13 de outubro de 2014

COM EXCEÇÃO DOS LAGO : "NINGUÉM BANHA DUAS VEZES NO MESMO RIO"(HERÁCLITO)

Disse o filósofo pré-socrático que "ninguém toma banho duas vezes no mesmo rio". Mas a família Lago consegue mostrar em contrário no recém criado "Maranhão da Mudança".

Antônio Carlos Lago, o "Toinho Lago" irmão de sangue do ex-governador Jackson Lago presidiu a Empresa Maranhense de Administração Portuária. Agora quem banha lá é Ted Lago.

Heráclito queria dizer com a frase epigrafada que tudo flui e segue o seu ciclo natural. Mas no Maranhão independente do ciclo, as coisas se repetem em círculos com interseções- áreas comuns.  


Mas que diabos. A roda não gira. O rio só corre para um lago. Meu déus, meus déus "na barriga da miséria nasci no Maranhão". Eu sou do Maranhão diz que déus diz que dá o que ?

Vamos esperar para ver o que Ted dará.

TED LAGO NA EMAP : ELE TEM QUE PROVAR QUE OS LAGO NÃO AFUNDAM O PORTO- O PRIMO ANTÔNIO CARLOS LAGO JÁ ESTEVE LÁ

A indicação do empresário Ted Lago acendeu a luz amarela no Porto do Itaqui. Explico : Antônio Carlos Lago, irmão do governador Jackson Lago também esteve lá. Lago- o Antônio Carlos - presidiu a EMAP com a saída de João Castelo do cargo para concorrer a Prefeitura de São Luís.

Antônio Carlos Lago, o "Toinho Lago" caiu por interferência do Ministro dos Portos, Pedro Brito. Na época a queda de Toinho Lago foi comemorada como um golpe no nepotismo, que havia se instalado na EMAP com anuência do Palácio dos Leões. Embora Ted Lago não tenha parentesco com Dino ele tem uma dura missão :

Provar que os Lago não afundam/loteam  o Porto do Itaqui. Ted é filho de Eduardo Lago ex-concessionário da Coca-Cola em todo o Maranhão. Eduardo Lago é casado com Rosa Murad, irmã de Ricardo Murad. Mas é bom que se diga : a genética não define competência, ou define no Maranhão?

ERRAR É HUMANO REPETIR O ERRO É BURRICE : ELIZIANE GRANA COMEÇOU MURCHAR COM A DERROTA DE MARINA E QUER NEUTRALIDADE DE FLÁVIO NA DISPUTA PARA PREFEITURA DE SÃO LUÍS EM 2016


Flávio Dino errou ao não se posicionar em relação a eleição de Presidente da República- neutro qualquer que seja o resultado ele ganha esperança, mas perde a confiança de quem se eleger presidente- Dilma/AS.

Contudo a tese da neutralidade é defendida por muitos dos aliados de Dino. Tem quem já queira botar a etiqueta de vaselina em Flávio Dino. Eliziane Grana quer Dino "neutrinho" na eleição de Prefeito da Capital em 2016.

Da grana quer que Dino faça "escritinho" "Rosengana", que marcava reunião de parceria com Holanda e fugia para para o eixo Brasília(política); São Paulo(saúde) e Rio de Janeiro(Lazer).

                                E o dedo em cifrão?
 
Eliziane Grana quer bola no pé- dinheiro da família Sarney e goleiro amarrado - Dino isolado de Holanda. Do contrário ela vira "contrária". Eliziane Grana é a candidata da família Sarney à Prefeitura de São Luís em 2016. Mas "Jesus" não quer. 




DENTRO DA PROPOSTA DE MUDANÇA : RODRIGO MAIA NA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO

Flávio Dino assume ser cartesiano- indica os secretários por partes/do fácil para o difícil/ do urgente para os emergentes. Casa Civil/Articulação eram "favas contadas" desde o início da campanha.

Rodrigo Maia na Procuradoria Geral do Estado ficou dentro da proposta de mudança- procurador de carreira/ sem vinculações partidárias/ familiares/ comercias/ esportivas/ lazer com o governo.

Maia não tem nenhum parente influente que jogue baralho. Por sua vez o governador não tem a menor propensão à organizar mesas de carteados, como era costume no Casino "O Leão-Amigo ".

Maia será o responsável pela representação judicial/consultoria jurídica/ defesa dos Estado do Maranhão. Esse indicado vai ter trabalho antes/ durante o governo de Flávio Dino- falo das auditorias.

Boa sorte, jovem/ promissor Procurador Geral do Estado. Espero não ser acionado judicialmente por ele, mas é muito bom ver a renovação de quadros dentro destes critérios republicanos. Me erra Maia.


FERNANDINHO E BANDIDEÇA JÁ NOMEARAM SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO. SÓ FALTA FLÁVIO DINO OFICIALIZAR

O modus operandi é o mesmo de sempre. Fernandinho acostumado com os 50 anos de mando na comunicação dos governos da oligarquia não quer largar o osso. Bandideça está atrás de uma madrinha ou afilhada para manter sua mesada na Secretaria de Comunicação do Estado.

Ai a dupla resolve 'nomear' a ex-editora do Jornal O Estado do Maranhão, Wal Oliveira, para a Secom. Simples assim! Tudo em casa. 

Esse filme eu já vi. Esses dois junto com o secretário que 'golpeou' Jackson, Zeca Dinheiro tentaram a mesma armação no início do governo Holanda Júnior. Na época, o amigão de Flávio Dino era o 'independente' jornalista Itevaldo. Só que o Jerry sentiu cheiro de queijo estragado e não caiu na ratoeira.

Agora, a amiga do peito de Flávio Dino é a competente jornalista Wal Oliveira. E tome nota para a 'nova' secretária no Estado Maior. Doido é quem duvida!



Eu volto ao assunto pra contar mais. Enquanto isso, vá se divertindo com Tom e Jerry.

CADÊ OS DO POVO ? TRANSIÇÃO NAS MÃOS DA ARISTOCRACIA POLÍTICA DO MARANHÃO

Por enquanto a transição política/administrativa no Maranhão- Sarney para Dino - lembra os textos de Punfendorf do século XVII e as crônicas de Joaquim Haickel, o Mãe Nagiba no EMA : "Nos conferimos aos soberanos a autoridade soberana a fim de que eles se sirvam dela para ocasionar e manter a utilidade pública".

O governo que sai, definiu Ana Graziela Neiva- ela é sobrinha/descendente da linhagem do ex-governador Pedro Neiva de Santana(1974). O governo que entra, indicou Marcelo Tavares- ele é sobrinho/descendente da linhagem do ex-governador José Reinaldo Tavares(2006). Cadê os do povo ?

O que anima é saber que ainda nesta segunda-feira(13), o mal entendido será desfeito. Em conversa com "um dos do povo", que ombreia Dino ele garantiu: "as coisas/os nomes/procedimentos vão ser bem diferente do pensam/informam as Cassandras"- personagem da mitologia grega que fez profecias sobre o "Cavalo de Troia" sem ser levada a sério. Troia foi destruída.

Daqui pra frente tudo vai ser diferente ?

12 de outubro de 2014

DORME COM ESSA : LUÍS FERNANDO NA EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE DINO

A segunda-feira(13) poderá ensinar os professores de política alguns novos conceitos. Por exemplo o que é a era pós-Sarney - mudança para casa nova com mobília velha. 

O competente técnico Luís Fernando pode transformar-se em "sarnodinista" - ele deve ser indicado como membro da transição ou transeté-no molho do piquereté.

A pergunta é : Luís Fernando é membro da oligarquia ou "dinastia" ? Segundo um "sangue azul" ligado a Roseana, Luís Fernando "é indicação dos vermelhos".

"Está tudo acertado, não vai ter auditoria e o parecer final é "por tudo em dia", afirma o sangue azul. Será que depois de tantos discursos, acusações o resumo "é tudo em dia".  

Rapaz esse "sangue azul" tá querendo me queimar com os "vermelhos". Particularmente penso que Luís Fernando teria outro papel. Mas ele foi Secretário de Educação de Zé Reinaldo. 

Não há considerações gerais a fazer/tá tudo aí/ tá tudo aí/ para quem quiser ver/ chia/chia.




LUGAR DE LOBO É NA FLORESTA : "EU VOU VOLTAR PARA CASA"(EDINHO)

A votação de Edinho Lobão(33%) ficou bem abaixo da tradição histórica dos governistas- 40% dos votos válidos. 

O candidato Gastão Vieira(1.200) obteve 300 mil votos a mais do que Edinho Lobão. Em percentuais 33% a mais.

Edinho Lobão em entrevista diz que vai voltar para casa, cuidar dos seus negócios, honra as dívidas com os diletos.

Edinho reclama : "Se eu tivesse tido o tempo que teve o Luís Fernando" - foram exatos 90 dias. Portanto menos que Edinho. 

RECEITA PARA VIRADA : DILMA TEM DE ENCARNAR BRIZOLA E DESANCAR A REDE GLOGO

Não sou marqueteiro, mas vou me especializar até as próximas eleições. Falta insigth- aquele estalo /intuição/resposta rápida para a  maioria dos profissionais da área.

Como quase todos são importados- da publicidade comercial/propaganda oficial - os erros se generalizam independente do nível de campanha . A principal deficiência está na reação- capacidade de recuperação.

A turma do Aécio Neves é a melhor no item reação- vencer Marina no 1º turno é o melhor exemplo. Cartesianos como os bons mineiros foram por partes.

Mas Jack, o "Estripador também era cartesiano. Seu primeiro golpe tirava a consciência da vítima. Depois ele partia para as vísceras. Como Nero queria ver a primeira morada.

Dilma precisa encarnar Brizola- calar a Globo. Em seguida mostrar quem é Aécio Neves- playboy que aos 54 anos não casou, nem cansou das farras. Aquela do bafômetro vai nas vísceras.

Olha aí Dona Dilma.



IMAGEM MACABRA : ROSEANA INAUGURA O TÚMULO ELEITORAL DE CARLOS FILHO

PERDEU PLAYBOY


DEPOIS DA ELEIÇÃO SARNEY/LOBÃO NÃO SÃO MAIS "UMA SÓ FAMÍLIA" : "FIZ A CAMPANHA SOZINHO"(EDINHO LOBÃO)

Terminada  eleição para o governo em 2014, Sarney Lobão não são mais uma só família- Edinho dizia em passado recente que os Sarney e os Lobão eram uma só família.


Edinho neste domingo(12) que homenageia as crianças, despeja mágoas de forma subliminar em entrevista ao Imparcial-  jornal e jornalistas apoiaram o Lobão.

Fiz a eleição sozinho. O que mais me atrapalhou foi a expectativa dos convênios que foram firmados com o governo e não foram cumpridos" desabafou Edinho. 



O "véio" Sarney bota água na fervura na sua coluna dominical no EMA : "terminadas as eleições a tendência são as cobranças e a suspeita de traições. Tudo isso gera um clima pós-eleitoral muito tenso".



Roseana Sarney diz onde botou o dinheiro dos convênios. A "Branca" está organizando uma saída apoteótica com inauguração da da Via Expressa, IV Centenário e reforma do Italuís.  

Tem politico(a) que deveria começar o mandato pelo fim. Eles(as) ficam mais serenos/ responsáveis/ experientes. Que a boa lição do fim do governo de Roseana Sarney sirva para um bom começo de Flávio Dino.

 É por isso que eu torço, pelo Maranhão.



´NEUTRALIDADE DE DINO : RESULTADOS/ EFEITOS E PROJEÇÕES

A neutralidade - ficar em cima do muro esperando o vencedor - de Dino assemelha-se a postura histórica de Sarney com a ditadura/Collor/Itamar/FHC/Lula/Dilma e se bobear no futuro com Aécio Neves, em caso da provável eleição que se avizinha. Mas se Dilma se recuperar, Sarney é Dilma desde criancinha.


Qual a justificativa de ambos ? Não se incompatibilizarem com a Presidência da República. Porque qual motivo ? O Maranhão depende do governo federal para "subdesenvolver-se". Foi essa a justificativa durante o cinquentenário(50 anos) de Sarney no comando do estado.  


Qual a principal diferença entre Sarney/Dino ? Sarney usou a justificativa epigrafada, para em nome do desenvolvimento do estado desviar muito dinheiro. A cada década o Maranhão aumentava sua pobreza e Sarney a sua riqueza. Dino promete não usar a mesma tese para enriquecer : "não vou roubar, nem deixar que roubem".
Dino ganha/perde com a neutralidade. A qualquer um dos vencedores- Dilma ou Aécio - Dino a semelhança de Sarney fez gestos. Mandou o irmão para o encontro dos dilmista e o pai para o dos aecista. Ocorre que Dino não é mais mineiro do que Aécio e Dilma. Roberto Rocha já se apresenta como o mais mineiro dos aecistas, Gastão dos dilmista.

Como ensinou Foucault "o poder se exerce, onde tem poder tem reação". Digo o mesmo em relação a expectativa de poder que aureola Flávio Dino. Dino faz o jogo dentro do modelo passivo- para não desagradar o vencedor. A coerência lhe impõe votar em Aécio. A decência lhe indica Dilma .E a inteligência?

Entre a coerência/decência/inteligência qual a sua opção? Dizia Vitorino Freire : "quando você olhar um jabuti em cima de um coqueiro, foi enchente ou mão de gente". Flávio Dino pode ser considerado um jabuti ? O Maranhão é um coqueiro? É muito cedo para afirmar qualquer coisa a respeito de Flávio Dino. Mas sobre o Maranhão é tarde, muito tarde.


11 de outubro de 2014

SARARÁ/MÃE NAGIABA E CARIDOSOS : AS VIÚVAS E AS CARPIDEIRAS DE SARNEY

Começam as primeiras manifestações lamuriosas das viúvas- aqueles que mamaram por 50 anos - e das carpideiras- os caridosos muito bem pagos para "chorar" na campanha de Edinho.

Sarará se "enfia" no bom relacionamento com Marcelo Mobília Tavares, ponte com representantes/instrumentos da velhas prática. Já os caridosos abriram o berreiro dizendo :

"Sem Sarney, sem Roseana, o Maranhão ficará sem ministro a partir de 2015"(Manchete chorosa do Blog de Luís Cardoso neste sábado(11) sabático). Por ele acabou a representação nacional.

Ledo engano de Caridoso, Dino pelo histórico de vida/propósito na política poderá chegar na Presidência da República. Tudo vai depender do seu desempenho no governo do estado.

Diante de tanta miséria, "tirar o Maranhão da merda" o credencia a disputar até o Vaticano. Aquele que conseguir desenterrar a "caveira de burro", que Sarney criou para justificar os desvios é digno de reconhecimento nacional/internacional

Será que as manifestações livres/independentes do pensamento acabaram  no Maranhão ? Ocorre o contrário do que estava previsto pelos sarneista- "sem a oligarquia quem eles vão criticar" ?  

As críticas construtivas devem continuar, tendo com alvo o governo de Flávio Dino. A diferença será a ausência do escambo/ extorsão/ perseguição. Será que vamos conseguir? Será que tudo isso é em vão?

FORTE É O POVO : GOVERNO BOM NÃO TEM EMINÊNCIA PARDA- OS CHAMADOS HOMENS FORTES

Forte é o povo. Governo bom/eficiente não tem eminência parda- os chamados homens fortes. A presença dos "plenipotenciários"- aqueles que tem todos os poderes enfraquece os governantes.

A mídia/blogueiros não se libertam da mentalidade subserviente, mesmo quando não são os "chapa branca". Márcio Jerry de eminência parda é elogio ou tentativa de enfraquecer Dino?

Aposto na segunda hipótese. Na semana passada Jerry era chamado de desagregador/ difícil de trato e até de rato. Agora os blogueiros miranteanos/caridosos/imparciais e alguns entre os demais o chamam de "Sua Excelência, o Eminência".

"No Maranhão até o tempo mente"(Padre Vieira).

osdois

GOVERNO DINO : LOTEAMENTO DE CARGOS PODE TIRAR A ESSÊNCIA DA MUDANÇA

A propalada mudança- tema principal da campanha de Flávio Dino em 2014 - pode perder sua essência, mesmo antes da troca de endereço do futuro inquilino do Palácio dos Leões.

Flávio Dino na primeira semana como governador eleito passa a impressão de "estar mais perdido do que dinossauro, quando cai da boleia de caminhão da mudança ". 

Flávio ora corre para o lado da rua de Aécio Neves- tese da neutralidade mineira - ora manda Jerry para São Paulo se engajar na campanha de Dilma. Dino some e aparece no Facebook indicando secretários. 

A gafe de tratar do 2º escalão antes de definir o 1º foi corrigida. Contudo a nomeação de Marcelo Tavares- Casa Civil - produziu ondas de especulações baseadas no loteamento político do futuro governo de Dino.

O nome do "reinaldista" Marcelo Tavares foi bem recepcionado pelas velhas raposas da política maranhense, que ganharam interlocutor privilegiado na mobília da sala/copa/cozinha  do Palácio dos Leões. 

Todavia a presença de Márcio Jerry na Articulação indica renovação dos quadros/práticas políticas. Jerry pode acabar com o sistema de "alas" pautadas no patrimonialismo-clientelista-fisiológico. Ele tem 4 anos para isto.

Você aposta no melhor desempenho de quem? Tom ou Jerry? Informe, comente, opine. Use o anonimato para fugir da possibilidade de perseguição, mas se quiser identifique-se.



10 de outubro de 2014

MÁRCIO JERRY ESTÁ EM SÃO PAULO : NA PAUTA A CAMPANHA/ELEIÇÃO DE DILMA NO MARANHÃO

O futuro Secretário de Articulação Política e Relações Federativas do Maranhão, o jornalista Márcio Jerry já desempenha as  funções, objetivando bom/produtivo trânsito na eventual reeleição de Dilma.

Márcio Jerry articula em São Paulo a ação da militância do PC do B maranhense na campanha de Dilma- 2º turno. A estratégia devolve espaços políticos perdidos com a declaração de neutralidade de Dino.

Jerry(PC do B-MA) terá oportunidade de mostrar resultados à Dilma. Não será fácil. Sem o governador/deputados estaduais/federais a eleição se torna urbana- Capital/ Sede dos Municípios. A "Bolsa" é forte nos Povoados/Trizidela/Sembau.

É impossível repetir em votos válidos os 69% obtidos por Dilma no 1º turno. Pode ser até que esse percentual aumente, mas não o número de votos. O importante é que o PC do B reagiu ao monopólio dos sarnopetistas na campanha de Dilma no Maranhão.

A pergunta é : como auferir a produtividade- votos dados a Dilma - entre os comunistas e sarnopetistas ? É só comparar o 1º com o 2º turno- quem venceu(1º turno) nas cidades tem o dever de manter a média no segundo turno. Aí teve trabalho/resultado.   

Porque tudo é resolvido em São Paulo ? É porque Narciso acha feio o que não é espelho ? Não é a força da grana que que ergue e destrói coisas belas. Imagina tu Cesar Bello ?

MELÔ DE MÃE NAGIBA : COMO UMA ONDA NO MAR


JÁ ? MÃE NAGIBA QUER SER CONSELHEIRO DE FLÁVIO DINO

Os seres humanos guardam características diversas. Uns nascem sinceros, críticos, desinteressados. Outros dissimulados, hipócritas, interesseiros.

Dino ainda não foi empossado. Os lambe-saco já estão de línguas ensaboadas. Mãe Nagiba que dava receitas para o sucesso eleitoral de Edinho há 3 semanas, agora dá conselhos administrativos à Dino.

O post é "Caso eu fosse Flávio Dino...."(blog do Jorge Babão Aragão). É um tratado de como puxar saco e se dar bem em governos. Não dá para assistir a isso calado. Nagiba quer alugar as concessões de rádios/televisões para o governo de Dino?

Vai te catar Mãe Nagiba.  Dino "cata" Mãe Nagiba como "técnico competente" para o 1º escalão? O diabo é quem duvida. Sarney eleito governador(66) carregou Líster Caldas para o Palácio dos Leões- Líster era o mais vitorinista entre os vitorinistas.

Líster Caldas, irmão do desembargador Tácito Caldas- aquele do barrigão que impressionava Sarney - é o autor da frase : "quem viver verá". Marcelo Tavares é mobília de Zé Reinaldo na Casa Civil e faz "ver o que já foi visto". 

Será que vão ressuscitar Líster Caldas, Tácito Caldas, Marconi Caldas ? Não sei. Mas afirmo com toda a certeza que enterraram Marcos Caldas. Essa é uma vitória real do processo de mudança prometido por Dino na campanha de 2014. 

TRANSIÇÃO POLÍTICA : ENTRE O VELHO E O NOVO DINO INDICA MARCELO TAVARES PARA CASA CIVIL E MÁRCIO JERRY PARA ARTICULAÇÃO POLÍTICA

O governador eleito Flávio Dino mostra-se receptivo/reflexivo/tolerante as críticas oportunas do Blog do Cesar Bello- aquela de tratar antecipadamente do 2º escalão sem definir o 1º . 

Ciente do erro na definição da hierarquia administrativa, Dino consertou/indicou/comunicou pelas redes sociais- sem dar privilégios a este ou aquele veículo de comunicação - dois membros do 1° escalão :

A transição começa entre o velho- Marcelo Tavares na Casa Civil - e o novo- Márcio Jerry na Articulação Política. Dino evita assim as labaredas do fogo-amigo e do fogo-inimigo em "riba" de Marcelo Tavares.

A indicação de Jerry para Articulação Política arrefece/tranquiliza os vermelhos(P C do B) e todos os partidos do  arco de alianças. A ocupação do posto por Jerry é indicativo de que Dino quer renovar os quadros políticos.

Volto em instantes com a repercussão das indicações(Tavares/Jerry) nas classes políticas/empresariais. Enquanto isso divirta-se um pouco com a briga do rato(Jery) com o gato(Tom).