6 de junho de 2014

A IMPORTÂNCIA DOS BLOGS NAS ELEIÇÕES DO MARANHÃO : O DISSE-NÃO-DISSE

Os blogs ganharam importância no Maranhão, em especial na Capital. Qual a razão ? A censura, linhas editorias rígidas dos meios de comunicação- rádios/jornais/televisões com raras exceções.

Seguindo o mapeamento eleitoral tradicional- vitória do governo nos rincões/vitória da oposição nos médios/grandes municípios, a  Capital decidirá a eleição/governo. Qual a importância dos blogs?

Blog terão importância fundamental na eleição para o governo. São 24 horas de propaganda "intiriça"- sem parar, com preço bem abaixo da tabela "tradicional" . Custo? Talento/ credibilidade.

O governo não quer terminar abaixo dos 40%(dos votos). A oposição espera manter-se acima dos 50%( das intenções), conquistados em razão do desgaste de 50 anos do sarneísmo. Como?

Ação estratégica nos blogs, principalmente em São Luís, que pelas estimativas midiáticas/eleitorais é quem decidirá as eleições/governo/2014. Infelizmente o que se lê é só disse-não-disse :

1)Dino disse-que-não-disse : "se não pode votar nele(Jackson), votem neste humilde servo do senhor". A declaração é da eleição de 2010, servindo para a desconstrução da imagem em 2014.

2)Edinho diz que a condenação criminal-empresa de TV em São Mateus, não impede sua candidatura ao governo. A condenação também é de 2010, servindo para macular o governista em 2014.

Como se vê o espaço é muito mal aproveitado/trabalhado. Espera-se nestes 4 meses de eleição o amadurecimento dos blogs. Do contrário perde força(credibilidade). Vamos dar a nossa contribuição. 

Voltaremos a produtividade normal em horas.

5 de junho de 2014

GREVE NA EDUCAÇÃO É PARA DETONAR GERALDO CASTRO

As especulações sobre a queda do Secretário de Educação do Município, Geraldo Castro apontam para o interesse político- o PDT de Weverton Rocha quer a Semed de volta, como prioridade da greve dos professores da Capital.

A greve foi decretada ilegal  pela ausência da publicação de edital de convocação; do aviso de greve a sociedade; mínimo de prestação do serviços e percentuais acima da capacidade de endividamento do município de São Luís.   

Weverton Rocha esteve em negociação com o governo do Estado. Rocha "vendeu" Rosângela Curado de vice-governadora para Edinho. Roseana Sarney teria dito que "não era louca para botar um rato na Educação do Estado".

Com a negativa de Roseana Sarney, Weverton Rocha arma a "ratoeira prá riba" da Educação do Município. Rocha que emplacar Kariadne Maia, a "Katita", ex-adjunta da Semed, que foi exonerada pelo atual Secretário de Educação, Geraldo Castro. 

"Eu quero é me eleger", teria dito Weverton Rocha.

4 de junho de 2014

FIM DAS GREVES(TRANSPORTE/EDUCAÇÃO) : INTENÇÕES/REFLEXÕES

Duas greves sacudiram a gestão de Edvaldo Holanda Junior nas últimas semanas- Transportes/Educação. Algumas reflexões martelam o inconsciente coletivo dos ludovicenses:

1- Porque o Ministério Público cobra o TAC- pagamento de 7 milhões da Prefeitura de São Luís para aos empresários, mas não cobra destes a qualidade na prestação dos serviços?

2- Porque "Bandideça" afirma com imperativo categórico "Ela foi fundamental no processo...."? Quem é ela? Lítia Cavalcante, Promotora do Consumidor em São Luís. 

Por essa nem Gonçalves Dias ou "Goncalvinho" esperavam : Enfim te vejo- enfim posso/Curvado aos teus pés dizer-te/Que não cessei de querer-te/ Depois de tanto senhora/ Ver-te e falar-te outra vez(Ainda uma Vez Adeus).


Volto com as reflexões da Educação. 

BAGAÇO DO "CABAÇO" : CNJ PUNE DESEMBARGADOR COM DISPONIBILIDADE E A JUÍZA FOI CONDENADA A USAR CINTO DE CASTIDADE ?

Não tem inocentes nessa história de assédio que envolve o desembargador Jaime Ferreira de Araújo e a então candidata ao cargo de juíza, a baiana Sheila Silva Cunha.

Pela transcrição do diálogo entre o desembargador e a candidata a juíza, percebe-se desde o início que ambos usam da sensualidade e abusam das ambiguidades:


O desembargador fez uso de estratagema amadora, para conseguir obter o celular da candidata, que cede facilmente escrevendo no livro do "inquiridor".     

As insinuações são recíprocas. O tom da voz da candidata exala sensualidade. O desembargador mostra-se um predador ágil e operante. 

O uso do pronome "ele" pela "presa" é mais do que sugestivo. Risos e suspiros são indícios de uma falsa ou real predisposição entre ambos?

O momento de cumplicidade ocorre quando o desembargador sugere que o marido da advogada viaje pela manhã. Questionada a "vítima", reponde que "ele" vai sim.

Tudo não passou de um licute(flerte) ou poder-se-ia falar em assédio sexual? O desembargador foi julgado e posto em disponibilidade temporária. E a juíza condenada usar cinto de castidade ? 

Uma frase é fundamental para arguir-se a contradição ou contrariedade. É quando a candidata/futura juíza reclama para o desembargador em tom meloso/sensual/sutil:

"A gente já foi inquirida neste direito judiciário, o senhor vai me perguntar de novo, está me preocupando. Vamo, vamo...". Será que ela queria ditar as perguntas que deveriam ser feitas.

O diálogo do suposto assédio durou exatos 50 segundos. Se  fossem 69 segundos, não teria dúvida que a culpa recairia sobre as duas cabeças errantes. 

Vejam a degravação e tirem suas conclusões.    

Jaime- Porque a senhora  não atendeu meu telefone?(quem deu o telefone para ele? Ela?)
Sheila- Ele chegou.
Jaime- Vocês ficam até quando?
Sheila- Até amanhã?
Jaime- Vocês vão embora amanhã?
Sheila- Ele né. Eu fico vou ver o resultado.
Jaime- O resultado sai amanhã de tarde.
Sheila- Reunião aqui ?
Jaime-Manda ele ir de manhã.
Jaime-Manda ele ir embora amanhã de manhã.
Sheila- Ah é!(Risos)
Jaime- Vai mesmo?
Sheila- Vai.
Jaime-Ai que bom.
Jaime- Então amanhã a tarde a gente se fala.
Jaime- Sheila Silva Cunha
Sheila- Sheila Silva Cunha.
Jaime- Vamos começar pelo Direito Judiciário.
Sheila- A gente já foi inquirida neste direito Judiciário. O senhor vai me perguntar de novo, está me preocupando. Vamo, vamo.
Jaime- Vou fazer uma bem fácil para você.


Je teme ou Jaime teme?


Sobrou para Jaime o bagaço da laranja ou do cabaço? As "puritanas" festejaram abanando anáguas e togas. "Adeus "cidade do nu. Tirei três cabaços e arrebentaram a prega do meu c". 



3 de junho de 2014

CUMPRINDO A ESTRATÉGIA : ARNALDO MELO DESISTE DO SENADO E ROBERTO ROCHA PORQUE NÃO FAZ O MESMO?

Como a coluna antecipou- Arnaldo Melo desistiu da candidatura ao Senado, Melo apenas ocupava espaço para impedir o avanço do então candidato único das oposições, Roberto Rocha.

A estratégia foi organizada previamente pelos "marqueteiros da política" João Alberto(próximo das bases, o articulador), Sarney(no Senado, o mentor), Edson Lobão(próximo de Dilma, o operador).

Esse mesmo trio lincou Edinho a Dilma "por cima/por baixo", no episódio do Bolsa-Família. "Trambos"- o que vai alem de ambos, conseguiram estimular/derrotar no STF o PSDB de Aécio Neves.

Agora, Sarney/João Alberto/Edson Lobão voltam "arcos e flechas" para o Senado. A oposição como sempre fica "chupando dedo". A imatura candidatura de Roberto Rocha(PSB) é o pipo do capricho eleitoral.

Roberto Rocha não descola nem sentado no colo de Flávio Dino- "gugu,papá,votá não dá". Rocha deve abdicar da candidatura pré-derrotada ao Senado, garantindo a eleição de Castelo, que tem 40% dos votos. 

Roberto Rocha receberia o perdão do eleitorado oposicionista pela traição perpetrada em 2010, quando com outra candidatura pré-derrotada tirou a certeza da eleição de José Reinaldo para o Senado. 

2 de junho de 2014

DIÁLOGOS BANDIDOS : FLÁVIO DINO FAZ MOLDURA PARA INDICIADO PELA PF E PROCESSADO PELO SFT

O que esperar de um governo que senta a mesa com indiciados/processados? O uso da máquina pública para beneficiá-los, a exemplo do que fez Sarney durante o tempo de mando.

No passado recente Sarney protegeu, foi protegido por  jagunços/pistoleiros/grileiros, que de alforges cheios entraram para a vida pública, recebendo mandatos.

Agora é Flávio Dino que senta a mesa dos indiciados/ processados para "dialogar". Não dá para entender/ acreditar em mudanças, na companhia de Weverton Rocha/Erlânio Xavier.



Rocha incha o peito, manda, desmanda. Dino o escuta como menino. Dino ainda tenta esboçar um gesto, mas Rocha soberbo "cala" Dino. Rocha é investigado por crime de distribuição de propina.

Os "diálogos bandidos" aconteceram em Igarapé Grande neste final de semana. Rocha anuncia a presença do vice-prefeito Erlânio Xavier, que foi preso pela PF na gestão de Bia Aroso.


Essa mudança está no rumo de Pedrinhas. Dino como é que tu vai fazer moldura para um"quadro" desse? Dino só perde a eleição se cagar e mijar na Igreja da Sé. Ele já mijou.

FUNIL : AS CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS E SEUS EFEITOS NAS ELEIÇÕES DE 2014

As convenções dos partidos- escolhas dos candidatos a governador, senador, deputados estaduais/federais, servem como funil nas eleições para o governo/senado de 2014.

Embora não sejam casadas as eleições governo/senado estão embricadas- sobrepostas. Governo e oposição tem seus dilemas- problemas com solução controversas/inaceitáveis.

Gastão Vieira/Arnaldo Melo parecem acordados na escolha do primeiro. A decisão antes das convenções partidárias contraria Arnaldo Melo e 25 dos 33 deputados estaduais ligados ao governo.

João Castelo/Roberto Rocha digladiam pela vaga há três semanas. Castelo tem larga vantagem na pesquisa(37% a 40%). Roberto Rocha tenta uma decisão pessoal-suicida do candidato Flávio Dino.

As cúpulas avaliam cada cenário governo/senado. O governo bateu o martelo- Gastão Vieira. A oposição oscila entre a boa escolha eleitoral(Castelo), ou a pessoal de Dino(Roberto Rocha).  

Vieira, ex-ministro do Turismo tem trabalho e aproxima Edinho da imagem presidente Dilma. Castelo tem resultados para mostrar em todo o Maranhão. Estes fatores pesam sobre eleitorado.

O resto é conversa enfiada na cabeça dos candidatos. Vice é como arroz- só serve para acompanhar o prato principal. Senador é o feijão, que da força na eleição. Bife c/arroz ou feijão?

1 de junho de 2014

BOCA DE URNA FORA DE ÉPOCA : SARNEY QUER ESCOAR CHUVAS COM "BOCA DE LOBO"

O senador José Sarney em artigo publicado neste domingo(1) no EMA, encontrou a solução para os alagamentos das vias públicas- "as famosas bocas de lobo", à serem abertas nas ruas mais "íngremes"- inclinadas.

Sarney quer substituir a boca de urna pela boca de lobo? Os marqueteiros de Edinho Lobão deveriam martelar a ideia da "boca de urna fora de época". Sarney joga eleitoralmente de forma subliminar a boca de lobo como solução.

Sarney diz "a cidade se expandiu e os prefeitos diminuíram as obras de drenagem". O que fizeram os prefeitos nomeados por Sarney : Vicente Fialho/ José Libério/Haroldo Tavares/Bayma Junior/Mauro Fecury/ Roberto  Macieira ?

Sarney nomeou a maioria dos prefeito da Capital- entre 1969 à 1985. Foram 16 anos, 7 gestões sem notícia de alguma obra de  drenagem na Capital. A exceção fica por conta de "João Governador 90% Honesto"- João Alberto  na Vala da Macaúba": 

"Aqui os nossos invernos são sempre marcantes. Em geral chuva quase todos os dias, chuva de pingo grosso. Mas São Luís sempre teve um sistema de drenagem perfeito. As chuvas não alagavam nada. As águas desciam as ladeiras rápidas, caíam nas nossas famosas “bocas de lobo” que eram abertas nas ruas mais íngremes. Agora, depois que a cidade se expandiu e os prefeitos diminuíram, as obras de drenagem desapareceram e começaram a encher ruas, alagar bairros e obrigar os automóveis a virarem lanchas".(José Sarney)

CHUVA NO RABO DOS OUTROS É REFRESCO : SARNEY DANÇANDO DAS CHUVAS

O senador José Sarney saiu em defesa das chuvas no EMA. Sarney diz que as chuvas "não atrapalham em nada, são dádivas divinas", entre citações de Vieira e outras besteiras.

Sarney louva as chuvas de dentro de uma mansão, de helicópteros, jatinhos e outros privilégio da "Arca do José". Queria vê-lo/ escutá-lo após uma noite de "estalos de parede", no Coroadinho.

Para Sarney "chuva no rabo dos outros é refresco", principalmente quando destrói a imagem do inimigo político. Quanto pior/melhor desde que não prejudique  a "imaculada" imagem de Roseana.

HOLANDA JUNIOR ENTRE A TACA MIDIÁTICA E O ABANDONO POLÍTICO

O prefeito de São Luís, Holanda Junior teve a infelicidade de mediar o mandato(2012/2014), entre a mais acirrada disputa eleitoral dos últimos 50 anos.

Quais as consequências políticas/administrativas em São Luís,  na véspera da  eleição para o governo do estado em 2014 ? Taca da mídia e abandono político.

Taca da mídia governista e abandono do líder dos oposicionistas. Sarney bate na cria(Holanda Junior) para atingir o criador(Flávio Dino), que se esconde.

Dino deveria ter a coragem para defender o aliado. Dino esquece que o maranhense, pela etnia(negros/índios), passado nos cárceres adora as vítimas.

Foi assim quando Cafeteira venceu na Capital o governador Newton Bello- o "Cara de Onça", com ajuda de Sarney. Depois Sarney virou a própria onça.

Será que é erro de avaliação? Dino já virou "amigo da onça"? Infelizmente a história se repete como tragédia para o povo e farsa para os políticos.

Sai do "armário político" Flávio Dino.

FIO PELADO : AS VELHAS ENGRENAGENS/ CHOQUES NA MUDANÇA

Enganam-se aqueles quem pensam que a "nova mentalidade política maranhense"- mudança, esteja sendo operacionalizada  por mentes/práticas renovadas.

Zé Reinaldo(PSB) marioneta  o PSDB através de Carlos Brandão(Presidente do PSDB), e o PDT por meio de Chico Leitoa(Vice-Presidente), que vem ser pai de Luciano Leitoa(Presidente do PSB).   


O controle reinaldista do PSDB garantiu o tempo de televisão(2,5 minutos) do partido para o PC do B(Flávio Dino). Na contrapartida a vaga de vice-governador ao discípulo Carlos Brandão.

A influência reinaldista no PDT levou a humilhante perda da vaga de vice-governador na chapa do PC do B(Flávio Dino), bem como o veto a candidatura do bem avaliado Hilton Gonçalo.

Será que Zé Reinaldo(PSB) vai acionar Carlos Brandão(Presidente do PSDB) para impedir a candidatura de João Castelo(PSDB) ao Senado? Aí Zé Reinaldo pega em fio elétrico pelado.

31 de maio de 2014

EDINHO E DINO NO TEMPO(VIDA) E ESPAÇO(ATUAÇÃO)

Os candidatos Edinho Lobão/ Flávio Dino perfilados no tempo/espaço tem semelhanças no berço e diferenças na vida/espaço de atuação profissional.

Edinho Lobão e Flávio Dino são filhos de tradicionais políticos ligados ao clã Sarney(Edson Lobão/Sálvio Dino), com exercício político na Região Tocantina.

Dino foi favorecido pelo hermético(fechado) mundo jurídico. Atuação/postura não permitiram aqueles que bateram a porta da Justiça, chamá-lo de "juiz 20%."

Edinho ficou exposto por décadas  no concorrido/ desleal maquiavélico mundo dos negócios/política, o que levou a concorrência apelidá-lo de Edinho 30%.

Agora, Edinho e Dino tem grupos/ estruturas e buscam consolidar suas lideranças. Essa equação leva as "alianças" fora do "arco". Não há pureza/inocência.

Edinho diz que Lobão/Sarney são só uma família. Flávio Dino e os Macedo(Dedé/Hernando/Fábio) prometem também unir os clãs Dino/Macedo.

Aguenta Maranhão Velho de peia!

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...