18 de agosto de 2013

COM FOME E SEDE DE PODER : ADRIANO SARNEY METIDO EM MAIS UMA PRESSEPADA

Adriano Cordeiro Sarney, nascido José Sarney Neto alterou o nome porque tinha como homônimo o ex-deputado Sarney Neto, o "Abelha". Sarney Neto, primo legítimo de Sarney Filho embriagou-se por dois mandatos de deputado estadual.

Sarney Neto alcunhado de "Abelha" acordava as 15 horas, tecia até o começo da noite, quando invariavelmente caia no "mel". Frequentador dos cabarés maculava o nome da família. Essa foi a principal razão para transformar Sarney Neto em Adriano Sarney.   

Embora tenha trocado de nome(Sarney Neto para Adriano Sarney) a maldição continua até hoje. Adriano Sarney é neto de Raimundo Cordeiro, ex- Superintendente do Banco da Amazônia. Maluco por dinheiro, sempre envolve o nome da família em escândalos. 

Em meados de 2009 foi denunciado como favorecido pelo avô, José Sarney na Presidência do Senado. Adriano era sócio de uma empresa que intermediava empréstimos no Senado. Ele negou de forma peremptória qualquer favorecimento. Imagina.

Em meados de 2013, uma nova acusação contra o "Doido por Dinheiro" . Adriano Sarney é suspeito  juntamente com mais três lobistas, da intermediação de negócios com o governo e distribuição de propinas aos deputados do PMDB. 

Adriano Sarney morava em Paris e queria ser prefeito de Paço do Lumiar, no Maranhão. O Blog do Cesar Bello denunciou a falta de domicílio eleitoral. Adriano Sarney quer ser deputado estadual pelo Maranhão. 

Esse não precisa de "lombra", o cheiro da corrupção embriaga ou trava? É isso que atrapalha o grupo Sarney. Falta preparo, honestidade a maioria dos membros da família Sarney, que se metem em política.

Roseana Sarney teria chamado o irmão, Sarney Filho, o "Zequinha". Na pauta o fim das pretensões políticas de Adriano Sarney. O próprio Sarney Filho corre o risco de perder o mandato de deputado federal, exercido ininterruptamente  desde 1982.

Olha o cabra e a cabrita.

O POVO NÃO É BESTA : ELI$IANE GRANA TEM A TERCEIRA MAIOR REJEIÇÃO(23,69%)

Diversas leituras podem ser feitas com o resultado da pesquisa do Instituto Amostragem. Considero neste momento(14 meses da eleição) que a principal pergunta pertine ao item rejeição.

Perguntado em quem você não votaria "de jeito nenhum"? Lobão ficou com o maior índice(39,54), Arnaldo Melo(28,85%), Elisiane Gama(23,69%), Luís Fernando/Flávio Dino empatam em 18 e 15% respectivamente.

A rejeição de Lobão liga-se a conduta(enriquecimento em famiglia), Arnaldo Melo a classe política(odiada pelos eleitores), Elisiane Gama a farsa(discurso de oposição/prática clientelista).

O que levou o eleitor que "ungiu" Gama- 3° lugar na eleição de prefeito em São Luís, a rejeitá-la na mesma proporção para o governo do Estado? Como mensurar 13% dos votos(prefeitura) e 23% de rejeição(governo)? 

Muitos não esqueceram de Gama em cima do murro no 2° turno, nas eleições de São Luís(2012). Tem ainda a diferença do eleitorado urbano/rural. As pesquisas confirmam os comportamentos e desmascaram rótulos.

Luís Fernando por exemplo, de "Picolé de Chuchu" foi para "Cereja do Bolo". Elisiane Gama de "Irmãzinha Querida" virou "Candidata Piradinha". Ela não é candidata, ela desfila. Piripiradinha.

Liderança, grupo, estrutura são os componentes básicos para consolidar eleição. Tergiversar(virar ao contrário) é fatal. Gama pensa como os espertos- todo mundo é besta, ninguém percebe a conduta.

Percebe tanto que já tem empate técnico entre Dino e Luís Fernando(item rejeição). Hilton Gonçalo tem índice zero de rejeição. As pesquisas comprovam as análises desapaixonadas do Blog do Cesar Bello.




OPORTUNISTA : ELI$IANE GRANA NÃO É OPOSICIONISTA OU GOVERNISTA

Tolo é quem pinta Eli$iane Grana de oposicionista(Jonh Cutrim) ou governista(Marcos Felix Deça). Eli$iane Grana teve 500 mil motivos para votar em Roseana Sarney(2010). A Praça Maria Aragão foi palco das oferendas e agradecimentos.

Eli$iane Grana(governo)formaria com Roberto Rocha(senado) a Chapa "Lili Carabina/Judas Escariotes". Ambos são capazes de cuspir no rosto de um crucifixado e beijar o endemoniado. A identidade/sintonia tem explicação no caráter manipulador.

Ninguém espere de Eli$iane Grana nada mais do que a carinha de "criança abusada". "O Evangelho morreu na cruz", ensina Nietzsche. É dele também o aforismo: "Deus está morto. Viva Perigosamente. Qual o melhor remédio. Vitória"! É o que interessa.

Dizem as língua ferinas que a logística da "Grana" é patrocinada pelos cofres da Mirante. Ela pode até enganar alguns por algum tempo, mas não enganará todos o tempo todo. É só aguardar que "Grana" terá mais de 1 milhão de motivos. Tem  cada uma.

   

17 de agosto de 2013

JUMENTA NATIVA DO BAIRRO DO MARACANÃ

LÓGICA E POLÍTICA : SITUAÇÃO/OPOSIÇÃO/PERSPECTIVAS

Aprendi por empirismo(observação) que política não tem lógica(estudo do raciocínio válido). Ação/reação/superação são práticas da relação de poder, que se disseminam em todas eleições.

Sempre existem surpresas, mesmo sem que ocorram vitórias. Eliziane Gama foi a mais recente surpresa-sem-vitória. Dá mesma forma  Flávio Dino, quando enfrentou Roseana Sarney em 2010.

A pesquisa do Instituto Conceito gerou muito preconceito. Hilton Gonçalo/Hélio Soares/Gastão Vieira/Domingos Dutra foram os principais alvos. Não seria surpresa o bom desempenho dos 4.

Gonçalo precisa de partido, Soares de coragem, Gastão do medo(do grupo Sarney), Dutra da sorte. Hilton Gonçalo surpreendendo em 2014, passa a perspectiva de comando além da situação/oposição.

Tal dinâmica é repudiada pelos apaixonados. Eles não admitem no céu político, nuvens fora do laboratório eleitoral. É importante a perspectiva de alternância, independente de vitórias ou surpresas.

A força rural(municípios) começa a mostrar a cara. Isso espanta a concepção urbana da formação de lideranças. Qual a razão do preconceito com as pesquisas que dão a Gonçalo 6% do eleitorado?

   

  

RUBENS JUNIOR : A REFORMA POLÍTICA COMEÇOU NAS RUAS

 “Quanto cada candidato deve gastar com propaganda nas eleições?”, “As pesquisas eleitorais devem ser divulgadas em que momento da campanha?”, “Até que ponto o investimento em carros de som gera um retorno para os candidatos, já que 90% das reclamações dos eleitores é porque não aguentam mais tanto barulho nas ruas?”, esses foram apenas alguns dos questionamentos levantados e discutidos no painel de Reforma Política que aconteceu nesta sexta-feira (16) na Assembleia Legislativa.
Ao reunir representantes da sociedade civil, Ministério Público, Justiça Eleitoral, OAB e partidos políticos, o painel tem como objetivo promover o debate permanente, viabilizar soluções e encaminhar sugestões ao Congresso Nacional sobre a Reforma Política no estado do Maranhão e em todo o país.
Membro e relator da Comissão Especial de Reforma Política, o deputado estadual Rubens Jr. acredita que este é o passo inicial do Legislativo em resposta a onda de manifestações que consagrou o novo momento vivido na história do país. “O clamor veio das ruas. O pedido da reforma não veio do Executivo, nem do Legislativo, nem do Judiciário. A nação brasileira - e aqui incluo os maranhenses - exige mudança. Este é apenas o primeiro passo que damos em favor da Reforma Política em todo o estado e no país”, concluiu Rubens Jr.

CESAR BELLO : EM MAIS DE MEIO SÉCULO DE SONHOS, FRUSTAÇÕES E DE MARANHÃO

Completo neste 17/agosto, 54 anos de sonhos, frustrações e Maranhão. Sou espectador dos acontecimentos políticos de uma terra "em que o sal não salga e a terra não se deixa salgar"(Vieira).

Vi Cafeteira as turras com Sarney(70/80). Ouvia-se uma marcha de carnaval que versava:"Cafeteira prometeu e cumpriu/ Da Prefeitura ele não saiu". Era Sarney(veludo)/Cafeteira(bunda de fora).

Imperava o sentimento de torcida, como ainda é comum nos grotões do Maranhão. Não se falava em políticas públicas, gestão, capacitação. A corrupção era adjetivo qualificador(rouba, mas faz).

Cafeteira juntou-se a Sarney(1984), José Reinaldo rompeu com Sarney(2004). Estes foram os principais fatos que "mudaram" os destinos do Maranhão. No meio de todos e de tudo os convênios.

Convênio para cá(Jackson Lago), convênio para lá(Roseana Sarney). 2014 anuncia-se entre torcedores e conveniados. Não tem outra coisa diferente da calça de veludo ou da bunda de fora?



16 de agosto de 2013

CARVALHO SEM "VÊ"(CAR ALHO) : CPI DO BOM PEIXE MIRA NO VEADO E ACERTA NO CASTELO

Diz o ditado "a palavra(escrita/falada/radiofonizada/televisada) é como flecha, não atingindo o alvo perde-se". Falar, calar, direcionar escrever, discursar, relatar tem sempre um objetivo.

Nunca me conformei com significado(conceito) e significante(imagem) de Saussure. Prefiro Lacan ao ensinar "a linguagem é o universo, a fala um corte nesse universo".  

Examinemos  universo/corte da CPI do "Bom-Peixe". Funcionou bem sob a presidência de Pedro Lucas Fernandes. O relator, Francisco Carvalho pisou em um carvalho se "vê"(Car...alho).

Todo o trabalho com obediência de prazos, documentação, depoimentos se perdeu. Em apertada síntese, Chico Carvalho atropelou o princípio do contraditório e da ampla defesa. 

Chico Carvalho atribui responsabilidade ao ex-prefeito de São Luís, João Castelo sem que o responsabilizado fosse ouvido sobre os desvios amplamente divulgados na imprensa ludovicense.

A CPI do "Bom Peixe" lembra o "caçador-zarolho". Ele atirava no veado e acertava no castelo. O universo(denúncias) se encaminhavam na direção do PDT, de repente o Carvalho sem "vê"(Car...aralho).

Carvalho sem "vê"?

15 de agosto de 2013

BARRA DO CORDA : ERIC DÁ AS COSTAS PARA O POVO

O próspero município de Barra do Corda tem 100 mil habitantes, com 50 mil eleitores. Tudo é bem dividido e definido, com expressivas alas políticas(Telles, Costa, Avelar e Milhomem).

Eric Costa sucedeu a Nenzin, com 22 mil votos(55% dos votos apurados). Durante a campanha Eric Costa se apresentava como "mudança". Eleito mudou apenas o endereço das verbas públicas.

O município é administrado como empresa familiar. Jocivaldo Costa(pai), Iracema Costa(mãe) e o cunhado Fernando Pessoa é quem mandam e desmandam na Prefeitura de Barra do Corda.

O cunhado com nome de poeta(Fernando Pessoa) foi buscar na distante Tuntum(73 Km), o comércio de "N.Bonfin", para comprar alimentos para Saúde da Barra. Valor da despesa R$. 585,191,00.


Porque Tuntum e não Barra do Corda para compra dos alimentos? Com a fiscalização o Ministério Público. Os comerciantes/povo dizem que Eric deu as "costas' para os eleitores.

Diz o poeta(Fernando Pessoa) : "Na vida tudo vale a pena/ Se a alma não for pequena". Diz Fernando Pessoa(cunhado de Eric Costa) :  "Administrar vale a pena/ Se a "mala" não for pequena".



14 de agosto de 2013

MENTIRÃO EM AÇÃO

PEDAGOGIA DOS CONVÊNIOS ELEITORAIS E A DIDÁTICA PROMOCIONAL DE LUIS FERNANDO

Ouvi atentamente um áudio em que o candidato a candidato Luís Fernando(PMDB), estaria orientando correligionários sobre convênios, visando as eleições de governador em dois "mile" catorze.

O áudio revela o "Picolé de Chuchu"(Luís Fernando) como exímio político, que conversa de forma envolvente no coletivo, atento as particularidades de cada um dos que o abordam durante a reunião.

Logo no início do áudio de 8 minutos e treze segundos, Luís Fernando diz aos presentes : "queria que a coisa fosse nesse nível(14s), primeiro pelos princípios(17s) depois pela forma(20s).    

A seguir : "o projeto esta Ok, o que está faltando é uma autorização da SINFRA, assinado o convênio tira-se o ônus do governos e passa-se as gestões técnicas"(1m,12). O resto é festa entre os presentes.

O áudio da "Pedagogia dos Convênios Eleitorais" cheira a uma bem urdida promoção do candidato Luis Fernando. A "Didática Promocional" parte de Yuri Almeida, um dos quatro blogueiros "Caridosos".

Besta é quem reproduz como desvio a reunião entre políticos. O áudio é uma peça promocional de Luís Fernando na forma subliminar, tendo como fonte um blogueiro travestido de independente.

Mas quem quiser : Ouça parte da conversa sobre o uso de assinatura de convênios para garantir apoio político em 2014, obtida com exclusividade pelo Atual7:

13 de agosto de 2013

"PODEM BOTAR AS CADEIRAS NAS CALÇADAS"(RICARDO CALÇADA ALTA) : SERIA PARA ASSISTIR PARTOS ?

Ricardo Murad garantiu "a todos e a tudo" : "Podem botar as cadeiras nas calçadas. O Maranhão terá tranquilidade, paz com a volta de Roseana Sarney ao governo(2010). Vamos expulsar todos bandidos do estado".

Três anos depois das declarações, a violência havia quadruplicado. A cada 10 horas morre uma pessoa, vítima de homicídio na Região Metropolitana. Ninguém tem segurança de retornar para o lar vivo, após o dia de trabalho.

"Podem botar as cadeiras nas calçadas". Seria para assistir partos? Uma adolescente teve negado o direito de dar luz ao filho na Maternidade Marly Sarney. Encaminhada para Maternidade Maria do Amparo deu luz na calçada.

Ricardo Murad pediu desculpas públicas e instaurou inquérito administrativo depois de 1 ano. Assim é fácil. Melhor só achando dinheiro em "calçada alta", que não dá trabalho de "se abaixar". Murad tem a sorte de ser o "Calçada Alta".

PARQUE DA PEDOFILIA PEGA FOGO(COLONIAL SHOPPING NA RUA DA PAZ)

Um incêndio de pequenas proporções consumiu parte do Shopping Colonial, na Rua da Paz. O local servia em passado recente como ponto de encontro dos pedófilos de São Luís.

A profícua ação/investigação conjunta da DPCA/Ministério Público Estadual acabou com a alta frequência no  "Piriguetrodromo"(de Piriguete). No local foi construída uma torre de refrigeração.

Tais "gambiarras" de desconfiável padrão não seriam autorizadas/fiscalizadas pela CEMAR/Corpo de Bombeiros. A sobrecarga de energia acarreta curtos em toda a área.

Existe em paralelo e sob constante risco, uma rede residencial na área que compreende Rua Grande, Sol, Paz, Afogados, Santana, Santaninha, Norte, Alecrim, Pespontão e adjacências.

O Blog do Cesar Bello alertou a CEMAR a proceder estudos, objetivando a instalação de uma subestação, transformadores com potencia mais elevada na circunscrição epigrafada.

Felizmente ainda não ocorreram mortes em consequência de curtos-circuitos.  Por enquanto apenas o fogo da piriguetes foi debelado, naquela área. Espera-se rápidas e eficientes providências.



REFLUXO ELEITORAL E A "QUARENTENA" DE LUIS FERNANDO

A grande mídia denominou de refluxo(volta) a recuperação da popularidade da Presidente Dilma. A onda de manifestações  está em baixa-mar(menor nível)em quase todo o País.

Resta saber o efeito sobre governadores e prefeitos. Roseana Sarney não esperou para ver, foi para televisão em dueto com o afilhado Luis Fernando e segue para o 11° Itinerante.

A oposição mostra a cara e vai para a rua(dia 15), pedir a cassação de Roseana Sarney. A nossa juventude  mostra aos "experientes", como fazer oposição sem dar descanso ao adversário(a).

A mídia tupiniquim cria "jurisprudência", exige "quarentena" de Luís Fernando. Os "juristas" alegam que o "ungido" não se filiou no prazo legal(1 ano). Esqueceram das frestas e brechas da lei.

Luís Fernando Silva pode ter se filiado sem registro no TRE. Pela "legis" o PMDB teria até outubro para fazer o comunicado. Resumindo, Luís Fernando estaria apto para exercer o governo.

Aumentando :

De acordo com o art. 17, caput e parágrafo único, da Lei nº 9.096, de 19.9.1995 , considera-se deferida a filiação partidária, para todos os efeitos, com o atendimento das regras definidas no estatuto do partido e, uma vez deferida a filiação, o comprovante será entregue ao interessado, de acordo com modelo adotado pelo próprio partido. Para filiar-se a partido político, o eleitor deve estar em pleno gozo de seus direitos políticos.
A agremiação remeterá à Justiça Eleitoral, na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano, a relação dos nomes de todos os seus filiados, da qual constará a data de filiação, o número dos títulos eleitorais e das seções em que estão inscritos, tendo em vista a  publicação, o cumprimento dos prazos de filiação partidária para efeito de candidatura a cargos eletivos e, por fim, o arquivamento.
Para concorrer a cargo eletivo, o eleitor deve estar filiado ao respectivo partido um ano antes (tempo mínimo) da data fixada para as eleições majoritárias ou proporcionais (Lei nº 9.096/1995, arts. 16 a 22).
A omissão do nome do filiado na última relação entregue à Justiça Eleitoral ou o mero registro de sua desfiliação perante o órgão partidário não descaracteriza a filiação partidária, cujo cancelamento somente se completará com a comunicação escrita ao juiz da zona em que for inscrito, nos termos da lei.
Ressalta-se que a Súmula nº 20 do Tribunal Superior Eleitoral (publicada no DJ de 21, 22 e 23 de agosto de 2000) dispõe que “a falta do nome do filiado ao partido na lista por este encaminhada à Justiça Eleitoral, nos termos do art. 19 da Lei nº 9.096, de 19.9.1995 (formato PDF), pode ser suprida por outros elementos de prova de oportuna filiação”.

Complicando :
O Tribunal Superior Eleitoral  entendeu que os documentos produzidos unilateralmente pela parte — tal como ocorre com a ficha de filiação partidária —, por não serem dotados de fé pública, não se sobrepõem ao cadastro da Justiça Eleitoral para comprovar que o candidato está filiado a partido político.

12 de agosto de 2013

COLETIVA DE YGLÉSIOS MOISÉS : SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIÁ?

A coletiva do ex-diretor do Socorrão I, Yglésios Moisés foi decepcionante. Moisés jactou-se de realizar profundas modificações no Socorrão I. Em seguida amontou declarações vazias, desconectadas.

A expectativa era grande, precedida de postagem do "parceiro" Marcos Deça, que anunciava Yglésios Moisés como "um homem que sabe demais". Ficou a divagação : "sabia que o sabiá sabia assobiar?"

Yglésios Moisés atribui sua queda ao suplente Paulo Roberto Pinto, o Carioca, acusando-o de ser lobista  na Saúde. Esqueceu que a data do suposto loby, coincidiria  com a recente a prisão de Carioca.

No mais, admitiu que as relações com Marcos Deça, o "Cerca Velha"(quem encosta cai) prejudicaram continuar na direção no Socorrão . "Cerca Velha" rodopiava,acompanhava tudo vestido como Félix(de preto). 

Depois de "Viver a Vida"  eles curtem Gonzaguinha.
E bem que viu o bem-te-vi,
A sabiá sabia já.
A lua só olhou pro sol;
A chuva abençoou
O vento diz "ele é feliz"
A águia quis saber
Por quê, por que, pourquoi será
O sapo entregou
Ele tomou um banho d'água fresca
No lindo lago do amor
Maravilhosamente clara água
No lindo lago do amor


DESEMBARGADOR-PEIXE DE BEIRA MAR : A QUEM INTERESSA ATINGIR O JUDICIÁRIO DO MARANHÃO?

O Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão veiculou matéria neste domingo(11), em que os dois principais traficantes brasileiros afirmam estarem em processo de transferência para o Maranhão.

A primeira pergunta seria : "quem e com que interesse permitiu o diálogo interfonado entre "Fernandinho Beira-Mar" e "Marcinho VP"? Qual o objetivo ao patrocinar o diálogo entre os perigosos traficantes?

Não parecem lógicas as propostas. No Maranhão sequer existe Manicômio Judicial. O sonho de "Beira-Mar" explica-se nas suas palavras-No Maranhão eu tenho fortíssimo lá, um desembargador que era amigo do Tular .

Quem seria Tular? Advogado? Quem enganou "Beira-Mar" com hipótese impossível de transferência para o Maranhão? A Justiça do Maranhão decidiu em contrário a poderoso capaz de organizar a patranha?

Permitir que traficantes sentem cara a cara. Por meio de interfone acertam suas transferências, para estado que sequer tem Manicômio Judicial. Declarações de intimidade com magistrado. É Fantástico.

beiramar

ENTRE AS COLUNAS E A COLINAS : ARNALDO MELO E HENRIQUE BRANDÃO NA CAMPANHA DE LUÍS FERNANDO

Tolo é quem pensa que o grupo Sarney entregará o jogo no 1° tempo. A "muciça"(maciça) como diria "Jairzinho", está jogando azeitada, unida, determinada em eleger Luís Fernando governador em 2014.

Sábado(10) estavam perfilados Arnaldo Melo, o ex-prefeito Henrique Brandão(irmão de Carlos Brandão) na assinatura de Ordem de Serviço para a construção da Ponte Curimatá, em Colinas. 

O fato dissipa os boatos que Melo na cadeira de governador, em substituição a Roseana Sarney,aguardando ansiosa para deixar o governo(renúncia/cassação) tentaria candidatar-se a reeleição/2014.

O irmão do deputado federal Carlos Brandão é o único de chapéu. Onde tem chapéu tem carapuça. Portanto é bom lembar as palavras do pastor "Primeiro os Meus": "Ninguém vai ao irmão senão pelo irmão".

Foto 1 - Secratário Luis Fernando em Colinas

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...