20 de janeiro de 2014

INCLUSÃO MARGINAL : CPI DA EXPLORAÇÃO SEXUAL EM SANTA INÊZ

O Maranhão deve continuar nas páginas negativas da grande mídia nacional/internacional. Agora são os casos de exploração sexual de Crianças e Adolescentes.

Em outubro de 2010, o maranhense de Pinheiro, José Agostinho Bispo Pereira foi notícia por manter em cárcere privado e abusar sexualmente da própria filha.
 
José Agostinho Bispo Pereira teve sete filhos com a menor S.M.M, que era abusada desde os 12 anos de idade. Pereira morreu decapitado na Delegacia de Pinheiro.  

O mesmo não acontece com os prefeitos que engravidam as menores no Maranhão. Tem até município- Olho D'água das Cunhãs, cujo nome é referência as meninas(cunhãs).

 

A CPI da Exploração Sexual promete acabar com a impunidade. Ontem(19) o Fantástico noticiou as denúncias envolvendo o prefeito de Coari(AM), Adail Pinheiro.

Prefeito de Coari, Adail Pinheiro, é um dos acusados 

A CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes poderá desembarcar no Maranhão. Existem graves denúncias sobre comportamento sexual compulsivo do perfeito de Santa Inês.

O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves a exemplo de Adail Pinheiro, prefeito de Coari no Amazonas também é ex-deputado federal.

 A convivência mais próxima do eleitorado denunciou o comportamento sexual supostamente pervertido de ambos ex-deputados e atuais prefeitos. 

CPI neles.

19 de janeiro de 2014

PARA SARNEY : QUEM AMA QUER ESTAR SEMPRE POR PERTO, FAZ DE TUDO PARA DAR CERTO

Como previsto pelo titular desta coluna eletrônica a "sarna" deixa a defensiva com o discurso da auto estima. Querem nos fazer crer que tudo que foi denunciado pela mídia nacional/internacional é uma campanha difamatória para atingir Sarney.

Sarney deixou o discurso naftalina- "O Maranhão abriu os braços com a Ponte José Sarney e a Barragem do Bacanga". Moderno diz : "Temos o 3° maior Porto, crescemos 15%, exportamos 3 milhões de toneladas, somos o 16° PIB.

Quanto o Maranhão arrecada de impostos como 3° maior Porto/ com 3  milhões de toneladas de exportações? 16º maior PIB com a renda distribuída em privilégios de uma minoria. Quem sentiu a pobreza baixar de 23% para 13%? 

Esse discurso circular- aquele não mostra resultados concretos é a mesma catilinária de 50 anos. Sarney nos anos 70/80 justificava a falta de desenvolvimento de forma mística : "Tem uma caveira de burro no quintal do Maranhão".

O problema é que cansou. Quem acredita na lenda da caveira de burro- aquela que diz que nada dá certo onde estão enterrados os ossos de um burro"? A lenda do crescimento leva a do rabo de cavalo- que cresce para baixo.

Por fim é escolher entre "a indecisão" e "amores que matam". Essa é para vocês que estão lendo o Cesar Bello no Choupana, Chinelo de Dedo, Com Certeza e outras Casas de Forró.



E AGORA JOSÉ ? SARNEY FOI TUDO O MARANHÃO NÃO É NADA

O grupo Sarney está acuado no canto do ringue político. As pancadas na linha de cintura- fome/miséria, da grande mídia nacional ajoelharam o "gigante" que vence há 50 anos.

Roseana Sarney se esforça para mostrar o Maranhão sem tradição de violência, PIB em crescimento, investimentos em petróleo, gás, celulose, agricultura, pecuária, siderurgia serviços e turismo. 

Mas o passivo acumulado- mentalidade pautada no fisiologismo, clientelismo, patrimonialismo, corrupção, desvios, improbidades, contribuíram decisivamente para o atual quadro negativo.

Meia década de poder, exercícios dos principais quadros da República- Presidência/Senado/Ministérios/Diretoria de Órgãos, não serviram para alavancar o processo de desenvolvimento no Maranhão.

É o fim do ciclo do sarneismo? É possível a renovação com reciclagem interna e novos quadros ? Como explicar a triste radiografia do exercício do poder mais longevo entre a Velha e a Nova República ?

Sarney foi tudo. O Maranhão não é nada. O que faltou? Faltou dar destinação correta dos recursos desde a antiga SUDENE, passando pelo FINOR, Bancos de Desenvolvimento(Nacional/Internacional).

Foram bilhões para custear o luxo de meia dúzia de abastados e a sobrevivência  centenas de aliados políticos na macro/microesfera do poder. "Chegou a hora de pagar a conta"? Quem vai pagar? 

E agora José/ Você que faz versos/Está sem discurso/ O Mar secou/ Se você morresse/ Você é duro José/ Você marcha José, José para onde/ E agora José para onde?

Te acalma Cesar Belo que eu te dou a resposta. É possível? José é duro. Outras vezes cantaram a mesma música. José deu a volta por cima. Mas agora o difícil é a dar a volta por baixo. 

 


TOM PROPOSITIVO : FLÁVIO DINO ENTRE O IMAGINÁRIO E O CONCRETO

Flávio Dino dá tom propositivo a campanha eleitoral para o Governo do Estado. Em entrevista ao Jornal "O Imparcial" neste domingo(19), Flávio Dino vagueia entre o imaginário e o concreto.

Dino ainda apresenta-se muito dependente do governo federal. "Vamos captar muitos recursos federais via transferências voluntárias, com a experiência que tive esses anos em Brasília."

Esse discurso "de pires  na mão" é próprio à funcionário público a disposição em Brasília. Dino compensa quando destaca prioridades como o fornecimento de água em todas as casas do Maranhão.

O mote de campanha: "Ofereço à população do Estado uma vida profissional honesta, uma experiência nos três Poderes- Judiciário, Legislativo e Executivo- e uma história de luta por justiça social".

Esta é uma pequena mostra de Flávio Dino entre o imaginário e o concreto. Um réveillon mal explicado/acompanhado macula o histórico da vida profissional honesta e compromete o porvir.

Como ele se saiu? Mais ou menos.

18 de janeiro de 2014

CUIDADO COM O EFEITO ORLOF FLÁVIO DINO : O SARNEISMO É CAPAZ DE REINVENTAR-SE A PARTIR DE LUIS FERNANDO SILVA?

O grupo Sarney constituiu-se sem preocupar-se com qualificação/alternância.Fisiologismo, clientelismo, patrimonialismo misturou-se ao coronelismo, para finar-se com a pistolagem/agiotagem.

Nas décadas de 80/90 deputados estaduais/federais possuíam estrondosa votação por força da intimidação. Ainda hoje, parte dos mandatos políticos são disputados a bala no interior do Maranhão.

O sarneismo cresceu  na sombra da corrupção, com o patrocínio dos coronéis, pistoleiros e agiotas. Sarney fez vista grossa, com medo da concorrência não abriu espaço para lideranças autenticas.

"Chegou a hora de pagar a conta". A mídia nacional segue de plantão, denunciando o suplente de deputado federal e aliado de Roseana Sarney, Carvalho Neto de desviar 73 milhões da CEF.

Um prêmio de loteria não teve vencedor, acumulou 73 milhões. Alguém que conhece as estruturas da Caixa Econômica Federal forjou bilhete, criou uma conta fictícia e distribuiu entre os aliados.

Entre os aliados Carvalho Neto(PMDB). Agora a pergunta que pode explodir de vez Roseana Sarney é : O funcionário da CEF mentor da fraude tem/teve alguma relação coma família Sarney? 

Dino cuidado com efeito Orlof/Político - "Eu sou você amanhã". O que começa errado, termina errado. As concessões desvirtuaram o grupo Sarney, levando-o ao atual estágio de descrença. 

Existem semelhanças iniciais entre os grupos Sarney/ Dino que podem zerar o jogo político? O que fazer para evitar os mesmos erros? O sarneismo pode reinventar-se a partir de Luís Fernando? 

17 de janeiro de 2014

DINO DESACELERA DE OLHO NO GOVERNO : ELE SABE QUE NÃO PODE GERAR FALSAS EXPECTATIVAS

Flávio Dino resolveu seguir a receita do titular desta coluna eletrônica. Em artigo intitulado "Razão e Sensibilidade" apresenta-se moderado nas críticas e equilibrado nas sugestões relativas a gestão na Segurança Pública do Maranhão.

Dino desacelera o discurso de olho no exercício do governo a partir de 2015. Gerar falsas expectativas durante a campanha/2014 o transformarão em mais um "passageiro" no governo. O "Projeto Político" é de estadista, plantonista não resiste por mais de 4 anos.  

A ideia é usar/abusar da razão para com sensibilidade construir grupo político com proposta de alternância . É preciso chegar ao governo do estado, alertando os fiéis eleitores/seguidores das dificuldades dos primeiros anos de um governo à ser disputado.

Dino não deverá apresentar-se como "salvador do povo", com soluções mágicas nas algibeiras políticas. O messianismo eleitoreiro será evitado desde a fase inicial da pré-campanha e na campanha. Salto alto/sandálias da humildade estão dispensadas na caminhada.

Por seu turno o candidato governista, Luís Fernando Silva vem pavimentado sua pré-campanha com bons resultados na malha viária em todo estado. Luís Fernando tem estratégia eleitoral e de governo diametralmente oposta ao do principal adversário, Flávio Dino.

Luís Fernando quer chegar ao centro do poder em abril/2014, por via de eleição indireta na AL. Eleito pela maioria dos deputados estaduais, ganhará competitividade para tentar vencer a eleição direta de governador, com o marketing de resultados comprovados.

Luís Fernando governador fica apenas 4 anos, impossibilitado da reeleição. A alternância neste caso obedecerá a regra da Constituição Federal. O problema de Luís Fernando não é asfalto, nem salto, é uma "pedra", ou melhor Pedrinhas no seu caminho.    

CONTRASTE : O P ENTRE O PALÁCIO E AS PALAFITAS DO MARANHÃO

Por acaso conheci o repórter fotográfico Hans no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa. Hans mostrou para o mundo o contraste entre as lagostas dos Leões e os sarnambis das palafitas no Maranhão.

Em outro acaso encontrei Hans nas cercanias dos Leões. Batia 14 horas, o sol a pino e o "alemão" buscando a visão privilégio/pobreza, que fotografamos pela retina dos nossos olhos todos os dias.

A noite novamente encontrei Hans na Praça Pedro II, ele esperava o desfecho da manifestação por + Segurança. Disse-lhe que o medo, iria esvaziar a manifestação de rua marcada sem a correta avaliação.

Hans me confessou medo, quando buscou o ângulo pobreza/privilégio. De dentro das palafitas ele almejava denunciar pela lente da máquina de fotografar os privilégios dos Leões/Leoas e seus filhotes.

A letra da música "Partido Alto" diz : "Na barriga da miséria nasci brasileiro/ Eu sou do Rio de Janeiro/Diz que Deus/ Diz que Deus dará". Então quem nasceu no Maranhão? É cloaca? Intestino grosso?

E se os repórteres da Globo habitassem no Maranhão? Repetiriam Lévi-Strauss, mestre em antropologia, que resumiu sua impressão sobre a pobreza brasileira com a frase "Tristes trópicos? Bem pior!

Tradução do "P" entre o Palácio dos Leões e as Palafitas : "Puta Merda"! 

  

16 de janeiro de 2014

ROSEANA SARNEY ORGANIZA DISCURSO DE VÍTIMA : AÇÃO CONTRA MANDATO DE GOVERNADORA, INTERVENÇÃO FEDERAL, IMPEACHMENT NADA DEU CERTO

Tem quem goze com a desgraça do Maranhão. Tem quem não saiba diferençar Pedrinhas/Pedreiras, Ilha de Curupu/Município de Cururupu, São José de Ribamar/José de Ribamar Sarney.

Essa do impeachment virar "em pizza" no protocolo da Assembleia Legislativa  mostra o perigo da oposição amadora. O maranhense envolvido é filho do falecido sarneista empedernido Nonato Mason.

A ação que pedia a perda do mandato da governadora não vingou. O pedido de intervenção ficou na intenção. O impeachment deu em pizza. Roseana Sarney vai organizando discurso de vítima.   

Para quem já venceu eleição deitada em leito hospitalar é mais um desafio. O problema é a Rede Globo detonando direto há 20 dias. A oposição profissional saberá manter a audiência contrária à Sarney?

Como será amanhã? Responda quem puder.

SÍNDROME DE "MAGDA' : ROSEANA SARNEY É ACONSELHADA A NÃO FALAR COM A MÍDIA

A governadora Roseana Sarney está acometida da "Síndrome de Magda"- "doença" vinculada a personagem Magda da comédia Sai Debaixo, aquela que só abre a boca para dizer besteira.

A "rica" declaração sobre nosso estado empobreceu os maranhenses. Fica constatado pelos dados estatísticos que o Maranhão cresceu como rabo de cavalo- para baixo.

Sarney(poder),Murad(poder),Lobão(poder)Dualibe(revenda),Barbosa(construção), Abreu(armazéns), Mateus(supermercados) são atualmente as sete famílias que concentram poder/dinheiro no Maranhão.

Aproximadamente 6 milhões de uma população de 6 milhões e seiscentos mil maranhenses vive "apertando o cinturão". A regra política é : "quem come do meu pirão, prova do meu cinturão".

Cala a boca Roseana!

ROSEANA SARNEY TORCE A BOCA : MÍDIA NACIONAL DÁ PLANTÃO NO MARANHÃO PRODUZ RESULTADOS/CONSCIENTIZA A POPULAÇÃO

O Blog do Cesar Bello criticou a postura anterior da mídia nacional em relação as notícias sobre o Maranhão. A regra era chegar em um dia e voltar no outro, quando não pela manhã com retorno a noite ou vice-versa.

Como o Blog do Cesar Bello é referência paras repórteres e direção das empresas de comunicação, contribuímos para a permanência das mídias que devem dar plantão até a regularização ou intervenção no Sistema Carcerário.

Roseana Sarney torce a boca, mas o convívio da mídia nacional/Maranhão produz resultados na ação do governo e conscientiza a população com dados estatísticos responsáveis pela situação de pobreza extrema do estado.

Ao participar de debate na TV Guará defendi a reestruturação social(criação de Plano de Política Criminal). Atacar as causas da violência e reprimir os efeitos. A  Globo mostra que  estou certo nas minhas analises.
 


15 de janeiro de 2014

IRMÃO DE FÁBIO CÂMARA QUER MANTER CAIXÃO NA PORTA DE PREFEITURA DE SÃO LUÍS?

Um suposto irmão do vereador Fábio Câmara teria comparecido ao paço municipal as 16 horas desta quarta(15). De bermuda vermelha, camisa branca com a foto de Fábio Câmara, "Fábio 2" aproximou-se do caixão retirou as flores de "riba" e colocou um Red Bul.

"O estrago já foi feito, não tem pagamento que dê jeito. Pode pagar até dez parcelas para os cooperados que ele(Edvaldo Holanda) não ressuscita. O caixão vai continuar no mesmo lugar, é a ordem de "Fabinho". Quem debandar fala com "nóis", teriam sido as declarações de "Fábio 2".


Vou verificar in loco(no local) se a urna funerária ainda está na frente da Prefeitura de São Luís. Me aguardem é vapt, vupt. Esse aí na foto é o valentão "Fábio 2"?



HOLANDA PAGA DÍVIDA DE CASTELO : E AGORA SEGUE O ENTERRO?

A Prefeitura de São Luís começa a pagar a histórica dívida com os cooperados(Multicooper/Result Consultoria e Gestão). O passivo é do início da gestão de João Castelo.

"O pagamento dos cooperados é a comprovação de como entendemos gestão pública. A dívida é de outra administração, mas pagar é dever de  ofício", disse Geraldo Castro.

Castro está comandando a Secretaria de Educação há pouco mais de 60 dias. A busca de resultados é bem maior do que o falatório dos anteriores Secretários Municipais de Educação da Capital.

"Os recursos  para o pagamento foram assegurados pelo prefeito Edvaldo Holanda, que se empenhou em dar celeridade para quitação da dívida com os cooperados", declarou Castro.

A pergunta que fica no ar é : segue o enterro? Com o pagamento de três parcela de uma só "tacada" de todos os cooperados, o caixão vai servir para guardar a língua dos detratores de Holanda Junior.


O PCC( Primeiro Comando do Câmara) reunir-se-á no final da tarde desta quarta(15), para fazer a doação do caixão para o BBM(Big Barbárie Maranhão). 




ERRO COLETIVO : PEDIDO DE IMPEACHMENT(EM PIZZA) DIZ QUE PEDRINHAS FICA EM PEDREIRAS TEM DEDO DE DINO?

O pedido de impeachment "nasceu morto" disse o deputado federal Simplício Araújo. Araújo sabe que a Assembleia Legislativa deve arquivar o pedido no "protocolo". Impeachment ou em pizza?

A inépcia(falta de base jurídica) da exordial(petição) deve ser o argumento da Procuradoria da Assembleia Legislativa, comandada por Ana Maria Dias Vieira, cunhada do Ministro Gastão Vieira.

Os causídicos "calças curtas"- 7 paulistas e apenas 1 do Maranhão, adredemente não registraram o número de inscrição na petição que pede o impeachment. Queriam evitar a pecha de noviços. 

Quanto mais elevado o número da inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil- 90.520 por exemplo, mais novo é o advogado no exercício profissional. Quanto maior o anel pior é o bacharel.

O equivoco na qualificação(Pedrinhas em Pedreiras) é primário, o que retira a possibilidade do "dedo de Flávio Dino". Dino não cometeria este erro acadêmico pelo reconhecido saber/prática jurídico(a).

O "Coletivo de Advogados" tem na terminologia a linguagem do PT e pretende continuar sangrando a imagem da Sarney. Diz o ditado popular que "não se deve cutucar onça com vara curta".

Os "Leões" estão coberto por um sinistro luto. Mas paulistas aportarem no Maranhão, portando petição sem inscrição em que localizam Pedrinhas em Pedreiras, mexe com nossa autoestima.

Roberto Costa não perdeu tempo,  classificando o pedido de impeachment de manobra política de Flávio Dino assinada por 7 picaretas. Pela atuação, Costa deve ser o novo líder do governo.

Picaretas com anel de doutor?



14 de janeiro de 2014

ATÉ OS LEÕES ESTÃO DE LUTO : TERMINOU O BIG-BARBÁRIE MARANHÃO?

Pela primeira vez em 50 anos as esculturas de bronze do Palácio dos Leões- os "leões", foram cobertos com sacos plásticos próprios a guarnecer corpos embalsamados.

As proteções negras que cobrem os "leões" deram ar sinistro a Praça Pedro II. Os "leões" assumiram as formas de verdugos. Até os "leões" estão de luto.

Terminou o Big-Barbárie Maranhão?


Exiba Leoes_Capa_Preta_003.jpg na apresentação de slides

ROSEANA SARNEY NÃO CABE MAIS NA CADEIRA DE GOVERNADORA : LUÍS FERNANDO SAI DA SINFRA PARA O GOVERNO?

A crise na Segurança Pública tem relação direta com a campanha para o governo em 2014. Dino deixa a Embratur para se embrenhar nos "matos"(municípios/povoados e o "sembal").

Luís Fernando Silva sai do casulo após o "bombardeio" midiático internacional/nacional/estadual/municipal. O grupo Sarney quer colocá-lo o quanto antes na cadeira de governador.

Depois das colocações estapafúrdias de Roseana Sarney- "o Maranhão é rico por isso atrai bandidos", descontextualizadas pela "grande mídia" sua presença no governo é prejudicial ao sarneismo.

O neosarneismo(novo sarneismo) emplacará nos Leões a partir de março? A desincompatibilização de Luís Fernando no prazo final(abril) é a senha que ele disputará o governo como governador?

É a única forma de LF manter a candidatura competitiva. Falta convencer Arnaldo Melo, Presidente da Assembleia Legislativa que dele depende a sobrevivência do grupo Sarney. Arnaldo abdicará?

"Se é para a sobrevivência do grupo e a felicidade do neosarneismo diga ao povo que sim". Esta é a declaração esperado por 11 entre 10 sarneistas . Tudo indica que Arnaldo Melo abdicará.

Roseana Sarney não cabe mais na cadeira de governadora.  Arnaldo Melo está sobrando na de Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Luís Fernando ficou pequeno no cargo de Secretário.  

"Entra meu amor fica a vontade/me diz com sinceridade o que desejas de mim/entra pode entra que a casa é tua/de  uma coisa pode ter certeza o teu lugar na minha mesa, tua cadeira está vazia".(Lupicínio Rodrigues - Cadeira Vazia)

DINO DEIXARÁ EMBRATUR COM DISCURSO DE GOVERNADOR?

Flávio Dino deixará a Embratur para dedicar-se a candidatura ao governo do Maranhão. Dino encontrará terreno fértil adubado pela mídia nacional/internacional/estadual/municipal.

Tudo parece simples não fosse a capacidade de recuperação demonstrada várias vezes pelo grupo Sarney. Dino vai sair da Embratur com discurso de governador? Não é recomendável.

Sarney tem mídia capaz de adaptar-se a "mentira dos ouvintes". O recesso das Casas Legislativas(Assembleia e Câmaras Municipais/Câmara Federal/Senado) dá fôlego ao governo.

Serão 17 dias(fim do recesso) para governo/oposição traçarem estratégias. Dino adotará a ofensiva moderada com quer o eleitorado acima dos 24 anos. Para Roseana Sarney a melhor defesa é trabalhar.

Controle das penitenciárias e a ordem pública é vital ao governo. A oposição espera mais 2 lances. O primeiro de Janot- encaminhar pedido de intervenção. O segundo de Joaquim Barbosa- deferir o pedido.

A ajuda do governo federal via Ministério da Justiça, a paralisação dos homicídios dentro de Pedrinhas "tiraram a força" da probabilidade de intervenção. Sem o pedido de Janot, Joaquim não pode deferir. 

A Polícia Militar matou três bandidos na área Itaqui-Bacanga na noite da segunda feira(13). Tudo indica que a bandidagem não terá trégua. O governo vai reagir com muito trabalho. Portanto nada de discurso de governador.


NOTA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO

Requerimento 146/ 2024,aprovado pela Casa e de autoria da deputada estadual Mical Damasceno, se refere à realizaçãode uma sessão Solene, que...