14 de janeiro de 2014

ATÉ OS LEÕES ESTÃO DE LUTO : TERMINOU O BIG-BARBÁRIE MARANHÃO?

Pela primeira vez em 50 anos as esculturas de bronze do Palácio dos Leões- os "leões", foram cobertos com sacos plásticos próprios a guarnecer corpos embalsamados.

As proteções negras que cobrem os "leões" deram ar sinistro a Praça Pedro II. Os "leões" assumiram as formas de verdugos. Até os "leões" estão de luto.

Terminou o Big-Barbárie Maranhão?


Exiba Leoes_Capa_Preta_003.jpg na apresentação de slides

ROSEANA SARNEY NÃO CABE MAIS NA CADEIRA DE GOVERNADORA : LUÍS FERNANDO SAI DA SINFRA PARA O GOVERNO?

A crise na Segurança Pública tem relação direta com a campanha para o governo em 2014. Dino deixa a Embratur para se embrenhar nos "matos"(municípios/povoados e o "sembal").

Luís Fernando Silva sai do casulo após o "bombardeio" midiático internacional/nacional/estadual/municipal. O grupo Sarney quer colocá-lo o quanto antes na cadeira de governador.

Depois das colocações estapafúrdias de Roseana Sarney- "o Maranhão é rico por isso atrai bandidos", descontextualizadas pela "grande mídia" sua presença no governo é prejudicial ao sarneismo.

O neosarneismo(novo sarneismo) emplacará nos Leões a partir de março? A desincompatibilização de Luís Fernando no prazo final(abril) é a senha que ele disputará o governo como governador?

É a única forma de LF manter a candidatura competitiva. Falta convencer Arnaldo Melo, Presidente da Assembleia Legislativa que dele depende a sobrevivência do grupo Sarney. Arnaldo abdicará?

"Se é para a sobrevivência do grupo e a felicidade do neosarneismo diga ao povo que sim". Esta é a declaração esperado por 11 entre 10 sarneistas . Tudo indica que Arnaldo Melo abdicará.

Roseana Sarney não cabe mais na cadeira de governadora.  Arnaldo Melo está sobrando na de Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Luís Fernando ficou pequeno no cargo de Secretário.  

"Entra meu amor fica a vontade/me diz com sinceridade o que desejas de mim/entra pode entra que a casa é tua/de  uma coisa pode ter certeza o teu lugar na minha mesa, tua cadeira está vazia".(Lupicínio Rodrigues - Cadeira Vazia)

DINO DEIXARÁ EMBRATUR COM DISCURSO DE GOVERNADOR?

Flávio Dino deixará a Embratur para dedicar-se a candidatura ao governo do Maranhão. Dino encontrará terreno fértil adubado pela mídia nacional/internacional/estadual/municipal.

Tudo parece simples não fosse a capacidade de recuperação demonstrada várias vezes pelo grupo Sarney. Dino vai sair da Embratur com discurso de governador? Não é recomendável.

Sarney tem mídia capaz de adaptar-se a "mentira dos ouvintes". O recesso das Casas Legislativas(Assembleia e Câmaras Municipais/Câmara Federal/Senado) dá fôlego ao governo.

Serão 17 dias(fim do recesso) para governo/oposição traçarem estratégias. Dino adotará a ofensiva moderada com quer o eleitorado acima dos 24 anos. Para Roseana Sarney a melhor defesa é trabalhar.

Controle das penitenciárias e a ordem pública é vital ao governo. A oposição espera mais 2 lances. O primeiro de Janot- encaminhar pedido de intervenção. O segundo de Joaquim Barbosa- deferir o pedido.

A ajuda do governo federal via Ministério da Justiça, a paralisação dos homicídios dentro de Pedrinhas "tiraram a força" da probabilidade de intervenção. Sem o pedido de Janot, Joaquim não pode deferir. 

A Polícia Militar matou três bandidos na área Itaqui-Bacanga na noite da segunda feira(13). Tudo indica que a bandidagem não terá trégua. O governo vai reagir com muito trabalho. Portanto nada de discurso de governador.


13 de janeiro de 2014

ETIÓ : DEPOIS DE VER O MARANHÃO COMPARADO AO REINO DE TONGA, ROSEANA SARNEY JÁ PENSA EM CONCORRER A CÂMARA DOS DEPUTADOS

A mídia internacional dá plantão no Maranhão. O The Economist comparou o crescimento do Maranhão ao do Reino de Tonga(pequena ilha na Oceania). Para mostrar que o problema do estado é gestão, o The Economist compara o vizinho Tocantins a emergente Africa do Sul e Portugal.

Acuada em Curupu desde a sexta-feira(10) a governadora Roseana Sarney ameaça não concorrer ao Senado. A Sarney acha mais vantajoso disputar a Câmara dos Deputados, podendo com a eleição levar na sovaqueira uma "renca" de 15 deputados.

Miguel Arraes fez a mesma coisa quando deixou o governo de Pernambuco. A equação tem inspiração no velho coronel das oposições. Arraes fez barba, cabelo e bigode(governo, senado e a maioria dos deputados federais), mantendo prestígio com o Planalto.

A vaga para o Senado está sendo negociada com o PSB. O vice-prefeito, Roberto Rocha não tem dificuldades de dialogar com o grupo Sarney. A disputa anularia os principais adversários da Sarney na proveta. De cada coligação sai somente 1 candidato.

Desta forma se coligar PSB/SDD/PC do B provavelmente Domingos Dutra ficaria fora da disputa.  Elisiane Gama serviria mais uma vez como "boi de piranha" para passar a candidatura de Roberto Rocha sem o incômodo dos "piranhas".

Roseana Sarney quer negociar a vaga do Senado pelo apoio do PSB- mesmo que seja nas "entocas", a candidatura governista ao governo. Roberto Rocha não perde nada com isso, pelo contrário praticamente garantiria a sua eleição. Falta combinar com o povo.

Será certo mandar todo mundo para "tonga da mironga do cabuleté"?






CURUPU EM CHAMAS : CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA PROVOCA INSEGURANÇA POLÍTICA NOS GOVERNISTAS

Na manhã do último domingo(12) era grande o entra e sai de helicópteros na ilha de Curupu. Longe de tudo e de todos o "creme de la creme" do sarneismo reunia-se para avaliação do quadro político.

De posse de pesquisas realizadas após os ataques das facções criminosas aos coletivos, que culminaram com a morte de Ana Clara Santos de Sousa. As informais(pesquisas para consumo interno) apontam estrago devastador.

Roseana Sarney que durante o episódio "deu a cara a tapa", ainda está sendo consumida pela revolta/insatisfação da população com os destinos da Segurança Pública. Roseana Sarney não tem mais garantias de eleger-se tranquilamente para o Senado.

Empurrar a decisão de candidatar-se ou não ao Senado, não faz mais efeito para Roseana Sarney. A indecisão usada como arma há duas semanas virou bumerangue. Se ela correr demonstra medo, se ficar parada(indecisão) dá impressão de deboche.  

Roseana Sarney "carro-chefe eleitoral" do grupo Sarney virou "abre-alas" para oposição. Nestas duas primeiras semanas de 2014, Flávio Dino recuperou todas as gorduras eleitorais perdidas no último semestre de 2013, longe das labaredas dos ataques criminosos.

O Secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes teria recebido "ultima forma" para continuar cabalando votos para deputado federal. A candidatura de Mendes é pedido de José Sarney, que o quer por perto e com mandato político em Brasília.

Ricardo Murad recebeu de José Sarney a tarefa de eleger Aluísio Mendes deputado federal. Murad como capataz eleitoral de Mendes disse para Sarney que não teria dificuldades. Será que depois a reconhecida crise, eles ainda insistem na candidatura de Mendes?

Aluísio Mendes eleito deputado federal, será a propaganda da incompetência do grupo Sarney no Maranhão à disposição na Câmara Federal. São estas invenções/decisões pautadas no "quero,faço e mando" que corroeram o sarneysmo. 

12 de janeiro de 2014

SARNEY VAI A NOCAUTE? VEJA/ISTO É BATERAM FORTE EM SARNEY, MAS ESQUECERAM DE QUESTIONAR A GESTÃO NA SEGURANÇA PÚBLICA/PENITENCIÁRIAS

As revistas ISTO É/VEJA prestam grande serviço ao Maranhão. Denunciar  a estrutura política/procedimentos administrativos que imperam/dominam o povo há 50 anos é importante, mas o decisivo está em seguir na direção da crítica de Michel Foucault aos sistemas de controle- é preciso "vigiar e punir".

Não bastam as reportagens bissextas(esporádicas) que exploram o sensacionalismo das mortes. É preciso regularidade nas investigações e patrocinar maior conscientização da população. Afinal de contas quantas vezes Sarney esteve no canto do ringue?

Josie Jeronimo(ISTO È), Leslie Leitão e Alana Rizzo(VEJA) seguiram os tradicionais manuais de redação, ao elaborar os títulos das reportagens/capas das revistas ISTO É/VEJA(12/01/2014) neste fim de semana:

 "Como o Maranhão de Roseana Sarney produziu uma vergonha nacional?". A pergunta mexe com a auto estima do povo maranhense. Tudo o que Sarney quer.

"Porque ela morreu?"(VEJA)  é mais jornalística, mas o teor é o mesmo da ISTO É, que prioriza os enfoques nos contratos da Atlântica Segurança de propriedade de Luís Carlos Cantanhede, sócio de Jorge Murad e a licitação de lagostas nas compras do governo.

O "fígado" das jovens repórteres de ISTO É/VEJA as fez esquecer a gestão das Penitenciárias. Não mostraram como surgiu e os desdobramentos da Secretaria de Administração Penitenciária, fruto da primeira rebelião.  

Questionar as gestões de Aluísio Mendes/Sebastião Uchoa comprovaria a incompetência de Roseana Sarney de forma objetiva. A perda do foco produz análise dos números de forma equivocada, a partir dos dados do CNJ e repetida por todos.

A população carcerária do Maranhão tem de fato 5 mil presos, mas o foco das mortes(59) é Pedrinhas com 2.500 detentos. Portanto o percentual que produz 10% das mortes não é de 1%, é de 0,5(meio por cento). O fato agrava em 50% o desempenho das gestões.

Para ONU e a Procuradoria Geral da República esse é o "x da questão". Roseana Sarney é o S. José Sarney o J. Dilma o D. Lula o L. Flávio Dino o F. É foda? O povo é o P. Junta tudo que da F.D.P. Sarney vai a nocaute?

O MARANHÃO COMO BLINDAGEM : SARNEY USA O ESTADO COMO ESCUDO E RELACIONA PRECONCEITO DO SUL AO SEU CONCEITO COMO OLIGARCA

O senador José Sarney reage ao noticiário internacional/nacional que o acusa de malfeitos na forma costumeira. O Maranhão serve de escudo contra as críticas que o classificam como o último oligarca do Brasil.

Sarney relaciona de forma eleitoreira o inegável preconceito do sul/sudeste contra o Nordeste/Maranhão, ao conceito que os sulistas tem a respeito da sua versátil trajetória, política que trinchou com a ditadura e destrincha com o "mensalão".

"Os que manipulam a opinião no país, acham que só aqui acontecem as misérias, que são nacionais e globais. E passam uma imagem de nossa terra que atinge nosso orgulho, é injusta, tendenciosa, cheia de preconceitos e tem conotação política"

O padre Vieira dizia : "não há verdades no Maranhão. A mentira dos ouvintes supera a pregação da verdade". Vieira saiu fugido. Sarney sabedor das verdades de Vieira e das mentiras dos ouvintes faz do lábio um astrolábio declamando : "Maranhão minha terra, minha paixão".

Sarney vira o jogo?Quem quiser ler a íntegra do "Maranhão como blindagem" pode acessar o Blog do Babá-Ovo(Gilberto Léda) e ler "A Violência" em seu labirinto, publicado neste domingo(11) no jornal"O Estado do Maranhão).


O diabo é como as verdades, as mentiras, os convênios, os investimentos são usados. Quem se aboleta no poder esquece tudo o que falou dos adversários e passa a agir do mesmo jeito. Como disse o padre Vieira : "No Maranhão há verdade".

11 de janeiro de 2014

ERRO ESTRATÉGICO : NÃO TRATAR OS BLOGS COM O RESPEITO QUE MERECEM

Inegável a repercussão externa/efeitos internos das denúncias da "grande mídia" sobre os malfeitos no Maranhão. Mas na maioria das vezes a mão que detona é a mesma que entona.

Existe interesse financeiro da imprensa sul/sudeste na expectativa de um novo grupo no poder? Sim. Sarney "não rende", tem mídia própria exercida com mão de ferro.

Globo, Bandeirantes, Folha de São Paulo, Estadão, Correio Brasiliense, Veja, Isto É, Carta Capital se não cobram a fatura no "fato" presente, criam "fato" futuro.

Ninguém compete com os tubarões da mídia nacional, exceto os blogueiros que formam opinião diária por meio da internet. O custo de um blog é tempo/talento do seu titular e colaboradores.

A última manifestação por +Segurança promovida pelas redes sociais(Acorda Maranhão), mostrou que a rotina permanente dos blogs tem efeitos mais duradouros. 

O futuro somos nós. Sua vez na nossa voz.

A velha mentalidade política-partidária-eleitoral ainda não avaliou de forma respeitosa os critérios/custo/benefício entre mídia tradicional/blogs ou a junção de ambas(informação+opinião)

A oposição que valorizou os blogs no nascedouro não deu continuidade na nossa estruturação. A falta de regularidade/contratos desmerece a nossa função/exercício profissional.

Apesar da regra existem honrosas exceções independentes de serem situação ou oposição, que por serem éticas/inteligentes evitam  transformar os blogs em mídia chapa branca. 

Deles depende o futuro da nova mídia no Maranhão. A aceitação das críticas amadurece o exercício da opinião- blog é essencialmente opinião/função/cidadania.

Quem sonhou
Só vale se já sonhou demais
Vertente de muitas gerações
Gravado em nossos corações
Um nome se escreve fundo

As canções
Em nossa memória vão ficar
Profundas raízes vão crescer
A luz das pessoas me faz crer
Eu sinto que vamos juntos

Ó, nem o tempo, amigo
Nem a força bruta pode um sonho apagar

Quem perdeu o trem da história por querer
Saiu do juízo sem saber
Foi mais um covarde a se esconder
Diante de um novo mundo

Quem souber
Dizer a exata explicação
Me diz como pode acontecer
Um simples canalha mata um rei
Em menos de um segundo

Ó, minha estrela amiga
Por quê você não fez a bala parar?





10 de janeiro de 2014

INTERVENÇÃO FEDERAL : IMPRENSA SULISTA SE PRECIPITA, JANOT DESPRESSURIZA DECISÃO, BLOGUEIROS GOVERNISTAS GERAM SÃO NICOLAU

A imprensa sulista se precipitou, "barrigando" a decisão do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot. Foi anunciado como certo encaminhamento de pedido de intervenção federal no Maranhão ao Supremo Tribunal Federal.

Janot sensato ainda não se pronunciou para evitar a politização do procedimento da PGR. Blogueiros maro-governistas orientados à intimidar o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot na sua decisão geraram São Nicolau(Nicolau Dino).

São Nicolau(Dino) teria poderes "institucionais" sobre Janot. Nicolau Dino, irmão de Flávio Dino coordena as relações institucionais na PGR. Esse "link profissional/vínculo familiar" foi colocado na proveta midiática, produzindo maldosas especulações.

Foi pífia a participação popular no "+ Segurança". Erro de avaliação do movimento não permitiu entender o medo do povo de aglomerar. A lição serve para mostrar a diferença entre o virtual(6 mil assinaram), real(300 participaram).

São estes erros da imprensa do sul/sudeste+oposição amadora, que permitem as sobrevidas de Sarney. Ainda existem 10 meses para a memória do povo se manifestar. A mídia do sul/sudeste vai dar plantão no Maranhão? Não.

Até quando dura a indisposição da Globo com Sarney? A oposição vai descansar e esperar a vitória "dada como certa"? A governadora vai renunciar, colocando em seu lugar um governador tampão para eleger-se senadora? Só na imaginação do Estadão.

Eu já vi esse filme várias vezes.

ACREDITAS EM MULA SEM CABEÇA ? ESTADÃO DIZ QUE ROSEANA VAI RENUNCIAR

A solução e as explicações para a barbárie nos presídios ficarão para um governador "tampão", que será eleito pela Assembleia Legislativa, em votação indireta. A renúncia de Roseana forçará uma nova eleição porque o vice-governador, Washington Oliveira, foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em uma manobra para tirar o petista do comando do Palácio dos Leões.

Em uma reunião há duas semanas na Ilha de Curupu, onde a família Sarney tem casa, Roseana disse que não tinha intenção de disputar o Senado e que sua vontade era se mudar para os Estados Unidos. Foi convencida do contrário pelo pai, o senador José Sarney (PMDB-AP).

Um dos presentes contou ao Estado que Sarney alertou a filha de que ela era a única que poderia manter o poder político da família (o senador tem 83 anos) e, como congressista, manteria a imunidade parlamentar.

"Você é a continuidade. Vai sair da política e viver pagando advogados? Depois que a gente senta em certas cadeiras, fica vulnerável a processos. (O presidente americano Bill) Clinton, quando saiu da presidência, enfrentou vários processos", disse o senador, segundo interlocutores. Os irmãos Fernando (empresário) e Zeca Sarney (deputado pelo PV-MA) concordaram com o pai.

Após o apelo do pai, ela cedeu. A família, contudo, tem pela frente mais um complicador: a escolha do candidato "tampão". Gostaria de indicar um secretário estadual para a disputa, mas o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), com votos na situação e na oposição, impôs seu nome.

Principal adversário da família Sarney, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), também vai renunciar ao cargo no fim do mês para se preparar para a eleição de outubro. A oposição considera o momento favorável não só na tentativa de retornar ao Palácio dos Leões, mas de ocupar a vaga no Senado. O nome mais cotado é o do vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), aliado do ex-governador e provável candidato ao governo do Maranhão José Reinaldo Tavares (PSB). Tavares diz que pretende concorrer ao mandato tampão, mas reconhece ser difícil derrotar o presidente da Assembleia. O Estado procurou Melo, mas ele não ligou de volta.

INTERVENÇÃO : JANOT(JÁ OU NÃO)?

O Blog do Cesar pelo foi o primeiro/único a interpretar a possibilidade de intervenção federal no Maranhão, como resultado do pedido de investigação da Organização das Nações Unidas(ONU) sobre as mortes no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

O Conselho Nacional de Justiça(CNJ) representado pelo juiz maranhense Douglas Martins ingressou com pedido junto a Procuradoria Geral da República, requerendo a intervenção do governo federal no Sistema Carcerário do Maranhão.

O relatório encaminhado pelo magistrado a Procuradoria Geral da República(PGR) é nitroglicerina pura/incendiária capaz de causar náuseas aos mais insensíveis verdugos. Relatos/vídeos compõe o calhamaço de denúncias de descaso do governo do estado.

O governo do estado contesta o teor do relatório do magistrado na sua integralidade, acusando Douglas Martins de ter sido induzido a erro pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários, ao juntar um vídeo de atropelamento em via pública como tortura dentro de Pedrinhas.

A presença do Ministro da Justiça, Eduardo Cardoso no estado na tarde/noite da última quinta-feira(9) com um "pacote de 11 bondades" para o Sistema de Segurança do Maranhão é estratégico. Porque o Ministro Eduardo Cardoso ficou rapidamente "caridoso"?

Os governos estadual/federal querem evitar com o "pacote de 11 medidas", que o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot encaminhe o pedido de intervenção para o Supremo Tribunal Federal decidir-se pelo sim ou pelo não. 

Djavú(tudo igual), Djavam(sim ou não), Rodrigo Janot(já ou não)? É mais fácil aprender japonês em braile.

  

9 de janeiro de 2014

DEIXEM SARNEY SER VENCIDO PELOS MARANHENSES : MÍDIA SULISTA QUER COMER CARANGUEJO SEM ENTRAR NO MANGUE

Durante os últimos 50 anos ouço que Sarney só "cai por cima". Existe a crença de que a mídia sul/sudeste "independente" vai derrubar Sarney. O contraditório é que a Rede Globo, matriz da TV Mirante é quem "joga pedras nas Pedrinhas".

Diz o ditado popular : "quem tem telhado de vidro, não deve jogar pedras no vizinho". Há meses passados a Globo teria enviado emissário ao Maranhão. Motivo? Rolar a sacolinha para o pagamento de um multa milionária da Vênus Platinada.

Fernando Sarney, o "Bomba" teria se negado a contribuir com "dízimo milionário". Os Marinho não teriam recibado a negativa, mas colocado a duplicata dos Sarney "no prego". Como diria o sábio desembargador federal "a conta chegou".

O jornalista do Globo, Chico Góes em contato com o titular deste blog confessou no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa: "É o Jornal Nacional que está acabando com Sarney. O que nós escrevemos poucos leem".

A franqueza de Chico Góes é mais realista que a qualhiragem de Arnaldo Jabor. Jabor com a voz teatralmente tremula  diz antes da novela Viver a Vida : "Sarney é mais perigoso do Aline, mais venenoso do que Félix".

Se todas "as pedras sobre Pedrinhas" não passarem de mais uma duplicata da Rede Globo? Renata Lô Prete fez o papel de "aloprada"? Eliane Cantanhede é prima de Luís Carlos Cantanhede, sócio de Jorge Murad? É claro que não.

Deixem Sarney ser vencido pelos maranhenses. Queremos que ele tenha discernimento para assistir as transformações no Maranhão. Caranguejo é um prato típico do Maranhão. Para "catá-los" no mangue é "um por vez"

Os jornalista do sul/sudeste entram na caranguejada com os Sarney dentro do saco. O perigo é não saber tirar "um por vez". Eles podem estragar a pesca, uma vez que não entraram no mangue para catar o "caranguejo".

A mão de que detona é a mesma que entona.Tem sapato para caranguejo? É claro que não. Em determinado momento quando se vai para frente, fica impressão de olhar para trás. Caranguejo dá até regue.



MARANHÃO MINHA TERRA, MINHA PAIXÃO : PARA O MUNDO BARBÁRIE, VIOLÊNCIA E ESCULHAMBAÇÃO

Sobre o Maranhão o Padre Vieira indagou : "mas o que se há de fazer em uma terra em que o sal não salga e a terra não se deixa salgar?" Tempera com o povo padre.

Sarney no contraponto declamou : "Maranhão minha terra, minha Paixão". Mas para o mundo é sinônimo de mentira, barbárie, violência e esculhambação.

A Venezuela e o Maranhão disputam as sangrentas manchetes dos jornais do globo terrestre. Os requintes de maldade nos homicídios de uma modelo de 36 anos e de uma menina de 6 espantaram mundo.

São Luís toma os ares do subdesenvolvimento irremediável da intransponível "Macondo", do romance Cem Anos de Solidão do colombiano de Arataca, Gabriel Garcia Marques.

Sarney deixa de ser comparado ao Coronel Buendia protagonista dos Cem Anos de Solidão. O Blog de Bagdá "Te Belisca Bello" o compara a Sadan, trançando semelhanças :

a)  os dois começam os nomes com S(Sadan/Sarney);
b)  ambos cativavam irretorquíveis bigodes;
c) Sarney e Sadan tinham nomes de praças,colégios, avenidas, pontes, ruas de cemitérios, maternidades, estátuas...;
d)  os filhos de Sadan e Sarney(uma mulher e dois homens) dividiram o poder, com retorno financeiro de milhões de dólares.

Tudo é muito parecido. A diferença está no gosto pela lagosta. Roseana Sarney gosta da iguaria ao ponto de licitar uma exuberante quantidade(80K). Para rebater a ressaca 1 tonelada de camarão.

Com tanta lagosta e camarão tinha que dá merda na cabeça. Maranhão minha terra, cadê meu facão? Não sou de Arataca, vou de matraca com  Negras Profecias de João Chiador.

Nossa Senhora Mãe Aparecida
Não me deixe morrer de medo
Pelo o que pode acontecer
Eu vivo cheio de esperanças
Diante de Negras Profecias
Mesmo assim quero cantar "prá" guarnecer
É de arrepiar o que vislumbrou
No apocalipse o Evangelista São João
Mais tarde Nostradamus confirmou
Que é chegada a hora da transformação
Quero estar bem preparado
Para o que der e vier
Eu vou guarnecer meu batalhão
E seja o que deus quiser.



8 de janeiro de 2014

PRESSÃO DA ONU PODE LEVAR SUPREMO A DECRETAR INTERVENÇÃO FEDERAL NO MARANHÃO E AFASTAR ROSEANA SARNEY?

A Organização da Nações Unidas, ONU requereu ao governo brasileiro imediata/isenta investigação sobre a carnificina que trucidou 62 presos(12 por decapitações) custodiados pelo governo do Maranhão, na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís do Maranhão.

A Presidente Dilma ainda não se pronunciou sobre o duro pedido de investigação da ONU. O Ministério da Justiça prorrogou a presença da Força Nacional na Penitenciária de Pedrinhas e dispôs 25 vagas nos presídios federais. O governo do Maranhão toma as providências para remoção.

A pressão da ONU pode levar o STF a decretar intervenção no Maranhão, afastando a governadora Roseana Sarney do cargo? É impossível prever os desdobramentos "jus-políticos" da crise da Segurança Pública. Mas como diz o ditado : "quem com fogo fere, com fogo será ferido".

A atual governadora Roseana Sarney afastou o ex-governador Jackson Lago por medida judicial, em abril de 2010. O mesmo destino poderá lhe reservar o próximo abril fora do governo. A pressão é internacional, nacional, estadual e municipal.

A Capital do Maranhão vai para as ruas nesta sexta(10), reivindicar + Segurança Pública. Sarney reage garantindo espaço para o Secretário de Segurança Pública na GloboNews. Mendes deve argumentar que o banho de sangue resulta da briga de facções. 


SIMPLÍCIO DIZ QUE É A FAVOR DAS MANIFESTAÇÕES NAS RUAS, MAS NÃO ORGANIZA NEM ARTICULA OS MOVIMENTOS

O deputado Simplício Araújo(SDD) contactou com o titular do Blog do Cesar Bello nesta quarta-feira(8). A respeito da manifestação por "+ Segurança" marcada para a sexta-feira(10) assim manifestou-se:

"Sou favorável as manifestações nas ruas de todo o Brasil/Maranhão. No entanto não articulo, nem organizo os movimentos, que são apartidários e  independentes. 

A minha participação nas redes sociais foi no sentido de emprestar solidariedade a manifestação que realizar-se-á na sexta-feira(10), em frente a Biblioteca Benedito Leite.

Governador do estado autorizaria a Polícia Militar garantir a manifestação. Aproveito para pedir aos participantes muita paz, serenidade durante o transcurso e percurso do movimento".

Simplício Araújo quer evitar ser responsabilizado, pelos comportamentos que divergirem dos objetivos da manifestação. Em ano eleitoral "na terra de sapos, de cócoras com eles".

MÍDIA NACIONAL ESPANCA ROSEANA : SARNEY SE FAZ DE VÍTIMA, ELISIANE PULA PARA O COLO DE DINO

A mídia nacional espanca o governo de Roseana Sarney em decorrência da morte da menor Ana Clara dos Santos Sousa, vítima do ataque incendiário de criminosos insatisfeitos com as perdas das mordomias carcerárias.

Sarney articula a formação de opinião favorável no Maranhão. Em outras ocasiões e anos eleitorais, o velho morubixaba conseguiu sair como vítima da mídia sul/sudeste. Desta vez tem um corpo inocente enterrado pela insegurança.

O discurso pró-Sarney sustenta que a violência é carcerária, os homicídios na sua maioria são decorrentes da briga pelos espaços na venda das drogas. Por fim de que a falência do Sistema Carcerário não é fato isolado no Maranhão.

A mídia nacional bate forte nos baixos índices, nas condições de vida do povo maranhense gerados durante o domínio político de José Sarney. Para os jornalistas do sul/sudeste as administrações dos Sarney levaram o estado a falência múltipla dos Órgãos.

Flávio Dino pegou carona do momento difícil para os Sarney, responsabilizando-os pela Insegurança Pública que grassa no Maranhão. Dino espera a resposta das ruas em mobilização articulada por Simplício Araújo para a sexta-feira(10).

Elisiane Gama para não perder o "trem da história", procurou Dino na segunda-feira(6), ajoelhada pediu vaga(Vice ou Senadora?) na chapa majoritária de 2014. Gama só não quer ouvir falar em "consórcio", ela quer a certeza de não ter parelha na disputa.

Sarney como bom lutador entende que é importante "saber apanhar". O contra-ataque vem com "direto no queixo" na busca do nocaute. O jogo de cintura com golpes a esquerda, centro e direita será o da perseguição midiática ou deve renovar-se?

Sarney vence mais uma vez o "fogo-amigo"?

 


FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...