9 de dezembro de 2013

XENGOS(URUBUS) : SUPLENTES DE OLHO NAS INVESTIGAÇÕES DO ESTELIONATO CÂMARA/BRADESCO

As investigações sobre o escândalo que envolve 14 vereadores de São Luís e a gerente de Operações do Bradesco, Raimunda Célia deixou ouriçado os suplentes que torcem pela perda dos mandatos dos envolvidos.

Foi criada informalmente a Associação dos Suplentes de Vereadores de São Luís. Paulo Roberto, o Carioca seria o principal articulador das reuniões entre os suplentes. Na pauta a perda dos mandatos por falta de decoro.

O assunto tem rumo, posto que está esculpido no artigo 55, § 1° da CF "que é incompatível com o decoro parlamentar, além dos casos definidos nos regimentos, o abuso de prerrogativas a percepção de vantagens indevidas".

Concluídas as investigações da Polícia/Ministério Público que apontem para estelionato(dos vereadores beneficiados no golpe) c/c apropriação indevida(Raimunda Célia) a perda dos mandatos é inevitável.

Diante desta hipótese, a renovação da Câmara de São Luís saltaria de 50% para 98%. Este fato poderá ter grande reflexo nas eleições de 2014. A Capital tem o maior eleitorado do estado, sob forte influência dos vereadores.

FOI DECRETADA PRISÃO PREVENTIVA DA EX-GERENTE DO BRADESCO?

Recebo em comentário a informação de que corre na 7ª Vara da Justiça Estadual/Federal, pedido de prisão preventiva requerido contra a ex-Gerente do Bradesco, Raimunda Célia a "Mamãe Noel".

Como nestes casos ocorre o Segredo de Justiça, melhor é esperar o desenrolar dos procedimentos. Certo é que quando os estelionatários imaginavam calar a todos, Cesar Bello não silenciou.

É a vantagem da blogosfera : "corruptos podem comprar um blogueiro por dia,  estelionatários podem comprar vários blogueiros por muitos dias. Mas corruptos/estelionatários não compram todos". 

Decretada a prisão da ex-Gerente de Operações do Bradesco, Raimunda Célia outros desdobramentos podem acontecer. A delação premiada é requerida e deferida pela Justiça. Aí a casa cai.


ROSEANA MANDA RECADO PARA ARNALDO "SE TU NÃO QUER CAGAR DESOCUPA A MOITA"

Tancredo Neves recomendava para o sucesso político a "dissimulação"(fingir não estar interessado). Sarney assimilou tão bem os ensinamentos, que se tornou Presidente da República com a morte de Tancredo.

Roseana Sarney  que copia o pai, botou uma tiara no meio da cabeça no primeiro mandato, simbolizando o bigode. Agora dissimula que não quer candidatar-se ao Senado. Mentira é um recado cifrado para Arnaldo Melo.


No Maranhão tem um ditado que diz : "se tu não quer cagar desocupa a moita". O ditado se encaixa como uma luva de oito onças nas pretensões de Arnaldo Melo, que diz que : "só não serei governador do Maranhão, se eu morrer".

Arnaldo Melo não dá sinais de que queira desocupar a moita(renunciar a Presidência da Assembleia, nem tão pouco o exercício do governo até o fim de 2014). Desta forma, o 2º turno da sucessão de Roseana volta a estaca zero.

BRADESCO : SEGUE O SILÊNCIO SOBRE O ESCÂNDALO

A$ razõe$ do explicável $ilêncio de quase todos sobre o escândalo, envolvendo metade da Câmara de Vereadores de São Luís/Bradesco é a força da grana "que ergue e destrói coisas belas".

Dos "Caridosos" pioneiros dá denuncia, não se podia esperar nada além do desejo pelos cifrões. Feio mesmo foi o silêncio no fim de semana de Gilberto Léda, pautado em sacolas da Lacoste. 

Bandideça/Léda e famílias devem botar o "pé no jato" nos próximos dias com destino a Europa. Tudo por conta do esquema Bradesco/Câmara de Vereadores de São Luís.

A gerente do Bradesco, Raimunda Célia a "Mamãe Noel" não estaria nem na França, nem em Portugal. Raimunda Célia estaria sedada na Clínica de Ruy Palhano a base de Rupinol.

Enquanto isso os servidores da Câmara de São Luís, com salários e 13 atrasados são chamados de fantasma pelo babalorixá "A$tro" de Ogum. A discussão é a antecipação da eleição da Mesa. Porque hein?

Olha a nova "campanha do Bradesco".

8 de dezembro de 2013

GILBERTO LEDA, O BABA-OVO DE SARNEY

Gilberto Léda é cria do clã-oligárquico-rural dos Léda, umbilicalmente dependentes da família Sarney. Gilberto Léda aprendeu desde criança a "babar os ovos" dos Sarney.

Léda publica os artigos dominicais de Sarney, que cheiram a naftalina. Sarney repete o ritornelo do desenvolvimento da Capital , através da Ponte do São Francisco e a Barragem do Bacanga. 

O discurso é traiçoeiro, pois foi Sarney quem nomeou por 3 lustros(1970 à 1984) os prefeitos biônicos de São Luís : Vicente Fialho, Bayma Junior, Roberto Macieira, Ivar Saldanha e Mauro Fecury. 

Entre 1970 à 1984 não se tem notícia de obras, proporcionando o desenvolvimento da "Ilha". Portanto antes de mandar os opositores chuparem os dedos, Sarney devia largar o "osso".

7 de dezembro de 2013

GIRAFA BOTA ENQUETE PARA ENCOBRIR O ROMBO DO BRADESCO

O blogueiro "Girafa" faz enquete sobre o melhor vereador de São Luís, em 2013. A estratégia é para desviar o foco das denúncias de desvio de 26 milhões do Bradesco, que envolve 14 vereadores e a ex-gerente Raimunda Célia.

Acredito que de fato alguns vereadores tiveram merecido destaque, no entanto neste momento a melhor pergunta seria : Quem mais se beneficiou no estelionato Câmara/Bradesco? Se você tiver a resposta manda o comentário. Vamos ver o vencedor.

Sou blogueiro porque não admito o domínio da opinião, não me tornei conhecedor dos costumes políticos porque virei blogueiro. São três décadas de erros, acertos, mas acima de tudo da vontade de ver melhores dias para o povo pobre do Maranhão.


VEREADORES AGIOTAS $ILENCIAM TELEVISÕES, RÁDIOS, JORNAIS E BLOGS

Um esquema tipo "rolo abafador" para $ilenciar o escândalo Câmara/Bradesco foi armada lá para as bandas da Cohab. O local em que se reuniram os 14 vereadores agiotas foi a residência do "vereador-Tetra".

"Tetra" é um dos envolvidos na agiotagem. Tem um cheque de 1 milhão de "Tetra", na mão de um deputado estadual que vive "Edládio" de uma desembargadora-sarneista. Pacovan tem mais 4 cheques de "Tetra".

O Bradesco ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas no 2° andar da Agência da Rua da Paz está cheio de auditores. Tentei falar com um "vermelhão alto", de cabelo ruivo sobre o assunto. Ele apenas sorriu.

Apesar do rolo abafador dos vereadores agiotas vem chumbo grosso nas fuças dos envolvidos. Se for estelionato cumulado com apropriação indébita a competência é da Polícia Civil. Se for crime contra o Sistema Financeiro entra a PF.


ESCÂNDALO BRADESCO : QUEM QUER PEGAR GALINHA NÃO DIZ XÔ

Depois que estourou na blogosfera o escândalo financeiro, envolvendo a gerente Bradesco, Raimunda Célia e  pelo menso 14 vereadores de São Luís, a Câmara e o Bradesco desmentem o desfalque na grande mídia.

Astro de Ogum é o porta-voz da Câmara de Vereadores. Ogum teria sido escalado para responder as denúncias. O exercício da Presidência foi estratégia adredemente preparada. Os vereadores agiotas sabiam que a bomba ia estourar.

A agiotagem correria solta na Câmara de Vereadores de São Luís, desde os tempos do também vereador-babalorixá Sebastião do Coroado. Coroado além de emprestar dinheiro financiaria compra de muambas, em rotineiras viagens ao Paraguaio.

O sentimento de impunidade não permite que os supostamente investigados pensem nesta hipótese. Mas seria inteligente mandar dizer aos investigados que eles estão monitorados? Como diz o ditado "quem quer pegar galinha não diz xô".

Blogueiros que abordavam o escândalo foram chamados para "acerto". O "Girafa" teria estado na Câmara de Vereadores na sexta(6), por volta de meio dia. Depois foi visto na Loja da Lacoste na Avenida dos Holandeses, de onde saiu cheio de sacolas. 

"Girafa"mandou" durante toda noite no Bar Mandamentos Hal, na Lagoa da Jansen. Era whisky 12 anos rolando no meio das canelas secas  do "Girafa". Girafa embriagado e coma língua completamente enrolada dizia "não se fala mais nesse assunto".

A "Formiguinha" quando soube da fama de "japonês" do "Girafa" mandou chamar Fussura- aquele do binlau grande e com grossura. Acostumado a "tromba de elefante", Formiguinha perdeu o tesão pelo "Girafa".



6 de dezembro de 2013

NA FOLHA DOS VEREADORES AGIOTAS : GIRAFA MANTÉM ENCONTRO COM O "OGUM" E FAZ ENQUETE PARA ELEGER O MELHOR VEREADOR DE 2013

O que não faz uma "ben$ão" de um babalorixá. O blogueiro "Girafa" foi visto adentrando a Câmara Municipal de São Luís na sexta-feira(6), para encontrar a "Formiguinha de Ogum".

Girafa vinha destacando as investigações sobre o estelionato cumulado com apropriação indébita, envolvendo 14 vereadores e a gerente do Bradesco Regina Célia, a "Mamãe Noel".

Depois do encontro secreto da Girafa com a "Formiguinha de Ogum" tudo mudou. O blogueiro agora faz enquete para saber que foi o melhor vereador de 2013. Não será surpresa se for eleita a "Formiguinha de Ogum".

A "Formiguinha" gosta de uma "tromba de elefante". O blogueiro "Girafa" é conhecido como "couro não deu"(binlau pequeno)."O buraco é bem no meio, então não interessa o tamanho a altura", disse a "Formiguinha".

Arrocha o "fiofó da Formiguinha". Esse tá na folha dos vereadores agiotas. Imagina a cena do sexo entre a "Formiguinha de Ogum" e a Girafa. O "binlau de japonês" da blogueyra Girafa vai se perder no "vazio" de "Ogum".

5 de dezembro de 2013

FORA DE ÉPOCA : EDUARDO CAMPOS LEVA ELISIANE GAMA PARA PERNAMBUCO PARA "MATÁ-LA DE FACA(DE PERTO) SEM GRITOS" E FELIPE PATURY ACREDITA EM APOIO

O colunista da Revista Época de sugestivo nome Felipe Patury, acredita que Eduardo Campos vai apoiar Elisiane Gama para o governo do Maranhão em 2014, em detrimento de Flávio Dino. Só um pato!

Patury acredita que pela amizade de Eli$iane Gama com Marina Silva, o neto do coronel Miguel Arraes, Eduardo Campos vai esquecer aqueles ensinamentos do "vô"- "chama prá perto e arrocha o buriti".

Só um "pato" com nome de "Patury" não sabe das sutilezas da política nordestina. Eduardo Campos chamou Eliziane Gama para "matá-la de faca"(de perto) sem gritos, pelo convencimento, pela insistência.  

Eduardo Campos quer a aproximação de Elisiane Gama para envolvê-la no Projeto Político de Flávio Dino. O "pato" ainda publicou as declarações de Elisiane Gama "marro-meno" neste sentido.

Gama disse que "conversaria com Campos sobre o que aprendeu no se governo e falaria sobre as eleições de 2014". É aguardar mais algumas viagens para Pernambuco, que Gama "afina" para Flávio Dino.

Gama passou uma semana em "lua de mel" com o governo de Pernambuco. Visitou várias Secretaria de Governo na companhia de Wellington do Curso. Da Gama aprendeu em quatro dias o que não aprendeu a vida toda?

Elisiane Gama aprendeu demais? Patury plantou a soldo ou não sabe da morte política "por faca"(de perto, sem grito)? Já não fazem mais articulistas como Carlos Castelo Branco. Felipe P a t u r y ou pato?

QUEM SÃO OS VEREADORES-AGIOTAS E ONDE ESTÁ RAIMUNDA CÉLIA, A MAMÃE NOEL?

A Câmara Municipal de São Luís é palco de mais um escândalo abafado pela grande/pequena mídia. A gerente envolvida Raimunda Célia, a "Mamãe Noel" tem ligações do Jornal Pequeno ao Estado do Maranhão.

O "modus operandi" da mutreta ainda não está esclarecido. Vereadores usavam "funcionários-cavalos", que eram usados para montar empréstimos, sendo depois demitidos em prejuízo do Bradesco?

Quem são estes vereadores que alcançam a metade da Câmara de São Luís? Por eliminação ficam de fora todos os eleitos/reeleitos nesta legislatura. Desta forma ficam de fora do rol dos culpados:

Fábio Câmara, Pedro Lucas Fernandes, Helena Dualibe, Honorato Fernandes, Prof. Lisboa, Edmilson Jansen, Beto Castro, Paulo Luis, Estevão Aragão, Pavão Filho, Bárbara Soeiro, Sérgio Frota, Luciana Mendes, Roberto Rocha Junior, Ricardo Diniz.

A Câmara Municipal de São Luís renovou 50% do seu quadro parlamentar. Assim não é correto generalizar o estelionato Câmara/Bradesco. Entre os acusados de agiotagem estão 14 vereadores, não se podendo informar se eleitos ou não.

O Blog do Cesar Bello com a responsabilidade que lhe é peculiar, vai dispor para seus leitores  a lista dos vereadores-agiotas nas próximas horas, bem como o montante com que cada vereador teria se beneficiado com o estelionato Câmara/Bradesco.

A gerente Raimunda Célia, a "Mamãe Noel" seria responsável pela arrecadação do saco de dinheiro, que eram emprestado a terceiros com juros de 7% ao mês, bem abaixo do mercado da agiotagem. Os empréstimos retornavam acrescidos dos royalties, o Bradesco ficava na merda.

Raimunda Célia, a "Mamãe Noel" teria sido vista em um dos luxuosos cafés de Paris, cumprimentando todos com o um afetuosos "mon cherry"(meu querido). Regina Célia e o marido "Jereba" tiravam onda e tentavam imitar os franceses.

Ao sentar ao invés de "merci bocu"(muito obrigado), saiu um mexi meu c. No lugar de "je ne sai ps" ela respondeu : prá lá e para cá. É bem provável que Raimunda Célia, a "Mamãe Noel" e o maridão "Jereba" sejam os anfitriões de Pergentino Holanda, nas sua férias de Natal em Paris.


MAIS MÉDICOS : MAIS PARCERIAS

Mais 170 médicos estrangeiros chegaram para trabalhar no Maranhão. Mais parcerias devem ser alinhavadas entre estado e municípios para que o Programa do Governo Federal tenha êxito.

A oposição critica o atual modelo de gestão na Saúde, mas não contribui nas articulações para as parcerias. É a política de terra arrasada que rende discurso eleitoreiro na Assembleia Legislativa.

O governo ainda não consegui o respeito da opinião pública estadual, quanto ao funcionamento de dezenas de hospitais inaugurados, obedecendo ao calendário eleitoral de 2014.

Faltavam médicos para o pleno e vital funcionamento dos Hospitais nos municípios do estado. O Programa Mais Médicos deve melhorar o atendimento no interior do Maranhão.

Ricardo Murad quase quebra a confiança nos médicos estrangeiros. O episódio com o nigeriano "AKiKomabu" não se relaciona ao Programa Mais Médicos, entretanto deixou reflexo negativo.

Por outro lado a oposição tentou tirar proveito de atendimento isolado, realizado por médico estrangeiro, que supostamente receitara remédio de cavalo para um paciente em um município.

É hora de refletir sobre os erros no trato com a questão epigrafada. A oposição deve se dispor a participar das articulações nas parcerias . O governo cumprir suas metas sem pretensão eleitoreira.

Mirem-se no exemplo de Pedro Fernandes e Geraldo Castro, Secretários de Educação do Estado e da Capital respetivamente. Abandonem as posturas eleitoreiras pelo bem da saúde do povo.

4 de dezembro de 2013

A PRODUÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR EM SÃO LUÍS : POSTURA DE PEDRO FERNANDES E GERALDO CASTRO

A Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de S. Luís produziu um fato político exemplar. Os Secretários de Educação do Estado(Pedro Fernandes) e do Município de São Luís(Geraldo Castro) desataram o nó da pretendida parceria institucional.

Fernandes eximiu-se de críticas pessoais ao prefeito Holanda Junior. Castro adotou a mesma postura em relação a governadora Roseana Sarney. O resultado das posturas é a municipalização do ensino fundamental, sem o tradicional jogo de "empurra competência". 

"Estamos municipalizando o ensino fundamental, mas dispondo todo o apoio para que a Capital oferte ensino de qualidade. A Seduc coloca-se a disposição da SEMED para colaborar com o devido planejamento para que o processo aconteça", disse Fernandes.

"Educação fundamental é direito inalienável estabelecido na CF e LDB. O período  na formação dos alunos, implica em investimentos permanentes para garantia da continuidade. O desdobramento do bom atendimento evita a evasão escolar", afirmou Castro.

É isso que se espera dos homens públicos. Cada um tem a exata noção de suas competências. O exercício das funções de forma objetiva não deixa espaço para a improcedente prática, de atribuir  a culpa pelas falhas de gestão a outras esferas administrativas. 

Desculpem a baixa produção do desta quarta-feira(4). Motivos de força maior impediram até a leitura dos blogs. Nos próximos instantes voltaremos a ter regularidade nas postagens.

3 de dezembro de 2013

MACACO EM LOJA DE LOUÇA : FLÁVIO DINO ANTECIPA APOIO A CANDIDATURA DE ROBERTO ROCHA(PSB) AO SENADO

O principal candidato das oposições, Flávio Dino deu mais uma entrevista "macaco em loja de porcelana"- foi louça quebrada para todo lado. Quem vai juntar os cacos dos pratos, xícaras, pires, bules?

Dino não soube "cozinhar o galo"(fazer esperar)- antecipou apoio a candidatura de Roberto Rocha(PSB) ao Senado. A entrevista foi veiculada hoje(3) no Jornal O Globo, em Brasília.  

No prato de porcelana foi jogado um "galo duro", que deve trincar louça/dentes das relações com o SDD e PSDB, que tem Domingos Dutra/Carlos Brandão como  candidatos ao Senado. 

Xícaras e pires- os pedidos na Esplanada dos Ministérios, foram quebrados com declarações  que atestam dificuldades no Planalto, após Dino ser "flagrado" em fotos de rosto colocado com Eduardo Campos :

O Globo- Se o PT apoiar o PMDB, e o senhor estiver junto com o Eduardo Campos, fica desconfortável para o senhor permanecer no governo?
Flávio Dino -Minha situação é absolutamente confortável. Estou aqui no espaço que compete ao PCdoB, que apoiou Lula e Dilma sempre. Não estou aqui em nome próprio. E não estou aqui indicado pela presidente Dilma, apenas. Estou aqui em uma cota partidária, conseguida nas urnas. Eu informei a presidente, há cerca de duas ou três semanas, que sairei em janeiro.


Segura a língua desse homem Juliano Corbeline. Sem o apoio do Planalto(Dona Dilma), a candidatura de Flávio Dino "faz água". Aonde já se viu candidato a governador no Nordeste, rejeitar apoio da Presidente da República? Flávio não me leva a mal, mas toma cuidado com a louça e a língua.

A entrevista lembra aquele cara que entrou afobado em uma farmácia e gritou:

- "Me da uma camisinha".

Uma idosa presente na farmácia reprendeu o cliente que pedira a camisinha : 

- "Cuidado com a língua seu moço" 

O língua solta não perdeu a oportunidade :

- Me dá duas.

O que fizeram com Flávio Dino para que ele desse essas declarações de língua solta? 

IGOR NO DIVÃ : PORQUE IGOR LAGO IGNORA O PROJETO DE DOMINGOS DUTRA QUE CONCEDE ANISTIA SIMBÓLICA A JACKSON LAGO?

Em 1996 o ex-vereador e deputado federal Domingos Dutra compôs com Jackson Lago chapa vitoriosa, que os elegeu vice e prefeito respectivamente. Igor Lago concluía tranquilamente o curso de Medicina em São Luís.

Meses depois da posse(1996), Dutra foi escantilhado em um "Palacinho", no bairro do Monte Castelo. Em 2006, Dutra enfrenta a fúria de Lula para eleger Jackson governador. Igor Lago concluía comodamente a residência em São Paulo.

Dutra entra com Projeto de Lei em 2013, concedendo anistia simbólica ao ex-governador Jackson Lago, cassado pelo TSE na madrugada de 03 de março de 2009. 

Além do Projeto de Lei epigrafado, Dutra indicou o nome de Jackson Lago para ser homenageado pelo Senado com a Medalha Dom Helder Câmara, hoje(3) as 11 horas. Igor Lago permaneceu calado.

Igor Lago não escreve uma linha em agradecimento? Qual a anamnese(diagnóstico) para o caso? Igor Lago no divã :

Jacques Lacan diz que : "os símbolos são mais reais que aquilo que simbolizam" . O venerado psicanalista francês é categórico : "o inconsciente se manifesta, através de esquecimentos". 

Se o esquecimento de Igor Lago é narcisismo(aquele que se afoga na própria imagem no lago) a terapia vem de Heráclito- "ninguém se banha duas vezes no mesmo lago". "O rio muda o tempo inteiro".(Jorge Luís Borges).





FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...