3 de janeiro de 2014

ESSA É DA BOA(DE PERNAMBUCO) : CARIDOSO LOMBRADO ENXERGA ZÉ REINALDO NO GOVERNO

Jean Paul Sartre diz que "a imaginação é como um braço extra, com o qual você pode agarrar as coisas que de outra forma não estariam a seu alcance".

Anton Tchecov une imaginação a síntese. O escritor do célebre conto  "O Nariz" ensina que "só quem não teme escrever palermices tem o espírito livre".

A internet é o universo "material" da liberdade. O reino do factoide nutre-se da especulação que segue a pauta dos interesses. Contudo deve existir a responsabilidade.

"Caridoso" não leu Sartre, Tchecov e prefere "a boa"(de Pernambuco). Resultado : ressacado enxergou a possibilidade de Zé Reinaldo voltar ao governo por eleição indireta da AL.

Pela imaginação de "Caridoso" a equação "Zé Reinaldo Governador" somaria 11 oposicionistas + 13 governistas. Entre eles o deputado Rigo Telles. Telles ligou para "Caridoso" e pediu sua exclusão.

Para "Caridoso" os trairas são : Afonso Manoel, Francisca Primo, Hélio Soares, Jota Pinto, Carlinhos Florêncio, Dr. Pádua, Léo Cunha, Stênio Resende, Vianey Bringel, Rigo Teles, Camilo Figueredo, Hemetério Weba e Raimundo Louro.

José Reinaldo se responsabilizaria pela eleição dos 13 epigrafados, que na imaginação de "Caridoso" estariam com suas reeleições prejudicadas pela omissão do governo estadual. Neste caso não seriam apenas 13.

A imaginação de "Caridoso" tem tanto braço que parece um polvo. A "palermice" não o liberta como quer Tchecov, pelo contrário prende-o na estultice palmar. Para eleição dos deputados - 13 ou 42 o melhor é Arnaldo Melo.

 


2 de janeiro de 2014

A PRODUÇÃO DO FRACASSO NA EMBRATUR : QUEREM RESPONSABILIZAR FLÁVIO DINO PELA ENCHENTE NO ARAÇAGI ?

Flávio Dino tem que preparar o "lombo" para o bombardeio difamatório que lhe aguarda em 2014. A ordem é responsabilizar Dino até pela enchente que engoliu carros na praia do Araçagi-Ma.

1552980_664205843631107_2101463626_n

Querem jogar a "sarna" do deficit do turismo nas contas de Flávio Dino. Uma só pergunta : Dino é o responsável pela mentalidade usurpadora daqueles que  afastam os turistas(de fora e dentro) do Brasil?

A indústria do turismo só apresentará superavit, quando aqueles que vivem da promissora atividade, explorarem o turismo e não o turista. Qualquer brasileiro/estrangeiro sabe/sente " a mão grande no bolso".

ROSEANA QUER JOGAR A VAGA DE SENADOR "PRÁ MURRO" E ATRAIR ELI$IANE GAMA/ROBERTO ROCHA : DUTRA PODE GANHAR POR FORA

O jornal da família Sarney, o EMA(Estado do Maranhão), anuncia a disposição da governadora Roseana Sarney de jogar a vaga de senador "pra muro"(expressão maranhense que designa disputa no tapa).

A Coluna Estado Maior de 1º de janeiro, de 2014, título "Habilidade" noticia o discurso da governadora Roseana Sarney de "empatar o jogo". Se ela empatar com Flávio Dino, vai ganhar de quem?

O discurso tem conotação política(vai além do sentido) e denotação prática(sentido próprio). Ao admitir querer "empatar o jogo", Roseana reconhece a vantagem de Dino e que não disputará o Senado.

Roseana  fora da disputa para o Senado atraia para Luís Fernando os oposicionistas Eli$iane Gama(PPS) e Roberto Rocha(PSB). Para tanto basta não lançar candidato ao Senado da República .

O patrocínio da Sarney, ainda que velado(escondido) as candidaturas epigrafada(Eli$iane Gama e Roberto Rocha) aumenta a chance de Dutra faturar o Senado, como representante autêntico das oposições.

O grupo Sarney já disputou várias eleições em desvantagem, superando no final os adversários e os números das pesquisas. No entanto nesta tem uma grande novidade. O Palácio do Planalto quer Dino no governo.

A prova? O próprio jornal dos Sarney, o EMA informa na Coluna Estado Maior, título "Como está", que "O PT não resolverá no início do ano a polêmica em torno da direção regional da legenda  no Maranhão".

Quem determinou o adiamento e porque? Foi Dilma, confirmada a vantagem de Flávio Dino como candidato ao governo, o PT-MA muda de direção e fará oposição ao grupo Sarney. O empate favorece a Dino.

"O EMA(O Estado do Maranhão) gemeu no canto do ringue. Foi um sinal de que o sarneismo vai acabar? Acho que é muito cedo para nisso falar. Zé Ramalho o Canto da Ema, de Jackson do Pandeiro.

 

 

1 de janeiro de 2014

QUEBRA-CABEÇA : IMPASSE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA(SUCESSÃO) ADIA REFORMA DO SECRETARIADO DE GOVERNO E PLANOS POLÍTICOS

Roseana Sarney dá mais uma esfarrapada desculpa para a reforma do secretariado de governo. A "Branca" quer nos fazer acreditar que o Natal e Réveillon são os responsáveis pelo adiamento.

Diz a "Branca" no EMA(Estado do Maranhão) neste 1º dia de 2014: "Estou esperando todos chegarem do recesso de fim de ano, para conversar e entrar em entendimento". É a primeira mentira do ano.

Roseana Sarney não pode fazer reforma no secretariado de governo, enquanto Arnaldo Melo não se decidir sobre a a sucessão indireta. Se Luís Fernando sair da Infraestrutura vai fazer política aonde?

Enquanto Luís Fernando não sentar na cadeira de governador não tem reforma de secretariado. Se tirar Luís Fernando da "ribalta" ele despenca. Essa é a verdade nua e crua, doa a quem doer.

O JEITO RICARDO MURAD EM COROATÁ : INTIMIDAÇÃO, COAÇÃO E SERVILISMO

Ricardo Murad segue a receita de Sarney : "entrou para a família, casa com ele". Genro é artigo para vida toda. Sarney diz que Jorge Murad casou com ele e convive com a filha Roseana. 

O atual Chefe da Casa Civil da Prefeitura de Coroatá é o ex-genro de Ricardo Murad. O felizardo que atende por China Barros, trabalha umbilicalmente ligado a ex-sogra Teresa Murad, a "Fina".

China que separou recentemente de uma das rebentas de Murad, mantém o padrão da profissão ex-genro a custa dos cofres de Coroatá. China como todos que servem aos Murad, olha "enviesado" para o povo.

China Barros não esperava a reação do ex-vereador Gilmar, que ao ser encarado por China partiu para cima e além de tomar satisfações o acusou de assediar sexualmente uma das suas filhas.

Colocar o ex-genro na chefia da Casa Civil na gestão da mulher Teresa Murad é deboche. O que fazia China na Câmara de Vereadores de Coroatá? O que China entende sobre os problemas de Coroatá? 

Ricardo Murad teria se defendido : " O China é filho do ex-chefe de gabinete militar de minha gestão na Presidência da Assembleia Legislativa. China Barros tem pedigree quando se fala em fidelidade". 

Apadrinhamento, corrupção, impunidade são os principais problemas do grupo Sarney. Intimidação, coação e servilismo este é "o jeito Ricardo Murad". Para Murad isso é "fazer política". Até quando?

No vídeo um dos capangas de Chinas diz " não toca nele. "Nóis" vai chamar o GTA(Aluísio Mendes) prá ti Gilmar". É assim intimidação com a ameaça de usar o poder público(Secretaria de Segurança).

31 de dezembro de 2013

DO JEITINHO DE SEMPRE : 2014 SEM LUZ, SEM LEI

A Rua do Sol, no Centro da Capital do Maranhão termina 2013 do jeitinho de sempre.  O vai-vem da energia elétrica acontece desde o começo da noite de terça(31). A falta de policiamento permite furtos, roubos diante de todos.

A CEMAR se "garante" das pesadas multas, tendo José Jorge Leite Soares- primo da governadora Roseana Sarney, como Diretor de Relações Institucionais. José Jorge se "garante" ainda como vice-cônsul da França no Maranhão.

Na Assembleia Legislativa o Diretor de Relações Institucionais é Ivan Sarney, irmão do Senador José Sarney. Para cada lado que se vira tem um Sarney, garantindo a impunidade para empresas privadas e órgão públicos.

A Segurança Pública dispensa maiores comentários. O Secretário de Segurança, Aluísio Mendes faz a pior gestão dos últimos 50 anos. Mendes deve receber um mandato de deputado federal da família Sarney como blindagem. 

2014 começa assim para a maioria dos maranhenses : Sem luz, água, segurança, saúde, habitações dignas. É como se a canga se pendurasse nos ombros, pela falta de políticas públicas e o cumprimento da lei.

"Feliz 2014" só para José Jorge Leite Soares, Ivan Celso Furtado Sarney e todos os outros que se beneficiam das relações institucionais. Até quando vão abusar da nossa paciência? Quando outubro chegar vem a resposta?


O ÓBVIO : SARNEY SOFRE DE ALZHEIMER POLÍTICO

Comenta-se no "Cafezinho do Senado" e no "Xirizal" que Sarney sofre de Alzheimer Político". Aos 84 anos, Sarney só lembra dos fatos bons do passado como governador/presidente/senador.

No "O Estado do Maranhão", Sarney diz poeticamente/politicamente que São Luís abriu os braços com a Ponte do São Francisco(idealizada por Newton Bello) e a Barragem do Bacanga.

O morubixaba lembra no último domingo de Matusalém, avó de Noé, da idade de uma tia solteirona, de um amigo(Luís Carlos Bello Parga) que não admitia passar dos 70 e de uma doida desbocada.

A doida desmonta a hipocrisia de um relacionamento velado entre um senhor respeitado e a enteada de sua esposa. Isso eu já fiz com um conhecido ex-deputado e atual secretário de Roseana Sarney.

Como a doida tenho a fama. Como Sarney tenho lembranças da infância. Dentre elas de várias doidas(os)(Mocó/Jabá/Gillete/Rei dos Homens). Mas uma me impressionou pela repetição do óbvio.

Meu pai(Luís Dactivo Billio Bello) tinha um radioamador- a internet dos anos 60, sendo regularmente interrompido por "Mocó" que lhe questionava da janela do escritório da nossa residência na Vila Bessa :  

"Desembargador tem sapato para caranguejo? Tem suspensório para cobra?".

É óbvio que Sarney- que tem fama de respeitado político, ao lembrar só dos fatos que lhe interessa publicar, esconde a verdade recente que povoa o real/ o simbólico e o imaginário do Maranhão.  




30 de dezembro de 2013

ÚLTIMA PESQUISA DE 2014 : HILTON GONÇALO(6,8%) EMPATA COM ELI$IANE GAMA(7%), LUÍS FERNANDO(20,5%), FLÁVIO DINO(53%) MANTÉM OS PATAMARES ANTERIORES. TEM SEGUNDO TURNO?

Fim de ano é comum escassearem os fatos políticos relevantes. O recesso nas Casas Legislativas produzem o "fogo de monturo"-aquele que fica escondido na superfice pelo véu das cinzas, mas no fundo ardendo em brasas.

O "fogo de monturo" é o crescimento da candidatura do conceituado médico, ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo. Gonçalo com densidade em vários municípios virou interrogação no Maranhão e bem comentado na Capital.

Gonçalo(6,8%) empatou tecnicamente com Eli$iane Gama(7%). Gama apesar de ter a logística(deslocamentos, despesas de viagens pelos municípios, Pernambuco, Brasília) supostamente pagos por Fernando Sarney não sai de 7%.

Eli$iane Gama teria também o apoio/carinho do Senador Sarney que mandou Antônio Carlos Lima, o Pipoca plantar na Coluna do CU(Claudio Umberto), que o futuro de Eli$siane Gama é promissor nas disputas do governo e do Senado.

Sarney recebeu a visita de Eli$iane Gama durante o Natal. No saco de presentes do "velhinho" o Plano B do Senado- a promessa de eleger senadora Eli$iane Gama. Gama teria saído da Casa Mal Assombrada no Calhau, dando pulinhos de alegria.

Luís Fernando(20,5%) e Flávio Dino(53%) mantiveram os patamares anteriores de intenção de votos na casa de 20 e 50%, respectivamente.Dino perde as gorduras eleitorais na faixa esperada, Luís Fernando cresceu como programado pelo grupo Sarney.

Os números demonstram que a luta será renhida, com o final disputado voto a voto(na casa do milhar). Somando o crescimento de Hilton Gonçalo(6,8%), a estagnação de Eli$iane Gama(7%) ao desempenho final de Flávio Dino(53%)/Luís Fernando(20%) poder-se-ia falar em 2º turno?

O "fogo monturo"(a candidatura de Hilton Gonçalo) é o fiel da balança, naquilo que pode balançar para o lado das oposições. Eli$iane Gama balançaria para o lado do governo em um provável segundo turno? Ainda assim as coisas continuariam equilibradas.

O jogo vai ser assim até o final? Flávio Dino agrega com Hilton Gonçalo de vice-governador e decide no 1º turno? Eli$iane Gama sai candidata ao Senado pelo véu/grinalda do grupo Sarney? Roberto Rocha vai ficar vendo a "banda passar cantando coisas de amor"?

No fim será que vamos cantar a "mesma praça, o mesmo banco, o mesmo jardim ou ouvir a banda passar cantando coisas de amor? Ronie Von ou Chico Buarque? A mesma praça(Pedro II), os mesmos bancos(Bradesco, BEM), os mesmos jardins ou a banda cantando coisas de amores?


29 de dezembro de 2013

SACANAGEM : ESTRATÉGIA PARA CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIOS SEM LICITAÇÃO TERIA FEITO O GOVERNO FEDERAL CANCELAR 22 MILHÕES QUE SERIAM DESTINADOS AO MARANHÃO

A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Maranhão anunciava em dezembro de 2011, agenda de Roseana Sarney com o Ministro da Justiça, Eduardo Cardoso para apresentação de projetos da construção de penitenciárias. Eis a notícia :
"A primeira audiência, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ocorreu por volta das 11h. Na ocasião, Roseana pediu celeridade em relação aos projetos - já enviados ao ministério referentes à construção das penitenciárias de Pinheiro e Bacabal, cuja liberação dos recursos, por parte do Governo Federal, deverá acontecer em 15 dias. O ministro também informou o envio de especialistas em administração penitenciária e de uma força tarefa, comandada pelo Conselho Penitenciário Nacional, que estudará um plano piloto, pioneiro no país, a ser implantado no Maranhão.
Roseana Sarney apresentou ao ministro da Justiça um total de 29 projetos, que demandam investimentos na ordem de R$ 80 milhões para reequipar por completo o sistema de Segurança Pública do estado, inclusive com tecnologia de comunicação e armamentos. José Cardozo entregou o documento com os projetos à equipe de estudo para liberação dos recursos".

Dois anos depois a triste notícia : "O Departamento Penitenciário Nacional(DEPEN) cancelou a verba de 22 milhões que seria destinada para a construção de presídios nas cidades de Santa Inês e Pinheiro. O Decreto de cancelamento foi ato do Ministro da Justiça que não concordou com as construções do tipo modular nos casos de emergência.

Para os que não sabem o que é construção tipo modular o esclarecimento : são construções que utilizam blocos pré-moldados nas edificações. Cada unidade prisional é formada por painéis pré-fabricados feitos de GRC (Glass Reiforced Concrete), material mais leve e resistente que o concreto, que não sofre fissuras durante o transporte. Estes painéis são montados, soldados e concretados entre si, havendo ainda um reforço adicional de uma barra de aço entre cada um deles.

Existem muitas críticas ao sistema modular, entre elas a facilitação das fugas. O Ministério da Justiça com razão rejeita as construções de presídios tipo modular nos casos de emergência, posto que no convencional o tempo é o mesmo, a segurança maior.

Para os que não perceberam aonde está o erro e a treta do governo a observação : nada justifica há dois anos a apresentação dos projetos do governo do estado na modalidade modular. Mas existe uma fábrica de pré-moldados, a PREMOLDE, localizada na R 12, qda,J It 2, Maracanâ em São Luís, que seria de propriedade de Miguelzinho Dualibe, o Miguel Bolota. Bolota não é Bolinha, no entanto goza da amizade da família Sarney. 

Para a família Sarney até o crime- construção de presídios compensa. Se não compensa deixa corta cabeça, estuprar, fugir. Na frente do Sistema de Segurança um Segurança dos Sarney, que deve ganhar um mandato de deputado federal. Aguenta Maranhão velho de peia.

Olha Miguel Bolota entre Sarney Neto, o Adriano Sarney, o filho e um vereador de Ribamar que atende por Teté. Se Bolota pega essa "bola" Adriano Sarney, ex- Sarney Neto precisava só de um doador de campanha.





28 de dezembro de 2013

ROSEANA SARNEY "SECA" SEBASTIÃO UCHOA : CRIADA DIREÇÕES DE SEGURANÇA DOS PRESÍDIOS

A governadora Roseana Sarney resolveu aumentar as despesas com pessoal na Segurança Pública. Foram criadas as Direções de Segurança dos Presídios no Maranhão.

Cada Diretor de Presídio estará subordinado a um oficial militar. A medida "seca" o Secretário de Administração Penitenciaria, o delegado Sebastião Uchoa. 

Uchoa se achava o "cara". Uchoa discursa com facilidade, intercalando os argumentos com terminologia científica, mas os resultados se reduzem a retórica dos sofistas.

Uchoa é um "cover piorado/ligado" a Aluísio Mendes. Sua efetivação na SEJAP ocorreu como desdobramento das decapitações nos Presídios do Maranhão.

Aluísio Mendes, o "Aluizinho", "cheira" de Fernando Sarney apesar de ter os "poderes" divididos, consegui colocar o "jabuti"(Sebastião Uchoa) na SEJAP.

A SEJUSP ficou dividida- Segurança para um lado, Administração de Presídios para o outro. Mas o que é bom, "Fefé" manteve perto dos seus olhos/bolso.

A governadora Roseana Sarney resolveu "cortar a curica" do irmão Fernando Sarney? Ninguém sabe como ficarão as despesas destas novas Direções de Presídios.

Aluísio Mendes, o Aluizinho, "cheira" de Fernando Sarney está cobrando a fatura? O mandato de deputado é blindagem para foro privilegiado? A partir de 2015 teremos as respostas.

A saída Aluizinho não será a francesa(discreta), mas no estilo siciliano(protegido) por um mandato de deputado federal. Vitorino Freire tinha capangas, Sarney Agente da Polícia Federal. 

Aguenta Maranhão velho de peia. Doa-se mandatos em pagamento de faturas. O que falta acontecer neste estado, onde os errados são agraciados com comendas, cargos e mandatos.


DO VELHO AO NOVO SARNEISMO : AS ESCOLHAS FAMILIARES E DOMÉSTICAS

O sarneismo começou a perder a pujança política no início dos anos 80. O ingresso de familiares(Sarney Filho e Sarney Neto) na política partidária, repetia o "bêbado e o equilibrista" da dupla Evandro e José Sarney dos anos 60. 

A diferença estava na capacidade do equilibrista José Sarney. Sarney pulou da corda de Vitorino Freire para equilibrar-se governador com apoio dos militares. Daí para frente vários pulos , sempre equilibrado nos fios do poder.

Sarney Filho, o "Zequinha" e Sarney Neto, o "Abelha" de manhã dormiam, a tarde teciam e a noite caiam no mel. A dupla "Pinta Unzinho" e "Cheira um Pó" acabou com a imagem da inegável cultura de Evandro e José Sarney. A esbórnia foi tamanha, que Sarney Filho perdeu o governo para Roseana Sarney.

Dessa época em diante famílias inteiras ligadas por parentesco  à Sarney, passam a militar na política. Albérico Ferreira(tio de Sarney), Albérico Filho(sobrinho de Sarney) e Anselmo Ferreira(sobrinho de Sarney) recebiam mandatos na Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Prefeitura Municipal.

A malha social/institucional passava ao domínio da família Sarney. Ainda hoje é possível ver a frente dos poderes a desembargadora Nelma Sarney(Corregedoria do TJ), esposa do ex-presidente do Tribunal de Contas Ronald Sarney, irmão de José Sarney. 

Ricardo Murad anuncia que vai concorrer a deputado estadual de olho na Presidência da Assembleia Legislativa em 2015, onde esteve na década de 90. A desembargadora Nelma Sarney ao deixar da Corregedoria(2015) vai para a presidência do Tribunal de Justiça(2015). "Tá amarrado".

Do velho ao novo sarneismo impera o profissionalismo. A antecipação nas jogadas é o segredo das vitórias. Mas as escolhas familiares e domésticas produzem revolta na classe política. Esse é o problema que poderá produzir a derrota fatal. Flávio Dino conta com a resposta do povo e da classe política.

Vejam a lista :
Parentes-
-Adriano Sarney, o "Francês" filho de Sarney Filho(deputado estadual);
-Ricardo Murad, o "Javali" ou "porco Brabo" irmão de Jorge Murad, esposo da governadora Roseana Sarney(deputado estadual);
-Catharina Bacelar, irmã de Albérico Filho)deputada estadual);
-Vitor Mendes, filho do prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes, primo de Roseana Sarney(deputado estadual).

Aderentes-
-Aluísio Mendes, o Aluizinho, "cheira" Fernando Sarney que precisa de um mandato de deputado federal para se livrar das broncas com foro privilegiado;
-Fabio Godin, o "Barbie" é da cota dos "estrangeiros obedientes" necessários no Congresso Nacional;
-Claudio Trinchão, o "Esfatilhador" também da cota dos "estranjas" que na Câmara Federal obedecerão de forma canina;
-Joaquim Haickel, o "Mãe Nagiba" necessário na matemática eleitoral pelos fundamentos adquiridos em várias eleições.

Bons foram os tempos do "Bêbado e do Equilibrista". Evandro e José Sarney estavam cercados de poetas, intelectuais, técnicos que além de competentes eram bem intencionados. 

Para matar a saudade Elis Regina: "As nuvens lá céu//Que sufoco/ Mas sei que uma dor assim pungente/não há de ser inutilmente/ O show de todo artista tem de continuar".





NOTA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO

Requerimento 146/ 2024,aprovado pela Casa e de autoria da deputada estadual Mical Damasceno, se refere à realizaçãode uma sessão Solene, que...