9 de junho de 2014

TE LIVRA DOS TRINTA : EDINHO QUER ULTRAPASSAR OS 30%

O estágio mais difícil da campanha do candidato governista, Edinho Lobão é ultrapassar os 30%. O percentual o azucrina a vida inteira. Chegou a hora de Edinho vencê-lo, ou ficar derrotado para sempre nos humilhantes 30%.

Afora o apelido- Edinho 30%, que o relacionaria a pagamentos ilegais de obras/serviços durante o governo do pai, Edson Lobão(1990), ultrapassar os 30% é tornar sua candidatura competitiva/ameaçadora.

Como livrar-se dos 30%? Respondendo a cada uma das denúncias de suposto enriquecimento ilícito. Como ultrapassar o 30% ? Com o trabalho do gigantesco grupo político que torce, ao mesmo tempo não torce por sua vitória.

Falam em pesquisas otimistas para o candidato governista, Edinho Lobão. Sobre a pecha de 30%, o marketing de campanha preferiu o ataque(ações judiciais) contra jornalistas/blogueiros, como defesa do nome do candidato.

Edinho, te livra dos trinta.

8 de junho de 2014

A MANCHETE DA SEMANA : ASTRO DE OGUM CONVIDA OS FOLIÕES PARA O SÃO JOÃO(BLOG DO LUÍS PABLO)

Foliões para o São João? Esse Luís Pablo deveria se "inscrever" para a vaga de José Chagas na Academia Maranhense de Letras. Pelas chagas de Cristo o vocabulário não chega para usar brincantes?

"Pablo Creyson" é filho de Luís Cardoso. O texto tem a genética dos "caridosos". Não é por nada não, mas não custa pedir "auxílio aos universitários". Essa manchete tem de constar no anais do "blog/b a pá". 

MÃE NAGIBA PREVÊ ROBERTO KENARD NA ACADEMIA MARANHENSE DE LETRAS, EU PREFIRO O PROFESSOR RAMIRO

Mãe Nagiba por mal traçadas linhas prevê : "a eleição do poeta/blogueiro Roberto Kenard  na Academia Maranhense de Letras".

Nagiba chegou a AML com o livro "Memórias de Uma Caneta Bic". A marca dessa imortal canetada foi o bico de Fernando Sarney.

O interessante é o passado revelado. Nagiba fala de "outras cositas"- erva/pó? curtidas em conjunto na fase adolescência/adulta.

Estas crianças não tem jeito. Gordas ou magras, altas ou baixas sempre de olhos em presentes- Academia de Letras na velhice?

Eu prefiro o professor Ramiro. Saudade das suas participações, ensinando na Rádio Capital : "Renato não confunda parafunda com furabunda". 

Laura Damous versejou : "Para quer ser par/ se o mais que perfeito é ser impar". Nagiba quer transformar AML em jogo de palitos? Sacanagem.

  

ESTRATÉGIA : REPRESENTAÇÃO E RESULTADOS NA CHAPA DE DINO PARA FREAR CRESCIMENTO DE EDINHO

Articuladores mais a esquerda de Flávio Dino defendem representação política, bons resultados administrativos na nova composição da chapa(vice) e do nome para disputar o Senado.

Carlos Brandão(vice) e Roberto Rocha(Senado) não tem representação, nem trabalho para apresentar no embate que se avizinha. Edinho cresce de forma progressiva, ameaçando a eleição de Dino. 

O nome do ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo(PDT) é sempre bem lembrado para a vaga de vice-governador. Gonçalo tem trabalho e representação política. O difícil é fazê-lo aceitar. 

João Castelo(PSDB) é o melhor nome  para o Senado, com 40% das intenções de votos. O ex-governador tem discurso de obras por todo o Maranhão. Difícil é a renúncia de Roberto Rocha.

7 de junho de 2014

ROCHA FICA TIRIRICA : ROSEANA NOMEIA FURTADO E WEVERTON PERDE AS ESPERANÇAS DE FURTAR

Weverton Rocha ficou "tiririca". Explico : Roseana Sarney nomeou ontem(6) Danilo Furtado para SEDUC(Educação do Estado), antes da terça-feira(10), quando Lupi se reunirá com o Lobo(Edinho).


Weverton Rocha chegou a "vender" Rosângela Curado como vice para Edinho Lobão. Rocha queria a SEDUC pelo "passe" de Curado. Roseana Sarney teria dito : "Weverton Rocha na Educação? nem por 1 segundo".

Rocha ao saber da nomeação de Furtado, teria autorizado Bandideça a usar os flanelinhas- blogueiros que dividem os 12 mil reais apurados no Gabinete de Rocha, para desestabilizar Geraldo Castro da SEMED(Educação do Município).

A bandidagem vai perdendo a força. Rocha ficará sem SEDUC, sem SEMED. Bandideça fez postagem criticando a "falta de tesão da Sarney- "Roseana não que participar de articulações mais intensas". No caso dispor a SEDUC.

Olha a isca : 

O processo eleitoral e a importância de Roseana…

A governadora Roseana Sarney (PMDB) não parece mais a mesma.
Fundamental para o seu grupo político desde que se elegeu pela primeira vez, em 1994, ela liderou todas as eleições seguintes, influenciando diretamente o resultado de cada pleito.
Roseanasorri
Roseana: de bem com a vida pessoal, desinteressada do poder
- Se reelegeu, no 1º turno, em 1998;
- Elegeu o vice José Reinaldo Tavares (hoje no PSB), também no 1º Turno, em 2002;
- Enfrentou, e venceu, um consórcio de candidatos, em 2006;
- E reelegeu-se novamente no 1º Turno, em 2010.
Mas hoje, Roseana parece desinteressada da condição de líder carismática e fenômeno eleitoral que venceu eleições – ou ajudou a vencer – até em São Luís.
Ela tem abdicado do debate político e das lides eleitorais, recolhendo-se ao Palácio dos Leões e evitando articulações mais intensas para o processo eleitoral que se avizinha.
A governadora que se transformou na “melhor” prefeita de São Luís em todos os tempos parece não mais se importar com o reconhecimento do eleitor.
E tem perdido a chance de mostrar à população quem é que realmente faz pelo estado e pelo município.

ASTRO DE OGUM ORGANIZA SÃO JOÃO COM ALEGRIA E SEGURANÇA NO PARQUE FOLCLÓRICO DA VILA PALMEIRA

Com as apresentações dos grupos de bumba-meu-boi da Maioba, de Morros e  da artista maranhense Teresa Cantu, será dada a largada neste sábado, às 20 horas, o São João do Parque do Folclore da Vila Palmeira.
Com temática : “São João do Maranhão, do Brasil e do Coração”, o Parque Folclórico da Vila Palmeira promete muita animação/paz/segurança estendendo-se até o dia 12 de julho, data da partida final da Copa do Mundo.
O São João do Parque da  Vila Palmeira é organizado pela Federação do Folclore do Maranhão, que tem como presidente o animador cultural Paulo de Aruanda. Na coordenação o vereador Astro de Ogum (PMN).
O vereador-Presidente da Câmara de São Luís, Astro de Ogum fala da expectativa de mais uma festa junina, priorizando a alegria, paz e segurança do público frequentador :


DE VOLTA AO TRABALHO

Na última semana a produção do blog baixou drasticamente. Motivo : o titular desta coluna eletrônica acompanhava sua genitora em exames/consultas/retornos.

A rotina é estafante, fato que impossibilitou postagens regulares. Cumprida a missão com satisfação, volto a dedicação costumeira/imparcial dos temas políticos do Maranhão.

O retorno é paulatino, posto que perdi a agenda telefônica/eletrônica(contatos). O celular pifou a placa-mãe. Mas o blogueiro não perdeu a venerada mãe. Um abraço a todos e vamos em frente.  

6 de junho de 2014

A IMPORTÂNCIA DOS BLOGS NAS ELEIÇÕES DO MARANHÃO : O DISSE-NÃO-DISSE

Os blogs ganharam importância no Maranhão, em especial na Capital. Qual a razão ? A censura, linhas editorias rígidas dos meios de comunicação- rádios/jornais/televisões com raras exceções.

Seguindo o mapeamento eleitoral tradicional- vitória do governo nos rincões/vitória da oposição nos médios/grandes municípios, a  Capital decidirá a eleição/governo. Qual a importância dos blogs?

Blog terão importância fundamental na eleição para o governo. São 24 horas de propaganda "intiriça"- sem parar, com preço bem abaixo da tabela "tradicional" . Custo? Talento/ credibilidade.

O governo não quer terminar abaixo dos 40%(dos votos). A oposição espera manter-se acima dos 50%( das intenções), conquistados em razão do desgaste de 50 anos do sarneísmo. Como?

Ação estratégica nos blogs, principalmente em São Luís, que pelas estimativas midiáticas/eleitorais é quem decidirá as eleições/governo/2014. Infelizmente o que se lê é só disse-não-disse :

1)Dino disse-que-não-disse : "se não pode votar nele(Jackson), votem neste humilde servo do senhor". A declaração é da eleição de 2010, servindo para a desconstrução da imagem em 2014.

2)Edinho diz que a condenação criminal-empresa de TV em São Mateus, não impede sua candidatura ao governo. A condenação também é de 2010, servindo para macular o governista em 2014.

Como se vê o espaço é muito mal aproveitado/trabalhado. Espera-se nestes 4 meses de eleição o amadurecimento dos blogs. Do contrário perde força(credibilidade). Vamos dar a nossa contribuição. 

Voltaremos a produtividade normal em horas.

5 de junho de 2014

GREVE NA EDUCAÇÃO É PARA DETONAR GERALDO CASTRO

As especulações sobre a queda do Secretário de Educação do Município, Geraldo Castro apontam para o interesse político- o PDT de Weverton Rocha quer a Semed de volta, como prioridade da greve dos professores da Capital.

A greve foi decretada ilegal  pela ausência da publicação de edital de convocação; do aviso de greve a sociedade; mínimo de prestação do serviços e percentuais acima da capacidade de endividamento do município de São Luís.   

Weverton Rocha esteve em negociação com o governo do Estado. Rocha "vendeu" Rosângela Curado de vice-governadora para Edinho. Roseana Sarney teria dito que "não era louca para botar um rato na Educação do Estado".

Com a negativa de Roseana Sarney, Weverton Rocha arma a "ratoeira prá riba" da Educação do Município. Rocha que emplacar Kariadne Maia, a "Katita", ex-adjunta da Semed, que foi exonerada pelo atual Secretário de Educação, Geraldo Castro. 

"Eu quero é me eleger", teria dito Weverton Rocha.

4 de junho de 2014

FIM DAS GREVES(TRANSPORTE/EDUCAÇÃO) : INTENÇÕES/REFLEXÕES

Duas greves sacudiram a gestão de Edvaldo Holanda Junior nas últimas semanas- Transportes/Educação. Algumas reflexões martelam o inconsciente coletivo dos ludovicenses:

1- Porque o Ministério Público cobra o TAC- pagamento de 7 milhões da Prefeitura de São Luís para aos empresários, mas não cobra destes a qualidade na prestação dos serviços?

2- Porque "Bandideça" afirma com imperativo categórico "Ela foi fundamental no processo...."? Quem é ela? Lítia Cavalcante, Promotora do Consumidor em São Luís. 

Por essa nem Gonçalves Dias ou "Goncalvinho" esperavam : Enfim te vejo- enfim posso/Curvado aos teus pés dizer-te/Que não cessei de querer-te/ Depois de tanto senhora/ Ver-te e falar-te outra vez(Ainda uma Vez Adeus).


Volto com as reflexões da Educação. 

BAGAÇO DO "CABAÇO" : CNJ PUNE DESEMBARGADOR COM DISPONIBILIDADE E A JUÍZA FOI CONDENADA A USAR CINTO DE CASTIDADE ?

Não tem inocentes nessa história de assédio que envolve o desembargador Jaime Ferreira de Araújo e a então candidata ao cargo de juíza, a baiana Sheila Silva Cunha.

Pela transcrição do diálogo entre o desembargador e a candidata a juíza, percebe-se desde o início que ambos usam da sensualidade e abusam das ambiguidades:


O desembargador fez uso de estratagema amadora, para conseguir obter o celular da candidata, que cede facilmente escrevendo no livro do "inquiridor".     

As insinuações são recíprocas. O tom da voz da candidata exala sensualidade. O desembargador mostra-se um predador ágil e operante. 

O uso do pronome "ele" pela "presa" é mais do que sugestivo. Risos e suspiros são indícios de uma falsa ou real predisposição entre ambos?

O momento de cumplicidade ocorre quando o desembargador sugere que o marido da advogada viaje pela manhã. Questionada a "vítima", reponde que "ele" vai sim.

Tudo não passou de um licute(flerte) ou poder-se-ia falar em assédio sexual? O desembargador foi julgado e posto em disponibilidade temporária. E a juíza condenada usar cinto de castidade ? 

Uma frase é fundamental para arguir-se a contradição ou contrariedade. É quando a candidata/futura juíza reclama para o desembargador em tom meloso/sensual/sutil:

"A gente já foi inquirida neste direito judiciário, o senhor vai me perguntar de novo, está me preocupando. Vamo, vamo...". Será que ela queria ditar as perguntas que deveriam ser feitas.

O diálogo do suposto assédio durou exatos 50 segundos. Se  fossem 69 segundos, não teria dúvida que a culpa recairia sobre as duas cabeças errantes. 

Vejam a degravação e tirem suas conclusões.    

Jaime- Porque a senhora  não atendeu meu telefone?(quem deu o telefone para ele? Ela?)
Sheila- Ele chegou.
Jaime- Vocês ficam até quando?
Sheila- Até amanhã?
Jaime- Vocês vão embora amanhã?
Sheila- Ele né. Eu fico vou ver o resultado.
Jaime- O resultado sai amanhã de tarde.
Sheila- Reunião aqui ?
Jaime-Manda ele ir de manhã.
Jaime-Manda ele ir embora amanhã de manhã.
Sheila- Ah é!(Risos)
Jaime- Vai mesmo?
Sheila- Vai.
Jaime-Ai que bom.
Jaime- Então amanhã a tarde a gente se fala.
Jaime- Sheila Silva Cunha
Sheila- Sheila Silva Cunha.
Jaime- Vamos começar pelo Direito Judiciário.
Sheila- A gente já foi inquirida neste direito Judiciário. O senhor vai me perguntar de novo, está me preocupando. Vamo, vamo.
Jaime- Vou fazer uma bem fácil para você.


Je teme ou Jaime teme?


Sobrou para Jaime o bagaço da laranja ou do cabaço? As "puritanas" festejaram abanando anáguas e togas. "Adeus "cidade do nu. Tirei três cabaços e arrebentaram a prega do meu c". 



3 de junho de 2014

CUMPRINDO A ESTRATÉGIA : ARNALDO MELO DESISTE DO SENADO E ROBERTO ROCHA PORQUE NÃO FAZ O MESMO?

Como a coluna antecipou- Arnaldo Melo desistiu da candidatura ao Senado, Melo apenas ocupava espaço para impedir o avanço do então candidato único das oposições, Roberto Rocha.

A estratégia foi organizada previamente pelos "marqueteiros da política" João Alberto(próximo das bases, o articulador), Sarney(no Senado, o mentor), Edson Lobão(próximo de Dilma, o operador).

Esse mesmo trio lincou Edinho a Dilma "por cima/por baixo", no episódio do Bolsa-Família. "Trambos"- o que vai alem de ambos, conseguiram estimular/derrotar no STF o PSDB de Aécio Neves.

Agora, Sarney/João Alberto/Edson Lobão voltam "arcos e flechas" para o Senado. A oposição como sempre fica "chupando dedo". A imatura candidatura de Roberto Rocha(PSB) é o pipo do capricho eleitoral.

Roberto Rocha não descola nem sentado no colo de Flávio Dino- "gugu,papá,votá não dá". Rocha deve abdicar da candidatura pré-derrotada ao Senado, garantindo a eleição de Castelo, que tem 40% dos votos. 

Roberto Rocha receberia o perdão do eleitorado oposicionista pela traição perpetrada em 2010, quando com outra candidatura pré-derrotada tirou a certeza da eleição de José Reinaldo para o Senado. 

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...