18 de fevereiro de 2014

"VAMOS POR PARTES"(SARNEY) : PT CONFIRMA "MUNTEIRO", QUE CONFIRMARÁ ALIANÇA COM O PMDB NO MARANHÃO

Circula nos blogs alinhados e caridosos ao roseanismo que a direção nacional do PT reconheceu Monteiro como vencedor do Processo de Eleição Direta-PED no Maranhão.

A decisão ocorreu em reunião exclusiva da direção nacional para deliberar sobre o PED-MA. Lula esteve com Sarney ontem(17) no Hospital Sírio Libanês, acompanhando cirurgia de D. Marly 

Sarney pediu alguma coisa para Lula? Cartesiano, Sarney instala a dúvida para depois resolver os problemas por partes. Após o casamento com o PT vem o noivado com Arnaldo Melo.

Sarney tem lábia que derruba até avião. Melo se desmancha para qualquer pedido de José Sarney ? Pedro Neiva, Nunes Freire, João Castelo, Luís Rocha, José Reinaldo provam que não.

Esse "PED" é mais complicado. A história mostra que a grande maioria dos ex-governadores do estado romperam com Sarney, exatamente depois de 2 anos de mandato. Trinta dias dá tempo?

"Cada caso é um caso". Melo é novo- na faixa de 60 anos e tem postura conciliatória parecida com a do Senador Edson Lobão. Dependendo do seu comportamento ganha espaço incomensurável.

ARNALDO MELO JOGOU A TOALHA OU O SABONETE NO MEIO DO PLENÁRIO ? "SOU UM HOMEM DE GRUPO", MAS QUAL?

Os articulistas do jornal "O Estado Os do Maranhão"(EMA) parecem ter recebido promessa de "casa, comida e roupa lavada". Arnaldo Melo ganha 1/4 em 2 páginas do EMA, para tentar justificar o "embargo de gaveta" na Resolução das Indiretas.

Arnaldo Melo argumenta que não edita a Resolução das Indiretas, em razão de não poder estabelecer pontos específicos do pleito- data e hora. Independente de Resolução, Melo não sabe que a eleição de 2014 é em 4 de outubro, a partir das 8 horas? 

Arnaldo Melo sabe que a lei no tempo e espaço tem seus efeitos para frente(a partir da publicação)? Melo sabe das normas para vigência de uma Resolução Legislativa ? Melo sabe que as leis não retroagem, senão para beneficiar quem dela se socorre? 

O que fez Melo durante 24 anos de atividade parlamentar para desconhecer princípios elementares do Processo Legislativo? As declarações servem para compreender, o quanto nossos parlamentares estão desinformados  na própria atividade.

Melo faz que joga a toalha e diz ao lado de Marcelo Tavares e Elisiane Gama: "Sou um homem de grupo", mas qual? Melo foi Secretário nos governos de José Reinaldo e Jackson Lago. "Quem é de grupo não pode tomar decisões sozinho" diz Melo.

Isso é jogar a toalha ou sabonete no meio do Plenário? Escorrega Rose, que tu vai "cair de costa e quebrar tua venta". Essas justificativas judiciais de Arnaldo Melo são como bolinhas de sabão- espocam em contato com o ar da democracia.

"Eu vi um garotinho sentado na calçada de canudo e canequinha/ eu vim um garotinho fazendo bolinha de sabão/ Agora eu vou fazer bolinha de ilusão/ Foi ai que eu vi como era bom brincar com bolinhas de sabão". Catarse, ingenuidade ou maldade? 

17 de fevereiro de 2014

A PENA NÃO É PERPÉTUA : JOSÉ GERARDO JÁ PAGOU A SUA

A falta de bom senso é fruto da ignorância ou preconceito? Tripudiar sobre a imagem do ex-deputado José Gerardo é praticar o direto penal do terror, posto que não existe pena perpétua no Brasil.

Gerardo já pagou sua pena em um inferno chamado Pedrinhas. Portanto não deve nada a Justiça. Dentro da cadeia converteu-se em crente praticante. Fora de lá tem tido comportamento exemplar.

Descabidas as críticas dos jornalistas diplomados, Marcos Deça/Gilberto Léda endereçadas a ALEMA/José Gerardo. As posturas de ambos provam que diploma não comprova nada.

Kant disse que a pena é um imperativo categórico. Ao mal do crime deve se impor o mal da pena, e só. Para Hegel a pena anula o crime por uma reparação de natureza jurídica estabelecida pela Justiça.

Para Marcos Deça/Gilberto Léda a pena há de ser perpétua. Para que serve o direito ? A pena cumprida como retribuição ao delito praticado? Voltemos a Idade Média pelo pensamento medieval dos epigrafados.

A palavra pena vem de penitência e não dá "presidência" de qualquer órgão. As penas podem ser estabelecidas por um colegiado ou por um único juiz. Mas jamais por dois insensíveis jornalistas.

OPOSIÇÃO DE MOTO-TAXI : ARNADO MELO REÚNE APENAS 7 DEPUTADOS EM INAGURAÇÃO NA ALEMA

A oposição maranhense comete mais um erro ao apoiar publicamente o governista Arnaldo Melo, comprometendo a eleição de sua fragilizada bancada de deputados estaduais.
 
Qual a reação do eleitorado maranhense diante das declarações públicas de apoio da oposição ao governista Arnaldo Melo? Decepção ao perceber o mínimo de capacidade de articulação.
 
Afinal a "mudança" se instalada nos Leões, pensa em estalar o dedo e fazer a maioria, a exemplo do que hoje ocorre? No salve-se quem puder quem volta para a Assembleia Legislativa? 
 
Marcelo Tavares- não tá;
Bira do Pindaré- deu ré;
Othelino Neto- tá sujo;
Elisiane Gama- é governadora/senadora da Grana;
Neto Evangelista- está mais para periquito(segura com o pé na oposição e come no bico do governo em Lago da Pedra) do que para tucano;
Carlinhos Amorim- tá ruim;
Valéria Macedo- vai mais cedo;
Raimundo Cutrim- também tá ruim;
Rubens Junior- pula para federal;
Gardênia Gonçalves- rogo a deus que tu te salves.
 
Urgente- Arnaldo Melo acaba de passar em frente ao Comitê Imprensa da Assembleia acompanhado de apenas de 7 deputados.(Raimundo Louro, Rigo Teles, Magno Bacelar, Othelino Neto, Neto Evangelista, Marcos Caldas e Jota Pinto). Parece conta de mentiroso.
 
 A anunciada presença de Sarney era factoide? He-Man enfraqueceu ou está guardando forças? Muito estranho a falta de deputados nas inaugurações da Assembleia Legislativa. 
 

A GARANTIA DO PALÁCIO DOS LEÕES SERIA A INDICAÇÃO DO PARTIDO(PMDB) NA ELEIÇÃO INDIRETA PARA O FUTURO GOVERNADOR

Continua o "arranca-rabo" entre Ricardo Murad/Arnaldo Melo. Na última "cana de braço"(eleição na ALEMA), Melo derrotou Murad. Murad funciona como "cabo de guerra" de Roseana Sarney e tenciona pela votação imediata das regras para eleição indireta.

Arnaldo Melo faz o pêndulo(balança) entre os 11 deputados da oposição e os 30 do governo.   A oposição(11) vota com Melo, mas quer a Resolução das Indiretas votada após a renúncia da Sarney. Os governistas parecem divididos entre "uma balada e outra".

A única garantia do Palácio dos Leões seria a votação das regras para eleição indireta, considerando condição "sinequanon"(sem a qual não pode ser) que a indicação dos candidatos é dos partidos. Neste caso o PMDB indicaria Luís Fernando Silva.

 Melo engole essa no seco e com areia?

A Constituição Federal diz que não existem candidaturas avulsas. E se nos 30 dias de Arnaldo Melo governador a caneta rugisse,fazendo ser votada uma nova Resolução Legislativa, permitindo a indicação pelas bancadas dos deputados representando o povo na ALEMA?

Passa a tarde com essa Roseana Sarney.

TUDO POR DINO ? ROBERTO ROCHA ABRIRIA MÃO DA VAGA DE SENADOR PARA ELIZIANE GAMA?

O vice-prefeito de São Luís, o ex-deputado Roberto Rocha articula em entrevista a "União das Oposições" em prol da eleição de Flávio Dino ao governo do estado. E a prática? 

Rocha prioriza em entrevista a candidatura de Dino ao governo do estado. A aritmética eleitoral é  : "Roseana depende muito mais da divisão da oposição, do que do governo para ganhar a eleição".

Rocha trata política equacionando de forma lógica. Quando o assunto é a eleição para o Senado, Rocha inverte a ordem e adota a "teoria das convergências"(partidos) em torno do seu nome.

O pai de Roberto Rocha, o ex-governador Luís Rocha tinha raciocínio geométrico- "Sarney é minha régua e meu compasso". Roberto estrategicamente foi para hipotenusa da política(lado contrário).

Hipotenusa é um termo que significa "contrário a". É o lado mais longo de um triângulo retângulo, contrário ao ângulo reto. Em política a soma dos catetos(Rocha/Gama) é igual a hipotenusa(eleição de Dino)?

Roberto Rocha, o "Hipotenusa" abriria mão da sua candidatura ao Senado para Elisiane Gama, possibilitando o decisivo crescimento eleitoral de Flávio Dino na Capital? Duvidê-ô-dô.

O discurso de Roberto Rocha soma(une) ao contrário. Quem quiser matar saudade de Luís Rocha é só escutar Luís Gonzaga : "uma pra mim, outra pra mim, uma pra tu, uma pra mim, outra pra mim, só uma pra tu". 



16 de fevereiro de 2014

PORQUÊ A OPOSIÇÃO DIZ ABERTAMENTE QUE VOTA EM ARNALDO MELO?

Porquê a oposição diz abertamente que votará em Arnaldo Melo, no caso da renúncia da governadora Roseana Sarney? Sem o Palácio dos Leões nenhuma candidatura governista vingou/vinga/vingará durante os últimos 47/50 anos.

Sarney ganhou o governo em 1965 pela divisão da situação. Newton Belo governador lançou o ex-prefeito de São Luís, Costa Rodrigues. O senador Vitorino Freire impôs Renato Archer. Sarney furou a cidadela situacionista e derrotou o "vitorinismo" que brigava com o "newtismo".

A oposição sabe que sem a Sarney ou Luís Fernando sentada(o)na cadeira de governador, é confeccionar antecipadamente a faixa com o nome "Governador Flávio Dino/2015". Não adianta outra equação política, senão a epigrafada. 

Portanto é preciso tirar a Sarney e não deixar Luís Fernando sentar. Aí que entra o discurso público pró-Arnaldo, as notícias plantadas na Isto É, dando conta da queda de Roseana Sarney para o Senado. A tática é para assustar(assusta que ela sai) ou para apressar(apressa senão ela fica)?

Se for para assustar a oposição sonha fazer o Governo(Flávio Dino), o Senado(Dutra, Roberto Rocha, Eliziane Gama) e depois chamar deputados estaduais/federais para os "almoços em Palácio" que dobram as bancadas há mais de 70 anos.

Se for para apressar é porque a oposição sabe que com Roseana Sarney no governo a história pode se inverter- o Palácio dos Leões pode eleger o governador, o senador e chamar a oposição para jantar depois de almoçar com a base aliada como faz há 100 anos.

A "Leoa"(Roseana Sarney) nos "Leões"(Palácio) assusta mais a oposição do que candidata ao Senado. E o Presidente da Assembleia, Arnaldo Melo como fica nessa história? Fica como "boi de piranha"? De quem? Flávio Dino ou Luís Fernando?

Tem jeito não. Essa equação é como lençol de pobre. Se Arnaldo Melo cobrir a cabeça(Luís Fernando-Governo/Roseana Sarney-Senado) descobre os pés(Flávio Dino-Governo/ Dutra/Rocha ou Gama para o Senado). Arnaldo Melo no governo arriscaria? 

E não me venham com essa idiotice de Arnaldo Melo no governo como "tertius", magistrado. Imparcial no Maranhão nem jornal. Tenho dito e não dito, mas repito que ou calça de veludo(governo) ou bunda do lado de fora(nem o governo, nem o Senado). 

TRAIÇÃO EM PLENA LUA DE MEL ? "ZÉ REINALDO É QUEM ORIENTA ARNALDO MELO PARA O GOLPE FATAL"

Depois da ofensiva de Ricardo Murad no Facebook, sem resposta de Arnaldo Melo um roseanista de "dentro da copa/cozinha/alcova" atira mais forte e acusa : "Zé Reinaldo é quem orienta Arnaldo Melo para o golpe fatal".

A declaração foi prestada/ouvida sem reservas na entrada do templo gastronômico dos políticos- a "Cabana do Sol", na manhã deste domingo(16) chuvoso e movimentado na seara política. Pelo volume/tom da voz era recado.

"T- r- a- i ç- ã- o são cinco letras que perseguem os nascidos Sarney. Pedro Neiva, Nunes Freire, João Castelo, Luís Rocha, Zé Reinaldo chegaram aos Leões por enchente das mãos da gente", disse em duas letras.

Etió! Vai trair a "marida" em plena lua de mel?

ARNALDO SE MELOU ?"O MARANHÃO NÃO PODE TER UM GOVERNADOR SOB SUSPEITA"(DE RICARDO MURAD SOBRE ARNALDO MELO)

Ricardo Murad- leia-se o Palácio dos Leões, Roseana Sarney/Jorge Murad, disparou artilharia pesada contra o ex-quase-futuro governador Arnaldo Melo.

Murad considerou sem sentido a declaração de Arnaldo Melo, condicionando a elaboração/votação de Resolução Legislativa em caso de vacância do cargo de governador a renúncia da Sarney.

Murad torna pública o temor do roseanismo, tendo Arnaldo Melo no comando do executivo estadual. Murad declara com todas as letras  da desconfiança, argumentando contra "absurda condicionante" : 

"É um absurdo, Arnaldo querer condicionar a Resolução que promoverá eleição indireta a renúncia da governadora Roseana Sarney. Ele tem alguma surpresa em mente?".

Por fim Ricardo, Murad bate mais forte : "O Maranhão não pode ter um governador sob o signo da desconfiança dos seus aliados". Depois dessa declaração, Roseana Sarney vai renunciar?

Roseana Sarney já desapeou Ricardo Murad da Presidência da Assembleia, mas seria capaz de se enforcar com as próprias mãos, assinando o ato de renúncia? 

Arnaldo Melo se melou? A Resolução Legislativa depois da renúncia é um convite para a festa do "Pacu"? O "arnaldismo" entra com o P. e  o "roseanismo" entra com o C?


AQUI A PRIORIDADE É OPINAR SOBRE POLÍTICA : DO CAVALDO SELADO AO CHUMBO TROCADO

Está coluna eletrônica não faz cópias de matérias jornalísticas, embora as interprete diuturnamente, buscando revelar qual a intenção do noticiar/postar. Não trabalhamos matérias sensacionalistas por entendê-las como apelação.

DO CAVALO SELADO

Sarney dá a sua coluna dominical o título "Cavalo Selado". O esperto morubixaba endereça de forma subliminar que o "Cavalo está selado". Sarney deixa entender que preparou o Maranhão para o "outro" montar no ponto. 

Quem? Dino ou Luís Fernando? O "Cavalo" é de "Troia" ou de "Jiboia"? Flávio Dino se deixará trair pela vaidade de ser governador na proveta- aquele que antes de ser já é? Dino acha que Sarney preparou o "cavalo" para ele montar? Quem vai cair dos/nos Leões?

CHUMBO TROCADO

Flávio Dino rebate no Blog do John Cutrim(Jornal Pequeno) supostos factoides do Jornal "O Estado do Maranhão", sobre suas contas na Embratur. Chumbo trocado dói ? Na semana passada a vítima de factoide por via dos relatórios prévios(TCE) foi Luís Fernando.

O "EMA" informa neste domingo(16), de acordo com relatório da CGU, que Dino prorrogou contrato desvantajoso para Embratur. Dino rebate a informação/acusação, dizendo que o  contrato é de 2009, quando ainda era deputado federal.

Entre o "Cavalo Selado" e o "Chumbo Trocado" ficam as indagações : Sarney admite com o título da sua coluna a vitória de Flávio Dino? O "Chumbo Trocado" mostra como será o nível da campanha para o governo em 2014?

Aguenta povo . "Eu quero me trepar no pé de coco/ pra tirar coco/ pra depois saber se o coco é oco"



Aquele abraço para o leitor Nilson Vieira. Obrigado pelos comentários em "O Ser e o Nada: Arnaldo Melo quer ..."

15 de fevereiro de 2014

O SER E O NADA : ARNALDO MELO QUER RESOLUÇÃO LEGISLATIVA SÓ PARA ROSEANA SARNEY

Martin Heidegger tinha como principal método da sua filosofia "trazer a luz daquilo que se oculta, naquilo que se mostra" = conhecer o que está por trás de tudo que se fala/faz.

Arnaldo Melo ocupa neste sábado(15), 1/4 de página do "EMA" para explicar a existência de uma lei sem a devida regulamentação, argumentando  que : "não se pode deliberar sobre o nada".

Arnaldo Melo faz exercício filosófico teratológico sobre as normas que fixarão prazos/datas/condições para disputa das eleições indiretas, no caso da renúncia da governadora Roseana Sarney.

O que de fato esconde o Presidente da ALEMA, com a farta catilinária sobre o nada? "Se a governadora não renunciar, teremos deliberado sobre o nada. Essa resolução não produzirá efeitos".

Arnaldo Melo não foi informado pela Assessoria Jurídica que os Atos Legislativos, inclusive as Resoluções tem efeito "erga omnes" = para todos. O processo legislativo não pode ser particularizado.

As resoluções Legislativas servem para todos os indivíduos independente do momento da sua elaboração, entrando em vigor na data sua publicação. Arnaldo Melo segue a Constituição de Sarney?

1°- Todo poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos será exercido;
2°- Essa "Resolução" entra em vigor na data da sua publicação;
3°- Revogam-se as disposições em contrário.

Heidegger ensinou que o "ser do homem é um ser que caminha para a morte". Sartre que o "destino do homem é ser livre". O que prefere Arnaldo Melo : a morte política ou a liberdade de ser escolhido?

"É sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar/ O ar no copo ocupa o lugar do vinho/o vinho o da dor/ a dor ocupa metade da verdade/ a verdadeira natureza interior/ uma metade cheia/outra vazia".





"FEZ QUE FOI E NÃO FOI, MAS ACABOU FONDO" : PROJETO DE RENUNCIA APRESSA DECISÃO DO PED E ALIANÇA PT/PMDB

O "Projeto de Renúncia" votado na Assembleia Legislativa contabiliza antecipadamente uma vitória para o "roseanismo". Seria intencional ou mera consequência dos fatos políticos?

Porquê o PT/MA marcou para terça-feira(18) a decisão sobre o resultado do PED(Processo de Eleição Direta)? Para não perder a vaga de vice-governador, as Secretarias de Governo e etc e tal.

O imbróglio vinha se arrastando desde 10 de novembro de 2013, quando o "cumpanheiro Munteiro" sagrou-se vencedor no 1º turno (6 mil votos). Realizado o contestado 2° turno deu Henrique Soares.

O quiproquó vinha dando força a aliança eleitoral do PT com o PC do B. O provável resultado da reunião na terça-feira(18), que tratará exclusivamente deste assunto é a reedição da aliança PT/PMDB. 

A "renúncia" apressou os "cumpanheiros". Depois do "arrasante" da Sarney sobre Rui Falcão, Lula acionou o Secretário Nacional de Organização do PT, Florisvaldo Sousa para resolver o impasse.

Portanto o "Projeto de Renúncia" já produz efeitos. O que ainda está nebuloso é o processo de eleição indireta na Alema. De uma hora para outra "Roseana Maldade" virou "Roseana Bondade"?

E se Roseana Sarney "fez que foi e não foi, mas acabou fondo"? Muita gente vai se f. Tem traíra no balde nestas alturas do processo de eleição indireta na Alema. No PT Roseana Sarney já deu jeito.

Seria mais um drible do "anjo do raciocínio lógico da política" do Maranhão, "Mané Sarney"? 


Aquele abraço para o leitor e competente advogado Walter Carlito da Rocha, que delicia-se com a leitura desta coluna eletrônica. Muito obrigado pelas palavras de incentivo e reconhecimento. 


14 de fevereiro de 2014

A CARTA NA MANGA : RESOLUÇÃO LEGISLATIVA É QUEM DEFINIRÁ CANDIDATO A GOVERNADOR EM IMPROVÁVEL ELEIÇÃO INDIRETA

A mordida da cobra é curada com o próprio veneno- o soro antiofídico. O "arnaldismo"(deputados ligados a Arnaldo Melo) teme a definição do processo eleitoral indireto na Alema, por via de uma nova Resolução Legislativa.

A propalada/temida Resolução Legislativa que regulará o processo indireto para governador está na proveta do Palácio dos Leões, tendo como embriões os interesses do "roseanismo" e a eleição de Luís Fernando ao governo do Maranhão.

O "roseanismo" teme a implosão do grupo como todo império- de dentro para fora. José Reinaldo dissidente derrubou o primeiro pilar em 2006, elegendo Jackson Lago com o uso da máquina. Arnaldo Melo no governo derrubaria o segundo pilar?

O "arnaldismo" apresenta como credenciais ao "sarneismo", a postura de lealdade ao "roseanismo" do seu principal representante- Arnaldo Melo. O problema é a distância estratégica/política existente entre o sarneismo e o roseanismo. 

O primeiro(sarneismo) quer Arnado Melo governador "até" 2014. Já o segundo(roseanismo) quer Arnaldo Melo na cadeira de governador entre a quarta-feira de cinzas, 5 à 13 de março. As cinzas e o 13 não são muito a gosto do supersticioso Sarney.  

Olha só o barulho da "máquina". De acordo com o Código F, parágrafo D, a nova Resolução Legislativa vai "ensacar no mesmo saco" uma cobra, um macaco e um galo. Quando o galo cantar, o macaco vai pular e a cobra vai morder. 

Aí adeus Corina!



13 de fevereiro de 2014

CASO PIRATA PODE APRESSAR QUEDA DE CARLOS ROGÉRIO DA SMTT : PÁDUA NAZARENO COTADO PARA VOLTAR A COMANDAR O TRÂNSITO

O "caso pirata" deve apressar a substituição do engenheiro Carlos Rogério da SMTT. Rogério expôs o prefeito de São Luís, Holanda Junior a desgaste desnecessário em ano eleitoral.

A recomendação do MP poderia ter recebido como resposta o estudo do caso. O "caso pirata" ganhou relevância nas redes sociais e deve receber os holofotes de Luciano Hulk. 

A "mídia-sarney" deitou, rolou durante a manhã, tarde, noite. Holanda agiu rápido, diminuindo o impacto da ação destrambelhada MP/SMTT e assistiu ao artista no espaço/instrumento de trabalho.

Mas a "pá de cal" no "caso pirata" vem com a demissão do Secretário de Trânsito e Transportes, Carlos Rogério. O pedetista, ex-Secretário Pádua Nazareno pela discrição pode assumir a SMTT.

"Rogério/Rogério/Rogério uh".

BARREIRINHAS : HÉLIO SOARES GARANTE RECURSO PARA CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO E ASFALTAMENTO DAS VIAS PÚBLICAS

O deputado Hélio Soares desempenhou importante papel na captação dos recursos para a construção do Aeroporto de Barreirinhas e asfaltamento das vias públicas da cidade que representa a explosão do turismo no Maranhão.

Hélio Soares esteve com o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa em audiência com Ministro Gastão Vieira na quarta-feira(12). Na oportunidade foi definida a data  de 24 de fevereiro, para inauguração da redentora obra.

"Honro os compromissos com a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses. Nosso objetivo principal é melhorar a qualidade de vida da população que vive  nas comunidades de Barreirinhas". disse Hélio Soares.   

Soares ressalta que enquanto os turistas se deliciam nas areais quentes dos Lençóis Maranhense, a cidade padece há  décadas pela falta de infra estrutura e o povo nativo acumula sofrimentos de toda ordem . 

"É preciso que além do Aeroporto, existam obras dentro das comunidades. Ruas asfaltadas/urbanizadas, saneamento básico, hospitais servem para quem visita, mas principalmente para quem mora", lembra Hélio Soares.

"Não é possível que depois de tanta luta, apareça o "político-periquito"- aquele que se segura com o pé, come com o bico, fatura eleitoralmente, depois viaja para o Rio de Janeiro e fica como o Cristo Redentor, no alto, frio e de braços abertos", alerta Hélio Soares.

 

ENGESSOU OU DESTRAVOU ? RESOLUÇÃO LEGISLATIVA DETERMINA ARNALDO NO GOVERNO POR 30 DIAS EM CASO DA RENÚNCIA DE ROSEANA SARNEY

A Assembleia Legislativa votou e aprovou Resolução Legislativa determinando a posse do Presidente da ALEMA, Arnaldo Melo no comando do executivo por 30 dias, em caso da renúncia da governadora Roseana Sarney.

O texto do Projeto de Resolução do deputado Edilásio Junior sofreu modificação estrutural. As eleições indiretas ao invés de procedidas em "até 30 dias"- neste caso no mesmo dia poderia eleger-se o novo governador, foram fixadas para depois de 30 dias.

A reformulação evita a arguição de inconstitucionalidade, posto que a Constituição Federal preceitua em caso de vacância do executivo, o prazo de 30 dias para eleição de governador/vice-governador e senta Arnaldo Melo na cadeira de governador do Maranhão.

Agora fica a pergunta : A Resolução Legislativa que trata das eleições indiretas engessou ou destravou as negociações entre a Assembleia Legislativa e o Palácio dos Leões? Acho que travou de uma vez por todas a possibilidade de renúncia da Sarney.

Arnaldo Melo governador por 30 dias fica de que lado? Ele vai olhar pelo retrovisor(passado sarneista), pelos espelhos laterais(como secretário de Jackson Lago e José Reinaldo) ou para frente com a possibilidade de Flávio Dino governador? 



CANDIDATURAS DE EDINHO LOBÃO/ROBERTO ROCHA DÃO DISCURSO CONTRA AS OLIGARQUIAS : É POR ISSO QUE DINO QUER DUTRA OU ELISIANE GAMA

A candidatura pela situação de Edinho Lobão ao Senado dá mote a discurso contra a oligarquia Sarney. Edinho é suplente do próprio pai, o Ministro das Minas e Energias Edson Lobão. 

Edson Lobão é produto jornalístico/político da ditadura com apoio de Sarney. É o único governador que não brigou com Sarney durante o exercício do mandato nos últimos 50 anos.

Roberto Rocha também tem o "pezinho" na cozinha dos Sarney. O pai de Rocha, o ex-governador Luís Rocha dizia com a língua no palato(céu da boca) : "Sarney é minha régua, meu compasso".

Saulo Arcageli(PSTU), Antônio Pedrosa(PSOL) sinalizam com explosivos discursos contra os "bem nascidos". Flávio Dino sabe que não escapará da metralhadora verbal dá ultra-esquerda.

Flávio Dino foi convencido que Domingos Dutra é a melhor opção para o Senado. Dutra além das raízes quilombolas- ele nasceu em saco das Almas, tem o histórico de abnegadas lutas contra Sarney.

Elisiane Gama(PPS) seria a segunda melhor opção. Gama para o Senado pela oposição aumentaria as intenções de voto em Flávio Dino na Capital. São Luís tem o maior/decisivo eleitorado do Maranhão.

12 de fevereiro de 2014

ARNALDO MELO ENDURECE O JOGO :"SE A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY RENUNCIAR, VOU CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO E ASSUMIR O GOVERNO"

O Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo declarou no final da manhã desta quarta-feira(12) ao titular desta coluna eletrônica que : 

"Se a governadora Roseana Sarney renunciar, vou cumprir a Constituição Estadual e assumir o governo. Depois é que vamos tratar das questões políticas, envolvendo a sucessão indireta".

A postura legalista de Arnaldo Melo endureceu o jogo político da sucessão indireta. Roseana Sarney na "berlinda" foi ventilada a candidatura do suplente de senador, Edinho Lobão ao Senado.

A alternativa fortalece a candidatura de Luís Fernando ao governo do estado. O grupo político de Edson Lobão que fazia corpo-mole, entra de cabeça/lobos e grupo de comunicação nas majoritárias.

"É pelo andar da carruagem que se ajeitam as melancias". Vida louca/louca vida/ vida breve/ já que eu não posso te levar/ quero que você me leve. Vida louca/vida imensa/ ninguém vai nos perdoar nosso crime não compensa.





CARDÁPIO DO ALMOÇO DE ARNALDO MELO/LUÍS FERNANDO : PASTEL DE VENTO, REFRESCO DE ASSOVIO E TIRA-GOSTO DE SOLUÇO

Luis Fernando Silva e Arnaldo Melo combinaram almoço na terça-feira(11). O "templo gastronômico"(restaurante) foi mantido em sigilo. Eles queriam evitar palpites na "sucessão indireta".

A "sarna" representada por "Bandideça" na blogosfera diz que é "simples assim" : "Roseana Sarney renuncia, Arnaldo Melo assume e unge Luís Fernando Silva governador por via indireta.

A turma de Dino torce para que não seja "bem assim". A renúncia da Sarney em fevereiro tornaria Luís Fernando alvo de ações legais. Existem dúvidas sobre o prazo de sua filiação ao PMDB.

Os procedimentos gastronômicos- o almoço de ontem(11) entre Luís Fernando e Arnaldo Melo, indicam o amadurecimento da renúncia-só de Roseana, ou das renúncias- Roseana Sarney/Arnaldo Melo para o mês de março.

Albérico Ferreira, tio de Sarney era Presidente da AL em 1982. Castelo na cadeira de governador, brigado com Sarney era candidato ao Senado, Luís Rocha, sarneizista empedernido  ao governo.

A briga entre Sarney/Castelo atingiu o seu clímax neste momento. Albérico foi obrigado a renunciar. Ivar Saldanha, Vice-Presidente da Assembleia foi chamado à "tertius". Saldanha ex-vitorinista conduziu as eleições(Governo/Senado).

O grupo Sarney elegeu Luís Rocha governador, Castelo elegeu-se senador. A relação de amizade entre Sarney/Castelo nunca mais foi a mesma. Agora a possibilidade de cisão entre os Sarney/Melo corre por conta do temperamento de Roseana Sarney.

Em 1950 Saturnino Bello, o "Satú Bello" ganhava as eleições quando morreu. Eugênio Barros, segundo colocado tomou posse em fevereiro de 1951, dando origem a "Greve de 51". Eugênio Barros é avó de Max Barros.

Max Barros é Vice-Presidente da Assembleia. Na hipótese Arnaldo Melo renunciar pela unidade do grupo, Barros assume a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado. Não há perigo da história se repetir como tragédia.

O garçom "Espicha" ao ser questionado sobre o que ouviu do almoço entre Luís Fernando Silva e Arnaldo Melo disse: "foi servido pastel de vento na entrada, o tira-gosto foi de soluço. Eles beberam refresco de assovio. Não sei o que almoçaram".  

Renunciar seriam a solução?


WTM LATIN AMÉRICA 2024 : MARANHENSES MARCAM PRESENÇA EM UMA DAS MAIORES FEIRAS DE TURISMO DO PAÍS

  Sebrae e outras instituições somaram esforços para enviar comitiva que representou o Maranhão no evento Parceiros do turismo maranhense, o...