18 de janeiro de 2014

CUIDADO COM O EFEITO ORLOF FLÁVIO DINO : O SARNEISMO É CAPAZ DE REINVENTAR-SE A PARTIR DE LUIS FERNANDO SILVA?

O grupo Sarney constituiu-se sem preocupar-se com qualificação/alternância.Fisiologismo, clientelismo, patrimonialismo misturou-se ao coronelismo, para finar-se com a pistolagem/agiotagem.

Nas décadas de 80/90 deputados estaduais/federais possuíam estrondosa votação por força da intimidação. Ainda hoje, parte dos mandatos políticos são disputados a bala no interior do Maranhão.

O sarneismo cresceu  na sombra da corrupção, com o patrocínio dos coronéis, pistoleiros e agiotas. Sarney fez vista grossa, com medo da concorrência não abriu espaço para lideranças autenticas.

"Chegou a hora de pagar a conta". A mídia nacional segue de plantão, denunciando o suplente de deputado federal e aliado de Roseana Sarney, Carvalho Neto de desviar 73 milhões da CEF.

Um prêmio de loteria não teve vencedor, acumulou 73 milhões. Alguém que conhece as estruturas da Caixa Econômica Federal forjou bilhete, criou uma conta fictícia e distribuiu entre os aliados.

Entre os aliados Carvalho Neto(PMDB). Agora a pergunta que pode explodir de vez Roseana Sarney é : O funcionário da CEF mentor da fraude tem/teve alguma relação coma família Sarney? 

Dino cuidado com efeito Orlof/Político - "Eu sou você amanhã". O que começa errado, termina errado. As concessões desvirtuaram o grupo Sarney, levando-o ao atual estágio de descrença. 

Existem semelhanças iniciais entre os grupos Sarney/ Dino que podem zerar o jogo político? O que fazer para evitar os mesmos erros? O sarneismo pode reinventar-se a partir de Luís Fernando? 

17 de janeiro de 2014

DINO DESACELERA DE OLHO NO GOVERNO : ELE SABE QUE NÃO PODE GERAR FALSAS EXPECTATIVAS

Flávio Dino resolveu seguir a receita do titular desta coluna eletrônica. Em artigo intitulado "Razão e Sensibilidade" apresenta-se moderado nas críticas e equilibrado nas sugestões relativas a gestão na Segurança Pública do Maranhão.

Dino desacelera o discurso de olho no exercício do governo a partir de 2015. Gerar falsas expectativas durante a campanha/2014 o transformarão em mais um "passageiro" no governo. O "Projeto Político" é de estadista, plantonista não resiste por mais de 4 anos.  

A ideia é usar/abusar da razão para com sensibilidade construir grupo político com proposta de alternância . É preciso chegar ao governo do estado, alertando os fiéis eleitores/seguidores das dificuldades dos primeiros anos de um governo à ser disputado.

Dino não deverá apresentar-se como "salvador do povo", com soluções mágicas nas algibeiras políticas. O messianismo eleitoreiro será evitado desde a fase inicial da pré-campanha e na campanha. Salto alto/sandálias da humildade estão dispensadas na caminhada.

Por seu turno o candidato governista, Luís Fernando Silva vem pavimentado sua pré-campanha com bons resultados na malha viária em todo estado. Luís Fernando tem estratégia eleitoral e de governo diametralmente oposta ao do principal adversário, Flávio Dino.

Luís Fernando quer chegar ao centro do poder em abril/2014, por via de eleição indireta na AL. Eleito pela maioria dos deputados estaduais, ganhará competitividade para tentar vencer a eleição direta de governador, com o marketing de resultados comprovados.

Luís Fernando governador fica apenas 4 anos, impossibilitado da reeleição. A alternância neste caso obedecerá a regra da Constituição Federal. O problema de Luís Fernando não é asfalto, nem salto, é uma "pedra", ou melhor Pedrinhas no seu caminho.    

CONTRASTE : O P ENTRE O PALÁCIO E AS PALAFITAS DO MARANHÃO

Por acaso conheci o repórter fotográfico Hans no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa. Hans mostrou para o mundo o contraste entre as lagostas dos Leões e os sarnambis das palafitas no Maranhão.

Em outro acaso encontrei Hans nas cercanias dos Leões. Batia 14 horas, o sol a pino e o "alemão" buscando a visão privilégio/pobreza, que fotografamos pela retina dos nossos olhos todos os dias.

A noite novamente encontrei Hans na Praça Pedro II, ele esperava o desfecho da manifestação por + Segurança. Disse-lhe que o medo, iria esvaziar a manifestação de rua marcada sem a correta avaliação.

Hans me confessou medo, quando buscou o ângulo pobreza/privilégio. De dentro das palafitas ele almejava denunciar pela lente da máquina de fotografar os privilégios dos Leões/Leoas e seus filhotes.

A letra da música "Partido Alto" diz : "Na barriga da miséria nasci brasileiro/ Eu sou do Rio de Janeiro/Diz que Deus/ Diz que Deus dará". Então quem nasceu no Maranhão? É cloaca? Intestino grosso?

E se os repórteres da Globo habitassem no Maranhão? Repetiriam Lévi-Strauss, mestre em antropologia, que resumiu sua impressão sobre a pobreza brasileira com a frase "Tristes trópicos? Bem pior!

Tradução do "P" entre o Palácio dos Leões e as Palafitas : "Puta Merda"! 

  

16 de janeiro de 2014

ROSEANA SARNEY ORGANIZA DISCURSO DE VÍTIMA : AÇÃO CONTRA MANDATO DE GOVERNADORA, INTERVENÇÃO FEDERAL, IMPEACHMENT NADA DEU CERTO

Tem quem goze com a desgraça do Maranhão. Tem quem não saiba diferençar Pedrinhas/Pedreiras, Ilha de Curupu/Município de Cururupu, São José de Ribamar/José de Ribamar Sarney.

Essa do impeachment virar "em pizza" no protocolo da Assembleia Legislativa  mostra o perigo da oposição amadora. O maranhense envolvido é filho do falecido sarneista empedernido Nonato Mason.

A ação que pedia a perda do mandato da governadora não vingou. O pedido de intervenção ficou na intenção. O impeachment deu em pizza. Roseana Sarney vai organizando discurso de vítima.   

Para quem já venceu eleição deitada em leito hospitalar é mais um desafio. O problema é a Rede Globo detonando direto há 20 dias. A oposição profissional saberá manter a audiência contrária à Sarney?

Como será amanhã? Responda quem puder.

SÍNDROME DE "MAGDA' : ROSEANA SARNEY É ACONSELHADA A NÃO FALAR COM A MÍDIA

A governadora Roseana Sarney está acometida da "Síndrome de Magda"- "doença" vinculada a personagem Magda da comédia Sai Debaixo, aquela que só abre a boca para dizer besteira.

A "rica" declaração sobre nosso estado empobreceu os maranhenses. Fica constatado pelos dados estatísticos que o Maranhão cresceu como rabo de cavalo- para baixo.

Sarney(poder),Murad(poder),Lobão(poder)Dualibe(revenda),Barbosa(construção), Abreu(armazéns), Mateus(supermercados) são atualmente as sete famílias que concentram poder/dinheiro no Maranhão.

Aproximadamente 6 milhões de uma população de 6 milhões e seiscentos mil maranhenses vive "apertando o cinturão". A regra política é : "quem come do meu pirão, prova do meu cinturão".

Cala a boca Roseana!

ROSEANA SARNEY TORCE A BOCA : MÍDIA NACIONAL DÁ PLANTÃO NO MARANHÃO PRODUZ RESULTADOS/CONSCIENTIZA A POPULAÇÃO

O Blog do Cesar Bello criticou a postura anterior da mídia nacional em relação as notícias sobre o Maranhão. A regra era chegar em um dia e voltar no outro, quando não pela manhã com retorno a noite ou vice-versa.

Como o Blog do Cesar Bello é referência paras repórteres e direção das empresas de comunicação, contribuímos para a permanência das mídias que devem dar plantão até a regularização ou intervenção no Sistema Carcerário.

Roseana Sarney torce a boca, mas o convívio da mídia nacional/Maranhão produz resultados na ação do governo e conscientiza a população com dados estatísticos responsáveis pela situação de pobreza extrema do estado.

Ao participar de debate na TV Guará defendi a reestruturação social(criação de Plano de Política Criminal). Atacar as causas da violência e reprimir os efeitos. A  Globo mostra que  estou certo nas minhas analises.
 


15 de janeiro de 2014

IRMÃO DE FÁBIO CÂMARA QUER MANTER CAIXÃO NA PORTA DE PREFEITURA DE SÃO LUÍS?

Um suposto irmão do vereador Fábio Câmara teria comparecido ao paço municipal as 16 horas desta quarta(15). De bermuda vermelha, camisa branca com a foto de Fábio Câmara, "Fábio 2" aproximou-se do caixão retirou as flores de "riba" e colocou um Red Bul.

"O estrago já foi feito, não tem pagamento que dê jeito. Pode pagar até dez parcelas para os cooperados que ele(Edvaldo Holanda) não ressuscita. O caixão vai continuar no mesmo lugar, é a ordem de "Fabinho". Quem debandar fala com "nóis", teriam sido as declarações de "Fábio 2".


Vou verificar in loco(no local) se a urna funerária ainda está na frente da Prefeitura de São Luís. Me aguardem é vapt, vupt. Esse aí na foto é o valentão "Fábio 2"?



HOLANDA PAGA DÍVIDA DE CASTELO : E AGORA SEGUE O ENTERRO?

A Prefeitura de São Luís começa a pagar a histórica dívida com os cooperados(Multicooper/Result Consultoria e Gestão). O passivo é do início da gestão de João Castelo.

"O pagamento dos cooperados é a comprovação de como entendemos gestão pública. A dívida é de outra administração, mas pagar é dever de  ofício", disse Geraldo Castro.

Castro está comandando a Secretaria de Educação há pouco mais de 60 dias. A busca de resultados é bem maior do que o falatório dos anteriores Secretários Municipais de Educação da Capital.

"Os recursos  para o pagamento foram assegurados pelo prefeito Edvaldo Holanda, que se empenhou em dar celeridade para quitação da dívida com os cooperados", declarou Castro.

A pergunta que fica no ar é : segue o enterro? Com o pagamento de três parcela de uma só "tacada" de todos os cooperados, o caixão vai servir para guardar a língua dos detratores de Holanda Junior.


O PCC( Primeiro Comando do Câmara) reunir-se-á no final da tarde desta quarta(15), para fazer a doação do caixão para o BBM(Big Barbárie Maranhão). 




ERRO COLETIVO : PEDIDO DE IMPEACHMENT(EM PIZZA) DIZ QUE PEDRINHAS FICA EM PEDREIRAS TEM DEDO DE DINO?

O pedido de impeachment "nasceu morto" disse o deputado federal Simplício Araújo. Araújo sabe que a Assembleia Legislativa deve arquivar o pedido no "protocolo". Impeachment ou em pizza?

A inépcia(falta de base jurídica) da exordial(petição) deve ser o argumento da Procuradoria da Assembleia Legislativa, comandada por Ana Maria Dias Vieira, cunhada do Ministro Gastão Vieira.

Os causídicos "calças curtas"- 7 paulistas e apenas 1 do Maranhão, adredemente não registraram o número de inscrição na petição que pede o impeachment. Queriam evitar a pecha de noviços. 

Quanto mais elevado o número da inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil- 90.520 por exemplo, mais novo é o advogado no exercício profissional. Quanto maior o anel pior é o bacharel.

O equivoco na qualificação(Pedrinhas em Pedreiras) é primário, o que retira a possibilidade do "dedo de Flávio Dino". Dino não cometeria este erro acadêmico pelo reconhecido saber/prática jurídico(a).

O "Coletivo de Advogados" tem na terminologia a linguagem do PT e pretende continuar sangrando a imagem da Sarney. Diz o ditado popular que "não se deve cutucar onça com vara curta".

Os "Leões" estão coberto por um sinistro luto. Mas paulistas aportarem no Maranhão, portando petição sem inscrição em que localizam Pedrinhas em Pedreiras, mexe com nossa autoestima.

Roberto Costa não perdeu tempo,  classificando o pedido de impeachment de manobra política de Flávio Dino assinada por 7 picaretas. Pela atuação, Costa deve ser o novo líder do governo.

Picaretas com anel de doutor?



14 de janeiro de 2014

ATÉ OS LEÕES ESTÃO DE LUTO : TERMINOU O BIG-BARBÁRIE MARANHÃO?

Pela primeira vez em 50 anos as esculturas de bronze do Palácio dos Leões- os "leões", foram cobertos com sacos plásticos próprios a guarnecer corpos embalsamados.

As proteções negras que cobrem os "leões" deram ar sinistro a Praça Pedro II. Os "leões" assumiram as formas de verdugos. Até os "leões" estão de luto.

Terminou o Big-Barbárie Maranhão?


Exiba Leoes_Capa_Preta_003.jpg na apresentação de slides

ROSEANA SARNEY NÃO CABE MAIS NA CADEIRA DE GOVERNADORA : LUÍS FERNANDO SAI DA SINFRA PARA O GOVERNO?

A crise na Segurança Pública tem relação direta com a campanha para o governo em 2014. Dino deixa a Embratur para se embrenhar nos "matos"(municípios/povoados e o "sembal").

Luís Fernando Silva sai do casulo após o "bombardeio" midiático internacional/nacional/estadual/municipal. O grupo Sarney quer colocá-lo o quanto antes na cadeira de governador.

Depois das colocações estapafúrdias de Roseana Sarney- "o Maranhão é rico por isso atrai bandidos", descontextualizadas pela "grande mídia" sua presença no governo é prejudicial ao sarneismo.

O neosarneismo(novo sarneismo) emplacará nos Leões a partir de março? A desincompatibilização de Luís Fernando no prazo final(abril) é a senha que ele disputará o governo como governador?

É a única forma de LF manter a candidatura competitiva. Falta convencer Arnaldo Melo, Presidente da Assembleia Legislativa que dele depende a sobrevivência do grupo Sarney. Arnaldo abdicará?

"Se é para a sobrevivência do grupo e a felicidade do neosarneismo diga ao povo que sim". Esta é a declaração esperado por 11 entre 10 sarneistas . Tudo indica que Arnaldo Melo abdicará.

Roseana Sarney não cabe mais na cadeira de governadora.  Arnaldo Melo está sobrando na de Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Luís Fernando ficou pequeno no cargo de Secretário.  

"Entra meu amor fica a vontade/me diz com sinceridade o que desejas de mim/entra pode entra que a casa é tua/de  uma coisa pode ter certeza o teu lugar na minha mesa, tua cadeira está vazia".(Lupicínio Rodrigues - Cadeira Vazia)

DINO DEIXARÁ EMBRATUR COM DISCURSO DE GOVERNADOR?

Flávio Dino deixará a Embratur para dedicar-se a candidatura ao governo do Maranhão. Dino encontrará terreno fértil adubado pela mídia nacional/internacional/estadual/municipal.

Tudo parece simples não fosse a capacidade de recuperação demonstrada várias vezes pelo grupo Sarney. Dino vai sair da Embratur com discurso de governador? Não é recomendável.

Sarney tem mídia capaz de adaptar-se a "mentira dos ouvintes". O recesso das Casas Legislativas(Assembleia e Câmaras Municipais/Câmara Federal/Senado) dá fôlego ao governo.

Serão 17 dias(fim do recesso) para governo/oposição traçarem estratégias. Dino adotará a ofensiva moderada com quer o eleitorado acima dos 24 anos. Para Roseana Sarney a melhor defesa é trabalhar.

Controle das penitenciárias e a ordem pública é vital ao governo. A oposição espera mais 2 lances. O primeiro de Janot- encaminhar pedido de intervenção. O segundo de Joaquim Barbosa- deferir o pedido.

A ajuda do governo federal via Ministério da Justiça, a paralisação dos homicídios dentro de Pedrinhas "tiraram a força" da probabilidade de intervenção. Sem o pedido de Janot, Joaquim não pode deferir. 

A Polícia Militar matou três bandidos na área Itaqui-Bacanga na noite da segunda feira(13). Tudo indica que a bandidagem não terá trégua. O governo vai reagir com muito trabalho. Portanto nada de discurso de governador.


13 de janeiro de 2014

ETIÓ : DEPOIS DE VER O MARANHÃO COMPARADO AO REINO DE TONGA, ROSEANA SARNEY JÁ PENSA EM CONCORRER A CÂMARA DOS DEPUTADOS

A mídia internacional dá plantão no Maranhão. O The Economist comparou o crescimento do Maranhão ao do Reino de Tonga(pequena ilha na Oceania). Para mostrar que o problema do estado é gestão, o The Economist compara o vizinho Tocantins a emergente Africa do Sul e Portugal.

Acuada em Curupu desde a sexta-feira(10) a governadora Roseana Sarney ameaça não concorrer ao Senado. A Sarney acha mais vantajoso disputar a Câmara dos Deputados, podendo com a eleição levar na sovaqueira uma "renca" de 15 deputados.

Miguel Arraes fez a mesma coisa quando deixou o governo de Pernambuco. A equação tem inspiração no velho coronel das oposições. Arraes fez barba, cabelo e bigode(governo, senado e a maioria dos deputados federais), mantendo prestígio com o Planalto.

A vaga para o Senado está sendo negociada com o PSB. O vice-prefeito, Roberto Rocha não tem dificuldades de dialogar com o grupo Sarney. A disputa anularia os principais adversários da Sarney na proveta. De cada coligação sai somente 1 candidato.

Desta forma se coligar PSB/SDD/PC do B provavelmente Domingos Dutra ficaria fora da disputa.  Elisiane Gama serviria mais uma vez como "boi de piranha" para passar a candidatura de Roberto Rocha sem o incômodo dos "piranhas".

Roseana Sarney quer negociar a vaga do Senado pelo apoio do PSB- mesmo que seja nas "entocas", a candidatura governista ao governo. Roberto Rocha não perde nada com isso, pelo contrário praticamente garantiria a sua eleição. Falta combinar com o povo.

Será certo mandar todo mundo para "tonga da mironga do cabuleté"?






CURUPU EM CHAMAS : CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA PROVOCA INSEGURANÇA POLÍTICA NOS GOVERNISTAS

Na manhã do último domingo(12) era grande o entra e sai de helicópteros na ilha de Curupu. Longe de tudo e de todos o "creme de la creme" do sarneismo reunia-se para avaliação do quadro político.

De posse de pesquisas realizadas após os ataques das facções criminosas aos coletivos, que culminaram com a morte de Ana Clara Santos de Sousa. As informais(pesquisas para consumo interno) apontam estrago devastador.

Roseana Sarney que durante o episódio "deu a cara a tapa", ainda está sendo consumida pela revolta/insatisfação da população com os destinos da Segurança Pública. Roseana Sarney não tem mais garantias de eleger-se tranquilamente para o Senado.

Empurrar a decisão de candidatar-se ou não ao Senado, não faz mais efeito para Roseana Sarney. A indecisão usada como arma há duas semanas virou bumerangue. Se ela correr demonstra medo, se ficar parada(indecisão) dá impressão de deboche.  

Roseana Sarney "carro-chefe eleitoral" do grupo Sarney virou "abre-alas" para oposição. Nestas duas primeiras semanas de 2014, Flávio Dino recuperou todas as gorduras eleitorais perdidas no último semestre de 2013, longe das labaredas dos ataques criminosos.

O Secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes teria recebido "ultima forma" para continuar cabalando votos para deputado federal. A candidatura de Mendes é pedido de José Sarney, que o quer por perto e com mandato político em Brasília.

Ricardo Murad recebeu de José Sarney a tarefa de eleger Aluísio Mendes deputado federal. Murad como capataz eleitoral de Mendes disse para Sarney que não teria dificuldades. Será que depois a reconhecida crise, eles ainda insistem na candidatura de Mendes?

Aluísio Mendes eleito deputado federal, será a propaganda da incompetência do grupo Sarney no Maranhão à disposição na Câmara Federal. São estas invenções/decisões pautadas no "quero,faço e mando" que corroeram o sarneysmo. 

12 de janeiro de 2014

SARNEY VAI A NOCAUTE? VEJA/ISTO É BATERAM FORTE EM SARNEY, MAS ESQUECERAM DE QUESTIONAR A GESTÃO NA SEGURANÇA PÚBLICA/PENITENCIÁRIAS

As revistas ISTO É/VEJA prestam grande serviço ao Maranhão. Denunciar  a estrutura política/procedimentos administrativos que imperam/dominam o povo há 50 anos é importante, mas o decisivo está em seguir na direção da crítica de Michel Foucault aos sistemas de controle- é preciso "vigiar e punir".

Não bastam as reportagens bissextas(esporádicas) que exploram o sensacionalismo das mortes. É preciso regularidade nas investigações e patrocinar maior conscientização da população. Afinal de contas quantas vezes Sarney esteve no canto do ringue?

Josie Jeronimo(ISTO È), Leslie Leitão e Alana Rizzo(VEJA) seguiram os tradicionais manuais de redação, ao elaborar os títulos das reportagens/capas das revistas ISTO É/VEJA(12/01/2014) neste fim de semana:

 "Como o Maranhão de Roseana Sarney produziu uma vergonha nacional?". A pergunta mexe com a auto estima do povo maranhense. Tudo o que Sarney quer.

"Porque ela morreu?"(VEJA)  é mais jornalística, mas o teor é o mesmo da ISTO É, que prioriza os enfoques nos contratos da Atlântica Segurança de propriedade de Luís Carlos Cantanhede, sócio de Jorge Murad e a licitação de lagostas nas compras do governo.

O "fígado" das jovens repórteres de ISTO É/VEJA as fez esquecer a gestão das Penitenciárias. Não mostraram como surgiu e os desdobramentos da Secretaria de Administração Penitenciária, fruto da primeira rebelião.  

Questionar as gestões de Aluísio Mendes/Sebastião Uchoa comprovaria a incompetência de Roseana Sarney de forma objetiva. A perda do foco produz análise dos números de forma equivocada, a partir dos dados do CNJ e repetida por todos.

A população carcerária do Maranhão tem de fato 5 mil presos, mas o foco das mortes(59) é Pedrinhas com 2.500 detentos. Portanto o percentual que produz 10% das mortes não é de 1%, é de 0,5(meio por cento). O fato agrava em 50% o desempenho das gestões.

Para ONU e a Procuradoria Geral da República esse é o "x da questão". Roseana Sarney é o S. José Sarney o J. Dilma o D. Lula o L. Flávio Dino o F. É foda? O povo é o P. Junta tudo que da F.D.P. Sarney vai a nocaute?

O MARANHÃO COMO BLINDAGEM : SARNEY USA O ESTADO COMO ESCUDO E RELACIONA PRECONCEITO DO SUL AO SEU CONCEITO COMO OLIGARCA

O senador José Sarney reage ao noticiário internacional/nacional que o acusa de malfeitos na forma costumeira. O Maranhão serve de escudo contra as críticas que o classificam como o último oligarca do Brasil.

Sarney relaciona de forma eleitoreira o inegável preconceito do sul/sudeste contra o Nordeste/Maranhão, ao conceito que os sulistas tem a respeito da sua versátil trajetória, política que trinchou com a ditadura e destrincha com o "mensalão".

"Os que manipulam a opinião no país, acham que só aqui acontecem as misérias, que são nacionais e globais. E passam uma imagem de nossa terra que atinge nosso orgulho, é injusta, tendenciosa, cheia de preconceitos e tem conotação política"

O padre Vieira dizia : "não há verdades no Maranhão. A mentira dos ouvintes supera a pregação da verdade". Vieira saiu fugido. Sarney sabedor das verdades de Vieira e das mentiras dos ouvintes faz do lábio um astrolábio declamando : "Maranhão minha terra, minha paixão".

Sarney vira o jogo?Quem quiser ler a íntegra do "Maranhão como blindagem" pode acessar o Blog do Babá-Ovo(Gilberto Léda) e ler "A Violência" em seu labirinto, publicado neste domingo(11) no jornal"O Estado do Maranhão).


O diabo é como as verdades, as mentiras, os convênios, os investimentos são usados. Quem se aboleta no poder esquece tudo o que falou dos adversários e passa a agir do mesmo jeito. Como disse o padre Vieira : "No Maranhão há verdade".

COM SETOR DE FRANQUIA EM EXPANSÃO, ENTIDADE DO SEGMENTO REALIZA ENCONTRO NO MARANHÃO COM APOIO DO SEBRAE

  Evento em São Luís contou com a participação de franqueadores, franqueados e outros interessados no modelo de franquias Mercado que movime...