27 de junho de 2013

LISTA SANTA FOI ABERTA : CONSELHO DO GOVERNO ROSEANA SARNEY É ELEITOREIRO

O titular desta coluna eletrônica antecipou a existência de "Lista Santa" na Casa Civil. A princípio seriam 87 nomes, mas aberta a "missiva" o escândalo é bem maior.

São 210 no "Ali Babá" de Roseana Sarney. Tem nada menos que 156 ex-prefeitos. Será que é para eleger alguém? A resposta deve aparecer nas próximas manifestações.

Uh, uh fora Sarney. Se Conselho fosse ruim, ex-prefeito aceitava de graça. Cada ex-alcaide receberá a bagatela de 6 mil reais/mês. Dá para manter o eleitorado calado? Duvido.

Muitos destes ex-prefeitos foram sentenciados na Justiça Federal/Estadual. Como é que eles ficam com a aprovação do Projeto Ficha-Limpa no serviço público estadual?

Roseana Sarney sanciona a lei(Ficha Limpa) de autoria do  deputado José Carlos? A lei foi aprovada na manhã desta quinta-feira(27). Qual o prazo para a sanção governamental?

Olha relação dos Conselheiros. Tem gente analfabeto de pai, mãe, irmão e vizinhança. Imagina um governo com um Conselho formado por interesse eleitoreiro.

Essa lista vai parar na mão do povo nas ruas. A solução mínima é sancionar de imediato a Ficha Limpa(estadual) e demitir todos sentenciados ou evolvidos em improbidades. 

TIAGO RIBEIRO DANTAS (PRP) – Feira Nova do Maranhão
JOSÉ LIMA DOS SANTOS NETO (PMN) – ex-candidato a deputado estadual
DANÚBIA LOYANE ALMEIDA CARNEIRO (PR)– Chapadinha
WILLIAM GUIMARÃES DA SILVA (DEM) – Guimarães
HELOÍSA HELENA FRANCO (DEM) – Alcântara
PRISCYLLA BONIFÁCIO DE OLIVEIRA SÁ (PTdoB) – Presidente Dutra
MARCONI BIMBA CARVALHO DE AQUINO (PRP) – Rosário
JOSÉ REINALDO DA SILVA CALVET (PSC) – Bacabeira
JOSÉ MÁRIO ALVES DE SOUSA (PMDB) – São João dos Patos
LEÃO SANTOS NETO (PSDB) – Arari
JOSIMAR CUNHA RODRIGUES (PR) – Maranhãozinho
MARIA DO ROSÁRIO SERRÃO MARTINS (PPS) – Rosário
ANTONIO ATAÍDE MATOS PINTO (DEM) – Cachoeira Grande
MARIA SONIA OLIVEIRA CAMPOS (DEM) – Axixá
MARINALVA MADEIRO NEPONUCENA SOBRINHO (PTB) – Tufilândia
RAIMUNDO NONATO E SILVA (PMDB) – Barão de Grajaú
BRENO CARDOSO DA SILVEIRA – Parnarama
MAGRADO AROUCHA BARROS (PR) – Viana
CONCEIÇÃO DE MARIA CUTRIM CAMPOS (PMDB) – Olinda Nova do Maranhão
ITALO CARDOSO LIMA E SILVA (PRP) – São Raimundo das Mangabeiras
JOSÉ RIBAMAR LOPES DE SOUSA (PMDB) -Morros
ANTONIO JOSÉ BITTENCOURT DE ALBUQUERQUE JÚNIOR – vereador de Caxias
ADRIANO SOARES DE SOUSA (PSL) – Belágua
FRANCISCA ALVES DOS REIS (PSD) – Fortuna
MARIA RITA SODRE OLIVEIRA (PP) – Cururupu
GILDÁSIO ANGELO DA SILVA (PSL) – Poção das Pedras
MARIA DO SOCORRO ALMEIDA WAQUIM (PMDB) – Timon
JOÃO MOREIRA PINTO (PR) – Vila Nova dos Martírios
LEILA MARIA RESENDE RIBEIRO (PV) – Sucupira do Norte
LINDALVA FERREIRA LIMA (PRB) – Lagoa Grande do Maranhão
RUBEM EDUARDO SANTOS AMORIM (PSD) – Mirinzal
JOSÉ MARIA OLIVEIRA MATOS (PMDB) – Icatu
MARIA VALDENIR COELHO ALVES (PMDB) – Cidelândia
MÁRIO JORGE SILVA CARNEIRO (DEM) – Esperantinópolis
FRANCISCO DE ASSIS CANAVIEIRA FONSECA (PT) – Tutóia
IVALDO ALMEIDA FERREIRA (PDT) – Mirinzal
SÉRGIO RICARDO OLIVEIRA VIEIRA (PTB) – Açailândia
MÁRCIO ANDRÉ BRAÚNA REZENDE (PTB) – Santa Rita
GEAMES MACEDO RIBEIRO (PDT) – Igarapé Grande
ELINALDO COLAÇO ARAÚJO (PSD) – Matões
RIVALGÊNIA CONCEIÇÃO GONÇALVES MORAIS (PV) – Viana. 

MAJOR RECEBE CARINHOSAMENTE A MANIFESTAÇÃO EM FRENTE A ASSEMBLEIA

20130626-222008.jpg

VITÓRIA DA SELEÇÃO MUDANÇA NA LEGISLAÇÃO : CRIME DOS ENGRAVATADOS DÁ CADEIA BRABA

Projeto aprovado em votação simbólica no Senado(26), transforma crimes de corrupção em hediondo- aquele que não admite fiança, a pena é cumprida em regime fechado inicialmente.

A nova redação dada aos crimes de "colarinho branco" aumenta as penas, elimina privilégios, estanca o sentimento de impunidade-  o que se expressa com : "isso não vai dar em nada".

O questão não são as leis que existem em excesso,  mas a aplicação da legislação quando penaliza os "graúdos", com a devida ressalva no julgamento exemplar do caso do "Mensalão".

A lei só retroage(volta no tempo) para beneficiar os réus. Penalizará na forma à ser prescrita os que cometerem crimes futuros. José Dirceu entre outros deve gozar do princípio da irretroatividade.

Quem encheu os alforjes, foi flagrado, investigado, julgado, sentenciado não poderá ser penalizado na forma à ser prescrita. Qual a explicação para o que se pensará como privilégio de alguns?

As sentenças são anteriores a futura promulgação. A lei entra em vigor na data da sua publicação. Mudam as leis, mas prevalecem os princípios basilares do direito, entre eles o da irretroatividade.

O "direito achado nas ruas" promove mudanças fundamentais. Para os que não viam objetivo nas últimas manifestações de rua a resposta : para cada vitória da seleção uma mudança na legislação.

Esse aí a direita de Felipão é Sarney?






26 de junho de 2013

FAZ MAROLA NA DEODORO : PEQUENO NÚMERO DE MANIFESTANTES OCUPA AS ESCADARIAS DA BIBLIOTECA BENEDITO LEITE

Reduzido número de manifestantes ocupam as escadarias da Biblioteca Benedito Leite. Toda grande onda começa com marola, mas não parece o caso nesta quarta-feira(26).

Na Assembleia Legislativa até o presente momento não há movimentação expressiva. A concentração foi marcada para depois do jogo do Brasil(2) contra o Uruguai(1).

É possível que a formação de pequenos grupos em diversos pontos da Capital, venham convergir para o Sítio do Rangedor, onde fica localizada a  Assembleia Legislativa.

Por outro lado é grande a expectativa em relação a presença da Força Nacional. Existe quem arrisque que dezenas de soldados estariam acampados nas matas do Sítio do Rangedor.

Aguardamos o desenrolar das manifestações após o jogo do Brasil. É pouco provável outro contingente expressivo de manifestantes nas ruas da Capital, como na quarta(19) e sábado(22).

Grupo de vândalos/desordeiros também podem ser vistos na periferia da Praça Deodoro. Não há presença ostensiva da polícia, mas pode ser estratégia militar para surpreender os desordeiros.

FORÇA NACIONAL ESTÁ EM SÃO LUÍS? A ORDEM É PARA "BATER", "PRENDER" E ARREBENTAR?

Corre a boca-pequena que a Força Nacional já se encontra em São Luís. O comboio com cerca de 300 soldados fez escala em Zé Doca. A ordem seria para "bater", "prender" e "arrebentar"?

Aluísio Mendes em entrevistas recente fez ameaças neste sentido. Mendes é Agente da Polícia Federal, promovido a "Comandante" do Grupo Tático Aéreo(GTA) por determinação política de Sarney.

Roseana Sarney forjada no "posso", "mando" e "faço" prefere meter a "taca" ao diálogo com os manifestantes. Bastava reunir com os manifestantes após o encontro com a Presidente Dilma.

Vamos aguardar os acontecimentos desta tarde-noite de quarta-feira(26). Que aconteçam os protestos de forma civilizada sem agressão ao patrimônio público/privado ou aos manifestantes.



TE SAI "DEÇA" : BLOGUEIRO É ACONSELHADO A NÃO COMPARECER EM LOCAIS DE PROTESTO

O blogueiro Marcos Deça foi aconselhado a não comparecer nos locais de protestos. Deça foi eleito "inimigo número 1" das Manifestações de Rua em São Luís.


Textos de conteúdo contrário as manifestações, recheados de agressões descabidas, o definiram como membro ativo da extrema-direita-mecanizada-digitada.

Marcos Deça é um empedernido sarneista que teme a queda da oligarquia, que lhe proporciona dezenas de sinecuras em repartições publicas e na iniciativa privada.

Hoje(26) no período vespertino acontece manifestação na Assembleia Legislativa, local em que Marcos Deça faz cobertura jornalística. Espera-se bom senso do jornalista/blogueiro.

Como ensina Exupery no Pequeno Príncipe : "Te tornas responsável eternamente pelo que cativas". Kant foi além : "age de forma que tua conduta se transforme em regra universal". 





DÁ O PÉ LOURO : CÂMARA REJEITA PEC 37(430 VOTOS CONTRA, APENAS 9 A FAVOR)

O deputado federal Lourival Mendes,  o "Louro de José" cai da ribalta para as galés da Câmara Federal. Mendes deve retornar ao cargo de Delegado de Polícia em 2014.

O pior será a convivência(Mendes/Promotores) nos inquéritos presididos pelo "Louro de José". Dirceu, Sarney, Genoíno são alguns "Josés" que torciam pela aprovação da PEC 37.

A participação do Ministério Público em inquéritos policias tornará a apuração dos fatos mais rigorosa. Isso é tudo que estes "Josés" não gostam nem de ouvir falar.

A murrada foi forte. Entre os presentes, 430 votaram contra, apenas 9 a favor. Curupaco papaco. Lourival Mendes jura de pés juntos que o país é quem perde.

Um deputado maranhense lembrou o "Caso do Papagaio". O "louro" chamava um promotor de justiça pelo apelido(Pé de Tesoura) devido defeito congênito.

O promotor tentava afogar o papagaio em um tanque. Ao submergir dos escaldos o "louro" gritava em ritornelo: "tesoura". O promotor esbaforido tentou três vezes. 

O papagaio não resistiu ao quarto escaldo. O "louro" morreu  gritando "tesoura". Ao retirar o papagaio do tanque, o promotor observou que seus pezinhos cruzavam como tesoura. 



25 de junho de 2013

"PRA ONTEM" : HOLANDA REÚNE COM MANIFESTANTE E ASSUME COMPROMISSOS

O prefeito de São Luís, Holanda Junior estabeleceu o primeiro diálogo com os grupos de manifestantes(Acorda Maranhão e Vem pra Rua São Luís).

Do encontro preliminar resultaram alguns compromissos "para ontem". Esta é a primeira de uma série . A cada reunião um conjunto de soluções.

Eis as primeiras:
- Reforma dos cinco Terminais de Integração e realização de audiências públicas para discutir a licitação do transporte público;
- Criação de um fórum e de um conselho de transportes, com a participação da sociedade, que discutirá, entre outras coisas, o destino do VLT;
- Mudança no trânsito do João Paulo. Estacionamentos serão deslocados para ruas transversais. Do 24º BC ao Filipinho será construída uma ciclovia;
- Realização de concurso público para preencher vagas na Controladoria, Procuradoria e Guarda Municipal.

"MARRASTÃO" : MISTURA DE MANIFESTAÇÃO COM ARRASTÃO AINDA OCORRE NA CAPITAL

A Polícia Militar tenta sufocar focos de "marastão". Trata-se da mistura de manifestação com arrastão. Vândalos/desordeiros agem em toda São Luís.

A coluna orienta para o uso do "disque denúncia" ou 190, comprovada a ação de desocupados em detrimento do patrimônio público ou particular.

Todos devem contribuir para diferenciar manifestantes de arruaceiros. Só os insanos podem ser contrários as reivindicações do povo brasileiro.

ONDA OLHA ONDA : QUERO MOSTRAR O QUE É BOM E SAUDÁVEL

Depois das manifestações nas rua do país inteiro, o Maranhão sofrerá profundas modificações nos espaços políticos. O jogo fica zerado a esquerda e à direita.

Novas lideranças desvinculadas dos partidos tendem a conquistar o eleitorado cansado do engodo   O processo de castração de lideranças autênticas tem 50 anos.

Acabaram os "indecisos cordões". A primavera tomou o lugar das flores "contra os canhões". Essa é a "hora e estamos fazendo acontecer".

Obrigado pelo ponta-pé Geraldo Vandré. "Já vejo noite para amanhecer// amanhecer que vai ser dia// dia para quanto ser"(Bandeira Tribuzi).


"CAVALO DE TROIA" RETIRA NOVAMENTE FERNANDO FIALHO DA PAUTA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O Serviço de Inteligência das Polícias(Civil e Militar) sondam a possibilidade de "Cavalo de Troia", na manifestação da próxima quarta(26) na Assembleia Legislativa.

A estratégia "Cavalo de Troia" consistiria em colocar aos poucos lotes de manifestantes dentro da Assembleia Legislativa. Como a "Casa é do Povo" não é possível impedir o acesso da população.

Como resolver o impasse diante da iminência da manifestação na AL? Proibir o acesso seria medida antidemocrática. Estudar o perfil do público que adentra, quantificar os acessos parece o provável.

O dilema levou o governo a adiar mais uma vez, o comparecimento do Secretário de Desenvolvimento e Agricultura Familiar, Fernando Fialho que responderia sobre o desvio de recursos em convênios.

O "conflito de agendas" tem livrado Fernando Fialho de explicar o inexplicável. São duas consistente denúncias(Escândalo Vera Macieira na Raposa e o do "Poços de Dinheiro" na Ilhinha). 

Fernando Fialho nesta quarta(26) na AL sairia como peixe de restaurante popular(esbagaçado, sem cabeça e sem espinha). Fialho torce pela continuidade das manifestações até a Copa de 2014.




A MIRA DO PACTO : FERNANDO FIALHO É O EXEMPLO DA FALTA DE TRANSPARÊNCIA NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS FEDERAIS

A Presidente Dilma solicitou aos governadores/prefeitos a formação de equipes técnicas para a elaboração de projetos, visando atender as demandas oriundas das manifestações de rua em todo o Brasil.

Dona Dilma recomendou ainda transparência na aplicação de cada centavo em convênios. Roseana Sarney deve ter ficado pálida, posto que somam-se várias denúncias de malversação na SEDES.

O Secretário de Desenvolvimento Agricultura e Alimentação Familiar do governo , Fernando Fialho é acusado de compactuar com desvios milionários em convênios cujas obras são inexistentes. 

Fialho seria exemplo de falta de transparência na aplicação dos recursos públicos federais em convênios? Na quarta-(26), ele assumiu compromisso de explicar tudo na Assembleia Legislativa.

Roseana Sarney ainda tem o despautério de insinuar-se na "linha do pacto" na Coluna Estado Maior do EMA(Jornal Estado do Maranhão da família Sarney. "Ore veja siô! É muita cara de pau. 

DEPOIS DA ONDA A RONDA : GESTORES DEVEM MONTAR EQUIPES TÉCNICAS PARA ATENDER AS DEMANDAS

A onda de protesto começa a virar marola. A Presidente Dilma afastou o risco de "golpe branco-oliva", convocando governadores/prefeitos para solução das demandas requeridas em manifestações.

Ávidos governadores e prefeitos foram de "pires na mão". Todos ouviram a determinação de montar equipes técnicas, objetivando o encaminhamento/execução das principais reivindicações do povo brasileiro.

Depois da onda vem a ronda. A missão dos blogueiros/internautas será o monitoramento na elaboração de projetos em diálogo com as comunidades e execução de forma transparente sem desvio de um centavo.

Somente os desvairados(sem coerência) posicionaram-se contrário as salutares manifestações em todo o Brasil. No Maranhão a extrema-direita-mecanizada foi representada pelo blogueiro/Sarney Marcos Deça. 



24 de junho de 2013

REFORMA POLÍTICA : HILTON GONÇALO SERÁ CANDIDATO INDEPENDENTE DE PARTIDO POLÍTICO?

A principal pauta da reunião da Presidente Dilma com os governadores/prefeitos foi a reforma política. Ela defende a convocação de  plebiscito que autorize uma Constituinte à proceder a reforma.

No bojo da reforma política as candidaturas avulsas, que consistem na possibilidade dos candidatos concorrem sem vínculos partidários. Não existe ainda previsão constitucional no Brasil. Mas é certa a discussão.

O principal beneficiado com a proposta de candidaturas avulsas é o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo. Gonçalo vem falando a linguagem das ruas(políticas públicas de resultados), desde a gestão em Santa Rita.

"Escuto o povo na sua fala e parto para a solução. Costumo resolver o que é possível de imediato, sem postegar, em seguida busco solução em conjunto para as demandas mais complexas", resume Gonçalo.

"A questão é o partido para lançar da minha candidatura, sem provocar divisões nas oposições. Se a reforma aprovar as candidaturas avulsas ficará mais fácil, do contrário buscarei viabilizar minha candidatura",  diz Gonçalo.



MUNICIPALIZARAM AS PAUTAS : EIS A OPORTUNIDADE PARA OS GESTORES LIVRAREM-SE DO "TOMA LÁ, DÁ CÁ"

As pautas específicas dos protestos em voga são de competência dos municípios. Isso possibilitará aos prefeitos livrarem-se do fisiologismo que impera na relação com os vereadores.

Doravante as Assessorias de Comunicação ficam obrigadas a "viverem nas redes sociais". Assim poderão anteciparem-se aos protestos com respostas as demandas comunitárias.

Ganha a população que pode organizar-se com ajuda da internet, livrando-se  do filtro imposto pela mídia tradicional. Ganham as administrações no contato permanente com as comunidades.

O caminho é esse, a internet a ferramenta, a vida das gestões virá das comunidades. O que parece "limão", poderá transformar-se em limonada. Depende da relação entre as gestões e o "povo da net".

Acabaram os monopólios midiáticos. Tem quem reclame dos Assessores de Comunicação ligados nas redes sociais, ou ainda dos candidatos aos governos que dispensam atenção especial a internet.

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...