12 de fevereiro de 2014

ARNALDO MELO ENDURECE O JOGO :"SE A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY RENUNCIAR, VOU CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO E ASSUMIR O GOVERNO"

O Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo declarou no final da manhã desta quarta-feira(12) ao titular desta coluna eletrônica que : 

"Se a governadora Roseana Sarney renunciar, vou cumprir a Constituição Estadual e assumir o governo. Depois é que vamos tratar das questões políticas, envolvendo a sucessão indireta".

A postura legalista de Arnaldo Melo endureceu o jogo político da sucessão indireta. Roseana Sarney na "berlinda" foi ventilada a candidatura do suplente de senador, Edinho Lobão ao Senado.

A alternativa fortalece a candidatura de Luís Fernando ao governo do estado. O grupo político de Edson Lobão que fazia corpo-mole, entra de cabeça/lobos e grupo de comunicação nas majoritárias.

"É pelo andar da carruagem que se ajeitam as melancias". Vida louca/louca vida/ vida breve/ já que eu não posso te levar/ quero que você me leve. Vida louca/vida imensa/ ninguém vai nos perdoar nosso crime não compensa.





CARDÁPIO DO ALMOÇO DE ARNALDO MELO/LUÍS FERNANDO : PASTEL DE VENTO, REFRESCO DE ASSOVIO E TIRA-GOSTO DE SOLUÇO

Luis Fernando Silva e Arnaldo Melo combinaram almoço na terça-feira(11). O "templo gastronômico"(restaurante) foi mantido em sigilo. Eles queriam evitar palpites na "sucessão indireta".

A "sarna" representada por "Bandideça" na blogosfera diz que é "simples assim" : "Roseana Sarney renuncia, Arnaldo Melo assume e unge Luís Fernando Silva governador por via indireta.

A turma de Dino torce para que não seja "bem assim". A renúncia da Sarney em fevereiro tornaria Luís Fernando alvo de ações legais. Existem dúvidas sobre o prazo de sua filiação ao PMDB.

Os procedimentos gastronômicos- o almoço de ontem(11) entre Luís Fernando e Arnaldo Melo, indicam o amadurecimento da renúncia-só de Roseana, ou das renúncias- Roseana Sarney/Arnaldo Melo para o mês de março.

Albérico Ferreira, tio de Sarney era Presidente da AL em 1982. Castelo na cadeira de governador, brigado com Sarney era candidato ao Senado, Luís Rocha, sarneizista empedernido  ao governo.

A briga entre Sarney/Castelo atingiu o seu clímax neste momento. Albérico foi obrigado a renunciar. Ivar Saldanha, Vice-Presidente da Assembleia foi chamado à "tertius". Saldanha ex-vitorinista conduziu as eleições(Governo/Senado).

O grupo Sarney elegeu Luís Rocha governador, Castelo elegeu-se senador. A relação de amizade entre Sarney/Castelo nunca mais foi a mesma. Agora a possibilidade de cisão entre os Sarney/Melo corre por conta do temperamento de Roseana Sarney.

Em 1950 Saturnino Bello, o "Satú Bello" ganhava as eleições quando morreu. Eugênio Barros, segundo colocado tomou posse em fevereiro de 1951, dando origem a "Greve de 51". Eugênio Barros é avó de Max Barros.

Max Barros é Vice-Presidente da Assembleia. Na hipótese Arnaldo Melo renunciar pela unidade do grupo, Barros assume a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado. Não há perigo da história se repetir como tragédia.

O garçom "Espicha" ao ser questionado sobre o que ouviu do almoço entre Luís Fernando Silva e Arnaldo Melo disse: "foi servido pastel de vento na entrada, o tira-gosto foi de soluço. Eles beberam refresco de assovio. Não sei o que almoçaram".  

Renunciar seriam a solução?


11 de fevereiro de 2014

FESTA DE LAMPIÃO, QUEM TÁ DENTRO NÃO SAI, QUEM ESTÁ FORA NÃO ENTRA : ROSEANA DIZ FICA NO GOVERNO, ARNALDO DIZ QUE NÃO SAI DA PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA

A sucessão indireta estadual está parecendo festa de Lampião : "quem está dentro não sai, quem esta fora não entra". Todos esperam a música da "sanfoneira".

Roseana Sarney ordenou aos adversário declarados e em potencial dançarem com um dedo na boca e o outro no "subiú". O próximo comando da "sanfoneira" é para trocarem de dedo.

Arnaldo Melo não obedecerá o forró da Sarney. Melo diz nos "4 quadrantes da Casa de Manoel Bequimão" que não é obrigado a deixar a Presidência da Assembleia Legislativa.

Neste caso assumiria o governo estadual a Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Cleonice Freire. O problema é Arnaldo Melo dançar o "Creu" depois da renúncia da "sanfoneira".

O "roseanismo" continua tocando forró de "pé de guerra" ou agiliza o funk do "Creu"? A coerência de Arnaldo dá no "Creu"? O forró de "pé de guerra" de Roseana Sarney o dedo em riste?

Roseana Sarney de "fofão"(carnaval) ainda governadora, Arnaldo Melo só poderá ser candidato a governador, inviabilizando Luís Fernando candidato a governador na cadeira de governador. 

E aí? É "Cleo, cleo, cleo"?

EDUCAÇÃO SEM CORES PARTIDÁRIAS : PESSOAS CORRETAS, NOS LUGARES CERTOS, A RESPOSTA É CERTA

Não é a toa que a representante do Programa das Nações Unidas(PNUD), Maria Teresa Amaral Fontes vislumbra melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB) no Maranhão.

Pessoas corretas, nos lugares certos, a resposta é certa. Pedro Fernandes(PTB)/Geraldo Castro(PC do B) embora de grupos políticos antagônicos permitem postar matérias sem divisão maniqueísta(bem/mal).

Pedro Fernandes acabou com as ilhas de poderes existentes na SEDUC. As "Irmãs Cajazeiras"(Graça Tajra, Zélia Mendonça e Carmem Aroso) perderam os "nacos de mando". Agora reina o mérito e a competência.

Geraldo Castro desaparelhou ideologicamente a SEMED. Lá não existe mais gestão do PC do B, PDT ou PTC. O interesse público o faz agir rápido, destravando a distribuição de livros inexplicavelmente parada desde de 2008.  

Fernandes anunciou recentemente a implantação das diretrizes curriculares em toda a rede de ensino público no estado. O objetivo é diagnosticar/ desenvolver ações estratégicas para melhoria da Educação no Maranhão.

Castro rapidamente engrandeceu a gestão de Holanda Junior. A Prefeitura capta recursos, libera créditos, participa da entrega de ônibus para transporte escolar, autoriza a construção de creches, distribui livros contrata professores concursados sem falar de partidos.


Isto tudo é política pública escrita com a boa prática, livre do patrulhamento político. O exemplo serve de alerta para a mídia atrelada. Fernandes e Castro ensinam principalmente a postar independente das cores partidárias. 

Enfim luzes no túnel da educação do Maranhão.


10 de fevereiro de 2014

DESCULPEM : POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO EM JÚRI POPULAR DIMINUI RÍTMO DE POSTAGEM

A possibilidade de participação em Júri Popular, em Alto Alegre provocou a queda de produtividade desta coluna eletrônica. Peço desculpas aos leitores, comprometendo-me retornar a normalidade nas próximas horas.

"Advocatus sed non latro"(advogado não é ladrão).


9 de fevereiro de 2014

TOTEM E TABU : O SARNEISMO NÃO VAI MUDAR AMANHÃ

Uma inteligente campanha publicitária conjugada pretende mudar dentro/fora, a visão sobre o período de 50 anos de mando da família Sarney no Maranhão. 

Luís Fernando escreve sobre avanços econômicos na Folha de São Paulo. Sarney historia na "Coluna do Sarney" o Maranhão a partir do domínio político do seu clã.

As campanhas publicitárias trabalham os conteúdos velado/objetivo. Luís Fernando trabalha o que pretende como real. Sarney viaja no nostálgico/simbólico/imaginário.

Luís Fernando escreve sobre o crescimento do PIB(10,3%), interligação dos 217 municípios do Maranhão. Sarney das manobras para construir a São Luís/Teresina e o Porto de Carajás. 

Apesar das campanhas publicitárias para divulgação do Maranhão de Sarney, o sarneismo não vai mudar amanhã. Cartesianos trabalham as partes e não o todo, do simples para o complexo.

Os problemas no presente são : o Complexo Penitenciário de Pedrinhas,o Complexo Eleitoral Indireto na Assembleia Legislativa. O resto é simples com diria Jack o "Estripador".   

8 de fevereiro de 2014

CANDIDATOS&CANDIDATURAS GOVERNO&SENADO : AS PRIORIDADES DE CADA UM

Roseana Sarney&Luís Fernando não assuntaram a pesquisa "Machadiana"(Data M), na qual são brutalmente abatidos a golpes de Machado.

A referida pesquisa perdeu qualificação, quando de maneira politicamente surreal coloca Rocha disparado na frende da Sarney para o Senado.

Flávio Dino abriu o ouvido do lado da esquerda que o mantém na casa dos 50% . O ouvido do lado da direita não ouviu, posto que anuncia Roberto Rocha na frente para o Senado.

A prioridade de Roseana&Luís Fernando é a eleição da Assembleia Legislativa. "O problema é Arnaldo, não é o Senado", disse um blogueiro "sarnofernandista".

A prioridade Dino é manter-se acima dos 50% da preferência do eleitorado e liquidar a eleição no 1º turno. "Roberto não é uma pedra, é uma "rocha" no caminho de Flávio", disse um "anti-rocha".

A prioridade de Hilton Gonçalo é o PDT lançá-lo candidato ao governo do estado. No momento, Gonçalo é o forte cabo de guerra do PDT para figurar como vice-governador na chapa de Dino.

A prioridade de Elisiane Gama é conquistar o PSDB e aumentar o tempo de TV. Para o PSDB, Gama é boa opção para manutenção das bancadas(deputados estaduais e federais)?

Cada um com sua pedra, Flávio Dino com a sua Rocha.

7 de fevereiro de 2014

EFEITO ORLOFF("EU SOU VOCÊ AMANHÃ") : DE RICARDO MURAD PARA ARNALDO MELO

Ricardo Murad é o maior exemplo da ação sub-reptícia do roseanismo. Murad tem um passivo imperdoável- quando na oposição para eleger-se governador teria chamado em praça pública a Sarney de marafona e o irmão de bobo.

Ricardo Murad voltou para o colo de Sarney, mas ficou a mágoa da pretensão e da esculhambação. Murad queria no retorno, voltar a Presidência da Assembleia Legislativa para cacifar-se a governar o Maranhão, ainda que por 10 "tratoráveis" meses,

Roseana Sarney deixou Ricardo Murad articular-se para presidir a AL no decisivo biênio 2013/2014. Murad dava entrevistas como Presidente até na véspera da eleição na Casa de Manoel Bequimão. Ricardo Murad era imbatível para "tudo e para todos"

Roseana Sarney liberou os deputados novatos no dia da eleição, que juntaram-se aos oposicionistas, derrotando Murad na proveta. Ricardo Murad não teve coragem de "bater votos" com Arnaldo Melo. Acontecia o impossível dentro da Assembleia Legislativa.

E agora? Arnaldo Melo seguirá o mesmo caminho? "Eu sou você amanhã", diria Murad para  Melo? O Projeto de Lei do deputado Edilásio Junior, em caso de eleições indiretas na Assembleia Legislativa tem a senha para decifrar a "esfinge eleitoral". 

Cada partido poderá lançar apenas um candidato. Luís Fernando e Arnaldo Melo são do PMDB. Quem sai no paredão? Arnaldo atira com pistola de água(cargos e funções para deputados na AL). Roseana Sarney tem uma  devastadora"nome milímetros". 


"ENTRA NA MINHA CASA": HOLANDA JUNIOR GOVERNA ACIMA DOS PARTIDOS E FACÇÕES

Dá bom exemplo o prefeito Edvaldo Holanda Junior ao convocar a testada/aprovada/competente médica Helena Duallibe para gestionar a Saúde em São Luís.

A salutar nomeação de uma adversária no campo da política mostra a superação do "muro sarney/anti-sarney". É preciso libertar as administrações das diferenças partidárias. 

Ao transpor os umbrais políticos/ideológicos/partidários, Holanda Jr. mostra o caminho para o governo do estado. Que tal Roseana Sarney convocar Flávio Dino para debelar a crise "sarnocarcerária"?

Deixem que as pessoas bem intencionadas/competentes entrem nas casas políticas além dos parlamentos. Deixem que as pessoas preparadas entrem na vida administrativas do Estado do Maranhão.

"Mexe com minha estrutura/cura todas as feridas".

6 de fevereiro de 2014

LUÍS FERNANDO MOSTRA AS CONTAS E MATA FACTOIDE NO NASCEDOURO

ESCLARECIMENTOS À IMPRENSA E À OPINIÃO PÚBLICA

Em respeito à opinião pública, acerca do discurso do deputado Rubens Junior (PCdoB), proferido na tribuna da Assembleia Legislativa, na quarta-feira, 5 de fevereiro, venho prestar as seguintes informações:
1 – Todas as contas de responsabilidade do ex-Prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, (2005 a 2010) foram devidamente aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Especificamente, as do exercício financeiro de 2010 foram aprovadas na sessão plenária do dia 22/05/2013;
2 – Durante a gestão do ex-Prefeito Luis Fernando Silva, para execução de obras e serviços de engenharia no Estádio Municipal Dário Santos, foi celebrado um único convênio com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura. Trata-se do Convênio 061/2010, celebrado no mês de junho do mesmo ano, que destinou R$ 2,5 milhões para obras e serviços de engenharia no Estádio Municipal e igual valor para pavimentação de vias urbanas, conforme Plano de Trabalho (anexo ao convênio), apresentado pela Prefeitura à SINFRA, e por esta aprovado, sem o que não teria sido formalizado o Convênio, conforme exigência do art. 116 da Lei 8666/93. A primeira parcela, no valor de R$ 2,5 milhões, foi liberada em 16/6/2010 e a segunda, no valor de R$ 1,5 milhões, em 16/12/2010;
3 – Durante a gestão do ex-Prefeito Luis Fernando Silva, encerrada em 31/12/2010, foram pagas, relativamente às obras e serviços de engenharia do Estádio Municipal Dário Santos, somente duas medições com recursos do convênio,  a saber:
       Medição/fatura                            Data do Pagamento                                Valor R$
             1ª                                                   2/12/2010                                         176.013,47
             2ª                                                  22/12/2010                                        142.575,30
       TOTAL pago até 31/12/2010.................................................................... 318.588,77
4 – Conforme demonstrado no item anterior, até 31/12/2010, as obras e serviços de engenharia do Estádio Municipal Dário Santos haviam consumido do referido convênio apenas R$ 318.588,77, restando ainda do ajuste, a utilizar nesse objeto, o valor de R$ 2.181.411,23, ou seja, R$ 2.500.000,00 conveniados menos R$ 318.588,77 referentes ao pagamento das duas primeiras medições. Do total de R$ 4 milhões, liberados pela SINFRA, havia na conta bancária específica, aberta para movimentação dos recursos do convênio, em 31/12/2010, saldo de R$ 3.097.629,28, conforme consta do Balanço Geral e da Prestação de Contas do Exercício de 2010, apresentados tempestivamente ao Tribunal de Contas do Estado;
5 – Sobre o Relatório de auditoria do TCE, é lamentável que o parlamentar não saiba tratar-se de um instrumento de controle, de caráter preliminar, emitido antes do julgamento das contas do gestor, pelo plenário do Tribunal de Contas. Como não há Acórdão do Tribunal de Contas do Estado, emitido até a presente data, imputando ao ex-Prefeito Luis Fernando Silva responsabilidade por irregularidade na aplicação dos recursos do referido Convênio, comprovam-se infundadas, levianas e caluniosas as acusações;
6 – O interesse meramente político do Deputado Rubens Júnior em macular a imagem do ex-Prefeito Luis Fernando Silva  fica patenteado mais uma vez no seu discurso desconectado da realidade, quando acusa que “sete anos depois a obra não foi concluída...”. Ao se pronunciar assim, o Deputado Rubens Júnior parece ter esquecido que entre a assinatura do convênio (junho/2010) e o final da gestão do ex-Prefeito (31/12/2010), passaram-se apenas seis meses e alguns dias.
Finalmente, diante da verdade ora apresentada, fica comprovado que o conteúdo do discurso do Deputado Rubens Júnior, do PCdoB, não passa de mais uma tentativa de macular a honra e a imagem do Senhor Luis Fernando Silva, ex-Prefeito de São José de Ribamar e atual Secretário de Estado de Infraestrutura, para atender seus interesses políticos e do grupo a que serve.
Atenciosamente,
Matias Marinho Sirqueira
Assessor de Imprensa
06/02/2014

POSTURA DE GOVERNADOR EM EXERCÍCIO : A CADEIRA DE PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA FICOU PEQUENA PARA A ESTATURA DE MAX BARROS

A oposição começou bem a 18ª Legislatura. Na terça-feira(4), focou no governo, criticou a intempestiva volta do Conselho Político, o "Conselhão", mas teve responsabilidade em reconhecer a habilitação/contraprestação dos indicados para os cargos.

Na quarta-feira(5), errou quando mirou no candidato Luís Fernando Silva. Rubens Junior embarcou em factoide que utiliza auditoria preliminar do TCE, dando como certa supostas irregularidades do então prefeito de Ribamar, Luís Fernando Silva.  Porque Rubens Junior ignorou propositadamente o processo legal?

Rubens Junior como advogado sabe por experiência, que o procedimento preliminar da auditoria terá tramitação no TCE. Além da defesa do ex-gestor(Luís Fernando Silva), o Ministério Público(TCE), o Conselheiro-Relator, o Plenário(TCE) ainda não se manifestaram sobre a matéria.

Max Barros fez a defesa do ex-prefeito de Ribamar, Luís Fernando Silva, mostrando não existir qualquer ilegalidade na contratação/execução parcial das obras do Estádio Dário Santos, alvo das denúncias de Rubens Junior. Barros argumentou/silenciou a oposição com fundamentos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além da objetiva explanação técnica sobre o suposto factoide eleitoral, Barros lembrou que o próprio Rubens Junior clamava há dois meses contra uma situação idêntica (denuncia com base em auditoria preliminar sem trânsito em julgado) experimentada por sua genitora, Suely Pereira atual prefeita de Matões. Rubens Junior ficou pequeno no paletó.      

Max Barros agigantou-se no debate, exemplificando Flávio Dino como homem de passado ilibado, no mesmo diapasão de Luís Fernando Silva. Barros criticou o uso de factoides para ferir a honra de homens públicos, desafiando a oposição a mostrar desvios, improbidades de Luís Fernando Silva.

Marcelo Tavares sentiu o rebenque(pancada) e deixou o Plenário da Assembleia Legislativa à francesa. Manoel Ribeiro pediu aparte, foi esquecido por Barros que esgrimava com a destreza de técnico experiente e probo. Não havia mais espaço para uma vírgula, Max Barros calou a tudo e a todos.

A cadeira de Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão ficou pequena para a estatura do deputado Max Barros.

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...