4 de abril de 2014

POLÍTICA SÃO GESTOS : ROSEANA SARNEY/ PÔNCIO PILATOS/ANDERSON SILVA?

"Política são gestos", disse-me um tarimbado/vitorioso político. Aliados de Luís Fernando cobram atitudes, que permitam entender que a governadora Roseana Sarney continua apoiando LF.

Ao anunciar na tarde desta sexta(4), que permanecerá até o fim do mandato, a governadora Roseana Sarney misturava gestos de Pôncio Pilatos/Anderson Silva- lavou as mãos, enxugou e "jogou a toalha". 

Roseana Sarney abre o precedente. A incentivadora da candidatura lava as mãos, enxuga e "joga a toalha"? O que podem fazer os outros aliados? São necessários gestos de apoio a candidatura de LF.

Os índices de intenção de votos de Luís Fernando estão em patamares de competitividade. Roseana Sarney enfrentou situações eleitorais bem piores- ela própria, ou quando apoiou José Reinaldo. 

A composição do secretariado de governo tem até justificativa legal. Mas a postura distanciada, descomprometida de Roseana Sarney enseja a ideia de que o "cruzar de braços", é um acordo "por cima".

Vamos aguardar as próximas movimentações de Roseana Sarney e Flávio Dino. O interessante é que até o presente momento, a oposição não colocou uma linha na internet. Porque será?

ROSEANA NA ÍNTEGRA : TEM ALGUMA COISA QUE NÃO FOI DITA

“Em primeiro lugar boa tarde a todos vocês. Como eu tinha prometido a todos, que iria falar na sexta-feira, hoje eu estou aqui para dizer a todos vocês, comunicá-los, que eu vou ficar no governo. Eu vou ficar porque eu quero terminar o que eu iniciei. Quero terminar as minhas obras. Quero terminar as minhas ações do governo. Quero deixar aqui cumprido o compromisso que eu tive com o povo maranhense ao me eleger governadora do Maranhão nesse último mandato. Eu sei que tem oito meses pela frente de muito trabalho, de muito empenho, e vou me empenhar para fazer o melhor governo da minha vida e fazer com que o Maranhão continue crescendo, mudando, se desenvolvendo. Por isso eu resolvi ficar no governo até o final. Obrigada. Vou conversar com vocês em outra ocasião, mas no momento só tenho essa declaração a fazer”, disse.

O ÓBVIO : ROSEANA SARNEY DIZ QUE FICA, MAS NÃO RESPONDEU SOBRE O SEU CANDIDATO

Em pronunciamento relâmpago como quem teme tempestade, Roseana Sarney disse que permanece no governo. A Sarney repetiu a catilinária da continuidade de obras/serviços, em seguida se retirou sem responder as perguntas dos jornalista convidados para coletiva.

No ar muitas indagações e especulações levantadas nos corredores dos Leões. Alguns depois de generosas doses de Red Bul deram asas as suas imaginações. Teve quem afirmasse que a atual postura da Sarney é fruto de acordo com Dilma/Dino. Teve para tudo.

A Sarney parece ter se desligado da candidatura de Luís Fernando. A reforma do secretariado, o isolamento da classe política não tem explicação dentro da lógica política. Ninguém joga para perder, a não ser que perdendo ganhe mais- um Ministério por  exemplo.

Entre mortos e feridos todos escaparão? Eu volto em instantes.É vapt, vupt.

NOMEAÇÃO DE "GRAZI" PARA CASA CIVIL ISOLA ROSEANA SARNEY NOS LEÕES

A nomeação da neófita em política, Ana Graziela Costa para a Casa Civil tem o objetivo de isolar Roseana Sarney nos Leões. A Casa Civil terá papel eminentemente técnico-burocrático.

Doravante a classe política(deputados/lideranças do baixo clero) será recepcionada no Palácio Henrique de La Roque, precisamente nos Gabinetes da Secretaria de Articulação Política.

A atitude distancia ainda mais Roseana Sarney da campanha de Luís Fernando. A impossibilidade da eleição indireta de Luís Fernando, levou Roseana Sarney a temê-lo por 8 anos no governo.

Guardadas as proporções e os personagens o raciocínio  é o da charada : "quatro patas em cima de quatro pés, esperando quatro patas, quatro patas não veio, quatro patas foi embora"?

Luís Fernando eleito governador indireto, ficaria no máximo quatro anos no governo. Luís Fernando seria inelegível para o governo em 2018, restando a natural candidatura para o Senado.

No novo desenho político de 2014 as progressões/perspectivas mudaram. Luís Fernando pode concorrer a reeleição. Portanto parece prudente esvaziá-lo  agora, para não correr risco futuro.

O problema do sarneísmo é que Luís Fernando não anda de quatro, nem fica esperando quatro patas. Ou aceitam sua autonomia/independência para renovação do grupo, ou tchau.

REFORMA NO SECRETARIADO DE ROSEANA SARNEY ENFRAQUECE CANDIDATURA DE LUÍS FERNANDO

Há quem entenda como proposital a nova composição do Secretariado de Governo de Roseana Sarney. A nova equipe do governo não tem qualquer semelhança com os traços técnicos/pragmáticos de Luís Fernando Silva.

A radiografia dos novos secretários do antigo governo desdiz Roseana Sarney, que afirmava que os candidatos a cargos eletivos não indicariam seus adjuntos. Basta compulsar os nomes para  se entender em contrário.

As exceções pioram o diagnóstico. A fundamental Casa Civil virou anedota, com a presença da neófita em política Ana Graziela Costa, a "Grazi". Ricardo Murad na Segurança pode até surpreender, mas deixou espaço para especulações.

A volta blindada de Bringel para a Educação engessa as mudanças promovidas por Pedro Fernandes. A permanência do adjunto Márcio Jacinto na Gestão/Previdência faz sentir a maquiagem "Barbie-Petista-Vermelho-Rosa" de Fábio Godin.

Antes e depois da maquiagem vermelho-rosa.

Com a "reforma", Roseana Sarney afastou a máquina pública da campanha de Luís Fernando, mas aproximou mais ainda da sala/cozinha do Palácio dos Leões. Não era melhor imprimir a marca de continuidade de resultados. Como?

Com o esperado/propalado/competente corpo técnico por ocasião das substituições, como aconteceu na Secretária de Meio Ambiente. Vitor Mendes  realizou um excelente trabalho na SEMA, no seu lugar a técnica/concursada Genilde Campagnaro. 

Porque não fizeram da forma lenta, gradual e discutida? Para no afogadilho dar escaldo nos bons quadros técnicos? A "reforma" priorizando técnicos/concursados ficaria com a cara de quem? Luís Fernando. Isso é medo de LF 8 anos no governo? 

3 de abril de 2014

JORGE NÃO É GIANECCHINI, NEM RICARDO É DELEGADO

Nem Jorge Murad consegui entender a nomeação da neófita(novata) em política Ana Graziela Costa para a Casa Civil. "Grazi" nunca atendeu um prefeito, não saberia distinguir a olho nu Simplício Araújo de Luciano Hulk.


Jorge Murad não é Gianecchini, nem Ricardo Murad é delegado. Ricardo Murad foi meu contemporâneo no Curso de Direito da UFMA. Murad não conseguiu concluir os últimos períodos.  Seria no máximo um "delegado de calças curtas".


Roseana Sarney tinha a sua disposição Zanoni Porto/Ivaldo Barbosa/Raimundo Sá para o comando da Segurança Pública do Maranhão. Raimundo Sá além de comandar a Tropa de Choque, tem mestrado/doutorado em Ciências Criminais.

No quadro de Delegados da Polícia Civil do Maranhão existem dezenas de profissionais habilitados, credenciados para exercerem a função de Secretário de Segurança Pública. Seria descortesia do titular deste blog, enumerar alguns e esquecer os outros.

Não faltavam boas opções no Comando da Polícia Militar e na Polícia Civil. A nomeação de um dos miliares epigrafados seria bem recebida por toda tropa, arrefecendo a greve na PM. Roseana Sarney acertaria em dois alvos com um só tiro.

Roseana Sarney preferiu errar duas vezes alvos diferentes- a classe política e a população, com as nomeações de Ana Graziela, a Grazi e Ricardo Murad, o "Trator". Vamos aguardar o desempenho de ambos, acertando não teremos problema em reconhecer.

EM FAMÍLIA : SECRETARIADO "RASPA TACHO" TEM ILUSTRES DESCONHECIDOS(DAS)

A grande surpresa da lista dos novos Secretários de Governo é Ana Graziela Costa, a "Grazi". Grazi é neta do ex-governador Pedro Neiva de Santana. 

Mas o seu lado "forte" vem da tórrida amizade com Raíssa Moreira Lima, a "Raí". Raí é sobrinha do atual diretor-presidente da Caema, João Moreira Lima.

João Moreira Lima é "lima" de Ricardo Murad. Portanto, a Casa Civil passa a ser outro feudo de Ricardo Murad. É muito retrocesso em apenas 48 horas.

Grazi recebeu o "rapoio" de Olga Simão, a "Olguinha. Olguinha está para cultura assim como Ana Graziela está para política. Dizem que duas queixudas não se queixam.

Tem ainda um tal Marcos Fernando Jacinto, o "Já". "Já" é indicação pessoal de Fábio Godin, o Barbie. De que "bofe político" tiram esse Jacinto? Já já eu descubro e digo.

Ricardo Murad na Segurança passa a impressão de Secretariado Raspa Tacho. Nero, Calígula, Messalina foram mais felizes não suas escolhas. Eu morro e não vejo tudo. 

Minha homenagem ao velho Guerreiro, minhas condolências a Guerreira. Como podem fazer tanta merda em tão pouco tempo? Será que Roseana Sarney fica no governo?

NÃO QUEREM GANHAR ELEIÇÃO : SECRETARIADO DE ROSEANA VIRA BIG BROTHER

A lista de substituições anunciadas pela SECOM transformou o governo de Roseana Sarney em Big Brother. "Tem de tudo/é um sucesso", como diria Jorge Ben Johr.

Ana Graziela na Casa Civil? Quem é "Grazi"?  Grazi é neta do ex-governador Pedro Neiva de Santana. A "Big Brother" é Presidente da Fundação da Memória Republicana.


Ricardo Murad na Segurança? "Arrumem as cadeiras e coloquem nas calçadas", disse Murad no início do governo de Roseana Sarney. O resultado foram pedras e Pedrinhas.

Desta forma não vale mais o brocardo "me compre um bode". Será que querem servir o "churrasco do bode".  Roseana está assistindo a novela "Em Família", ou foi o resultado do "Big Bhother"?




FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...