25 de julho de 2013

ACUSOU : DEÇA INVESTIGADO POR PADRÃO DE VIDA INCOMPATÍVEL RESOLVE INTERPELAR CESAR BELLO?

O blogueiro Marcos Deça diz que vai interpelar o titular desta coluna eletrônica. Interpelar é dirigir a palavra para pedir explicações sobre fatos publicados(empregos para familiares), nada mais. 

Imperativo, pede aos advogados resultados imediatos com medidas cautelares e liminares. Como obter tais resultados por via da interpelação? Algum togado lhe garante decisões "extra petita"(fora do pedido)?

Deça "advogando" contra si mesmo responde a principal :  quem lê este blog sabe que nunca escondi que minha esposa atuava como assessora da Prefeitura de São Luís desde a primeira gestão de Tadeu Palácio (PP). E que decidiu, por si só, se desligar da referida função quando da vitória de Edivaldo Júnior (PTC), simplesmente por que não acreditava em sua capacidade de administrar São Luís.

E continua a confissão do que motiva diariamente as críticas a Edvaldo Holanda : "Chega a ser ridícula a acusação de que critico Holandinha por que ele demitiu minha mulher. Ora, o Maranhão inteiro sabe que me posicionei contra a candidatura do atual prefeito desde quando ela foi definida". A reunião em Hotel relatada em carta era "pra quê"?

Do meio para o fim da "defesa da honra", o real motivo da postagem. Deça tenta justificar o padrão de vida incompatível com a renda auferida mensalmente : "Minha renda mensal se compõe do meu salário no jornal O Estado do Maranhão, da assessoria que mantenho na Câmara Federal(ele é assessor do oposicionista Weverton Rocha)" 

São estas rendas, somadas às da minha mulher, uma profissional gabaritada na área da Educação e da construção civil, que me permitem viver com dignidade junto à família que escolhi. 

Madame Deça é gabaritada na área de educação e da construção civil? Ela é sócia de que firma de engenharia? Tem obras no governo estadual? Deça estaria sendo investigado por tráfico de influência? Tchan, tchan, tchan....

O ataque de Marços Deça parece defesa. Dá raiva perder tantas boquinhas? Não adianta rapaz, tu não volta a reinar na SMTT, SEMOSP, Saúde, Educação, Abastecimento em São Luís.

Procura um analista Deça. Fala da tua obsessão por cargos e salários, dá vontade de ficar rico antes que a família Sarney deixe o poder. Não entulha a Justiça com questionamentos que respondes inconsciente.

ELEIÇÕES 2014 : O PSDB SEGUIRÁ O PDT NO MARANHÃO?

O PSDB está em cima do muro como calango, batendo cabeça para todos candidatos ao governo do estado em 2014. Na pauta das articulações priorizam Luís Fernando Silva e Flávio Dino.

As declarações do deputado federal Carlos Brandão lembram a sambista Leci Brandão, cantando Luz De Repente(Jovelina Pérola Negra)"Sem vacilar/sem me exibir/seguro o pagode não deixo cair".

O PSDB articula na fôrma do PDT. A engenharia política prioriza a manutenção dos mandatos de deputados federais/estaduais. A(s) coligação(ões) definirão o número de cadeiras por partido.

Candidaturas próprias(governo) reduzem as chances de reeleição dos deputados com mandatos(PDT/PSDB). As coligações nas eleições para o governo tem reflexo para os deputados(estaduais/federais).

Dependendo da coligação para o governo, o coeficiente eleitoral(n° de voto para deputados dividido pelo n° de vagas)turbina o coeficiente partidário(n° de votos para legenda dividido pelo coeficiente eleitoral).

"Deixa comigo/deixa comigo/ só vim mostrar o que aprendi/eu seguro o pagode não deixo cair/a lei do pagode só presta quem sabe somar e não diminuir/ Sem vacilar/ sem me exibir/ vim mostrar o que aprendi".

"O bagaço da laranja? Me engasguei/ mas engoli".

24 de julho de 2013

MEU REINO POR UM MANDATO : FALTA PROFISSIONALISMO NAS OPOSIÇÕES

Falta profissionalismo aos políticos que fazem oposição no Maranhão. Classificada de festiva/escocesa(que vem da bebida), a oposição não consegue estruturar-se de forma permanente.

Epitácio Cafeteira foi oposição quase isolada durante 20 anos(1964 à 1984), quando juntou-se a Sarney. Freitas Diniz também fazia oposição a José Sarney.  Ambos agiam de forma isolada/apartada.

Na Assembleia Legislativa Carlos Guterres, Haroldo Saboia, Luís Pedro, Gervásio Santos salvavam seus mandatos. Na Câmara Municipal da Capital sobrava uma ou no máximo duas vagas.

A luta por ter/salvar mandatos ainda é a principal "bandeira de lutas". A oposição não saiu do "planejamento ofensivo bissexto", que ocorre sempre  durante as eleições majoritárias/proporcionais.

Novas formações, manobras, configurações, disposições, instruções devem ocorrer nas oposições. O milenar clássico Arte da Guerra ensina "forças convergentes só devem parar quando cansadas".

Estariam as oposições tão cansadas? É preciso parar de "enxugar gelo". Reuniões sem objetivos definidos, são apenas disfarces deste processo histórico de ter/manter mandatos. Está na hora de mudar .

Ontem(23) estive na Sede do PDT. Foi anunciada reunião da "executiva". Tive a impressão dos "votos dentro de uma Kombi". Renato Dionísio, o "Espoca Urna" era quem presidia o evento.

A pauta? A manutenção do mandato de Weverton Rocha? Rocha repete Ricardo III, personagem de Shakespeare, que na iminência de ser preso trocava o reino por um cavalo. Eles fogem de que?  


23 de julho de 2013

PSD E A ENGENHARIA ELEITORAL : QUEM TRINCHA E QUEM DESTRINCHA

Diz o ditado "quem fuxica o rabo espicha". No PSD o clima é de "Candinha". Tem mexerico de toda ordem. Quem "trincha" e quem "destrincha" é o que interessa.

O medo de virar "bucha de eleição" é o que assusta principalmente Alexandre Almeida, André Fufuca, Dr.Pádua e Camilo Figueredo. Tatá Milhomem em 3° mandato de suplente é carta fora do baralho.

Para os leitores avaliarem a "murrada", Tatá Milhomem foi suplente no PSD com 35 mil votos. Cutrim disparou com 70 mil votos. Tatá quer eleger deputado estadual o irmão Aristides Milhomem.

Alexandre Almeida (PV-17 mil votos), Dr. Pádua(PP-19 mil), Camilo Figueredo(PDT-30 mil votos), André Fufuca(PSDB-33 mil votos) migraram para o PSD. Querem novas facilidades eleitorais em 2014. 

De maior bancada(6 deputados) a legenda está quase desbancada. Conversei com o Dr. Pádua por celular. Pádua nem "trincha", nem "destrincha". A maioria pode ficar, basta servir "filé trinchado".

O "matemático eleitoral", João Alberto diz que tem "chapéu" para botar na cabeça de todos. Alberto possui arquivo com mapeamento, probabilidade eleitoral dos políticos/partidos do grupo Sarney.

Quando as oposições iniciam o "Projeto de Engenharia Política 2014"? Falta mapeamento/estimativas, além do necessário estudo de probabilidades eleitorais, para adequação dos candidatos.

DESTRINCHANDO : AFONSO MANOEL ASSUME O DIRETÓRIO DO PSD NA CAPITAL

É inegável a capacidade de articulação do grupo Sarney. Capitaneado pelo experiente morubixaba, "José de Sarney" conta ainda com tuxauas do porte de João Alberto, o "Carcará".

Sarney tomou conhecimento da "trincada" movimentação no PSD. A "nomeação" do Secretário de Fazenda, Claudio Trinchão para Presidência do PSD provocaria a debandada de mais 5 deputados.

O deputado Raimundo Cutrim assim que tomou conhecimento da possibilidade da "nova trincheira", abandonou o partido alertando : "quem tem Cutrim tem medo de não conseguir 70 mil votos".

Alexandre Almeida, André Fufuca, Dr. Pádua, Tatá Milhomem, Camilo Figueredo também estão de malas prontas. Eles temem os concorrentes da "nova trincheira", que vem de mala$ cheias.

Antes do "rasante" nos Leões na terça(22), Sarney chamou João Alberto, incumbindo-lhe de como precursor, encontrar solução para  "destrinchar" a articulação "Trinchão no comando do PSD".

Alberto professor de matemática eleitoral chamou o aluno mais aplicado, o deputado Roberto Costa. Reunidos desde a sexta(21) resolveram o problema do PSD, dando-lhe vocação política.

O deputado estadual Afonso Manoel deixou o PMDB, para assumir a Presidência do PSD na Capital. Afonso Manoel é a maior liderança do movimento carismático(Igreja) no Maranhão.

Max Weber ensina em Ciência e Política(Duas Vocações), que o poder carismático se impõe pela competência positiva, estruturado em regras de conduta voltadas para o bem-estar humano.

O mesmo Weber diz : "A política é exercida ocasionalmente por todos. Outros fazem da atividade política profissão secundária. É o caso daqueles que desempenham papel de homens de confiança". Trincha Claudio.

A sorte de "José de Sarney" é oriunda da leitura/aplicação destes clássicos, que proporcionam a capacidade premonitória. Política sem estudo é exercício de vaidades, busca de interesses pessoais.

Destrincha Afonso Manoel.


    

22 de julho de 2013

DOIDERA : PSICOSE, OBSSESSÃO E "DEPRESSÃO"


A principal característica da debilidade mental é não admitir-se portador do mal psíquico. É muito comum a transferência- processo pelo qual o "doente" atribui aos outros a doença.

No entanto o cotidiano encarrega-se de diferenciar sanidade de insanidade. O "Professor" Elias Lopes da Silva, o Sócrates causava boa impressão nos primeiros 20 minutos de diálogo. Depois...

"Sócrates" seria portador de psicose(fuga da realidade). Ele queria ter mandato político. De tão envolvente consegui candidatar-se sem lenço ou documento. Dizia e de fato era amigo pessoal de Sarney.

Sarney Presidente, "Sócrates" invadiu o Palácio da Alvorada. Detido, foi solto sob as ordens do Presidente. "Sócrates" encontrar-se recolhido em abrigo sob as expensas do amigo Sarney.

Toda doença mental é lenta, progressiva, fatal. Na obsessão a ideia fixa persegue o doente. O transtorno não produz fuga da realidade, a impertinência incomoda o portador que luta até realizar desejos.

Marcos Deça teria confessado a um amigo psicanalista : "não descanso enquanto não retornar a todos os empregos que tinha na Prefeitura de São Luís". O analista teria visto quadro obsessivo.

Como todo doente mental, Deça não teria admitido o quadro de obsessão. Questionado sobre a "embirração"(postagens)sobre Holandinha, rapidamente atribuiu um quadro de depressão ao Prefeito de São Luís.

Sanidade mental é a capacidade de adaptar-se as novas circunstâncias sem perder o controle. Tem doido, maluco e maluco-doido. Em qual você se encaixa?

TRINCHÃO : A DISTÂNCIA ENTRE O QUE SARNEY DIZ E ROSEANA FAZ

Sarney culpa o sistema político-eleitoral, o voto proporcional como destruidores dos partidos, do Congresso Nacional. Sistema e voto seriam  responsáveis pela incompreensão do povo.

Sarney não quer perceber que o principal fator da revolta popular, são as práticas políticas(fisiologismo, clientelismo, patrimonialismo) cativados ao longo de 57 anos, de mando e mandatos.

Para auferir a distância entre fala/prática de Sarney, basta conferir a articulação política da filha. Roseana Sarney ungiu o burocrata/forasteiro Cláudio Trinchão, Presidente de Partido(PSD).

Roseana Sarney sem querer/querendo abre os cofres da Fazenda para os olhos ávidos dos políticos. Trinchão  a exemplo de José Teixeira(governo Luís Rocha) vai à deputado federal, depois some.

Sarney  aparece com essa "conversa enfiada", culpando o sistema político-eleitoral, o voto proporcional. Acorda Sarney, olha o que tua filha está fazendo com os partidos políticos no Maranhão. 

21 de julho de 2013

GRAMPOS E ESCOVAS : AS RELAÇÕES SECRETAS DE ALUÍSIO MENDES E MARCOS DEÇA

O blogueiro Marcos Deça faz estudas críticas ao Secretário de Segurança, Aluísio Mendes. O "teatro" foi engendrado pelo "capo", Fernando Sarney que monitora as postagens

Nenhuma das críticas atinge o cerne da administração de Mendes. Todas matérias funcionam como instrumento de promoção/manutenção de "Aluizinho" na Segurança.

Deça "bate" de forma estimulada, Aluísio não passa recibo(dá resposta) no Blog de "Sarará", mas usas os "flanelinhas"(blogueiros apêndices) para apresentar resultados previamente estudados.

Marcos Deça critica Aluísio, Gilberto Leda&Jorge Aragão apresentam os resultados adredemente preparados. Roseana Sarney ao ler as clipagens fica com impressão positiva da gestão Mendes.

Fernando Sarney equacionou as postagens dos blogueiros aliados, tendo como base a ojeriza(repulsa) que Roseana Sarney tem por Marcos Deça. "Vindo de Deça é duvidoso", teria dito a "Branca".

As denúncias de grampos expõe a orquestração Fernando Sarney/Marcos Deça/Aluísio Mendes e os "flanelinhas". Como Marcos Deça consegui os extratos eletrônicos de mensagens? 

Eles pensam que todos são bestas. Como seriam as relações secretas de Marcos Deça e Aluísio Mendes? Quem coloca os grampos, quem faz as escovas? Ambos são "metro-sexuais"?

20 de julho de 2013

ENTERRA, DEIXA OU LEVA : MACAXEIRA QUER SER VICE DE LUÍS FERNANDO

O blogueiro Jonh Cutrim informa que a vaga de vice-governador na chapa de Luís Fernando(PMDB) é do Partido dos Trabalhadores. Na avaliação de Cutrim o PT continuará parceiro do grupo Sarney.

"O nome mais forte para o cargo de vice-governador será novamente o de Washington Luís, independente do resultado do PED e da crescente insatisfação sarno-petista", avalia Cutrim.

A possível repetição nas eleições de 2014, do intragável processo político entre PMDB/PT/Washington Luís/ Luís Fernando lembra o folclore, envolvendo o dono de um cachorro chamado "Nabunda".

"Nabunda" morreu, mas não largou o osso escondido na cadeira de um vice-governador. O dono do cachorro tinha três alternativa : deixar, enterrar ou levar "Nabunda". Qual das três será escolhida?

O que é marrom por fora, branco por dentro e sai sangue? Macaxeira. Macaxeira sai sangue? Enterra e responde. Sarney nunca imaginou ter quer enterrar, levar ou deixar "Nabunda".

 

DR. CHUPETA : A PROLE GRANDE E GROSSA DE SARNEY

Sarney é o político com maior número/tempo de mandatos no Brasil. Aos 26 anos foi suplente de deputado federal, aos 83 anos repete o sexto mandato de senador(Maranhão- 3 ; Amapá- 3).

Sarney exerce mandatos ininterruptos desde 1956 : deputado federal(2); governador(1); senador(6); presidente da república(1); presidente do senado(4). O histórico faz inveja a "deus e o diabo".

Em resposta ao jornal britânico The Economist em 2009, que o acusava de jussárico, citando Wiston Churchiil disse considerar normal os mandatos e a participação da prole(família) na política.

O desembargador Sarney de Araújo Costa, pai de "José de Sarney" notório pelo número de filhos(9), ao chegar em festa na companhia de todos os rebentos, foi abordado pela "inconveniência amiga":

_  Sarney, tu estas com a prole grande!

_ Grossa também.  

Respondeu uma indiscreta amiga do desembargador que se benzia em sinal de cruz. Ele tinha este "tique nervoso", denunciando religioso sentimento de culpa.   



NOTA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO

Requerimento 146/ 2024,aprovado pela Casa e de autoria da deputada estadual Mical Damasceno, se refere à realizaçãode uma sessão Solene, que...