27 de novembro de 2014

O MODELO DA OLIGARQUIA SARNEY É O MESMO DA DINASTIA DOS MÉDICI : MECENAS E ATORES DA ARTE/ CULTURA POPULAR

A oligarquia Sarney usou o mesmo modelo da dinastia dos Médici- o patrocínio/ participação da arte/ cultura popular como instrumento de cooptação.

Carnaval/ São João devem ficar livres das rimas/ toadas dos babas tipo- "sou filha de Chiquita bacana/ aquela que canta com Roseana". Ninguém merece.

  

ASSIMILAÇÃO/ ADAPTAÇÃO : SITUAÇÃO/ OPOSIÇÃO

Durante 48 anos de mando/ desmandos da família Sarney, seus filhos(Roseana/Fernando/Zequinha) destroçaram todos os setores da atividade pública/privada no Maranhão- tudo ficou viciado/ corrompido.

A lei Sarney no resumo era : Sarney é Sarney. A interpretação tinha seus rígidos/caninos/fieis postulados, ou "riscado" como preferiam os do meio político, sempre em obediência aos preceitos do sarneísmo:

Artigo 1º- Todo poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos será exercido ;

Artigo  2º- Está lei entrará em vigor nas repetidas datas de eleições no Maranhão;

Artigo   3º-  Revoga-se todas eleições em contrário.

Sarney repetiu em dobro(48) o que Vitorino fez em 24 anos de politicagem/politicalha. A malha institucional que mantém o controle social, mesmo com a recente eleição de Flávio Dino ainda obedece Sarney.

A oligarquia Sarney tem os mesmos objetivos/métodos/modelos da dinastia dos Médici, que em intercalados 150 anos mandou no Sul da Itália.  Sarney pensa voltar ao poder para ficar por mais 100 anos.

O deputado estadual Adriano Sarney já apresenta-se como oposição do futuro. Adriano durante 25 anos tinha como nome de batismo Sarney Neto. Razões etílicas/políticas/ familiares fizeram-no mudar de nome.  

Eu tinha um cachorro pitbull com pedigree. O nome dele era "Rompe Ferro". Meus amigos achavam feio um pitbull com o nome de "Rompe Ferro". Mudei o nome para "Ralf". O bicho não assimilou/adaptou.

José Cirilo e o pedigree cultural. É muito besteirol em 4 minutos de entrevista. Depois de encolher os ombros e a cabeça como jabuti, Sarney Neto ou Adriano Sarney Filho explica porque entrou na política.



26 de novembro de 2014

JARDIM E MÃE NAGIBA : APONTAM NA MESMA DIREÇÃO, MAS POR CAMINHOS DIFERENTES

MarcioJardimeJoaquimHaickel

Para apontar com o dedo sujo na direção da maquete do Ginásio Costa Rodrigues, Mãe Nagiba apoia o braço esquerdo no direito. Coisas de violinista- "pega" com a direita e aponta com a esquerda. 

ROSEANA SARNEY É PELÉ DA INSEGURANÇA PÚBLICA : O MILÉSIMO ASSASSINATO TEM A MARCA DA IRRESPONSABILIDADE/INCOMPETÊNCIA DE NOMEAR UM GUARDA-COSTA PARA SEGURANÇA PÚBLICA

O pacífico/acolhedor Maranhão chega a triste estatística do milésimo assassinato antes que se finde o ano de 2014. As causas são variadas, entre os efeitos a insegurança coletiva se destaca.

Mas é preciso que se lembre a irresponsabilidade de Roseana Sarney, que no início do seu governo colocou um Agente de Polícia despreparado para comandar a Segurança Pública no Maranhão.

Roseana Sarney pagou a dívida da família Sarney com o Agente de Polícia Aluísio Mendes, que caguetando evitou a prisão do irmão de Roseana, Fernando Sarney na saudosa "Operação Boi Barrica".


O pagamento da dívida incluiu vidas inocentes. Era notório a falta de preparo de "Aluizinho". Enquanto o povo morre, Mendes levará vida folgada como federal- deputado, pois como Agente ficou difícil.

Essa estatística considera apenas a Segurança Pública. Se levantar os óbitos por desnutrição/ falta de saúde/saneamento Roseana Sarney ganha mais notoriedade- negativa - do que Pelé.

25 de novembro de 2014

ARNALDO ENTENDEU O RECADO : MELO CANSOU DE SER "GOVERNADOR PAPAGAIO" E NÃO VISITOU OBRAS EM SANTA INÊS E PINDARÉ NO "OMBRO" DE ROSEANA SARNEY

Arnaldo Melo cansou de ser fotografado como "governador papagaio"- no ombro de Roseana Sarney nas vistas/ inaugurações de obras. "Doravante não acompanharei Roseana, não sou palhaço".

PINDARE

Roseana Sarney esteve hoje(24) em Santa Inês e Pindaré. As visitas fazem parte da falsa estratégia do marketing ladrão- "ela roubou, mais fez". No rolo a Sarney aproveita para humilhar Arnaldo Melo.

HOSPITALSANTA

Melo não foi a vistoria, nem a inauguração. "Roseana dizia que era importante Arnaldo acompanhá-la para pegar o ritmo, mas era só sacanagem", revela o blogueiro GilbertoLS.

Em Santa Inês, Roseana admitiu não entregar o Hospital Macroregional(100 leitos). Depois de 4 longos anos, finalmente entregou a Univima em Pindaré.

Flávio Dino terá a árdua missão de fazer os "elefantes de mármore branco"- os hospitais - funcionarem. Mas todos os contratos/ execução/ medição das obras serão auditados pelo novo governo. 

HITCHOOK OU SHERLOC ? CÂMERA ESTAVA A ESPERA DA MORTE DE SARAIVA?

A elucidação do assassinato do fiscal Saraiva tem um detalhe curioso à ser investigado. Uma câmera fixa estava postada exatamente no ângulo, que alcançou o momento da execução do fiscal.

Saraiva foi atraído por um isca- aquele que leva a vítima para a "casinha"(local do assassinato). Pelos recursos de aproximação será fácil identificar autor/co-autor do estudado assassinato.

A estratégica localização da câmera é para chegar fácil ao executor ? A estranha coincidência é decorrência do local ser pista sem saída ? Uma câmera apontada para uma rua sem saída? 

Hitchcook ou Sherloc ? Seja qual for o resultado das investigações é importante tolerância zero na apuração deste crime. Afinal Saraiva investigava crime de sonegação fiscal em cargas de arroz.

PISSA, PISSA : ROSEANA SARNEY "HOMILHA" ARNALDO MELO E SÓ SAI DO GOVERNO DEPOIS DO NATAL

Roseana Sarney "homilha"- humilha e dá esperanças de milhões - Arnaldo Melo. A Sarney marca datas da suposta saída do governo, mas cada vez que se aproxima o dia empurra para frente.

Melo já foi apelidado de "governador papagaio de pirata". Arnaldo participa de todas inaugurações no ombro de Roseana Sarney. Contudo a cadeira de governador que é a boa "necas de pitibiribas"

A Sarney por intermédio dos blogueiros puxa-útero(GLS&Deças)anunciou 3 datas : 5/ 10/ 15 de dezembro. Todavia mandou adiar para depois do Natal, quando pretende inaugurar a Via Expressa.

Pisa, pisa.

24 de novembro de 2014

É DE EMPRÉSTIMO OS 2 BILHÕES QUE ROSEANA SARNEY DISSE QUE VAI DEIXAR NO CAIXA

Depois de "raspar o tacho" até o fim do governo, Roseana Sarney revelou de forma auspiciosa que "vai deixar 2 bilhões no caixa".


A "pegadinha" só foi descoberta após a postagem dos blogueiros puxa-útero da Sarney - sinônimo de puxa/sacos - nesta segunda(24).


"Os 2 bilhões que Roseana Sarney  disse que vai deixar no caixa do estado, é promessa futura de liberação de empréstimo(BNDES)", revela G.L.S. 

Roseana Sarney deve usar sutiã de aço. É preciso ser muito "peituda". Dizer que vai deixar 2 bilhões no caixa, quando na realidade é empréstimo!

MUDANÇA PARA SER BOA COMEÇA DENTRO DA BARRIGA DE CADA UM : DINO CORTA LAGOSTA E CAVIAR DO CARDÁPIO DOS LEÕES

Flávio Dino anuncia cortar lagostas/caviar/geleias francesas/ biscoitos ingleses/ queijos suíços entre outros itens  do opíparo-abundante/ suntuoso/ majestoso - cardápio do Palácio dos Leões.


O anúncio além de mostrar que a mudança para ser boa começa dentro da barriga/cabeça de cada um, traduz o respeito que Dino tem pela condição miserável em que vive o povo do Maranhão.


O rega-bofe nos Leões é tradição política antiga. Em 1955 as Oposições Coligadas lançaram ao governo do Maranhão o brigadeiro Hugo da Cunha Machado, que rompera com o vitorinismo.


José Machado, sobrinho do brigadeiro Hugo da Cunha Machado defendia ardorosamente a candidatura do tio, na Assembleia Legislativa dos ataques exaltados dos empedernidos vitorinistas.

Chagas Araújo era entre os vitorinista o mais exaltado. Machado aparteou Araújo, apostando que se Hugo Machado se elegesse governador do Maranhão, Araújo aderia "esfomeado" ao governo.

Araújo acusou o golpe. Em aparte denunciou a tradição dos "comensais" do Palácio dos Leões, no tempo em que o  vitorinismo promovia diariamente nababescos almoços para deputados :

"Estou criticando a candidatura do brigadeiro Hugo Machado, mas em hipótese alguma admito a possibilidade, caso ele seja eleito governador, de não beber e de não comer no Palácio dos Leões".

A culpa é do mordomo. De Sarney.

23 de novembro de 2014

ARRUMA AS MALAS : FAMÍLIA SARNEY ENTRE A EUROPA E EUA

José Sarney esteve na Europa, precisamente em Portugal. Na agenda encontro de "h" com o ex-primeiro ministro, o socialista Mário Soares.

O velho morubixaba maranhense estuda basear parte da família em Portugal, onde teria um castelo em estilo medieval na cidade de Sintra.

Para desgosto/ aflição de José Sarney, Roseana Sarney deve mesmo constituir empresas/negócios com o marido Jorge Murad em Miami, nos EUA.

Sarney orientado por juristas, gostaria de ver Roseana abrigada em país que dificultasse o processo judicial, em caso de eventual extradição.

Roseana/Jorge apostam na crise americana. Atualmente estrangeiro que entra com grana, abre negócios, gera emprego recebe "welcome"-bem vindo.  

Aruma as malas.

SOL AS ESCURAS : CEMAR DESLIGA TUDO PARA REPAROS

Escrevo a luz de velas. A Cemar desligou toda a corrente elétrica da Rua do Sol para reparos. São quatro semanas de sofrimento e baixa produção.

Espero poder voltar a rotina de trabalho ainda neste domingo(23). Vamos adquirir equipamentos para suprir os constantes cortes de energia elétrica.

Agradeço a compreensão de todos.


22 de novembro de 2014

ATENÇÃO TRANSIÇÃO PLANO DE DEFESA CIVIL URGENTE : CHOVE FORTE NO PIAUI

O governador eleito Flávio Dino tem que se antecipar a possibilidade de catástrofes com a chegada das fortes chuvas no Maranhão. Todos os anos é a mesma coisa- enchentes/prejuízos no campo e mortes na Capital.

No Piaui as chuvas começam a abrir crateras nas estradas. Roseana Sarney diz ter asfaltado, interligando as sede dos municípios aos povoados. Este inverno promete ser rigoroso. Que tal um Plano de Defesa Civil ainda na transição?

Todos aplaudiriam o espírito público do governo que sai/ do governo que entra. A prevenção de maiores proporções das enchentes é o melhor/maior resultado da propalada transição. Aposto nos resultados e bom senso de todos.

NOIVA DE VITORINO/VIÚVA DE SARNEY : CARIDOSO/DEÇA ANÁLISES INFANTIS PAUTADAS EM AMIZADES JUVENIS

Marcos Deça e Luís Caridoso em suas análises políticas sobre Flávio Dino e Holanda Junior pautam as reflexões nas amizades do governador do Estado/prefeito da Capital- grupos da infância/juventude.

Do transtorno delirante- bizarrismo/distorção da realidade - de Deça/Caridoso surgiria a Síndrome Política dos Peter Pan com a  "República do Marista"(Dino) e o "Grupo do Batista"(Holanda Junior).

Como se Dino/Holanda fossem "Dinolândia"- loja de brinquedos. Análise política sobre grupos de poder não permitem equacionar composições dentro dos singelos parâmetros apresentados.

Dino/Holanda tem o mesmos propósitos políticos. O "Pacto Geracional" não implica na fundação de "Clube do Bolinha". Creio experiência dos alijados durante o tempo de mando/desmando Sarney.

Podemos tratar de política- composição grupos de poder - com a linguagem coloquial. Todavia é preciso fundamentar as análises nas variantes próprias - grupo/ liderança/ estrutura de poder.

Deça/Caridoso tem experiência para fugirem dos pieguismo- familiaridade/ afinidade - no conteúdo da análise do atual processo político. Qual o objetivo ao infantilizar Governo/Prefeitura?

É preciso aceitar que eles(Flávio Dino/Holanda Junior) são os próceres  deste importante momento para o desenvolvimento do Maranhão. Caridoso parece noiva do vitorinismo, Deça viúva do sarneismo.

ROSEANA SARNEY TEME É A TERCEIRA FASE DA OPERAÇÃO LAVA-JATO : DEVEM SER PRESOS EX-GOVERNADORES(AS) E GOVERNADORES

A governadora Roseana Sarney esta "roendo os dedos". Motivo? Ela teme a terceira fase da Operação "Lava-Jato". Quando? Provavelmente de janeiro(2015) em diante. 

Roseana Sarney ficará sem foro privilegiado? A Sarney vai encarar as investigações da Operação "Lava-Jato" como uma cidadã comum? Antes de deixar o governo encontrará uma maneira de ter foro privilegiado?


 
Qual seria a solução para evitar investigação/prisão sem prévio conhecimento pelo foro privilegiado? Com o cargo de Conselheira do TCE-MA. Como e quem se aposentaria? O primo Álvaro Cesar Ferreira.  

Roseana Sarney passa o final de semana reunida com assessores jurídicos/políticos estudando a possibilidade de assumir o Tribunal de Contas do Estado- como Conselheira ou ainda disputar a Presidência do TCE. É possível ?

Washington Oliveira só precisou de 15 dias para assumir a vaga de Conselheiro. Roseana Sarney conseguiria fazer tramitar na Assembleia Legislativa todos os procedimentos para posse- edital e coisa e tal? É provável.

Roseana Sarney guarda a liberação das emendas como o soneto de fim de governo. Os deputados na sua maioria não sabem o que é um soneto, mas as emendas são as melhores/milionárias parte dos mandatos.

Será que eles sabem o que é soneto? O que é fidelidade? Não custa nada mostrar/para quem sabe quando mais tarde na prisão/ toda a cobiça/ganância sirva de reflexão. 
Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

21 de novembro de 2014

O PREFEITO/O POVO E A CLASSE POLÍTICA : EDNALDO NEVES NA CHEFIA DE GOVERNO DA PREFEITURA DE SÃO LUÍS

A saída de Rodrigo Marques da Chefia de Governo da Prefeitura de São Luís sinaliza maior dinamismo/entrosamento entre o prefeito, o povo e a classe política.

Para o cargo desponta Ednaldo Neves . Neves teve papel fundamental na articulação de grupos e liderança nos Diálogos pelo Maranhão. Trata-se de exímio articulador.

Ednaldo Neves pela habilidade política/habilitação como gestor/experiências administrativas lembra o saudoso/brilhante/deputado estadual/federal /articulador José Burnet. 

Burnet fazia a diferença no desempenho da função política/administrativa. Graças as articulações de Burnet,  João Castelo consegui fazer Gardênia Gonçalves Prefeita de São Luís em 1984.

Castelo lutava contra a impiedosa mídia sarney, que há 34 anos destrói reputações políticas/ físicas/ jurídicas/ administrativas. Burnet neutralizou ataques/ imprimiu vitoriosa ofensiva.

Ednaldo Neves tem exatamente todas estas qualidades inenarráveis- aquelas que não podem ser narradas, somente avaliadas. Mas é preciso cargo com estatura para medir sua desenvoltura.

Aposto no cabra. O cabra é bom.


 

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...