11 de abril de 2014

FLÁVIO DINO JÁ É PODER : ONDE HÁ PODER, HÁ RESISTÊNCIA E O PDT É A PRIMEIRA DE UMA SÉRIE

A família Sarney "jogou a toalha". O objetivo é passar a impressão de que não perdeu. José Sarney nas lidas do poder aprendeu por osmose- passagem de substâncias através membranas, os ensinamentos de Foucaoult :

"onde há poder, há resistência, não existe propriamente o lugar da resistência, mas pontos móveis/transitórios que se distribuem por toda estrutura".

A Sarney no governo enfraquece a inevitável  procissão na direção de Dino, quando o "cheirando a poder" for o principal inquilino do dos Leões.  Por enquanto apostam nas prováveis cisões nas fileiras dinistas.

Sarney sabe que Dino "é o poder em transição", e "onde há poder, há resistências". A primeira foi gerada na discussão da vaga de vice-governador, prometida ao PDT desde a eleição de 2012. É só o começo. 

O perigo é florescer dentro das oposições um arco de oposição à Flávio Dino. Algumas flechas já estão dispostas nas cordas deste arco. PSDB,PPS estão a espera do PDT/SDD. Só falta um bom arqueiro, daqueles que sabem que :

"A palavra é como a flecha, tem que atingir o centro do alvo".

Apesar de ser "o poder em transição", Flávio Dino não tem a habilidade do exercício do poder. Nada que o próprio exercício do poder não resolva. O problema são tutores que já exercerem o poder de forma incorreta.

Flávio Dino tem que saber administrar a expectativa de poder. A "toalha no chão" da família Sarney, pode ser o sabão para Flávio Dino cair. Nesta questão do PDT, Dino escorregou. Mas como diria João do Vale :

"Escorregar não é cair é um jeito que o corpo dá". Dino tu não "pisa na fulô ".

  


O CALDO ENTORNOU NA PANELA DO PDT : HONAISER OU NADA

O caldo entornou na panela do PDT. Os pedetista-lupista comandados por Weverton Rocha dizem : "Honaiser ou nada". Os históricos preferem Deoclides Macedo, os geográficos Rosângela Curado, os topográficos descrevem Sandra Torres como a melhor colocada.

Flávio Dino prefere Elisiane Gama. A "irmazinha" fechava a cabeça da chapa, penetrando em dois nichos eleitorais decisivos : feminino/evangélico. Na impossibilidade de Gama, novamente o Pastor Porto(PPS) como resgate da parceria com o ex-governador Jackson Lago.

Agora imagina se o PT entra na "brigalhada" pela vaga de vice-governador? Flávio Dino cheira o doce perfume do poder. Por onde passa é reverenciado por 37 entre 36 pedetista(PDT); 41 entre 40(PSB) socialistas; 14 entre 13(PT) petistas. Entre os comunistas é Déus na terra.

Em 1965 Sarney tinha esse mesmo cheiro. Depois, segundo o deputado Domingos Dutra virou catinga. Os maranhenses na sua maioria descendentes de negros/índios classificam os odores do corpo como "pixé", "budu", "morrinha", "inhaca". Mas no começo tudo são flores.

Enfim é sexta-feira.

"As flores tem cheiro de morte/as flores de plástico não morrem/ há flores cobrindo o telhado/debaixo do meu travesseiro/há flores por todos os lados/ há flores em tudo que vejo/ as flores de plástico não morrem/ olhei até ficar cansado de ver meus olhos no espelho/chorei por terem despedaçado as flores que estão no canteiro".



Em homenagem ao gênio literário de Charles Baudelaire na obra "As Flores do Mal" : 

As Litanias de Satã.

Ó tu, o Anjo mais belo e também o mais culto,
Deus que a sorte traiu e privou do seu culto,
Tem piedade, ó Satã, desta longa miséria!

Ó Príncipe do exílio a quem alguém fez mal,
E que, vencido, sempre te ergues mais brutal,
Tem piedade, ó Satã, desta longa miséria!

Tu que vês tudo, ó rei das coisas subterrâneas,
Charlatão familiar das humanas insânias,
Tem piedade, ó Satã, desta longa miséria!

Tu que, mesmo ao leproso, ao paria infame, ao réu
Ensinas pelo amor às delícias do Céu,
Tem piedade, ó Satã, desta longa miséria!

Tu que da morte, tua velha e forte amante,
Engendraste a Esperança, - a louca fascinante!
Tem piedade, ó Satã, desta longa miséria!

Tu que, mesmo ao leproso, ao paria infame, ao réu
Ensinas pelo amor às delícias do Céu,
Tem piedade, ó Satã, desta longa miséria!

Tu que da morte, tua velha e forte amante,
Engendraste a Esperança, - a louca fascinante!
Tem piedade, ó Satã, desta longa miséria!

Tu cuja larga mão oculta os precipícios,
Ao sonâmbulo a errar na orla dos edifícios,
Tem piedade, ó Satã, desta longa miséria!

Tu que, magicamente, abrandas como mel
Os velhos ossos do ébrio moído num tropel,
Tem piedade, ó Satã, desta longa miséria!

Tu, que ao homem que é fraco e sofre deste o alvitre
De poder misturar ao enxofre o salitre,
Tem piedade, ó Satã, desta longa miséria!

Tu que pões tua marca, ó cúmplice sutil,
Sobre a fronte do Creso implacável e vil,
Tem piedade, ó Satã, desta longa miséria!

Tu que, abrindo a alma e o olhar das raparigas a ambos
Dás o culto da chaga e o amor pelos molambos,
Tem piedade, ó Satã, desta longa miséria!

Do exilado bordão, lanterna do inventor,
Confessor do enforcado e do conspirador,
Tem piedade, ó Satã, desta longa miséria!

Pai adotivo que és dos que, furioso, o Mestre
O deus Padre, expulsou do paraíso terrestre
Tem piedade, ó Satã, desta longa miséria!

~*~

Oração

Glória e louvor a ti, Satã, nas amplidões
Do céu, em que reinaste, e nas escuridões

Do inferno, em que, vencido, sonhas com prudência!
Deixa que eu, junto a ti sob a Árvore da Ciência,

Repouse, na hora em que, sobre a fronte, hás de ver
Seus ramos como um Templo novo se estender!

Charles Baudelaire

JEGUERÊ DINO/PDT : LUPI COBRA VAGA DE VICE PUBLICAMENTE, DINO DESCONVERSA DISCRETAMENTE, ELISIANE ESPERA CALMAMENTE

Na primeira aparição pública depois da renúncia de Luís Fernando, Flávio Dino era visto com a aureola- círculo dourado em torno da cabeça, de governador. Foi no almoço oferecido por Márcio Honaiser depois de receber o Título de Cidadão Maranhense.

Presente no "rega-bofe", o presidente do PDT deu pressão, Lupi é mais sujo do que "pau-de-galinheiro"- em 2011, Lupi foi acusado de desvio de dinheiro público, deixando o Ministério do Trabalho por recomendação da Comissão de Ética da Presidência da República.

A pressão de Lupi foi direcionada ao "quase-governador" Flávio Dino. Lupi queria a definição naquele momento, da indicação do empresário Márcio Honaiser, como vice-governador do "quase-governador" Flávio Dino. Lupi chegou a bater com os pezinhos no chão.

O "quase-governador" Flávio Dino foi habilidoso. Primeiro levou a tira-colo Roberto Rocha, era senha de que a vaga para o Senado estava definida. Depois parabenizou o PDT pela escolha, mas disse que que o nome deve ser aprovado pelo conjunto das oposições.

O problema de Honaiser é de geopolítica e político. Honaiser é da mesma região e adversário de Roberto Rocha- Sul do Maranhão. Ambos na cabeça da chapa(vice/senado) desprestigiariam as outras regiões, desfalcando o "quase-governo" de Flávio Dino. 

O problema do PDT é maior que o geopolítico de Honaiser. Rosângela Curada foi contaminada por denúncias de desvios nas "verbas oftomológicas" do SUS. Deoclides Macedo teve as contas(2005) rejeitadas pelo TCE. Sandra Torres é vista como sarno-dinista.

Será que Elisiane Gama(PPS) deixa passar a "égua selada" outra vez? Errar é humano, repetir o erro é burrice ou "eguice". "Irmazinha", monta senão tu fica correndo atrás o resto da tua vida. Lembra o que eu te disse em 2012? Ela vice de Castelo a história era outra.   

10 de abril de 2014

EM 2016/2018 ELES COBRAM A FATURA : ROSEANA SARNEY LIVRE, LEVE SOLTA LANÇA INTERNET DE GRAÇA NA LUIZÃO

Quem diria um dia, Roseana Sarney lançando programa de governo, garantindo acesso gratuito a internet. O fato mostra a governadora sem receio das críticas. De graça? Logo a internet de tantas campanhas "Fora Sarney".

Os Sarney fora do processo eleitoral 2014, começam a dar bons resultados para o Maranhão. Eles devem cobrar a fatura em 2016/2018. Tudo leva a crer que o "melhor governo" acontecerá nestes 8 meses. Tomara. 

O Projeto de Modernização/ Ampliação dos Serviços de Tecnologia da Informação é financiado com recursos do BNDES- aqueles sobres os quais a oposição discursava infantilmente contrária. Fica a lição para reflexões futuras.

Iniciativas como esta merecem aplausos, independente de quem as promova. Roseana Sarney tem a sensibilidade de promover a inclusão digital no estado, fugindo das analogias entre o grupo Sarney e as ditaduras árabes.

Blog, sites tem que aprimorarem seus conteúdos. Teremos a responsabilidade de opinar para um número maior dos "do povo". Faremos a nossa parte, dando continuidade ao processo de conscientização/conhecimento dos mais jovens.


Um número maior de pessoas poderá conhecer o real perfil dos políticos que lhe pedirão votos. Donos dos canais de rádios, televisões sentirão maior impacto das redes sociais, no processo de comunicação(informação/opinião).

Te segura Edinho Lobão. Te corrige Caridoso, senão tu perde o trem da história.

"ZÉ BANDALHA" JOGA AZEITE NA ARTICULAÇÃO DA OPOSIÇÃO : VICE DE FLÁVIO PODE SER DO PT

A política maranhense virou loteria. Todos apostam em tudo, mas ninguém tem certeza de nada. Tem "chute" para todos os lados. Parece que a ausência do "caixão de pancadas"- José Sarney desnorteou os raciocínios sobre política.

Não é a toa que José Sarney era na juventude chamado de "Zé Bandalha". Ele esbandalha até dando os últimos suspiros. A cada vinda de "Bandalha" ao Maranhão, a hipótese de uma conspiração. A última dá conta do PT vice do PC do B.

Imagina se para acabar com a "brigalhada"-PDT/PSB/PPS/PSDB Sarney consegue jogar o PT de vice no colo de Flávio Dino? Esse azeite era capaz de ferver as articulação nas oposições. Tem vacina para fuxico? Não. Repetir a mentira é pratica no Maranhão.  


A DANÇA DAS CADEIRAS NA OPOSIÇÃO : O RACHA DOS ROCHAS(VICE/SENADO)

Agora o"fuzué"- confusão no linguajar maranhense, é na oposição. O PDT dormiu de toca e pode perder a vaga de vice-governador na chapa de Dino. Os "maragatos" ou maragatunos não souberam articular um nome dentro do "prazo político".

Com a desistência de Luís Fernando a candidatura de Dino foi "para acima de ariba". Roberto Rocha exímio articulador vislumbrou a queda do governista. Rocha rápido consegui declaração de Dino como o candidato ao Senado. 

Roberto Rocha mexe nas esferas do poder, olhando para frente. Neste sentido estimulou PPS/PSDB a comporem com Flávio Dino. Rocha queria derrubar a indicação do vice(Honaiser), prometida por Flávio Dino ao PDT, em 2012.

O indicado por "decreto" no PDT é Márcio Honaiser, que de afogadilho recebeu título de Cidadão Maranhense nesta quinta(10). Durante a solenidade, Marcelo Tavares do PSB de Roberto Rocha foi "esquecido", retirando-se em protesto.

Weverton Rocha aceita o PPS/PSDB na chapa desde que : se pare tudo e recomece a discussão, inclusive do senador, porque a gente precisa montar uma equação em que ganhem as oposições". Weverton Rocha quer transformar Roberto Rocha em hipotenusa- contrário.

Rocha versus Rocha. 


DESELEGÂNCIA : NA FESTA DOS ARIANOS(TÍTULO À MÁRCIO HONAISER) DEIXARAM MARCELO TAVARES, MÁRCIO JERRY NO SERENO

A Assembleia Legislativa do Maranhão parecia a Câmara Municipal de Carazinho, no Rio Grande do Sul. Brancos, louros(as) com lenços vermelhos no pescoço perfilados nos primeiros assentos, esperavam o Título de Cidadão a Márcio Honaiser.

No sereno do corredor esquerdo  do Plenário mofavam Marcelo Tavares(PSB) e Márcio Jerry(PC do B). Ambos só foram convidados para tomarem assento na Mesa depois da gafe alertada. Marcelo Tavares se retirou e não voltou ao ambiente ariano. 

Ao cantar o Hino do Maranhão, Márcio Honaiser balbuciava alguns trechos decorados, mas engasgou no refrão "a liberdade é o sol que nos dá vida", dizendo para si : "este título é o sol que que me dá sobrevida. Para finalizar Márcio Honaiser mandou um recado:

"Só entro na vida dos outros para fazer o bem, do contrário sou perfeitamente dispensável". Segura essa Flávio Dino. 



CANDIDATURA DO PLAYBOY EDINHO LOBÃO DESPERTA REVOLTA CONTRA DESMANDOS DE 50 ANOS

A candidatura de Edinho Lobão despertou a revolta contra 50 anos de desmandos no Maranhão. A ousadia da classe dominante em lançar Edinho candidato a governador teve resposta imediata.

Edinho Lobão é o símbolo deste processo em que os filhos substituem os pais na arte de roubar/corromper/malversar/desviar em todo Maranhão. Esnobe, prepotente, arrogante ele "se acha".

Empresário alpinista que subiu na vida as custas do tráfico de influência, notadamente no governo do pai(1880/1994. Pelo "modos operandi" foi batizado pelos empresários de Edinho 30%. 

A que ponto chegou a política do Maranhão. Edinho 30% que ser "roubernador"- aquele que roubaria na cadeira  governador. Felizmente a esmagadora maioria repudia o nome deste playboy. 

EDINHO 30% : TRINTA ANOS DEPOIS DE JAIMINHO FORÇA TOTAL

A candidatura de Edinho Lobão, o 30% repete a mesma imposição de trinta anos atrás. Em 1984 o deputado Jaime Santana, filho do ex-governador Pedro Neiva era lançado candidato a prefeito da Capital.

Jaiminho tinha o apoio do então Presidente da República, José Sarney, do governador do Maranhão, Luís Rocha, do prefeito da Capital, da maioria dos deputados e vereadores. Jaiminho o "Força Total" perdeu.

Edinho é candidato a governador com o mesmo discurso- da força dos coronéis, chamados de políticos profissionais . Era pimenta que faltava para o povo vestir  vermelho. Dino derrotará a todos nesta eleição.

Sarney ensaiou renovação. A melhor candidatura governista dos últimos 45 anos- Luís Fernando foi derrotada pela força dos interesses familiares. Resolveram "raspar o tacho", negociar a derrota por cima como fez Vitorino Freire.

Sarney  tenta o "golpe dos vinte"- meter a bola sete por 3 vezes e virar o jogo. Edinho(governo) é a primeira, Arnaldo Melo(senado) é a segunda. Qual será a terceira? O Supremo.  

Aguenta Maranhão Velho de peia. "Eu não nasci para coronel".


9 de abril de 2014

ARNALDO CANDIDATO A SENADOR ? PORQUE NÃO A GOVERNADOR?

O nome de Arnaldo Melo agrega a classe política. Melo candidato nas majoritárias(governador/senador) tornou-se uma cobrança de parlamentares, prefeitos, vereadores, lideranças.

Não seria mais competitivo o nome de Arnaldo Melo para o governo? Quem tiver mais de dois neurônios não tem duvida. Arnaldo Melo tem o apoio espontâneo da classe política.

Porque o governo não quer um candidato competitivo na disputa com Flávio Dino? A explicação é o que tenho dito e repetido. O "Acordo de Brasília" tem como clausula pétrea facilitar para Dino.

O "Acordo de Brasília" não implica que Dilma/Sarney/Dino tenha sentado/conversado para a avença. Foram as esferas de poder que se movimentaram, criando a intersecção favorável a Dino.

   

Flávio Dino não fez força, mas penhoradamente agradece. Sarney não tinha outra saída. Fez o mesmo que Vitorino Freire : se não dá para vencer o adversário, melhor tirar proveito da derrota.

Desta vez o jabuti em "riba" da palmeira é fruto da enchente. O povo/políticos estão de saco cheio. Edinho Lobão é como aquela propaganda da Sadia : "nem a pau Juvenal".


HUM!!!ROBERTO ROCHA ABRE ESPAÇO PARA EDINHO LOBÃO NA CAPITAL

Um inusitado gesto de civilidade foi interpretado como recado. Roberto Rocha abriu espaço na Rádio Capital para Edinho Lobão falar de sua pretensão de governar o Maranhão.

O endereço do recado é Flávio Dino. Rocha não está satisfeito com o tratamento que tem recebido de Dino, que chegou a se retirar do palanque em que  Rocha discursava para juventude em Imperatriz.

A entrevista  foi articulada pelo quase-finado Tony Duarte. Edinho respondia por telefone de Brasília. O despreparado Luís Cardoso perguntava do estúdio da Capital. A estreia não podia ser pior.

O povo detonou o faz que pergunto/faz que responde. Edinho ainda não aprendeu que é feio jactar-se(elogiar-se). Cardoso já é chamado de "herniador oficial", de tanto puxar o saco de Edinho Lobão.

Daqui a pouco eu boto a íntegra do besteirol.

MORDENDO AGUA E COMENDO SUPREMO : A DIFERENÇA ENTRE EDINHO CUJUBA E O EDSON TAMANCO

Edinho Lobão é o candidato do grupo Sarney ao governo? Não existe nome melhor para facilitar a eleição de Dino. Sarney escolheu a dedo, agradando a Dilma e de olho na vaga para o Senado.

Sarney jogou o Senado "pra murro"? O melhor para o grupo é Sarney. Como? As demandas jurídicas chegarão ao Supremo. Supremo para eles é comida boa- "supremo de frango", "supremo de filé"....

A diferença entre os Lobão permite chegar ao filho pelo pai. Chegando alteram-se conteúdo e forma. O pai é um diplomata- Roseana Sarney não consegui brigar. Com Edinho é coisa de mimados.

Edinho operou duas hérnias : uma escrotal(nos testículos) e a outra próximo do gogó. O que sobra no "gogó" de Edinho, é rouquidão no de Lobão. O que sobra nos testículos de Edinho, é menor  do que o "apêndice" de Lobão.

Lobão é conhecido como "Magro Velho" e "Tamanco- couro e pau. Portanto a diferença vai do "gogó" às "cujubas", das posturas ao histórico. O que sobra nas "cabeças" faz falta nos testículos. Eis a diferença.

DOMINGÃO DO EDINHO : CARLOS FILHO TE VIRA NOS 30

A candidatura de Edinho Lobão criou um quadro na Assembleia Legislativa. Vários deputados tem que se virar nos 30% de Edinho Lobão.

Carlos Filho apareceu, recorrendo as articulações de Marcos Caldas para entrar nos 30%. Rogério Cafeteira quer "Algo Mais". Stênio Resende diz que basta a re$enha.

Edinho Lobão aumenta em 30% as chances dos deputados sarno-dinistas- aqueles que traíram Roseana Sarney na intenção de fazer Luís Fernando governador indireto na ALEMA. 

Roseana Sarney diz que "Edinho Lobão é candidato forte/de peso". As declarações lembram a candidatura de Jaime Santana, batizado de "Força Total" nas eleições de prefeito(São Luís), em 1984.



SANATÓRIO GERAL : PERMANÊNCIA DE ROSEANA SARNEY/DESISTÊNCIA DE LUÍS FERNANDO PIRA POLÍTICOS/ARTICULISTAS

A permanência de Roseana Sarney a frente do Executivo, a desistência de Luís Fernando em candidatar-se ao cargo de governador "fundiu a cuca" dos políticos/articulistas da taba.

Tem especulação até para "Napoleão de Manicômio". Certeza só a eleição de Flávio Dino. Parece que o "Acordão de Brasília" vai dar certo. Dino governador, Roseana Ministra, mas o Senado ?

Qual o relevante motivo que fez Roseana Sarney permanecer no governo? Dinheiro? Não parece razoável pensar apenas por este prisma. O Senado é a chave da liberação dos recursos para os estados.

Sarney cedeu o governo na certeza de que ficaria com a chave do cofre de Brasília. Flávio Dino pelo que se viu nos Diálogos com a Juventude-Imperatriz, vai cruzar os braços para candidatura de Roberto Rocha.

A atual composição do Senado é quase toda sarneista. João Alberto é sarneista inoxidável- não enferruja/não se corrompe. Edson Lobão é meio-sarneista, nada que Humberto Coutinho não modifique.

A "briga cega de foice do mesmo lado"-Sarney/Lobão é pela definição da bancada maranhense no Senado. Lobão e João Alberto ficam até 2018. A vaga de Cafeteira é decisiva na balança do poder no Maranhão e em Brasília.

Sarney sutilmente estimula o ego de Edinho Lobão com uma candidatura Denorex ao governo- parece, mas não é, sabendo que Edinho tem mais de 30% para se queimar. Queimado perde governo/Senado.

Sarney contaria com foro eleitoral privilegiado, mandato de senador, sendo candidato a reeleição no Senado, não se torna inelegível em razão da filha ser governadora do Maranhão. Tem muita especulação a respeito deste raciocínio.

Sarney supersticioso sairá pela porta que entrou no poder em Brasília- o Senado. 

"Dormia a nossa pátria tão distraída/sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações". Acorda Maranhão. Como diria Ubiratan : "te alevanta boi malandro sacode os colhões e vem, se a dona da casa fode, a filha fode também". 


8 de abril de 2014

E AGORA FLÁVIO DINO? PSDB/PPS QUEREM VAGA DE VICE NA COMPOSIÇÃO DA CHAPA MAJORITÁRIA

Parte da oposição acordou tarde para Dino, eles perceberam que o grupo dominante acertou com Dilma, não criar problemas para a candidatura de Flávio Dino.

Em nota conjunta PSDB/PPS defendem a unidade das oposições, alertando para a necessidade urgente de realinhamento das alianças para a disputa eleitoral de 2014.

Diz ainda a intempestiva missiva da "necessidade de convergência dos partidos de oposição em torno de uma única candidatura oposicionista ao governo e ao senado".

A está altura do jogo político PPS/PSDB querem aliança com o PC do B? A cabeça da chapa é Flávio Dino, o senado está apalavrado para Roberto Rocha. O que resta? A vaga de vice.

Pela linguagem - "convergência" entre outros termos, a nota do PSDB/PPS tem o dedo de Roberto Rocha. Ele quer tirar Marcos Honaiser(PDT) da vaga de vice, na chapa de Dino.

Marcos Honaiser é inimigo figadal do prefeito de Balsas, Luís Rocha Filho, o Rochinha. Honaiser  vice de Dino, faz estrago nas bases de Roberto Rocha no Sul do Maranhão.

Roberto Rocha quer almoçar Marcos Honaiser, antes que ele lhe jante. Não foi difícil convencer o velho amigo(João Castelo) e a nova amiga(Elisiane Gama) a pressionar Flávio Dino.

Elisiane Gama e João Castelo querem garantir vagas de deputado(a) federal. Roberto Rocha meteu na cabeça deles, que a vaga de vice-governador seria adequada para a aliança com o PC do B.

Flávio Dino esperto afastou-se do Maranhão. Dino vive aquela fase maravilhosa de esperar o dia da posse- todos o paparicam e ele diz : "ajudem-me só posso fazer alguma coisa no governo".

O PDT foi avisado da tramoia de Roberto Rocha. Reunidos na segunda(07) decidiram por "decreto", que Marcos Honaiser é o dono da vaga de vice-governador na chapa de Flávio Dino.

Como diria o finado : "quem pode pode, quem não pode pões no blog". 


GRUPO MATEUS INAUGURA 47ª LOJA EM SÃO LUÍS : O SUPERMERCADO ESTÁ LOCALIZADO NO BAIRRO DA ALEMANHA

  Nesta quinta-feira, 25, o Grupo Mateus abre as portas de mais uma loja na capital do Maranhão. A companhia vai inaugurar um supermercado n...