16 de agosto de 2013

CARVALHO SEM "VÊ"(CAR ALHO) : CPI DO BOM PEIXE MIRA NO VEADO E ACERTA NO CASTELO

Diz o ditado "a palavra(escrita/falada/radiofonizada/televisada) é como flecha, não atingindo o alvo perde-se". Falar, calar, direcionar escrever, discursar, relatar tem sempre um objetivo.

Nunca me conformei com significado(conceito) e significante(imagem) de Saussure. Prefiro Lacan ao ensinar "a linguagem é o universo, a fala um corte nesse universo".  

Examinemos  universo/corte da CPI do "Bom-Peixe". Funcionou bem sob a presidência de Pedro Lucas Fernandes. O relator, Francisco Carvalho pisou em um carvalho se "vê"(Car...alho).

Todo o trabalho com obediência de prazos, documentação, depoimentos se perdeu. Em apertada síntese, Chico Carvalho atropelou o princípio do contraditório e da ampla defesa. 

Chico Carvalho atribui responsabilidade ao ex-prefeito de São Luís, João Castelo sem que o responsabilizado fosse ouvido sobre os desvios amplamente divulgados na imprensa ludovicense.

A CPI do "Bom Peixe" lembra o "caçador-zarolho". Ele atirava no veado e acertava no castelo. O universo(denúncias) se encaminhavam na direção do PDT, de repente o Carvalho sem "vê"(Car...aralho).

Carvalho sem "vê"?

15 de agosto de 2013

BARRA DO CORDA : ERIC DÁ AS COSTAS PARA O POVO

O próspero município de Barra do Corda tem 100 mil habitantes, com 50 mil eleitores. Tudo é bem dividido e definido, com expressivas alas políticas(Telles, Costa, Avelar e Milhomem).

Eric Costa sucedeu a Nenzin, com 22 mil votos(55% dos votos apurados). Durante a campanha Eric Costa se apresentava como "mudança". Eleito mudou apenas o endereço das verbas públicas.

O município é administrado como empresa familiar. Jocivaldo Costa(pai), Iracema Costa(mãe) e o cunhado Fernando Pessoa é quem mandam e desmandam na Prefeitura de Barra do Corda.

O cunhado com nome de poeta(Fernando Pessoa) foi buscar na distante Tuntum(73 Km), o comércio de "N.Bonfin", para comprar alimentos para Saúde da Barra. Valor da despesa R$. 585,191,00.


Porque Tuntum e não Barra do Corda para compra dos alimentos? Com a fiscalização o Ministério Público. Os comerciantes/povo dizem que Eric deu as "costas' para os eleitores.

Diz o poeta(Fernando Pessoa) : "Na vida tudo vale a pena/ Se a alma não for pequena". Diz Fernando Pessoa(cunhado de Eric Costa) :  "Administrar vale a pena/ Se a "mala" não for pequena".



14 de agosto de 2013

MENTIRÃO EM AÇÃO

PEDAGOGIA DOS CONVÊNIOS ELEITORAIS E A DIDÁTICA PROMOCIONAL DE LUIS FERNANDO

Ouvi atentamente um áudio em que o candidato a candidato Luís Fernando(PMDB), estaria orientando correligionários sobre convênios, visando as eleições de governador em dois "mile" catorze.

O áudio revela o "Picolé de Chuchu"(Luís Fernando) como exímio político, que conversa de forma envolvente no coletivo, atento as particularidades de cada um dos que o abordam durante a reunião.

Logo no início do áudio de 8 minutos e treze segundos, Luís Fernando diz aos presentes : "queria que a coisa fosse nesse nível(14s), primeiro pelos princípios(17s) depois pela forma(20s).    

A seguir : "o projeto esta Ok, o que está faltando é uma autorização da SINFRA, assinado o convênio tira-se o ônus do governos e passa-se as gestões técnicas"(1m,12). O resto é festa entre os presentes.

O áudio da "Pedagogia dos Convênios Eleitorais" cheira a uma bem urdida promoção do candidato Luis Fernando. A "Didática Promocional" parte de Yuri Almeida, um dos quatro blogueiros "Caridosos".

Besta é quem reproduz como desvio a reunião entre políticos. O áudio é uma peça promocional de Luís Fernando na forma subliminar, tendo como fonte um blogueiro travestido de independente.

Mas quem quiser : Ouça parte da conversa sobre o uso de assinatura de convênios para garantir apoio político em 2014, obtida com exclusividade pelo Atual7:

13 de agosto de 2013

"PODEM BOTAR AS CADEIRAS NAS CALÇADAS"(RICARDO CALÇADA ALTA) : SERIA PARA ASSISTIR PARTOS ?

Ricardo Murad garantiu "a todos e a tudo" : "Podem botar as cadeiras nas calçadas. O Maranhão terá tranquilidade, paz com a volta de Roseana Sarney ao governo(2010). Vamos expulsar todos bandidos do estado".

Três anos depois das declarações, a violência havia quadruplicado. A cada 10 horas morre uma pessoa, vítima de homicídio na Região Metropolitana. Ninguém tem segurança de retornar para o lar vivo, após o dia de trabalho.

"Podem botar as cadeiras nas calçadas". Seria para assistir partos? Uma adolescente teve negado o direito de dar luz ao filho na Maternidade Marly Sarney. Encaminhada para Maternidade Maria do Amparo deu luz na calçada.

Ricardo Murad pediu desculpas públicas e instaurou inquérito administrativo depois de 1 ano. Assim é fácil. Melhor só achando dinheiro em "calçada alta", que não dá trabalho de "se abaixar". Murad tem a sorte de ser o "Calçada Alta".

PARQUE DA PEDOFILIA PEGA FOGO(COLONIAL SHOPPING NA RUA DA PAZ)

Um incêndio de pequenas proporções consumiu parte do Shopping Colonial, na Rua da Paz. O local servia em passado recente como ponto de encontro dos pedófilos de São Luís.

A profícua ação/investigação conjunta da DPCA/Ministério Público Estadual acabou com a alta frequência no  "Piriguetrodromo"(de Piriguete). No local foi construída uma torre de refrigeração.

Tais "gambiarras" de desconfiável padrão não seriam autorizadas/fiscalizadas pela CEMAR/Corpo de Bombeiros. A sobrecarga de energia acarreta curtos em toda a área.

Existe em paralelo e sob constante risco, uma rede residencial na área que compreende Rua Grande, Sol, Paz, Afogados, Santana, Santaninha, Norte, Alecrim, Pespontão e adjacências.

O Blog do Cesar Bello alertou a CEMAR a proceder estudos, objetivando a instalação de uma subestação, transformadores com potencia mais elevada na circunscrição epigrafada.

Felizmente ainda não ocorreram mortes em consequência de curtos-circuitos.  Por enquanto apenas o fogo da piriguetes foi debelado, naquela área. Espera-se rápidas e eficientes providências.



REFLUXO ELEITORAL E A "QUARENTENA" DE LUIS FERNANDO

A grande mídia denominou de refluxo(volta) a recuperação da popularidade da Presidente Dilma. A onda de manifestações  está em baixa-mar(menor nível)em quase todo o País.

Resta saber o efeito sobre governadores e prefeitos. Roseana Sarney não esperou para ver, foi para televisão em dueto com o afilhado Luis Fernando e segue para o 11° Itinerante.

A oposição mostra a cara e vai para a rua(dia 15), pedir a cassação de Roseana Sarney. A nossa juventude  mostra aos "experientes", como fazer oposição sem dar descanso ao adversário(a).

A mídia tupiniquim cria "jurisprudência", exige "quarentena" de Luís Fernando. Os "juristas" alegam que o "ungido" não se filiou no prazo legal(1 ano). Esqueceram das frestas e brechas da lei.

Luís Fernando Silva pode ter se filiado sem registro no TRE. Pela "legis" o PMDB teria até outubro para fazer o comunicado. Resumindo, Luís Fernando estaria apto para exercer o governo.

Aumentando :

De acordo com o art. 17, caput e parágrafo único, da Lei nº 9.096, de 19.9.1995 , considera-se deferida a filiação partidária, para todos os efeitos, com o atendimento das regras definidas no estatuto do partido e, uma vez deferida a filiação, o comprovante será entregue ao interessado, de acordo com modelo adotado pelo próprio partido. Para filiar-se a partido político, o eleitor deve estar em pleno gozo de seus direitos políticos.
A agremiação remeterá à Justiça Eleitoral, na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano, a relação dos nomes de todos os seus filiados, da qual constará a data de filiação, o número dos títulos eleitorais e das seções em que estão inscritos, tendo em vista a  publicação, o cumprimento dos prazos de filiação partidária para efeito de candidatura a cargos eletivos e, por fim, o arquivamento.
Para concorrer a cargo eletivo, o eleitor deve estar filiado ao respectivo partido um ano antes (tempo mínimo) da data fixada para as eleições majoritárias ou proporcionais (Lei nº 9.096/1995, arts. 16 a 22).
A omissão do nome do filiado na última relação entregue à Justiça Eleitoral ou o mero registro de sua desfiliação perante o órgão partidário não descaracteriza a filiação partidária, cujo cancelamento somente se completará com a comunicação escrita ao juiz da zona em que for inscrito, nos termos da lei.
Ressalta-se que a Súmula nº 20 do Tribunal Superior Eleitoral (publicada no DJ de 21, 22 e 23 de agosto de 2000) dispõe que “a falta do nome do filiado ao partido na lista por este encaminhada à Justiça Eleitoral, nos termos do art. 19 da Lei nº 9.096, de 19.9.1995 (formato PDF), pode ser suprida por outros elementos de prova de oportuna filiação”.

Complicando :
O Tribunal Superior Eleitoral  entendeu que os documentos produzidos unilateralmente pela parte — tal como ocorre com a ficha de filiação partidária —, por não serem dotados de fé pública, não se sobrepõem ao cadastro da Justiça Eleitoral para comprovar que o candidato está filiado a partido político.

12 de agosto de 2013

COLETIVA DE YGLÉSIOS MOISÉS : SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIÁ?

A coletiva do ex-diretor do Socorrão I, Yglésios Moisés foi decepcionante. Moisés jactou-se de realizar profundas modificações no Socorrão I. Em seguida amontou declarações vazias, desconectadas.

A expectativa era grande, precedida de postagem do "parceiro" Marcos Deça, que anunciava Yglésios Moisés como "um homem que sabe demais". Ficou a divagação : "sabia que o sabiá sabia assobiar?"

Yglésios Moisés atribui sua queda ao suplente Paulo Roberto Pinto, o Carioca, acusando-o de ser lobista  na Saúde. Esqueceu que a data do suposto loby, coincidiria  com a recente a prisão de Carioca.

No mais, admitiu que as relações com Marcos Deça, o "Cerca Velha"(quem encosta cai) prejudicaram continuar na direção no Socorrão . "Cerca Velha" rodopiava,acompanhava tudo vestido como Félix(de preto). 

Depois de "Viver a Vida"  eles curtem Gonzaguinha.
E bem que viu o bem-te-vi,
A sabiá sabia já.
A lua só olhou pro sol;
A chuva abençoou
O vento diz "ele é feliz"
A águia quis saber
Por quê, por que, pourquoi será
O sapo entregou
Ele tomou um banho d'água fresca
No lindo lago do amor
Maravilhosamente clara água
No lindo lago do amor


DESEMBARGADOR-PEIXE DE BEIRA MAR : A QUEM INTERESSA ATINGIR O JUDICIÁRIO DO MARANHÃO?

O Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão veiculou matéria neste domingo(11), em que os dois principais traficantes brasileiros afirmam estarem em processo de transferência para o Maranhão.

A primeira pergunta seria : "quem e com que interesse permitiu o diálogo interfonado entre "Fernandinho Beira-Mar" e "Marcinho VP"? Qual o objetivo ao patrocinar o diálogo entre os perigosos traficantes?

Não parecem lógicas as propostas. No Maranhão sequer existe Manicômio Judicial. O sonho de "Beira-Mar" explica-se nas suas palavras-No Maranhão eu tenho fortíssimo lá, um desembargador que era amigo do Tular .

Quem seria Tular? Advogado? Quem enganou "Beira-Mar" com hipótese impossível de transferência para o Maranhão? A Justiça do Maranhão decidiu em contrário a poderoso capaz de organizar a patranha?

Permitir que traficantes sentem cara a cara. Por meio de interfone acertam suas transferências, para estado que sequer tem Manicômio Judicial. Declarações de intimidade com magistrado. É Fantástico.

beiramar

ENTRE AS COLUNAS E A COLINAS : ARNALDO MELO E HENRIQUE BRANDÃO NA CAMPANHA DE LUÍS FERNANDO

Tolo é quem pensa que o grupo Sarney entregará o jogo no 1° tempo. A "muciça"(maciça) como diria "Jairzinho", está jogando azeitada, unida, determinada em eleger Luís Fernando governador em 2014.

Sábado(10) estavam perfilados Arnaldo Melo, o ex-prefeito Henrique Brandão(irmão de Carlos Brandão) na assinatura de Ordem de Serviço para a construção da Ponte Curimatá, em Colinas. 

O fato dissipa os boatos que Melo na cadeira de governador, em substituição a Roseana Sarney,aguardando ansiosa para deixar o governo(renúncia/cassação) tentaria candidatar-se a reeleição/2014.

O irmão do deputado federal Carlos Brandão é o único de chapéu. Onde tem chapéu tem carapuça. Portanto é bom lembar as palavras do pastor "Primeiro os Meus": "Ninguém vai ao irmão senão pelo irmão".

Foto 1 - Secratário Luis Fernando em Colinas

11 de agosto de 2013

SADOMASOQUISMO ELEITORAL : ROSEANA VAI PARA TELEVISÃO E ASSOCIA IMAGEM A LUÍS FERNANDO(ELA APANHA, ELE GANHA)

Roseana Sarney ciente da forca montada no cadafalso do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), usa como defesa o ataque. Na noite de sábado(10) surpreendeu com inserções na televisão.

O conteúdo expresso da fala presta contas, enumera principais obras na saúde, enfoca avanços na educação, metrifica estradas pavimentas/asfaltadas em dueto(duas vozes) com Luís Fernando.

O que fica latente(disfarçado) é o objetivo da associação imagem/fala com Luís Fernando Silva. A intenção é priorizar crédito a Luís Fernando, do que é positivo na gestão de Roseana Sarney.

O inconsciente coletivo começa a ser adredemente preparado, para ver Luís Fernando falando como governador de direito(após eleição indireta na AL), como candidato a reeleição sentado na cadeira de 1° mandatário.

A estratégia é Roseana Sarney arcar com o ônus e Luís Fernando faturar com o bônus.  Pela primeira vez na história do sarneismo,  o masoquismo(prazer no sofrimento) vence o sadismo(prazer em fazer sofrer).

10 de agosto de 2013

THE FLASH : RELATORA DECIDE EM TEMPO RECORDE SOBRE O PROCESSO DE ROSEANA SARNEY

A família Sarney tomou outro "susto judicial" na sexta-feira(9). A Ministra do TSE, Luciana Lóssio em despacho devolveu em menos de 48 horas, o processo que pede a perda do mandato da governadora Roseana Sarney.

A Ministra Luciana Lóssio alega suspeição, justificando que trabalhou para a governadora Roseana Sarney no processo que cassou o falecido ex-governador do Maranhão, Jackson Lago. O que surpreendeu foi a rapidez na decisão interlocutória.


Luciana Lóssio não usou qualquer prerrogativa para esticar a esperada decisão. Contudo a celeridade desta decisão não impede procrastinação futura. O artigo 18 do Regimento Interno do TSE, faculta pedidos de vista em sessão de julgamento.

Tudo indica que o "Caso Roseana Sarney" entre na pauta de julgamento até dezembro de 2013. A "ex-quase-futura" disse que "não teme nada". Providências tomadas com antecipação, permitem que  a queda fortaleça o candidato(Luís Fernando) dos Sarney.

Por outro lado, a repercussão do parecer favorável a perda do mandato de Roseana Sarney, fortalece as adesões/promessas a candidatura de Flávio Dino. A expectativa de poder é como mel para os abelhas-políticos ou políticos-abelhas.

Abelha-político ou político-abelha e aquele que "dorme de dia, tece durante a tarde e a noite cai no mel". Tem prefeito, deputado, vereador tomando café com Flávio Dino, articulando nas varandas durante as tardes e a noite caindo no mel com a Sarney. 

DOSSIÊ BLOGUEIRO CERCA-VELHA(QUEM ENCOSTA CAI) DERRUBOU YGLÉSIOS MOISÉS

Tem razão o médico-trapalhão Yglésios Moyses quando trata publicamente da sua recente demissão e diz : "Minha saída não se deu por falta de competência, os motivos foram outros".

Yglésios Moyses prometeu revelar "tudo detalhado em coletiva a imprensa na segunda-feira(12), em horário a confirmar". Mas assim como adiantei sua anunciada queda, anteciparei os motivos do baque.

Yglésios caiu por conta de um dossiê, alcunhado de "cerca-velha"(quem encosta cai)pelo núcleo central da gestão Holanda Junior. Dossiê "cerca-velha" é referência a troca de emails com Marcos Deça.

A correspondência entre Yglésios Moyses e Marcos Deça encontra-se na Superintendência de Investigações Criminais(SEIC). Nela é possível perceber o "modus operandi" para derrubar os adversários da dupla.

O médico-trapalhão(Yglésios Moyses) e o "blogueiro cerca-velha"(Marcos Deça) durante o período de troca de emails, orientam-se de forma recíproca no objetivo de seus interesses mesquinhos/pessoais.

Yglésios queria chegar a Secretaria de Saúde,  Deça retornar o grau de influência(cargos/salários)na administração da Capital. Ambos não mediriam as consequências dos atos, no afã de realizarem suas vontades/desejos.

Yglésios deve prestar esclarecimentos(SEIC) na terça(13) sobre sua participação em suposto crime de injúria, calunia e difamação. Deça  o suposto autor/mentor do fato publicado não compareceu quando intimado.

O certo é que o blogueiro Marcos Deça merece o apelido de "cerca-velha"(quem encosta cai). Que diga Josélia Fonseca, ex-Assessora de Comunicação da SMTT. Deça desenvolve campanha diuturna contra Fabíola Aguiar.

Marcos Deça, o "Cerca-Velha" move os céus e as montanhas para retornar o "status-quo" das administrações passadas, em que seu poder de influência renderia indicações em cargos/salários para si, familiares e amigos.

"De tanto querer ser em tudo o primeiro//esqueci de viver"/ De tanto jogar com os sentimentos/ Vivendo de aplausos  envolto em sonhos/ De tanto ocultar a verdade com as mentiras/Esquecer de viver"("Rulio Yglésios"). 





FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...