23 de janeiro de 2014

CRÔNICA DE UMA INTERVENÇÃO ANUNCIADA : SÃO LUÍS A 15ª CAPITAL MAIS VIOLENTA DO MUNDO

Nunca imaginei viver na 15ª cidade mais violenta do mundo. Sou do tempo das "cadeiras nas portas". Nasci em um bairro chamado Vila Bessa. Essas condicionantes interiorizaram "viver a beça"(tranquilo, livre, feliz).

Infelizmente colocar cadeiras nas portas virou discurso, promessa de campanha. Os bairros se transformaram em trincheiras do tráfico de drogas. A "célula mater"(família) foi contaminada, transformada em hordas.

Os governos não deram a resposta. O crime violentou "a tudo e a todos". O pedido(PGR) de intervenção é "dever de ofício". O deferimento(STF) a quebra do tolo paradigma da falta de tradição jurídica.

Quem diria, São Luís a "15ª Mais Violenta". "São Luís cidade dos azulejos/ Juro que não te vejo longe do meu coração, nem da intervenção". Mete o bicho Janot.

"Se não existisse o sol como seria para a terra se aquecer//Se não existe o luar o homem viveria na escuridão// Mas como existe tudo isso meu povo/ Eu vou guarnecê meu batalhão de novo".

Ei boi rapaziada. 


  

22 de janeiro de 2014

MARCAS DO MANDATO : INTERVENÇÃO ESTÁ PARA JANOT, ASSIM COMO O MENSALÃO PARA BARBOSA

Nos corredores da Procuradoria Geral da República a intervenção no Sistema Carcerário do Maranhão é dada como certa. Dizem que será a marca do mandato de Janot na PGR, assim como o mensalão foi para Barbosa. no STF.

O pedido de intervenção a ser requerido pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot aguardaria despressurização do clima político e de suposta "influência institucional", gerado em torno da possível decisão de Janot.

Nicolau Dino, o "São Nicolau", Diretor de Relações Institucionais da PGR é irmão de Flávio Dino, candidato a governador e adversário político da governadora Roseana Sarney. Dá para relacionar uma coisa com outra?

Setores ligados aos Direitos Humanos consideram provável o pedido de intervenção federal no Maranhão. No entanto não alimentam tanta esperança no deferimento pelo Supremo Tribunal Federal. Falta tradição neste sentido.

A população maranhense e os adeptos dos "Direitos Romanos" pensam em outro sentido. O povo quer que a "massa carcerária" desapareça um à um, dois à dois. Eles não entendem que desaparecendo dois surgem quatro na ordem geométrica.

21 de janeiro de 2014

ACENDEU A LUZ AMARELA : CRÍTICAS SISTEMÁTICAS PODEM LEVAR ROSEANA SARNEY A POSIÇÃO DE VÍTIMA

As críticas sistemáticas a família Sarney podem levar o grupo dominante a posição de vítima. A luz amarela acendeu na apresentação do Detonautas em Caxias.

O líder dos Detonautas, Tico Santa Cruz detonou sem resposta  do público a família Sarney, responsabilizando-os pela falência do Sistema Carcerário do Maranhão. 

A plateia ignorou as críticas de Tico Santa Cruz a família Sarney. Constrangido pela indiferença do público, Santa Cruz passou a desancar Paulo Marinho Junior.

Um oposicionista presente ao espetáculo ficou preocupado com a indiferença do público, que ensaiou vaia para o roqueiro. Santa Cruz ligeiro apontou para Marinho Jr.

Depois de escapar da vaia, Tico Santa Cruz afinou o discurso dentro do razoável. Do jeito que a coisa anda, todos tirando sarro com o Maranhão, Sarney termina caindo nos braços do povo.

O que pensa a maioria dos maranhenses ao ouvirem Tico Santa Cruz? Cheio de tatuagens, brincos, piercings, Santa Cruz é um ótimo "cabo eleitoral"? O eleitorado maranhense é conservador?

As críticas dos sulistas não tem limites éticos. A filha de Roseana Sarney, Rafaela Sarney foi covardemente/injustamente agredida dentro da saudável relação histórico-familiar que mantém com seus pais.

Tenho postado matérias que na sua maioria criticam o modelo político dominante no Maranhão. Mas não faço coro as agressões perpetradas contra Rafaela Sarney/Roseana Sarney e Jorge Murad.


  

ROLETA RUSSA EM PEDRINHAS : LEITURA NACIONAL/ESTADUAL

O número de mortos em Pedrinhas sobe para  63. Enquanto isso o Jornal "O Globo" informa a existência da "Casa das 13 Mulheres" no Maranhão. A diferença na notícia é abissal, mostra duas realidades - vida e morte. 

A primeira morte depois da transferência de 9 presos(Pedrinhas/Presídio Federais) aponta para a possibilidade de roleta russa- mortes por sorteio. A estratégia visa chamar atenção da mídia nacional/internacional.

Enquanto "Dani Suco" segura "o sol com a mão" nos Lençóis Maranhenses, prisioneiros aguardam a morte nos corredores sombrios de Pedrinhas. Cada um é responsável pelo que cativa? Ou no cativeiro a responsabilidade é do estado?

A mídia nacional debita a família Sarney a causa(índices negativos) do caos no Sistema Carcerário. No entanto a população maranhense começa a entender que a responsabilidade pelos efeitos da crise carcerária é de todos.

É aí que mora o perigo. Não é na "Casa das 13 Mulheres".  

Casa das 13 mulheres: meninas do Maranhão Vôlei vivem em hotel em São Luís (Foto: Arquivo Pessoal)

Mosaico vôlei Maranhão (Foto: Carol Fontes)

BLOGOSFERA : DA INCAPACIDADE CRÍTICA A CAPACIDAD DE BAJULAR

Em razão do retorno das férias escolares e de providências que envolvem a educação dos que dependem das ações do titular desta coluna eletrônica, estive afastado 24 hs do convívio com os leitores.

Após a abstração forçada foi possível observar a incapacidade crítica e a capacidade de bajular na blogosfera. A regra segue o paradigma maniqueísta eleitoral : "calça de veludo ou bunda do lado de fora".

Não entendem que a "calça de veludo"- o sarneismo rasgou, mas pode costurar. A "bunda de fora"(dinismo) virou prêt-à-porte(pronto-a-vestir), divide prestígio no plano federal, é moda no Maranhão.

A moda pode ser passageira, bem como durar uma vida inteira. Nada está definido. Roseana Sarney tem tempo para superar a crise no Sistema Carcerário/Segurança e "dar a volta por baixo".

Dino tem que administrar melhor a larga vantagem. Ele ainda tem dificuldade nas articulações/propostas para governar. Ouço sempre barulho de "calça rasgada", quando Dino pisa no Maranhão.

A insistente companhia de Weverton Rocha/Dino tem o som de "calça rasgada". Adriano Sarney- ex-Sarney Neto e outros que não são do ramo, são as "calça de veludo" de Luís Fernando Silva.

 

20 de janeiro de 2014

INCLUSÃO MARGINAL : CPI DA EXPLORAÇÃO SEXUAL EM SANTA INÊZ

O Maranhão deve continuar nas páginas negativas da grande mídia nacional/internacional. Agora são os casos de exploração sexual de Crianças e Adolescentes.

Em outubro de 2010, o maranhense de Pinheiro, José Agostinho Bispo Pereira foi notícia por manter em cárcere privado e abusar sexualmente da própria filha.
 
José Agostinho Bispo Pereira teve sete filhos com a menor S.M.M, que era abusada desde os 12 anos de idade. Pereira morreu decapitado na Delegacia de Pinheiro.  

O mesmo não acontece com os prefeitos que engravidam as menores no Maranhão. Tem até município- Olho D'água das Cunhãs, cujo nome é referência as meninas(cunhãs).

 

A CPI da Exploração Sexual promete acabar com a impunidade. Ontem(19) o Fantástico noticiou as denúncias envolvendo o prefeito de Coari(AM), Adail Pinheiro.

Prefeito de Coari, Adail Pinheiro, é um dos acusados 

A CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes poderá desembarcar no Maranhão. Existem graves denúncias sobre comportamento sexual compulsivo do perfeito de Santa Inês.

O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves a exemplo de Adail Pinheiro, prefeito de Coari no Amazonas também é ex-deputado federal.

 A convivência mais próxima do eleitorado denunciou o comportamento sexual supostamente pervertido de ambos ex-deputados e atuais prefeitos. 

CPI neles.

19 de janeiro de 2014

PARA SARNEY : QUEM AMA QUER ESTAR SEMPRE POR PERTO, FAZ DE TUDO PARA DAR CERTO

Como previsto pelo titular desta coluna eletrônica a "sarna" deixa a defensiva com o discurso da auto estima. Querem nos fazer crer que tudo que foi denunciado pela mídia nacional/internacional é uma campanha difamatória para atingir Sarney.

Sarney deixou o discurso naftalina- "O Maranhão abriu os braços com a Ponte José Sarney e a Barragem do Bacanga". Moderno diz : "Temos o 3° maior Porto, crescemos 15%, exportamos 3 milhões de toneladas, somos o 16° PIB.

Quanto o Maranhão arrecada de impostos como 3° maior Porto/ com 3  milhões de toneladas de exportações? 16º maior PIB com a renda distribuída em privilégios de uma minoria. Quem sentiu a pobreza baixar de 23% para 13%? 

Esse discurso circular- aquele não mostra resultados concretos é a mesma catilinária de 50 anos. Sarney nos anos 70/80 justificava a falta de desenvolvimento de forma mística : "Tem uma caveira de burro no quintal do Maranhão".

O problema é que cansou. Quem acredita na lenda da caveira de burro- aquela que diz que nada dá certo onde estão enterrados os ossos de um burro"? A lenda do crescimento leva a do rabo de cavalo- que cresce para baixo.

Por fim é escolher entre "a indecisão" e "amores que matam". Essa é para vocês que estão lendo o Cesar Bello no Choupana, Chinelo de Dedo, Com Certeza e outras Casas de Forró.



E AGORA JOSÉ ? SARNEY FOI TUDO O MARANHÃO NÃO É NADA

O grupo Sarney está acuado no canto do ringue político. As pancadas na linha de cintura- fome/miséria, da grande mídia nacional ajoelharam o "gigante" que vence há 50 anos.

Roseana Sarney se esforça para mostrar o Maranhão sem tradição de violência, PIB em crescimento, investimentos em petróleo, gás, celulose, agricultura, pecuária, siderurgia serviços e turismo. 

Mas o passivo acumulado- mentalidade pautada no fisiologismo, clientelismo, patrimonialismo, corrupção, desvios, improbidades, contribuíram decisivamente para o atual quadro negativo.

Meia década de poder, exercícios dos principais quadros da República- Presidência/Senado/Ministérios/Diretoria de Órgãos, não serviram para alavancar o processo de desenvolvimento no Maranhão.

É o fim do ciclo do sarneismo? É possível a renovação com reciclagem interna e novos quadros ? Como explicar a triste radiografia do exercício do poder mais longevo entre a Velha e a Nova República ?

Sarney foi tudo. O Maranhão não é nada. O que faltou? Faltou dar destinação correta dos recursos desde a antiga SUDENE, passando pelo FINOR, Bancos de Desenvolvimento(Nacional/Internacional).

Foram bilhões para custear o luxo de meia dúzia de abastados e a sobrevivência  centenas de aliados políticos na macro/microesfera do poder. "Chegou a hora de pagar a conta"? Quem vai pagar? 

E agora José/ Você que faz versos/Está sem discurso/ O Mar secou/ Se você morresse/ Você é duro José/ Você marcha José, José para onde/ E agora José para onde?

Te acalma Cesar Belo que eu te dou a resposta. É possível? José é duro. Outras vezes cantaram a mesma música. José deu a volta por cima. Mas agora o difícil é a dar a volta por baixo. 

 


TOM PROPOSITIVO : FLÁVIO DINO ENTRE O IMAGINÁRIO E O CONCRETO

Flávio Dino dá tom propositivo a campanha eleitoral para o Governo do Estado. Em entrevista ao Jornal "O Imparcial" neste domingo(19), Flávio Dino vagueia entre o imaginário e o concreto.

Dino ainda apresenta-se muito dependente do governo federal. "Vamos captar muitos recursos federais via transferências voluntárias, com a experiência que tive esses anos em Brasília."

Esse discurso "de pires  na mão" é próprio à funcionário público a disposição em Brasília. Dino compensa quando destaca prioridades como o fornecimento de água em todas as casas do Maranhão.

O mote de campanha: "Ofereço à população do Estado uma vida profissional honesta, uma experiência nos três Poderes- Judiciário, Legislativo e Executivo- e uma história de luta por justiça social".

Esta é uma pequena mostra de Flávio Dino entre o imaginário e o concreto. Um réveillon mal explicado/acompanhado macula o histórico da vida profissional honesta e compromete o porvir.

Como ele se saiu? Mais ou menos.

18 de janeiro de 2014

CUIDADO COM O EFEITO ORLOF FLÁVIO DINO : O SARNEISMO É CAPAZ DE REINVENTAR-SE A PARTIR DE LUIS FERNANDO SILVA?

O grupo Sarney constituiu-se sem preocupar-se com qualificação/alternância.Fisiologismo, clientelismo, patrimonialismo misturou-se ao coronelismo, para finar-se com a pistolagem/agiotagem.

Nas décadas de 80/90 deputados estaduais/federais possuíam estrondosa votação por força da intimidação. Ainda hoje, parte dos mandatos políticos são disputados a bala no interior do Maranhão.

O sarneismo cresceu  na sombra da corrupção, com o patrocínio dos coronéis, pistoleiros e agiotas. Sarney fez vista grossa, com medo da concorrência não abriu espaço para lideranças autenticas.

"Chegou a hora de pagar a conta". A mídia nacional segue de plantão, denunciando o suplente de deputado federal e aliado de Roseana Sarney, Carvalho Neto de desviar 73 milhões da CEF.

Um prêmio de loteria não teve vencedor, acumulou 73 milhões. Alguém que conhece as estruturas da Caixa Econômica Federal forjou bilhete, criou uma conta fictícia e distribuiu entre os aliados.

Entre os aliados Carvalho Neto(PMDB). Agora a pergunta que pode explodir de vez Roseana Sarney é : O funcionário da CEF mentor da fraude tem/teve alguma relação coma família Sarney? 

Dino cuidado com efeito Orlof/Político - "Eu sou você amanhã". O que começa errado, termina errado. As concessões desvirtuaram o grupo Sarney, levando-o ao atual estágio de descrença. 

Existem semelhanças iniciais entre os grupos Sarney/ Dino que podem zerar o jogo político? O que fazer para evitar os mesmos erros? O sarneismo pode reinventar-se a partir de Luís Fernando? 

17 de janeiro de 2014

DINO DESACELERA DE OLHO NO GOVERNO : ELE SABE QUE NÃO PODE GERAR FALSAS EXPECTATIVAS

Flávio Dino resolveu seguir a receita do titular desta coluna eletrônica. Em artigo intitulado "Razão e Sensibilidade" apresenta-se moderado nas críticas e equilibrado nas sugestões relativas a gestão na Segurança Pública do Maranhão.

Dino desacelera o discurso de olho no exercício do governo a partir de 2015. Gerar falsas expectativas durante a campanha/2014 o transformarão em mais um "passageiro" no governo. O "Projeto Político" é de estadista, plantonista não resiste por mais de 4 anos.  

A ideia é usar/abusar da razão para com sensibilidade construir grupo político com proposta de alternância . É preciso chegar ao governo do estado, alertando os fiéis eleitores/seguidores das dificuldades dos primeiros anos de um governo à ser disputado.

Dino não deverá apresentar-se como "salvador do povo", com soluções mágicas nas algibeiras políticas. O messianismo eleitoreiro será evitado desde a fase inicial da pré-campanha e na campanha. Salto alto/sandálias da humildade estão dispensadas na caminhada.

Por seu turno o candidato governista, Luís Fernando Silva vem pavimentado sua pré-campanha com bons resultados na malha viária em todo estado. Luís Fernando tem estratégia eleitoral e de governo diametralmente oposta ao do principal adversário, Flávio Dino.

Luís Fernando quer chegar ao centro do poder em abril/2014, por via de eleição indireta na AL. Eleito pela maioria dos deputados estaduais, ganhará competitividade para tentar vencer a eleição direta de governador, com o marketing de resultados comprovados.

Luís Fernando governador fica apenas 4 anos, impossibilitado da reeleição. A alternância neste caso obedecerá a regra da Constituição Federal. O problema de Luís Fernando não é asfalto, nem salto, é uma "pedra", ou melhor Pedrinhas no seu caminho.    

CONTRASTE : O P ENTRE O PALÁCIO E AS PALAFITAS DO MARANHÃO

Por acaso conheci o repórter fotográfico Hans no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa. Hans mostrou para o mundo o contraste entre as lagostas dos Leões e os sarnambis das palafitas no Maranhão.

Em outro acaso encontrei Hans nas cercanias dos Leões. Batia 14 horas, o sol a pino e o "alemão" buscando a visão privilégio/pobreza, que fotografamos pela retina dos nossos olhos todos os dias.

A noite novamente encontrei Hans na Praça Pedro II, ele esperava o desfecho da manifestação por + Segurança. Disse-lhe que o medo, iria esvaziar a manifestação de rua marcada sem a correta avaliação.

Hans me confessou medo, quando buscou o ângulo pobreza/privilégio. De dentro das palafitas ele almejava denunciar pela lente da máquina de fotografar os privilégios dos Leões/Leoas e seus filhotes.

A letra da música "Partido Alto" diz : "Na barriga da miséria nasci brasileiro/ Eu sou do Rio de Janeiro/Diz que Deus/ Diz que Deus dará". Então quem nasceu no Maranhão? É cloaca? Intestino grosso?

E se os repórteres da Globo habitassem no Maranhão? Repetiriam Lévi-Strauss, mestre em antropologia, que resumiu sua impressão sobre a pobreza brasileira com a frase "Tristes trópicos? Bem pior!

Tradução do "P" entre o Palácio dos Leões e as Palafitas : "Puta Merda"! 

  

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...