15 de abril de 2014

O CENÁRIO : GOVERNO DEFINIDO/SENADO INDEFINIDO

Há 5 meses e 11 dias das eleições de 4 de outubro, o cenário das eleições majoritárias tem definição para o governo, mas é totalmente indefinido em relação ao Senado da República. O cenário no momento é o seguinte :

Flávio Dino teria com a desprogramada desistência do governista Luís Fernando e a insistência do farrista Edinho Lobão, 66% das intenções de votos. É uma eleição praticamente definida, segundo o cientista Antônio Lavareda. 

O grupo Sarney pego de surpresa pela inesperada desistência, trocou Luís Fernando candidato politicamente competitivo, por Edinho Lobão financeiramente promissor para os deputados/lideranças. 

A troca afasta o nome de Sarney da derrota, aproximando os gastos de campanha dos Lobão. Contudo a provável vitória de Flávio Dino desmonta o último feudo do coronelato político brasileiro. O efeito da derrota será sobre todos. 

Edinho Lobão como é esperado pela maioria do eleitorado, perderá a eleição para o governo em 2014, mas voltará imediatamente para o Senado. Ficará até o fim do mandato em 2018, devido a saúde frágil do pai, o Ministro Edson Lobão.

Edinho Lobão não perde nada com derrota para Flávio Dino. A eleição para o governo prepara a do Senado. Em quatro anos é possível manter o recal de uma campanha majoritária(governo/2014), para outra(senador/2018).

Quanto ao Senado/2014 o cenário é nebuloso. Roberto Rocha candidato único das oposições, não está sabendo ocupar o vazio da indefinição governista para o Senado. Roberto Rocha precisa no momento colar em Flávio Dino. 

Entre os governistas, Arnaldo Melo é o mais competitivo politicamente para disputar com o oposicionista Roberto Rocha. Melo tem o apoio da classe política e de muita gente próxima a Dino. Mas dificilmente aceitará concorrer ao Senado 

Clóvis Fecury vai assumir a suplência de João Alberto durante a campanha. Fecury tem até julho para colocar o nome a disposição da coligação governista. Clóvis Fecury é equilibrado, discreto e tem lastro patrimonial para encarar o embate. Se for candidato vence.

Sarney provando que mudou de domicílio no prazo previsto em lei? Que é exceção na regra que estabelece inerigibilidades?  Roberto Rocha desistiria de ser candidato ao Senado? Não, todos desistiriam, no entanto Roberto Rocha iria para a disputa.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...