8 de outubro de 2013

PESQUISAS AVALIAM QUE ALIANÇAS E FILIAÇÕES DESGASTARAM FLÁVIO DINO

Pesquisas qualitativas para consumo interno atestam o desgaste de Flávio Dino. Os questionários aplicado recentemente indagam principalmente sobre filiações e alianças.

A pontuação mais desgastante é a histórica aliança com Weverton Rocha(PDT). Waldir Maranhão(PP), Zé Vieira(PROS), Raimundo Cutrim(DEM/PC do B) produzem a mesma faixa de descrédito.

Para 1/3(25%) dos eleitores Flávio Dino não representa qualquer mudança. Outra faixa de eleitores(20%) condena o "vale-tudo" para vencer as eleições. Somado chegam a quase 50%.

A coordenação de campanha acredita que o tempo(12 meses) é o suficiente para o povo esquecer o "vale-tudo". Providências estão sendo tomadas para reabilitar o candidato(Dino) nesta faixa de eleitorado.

Será que tem coragem de mostrar?

A BANCADA DAS RUAS : PSOL, PSTU, PCB DEVEM ELEGER BANCADAS

Durante a Revolução Francesa(primavera de 1793), 300 deputados foram eleitos pelas ruas. Os Montanheses dominados por Danton, Marrat, Robespierre defendia uma democracia centralizada.

O resultado foram cabeças rolando para todos os lados. Levado a guilhotina por Robespierre, Danton profetizou :"Tu vais me seguir Robespierre". Em 28 de julho de 1794 foi guilhotinado.

Danton/Robespierre continuam a influenciar mais do que se imagina. Duzentos e vinte anos depois o movimento político anônimo/sem líder/sem pauta nascido nas ruas  vai eleger bancada.

Fala-se em articuladas manifestações de rua próximo das eleições em 2014. Provavelmente devem acontecer, aumentando o poder de influências sobre eleitorado oposicionista em todo o Brasil.

PSTU, PSOL, PCB devem eleger representantes no Maranhão. A união da esquerda-radical/ultra-esquerda, apoio das ruas permitirá representação no parlamento estadual e na Câmara dos Deputados. 

Quem não sejam 300, mas que sejam pelo menos 3. Estes partidos/representantes são extremamente importantes para a oxigenação do processo político no Maranhão.

Esse "ele"(L) é da Liberdade.

O TROCO DE IGUAL PARA IGUAL ? ZÉ REINALDO VAI APOIAR ROBERTO ROCHA?

O ex-governador José Reinaldo não poupava Roberto Rocha nas declarações de bastidores. Roberto Rocha fora chamado pelo próprio "Zé Reinaldo" de "quinta coluna"(traidor) .

Reinaldo acusara Rocha de fazer o jogo dos Sarney. A candidatura de Rocha(2010)"atrapalhava a unidade das oposições", prejudicando eleição "garantida" de Reinaldo ao Senado. 

O resultado não foi contingenciado apenas pela candidatura de Roberto Rocha, Edson Vidigal(ex-amigo inexorável de Sarney) também concorrera ao Senado e para a derrota de Reinaldo.

A situação ousou no marketing eleitoral. Edson Lobão pedia votos para João Alberto e vice-versa. Territórios políticos demarcados/mapeamento eleitoral estabelecido o governo venceu.

A oposição aprendeu ou é o troco? Reinaldo traído(2010) realmente apoiará(2014) Roberto Rocha , o traidor? Reinaldo sabe que Roseana Sarney candidata ou nos Leões faz o Senador?

A majoritária de senador(c/uma vaga)em 2014, difere da eleição de 2010(duas vagas). O número de candidatos é imprevisível, mas é previsível um novo "Bira" como em 2006, dividindo a oposição.

José Reinaldo sabe que a possibilidade de um novo "Bira" é fortíssima, fracionando o número de votos entre os oposicionista. O governo terá um só candidato, mais uma vez pode levar o Senado.


7 de outubro de 2013

EM GURUPI TODAS AS ALAS SÃO SARNEY : A TRISTE REALIDADE POLÍTICA DO MARANHÃO

O Maranhão está dividido geograficamente em 21 microrregiões. São 217 municípios, na maioria(78%) constituem os grotões maranhense.

Boa Vista do Gurupi é uma amostra deste universo. Sob a ótica política todas as alas são Sarney, embora em partidos diferentes sem distinção de campo.

Ontem(5) ocorreram eleições suplementares no Gurupi. De um lado Antônio Batista(PSDB) apoiado por Arnaldo Melo(PMDB). Do outro Dilcilene Oliveira(PV) apoiada por João Alberto.

Teve até clima de torcida. Os partidários de Dilcilene Oliveira(PV) eram os "lambisgoia", os de Antônio Batista(PSDB) os "lambesaco", mas qualquer resultado "dava" Sarney.

É a política dos 360º. Roseana Sarney não tem só uma ala, detém todas sob rígido controle. O Senador João Alberto sempre é acionado, Alberto conhece questões paroquiais destes municípios.

São quase 80% dos municípios maranhenses nesta mesma situação. Tem ainda quem queira confeccionar de imediato a faixa de governador para Flávio Dino. Inocência ou imaturidade? 

Triste é realidade política do Maranhão.
   

Microregiões.jpg

OPERAÇÃO "GILLETE" : LUÍS FERNANDO RECUA E ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DENTRO DE IGREJA

O Secretário de Infra Estrutura do Estado, Luís Fernando Silva é candidato ao governo do Maranhão em 2014. Luís Fernando promete reformar o sarneismo, cortando a própria carne.

Luís Fernando Silva vinha assinando ordens de serviços para recuperação de estradas nas praças públicas. A salutar medida inibe o conluio criminoso entre engenheiros e empreiteiros.

A "Operação Navalha" da Polícia Federal, que desbaratou a rapinagem não poupou "seu ninga". Até o ex-governador Zé Reinaldo andou de algemas, por conta das "metragens".

A sacanagem desvia os recursos públicos, utilizando-se de relatórios que atestam metragem fictícias/obras fantasmas, enriquecendo os políticos(governadores/deputados/prefeitos/) e empreiteiros. 

Luís Fernando recuou das assinaturas das ordens de serviços em praça pública? Em Santa Inês foi dentro da Igreja Presbiteriana, na Rua das Palmeiras beneficiada c/asfaltamento/recuperação.

O que motivou Luís Fernando a assinar ordem de serviço dentro de uma Igreja? Estaria em curso a "Operação Gillete" entre insatisfeitos empreiteiros que reclamam na surdina?

obrassantaines

"Operação Gillete": o empreiteiro(1ª lâmina) desvia recursos das obras- "tcham". A falsa fiscalização(2ª lâmina) atesta a conclusão ou metragem- "tchum". A campanha - "tchan, tchan, tchan".




FLÁVIO DINO "CINTURA GROSSA" ? EM BRASÍLIA É DILMA, NO MARANHÃO EDUARDO CAMPOS

Flávio tem a fama de "cintura grossa"(articula mal). Dino faz política dando sentença. Dê ciência,publique-se, cumpra(a mudança de Dino) substituiria o mando, quero, faço(do velho Vitorino).

Flávio Dino tem pegado aulas de bambolê com Zé Reinaldo, comportando-se como o Marquês de Sade- na Província oposição/no Planalto situação. Isso tem prazo.

O Palácio do Planalto é estratégico para chegar/governar o Maranhão. Dino firma compromisso com Dilma em Brasília e firma-se com Eduardo Campos no Maranhão.

"Não existe prioridade de candidatura a presidente no palanque de Dino, na campanha para o governo do Maranhão", afirma uma dinista de "cintura fina/cintura de pilão".

Aline que assessora Dino, fala como Alice no Brasil/Maranhão das Maravilhas. Para ela, Dilma/Eduardo Campos /Marina Silva é quem devem fazer campanha para Flávio Dino.

Flávio Dino é "Cintura Grossa"? Dê ciência, publique-se, cumpra-se. A cadeira quase não cabe o cadeirudo. É sinal que Flávio Dino ainda não está pronto para sentar na número 1.

Dietas já.

flaviodinonova

OS DINO$$AUROS DE FLÁVIO E OS MILAGRES DE "SÃO NICOLAU"

O ex-governador Zé Reinaldo comanda a articulação da campanha de Flávio Dino. A função de timoneiro lhe foi outorgada pela "janela política"(vivência).

Ex-tudo de Sarney(Secretário, Deputado Federal, Ministro, Vice e Governador) teria todas as qualificadoras para conduzir Flávio Dino ao governo/2014.

Ocorre que a dinâmica política processou nos últimos 4 anos, a reciclagem da prática(forma/conteúdo). A mudança(forma) substituiu o novo(conteúdo).

As manifestações de rua(sem liderança nata c/sem pauta específica) mostram que a forma de fazer política(mudança) superou o conteúdo dos discurso(novo). 

Zé Reinaldo é um dino$$sauro político que processa a forma(mudança) pela artimanha. A prática "altera" o conteúdo na seguinte forma : todo começo vem do fim de outro começo.

É a teoria dos dino$ssauros fazendo água na campanha de Flávio Dino. A prática(resultado) pode ser auferida pelo comando da campanha de reeleição de João Castelo/2012.

Zé articulou de dentro do Palácio de La Ravardiére(Prefeitura) com os mesmos métodos e perdeu. Reinaldo não muda, articula de fora do Palácio dos Leões da mesma forma. 

Qual o resultado? Uma procissão na direção da Câmara Federal(Zé Reinaldo/Weverton Rocha/Fátima Vieira/Waldir Maranhão) ou a espera dos milagres de "São Nicolau"?

O Parque dos Dino$$auros.

 


FLÁVIO DINO É FARINHA DO MESMO SACO, CACHAÇA DA MESMA PIPA?

Grupo, estrutura, liderança eram fatores primordiais em campanhas eleitorais. Articuladores/operadores/marqueteiros são nos dias atuais vetores decisivos.    

A equação se processa com a soma(grupo, estrutura, liderança+articuladores/operadores/marqueteiros). O resultado não é tão matemático.

A dinâmica(positiva/negativa) depende de quantas vezes eleva-se as estratégias, utilizando cada um dos fatores/vetores. É preciso lógica(conhecimento).

Apesar de reunidos em equação, a resposta dos eleitores produz sempre um novo raciocínio. Ganha quem consegue adaptar-se/antecipar-se as demandas eleitorais.

É ilusório o atual quadro político plantado pelos articuladores/operadores de Flávio Dino. Eles agem como os estrategistas nazistas, escondendo a verdade eleitoral.

As alianças/adesões/filiações/cooptações espúrias(ilegítimas) igualam Flávio Dino as práticas políticas dos últimos 50 anos. A perda de identidade progressiva confundirá o eleitorado.

Dino é farinha do mesmo saco, cachaça da mesma pipa?


6 de outubro de 2013

HELIO SOARES É PMDB A PEDIDO DE JOSÉ/ROSEANA/FERNANDO SARNEY E GLEIDE SANTOS(AÇAILÂNDIA)

Hélio Soares está no quarto mandato de deputado estadual. A experiência política foi construída ouvindo as bases, discutindo com as direções dos partidos ao longo da sua trajetória política.

Durante a "dança dos partidos" PT, PSDB, PDT, PSB, PC do B declararam interesse na filiação de Hélio Soares. Mas a decisão foi sopesada(avaliada), considerando a eleição para o governo.

Helio Soares é PMDB por articulação de José/Roseana/Fernando Sarney e da prefeita de Açailândia Gleide Santos. Soares deixa o PP do doleiro Waldir Maranhão sem o risco de perda do mandato.

Pelo termômetro do experiente Hélio Soares, Luís Fernando Silva derrota Flávio Dino em 2014. O simbolismo da filiação de ex-sarneista não surtiu o efeito(vitória inexorável de Flávio Dino) sobre Hélio Soares.

Entre os ex-sarneista que apoiam Flávio Dino, vários são notórios malversadores, que desejam mandatos para fugirem da Justiça ou a sombra da influência de Dino nas diversas esferas do Judiciário.   

DINO/ESTRATÉGIA : "É PELO ANDAR DAS CARROÇAS QUE SE AJEITAM AS MELANCIAS"

Flávio Dino tem dois grupos decidindo os rumos da sua candidatura. A esquerda os fiéis seguidores que pecam pela imaturidade. A direita  os espertos cujos históricos de vida falam por todos.

Dino está dominado pelas alas sombrias. Deram-lhe a impressão da vitória, da adesão de tudo/todos . Dino vive aquela fase maravilhosa entre a vitória consumada e o dia da posse. Pura imaginação.

Os responsáveis pela sensação antecipada de poder são principalmente os espertos, que preparam os discursos, frases de efeitos, propostas de governo, estratégias de campanha e costuram as alianças espúrias.

Dino vem perdendo as características que o colocaram na liderança das eleições de 2014. A impressão do pronto/acabado/manipulado começa a lhe tirar a credibilidade. É assim que desmorona.

A perda da identidade já não incomoda Dino, que recebe como moldura nas aparições públicas Weverton Rocha, Waldir Maranhão, José Vieira  investigados/processados por desvio de verbas públicas.

Tudo que começa errado não tem como terminar certo. Dino usa como justificativa a teoria dos carroceiros : "é pelo andar das carroças que se ajeitam as melancias" ou os "fins justificam os meios"? 

5 de outubro de 2013

FLÁVIO DINO GERANDO OLIGARQUIAS RURAIS

A campanha para o governo do estado desenha a formação de novas oligarquias rurais. Em Dom Pedro os Macedo(Dedé, Hermando e Fábio Macedo) mostram o quadro que se avizinha.

O prefeito de Dom Pedro, Hernando Macedo, filho do empresário Dedé Macedo engatilha o irmão Fábio Macedo como futuro deputado estadual. Todos debaixo da sovaqueira de Flávio Dino.

Os irmão Roberto/Luís Rocha Filho revezaram-se nas cadeiras de deputado federal/estadual/prefeitura, tomando Balsas como feudo, a partir da estadia de Luís Rocha no governo do estado.

O futuro repete o passado, montando o museu de "grandes novidades". Aguenta Maranhão Velho de peia.

Fábio

ELISIANE GAMA A MULHER QUE SE ENGANA : MARINA SILVA FICA NO PALANQUE DE FLÁVIO DINO

O advogado Manoel Viana elegeu-se com o refrão: " O homem que não engana". Folclórico foi "deputado bananeira"(uma só vez) pelo PMN.

Elisiane Gama entra no folclore como a "Mulher que se engana". Levou rasteira de Flávio Dino no "Consórcio Prefeitura de São Luís.

"Da Grana" controla o PP$ com a virilha. Roberto Freire perde os freios quando vê a irmãzinha. Siliconada dilacera corações socialistas.

"Eli$iane" acaba de levar mais um "passa já" de Dino. Marina filiou-se no PSB, fica no palanque dos "dinossauros"(Zé Vieira, Zé Reinaldo e outros pelancudos).

"Caí de costa e quebrei a venta", teria dito Eli$iane Grana ao saber da filiação de Marina Silva. Marina  mandou avisar que vai com os "pelancudos" no Maranhão.

Cadê o real Marina?             Eu quero é o teu da Grana

ÁGUA VIRA MOEDA POLÍTICA : FLÁVIO DINO PROMETE "OURO BRANCO" NA CASA DE TODOS MARANHENSES

Flávio Dino tem no discurso as marcas da magistratura. Monocórdio(um som tom), Dino quase não altera o ritmo da fala nos discursos, consequentemente  empolga muito pouco.

José Sarney usa e abusa do floreio, trabalha a cadência(altos e baixos), misturando  trinado com arpejo. Inegavelmente um dos mestres da oratória política ao lado de  Getúlio/Lacerda/ Brizola.

Sarney nos seus arpejos(notas de um acorde) prometeu "novas estradas chegando/petróleo jorrando Novo Maranhão". Dino monocórdio  "levar água potável para casa de todos maranhenses. 

O petróleo não jorrou, as torneiras devem enferrujar de secas. Por quanto tempo haveremos de esperar petróleo, água, educação, saúde, habitação, emprego? Basta  de messianismo eleitoreiro.

Quando a primeira proposta de um candidato resume-se a água, fica a impressão de sede de poder. Tomara que o "ouro branco" chegue aos lares como exercício de cidadania, não como moeda política. 




DIFERENÇAS/COINCIDÊNCIAS/ PAIXÕES/INTRIGAS : 1965(SARNEY)/2014(DINO)

A única coincidência entre 1965/2014 é a saturação do modelo político dominante. " A canga/a taca/o quero/mando/faço" de Vitorino Freire, a união das oposições levaram Sarney ao poder.


Dino lidera as oposições "desunidas", tendo como mentor o ex-governador Zé Reinaldo, que detonou o sarneismo de dentro para fora. Qual o verdadeiro motivo da briga de Sarney/Zé Reinaldo?

Foram os dois belos pares de coxa da ex-Primeira Dama Alessandra Tavares, aeromoça com nome de imperatriz, que enfeitiçara em  voo doméstico o ex-Ministro dos Transporte do Presidente Sarney. 



O fato(implosão), bem ao gosto do império Romano se repete na história política no estado. Newton Bello implodiu o vitorinismo ao lançar para o governo(1965) Costa Rodrigues, ex-Prefeito da Capital. 

Todos querem o bastão  de Sarney, que habilidoso chegou ao poder como líder "dos Poetas". Dino em discurso messiânico-maniqueísta(separa bem/mal) quer "mudar para sempre" o Maranhão.

Se tiver paciência espia esse vídeo,cuja péssima produção prejudica o entendimento. Nem de longe compara-se a produção de Galuber Rocha na distante década de 60. Talento é outra coisa.




BONDE DOS 40 : RETIRANTES NO SARNEISMO MIGRAM PARA O DINISMO

Tudo que não presta no sarneismo é recebido com honras no dinismo. Zé Reinaldo é o responsável pela migração do "bonde dos 40". Flávio Dino não consegue liberta-se da sombra do padrinho.

Uma coincidência marca a vida de vários dos novos filiados- são os processos judicias. Weverton Rocha, Raimundo Cutrim, Othelino Neto e Zé Vieira esperam pelos milagres de "São Nicolau".

Todos acreditam na força do irmão de "São Nicolau". O "santo" teria muita força junto as mais prendadas togas dos Tribunais Superiores. "São Nicolau" confundiria "togas" c/ algemas? Duvido. 

De qualquer forma o irmão de "São Nicolau" age "escritinho" o oligarca do bigode. Weverton/Roberto Rocha fazendo moldura para Zé Vieira. "Esse bonde dos 40" vai arrebentar com Flávio Dino.


Zé Vieira define rompimento com a oligarquia: "deixo a gaiola do Sarney".


4 de outubro de 2013

SOMBRAS DA NOITE : FLÁVIO DINO COMO CRISTO ENTRE DOIS "HONESTOS"

deputados

Como diz o ditado : "Me digas com quem andas e eu direi quem tu és". Weverton Rocha e Waldir Maranhão fazem moldura para Flávio Dino.

A corrupção vai mudar(mudança) de endereço? Só o tempo e o povo do Maranhão para responderem. Como lenitivo o Salmo nº 1:

1 Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes tem seu prazer na lei do Senhor, na medida de dia e da noite.
3  Pois será como árvore plantada junto a ribeiros de águas,  a qual dá o seu fruto no seu tempo, suas folhas não cairão, e tudo que fizer prosperará.
4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5 Por isso os ímpios não substituirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6 Por que o Senhor conhece o caminho dos justos ; porém o caminho dos ímpios perecerá.

SUPLÍCIO OU SIMPLÍCIO ? ZÉ VEIRA É MAIS UM PARA TIRAR A IDENTIDADE DA OPOSIÇÃO

Uma cena inusitada marcou a apresentação da direção do Partido da Solidariedade(PS) no Maranhão. No rol dos solidários o papel higiênico eleitoral(enrolado com merda) José Vieira, o "Zé Frieira".

Zé Vieira, o "Zé Frieira" ex-sarneista de "desvios e cofrinhos" é dinista "de sovaqueira". Na foto Zé Vieira, o "Zé Frieira" debaixo do sovaco de Roberto Rocha. Simplício ou "Suplício"?

Roberto Rocha, Aderson Lago, José Reinaldo, Zé Vieira na moldura de Flávio Dino e Simplício/"Suplício"? Rapaz tenho a impressão que perderam o endereço da "mudança".

Não tem tempo de televisão que explique a mudança nos rumos da campanha. Justificam as alianças espúrias como pragmatismo eleitoral. Entendo como perda de identidade das oposições.


1238147_3698890646697_1910815444_n

DISCURSO MORALIZADOR DE CESAR PIRES É CHORO DE VIÚVA.

Em 1850, nenhum país do mundo(salvo os Estados Unidos)conhecia partidos políticos no sentido moderno do termo. São apenas 163 anos nesta construção ou tentativas de edificação.

Em 1950, estes funcionavam na maior parte das nações civilizadas, outros países se esforçavam para imitá-las, dentre eles o Brasil e dentro deste o nosso Maranhão varonil(viril, valoroso).

Como se passou do sistema de 1850 para 1950? Nas nações civilizadas os partidos experimentaram profunda influência das suas origens. Os partidos acompanharam as circunstâncias do nascimento.

O desenvolvimento dos partidos está associado ao da democracia, isto é a extensão do sufrágio popular, é neste ponto que surgem os problemas dos partidos políticos brasileiros e em especial no estado.

O voto é "cooptado" por extensão toda a malha política vai na esteiras desta circunstância. Não existem exceções, justificam-se com o refrão " o jogo é pesado, precisa ser jogado, seguindo as regras".

Formação das chapas(governador/senador/estadual/federal), coeficiente eleitoral, tempo de televisão são as regras atuais . Portanto é choro de "viúva" o discurso  moralizador de Cesar Pires.



3 de outubro de 2013

É DEMAIS : TRÊS "LOIRAS" NO TJ

tj


O Tribunal de Justiça do Maranhão elegeu sua cúpula feminina. São três "loiras". Como diz o ditado "uma é boa, duas "é muito", três são demais". Valha-me São Gabriel, o "Pensador". 

"Loira-Presidente" inaugura no estilo : "Vamos traçar metas a partir de hoje que vamos começar a esboçar com nossa pretensões para o próximo biênio". Entenda a "loira".

"Loira-Vice-Presidente" rebate o histórico machista, que preceitua como deveres das mulheres a regra : "Xô galinha, vem cá menino, estou aqui meu marido". É muita sapiência :

"Os homens sempre dizem que mulher é para estar em segundo plano. Nós estamos provando nossa competência. Estamos prontas para elevar cada vez mais o nome do TJ". Só com escada de bombeiro.

"Loira-Corregedora" lembra a disputa entre Branca de Neve e a Bruxa : "espelho, espelho meu quem é das loiras mais bela do que eu"? Nelma realmente é celeste.

Nelma Sarney diz que o "embelezamento, uma nova cara, uma coisa mais colorida, mais bonita vai humanizar o local de trabalho". Etelvina, a ET ouviu isso?





QUEM DESDENHA QUER COMPRAR : LÍDER DO GOVERNO TEM TABELA DO PREÇO DE PARTIDOS?

O líder do governo pegou em fio pelado, devendo levar "choque" na proporção da voltagem. Cesar Pires em atabalhoado discurso misturou tabela de partidos com opção da candidatura governista.

Pires disse por entrelinhas que sua função de líder do governo, não o atrela a candidatura de Luís Fernando. Roseana Sarney tomou conhecimento das "mal traçadas declarações" do líder :

"o meu destino político pertence a mim, e eu que tenho que dizer o que é melhor para mim, independentemente de o governo estar olhando o candidato, quem quer seja". 

Chamado a Palácio Cesar Pires desdobrou, disse que o foco do seu discurso eram os presidentes de partidos de aluguel- "Alguns partidos menores estão vendendo vagas por um dinheiro absurdo e ficam cobrando de deputados as emendas parlamentares".


"De como Cesar Pires" sabe que "estão vendendo vagas por um dinheiro absurdo"? "De Pires na Mão" já negociou com alguém? Cesar Pires tem a tabela de aluguel dos partidos?

A denúncia não é novidade. O Ministério Público Eleitoral deveria começar as investigações pelo acusador, lembrando que cabe ao autor o ônus da prova("actori ônus probandi"). 





PRIMEIRO DIA DO QUALIFICA MARANHÃO