19 de novembro de 2013

TEMPEROS DO IMPEACHMENT : CORRUPÇÃO, DESVIOS, IMPROBIDADES E FALTA DE COMPROMISSO

A gestão de Edvaldo Holanda Junior caminha para o impeachment(processo de cassação pela câmara municipal). São volumosas as denúncias contra o alcaide no 1° ano de gestão.

O impeachment é proposto quando o parlamento não confia mais no executivo, principalmente em razão de crime de responsabilidade. O procedimento é regulado pela lei 1.079/50.

O Capítulo V(Dos Crimes Contra a Probidade da Administração) estabelece no artigo 9°, 3 : "não tornar efetiva a responsabilidade dos seus subordinados, quando manifesta em delitos funcionais".

A Câmara Municipal de São Luís convocou o prefeito, Edvaldo Holanda Junior e o Secretário de Saúde, César Félix para prestarem esclarecimentos sobre a falência do Sistema de Saúde de São Luís.

Ambos não compareceram a Audiência Pública marcada para esta terça(19). Holanda em total desrespeito ao parlamento municipal mandou o Diretor do Socorrão I e um advogado da sua confiança. 

Para estabelecer o procedimento de impeachment basta apenas caracterizar a existência de delitos funcionais. O que não falta são indícios  de crime de responsabilidade na administração da Capital.

Os temperos estão prontos(indícios fortíssimos de corrupção, desvios, improbidades, crime de responsabilidade). Holanda Junior não conta 10 entre os 31 vereadores da Câmara de São Luís.

"Quem avisa amigo é".

SINTOMAS DE CRESCIMENTO ELEITORAL : ESPECULAÇÕES SOBRE A DESISTÊNCIA DE LUÍS FERNANDO

Um dos termômetro do crescimento eleitoral do candidato Luís Fernando Silva são as especulações sobre sua suposta desistência. Fica patenteado o medo da oposição em enfrentar o principal adversário.

Sintoma recente são postagens com cores tartarinescas( de Tartufo- o mentiroso de Moliére). A criatividade tem o mesmo ritornelo de que LF "não decolou", justificando a impossível substituição por Lobão.

Os marqueteiros do governo dão de ombros para o "não decolou", avançam por via terrestre. Anunciam todas as sedes das cidades maranhenses interligadas/pavimentadas e asfaltadas em 2014.

As sedes asfaltadas/interligadas aumentarão a mobilidade entre os municípios, consequentemente o fluxo intermunicipal ágil/seguro resultará no maior desenvolvimento regional. 

É bom não esperar "decolar". O avanço do candidato Luís Fernando vem por via terrestre, com ordens de serviços executadas, acompanhadas em cada etapa pela população beneficiada.

Dino propôs o tabelamento dos preços das passagens aéreas durante a Copa do Mundo. A iniciativa é boa, mas os principais beneficiados serão os estrangeiros que votam nos seus países de origem.

O que trará mais dividendos eleitorais na campanha do governo do estado em 2014 : as sedes de  todos municípios maranhense interligadas ou a diminuição das tarifas aéreas em todo o Brasil? 

Essa será a diferença entre interligar e decolar. Flávio Dino representa esperança, mas isolou-se em Brasília. Luís Fernando mostra bons resultados por onde passa e viaja pelo estado inteiro. 

Qual é a lógica? Picolé de Chuchu? Desistência de Luís Fernando? Não é melhor reciclar a estratégia? Está hora de Flávio Dino partir para elaboração/apresentação de propostas. 


18 de novembro de 2013

PATRULHAMENTO RELIGIOSO : "BANDIDEÇA" QUER IMPEDIR DINO DE CITAR SALMOS

A Coluna Estado Maior do Jornal "O Estado do Maranhão"(EMA 18/11/2013-Falsidade) editada por "Bandideça", quer impedir o candidato Flávio Dino de citar salmos em eventos evangélicos.

O patrulhamento do "Crente Raimundo"- aquele que caiu nos pecados do mundo, peca pela inépcia da justificativa. "Bandideça" argumenta que Flávio Dino sendo comunista não pode ser cristão.

A melhor explicação para ideologia misturada a crença é de João Francisco Barroso, pai de Márcio Jerry Barroso, Presidente do Partido Comunista do Brasil(PC do B) no Maranhão.

O velho Barroso cursou até 4ª série do "primário", mas a leitura alcança Norberto Bobbio quando necessário, como se poderá depreender do episódio que marca a sua filiação ao PC do B.

"Barrosão" começou pelo velho "PMDB de Guerra". Por questões paroquiais migrou para o PFL, retornando ao campo democrático para filiar-se ao PT-MA, finalmente aderiu ao PC do B.

No ato da filiação, Barroso discursava sobre a história do PC do B, sendo interrompido por um munícipe :
- "O que é PC do B Barrosão"? O velho Barroso sentindo o cheiro de "Velho Barreiro" no "correligionário" disparou :
- PC do B é Partido Cristão do Brasil.

"Capitão" um comunista histórico retrucou :
- "PC do B é Partido Comunista do Brasil. Viva o comunismo".

João Francisco Barroso não perdeu elã(impulso), explicando que todo comunista é um cristão. Barroso lembrou Jesus Cristo como o maior líder comunista de todos os tempos, terminou citando Norberto Bobbio.

Abstrativismo aparte, o uso da dialética especulativa/idealista define o"humanismo social". Mas Barrosão passa, desconsiderando-se as teses de Feuerbach na superação da filosofia hegeliana.   

Não vamos complicar.             

ESCÂNDALO : SILVEIRINHA LAND ROVER E ROBERTINHO DA FORD

Esta coluna eletrônica recebeu a informação de que Marcelo Lucena Silveira, filho do ex-Secretário de Obras do Município de São Luís, José Silveira teria comprado uma Land Rover Vogue por seiscentos mil.

A matéria fazia ainda alusão ao escandaloso aluguel de imóvel da família Duaillibe, localizado na Rua do Sol 635, pelo vice-prefeito, Roberto Rocha. Os Dualibe são representantes da Ford em São Luís.

Segundo fontes "laravaredianas", a garagem da mansão dos Rocha no bairro do Turu está cheia de carros/zerados da Ford. O vice Roberto Rocha desfila a cada dia com um "posante" zerado e caro da marca Ford.

Silverinha Land Rover e Robertinho da Ford sentiram a repercussão da matéria. Silverinha tratou de mandar o Land Rover para Gonçalves Dias. "Robertinho da Ford" está despachando a frota da Ford para Balsas.

Te afasta deles Holandinha, senão eles te acabam.




17 de novembro de 2013

A JUSTIÇA DE CÁ GORJEIA COMO A DE LÁ : ANDERSON CAMINHA CONTINUA PRESO

Estive hoje(17) no Complexo Val Paraíso  localizado nas proximidades da Maioba, em Paço do Lumiar. Nas "orbitas das águas" muitos comentários sobre a prisão dos mensaleiros. 

O povo gritou pelas independentes togas da Justiça Brasileira :"todos são iguais perante a lei". A condenação dos mensaleiros ressuscitou a crença no Pode Judiciário.

Corretores de títulos do Val Paraíso  comentavam orgulhosos sobre a Justiça do Maranhão.  Diego Anderson da Silva Caminha, genro do vereador Isaías Pereirinha continua preso em Pedrinhas.

O corretor Durval Oliveira Junior voltava para casa depois do trabalho, quando teve a vida ceifada por Anderson Caminha. Caminha estava embriagado na companhia da mulher e filhos.

Dois "habeas corpus" foram impetrados em favor de Anderson da Silva Caminha, ambos indeferidos pela Justiça do Maranhão. Os corretores informaram que vão estar vigilantes até a sentença final.

Por enquanto a Justiça de cá, gorjeia como a de lá. A morte de Durval não será esquecida. Nauro Machado em "As órbitas das Águas" dá sentido para a morte como algo questionável.

Nos versos cirúrgicos o alerta : "Desenrolar finamente o verbo/Pior do que a morte/ A podre criatura/Um monstruoso ser/Enquanto o tempo míngua/Cuido da alvenaria de Deus na língua.

SILVEIRINHA LAND ROVER : FILHO DE ZÉ SILVEIRA DESFILA DE CARRÃO DEPOIS DA DEMISSÃO

A prisão de Zé Dirceu, Genoíno, Marcos Valério ainda não foi assimilada corretamente pela classe política ludovicense. O filho do ex- Secretário de Obras do Município de São Luís, José Silveira desfila  acintosamente de Land Rover depois da demissão do pai.

Marcelo Lucena Silveira, filho pródigo de José Silveira teria comprado uma Land Rover Vogue SDV a vista, pela bagatela de 619.900. Tem ainda no pacote de Natal dos Silveiras, apartamento mobiliado na Região dos Jardins(São Paulo) adquirido "no pau".

Silveira foi demitido sob fortes indícios de beneficiar com dispensas de licitações uma sobrinha(Andreia Costa Fernandes) sócia do filho(Eduardo Lucena Silveira). A soma dos contratos com dispensa de licitação "pró-Silveiras" ultrapassaria a 30 milhões de reais.

Roberto Rocha alugou para a Vice-Prefeitura imóvel da família Duallibe na Rua do Sol 535, no Centro de São Luís. Os Duallibes são revendedores da Ford na Capital. Fontes afirmam que a garagem dos Rocha na mansão do Turu, "tá cheia" de Ford zerado.

Assim caminha ou melhor desfila o alto escalão da prefeitura de São Luís. O prefeito Edvaldo Holanda Junior tem que mandar apurar rigorosamente todas as denúncias, auditar/cancelar contratos. Vice-prefeitura no Centro de São Luís? E as sub-prefeituras?

Olha aí Robertinho da Ford. O cara "de boa" tira onda de socialista. Como socialista Roberto Rocha aceitaria a divisão de renda equitativa? No discurso sim, mas na prática é isso aí que você observa abaixo. Carrões, mansões, milhões.

"Bom mesmo é ser socialista de carrão, viajar só de avião e enganar o povão". Até quando eles vão abusar de nossa paciência? De geração em geração eles vão amealhando centenas de milhões.

 E "nóis fu".



16 de novembro de 2013

CORRUPÇÃO/PRISÃO :GENOÍNO UM PRODUTO GENUÍNO

Impressiona a empáfia do mensaleiro José Genoíno. De cara dura, punhos cerrados, gestos estudados, Genoíno declara-se preso político. O passado de guerrilheiro na luta contra a ditadura escorrega na vala da corrupção.


Genoíno não é nada mais do que um produto genuíno da corrupção política. Genoíno é um alerta para as novas gerações, que acreditam nas palavras sem fundamentar suas decisões.

Tem muitos "Genoínos" livres, de língua solta.


A posse "revolucionária" sugere de forma velada que o mensalão serviu para manter "o povo no poder". É essa a leitura que os marqueteiros  pretendem nos impor.


15 de novembro de 2013

QUEM VÊ A CARECA DE DIRCEU POR TRÁS DAS GRADES, COLOQUE A SUA NO FERROLHO

FLÁVIO DINO CONTINUA OU NÃO A PARCERIA POLÍTICA COM OS HOLANDAS?

Flávio Dino não é líder com origem popular/sindical/comunitária. Dino foi um produto gerado por José Reinaldo no ápice do poder. Reinaldo elegeu Jackson Lago(2006) como "boi de piranha", para catapultar Flávio Dino a líder no Maranhão.

A perda do mandato de Jackson Lago(2008) frustou Projeto Político 2010. A roubalheira implantada no governo Lago, impediu a solidariedade da população maranhense ao governador e a gangue que constituía parte do secretariado.

Flávio Dino ainda não pode falar em grupo na acepção política da palavra. Várias facções partidárias buscam guarida na real possibilidade de Dino assumir o poder político no estado. No entanto "o poder castiga"(Foucault).

Dino rapidamente de cria, virou criador ao ungir Holanda Junior Prefeito da Capital do Maranhão. As denúncias de improbidades na principal vitrine de campanha(São Luís) fere de morte o projeto de eleição de Flávio Dino.

Somente a ação conjunta da Procuradoria, Controladoria, Auditoria do Município de São Luís poderão salvar a desmaculada imagem de Edvaldo Holanda Junior. É preciso todo o rigor na apuração das denúncias feitas contra José Silveira(SEMOSP).

Flávio Dino continua ou não a parceria política com os Holandas? Ainda é possível tentar vencer as eleições pela repetição do mantra: "Não adianta, Flávio Dino vai ser o governador do Maranhão". Como superar a atual "crise de campanha"? 

PROFISSIONALISMO DO GRUPO SARNEY

Dia a dia o candidato governista, Luís Fernando Silva soma na escala das intenções do eleitorado maranhense. É mágica? Não. Projeção maquiada? Também não, apenas profissionalismo  de quem consegui eleger Zé Reinaldo no primeiro turno, que no início da campanha(2002) tinha 1% de intenções de voto.

Os Sarney trabalham como empresa, distribuindo responsabilidades para cada membro do grupo. Eles conseguem bons resultados porque se antecipam aos fatos. Mexem com os mecanismos eleitorais de forma organizada, dando certeza aos aliados do cumprimento das parcerias.

A vitória de Monteiro no 1° turno na disputa do PED-PT-MA é prova do pragmatismo político dos Sarneys. O vice-governador Washington Oliveira assumirá o TCE até o fim de novembro/2013, deixando o caminho livre para desincompatibilização/eleição de Roseana Sarney para o Senado em 2014.

Arnado Melo assumirá o governo quando? Melo ajudará sentar Luís Fernando na cadeira de governador? Melo governará até março de 2014? Tudo isso pode ou não acontecer, depende apenas de detalhado estudo(prós/contra), das variadas possibilidades de estratégia eleitoral.

O que for melhor para o grupo será aceito por todos.

O grupo Sarney permanece unido, coeso, solidário disposto a sacrificar qualquer membro para manter-se no poder. A oposição dinista comporta-se como "macaco que nunca comeu mel". Lambuzados por denúncias de corrupção, desvios, improbidades desmontam o discurso de Flávio Dino.

Leiam a seguir : O dinismo se lambuzou no mel da corrupção? Ainda é possível acreditar em Flávio Dino? O que pode estragar o projeto político da oposição em 2014? Quem são os surfista do poder? Quem mama nas tetas do dinismo?

DESCULPEM

No final da manhã de quinta-feira(14) minha genitora,  Laura Bello apresentou um quadro febril, com dores no copro e na garganta. De imediato interrompi a produção desta coluna eletrônica.

Depois de passar por todos os exames de praxe, Dona Laura Bello foi liberada no início da madrugada. Não foi necessário internação."Lady Laura" está sob os cuidados do "Dr. Cesar Bello".

Peço desculpas aos milhares de leitores. Retorno em instantes comentando a indicação de Washington Oliveira para o TCE e as inserções na TV do Programa do PC do B, que destaca Flávio Dino.

Um instante é vap-vupt.


14 de novembro de 2013

SEM BLÁ-BLÁ-BLÁ : PEDRO FERNANDES IMPLANTA 1° ANO DO ENSINO MÉDIO EM TODA REDE PÚBLICA DO MARANHÃO

O deputado federal licenciado para assumir o cargo de Secretário da Educação no Maranhão, Pedro Fernandes é daqueles pouco afeto as exibições verborrágicas e demonstrações de sapiência.

Fernandes é cartesiano- resolve os problemas por partes, partindo do menos complexo para o mais complicado. Sempre agiu desta forma, mesmo quando secretário de governos oposicionistas. 

Na Educação do Estado acabou com as "ilhas de poderes". As famosas "Irmãs Cajazeiras"(Graça Tajra, Zélia Mendonça e Carmem Aroso) foram recolhidas a própria significância.

Fernandes luta contra os "cabideiros fantasmas"- aqueles funcionários que ganham sem trabalhar. Três mil foram convocados para apresentarem-se ao serviço em todo o estado.

Sem jactar-se pelo feito, Fernandes iniciou deste a quarta-feira(13), as inscrições para alunos que desejarem cursar a 1ª série do ensino médio em todas as escolas da rede estadual no Maranhão.

Para avaliar a extensão da alvissareira  conquista, só nas unidades de ensino em São Luís serão beneficiados 22 mil alunos. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de dezembro de 2013.

Em algumas escolas o número de alunos ultrapassa as vagas disponibilizadas para o 1º ano do ensino médio, nestes casos será preciso realizar exame classificatório para definir os beneficiados.

É assim que se faz mudança de forma real : planejamento de metas, resultados, análises contínuas, projeções futuras, identificação de problemas. Não é simples, mas é possível com gestão responsável.



13 de novembro de 2013

CERCADO DE URUBU : PARA HOLANDINHA DAR CERTO SÓ UM ATERRO SANITÁRIO

A troca de Secretários/Diretores reflete a instabilidade da gestão de Edvaldo Holanda Junior. Tencionado entre a autoridade paterna(Holandão) e o compadrio político(Flávio Dino) sua administração representa o fracasso de várias gerações. 

Holandinha termina o 1 ano de gestão, deixando a impressão de que a prefeitura é comandada por uma Hidra de Lerna-monstro mitológico de várias cabeças, cujo hálito envenenava a distância. Como na mitologia para cada cabeça cortada surgem duas.

Foram onze cabeças cortadas entre Secretários de Governo e Diretores de Órgão Públicos. O que motiva tantas demissões? A gestão de Holandinha virou um "arquipélago político". São três as principais ilhas de poder : Holanda/pai/filho, Roberto Rocha/Flávio Dino. 

O principal problema de Holandinha é o mesmo da Ilha de São Luís. Cercado de urubus, Holandinha não consegue decolar sem perigo de estragar as turbinas e consequentemente matar passageiros/tripulação.  Só um aterro para salvar Holandinha.

Manda esses urubus para o aterro e decola rapaz. Não tem conversa de pai(Holandão), padrinho/compadre(Flávio Dino) e tutor(Roberto Rocha). O prefeito de São Luís é você Edvaldo Holanda Junior. Cadê a conversa de olhar no olho desde o primeiro dia?

v

HOLANDÃO NÃO MORREU : INDICADO PARA OBRAS E BOSTAS É LIGADO A HOLANDA PAI

Engana-se redondamente e perde o redondo, quem pensa que Holandão largou o osso da viúva(Prefeitura de São Luís). Continua renhida a briga por espaços entre Holandão e Flávio Dino

O indicado por Flávio Dino em substituição a Silveira à SEMOSP era o engenheiro civil Antônio Banhos Neto, atualmente lotado na Comissão Permanente de Licitação com irrepreensível conduta.

Holandão ganhou mais uma vez, Antônio Costa fora indicação pessoal de Holandão para Superintendência de Urbanismo da Capital, impedindo na época a ascensão de Geraldo Castro(PC do B).

Costa vai para SEMOSP com o aval de Holandão. Costa a pedido de Holandão fechou recentemente ruas no Condomínio Barramar, garantindo-lhe a simpatia  do prefeito de fato e de acertos, Holanda Pai.

Flávio Dino queria Banhos, mas levou outro banho. A relação Holandas/Dino não parece ter futuro. Acostumado a práticas nada republicanas, Holandão quer "meter o bicho" antes de 2014.

"Poupança de governo se faz nos dois primeiros anos, os dois últimos são dedicados a reeleição". Palavras da salvação. Glória ao pai da corrupção, paz, prosperidade, fartura na mesa deles.

E nóis fu.

SUJEIRA PARA TODO LADO : ROBERTO ROCHA ASSUME "OPERAÇÕES" NA REPÚBLICA DOS HOLANDAS

Em menos de 11 meses a administração de Edvaldo Holanda Filho é um cipoal de desvios, improbidades e falcatruas. Na frente da ORCRIM(Organização Criminosa) estaria o pai do prefeito, Edvaldo Holanda Braga.

As Secretarias de Governo foram loteadas entre doadores de campanha(Rodrigo Marques&Cia), Flávio Dino(Márcio Jerry, Alan Kardec, Geraldo Castro) e apoiadores(Weverton Rocha) entre outros escamoteadores.

Com o estouro da "Bolsa Silveira" e a suposta participação de Edvaldo Holanda Pai, Roberto Rocha assumiu as "operações" na República dos Holandas.

Logo na primeira "operação", Roberto Rocha teria alugado a "Mansão dos Dualibe", localizada na Rua do Sol 535, onde funcionará a Vice-Prefeitura de São Luís. 

A família Dualibe é revendedora da Ford em São Luís. Na mansão de Roberto Rocha que toma um quarteirão no bairro do Turu, a garagem esta cheia de carros zerados da Ford.

Coincidências a parte, está mesma mansão(dos Duailibe) foi alugada em um dos governos de Roseana Sarney. Que mudança é essa Flávio Dino? Mudaram os cães, mas as coleiras são as mesmas.

Se você olhar Roberto Rocha em um possante(carro caro da Ford), pense na possibilidade deste luxo está sendo pago com o seu dinheiro. Dino bota ele debaixo do teu braço, faz dele senador.

QUANDO GRITARAM PEGA O LADRÃO : ELE APONTOU PARA FRENTE E REPETIU PEGA O LADRÃO

http://robertlobato.com.br/wp-content/uploads/2013/06/RRJRCIA.jpg

A foto revela a quanto andam as mudanças em São Luís. Da esquerda para direita, Flávio Dino de "tripa forrada" faz moldura para "Cristo José Silveira" com um Holandinha de olhar perdido.

Na mesma trupe Roberto Rocha dá um "baque" com o pezinho direito. Roberto Rocha Junior tá na fila para uma possível candidatura a deputado estadual nas eleições de 2014.

Em casa Flávio Filho, Holanda Neto, Roberto Bisneto aguardam as próximas décadas para bem nutridos, instruídos assumirem futuras candidaturas. Foi dessa forma que Roberto Rocha foi forjado.

Eles visitavam obras quando um gaiato gritou "pega o ladrão". José Silveira apontou para a frente e repetiu "pega o ladrão". Que mudança de merda é essa? São os de sempre que se "dão de bem".  

"Se gritar pega ladrão não fica um meu irmão".