanhece neste domingo(18), postando a sugestiva música "Bandeira Branca".

A mensagem é dirigida ao Palácio dos Leões? Tem quem sugira 50 chibatadas no blogueiro na Praça Pedro II.

Bandeira Branca com a "sarará" Dalva de Oliveira ou taca no blogueiro por tanta besteira? Dino/Jerry perdoam "Sarará"?

Acho que sim. Mas desde que ele faça postagens com críticas fundamentadas e não repita as injúrias e calunias.

O CULTO A SARNEY/A MEMÓRIA REPUBLICANA NO MARANHÃO E NO BRASIL

Sarney é um oligarca conservador. Qual é mesmo sua memória ? Chegou ao governo em 1965, por falta de opção entre os oposicionistas, favorecido pela cisão entre o mando de Vitorino Freire e o quero de Newton Bello.

Vitorino Freire colocava governadores no Palácio dos Leões com a facilidade de quem coloca com a mão jabuti em palmeira. Intervenções federais, fraudes eleitorais, manobras judiciais eram os métodos/ estratégias. 

Saturnino Bello/Sebastião Archer/Eugênio Barros, Cesar Aboud/Eurico Ribeiro/Matos Carvalho e o próprio Newton Bello, são alguns governadores imposto pela vontade de Vitorino Freire entre 1945 e 1965.

A briga em 1965:

Vitorino queria colocar outro Archer(Renato) no governo- ele já tinha imposto Sebastião Archer como interventor, em 1951. Newton Bello, o "Cara de Onça", cansado do mando de Vitorino queria Costa Rodrigues no Palácio dos Leões.

Vitorino Freire bradava/insultava Newton Bello e argumentava já ter colocado outro Bello, Saturnino em 1947 como interventor no governo do Maranhão. Saturnino rompeu com Vitorino Freire(1949), ganhou as eleições em 1950, morreu antes de assumir o governo, gerando a crise de 1951. 

Entre o mando de Vitorino Freire e o quero de Newton Bello restou de verdade na história política do Maranhão o seguinte:

José Sarney beneficiou-se da briga entre o senador Vitorino Freire e o então governador Newton Bello, bem como do desgaste dos oposicionistas- acusados de incêndios criminosos - que não davam trégua a Vitorino, usando chicanas jurídicas.

Entre os oposicionistas que lhe podiam fazer frente como candidato ao governo, Neiva Moreira estava desgastado com as refregas eleitorais desde 1951. Neiva era chamado de "Caramuru", Clodomir Cardoso havia morrido(1953),Clodomir Milett rejeitou a indicação do Presidente Militar Castelo Branco.  

Foi assim que Sarney chegou ao governo, a Presidência da República e a fazer parte da triste Memória Republicana no Maranhão- aquela oriunda/assentada na oligarquia rural que transferiu a liderança para a burguesia de base industrial.

Volto com a memória republicana camaleônica de Sarney entre o período militar, a velha república, a nova república, Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco, Lula, Dilma. Ufa! Vale a pena gastar 8 milhões ou Vale Festejar?

17 de janeiro de 2015

ELES AINDA NÃO ENTENDERAM : ACABOU A FESTA/ O LUXO/ A LUXURIA/ AS ÓRGIAS

A ex-Presidente da Associação dos Magistrados, a competente/ observadora juíza Sônia do Amaral em artigo publicado no EMA(11/01/2015) questionou o luxo  da vida de alguns blogueiros.

Sônia Amaral tem razão nas suas pertinentes observações sobre alguns blogueiros . Como reprovar desvios, improbidades, participando do produto- dinheiro - das ações denunciadas ?

Dois milhões de maranhenses vivem em petição de miséria. Postar momento nababesco na companhia de empresários, tira todo o crédito da crítica a vida luxuosa de Paulinha Lobão.
Luis Pablo (aniversariante de ontem) cercado pelo pai Luis Cardoso e o casal de empresários Katiane e Renato Dias
A quantidade/qualidade das variadas marcas de wisk/ red bul e o "abraço de urso"- aquele que esconde as unhas - não perdem para a indiferença de Paulinha Lobão no cabeleireiro, enquanto 200 funcionários são demitidos na Difusora.

Quem são os mais bobos/ tolos : os "Caridosos" ou Paulinha Lobão? 

IMG-20150116-WA0030

DESABAM AS ESTRUTURAS CARCOMIDAS MANTIDAS PELO SARNEISMO : DIFUSORA EMITE SINAIS/ A MIRANTE DEMORA ALGO MAIS

O marco da Revolução Francesa foi a queda da Bastilha- prisão expoente do poder absolutista. No Maranhão a queda do mourão virá com a queda da Mirante, precisamente do sinal da Globo que detém 70% da audiência em todo o estado.


A Mirante repetidora da "Vênus Platinada", a Globo já destruiu a reputação de vários ex-governadores, repetindo a mentira milhares de vezes. José Reinaldo/Jackson Lago foram as vítimas mais recentes da "prisão midiática".


Infelizmente a TV Mirante é um instrumento eficaz a serviço da moribunda oligarquia Sarney. Enquanto a Mirante difundir notícias diárias nos turnos matutino, vespertino e noturno o perigo espreitará o governo promissor/democrático de Flávio Dino.


Dino reage por meio das redes sociais/ sites e blogs aliados ao desenvolvimento do Maranhão. Contudo é preciso antever com realismo/ inteligência o potencial/a possibilidade do costumeiro uso da Mirante, destruindo a reputação do governo Dino. 


A presença do governador Flávio Dino na divulgação da grade de programação da TV Guará indica a tendência. Dino quer incentivar os meios de comunicação maranhenses, a fazerem uso das concessões públicas com foco na verdade imparcial.


Flávio Dino promete não adquirir nenhum canal de rádio/televisão como é costume de todos que assumem o governo do Maranhão. Dino quer incentivar a livre concorrência entre as emissoras, sem privilégios na destinação da verba publicitária.

Desabam as estruturas mantidas pelos sarneismo. Das famílias com títulos do baronato- os Itapary - à Fundação Sarney travestida de Republicana. A Difusora emite sinais de venda com a demissão de centenas de funcionários. A Mirante demora algo mais.  

Canta aí Paulinha. "Aí foi que o barraco desabou".

16 de janeiro de 2015

DINO BOTA FAMÍLIA ITAPARY PARA TRABALHAR

Joaquim Itapary, Benedito Buzar e as respectivas famílias sempre tiveram/ mantiveram no período de mando/desmando de Sarney as melhores sinecuras no quadro funcional do estado. Qual o motivo dos privilégios?

Itapary/Buzar eram os principais vassalos de José Sarney. Quando Sarney rompia com os governadores Itapary gestava artigos, Buzar fazia o fuxico, defenestrando os adversários do morubixaba.


Itapary, o "Tamanduá" pariu a crônica "Quando as Flores Começam a Murchar" e Sarney assinou. Era uma critica ao então governador Pedro Neiva de Santana, que rompera com o senador José Sarney em 1972.


O ex-governador Pedro Neiva já estava velho, enrugado, careca, caquético e seu filho, Jaime Santana, o "Jaiminho" que aposentou-se pela Caema, era quem de fato governava o Maranhão.

Itapary usou o título do livro "A Dança dos Chimpanzés" do jornalista Dino Segre,  conhecido pelo pseudônimo Pitigrili para provocar o governador Nunes Freire, que  também rompeu com Sarney em 1976.


Nunes Freire era negro. Freire passou todo o governo sendo subliminarmente alcunhado de "macaco" pelo jornal da família Sarney "O Estado do Maranhão". Até hoje Marcelo Itapary, filho de Joaquim é o advogado do EMA.

A Dança dos Chimpanzés

Itapary voltou a produção bissexta- de quatro em quatro anos - com o artigo "João Caramuru o Governador Incendiário", quando Sarney rompeu com João Castelo em 1982. Castelo havia sido gerente de uma Agência do Basa que incendiou.

Resultado de imagem para joão castelo

Itapary parou em 1986, quando Luís Rocha também rompeu com Sarney. Rocha foi alcunhado em artigo "Lóia, Régua e Compasso da Paranoia". Rocha dizia com a língua no palato "Sarney é minha régua e meu compasso".


Itapary voltou a parir artigos contra governadores depois dos 15 anos de governo de Roseana Sarney. Motivo? Sua filha, Márcia Itapary que autodenominou de "festeira", distribuindo vários outdoors em São Luís também foi demitida da EMAP.


Márcia Itapary, a "festeira" estava há 15 anos na EMAP sem trabalhar/ com gordo salário. A dondoca armou vários barracos na disputa pelo amor do cantor de Axé, Pepê Junior. Do outro lado a filha de um apresentador de televisão. Tudo Ka bi de.

O Maranhão despertou com Dino. Dino não vai murchar. Acabou o fuxico, a difamação, o baronato dos Itapary. Para as previsões de Buzar e o aborto verbal de Itapary, Vladimir Maiakóvki :

DESPERTAR É PRECISO

Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma flor do nosso jardim e não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada.

Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.


FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...