24 de março de 2014

A CELULOSE SAIU DO PAPEL GOVERNADORA(CESAR BELLO)?"A SUZANO E AS ESTRADAS. O TEMPO AINDA VAI RESPONDER SOBRE MEU GOVERNO"(ROSEANA SARNEY)

No fim da manha desta segunda-feira(24) fui surpreendido com um engarrafamento próximo ao Bar Beira-Rio(Maioba). Pensei tratar-se de mais um acidente com vítima fatal.

Parei e fui ver do que se tratava. Era a autorização da ordem de serviço para triplicar aquele perigoso trecho, que já ceifou dezenas de vidas de forma prematura.

Uma placa mostrava 110 milhões à serem investidos. A conclusão da obra em 24 meses- pronta em 2016, portanto não se pode denunciar obra no sentido eleitoreiro.

Ouvi os pronunciamentos de Luís Fernando e Roseana Sarney. Não percebi tom de discurso eleitoral. As palavras saiam como conversa, diálogo sobre resultados e compromissos.

Luís Fernando em objetiva explanação mostrou que entende da problemática/perspectivas presentes/passada da malha viária de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e São Luís.

Roseana Sarney demonstrava muita vitalidade, mas acima de tudo serenidade na sua fala, transparecendo estar muito a vontade para concluir o seu governo até o fim do mandato.

Arnaldo Melo não compareceu, selando o "deu prá Chico". Tentei provocar a governadora ao final, questionando : governadora a celulose saiu do papel? A Sarney me calou :

"A Suzano e as estradas. O tempo ainda vai responder sobre o meu governo".

É dessa forma que se quer a campanha eleitoral para o governo em 2014 : quem estiver governo mostrando resultados e projetos futuros, quem almeja governar discutindo propostas.

Basta de agressões, difamações, jogo sujo, mentiras, sacanagem. Queremos acompanhar todos candidatos nas suas manifestações públicas. Vamos informar as propostas/resultados de todos.

NAZISMO NA BLOGOSFERA RECEBE ACOLHIDA DOS BLOGS FACISTAS

Na dúvida, a polícia está certa e bandido sempre errado…

Do blog de Linhares JúniorLinhares
Hitler deixou os cabelos e o cavanhaque crescerem e mudou o brocardo jurídico "in dubio pro réu"-na dúvida a favor do réu. Ele atende pelo nome de Linhares Hitler Junior, tendo como seguidores os que reproduziram a matéria.

Maxuel Rocha da Costa, de 17 anos, era um criminoso conhecido na área do Jaracati.
Ontem (21 de março) ele foi morto por policiais que trabalhavam no local. Quando se trata de bandidos conhecidos, a versão da PM sempre está certa e eles estão sempre errados.
Pelo menos até que se prove o contrário.
Maxuel Rocha Costa morreu algemado Linhares Hitler Junior. A foto prova em contrário aos teus argumentos macabros, que autorizam as forças a matarem. Qual o a justificativa para algemar um cadáver?Pergunta do Blog do Cesar Bello).
Acontece que moradores do bairro promoveram uma manifestação contra a polícia momentos depois e interditaram a ponte Bandeira Tribuzzi.
Coisa de gente que não tem o que fazer! Coisa de gente que deveria prezar muito pelo trabalho da PM ao invés de ir pra rua lamentar a morte de bandido!
SIM, ERA BANDIDO MESMO! Só pela mão da PM já tinha passado inúmeras vezes.
É assim como porco-morto-carregado pelas mãos da PM que tu achas que se resolverá o problema da violência? Aonde guardastes todos os ensinamentos que pregas em teu blog?
Está virando moda no Brasil este tipo de papelão.
O policial, aquele sujeito que ganha uma miséria para defender as tais “comunidades” sendo alvo da ira de pessoas que lamentam e choram a morte de bandidos conhecidos.
Se fosse um cidadão de bem? Estariam certos!
Se fosse uma mãe de família? Estariam certos!
Se fosse um estudante inocente? Estariam certos!
Se fosse qualquer um que não fosse um bandido conhecido? ESTARIAM TOTALMENTE CERTOS!Continue lendo aqui…

TOMA JOAQUIM HAICKEL : PEDRO FERNANDES QUER SABER PORQUE A CANDIDATURA DE MANOEL RIBEIRO AO SENADO É UMA MENTIRA

Joaquim Haickel, o "Mãe Nagiba" escreveu o que quis, agora está ouvindo o que não quer. Haickel em burilado artigo tentou esconder a intenção de pautar o sócio, Edinho Lobão como o melhor candidato dos governistas ao Senado.

Haickel quer ser o suplente de Edinho Lobão em sua "provável candidatura". Para tanto emparelhou Edinho Lobão com Gastão Vieira, arquitetando estimular que ambos tenham candidaturas no atual terreno político- Senado/Câmara.

Pela conjuntura nagibiana o sócio, Edinho Lobão seria o "candidato nato" do governo ao Senado, pelo exercício da suplência e nesta o desempenho na Comissão de Orçamento. Gastão Vieira voltaria a Câmara Federal, agora compondo o alto clero. 

Joaquim Haickel, o "Mãe Nagiba" não mediu as palavras no gramatical artigo publicado domingo no EMA. Disse que as candidaturas de Hélio Soares/Manoel Ribeiro eram mentiras fedorentas, posto que "frágeis como pétalas sem o  agradável odor".

O Secretário de Educação do Maranhão, Pedro Fernandes quer saber qual a razão de Haickel desqualificar de forma ofensiva o deputado Manoel Ribeiro. O próprio Manoel Ribeiro deve se pronunciar sobre o assunto, usando o estilo que lhe é peculiar.

Aguenta "Mãe Nagiba".

23 de março de 2014

SAUDADES DA REPÚBLICA DO JAGUAREMA : O EU NA TEORIA POLÍTICA DE JOAQUIM HAICKEL

Joaquim Haickel é colaborador do jornal "Estado do Maranhão", o EMA. É natural que ao escrever seus artigos dominicais, tente influenciar nas decisões presentes/futuras.

Haickel como muitos abusa do artificial para esconder o real interesse. Neste domingo(23) Haickel esconde seus objetivos, usando "pronomes e tempos verbais da política".

Haickel após exaustivos contorcionismos confunde tempos verbais com egoismo, pronome com sobrenome. Tudo para defender de forma velada a candidatura do sócio, Edinho Lobão ao Senado.

Para Joaquim Haickel as candidaturas de Edinho Lobão/Gastão Vieira são verdadeiras. As de Hélio Soares/Manoel Ribeiro são "jogo de cena da pior qualidade". Porque? Seria a falta do sobrenome.

Joaquim Haickel sente saudades dos tempos em que tudo era decidido no Clube Jaguarema. Meia dúzia se reuniam após o jogo de tênis e decidiam sobre candidaturas/secretários de governos.

Foi assim até a candidatura a prefeito de São Luís, em 1984. José Reinaldo/Mauro Fecury/Joaquim Haickel/Fernando&Zequinha Sarney/ Ricardo Murad  decidiram lançar Jaime Santana.

A taca foi feia. Gardênia Gonçalves ganhou apoio popular e venceu. A partir daí a República do Jaguarema enfraqueceu, mas a "elite pensante" ainda quer influenciar com contorcionismos verbais. 

Haickel pensa em ser o suplente do atual suplente, Edinho Lobão. Edinho Lobão quer concorrer ao Senado na cadeira de Senador? É mole? Melhor só morder água, ou empurrar bêbado em ladeira.

Este é o eu na teoria política de Joaquim Haickel. Ele sente saudades da República do Jaguarema, dos tempos em que a Praia do Olho D'Água era dividida ao meio entre ricos/pobres.

Mas ainda tem a Praia do Meio, onde mora Joaquim Haickel. Do inconsciente ninguém se livra, mesmo usando pronomes e tempos verbais. Haickel este tempo já passou, restam as concessões.

Hélio Soares/Manoel Ribeiro tem o direito de ver suas candidaturas ao Senado discutidas pelas bases, tanto quanto Gastão Vieira/Edinho Lobão. O problema é a forma elitizada de entender o processo.

Atentem para os sofismas, os silogismos que concluem de forma escondida- "os prováveis candidatos ao senado deste grupo". É uma construção verbal sofisticada, que visa pautar Edinho para o Senado.


Por Joaquim Haickel
Semanas atrás publiquei aqui um texto no qual falava sobre a verdade na política. Nele discorria, por um lado, sobre a importância da verdade e por outro sobre a necessidade que alguns políticos têm denegá-la.
O tema verdade será uma constante quando se falar de filosofia, religião ou política, pois a verdade é propriedade do sujeito que a constrói com ação ou com palavras. Ela pertence a ele. Toda vez que ele a profere, a todos ela deve contaminar.
Sendo a verdade objeto de quem detém o discurso, como fazer para descobrirmos qual verdade é a real?
Acredito que haja três possibilidades de analisarmos isso:
1) Quando acreditamos na tese de alguém. Quando temos um discurso como verdadeiro, ele passa a ser nosso e aquilo vira uma verdade para nós.
2) Quando discordamos de uma tese, de um discurso ele passa a ser falso e quase sempre nosso cérebro nos dá uma alternativa para aqueles posicionamentos.
3) Em matéria de política, quando se analisa com profundidade a tese contida num discurso, quando se observa as circunstâncias nas quais ele é proferido, analisam-se suas intenções, seus objetivos, e ponderam-se suas consequências, se chega à conclusão de que quase tudo é possível. Só não deveria ser possível o que fosse moral e eticamente incorretos, mas até nesse ponto, quanto à qualidade moral e ética da verdade, também será uma questão de opinião, mesmo que haja um padrão para isso.
Feito esse preâmbulo, entremos no assunto específico de hoje.
Parece que a maioria dos personagens da atual cena política maranhense só sabe conjugar os verbos na primeira pessoa do singular.
Nem eu, mesmo não sendo personagem principal, posso me excluir dessa lista. Muitas vezes me pego pensando nas ações, nas palavras que as exprimem, nos verbos, a partir da conjugação verbal na primeira pessoa do singular. Luto muito contra isso, mas a natureza humana é mais forte e nem sempre consigo me libertar, não consigo conjugar os verbos na segunda ou na terceira pessoas do singular, ou mesmo do plural. Quando muito o faço na primeira pessoa do plural, o que é menos pior (atenção patrulheiros, usei menos pior porque quis. Não quis usar “melhor” para enfatizar o fato de ser pior, porém menos).
Vamos aos fatos concretos. Quase todos os políticos estão pensando unicamente em si. No seu eu. Até aqueles que não estão pensando unicamente em si estão pensando em si de forma indireta. Mas como já disse essa é uma condição humana e não pode ser incluída na lista de nossos pecados ou defeitos mais graves.
Em minha opinião, Roseana, por incrível que pareça, é um dos pouquíssimos personagens da cena política atual que não está pensando exclusivamente em si. Eu não sou idiota, muito menos puxa-saco para não reconhecer que ela está em última análise pensando em si, mas como ela está prestes a permanecer no governo até o final de seu mandato, coisa que nove entre dez consultados jamais faria, isso significa que ela pensa em si de uma maneira diferente dos demais. O eu pra ela, neste caso, é quase um nós, é a tentativa de garantir a eleição de Luís Fernando ao governo, mesmo que para isso tenha que abrir mão de uma eleição certa para o Senado.
Arnaldo pensa em si quando coloca como meta ser governador por nove meses acima dos interesses verbais conjugados na primeira pessoa do plural, nós, arriscando-se a acabar por conjugar os verbos na terceira pessoa do plural, eles.
Aqueles que cercam Roseana querem que ela permaneça no governo até dezembro. Isso é melhor para estes. Eles pensam individualmente conjugando o eu, e em um grupo muito restrito, o nós. Eles.
Alguns do que rodeiam Arnaldo querem que ele não contemporize, pois se Arnaldo assumir o governo pelo prazo de uma gestação, a vida, a reeleição deles fica mais fácil. Eles, por seu lado, pensam individualmente conjugando o seu eu e em um grupo também restrito, o nós deles.
Sarney e algumas pessoas muito ligadas a ele sabem que não sendo mais candidato ao Senado pelo Amapá, precisam ter uma voz que os represente na câmara alta do Congresso Nacional. Querem que Roseana deixe o governo até 4 de abril. Pensam em si. Este é o seu eu.
Os possíveis candidatos ao Senado deste grupo, Gastão Vieira e Edson Lobão Filho, pensando em si, querem que Roseana permaneça no governo até o fim de seu mandato, só assim podem sonhar em uma candidatura.
Para o adversário de Luís Fernando, Flavio Dino, poderia ser indiferente. Ele deve estar preparado para competir contra qualquer um, sob qualquer circunstância, mas com toda certeza ele tem sua preferência. É lógico que ele não é diferente dos outros. Ele pensa em si antes de qualquer coisa. No que é melhor para ele, no eu dele.
Os adversários ao Senado querem que Roseana fique no governo, pois sabem que vencer dela é mais difícil que de outros. Pensarão em si e em ninguém mais.
Existem até alguns políticos, Manoel Ribeiro e Hélio Soares, que reivindicam a candidatura ao Senado. Essa espécie de verdade é a mais fácil de desmistificar. É mentira. Jogo de cena da pior qualidade. Frágil como uma pétala de rosa e nem tem seu agradável perfume.
Qual dos três caminhos indicados acima você trilhará para descobrir qual é a verdade que há nas palavras, nas ideias contidas neste discurso político dos tempos correntes?
Qual é a verdade de tudo isso?
A minha é a seguinte. Estamos indo por um caminho difícil. As alternativas de um lado e de outro, não dão margem para manobra e quem conhece um pouco de política e de baliza sabe que não dá para colocar um Dodge Dart ou um Galaxie na vaga de um fusca ou de um Gol. É preciso espaço.
Não é hora para apontar os culpados por estarmos nessa situação. É hora de decidirmos o que fazer, e o que for decidido, que seja feito à risca.

ELEIÇÃO 2014 : O MAIS TOLO CONSERTA RELÓGIO COM LUVAS DE BOXE

Não existe inocentes em campanhas eleitorais. Quanto mais próximo do poder, maior o número dos grupos de pressão. O grupo Sarney pela longevidade- 46 anos, tem no seu bojo todo os tipos. O grupo Dino pela atualidade- 8 anos, coleciona "mobílias" a direita e a esquerda.

São estes grupos de pressão que formam/decidem os governos na sua titularidade ou pretensão de ser. Roseana Sarney para sobrevivência tenta imprimir nova mentalidade ao sarneísmo. Flávio Dino por pragmatismo absorve tudo/todos, inclusive os dissidentes do sarneísmo. 

A equação grupos/estruturas/lideranças continuam a decidir todos os tipos de eleições em países, estados, municípios, instituições. Fugir da soma destes parâmetros é analisar por "achismos"- eu acho isso, eu acho aquilo. Quando acho, devolvo ao dono do raciocínio de bar ou de Academia.

Volto em instantes, discordando do pensamento elitista de Joaquim Haickel, o "Mãe Nagiba" a respeito de pronomes, nomes, sobrenomes na política local. Joaquim confunde verdade/mentira, tendo como parâmetro apenas sobrenomes. Ele acha mentira a candidatura de Hélio ao Senado, pela ausência de "pedigree".
  

22 de março de 2014

PRAGMATISMO : FLÁVIO DINO UM COLECIONADOR DE MOBÍLIAS ANTIGAS CORRUPTAS/CORROMPIDAS

Flávio Dino tem méritos pessoais para governar o Maranhão. Vida honrada, histórico profissional sem máculas e conduta pessoal ilibada. O Flávio Dino político-partidário é diferente da primeira(2006) até a futura(2014) votação.

Dino recebeu integral apoio do governo de José Reinaldo nas eleições de 2006. Dino teve expressiva votação para deputado federal graças ao empenho de Reinaldo- foram 120 mil votos na disputa do 1º mandato pelo inexpressivo PC do B.

Dino deputado federal destacou-se como um dos melhores parlamentares por 4 anos consecutivos.  Neste período afastou-se da sombra do governo de José Reinaldo. Era este o momento para livrar-se desta "primeira mobília corrupta".

Dino candidatou-s a prefeito de São Luís em 2008, sendo derrotado no 2º turno por João Castelo(PSDB). Dino reclamou da falta de apoio efetivo do governo de Jackson Lago. Era este o momento para livrar-se desta "segunda mobília corrompida".

Dino candidatou-se a governador em 2010, sendo derrotado no 1º turno por Roseana Sarney. Dino reclamou da indefinição de Lula, que apoiava Sarney/Dino. Era este o momento para livrar-se desta "terceira mobília corrupta/corrompida".

Dino é candidato ao governo em 2014, tendo invejável nível de intenção de votos. Não tem do que reclamar. Este era o momento para livrar-se de "todas mobílias". Mas o que fez Flávio Dino ? Acolheu a "quarta"  representada pelos dissidentes do sarneísmo.

Chamam isso de pragmatismo- o sentido está na utilidade, ou efeito prático. Flávio Dino coleciona "mobílias antigas corruptas/corrompidas" desde a primeira votação, e pretende chegar ao governo na companhia das quatro destacadas. É perigoso.

GRUPO SARNEY : A NOVA E A VELHA MENTALIDADE POLÍTICA

A Suzano Papel e Celulose de Imperatriz entra na contabilidade política da nova mentalidade dos Sarney. O investimento produziu 3.500 empregos fixos, que mantidos aumentarão nos próximos anos a renda per capita dos maranhenses.

O que os maranhenses precisam é deste tipo de postura dos seus gestores- atração de investimentos, colaboração dos governos sem barganhas/ interesses pessoais. O resultado é o regular desenvolvimento do estado.

O fato revela que o principal problema do grupo dominante não são obras, investimentos do governo/grupos privados. O que atrapalha é um punhado de membros, que pensam de forma patrimonialista- não distinguem publico do privado.

Na atual conjuntura política é possível observar a nova mentalidade sarneísta, conseguindo espaços de decisão no grupo governista. Parte da velha mentalidade migrou para as fileiras de Flávio Dino, sendo calorosamente recebidos como "dissidentes". 

Apesar da vitória com a Suzano Papel e Celulose, a nova mentalidade política do grupo dominante, enfrenta forte resistência da velha mentalidade, que em coluio com os "dissidentes sarno-dinistas" impedem a ascensão ao governo de Luís Fernando. 


O DIREITO ACHADO NAS RUAS : "A VERDADEIRA MUDANÇA VEM DE DENTRO DE CADA CIDADÃO"

Suzane Sanches parou o trânsito de São Luís na manhã de sexta-feira(21). Sanches cansou de durante meses, repetir uma rotina em que tinha desrespeitado seu direito como usuária de transportes coletivos.

Sanches foi para meio da Avenida Beira-Mar, exerceu seu direito de protestar, abriu os braços e gritou "gente vamos parar a rua". Os outros "do povo" repetiram o mesmo gesto. O direito estava colocado nas ruas.

Para os "juízes" que pensam em "comandar de forma centralizada", lavrando sentenças políticas com base no "dê ciência, publique-se, cumpra-se", fica a mensagem com endereço para oposição :

"A verdadeira mudança vem de dentro de cada cidadão"- a frase vem das ruas, de um cidadão que clamava pela regularidade estabelecida em lei para o tempo de transporte coletivo. O direito nasce das ruas. 

Durante o protesto a  Secretaria Municipal de Trânsito/Transporte-SMTT não pronunciou. O "Secretário-Estepe" Carlos Rogério não tem condição de continuar no cargo. Tem bons quadros para a substituição.   

Galhos de árvores foram utilizados para bloquear as duas vias da Avenida Beira-Mar (Gilson Teixeira/O Imp/D.A Press)

21 de março de 2014

PORQUE ? GOVERNISTAS ACATAM ROSEANA SARNEY NO GOVERNO, A OPOSIÇÃO ESTRILA

Ao "varrer"(ler) os blog governistas/oposicionistas percebesse posições opostas : os governistas acatam a permanência de Roseana Sarney no governo, os oposicionistas estrilam . Porque?

Os atuais partidos de oposição não tem disposição/história de lutas, excetuando-se o PDT. Alguns deputados oposicionistas são oriundos do sarneismo- Raimundo Cutrim/Marcelo Tavares são exemplos.

A presença de Roseana no governo ameaça o projeto da oposição em 2014. A ausência da Sarney dos Leões facilitaria a vitória de Flávio Dino e de toda antiga mobília corrupta que está nessa expectativa.

A orquestração nos blogs tem o sentido de afastar a Sarney do governo, permitir que a disputa indireta na sua sucessão, favoreça a eleição de Flávio Dino. Roseana Sarney tem a exata noção do pretendido.   

Pesquisas guardadas a 7 chaves revelam a capacidade da Sarney influenciar decisivamente nas eleições de 2014. Calendário de ações, sincronizado a programa de obras será fatal para oposição.

ROCHA X ROCHA : DE COMO WEVERTON ROCHA DETONOU A IDEIA DE CONSÓRCIO PARA VICE-GOVERNADOR NA CHAPA DE DINO

Em política há que se fazer diferença entre manipulador/articulador. A diferença básica está no "modus operandi"- na maneira de agir. O articulador usa suas habilidades, o manipulador usa a dos/e outros.

Quem articula junta para o coletivo em que está inserido. Quem manipula mistura por interesses próprios, ou a mando de terceiros. A tênue diferença fica clara pela ação do articulador/manipulador.

Roberto Rocha é conhecido na seara política como habilidoso manipulador. Foi ele quem derrubou Elisiane Gama da condição de candidata a prefeita de São Luís pela coligação de Dino, em 2012.

Roberto Rocha usou o argumento de chamar todos para um consórcio de candidatos. Elisiane Gama, Tadeu Palácio, Edvaldo Holanda e Roberto Rocha  constituíam o referido consórcio.

Reunidos em consórcio, Rocha inventa uma tal de pesquisa qualitativa- as "quali" como ficaram conhecidas. Elisiane Gama tinha vantagem nas pesquisas quantitativas, mas perdeu nas "qualitativas".

Isso na linguagem dos manipuladores se denomina "chamar para perto, abafar, para não fazer zoada quando a vítima gritar". A estratégia foi articulada por Dino e manipulada/operacionalizada por Rocha.

Na disputa para o governo em 2014, Rocha encontrou a Rocha do seu "sapato". Weverton Rocha foi avisado que Roberto Rocha queria "armar consórcio", para decidir a vaga de vice de Dino. 

Weverton Rocha outro renomado manipulador usou o efeito dominó para detonar o "consórcio armado". Weverton Rocha acionou pedras próximas a Igor Lago. O resultado pode ser lido por todos.

"Remédio de doido é doido e meio". Remédio de manipulador são dois. "Pode até chover pedra, rocha, mas a vaga de vice-governador na chapa de Flávio Dino é do PDT", disse Weverton Rocha.   


20 de março de 2014

OPOSIÇÃO MEXE ERRADO, IGOR LAGO VETA E ELISIANE GAMA VOLTA ATRÁS

O que pode resultar de uma manobra política articulada por um manipulador e uma oportunista? A  resposta tem que ser dada com estratégia diferenciada, onde a ética deve superar a esperteza.

Roberto Rocha é um manipulador nato. Elisiane Gama uma política oportunista. Unidos são nitroglicerina estocada. Eles resolveram articular o desembarque do PPS na candidatura de Flávio Dino.

Flagrados em ambiente requintado/reservado na Cabana do Sol, Roberto Rocha/Elisiane Gama negaram qualquer articulação política, unindo o PPS ao PSB/PC do B nas eleições de 2014.

O médico Igor Lago, verdadeiro herdeiro ético do espólio político de Jackson Lago filiou-se recentemente ao PPS, nutrindo a esperança de construir via política independente do sarno-dinismo.

Lago tomou conhecimento do "arrasta-sai" de Gama na direção de Dino. Lago procurou Gama, entregou a ficha de filiação do PPS, condicionando continuar no partido após a decisão coletiva.

A direção estadual reuniu-se na noite de quarta-feira(19), decidindo em contrário a tudo que vinha sendo articulado por Elisiane Gama(PPS)/Paulo/Batista Matos(PPS)/Roberto Rocha(PSB).

O veto ético de Igor Lago, desarticulou a manipulação de Roberto Rocha e o oportunismo de Elisiane Gama. Gama ainda tentou justificar a presença na reunião como cooptante e não cooptada.

Como Elisiane Gama poderia cooptar Roberto Rocha para o arco das suas alianças? Na semana anterior Dino bateu o martelo, indicando Rocha como candidato a senador da oposição dinista.

Não é mais lógico entender que Roberto Rocha manipulava para ungir Elisiane Gama à vice-governadora? Roberto Rocha recebeu orientação para livrar  Dino da pressão do PDT(Márcio Honaiser).

Não deu certo. O PDT não passou recibo da quebra de confiança. Mas vai cobrar explicação desta reunião entre Roberto Rocha/Elisiane Gama para fechar a chapa majoritária de Dino.

  

ELISIANE DA GRANA DE CINDERELA PARA BRUXA : LIDERANÇA METEÓRICA E O RELÓGIO POLÍTICO

Elisiane Gama é mais uma destas lideranças meteóricas- aquela que se caracteriza por rápida ascensão, mas que se acaba na mesma proporção em que surgiram.

Tudo por falta de profissionais competentes no seu entorno. Gama é assessorada por familiares e amigos da igreja. O resultado é o mais puro fisiologismo/clientelista.

Elisiane Gama perdeu o tempo do relógio político. Badalou para direita, badalou para a esquerda, esqueceu o próprio centro. Atitudes/posturas transformaram Cinderela em bruxa.

Nas cavernas luxuosas, cercada de vinhos e manipuladores a boa imagem desta moça vai se esvaindo a cada eleição. É uma pena, não tem quem tenha coragem para lhe dizer a verdade.

Era só isso 
Que eu queria da vida 
Uma cerveja 
Uma ilusão atrevida 
Que me dissesse 
Uma verdade chinesa 
Com uma intenção 
De um beijo doce na boca... 



cabana (1)
cabana

MADEIRA : PRESENÇA DE DILMA EM IMPERATRIZ PODE CONFIRMAR ROSEANA SARNEY NO FUTURO MINISTÉRIO

Tentei liberar-me das tarefas familiares, para estar em Imperatriz na manhã desta quinta-feira(20). Não foi possível. Gostaria de em uma eventual coletiva, confirmar o convite da presidente Dilma para Roseana Sarney compor o futuro Ministério, em caso de reeleição.

A fonte que informou desta possibilidade é de grande credibilidade. Após a publicação da postagem neste sentido, muitos passaram a entender a tranquilidade da Sarney, em permanecer no governo até o dezembro de 2014.   Quem duvidar vai conferir o dito.

Dilma desce direto em Imperatriz. A ausência de escala em São Luís atesta a maior proximidade com os Sarney. O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira é o principal responsável pela exclusividade da presença da presidente Dilma em Imperatriz.

Esta é a segunda intervenção positiva/fundamental do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira na campanha do governista Luís Fernando Silva. Dilma confirmando Roseana Sarney no futuro Ministério, tem discurso para o resto da campanha de 2014.

19 de março de 2014

ARROCHA HILDO, SENÃO ADEUS ELEIÇÃO : EGESA ENGESSA OBRAS DE CONCLUSÃO QUARTO CENTENÁRIO

Empreiteiros/construtores/fornecedores ameaçam paralisar o fornecimento de materiais/serviços de terraplanagem para anunciada conclusão da Avenida Quarto Centenário.

Eles acusam a empresa EGESA, responsável pela conclusão da obra epigrafada de engessar os pagamentos dos empresário/construtores, prestadores de serviço terceirizados.

A EGESA é aquela construtora, cujos funcionários fizeram protesto em frente a Secretária de Cidades há duas semanas. Os "barnabés" reivindicam  pagamento dos salários em atraso há vários meses.

Vale ressaltar que funcionários/construtores/empreiteiros/ empresários, prestadores de serviços atestam que o governo teria realizado os repasses nas datas aprazadas de pagamentos.

Até quando uma empresa como a EGESA tem o topete de receber do governo e não pagar funcionários/empresários/fornecedores/prestadores de serviços? Com a palavra Hildo Rocha? 


CANDIDATURA DE HÉLIO SOARES AO SENADO É RECADO PARA ARNALDO MELO

Poucos atentaram para o conteúdo velado dos últimos discursos/declarações. Hélio Soares disse que a vaga é da Assembleia Legislativa. Entenderam como se Soares fosse o candidato, quando na realidade era mais um recado para Arnaldo Melo.

"Não podemos ficar longe destas discussões. Faço um apelo para que façam uma reflexão e puxem para os seus ombros a representatividade desta Casa, que não pode ficar as margens do processo", disse Soares em mensagem cifrada para Arnaldo Melo.

Sobre os ombros de Arnaldo Melo irão recair a culpa de todos os desacertos do grupo majoritário nas eleições de 2014. Arnaldo Melo sentiu o peso da "missiva", refugiando-se no seu gabinete. Jota Pinto assimilou a mensagem e espicaçou Edinho Lobão, como sem voto.

É mais uma tentativa de demover Arnaldo Melo de continuar balaio. Restam 15 dias, na prática 10, considerando que a movimentação política começa nas segundas e termina nas quintas nas Casas Legislativas. Os bastidores políticos ficarão agitados até 4 de abril.  

BLOG DE LUIS CARDOSO PUBLICA ATÉ BRIGA DE "NIGRINHA"

O blog de Luís Cardoso como era esperado, entrou em declínio. Até briga de "nigrinha" ganha postagem. Isso para não falar nos "apelos sexuais"- vídeos pornográficos, para manter a audiência.

Falta opinião, estudo, fundamento, texto- "uma lástima", como ele mesmo se caracterizaria. As análises se resumem aos conchavos  do passado, fisiologismos presentes e patrimonialismo futuros.

Mais ou menos assim : Fulano superou Sicrano. Depois de conseguir nomeações, vencer licitações ganhou as eleições. Mas, Sicrano dono eleitorado no município reagiu, voltando para a prefeitura.

Caridoso sentiu novamente os pés fugirem. As órgias, lubricidades voltaram para pauta do seu cotidiano. Ele agora tenta sobrevida com um site de matérias eminentementes jornalísticas.

Olha uma das pérolas mancheteadas, acompanhadas de "primoroso", "inigualável" texto do Blog do Caridoso:


Disputa pelo mesmo homem acaba em confusão


Quando duas pessoas disputam o amor do mesmo homem o resultado geralmente acaba em tapas.
Sempre que as duas se encontram, a briga é feia. Veja o vídeo abaixo:

18 de março de 2014

CÉREBRO DE LEITOA : OPOSIÇÃO CONTRA TERCEIRIZAÇÃO DA CAEMA

Engana-se Chico Leitoa quando diz : "nessa eleição a oposição só pode perder para ela mesma". Pelo óbvio "fuçante" da "novidade", Chico merece o sobrenome de "Leitoa", senão vejamos :

Na maioria das eleições da última década a oposição perdeu para si mesma- exceção 2006(governo), 2012(prefeitura). Faltou trabalho, propostas, resultados e invariavelmente culparam o Judiciário.

O que a oposição não quer entender, é que o resultado final das eleições, vem sempre anunciado pelas posições retrógradas, demagógicas, populistas que antecedem os pleitos majoritários.

Tome-se por exemplo, a recente posição dos próceres da oposição contra a terceirização da CAEMA. Os discursos estão na contramão da vontade popular. Os cérebro de leitoa entendem em contrário.

Ingrediente de Chico Leitoa a pururuca :

-acredite na vitória de Flávio Dino como um mantra;
-faça uma farofa com argumentos para ter na aliança a mobília corrupta de Jackson Lago/José Reinaldo ;
-pode misturar também com tudo que não presta, oriundos do sarneísmo, dando-lhe o nome de dissidentes;
- o resultado é "sal".

http://www.netoferreira.com.br/wp-content/uploads/2013/05/chico-leitoa2.jpg 

    

GASTÃO VIEIRA É CANDITADO DE DILMA AO SENADO: EDSON LOBÃO ACATA PEDIDO DA PRESIDENTE

A oposição preguiçosa/escocesa tentou em vão dividir o governo em uma improvável eleição indireta. O governo percebeu a manobra e respondeu com a permanência de Roseana Sarney.

Roseana Sarney quer fazer em 8 meses, o que supostamente a oposição não faria em 8 anos. Os deputados estaduais/federais devem buscar nestes resultados o discurso para eleição/reeleição.

A "nova bandeira" dos oposicionistas é a escolha do candidato governista ao Senado. A estratégia é jogar Gastão Vieira contra Edinho Lobão, na esperança de ter 30%  da raiva de "Edinho".

A manobra oposicionista nasce morta. O Ministro Edson Lobão comunicou no sábado(15) a  Roseana Sarney, que acatou pedido da Presidente da República. Dilma quer Gastão no Senado. É o fraco.

ELES PARECEM PROPAGANDA DE MASSA DE TOMATE : UM ELEFANTE INCOMODA, DOIS SÃO DEMAIS, TRÊS É AGIOTAGEM

Fmília Macedo: empresário Dedé, pré-candidato Fábio e o prefeito de Dom Pedro, Hernando

Novas oligarquias corruptas se formam a sombra da expectativa da eleição de Flávio Dino para governar o Maranhão, que cala/consente/protege. Eis a família Macêdo : Dedé, "Fabinho" e "Nando".

Aguenta Maranhão Velho de Peia. Isso é que chamam de mudança? Mas parece o "futuro, repetindo o passado/ um museu de grandes novidades". Tá gravado, Bira do Pindaré declarou que essas alianças são programáticas.

Juntos os Macedos parecem propaganda de massa de tomate. Um elefante incomoda, dois são demais, três é agiotagem. Política no Maranhão parece coisa do Velho Oeste, para o lado que se vira tem bandido. 

Cuidado Flávio Dino para teu filme não virar o "Dólar Furado".


TOMA IGOR LAGO : ELI$IANE GRANA QUER SER VICE OU SENADORA NO CONSÓRCIO DE DINO

A deputada Eli$iane Grana mostrou que a "carinha de anjo" esconde uma "diabinha de chifres". No fim de semana a "irma$inha" pousou ao lado de Flávio Dino.

O fato e a foto aconteceram por ocasião da comemoração da maioridade política de Rubens Junior- Flávio Dino garantiu a Junior de presente um mandato de deputado federal.

Eli$iane Grana aproveitou a disposição de Dino em presentear jovens políticos. Eli$iane Grana pediu de aniver$ário a Vice-Governadoria ou a vaga de senadora pela oposição.

Roberto Rocha suposto candidato a senador das oposições recebeu o primeiro mandato(deputado estadual) aos 21 anos, quando o pai, Luís Rocha governava o Maranhão(1984/1988).

Pelo visto, a função de pai-político de Flávio Dino se volta para premiar os filhos das oligarquias. Sai daí Eli$iane da Grana, tu não tem avô/pai/tio governador/prefeito. Te toca "santoca".

"VIXE MARIA" : BIRA DIZ QUE FLÁVIO NO GOVERNO VAI CENTRALIZAR O COMANDO

Bira do Pindaré em entrevista a Rádio Capital informa que : "Flávio Dino governador vai centralizar o comando. As alianças com os dissidentes das oligarquias são apenas no campo programático".

A informação é decorrência de um questionamento do titular desta coluna eletrônica. Perguntei ao nobre deputado que falava de alianças espúrias do PT :

Como o senhor interpreta as alianças de Flávio Dino com as mobílias corruptas dos governos de Jackson Lago e Zé Reinaldo Tavares? A resposta resume os interesses eleitoreiros.

Para finalizar Bira do Pindaré afirma que Roseana Sarney vai renunciar pela necessidade de imunidade parlamentar. E Zé Reinaldo  que foge das algemas?

Tem explicação que parece negação. Tem afirmação que remete ao que fica guardado no inconsciente.  "Centralizar comando, aliança só no programático"? "Vixe Maria".

CULTURA POLÍTICA : AS AVES DE RAPINA QUE AQUI CHANTAGIAM, SABOTAM COM AS DE LÁ

A presidente Dilma teria em telefonema se queixado a governadora Roseana Sarney. A queixa versava sobre a sabotagem praticada pelos deputados contra o seu governo. 

Roseana Sarney teve empatia- a capacidade de se colocar no mesmo lugar da queixosa, consolando Dilma com os versos do poeta maranhense Gonçalves de Dias e de Noites:

"As aves que aqui chantagiam, sabotam como as de lá". Roseana Sarney disse a Dilma :  " No Maranhão é mais grave. A sabotagem(impedir) virou chantagem(ameaça)".

Os erros das duas são quase os mesmos : empáfia no trato político, articulação política deficiente, distância da base aliada, descumprimento dos compromissos assumidos.

O "modus operandi" dos deputados pautados no clientelismo-fisiológico é parte da cultura política nacional. A outra parte é o patrimonialismo dos governantes.

Já passou da hora de mudar a cultura política nacional/estadual/municipal. Dando que se recebe só em oração. "Onde houver treva que eu leve a luz".

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...