12 de novembro de 2014

DELÍRIOS&EJACULAÇÕES : JOSÉ SARNEY/ GARCIA MARQUEZ/ CARLOS ZÉFIRO E CHARLES BUKOWKI

Certa vez José Sarney criticou Gabriel Garcia Marquez por ter ter escrito o livro Memória de Minhas Putas Pobres(Record/2005/Tradução de Eri Nepomuceno).

A história é a narrativa de um cronista que pretende aos noventa anos ter uma noite louca de amor com uma virgem. Todos desejam a libido- energia sexual - de forma eterna.  

Sarney diz em suas memórias que não viveu a plenitude da mocidade/maturidade. Depois dos 80 afloram seus desejos mais ocultos em lugar público.

Santo Agostinho dizia que existiam três tipos de desejos : o do conhecimento/ o sexual/ e o de dominar. Muitas vezes esquecemos de uns em detrimento dos outros.

Depois vem a vontade e o arrependimento. Sem tesão o desenho é a forma de sublimar- canalizar de forma positiva - a lubricidade senil.  

image
O cartunista erótico Calos Zéfiro.


O escritor pornográfico Charles Bukowski. 

então queres ser um escritor?Charles Bukowski

se não sai de ti a explodir
apesar de tudo,
não o faças.
a menos que saia sem perguntar do teu
coração, da tua cabeça, da tua boca
das tuas entranhas,
não o faças.
se tens que estar horas sentado
a olhar para um ecrã de computador
ou curvado sobre a tua
máquina de escrever
procurando as palavras,
não o faças.
se o fazes por dinheiro ou
fama,
não o faças.
se o fazes para teres
mulheres na tua cama,
não o faças.
se tens que te sentar e
reescrever uma e outra vez,
não o faças.
se dá trabalho só pensar em fazê-lo,
não o faças.
se tentas escrever como outros escreveram,
não o faças.
se tens que esperar para que saia de ti
a gritar,
então espera pacientemente.
se nunca sair de ti a gritar,
faz outra coisa.
se tens que o ler primeiro à tua mulher
ou namorada ou namorado
ou pais ou a quem quer que seja,
não estás preparado.
não sejas como muitos escritores,
não sejas como milhares de
pessoas que se consideram escritores,
não sejas chato nem aborrecido e
pedante, não te consumas com auto-
— devoção.
as bibliotecas de todo o mundo têm
bocejado até
adormecer
com os da tua espécie.
não sejas mais um.
não o faças.
a menos que saia da
tua alma como um míssil,
a menos que o estar parado
te leve à loucura ou
ao suicídio ou homicídio,
não o faças.
a menos que o sol dentro de ti
te queime as tripas,
não o faças.
quando chegar mesmo a altura,
e se foste escolhido,
vai acontecer
por si só e continuará a acontecer
até que tu morras ou morra em ti.
não há outra alternativa.
e nunca houve.

A ELEIÇÃO DO FUTURO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DEVE PRIMAR PELA HARMONIA ENTRE OS PODERES E NÃO PELA HEGEMONIA DO GRUPO SARNEY

A passagem do Estado Absolutista para o Estado Liberal caracteriza-se pela separação dos poderes. Ao elaborar a Teoria da Separação dos Poderes- "os poderes são independentes e harmônicos entre si" - Montesquieu não priorizou a independência sobre a harmonia.


Mas no Maranhão o grupo Sarney prega a desarmonia futura entre o Legislativo e o Executivo. Roseana Sarney usa a renúncia como instrumento para fortalecer seu grupo na disputa pela presidência da Assembleia em fevereiro de 2015.


A eleição do futuro Presidente da Assembleia Legislativa deve primar pela harmonia e não pela hegemonia- supremacia - do grupo Sarney. O fato mostra o apego ao poder, concebido dentro da mentalidade patrimonialista- Roseana entrega o governo como uma propriedade privada para fins eleitoreiros.


Para Sarney a divisão dos poderes acontecia dentro do enunciado fossilizado há 50 anos :"todo poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos- Roseana/Fernando/Zequinha - será exercido". Todavia eles e seus suseranos/vassalos não se conformam.


A "Teoria dos Poderes Sarney" morreu com a passagem do ciclo oligárquico(Sarney) para o democrático(Dino). Dino prega a alternância desde a campanha eleitoral. As diferenças estão nos procedimentos/posturas/comportamentos.


11 de novembro de 2014

EU DUVIDO QUE DÊ CERTO : "ROSEANA SARNEY VAI RENUNCIAR PARA GARANTIR A ELEIÇÃO DO FUTURO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA"

Um sarneista "empedernido de quatro costados" disse que a governadora Roseana Sarney vai renunciar para garantir a eleição do futuro Presidente da Assembleia Legislativa.

A estratégia denunciada anteriormente pelo titular desta coluna eletrônica, consiste em fortalecer o grupo Sarney com o governo do estado(Arnaldo Melo)/presidência da Assembleia(?).

O problema é que ninguém do grupo Sarney quer ser o Presidente "boi-de-piranha"- aquele que vai se sacrificar perante Humberto Coutinho, para tentar eleger algum sarneista em fevereiro de 2015.

Edilázio(PV) foi sondado e até deixou a barba crescer para botar de molho- Nelma Sarney será a Presidente do Tribunal no biênio 2016/2018 - Junior não quer queimar a Presidência da sogra e provável reeleição.

"É melhor ficar do lado de Dino", disse um assessor do sarneista Edilázio. A situação de Junior- eleição(2014)/reeleição(2018) é idêntica a maioria dos outros parlamentares.

"Qual a razão de comprar briga com um governo que nem começou"? O questionamento é de um parlamentar "sarneista denorex"- aqueles que atualmente parecem, mas não são. 

Dino deve manifestar-se pela independência e harmonia entre os poderes. A tarefa da articulação ficará com Márcio Jerry, que pela desenvoltura na eleição de governador tem credencias suficientes.

O jogo político é bruto, não respeita os que dormem. Os deputados estaduais estão embalados pela última eleição na Casa de Manoel Beckmam- o governo foi derrotado - mas eu aposto na vitória dos futuros governista.

A acachapante vitória de Flávio Dino com 65% dos votos terá forte reflexo na Assembleia Legislativa. A dificuldade é que a boa parte dos parlamentares ainda age/pensa  com base clientelismo/fisiológico/patrimonialista.

Nada que a maioria não resolva pelo diálogo, que acontece com a desenvoltura que a movimentação merece. Afinal de contas o que Flávio Dino ganharia com a eleição de um "boi-de-piranha"? Aquele que fica até a eleição de Humberto Coutinho.

Será que ele está dizendo béééllo?

RENÚNCIA DE ROSEANA SARNEY É SÓ UM ATO COVARDIA? O GOVERNO QUARENTENA DE ARNALDO MELO É SÓ VAIDADE?

A provável renúncia da pusilâmine governadora Roseana Sarney é só um ato de covardia?  O governo quarentena do ganancioso Presidente da Assembleia Legislativa Arnaldo Melo é só vaidade?

A renúncia que tem o carimbo do patrimonialismo- dar por quarenta dias como propriedade particular o governo à Arnaldo Melo - esconde articulação para a futura Presidência da Assembleia.

O governo de quarentena de Arnaldo Melo guarda a ganância no véu da vaidade. Melo diz que não tem direito a aposentadoria como governador- teria que ocupar o cargo por 6 meses- e manda seus críticos estudarem.

Mas o esperto não diz publicamente que como deputado estadual por várias legislaturas tem direito a aposentadoria. Como o Fundo Parlamentar quebrou, Melo poderia fazer a opção pelo cargo de governador.

"Disso eu não abro mão. É um direito constitucional e coisa e tal", devem ser as justificativas de Arnaldo Melo quando tiver sangrando a Previdência Estadual em mais de 300 mil por ano.

Quanto a futura Presidência da Assembleia Legislativa, um café da manhã nesta terça(11) reuniu apenas os deputados com o DNA de Sarney por consanguinidade ou afinidade- Adriano Sarney/Andréa Murad/ Souza Neto/ Edilázio Junior.

Rogério Cafeteira já toma café coma turma de Dino. Cesar já anda de Pires na mão na direção dos "leões vermelhos". Graça como sempre ficará em Paz com todos os governos. Alexandre Almeida- aquele que prometeu nunca mais trair os Sarney - já fala fino.


Versos Íntimos
Augusto dos Anjos

Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!

O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!

O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,

Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
Renunciar seria solução?

10 de novembro de 2014

SECRETARIADO DE DINO TEM AS DIGITAIS DA TRANSPARÊNCIA/ COMPETÊNCIA/ HABILITAÇÃO/ PROBIDADE

A escolha do professor/doutor Alex de Sousa para a direção do Fundo de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico(FAPEMA) tem as mesma digitais dos Secretários do Governo Flávio Dino- transparência/competência/ habilitação/ probidade.

Como a maioria dos maranhenses torço para que as mudanças possíveis comecem acontecer logo nos primeiros dias- o fim dos privilégios da aristocracia rural/ urbana/ ; o tombo dos surfistas de todos os governos ; o aniquilamento da mentalidade patrimonialista/clientelista/ fisiológica.   

A FAPEMA- os recursos/estrutura -foram usados para fortalecer as alianças políticas da governadora Roseana Sarney com os sarnopetistas. Enquanto os estudantes sem vinculação partidária recebiam 360 reais- obrigados a processo classificatório/ relatórios - os aliados da oligarquia Sarney recebiam 4 mil reais sem estudar.

Este tipo de visão/gestão patrimonialista- aquela que usa o público como privado - foi desenvolvida na FAPEMA no governo de Roseana Sarney. As listas dos bolsistas eram elaboradas na SEDUC pelas "amigas do peito" de Roseana Sarney- Olga Simão/Graça Tajra/Carmem Aroso.

Flávio Dino está certo ao exigir formação além do nível superior(especialização/doutorado) para os cargos técnicos. Mas deve evitar uma nova "Sorboninha"- nome dado aos Secretários no 1º governo de Roseana Sarney.

Por enquanto o tempero do Secretariado -juventude/ experiência/ ficha limpa/ formação/ competência/ probidade/ vontade de acertar tem agradado as expectativas. Fica a certeza de que Flávio Dino é o titular do governo. Quanto aos aspectos políticos que ele trate  dentro dos compromissos públicos.   

Avante!

NO FINAL DO GOVERNO DA SARNEY SÓ ELA TEM SEGURANÇA DENTRO DOS LEÕES : A ESTRUTURA POLÍTICO-FINANCEIRA DA SEGURANÇA SÓ SERVIU PARA ELEGER ALOÍSIO MENDES

Ricardo Murad ensaiou no sábado(8) candidatura ao governo em 2018. Mas no domingo(9) a morte do Dr. Luís Alfredo Neto Guterres fez todos lembrarem do vaticínio de Murad :

"Com a volta de Roseana Sarney ao governo(2009) todos podem voltar a botar as cadeiras e conversar tranquilamente nas calçadas. Vamos acabar com a bandidagem".

Ricardo Murad o candidato "Cadeira nas Calçadas" era todo consternação ante ao corpo do Dr. Luís Alfredo Neto Guterres. A verdade é só uma independente da causa do crime :

No final do governo de Roseana Sarney só ela tem segurança dentro do Palácio dos Leões. A estrutura política/financeira da Segurança Pública só serviu para eleger o forasteiro Aloísio Mendes.

Era uma dívida de gratidão da família Sarney para com o Agente da PF Aloísio Mendes. Mendes é interlocutor privilegiado dos Sarney. Até uma Operação da PF que investigava os Sarney teria sido prejudicada.

A Segurança Pública do Maranhão chegou a este clima de "guerra perdida" pela gratidão da família Sarney ao forasteiro Aloísio Mendes. Enquanto isso as famílias perdem seus pais/filhos/netos/irmão.

9 de novembro de 2014

INDÍCIOS MOSTRAM QUE OS ASSASSINOS CONHECIAM A ROTINA/ HORÁRIOS/ DETALHES RESIDÊNCIA DO DR. LUÍS AFREDO

Os assassinos do Dr. Luís Alfredo Neto Guterres não o escolheram a esmo- sem estimativa. Os facínoras conheciam sua rotina/horários/ informações sobre as dependências da residência do médico.

Aparentemente as fotos abaixo comprovam não existirem vestígios de arrombamento dos portões da residência da vítima. Segundo alguns blogueiros os bandidos sabiam detalhes sobre o 2º andar da residência.


Como os bandidos sabiam destas informações rotina/horários/dependências? Quem informou? Sem dúvida cortar a orelha do médico serviu para aterrorizar  a todos que vivenciaram/presenciaram este bárbaro crime.

ALGUÉM ESPERAVA O MÉDICO PARA MATÁ-LO ? LUIS ALFREDO DISSE PARA OS ALUNOS QUE QUE IA EM CASA, MAS VOLTARIA RAPIDINHO

Um curioso/importante detalhe- um telefonema - pode ser a chave para a elucidação do bárbaro crime do médico Luís Alfredo Neto Guterres. As informações dos blogueiros miranteanos/caridosos são desencontradas.

Os "caridosos" afirmam que Luís Alfredo morreu na porta de casa vítima de um latrocínio- dois telefones celulares? Os miranteanos atestam que o médico foi atingido mortalmente dentro a sua residência no Jardim Eldorado.

Tanto os miranteanos como os caridosos informam que o médico reagiu para defender  o filho. Todavia as contradições persistem quanto ao local/ forma do latrocínio. 

"Caridoso" diz que o médico inicialmente foi golpeado com faca. "O filho viu a cena e foi para cima do assaltante, em seguida outro assaltante disparou contra o médico mortalmente.

O "miranteano" diz que o médico foi rendido, levado para dentro de casa. Um dos assaltantes subiu no 2º andar e trouxe o filho de Luís Alfredo sob a mira de arma. Luís Alfredo reagiu e foi atingido com um tiro na região cervical. 

O médico Luís Alfredo Neto Guterres deixou o Hospital Carlos Macieira, onde lecionava aulas práticas para 6 alunos, comunicando : "vou em casa, mas volto rapidinho". Foi barbaramente assassinado.

O que motivou seu retorno a sua residência? Luís Alfredo Neto Guterres recebeu algum telefonema o atraindo para o local do crime? Qual a razão/ interesse nos dois celulares da vítima? 

Antes de ser vítima de crime de encomenda o blogueiro Décio Sá desconfiou e fez a seguinte postagem :

Suposto pistoleiro aborda deputado em hospital

Um caso muito estranho aconteceu ontem pela manhã envolvendo do deputado Carlinhos Florêncio (PHS).
O parlamentar deixava o Hospital Geral (Centro de São Luís) com o filho onde foi visitar um paciente quando um homem começou a se aproximar por trás.

Carlinhos Florêncio foi abordado no Hospital Geral
O deputado não ligou pensando tratar-se de mais um eleitor. No entanto quando ele estava bem próximo, o filho do político resolveu saber do que se tratava.
- O que o senhor quer? – disse o filho de Carlinhos Florêncio.
O homem então puxou um envelope, tirou uma foto e perguntou, apontando para o deputado:
- Esse aqui (da foto) é esse aí (Carlinhos Florêncio)? – quis saber o estranho sem saber que estava falando com o filho do parlamentar.
- Não é ele não – respondeu;
- Ia matando o homem errado – retrucou o suposto pistoleiro exibindo uma arma na cintura e saindo rapidamente do local.
Como a pessoa da foto mostrada pelo estranho tinha um cavanhaque, o filho do deputado disse acreditar que se tratava do médico Luiz Alfredo Guterres, diretor do Hospital Geral e também ex-secretário de Saúde. Até recentemente ele usava cavanhaque.
Depois de deixar o hospital, Carlinhos Florêncio ligou para o diretor contando a história. O filho do político não conhece Luiz Alfredo pessoalmente.
A polícia está investigando o caso.

PROJETO DE REINVENTAR O SARNEISMO A PARTIR DE ROSEANA ESBARRA NO PACTO DE GERAÇÕES

Paralelo ao relançamento do livro "O Vitorinismo"(Instituto Geia)- com supervisão editorial/capa de Jorge Murad dá para acreditar? viúvas/carpideiras/blogueiros miranteanos esboçam projeto de reinventar o sarneismo a partir dos destinos Roseana Sarney- renúncia/permanência ou aposentadoria?


O projeto natimorto - feto que morre dentro do útero - esbarra no pacto de várias gerações anteriormente alijadas do processo das decisões políticas, que chegam ao governo sob o comando democrático transparente/ austero do governador eleito Flávio Dino.


Por outro lado foi a própria Roseana quem assinou o atestado de óbito do sarneismo. Foram quatro desastrosos/escandalosos mandatos de governadora- 1994/1998/2009/2010. Foram 16 anos aboletada na cadeira de governadora. Os escândalos- desvios de verbas/ fraudes foram superiores as poucas realizações eleitoreiras. 

Vamos levantar nos mandatos de Roseana Sarney obras/escândalos. A tarefa sem supervisão editorial- isso é que dá crédito ao meu trabalho diário - permitirá elencar as obras e os escândalos. Independente das postagens futuras, as últimas eleições decretaram a morte do sarneismo.

8 de novembro de 2014

APOSENTADORIA E MORDOMIAS : PEC DA RENÚNCIA DE ROSEANA SARNEY TRANSFORMA ELEIÇÃO INDIRETA EM SUCESSÃO PARTIDÁRIA

A PEC da renúncia de Roseana Sarney- aquela que descarta qualquer eleição - cria mais despesas para combalida Previdência Estadual.

Pela PEC da renúncia o Presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo assumiria o governo do estado sem necessidade de eleição.

A PEC da renúncia transforma eleição indireta na Assembleia Legislativa em sucessão partidária. Lá vai o Maranhão para o anedotário nacional.

Arnaldo Melo receberia no fim do mandato- aproximadamente 40 dias - aposentadoria 25 mil reais. A despesa anual seria de  300 mil reais.

É a tradicional luta pela manutenção dos privilégios feudais/aristocráticos de alguns, que perduram há mais de 100 anos no Maranhão.

Dino neles!



ROSEANA NA PONTA DO ESPIGÃO : O POVO NA ESCURIDÃO

Passei uma "noite de cão"- sem energia elétrica até 5 da manhã. Leio nos blogs amilhados- aqueles que comem  milho de galinha - que a governadora inaugurou o espigão com muita luz, cercada de baba-ovos e daqueles que faturaram com a obra.

roseespigão

A ingratidão desta moça é tão grande que sequer lembrou o nome do idealizador da obra- Max Barros - no sentido que foge ao enfoque de ponto turístico/ cartão postal e etc-etera/tercereta e tal. Para essa boba tudo é festa/ alegria/ribalta/luzes. 

Enquanto isso os moradores da Rua do Sol-Centro de São Luís amargaram mais uma noite de escuridão. Como na França a monarquia que governou por três séculos entrará em colapso nos próximos três anos, com o fim dos privilégios. 


Faltam 60 dias para o fim das vantagens feudais, aristocráticas no Maranhão. Lutaremos pelo fim da blindagem da Cemar no Procon/MP. A Cemar foi comprada por 1 real, fatura milhões e não respeita os consumidores no estado.

Vou mostrar as razões da Cemar nunca ter sido multada pelo PROCON(de Celson Beckman à Kleber Trinta Moreira). A importância de José Jorge Leite Soares- primo de Roseana Sarney - como diretor de relações Institucionais da Cemar.

Vocês vão entender como ocorreu/ os verdadeiros motivos da transação que privatizou a Cemar por 1 real. Qual a importância do alinhamento dos Diretores do Procon a família Sarney/Cemar. Isso tudo é realmente feudal/medieval.

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...