20 de outubro de 2013

ARTICULISTA DE ISTO É /CARTA CAPITAL INSISTEM EM FACTOIDE DO ROMPIMENTO SARNEY/DILMA/LULA

Não dá para acreditar que as revistas Isto É, Carta Capital não estejam sendo pagas para insistirem no factoide de quinta categoria, que dá conta do  rompimento de Sarney/Dilma/Lula.

Qualquer criança maranhense sabe que Dilma quer o apoio tanto de Sarney, quanto de Dino. Para não perder votos dos grupos(Sarney/Dino) basta não pisar no Maranhão.

Isto ocorreu em 2010, vai se repetir em 2014. Isto É, Carta Capital querem que o Brasil inteiro, acredite que a presidente Dilma seria tola de renunciar os votos de Sarney/Dino.

Quem está pagando a fatura? Isto tem o cheiro da "diamba"(política) de Pernambuco. Isto É, Carta Capital não passam recibo, nem dão endereço de quem paga pelo factoide mal orquestrado.  

O factoide é tão enfumaçado, que os articulista de Isto É, Carta Capital noticiam uma "ameça de José Sarney aderir a Eduardo Campos". Rapaz, essa que os cabras fumaram é de Pernambuco. 



A NOVA/VELHA POLÍTICA

A política brasileira é pródiga na produção de frases de efeito, palavras chaves. A "nova política" é a mais recente criação na boca dos candidatos a cargos majoritários/proporcionais/institucionais.

A "nova política" aparta-se da "velha política". A terminologia evita "Nova República"/"Velha República. Contudo as práticas(fisiológicas/patrimonialistas/clientelistas) são comuns a todos.

A Veja(20/10/13) enche de linguiça duas página(59/60), concluindo que nas disputas políticas trocou-se o debate(convencimento) pelo palanque eletrônico, priorizando a compra do tempo de televisão.

A matéria deixa de forma subliminar a acertada ideia, que "nova política" é apenas mais um chavão passageiro.  O Brasil esclarecido já percebeu, relegando os messiânicos/maniqueísticas a terceiro plano.

A nossa mudança foi parar em Pernambuco. É "no Recife" sob influência de Eduardo Campos/Luís Fernando Freire(Vitorino Filho) que decidem sobre o Maranhão.  Infelizmente desde 1934 é assim.

E QUANDO O LADRÃO GRITA PEGA O LADRÃO? SARNEY CONTRA SARNEY

Marina Silva carimbou Sarney como símbolo da Velha República. Marina "de cara pintada" descatitou  o velho morubixaba, atribuindo ao cacique a estagnação do governo Lula.

Marina Silva colou no látex fisiológico/patrimonialista/clientelista Sarney/Antônio Carlos Magalhães como manipuladores da Nova República com métodos da Velha República.  

Sarney ao assinar artigo(A velha política) no "Estado do Maranhão", rejeita o rótulo do "mal", caricatura Marina Silva de maniqueísta(divide o mundo inocentemente entre o Bem e o Mal).

Em surrada cantilena Sarney jacta-se(glorifica-se) de "abrir os braços do Maranhão" com gente nova, não perseguir ninguém, acolher a todos, nomeando-os propositadamente em ordem decrescente.

Sarney comporta-se como o lunfa, acunhado de Faísca que furtava na Rua Grande. Faísca tinha uma estratégia infalível para "livrar-se solto", quando gritavam "pega o ladrão" ele apontava para frente.

Sarney/Marina não leram, mas ouviram falar de Friedrich Nietzsche. Na crítica as religiões(Paulo de Tarso/Lutero) o aforismo: "A pessoa de Cristo distingui-se radicalmente do Cristianismo", (O Anticristo, § 39).

"O Evangelho morreu na Cruz"(Nietzsche). Alguns políticos(as) morrem cedo por não libertarem-se dos crucifixos, imagens , outros tornam-se imortais ao dominarem feudos, impondo cruzes como símbolos.

Independente do credo político/religioso o bem/mal convivem harmonicamente em Sarney/Marina. Ambos são frutos/flores das primaveras políticas  produzidas nos laboratórios do poder. 

Pior é que os que se insurgem, são tão messiânicos quantos os que sucumbem. O dinossauro(Sarney) vira dino(Flávio)? Uns citam a Bíblia, outros os Códigos. É a sentença, o rótulo e a tatuagem.


FLÁVIO DINO DIZ QUE É BOTAFOGUENSE E NÃO ENTENDE NADA DE BOLÍVIA QUERIDA

Flávio Dino é assumido botafoguense. No penúltimo fim de semana(12/13) inaugurou Portal no Cristo Redentor, na "Cidade Maravilhosa", aproveitou para assistir o jogo do "Fogão" contra o Mengão.

Era dia 13, o Botafogo venceu o Flamengo por 2 X 1, encerrando um jejum de 13 anos sem vitórias sobre o Flamengo. Flávio Dino vibrou da Tribuna de Honra do Estádio Mário Filho, o Maracanã.

Convidado para assistir no sábado(19) o jogo do Sampaio Correia contra o Macaé no Castelão, Dino fez beicinho. Relaxou o convite dizendo: "Sou botafoguense, não entendo nada de Bolívia Querida".

O Sampaio Correia venceu o time carioca(Macaé) pelo escore de 5 X 3. O "chocolate"(5 X 3) poderia ter definido a classificação da "Bolívia Querida", não fossem os 2 gols do Macaé no final do jogo.

Enquanto transcorria a peleja no Castelão, dando vitória ao Sampaio Correia, Luís Fernando torcedor do São José de Ribamar era aclamado candidato governador no Encontro Estadual do PRB, no Rio Poty.

Elisiane Grana recolhia "dízimos" para sua campanha "furta-cor e outras coisas". Da Grana chegou nesta semana com uma posante SW 4, preta, zerada na sua garagem na Assembleia Legislativa. É a besta!

Será que estavam todos com medo do "pé-frio"? Como Flávio Dino adora os jogos no Rio de Janeiro, provável que assista o jogo de retorno do Sampaio contra o Macaé .

NÃO É ESSE O VERDADEIRO PERFIL DA PESQUISA

Desde quinta-feira(16)os blogs partidários de Flávio Dino não poupam Luís Fernando. As descontextualizações, os desvirtuamentos das falas  do candidato governista pareciam não fazer sentido.

O gatilho das invectivas dos dinistas foi o resultado da recente pesquisa do Instituto Perfil(13 à 16 de outubro). Luís Fernando surpreenderia e estaria com 25% das intenções de votos, contra 49% de Flávio Dino.

Jonh Cutrim divulga a pesquisa com outro perfil, mas denúncia a arrumação ao publicar somente o 18° questionamento no tempo presente, com três candidatos( Flávio Dino, Luís Fernando e Elisiane Gama).

O susto maior em outra pesquisa, patrocinada por setores do PSDB ficou por conta de São Luís. Luís Fernando teria na "Ilha Rebelde" surpreendentes 34% das intenções de votos, contra 44% de Flávio Dino. 

A Perfil mostra que carimbar Elisiane com a catinga de Sarney beneficia Luís Fernando.  Quando a oposição percebeu o erro, LF havia ultrapassado a temida casa dos 20%, prevista para dezembro de 2013.

Agora é correr atrás do prejuízo, ou deixar que o prejuízo corra na frente da campanha. O que não pode é apelação, como nas postagens que tiraram do contexto, desvirtuaram as falas de Luís Fernando.

18 de outubro de 2013

CHORA BARBIE : PROPAGANDA ENGANOSA? DEFEITO DE FABRICAÇÃO? PRAZO VENCIDO OU MEDO?

Depois de intermináveis negociações foi invalidada a filiação do Secretário de Planejamento do Governo do Estado, Fábio Godin no PT-MA. Foram 10 votos contra e 5 favoráveis.

Fábio Godin deve tentar reverter a decisão do diretório estadual junto a direção nacional do Partido dos Trabalhadores. Godin é funcionário concursado da Câmara dos Deputados, fato que facilita contatos no Distrito Federal.

Devolvida a Barbie, ficam os questionamentos : Produto com prazo vencido? Defeito de fabricação? Propaganda enganosa ou medo dos concorrentes?

Barbie volta para a segunda divisão.



17 de outubro de 2013

O ERRO NÃO PASSA DO AGENTE : LUIS FERNANDO DIZ QUE SÓ RESPONDE PELO QUE FEZ

"PERCO CABRA PERCO BODE, MAS MOSCA NO MEU PRATO NÃO FODE" : AÉCIO NEVES DESMONTA CONSÓRCIO ELEITORAL NO MARANHÃO

O senador Aécio Neves, candidato a Presidência da República pelo PSDB, proibiu que os tucanos façam campanha nos estados para Eduardo Campos em possíveis palanques duplos.

A proibição distância o PSDB do PSB de Roberto Rocha, por consequência do PC do B de Flávio Dino. A pancada atinge  ainda Eliziane Gama, uma espécie de seringueira de Marina Silva(PSB).

O PSDB pode ficar como aquele garoto que receberia cabras e bodes, se não mandasse palavrões na mesa das refeições. O garoto cumpria o trato, eis que duas moscas se embolam no seu prato.

Fora de controle o "tucaninho" gritou : "perco cabra, perco bode, mas mosca no meu prato não fode". Independente de palanque o PSDB de Sebastião Madeira vai com Luis Fernando(PMDB).

SEM CAPACIDADE DE ANÁLISE : BLOG DO CARIDOSO VIRA FILIAL DO SEXHOT

A blogosfera política tupiniquim é o ápice(máximo) do dadaísmo(falta de sentido). Além de ser constituído por facções partidárias , degenera o conteúdo opinativo com cansativas reproduções.

Na falta de opinião "Luís Caridoso" transformou o blog em filial do Sexhot. As picantes cenas de adultério, envolvendo um pastor e a mulher de um policial,  servem para turbinar a inevitável perda de audiência.

Vejam as cenas, dentro do aceitável.

  

A MÍDIA CENTRO-SUL VIRA INDÚSTRIA DE FACTOIDE : O FALSO PRODUTO É VENDIDO EM TODO O MARANHÃO

Não é de hoje o uso da mídia Centro-Sul como indústria de factoides, cujo falso produto é vendido em todo o Maranhão. Os revendedores repercutem de acordo com o interesse de quem patrocina as falsas notícias.

A estratégia  é historicamente utilizada pelos oposicionistas, que não conseguindo furar a censura imposta pela família Sarney, divulgam os fatos(verdade/falsos) por meio das mídias "livres" de Brasília-São Paulo-Rio de Janeiro.

O governador José Reinaldo usou e abusou deste expediente, criou vínculo$ com renomado$ jornali$ta$. Claudio Humberto, Lauro Jardim, Eliana Cantanhede tem procedimento$ idênticos aos jornali$ta$/blogueiro$ do Maranhão.

"Dinheiro na mão calcinha/cueca no chão, dinheiro não viu cuecas/calcinha subiu". Eles(as) impressionam porque "são de fora".Factoides envolvendo Sarney/Dino/Dilma/Lula/Dutra/Eliziane Gama atestam o que escrevo.

Mas tem besta para tudo, basta ser um CU(Claudio Umberto), LJ(Lauro Jardin), EC(Eliane Cantanhede) que uma falsa notícia mal engendrada vira verdade. É preciso que os blogs tupiniquins alertem o povo, libertando-os da escravidão midiática.

16 de outubro de 2013

MÍDIA CINQUENTONA(SARNEY) NÃO BATE EM ELI$IANE GAMA : PORQUE SERÁ?

Eli$iane Gama nega a catinga da família Sarney, mas não explica as razões do mimo que lhe dedica o Sistema Mirante. Oposicionista/adversários não recebem tratamento similar da mídia cinquentona.

Qual a razão para tal deferência com a irmãzinha? Porque são reservados tantos espaços para Elisiane Gama na mídia da família Sarney? Com certeza existe algum elo entre Elisiane Gama e o clã dos Sarney.

Quem conhece como são determinados os procedimentos para os inimigos do poderoso clã não tem dúvidas. Tem acordo sim, não é de agora. Gama tem armistício de paz, recebe orientação sigilosa e apoio logístico.

Quem conhece o riscado sabe como funciona. 

FLÁVIO DINO PARA INGLÊS VOTAR : TABELAMENTO DO PREÇO DE PASSAGENS

O presidente da Embratur Flávio Dino aparece na mídia propondo tabelamento de passagens durante a Copa do Mundo(2014). A medida é para estimular a volta dos turistas estrangeiros ao Brasil.

Enquanto isso os ludovicenses sofrem como sardinhas enlatadas nos ônibus que cortam avenidas/bairros da Capital. Porque não usar a influência para liberação dos recursos para mobilidade urbana em São Luís?

Flávio Dino está no ponto para "inglês votar". O Maranhão não tem sorte com seus representantes. Aboletados no poder, todos esquecem o povo pobre, sofrido, humilhado do Maranhão.

"Flávio Dino é como o Cristo Redentor, está sempre de braços abertos, mas nunca fecha"(Ripongos Onirius).


ARNALDO MELO VIAJOU PARA BRASILIA : FOI RECEBER/DAR CONSELHO PARA SARNEY?

O presidente da Assembleia Legislativa iguala-se ao ex-presidente da Casa de Manoel Bequimão, o deputado Manoel Ribeiro em lealdade ao senador José Sarney.

Ribeiro foi traído, sepultado, ressuscitou e voltou para a Mansão do Povo para ser líder do governo. Melo segue a mesma liturgia(celebração de acordo com as tradições).

Ambos não colidem com  Roseana Sarney pela lealdade ao velho morubixaba. Roseana Sarney articula com o "pé na garganta" dos aliados, não permitindo folego por muito tempo.

Melo tem escapado do pisotear dos Leões. Ganhou eleição/reeleição na AL, apoiando/apoiado pela maioria dos deputados. Melo sabe da insatisfação de todos e aposta no reconhecimento da maioria.

José Sarney tem outra vez, a difícil missão de unir o grupo que leva o seu nome. Provavelmente vai argumentar que a sobrevivência  de todos, depende da renúncia(cargos) dos mais importantes aliados. 

Melo está entre decisivos aliados. Sarney tentará convence-lo que é importante colocar Luís Fernando na cadeira de governador, antes do final da 17ª legislatura(dezembro-2013). Portanto(Melo) deve também abdicar.

Melo por seu turno, tentará convencer que é o homem ideal para proceder na transição Roseana Sarney/Luís Fernando. Aposto 41 votos dos 42 deputados estaduais que Melo é quem vai convencer Sarney.

15 de outubro de 2013

A MUDANÇA DE 1963 À 2013 : VITORINO FREIRE NO PÉ DE SARNEY/ SARNEY NO CALCANHAR DE FLÁVIO DINO

Em 1963, o presidente Jango tentou negociar com a oposição em chamas. Convidou José Sarney, do grupo Bossa Nova da UDN para compor o ministério.

Petrônio Portela, governador do Piaui, Seixas Dória, governador de Sergipe, José Aparecido, José Sarney deputados federais foram negociar com Jango.

Sarney esperto incumbiu Petrônio Portela de falar pelo grupo, sob o argumento de ser o escolhido. Portela descartou justificando ser mais esquerdista do que udenista.

Seixas Dória afinou os acordes da Bossa Nova com Jango. Sarney foi convidado, aceitou, dormiu ministro. De manhã, o senador Vitorino Freire tomou conhecimento da história.

Vitorino Freire, o "Bala na Agulha" gritou, o PSD reagiu, o PTB foi até Jango, Sarney acabou desministrado. Hoje o cacique é Sarney, Flavio Dino o nome da moda, mas o "modos operandi" é igual.

Anos depois Seixas Dória, Aparecido estavam cassados, Petrônio Portela o governador esquerdista virou presidente da Arena, José Sarney presidente do PDS e depois presidente da República.

FLÁVIO DINO COMO CRISTO REDENTOR : ELE ABRE, MAS NUNCA FECHA OS BRAÇOS

O vermelho(comunista) Flávio Dino era ansiosamente esperado no último sábado(12), para mais um fim de semana sacrificado na atividade política.


Se para uns a presença de Dino assusta, para outros é esperança. Roberto Rocha cobra de Flávio Dino a definição de seu nome como senador na chapa da mudança.

Rocha esperava Dino para as tratativas da vaga de senador. Ficou puto quando soube da mudança do itinerário- Flávio resolveu ir para o Rio de Janeiro participar de inauguração no Cristo Redentor.


"Rapaz, o Flávio está como o Cristo Redentor, ele abriu os braços e me abraçou em 2010, mas parece que não fecha nem em 2014", teria dito Roberto Rocha, arrancando gargalhadas de todos.  

Exiba flavio em p dutra.JPG na apresentação de slides

METE O BICHO HOLANDINHA : PROIBIDO ESTACIONAR NA RUA RIO BRANCO

Edvaldo Holanda Junior é o principal referencial político para o projeto da oposição(Flávio Dino) em 2014,  mas acima de tudo é o prefeito da Capital do Estado do Maranhão.

Holanda Junior resolveu sair do casulo(invólucro)que tem prejudicado a dinâmica da sua gestão. A crisálida(material parecido com seda) priorizava a imagem de Flávio Dino.

Holanda Junior tem tomado decisões corajosas que desagradam a setores temidos pelos políticos. Foi determinado a proibição de estacionamento na  Rua Rio Branco, no Centro da Capital.

Tem médico, advogado, professor "carregando o carro na cabeça". O estacionamento da Praça Maria Aragão passou a ter serventia. Tem doutor que não caminha dez metros há 50 anos.

Melhorou o tráfego. Os coletivos passaram naturalmente a ter faixa própria. Olha a doutora espichando as canelas, curtindo um "pedelaque". Mete o bicho Holandinha, que eu espicho.





ASSEMBLEIA DIMINUI A MARCHA E NÃO REALIZARÁ ELEIÇÃO DO CONSELHEIRO(TCE) NESTE MÊS

A Assembleia Legislativa reduziu a velocidade que anunciará para eleição do substituto do Conselheiro Yêdo. Lobão no TCE. O conselho(recomendação) vem do Palácio dos Leões.

A candidatura de inopino(inesperada) do líder do governo, Cesar Pires serve apenas para retardar a polarização entre Max Barros e Rogério Cafeteira. O governo perdeu o controle das articulações.

Cesar de Pires na mão pedindo votos, funciona como "boi de piranha" para alguém passar. Esse alguém de repente pode ser o Presidente da Assembleia, Arnaldo Melo que já fala em consenso.

Rogério Cafeteira tem apoio do senador Cafeteira. "Cafifa" promete romper com  o governo, terminar como começou a vida pública- na oposição, leia-se Flávio Dino, caso a Sarney dê apoio para outro candidato.

A tendência é prorrogar para o final desta legislatura(dezembro), a eleição do Conselheiro(TCE) que substituirá Yedo Lobão.

A estratégia dá tempo para Washington Oliveira ganhar o PED e depois pedir "Conselho".

"Se Conselho fosse ruim, ninguém queria nem de graça"(Austrolopitecos Erectus).


   

14 de outubro de 2013

DILMA NÃO VAI REJEITAR APOIO DE SARNEY/DINO : ELEIÇÃO DE CONSELHEIRO(TCE) É BLEFE DE ROSEANA

Não perdi tempo com a leitura do suposto apoio exclusivo de Dilma à Dino em 2014. Dilma não vai rejeitar apoios, principalmente dos grotões(Bolsa Família) que no Maranhão vota com Sarney.

Só um néscio imaginaria Lula/ Dilma/ Marina/ Eduardo Campos/ Aécio/ Fidel/ Che Guevara/ Obama/ Nikita Kruschevek/ Vladimir Putin no palanque de Flávio Dino.

O problema dos articuladores de Flávio Dino é a inversão das prioridades políticas. Dilma ficaria em segundo plano, da mesma forma que foi relegado o prefeito de São Luís Holanda Junior.

O correto seria construir a imagem de Holanda Jr, que refletiria multiplicada na candidatura de Flávio Dino.  Dilma é bem  provável que "vá ou não vá" para quantos palanques abrirem no Maranhão. 

Tem doido para tudo. Tem uns que acreditam que a eleição de Conselheiro(TCE), é a senha para a permanência de Roseana nos Leões. O blefe é para garantir o PED para  Washington Oliveira.

Depois todos renunciam. O primeiro vai ser Washington Oliveira, o segundo Arnaldo Melo, Roseana Sarney será a última, É só lembrar a cascata de renúncias que sentou Marcos Caldas nos Leões.  

A sobrevivência política de todos dependerá do desempenho de Luís Fernando na cadeira de governador. LF precisa de pelo menos 9 meses como governador, para provar que "sabe como fazer".

CU(CLAUDIO UMBERTO) MAIS POR FORA DO QUE BUNDA DE ÍNDIO

O prestigiado articulista CU(Claudio Humberto) planta na sua coluna que "Roseana Sarney considera ficar no governo para eleger sucessor de sua confiança contra o opositor Flávio Dino".

CU(Claudio Umberto) não sabe que a permanência de Roseana no governo prejudica a candidatura de Luís Fernando. Para vencer a eleição seria bem melhor o próprio LF na cadeira de governador. 

Tem gente morrendo de medo diante da possibilidade de eleição indireta de Luís Fernando Silva. Quem plantou/regou a nota "O império contra-ataca" no CU(Claudio Umberto)? "Não foram eu".

AXIXÁ : "FORÇA MUNICIPAL DO X" ENFRENTA "BONDE DA ROBERTA BARRETO"

O município de Axixá foi muito mal administrado durante 8 anos, pela ex- prefeita Sônia Campos- aquela presa pela Operação Rapina em dezembro de 2007.


"Soninha Toda Pura" sucedeu(2002/2006/2010) a Maria Julia Barreto(1996/2000),denunciada/julgada/condenada pela Justiça Pública Estadual.

"Soninha Nada Pura" cria de Zequinha, segue os "passos" Júlia Barreto, devendo ser condenada por desvios e improbidades nos próximos meses.

A briga de "X" em Axixa continua forte. Roberta Barreto venceu o último pleito em 2010, Soninha não se conformou e criou  "A Força Municipal do X".

A baixaria correu solta por conta da pintura de uma paroquia. A atual prefeita queria urbanizar o local, que ainda mantinha as cores eleitorais de Soninha. 

A "Força Municipal do X" resolveu enfrentar o "Bonde da Barreto". Na troca de vitupérios(ofensas) sobrou para todas as partes envolvidas:

_ Olha a nigrinha !
_ Me respeita eu faço um xiri(corte) na tua cara!




FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...