20 de abril de 2014

1984/2014 : TRINTA ANOS DEPOIS AS COINCIDÊNCIAS ENTRE JAIMINHO E EDINHO

Sarney paga hoje seu maior pecado- não reciclar lideranças autênticas ao longo de 50 anos de mando/desmandos. Pedro Neiva de Santana, Osvaldo da Costa Nunes Freire, João Castelo, Luís Rocha foram ungidos ao governo pelas mãos de José Sarney.

José Libério, Haroldo Tavares, Ivar Saldanha, Bayma Junior, Roberto Macieira, Mauro Fecury chegaram a prefeitura da Capital sem um voto. Na maioria dos municípios "Sarney era a Lei". Assembleia/Câmaras de Vereadores "o voto de cabresto".

"Meu voto é minha lei/ para isto, ou aquilo José Sarney". Sarney é Sarney" era assim até 1984, em todo o estado. As eleições diretas para as prefeituras das capitais brasileiras promoveram o início da mudança, que se concretizará em 4 de outubro, no Maranhão.

Foram 30 anos de aprendizado, concluindo-se que entre 1965 e 1985 quase tudo era "faz de conta". A oposição representada por Epitácio Cafeteira brigava na "taba" e fazia acordos em Brasília. Sarney tinha a oposição útil/necessária, que contentava-se com a reeleição.

Domingos Freitas Diniz, Jackson Lago, Haroldo Saboia, Luís Pedro, Gervásio Santos, Mauro Bezerra, Domingos Dutra foram lideranças autênticas surgidas entre 1965/1985. Contudo a ditadura facilitava Sarney manter o controle político pelas "botas/verbas/medo". 

Em 1984, Gardênia Gonçalves ganhou as eleições diretas na Capital do Maranhão. O candidato do Presidente Sarney, do governador Luís Rocha, do prefeito Mauro Fecury, era Jaime Santana, o Jaiminho, filho do ex-governador Pedro Neiva de Santana.

Após 30 anos, Sarney repetirá a desastrosa campanha de 1984? Edinho no lugar de Jaiminho. Ambos filhos de ex-governadores, que não ameaçaram o poder de mando/desmandos de Sarney. A semelhança é propositada ? Não, é falta de opção e pretensão de voltar em 2018.

4 comentários:

  1. Agora, me diga, Cesar, com toda sinceridade. Diga a continuação da historia, vc que tem excelente memoria politica. Como foi o governo municipal da mudança? Como foi o governo da Gardenia Castelo ?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo07:03

    Bombardeada pelo Sistema Mirante, tal qual Pedro Neiva, Nunes Freire, João Castelo, Luís Rocha, José Reinaldo e todos que ousaram ser contra Sarney. Mas agora tem "nóis"- os blogs, sites e redes sociais.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:21

    Boa resposta César

    ResponderExcluir
  4. É o que dirão futuramente do governo Holandinha: "ah, foi mto perseguido pela familia Sarney, pela Mirante, etc...", tudo pra escamotear a verdade da incompetência e despreparo, e do desastre d gestão.

    ResponderExcluir

PRIMEIRO DIA DO QUALIFICA MARANHÃO