12 de junho de 2013

SECRETÁRIO ESTÁ NO FIADO :CONTRATO DO CONVÊNIO DO INSTITUTO VERA MACIEIRA DESMASCARA FERNANDO FIALHO

O contrato de convênio entre o Instituto Vera Macieira e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado(082-CV/2012) foi assinado em 17 de outubro de 2012.

Consta na Cláusula Quarta que : "a liberação dos recursos correspondentes a 40% serão liberados após a publicação do extrato do convênio no Diário Oficial do Estado".

Como o Instituto Vera Macieira recebeu os recursos se na data não era reconhecida como de Utilidade Pública? Como o extrato de convênio publicado com vícios produziu efeitos legais?

Roseana Sarney teria autorizado aos deputados da base aliada, a votar pela convocação de Fernando Fialho. Ela também quer respostas mais convincentes sobre o escândalo "Vera Macieira".

"Rapaz, com tanto nome para botar em arapuca, esses malversadores escolheram o da minha avó. Quero tudo esclarecido. Não interessa quem esteja envolvido ou não", disse Roseana Sarney.

O Secretário de Desenvolvimento e Agricultura Familiar, Fernando Fialho está no fiado. Fialho diz sempre  que a melhor resposta ele vai dar amanhã. No dia seguinte repete "amanhã esclareço melhor".

O GRUPO SARNEY E SUAS "MUDANÇAS" : QUAL É A PRÓXIMA ?

O "sarneismo" foi inicialmente patrocinado pelo golpe militar de 1964. Dentro da caserna, Sarney não era unanimidade. Prestigiado pelos "linha dura"(Castelo Branco, Costa e Silva, Emílio Médici), sobreviveu  aos "da abertura"(Ernesto Geisel e João Figueredo).

Os reflexos deste período no estado : nasce a utopia "Maranhão Novo"(1964 à 1970); eleição indireta dos governadores Pedro Neiva, Nunes Freire, João Castelo e Luís Rocha. Sarney para livrar-se da responsabilidade apoiou a todos no início de governo, distanciando-se ao final.

Sarney assumiu a Presidência da República em 1984, garantindo mais 20 anos de poder, agora no Maranhão e no Amapá. As consequências políticas maiores foram o desmantelar das oposições, com a cooptação de Epitácio Cafeteira(PMDB) e o surgimento do "sarnopetismo".  

Neste período surge o instituto da reeleição e Roseana Sarney aos 31 anos, desconhecida da classe política no Maranhão. Aboletada na Secretaria da Presidência da República projetou-se para o cargo de deputada federal e governadora do estado, sob o olhar auspicioso do pai, José Sarney.

O sarneismo de José Sarney é o mesmo de Roseana Sarney? Penso que não. Creio que o próprio José Sarney, de razoável cultura o projetou para mais 50 anos a exemplo da dinastia dos Médici em Florença, na Itália, que inspirou Nícolas Maquiavel a escrever  O Príncipe.   

"A Princesa"(Roseana Sarney) no primeiro governo(1994) criou o grupo "Sorboninha", composto por Pedro Braga, Gastão Vieira e Luís Fernando Silva. A exemplo dos Médici, os Sarney são tido como mecenas da Cultura no Maranhão. Carnaval e São João são os grandes trunfos.

Qual a próxima mudança? Como pintar com novas cores o herdeiro político com sangue fora do clã? Como esconder a postura populista-demagógica, os métodos pautados no fisiologismo, clientelismo e patrimonialismo? O marqueteiro tem que enxergar  além da briga de galos.

Quem é o terceiro e por detrás de Roseana Sarney?

11 de junho de 2013

NINGUÉM VAI AO PAI (LOBÃO) SENÃO PELO FILHO(EDINHO)

Edinho Lobão sinaliza aproximação com o grupo de  Flávio Dino. A visita ao gabinete do prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Junior é a senha. Ninguém vai ao pai(Lobão) senão pelo filho(Lobinho).

O fato se reveste de importância, posto que anunciaram para julho o nome do candidato do grupo Sarney ao governo. Edinho Lobão quer ser candidato a vice-governador na chapa oficial.

O anunciado "patriotismo" do senador Edinho Lobão soa como mais um recado para Roseana Sarney, justamente no mês de véspera(junho) da definição do candidato dos governistas.

É muita coincidência. Lobinho de "chapeuzinho vermelho", mas parece "cavalo de troia"- aquele presente dos gregos, que tem a barriga cheia de inimigos. Te cuida Holandinha.

 

ORIGEM, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, TOPOGRAFIA, AVANÇOS, RETROCESSOS DOS GRUPOS POLÍTICOS NO MARANHÃO

O bom nível aparente da disputa política ao governo do estado, promove ganhos à categorias funcionais. Professores, funcionários públicos conseguem legalizar direitos há décadas pleiteados.

Luís Fernando Silva tem a gestão de Roseana Sarney como espelho. Flávio Dino tem a administração de Holanda Junior como imagem principal.  A governadora e o prefeito da Capital "pisam em ovos".

Ainda impera o modelo fisiológico-patrimonialista-clientelista, nas "hostes" governistas ligadas ao grupo político capitaneado com pouca habilidade por Roseana Sarney. É "a catinga de Sarney".

Holanda promove avanço ao formatar por critérios de competência  a nova composição  do secretariado, após a cobrança do resultados de metas estabelecidas. A postura tem o "cheiro" de Flávio Dino.

A mentalidade anacrônica do grupo Sarney tem influência dos anos 30, 40, 50 e 60, tendo como referências o populismo demagógico de Vargas e o autoritarismo dos militares. Daí vem os "murros na mesa" da "Branca".

O grupo de Dino pauta-se nos revolucionários anos 70, 80, 90 e 2000, sob a influência de Che Guevara e Steve Jobs. Daí o constante uso das redes sociais como instrumento de conscientização política.

O suposto desvio de 5 milhões no convênio celebrados entre a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado e o Instituto Vera Macieira, revela a dificuldade do grupo Sarney de libertar-se das velhas práticas.

A CPI do "Bom Peixe" torna público que a gestão de Holanda Junior segue as diretrizes do cidadão Flávio Dino, que durante toda a vida  agiu pautado na lei, julgando sem proteger ou perseguir por interesses pessoais.

DE COMO PRODUZIR UMA MENTIRA COM ASPECTO DE VERDADE : FÁBIO CÂMARA BOTA DOBRADIÇA EM ASA DE BORBOLETA

O vereador Fábio Câmara até que começou bem, mas o aplauso fácil das claques que frequentam diariamente as galerias da Câmara Municipal, fizeram-no perder a objetidade como oposicionista.

Fábio Câmara tenta botar "dobradiça em asa de borboleta"(criar dificuldades) à todos os Projetos do Executivo, enviados para discussão e votação na Câmara Municipal de São Luís.

Câmara criticou sem fundamentação o Programa de Recuperação de Créditos Tributários da Fazenda Municipal(REFAZ), destinados a promover a regularização dos débitos de pessoas físicas/jurídicas.

 Diz o nobre vereador Fábio Câmara :- Da forma como está, o Refaz beneficia apenas as grandes empresas ainda capitalizadas, prejudicando microempresários, ou mesmo aqueles contribuintes que estejam sendo autuados de forma injusta e arbitrária 

O edil sequer leu o Projeto de Lei 104/2013, que logo no artigo 1°, parágrafo 2° estabelece que: "Não haverá aplicação de multa por infração sobre débitos ainda não lançados, declarados na adesão.

Outra inverdade é a previsão catastrófica de que : A aprovação do Refaz nesta Casa, pode acabar incentivando ainda mais a sonegação fiscal, pois quem paga imposto em dia passará a não ter mais beneficio de descontos .

"Muito pelo contrário", posto que o artigo 3°, inciso I, letras a,b,c,d,e do Projeto de Lei 104/13 escalona a redução de juros, multas de mora(demora) de 100 a 50%:
a) a vista 100% de desconto;
b) em seis meses 80% de desconto;
c) de 7 a 12 meses 70% de desconto;
d) de 13 a 24 meses 60% de desconto;
e) entre 25 e 48 meses 50% de desconto.

Falta-lhe assessoria para orienta-lo a luz do direito nos encaminhamentos das discussões dos Projetos de Lei do Executivo. A galeria aplaude, mas a opinião pública repudia.

Quem será que escraviza Fábio Câmara? Custava ler, estudar, interpretar o Projeto de Lei 104/13 sob a luz do Código Tributário, da Lei Orgânica de São Luís? 

Ricardo Murad escreve, Fabio Câmara lê? 




10 de junho de 2013

MENTIRÃO EM AÇÃO

FOTO-DENÚNCIA : O QUE FAZIA ESTA VIATURA DA POLÍCIA MILITAR EM UM CONDOMÍNIO PARTICULAR?

Exiba Foto-0425.jpg na apresentação de slides

SÃO JOÃO NÃO É EDVALDO HOLANDA

Infelizmente a imagem demagógica- aquela que apela às emoções, está incutida na mente daqueles que deveriam ser julgados esclarecidos, ou que tem o ofício de esclarecer

A origem despótica corrompe a visão política. Assim a ausência do prefeito Edvaldo Holanda vira notícia, quando a coletiva era do Secretário de Cultura, Chico Gonçalves.

A coletiva foi para tratar sobre os festejos de São João. O problema é que a mentalidade demagógica-populista acha que o momento é para faturar, como faz Roseana Sarney no Carnaval e São João. 

Esta ultrapassado o líder demagogo, que bebe nas feiras/mercados, que pula fogueira com "rabo de palha", que só permite a mulher dizer : "Xó galinha, vem cá menino, estou aqui meu marido".

Edvaldo Holanda não é santo, principalmente São João. Holanda Junior é o prefeito de São Luís. Deixem as brincadeiras, os brincantes com a liberdade de criarem e contestarem.

Do contrário toadas e marchas rimarão sempre Ana com Roseana, lei com Sarney. Como brada Erasmo Dias(maranhense jornalista e escritor) na novela Maria Arcângela(versa sobre bumba-boi) :

"Oh mártir de Cristo,
Meu Santo Varão,
Livra-me da peste,
Meu São Sebastião."

Tem quem prefira a pornográfica letra censurada de  Oberdan Oliveira e Ubiratan Sousa nos anos 70, que rima de forma indecente bem ao gosto da nossa gente :

"Te alevanta boi malandro,
Sacode os colhões e vem,
Que a dona da casa "fica", a filha "fica" também."




PODER/RESISTÊNCIA/ALTERNATIVA : LUIS FERNANDO, FLÁVIO DINO, HILTON GONÇALO

Michael Foucault ensina em Microfísica do Poder(Editora Graal) que o poder é algo que se exerce, que se efetua em nível macro(central) ou micro(periférico). Onde existe poder há resistência. A resistência multiplica as  alternativas de exercício do poder.

Destas relações resultam avanços, retrocessos ou estagnação.  Quanto mais preparados os contedores melhores os resultados. Não há relação de poder sem o campo do conhecimento. O contrário do exposto chama-se absolutismo político. Estávamos anestesiados?

O Maranhão dá os primeiros passos fora do absolutismo político. As últimas pesquisas situam as preferências dentro do padrão de conhecimento/resultados. O enterro do sarneismo permitirá a disputa dentro do nível normal das relações de poder.

Exercício, resistência, alternativas são formações naturais nas relações de poder. Ainda nos assustamos com a pluralidade que viceja. A passionalidade (paixões) impedem entender a relevância do atual quadro entre os que disputam o governo em 2014.

Acertamos ao confirmar a competência, o favoritismo, o sentimento de mudanças que encarna o nome Flávio Dino, que pela recente pesquisa do Instituto Econométrica venceria as eleições para o governo ainda no primeiro turno, com 54% dos votos.  

Estamos certos também quando enfatizamos o potencial, preparo e experiência do governista Luís Fernando Silva, que pela mesma pesquisa detêm 25%, da preferência dos eleitores do Maranhão, mostrando assim que pode ir bem além do sarneismo falido. 

Da mesma forma quando antes de qualquer jornal, rádio, televisão, blog, instituto de pesquisas alertávamos sobre o excelente quadro que representa o ex-prefeito de Santa Rita, o médico Hilton Gonçalo, que tem quase 10% de intenções de votos para o governo.

Isso chama-se visão política sem paixão, extorsão ou babação. "Ademã(até mais), que eu vou em frente". 




9 de junho de 2013

LISTA SANTA DA CASA CIVIL TEM 81 NOMES : NÃO ESTÁ O TEU , NEM O MEU, MAS QUEM PAGA É JOÃO ABREU

A "lista santa" da Casa Civil tem 81 nomes de esposas/filhos de deputados, prefeitos,vereadores do interior será publicada em breve. Que dia/hora os edis trabalham nas Câmaras Municipais?

A equipe do Blog do Cesar Bello esta concluindo o cruzamento de dados, usando como referência os arquivos do TRE-MA, para evitar erros na publicação dos beneficiados.

Na outra ponta estão as nomeações publicadas no Diário Oficial. A "lista santa" faz inveja a Bia Aroso. Para "variar" parentes de jornalistas/radialista/blogueiros. O velho processo de cooptação. 

Os 81 componentes da "lista santa" receberão batismo no blog, com direito a publicação do ato de nomeação, vínculo político ou grau de parentesco, para que os leitores conheçam as sinecuras.

O primeiro : Guilherme Fonseca Paz, filho da deputada Graça Paz e do Secretário de Programas Especiais Clodomir Paz. O casal está sempre "em paz" com todos os governos. Até quando? 

Eles precisam desta sinecura? Lógico que não. Segundo fontes palacianas  eles(os em paz) seriam donos de imóveis alugados com valores astronômicos, empresas, fazendas, lojas, postos de gasolina. 

Aguardem, pois como ensina Maquiavel o "o bem se faz aos poucos, o mal de uma só vez". Julgo de extrema importância denunciar o processo de sinecuras ainda em vigor no Maranhão. 

Nomeação do filho de Clodomir.

DR. CHUPETA : ORGIAS/MORDOMIAS/AMOR E O PODER

QUEM PAGA A CONTA DO LUZEIROS?
Ricardo Murad recebe os mais chegados  no Luzeiros. Murad costuma passar as orientações para José Márcio, o "Bolachinha" enquanto faz ginástica na academia do Luzeiros.

Durante o banho de ofurô uma linda gueixa faz shiatsu(pressão com os dedos- Pressão=atsu+dedos=shi), uma "ameixa"(morena) o espera para a tântrica(toques nas costas e pélvis).


ROSEANA SARNEY, RICARDO/JORGE MURAD E AS MORDOMIAS
Há 50 anos as famílias Sarney/Murad refastelam-se em incansáveis orgias e mordomias, enquanto o povo pobre morre vitimado pela miséria ou pela violência.

Roseana Sarney se diverte, Ricardo Murad admira com o olhar de babão, Jorge Murad pelo vício dos 50 anos, não para de "bater" com a mão. Aguenta Maranhão velho de peia.



O AMOR E O PODER : QUAL A DIFERENÇA ENTRE O GOVERNO DE ROSEANA E A BASE DA ROSANA
Ambas começam o nome com a letra "R". As duas só acordam depois das 14 horas. Tudo é superfaturado, falsificado, camuflado. Com todo respeito as distintas damas.


8 de junho de 2013

FILHO DE CONSELHEIRO INSTALA CASA DE GUEIXAS E "AMEIXAS" NA LAGOA DA JANSEN

Descobriram a estética, a vaidade, o prazer entre outras modalidades eficientes de lavar dinheiro sujo. Clínicas cirúrgicas  e casa de massagens são as novidades na atividade ilícita.

Os clientes quase não discutem o preço. Vigora e não "viagra" o "pacto sunt servanda"(acordos devem ser cumpridos por desejos recíprocos), quanto mais comprido for o objeto a ser servido.

O filho de um Conselheiro teria inaugurado uma casa de massagem com gueixas(japonesas) e ameixas(morenas). A novidade estaria camuflada como barbearia ou coisa do gênero.

Localizada próximo a Lagoa da Jansen tornou-se alvo de comentários de dez entre nove esposas dos endinheirados.Elas reclamam da estafa dos consortes após "barba, cabelo e bigode".

Um vereador da Câmara de São Luís, morto e vivo na "casa" teria sofrido um infeliz constrangimento. O edil perguntou a "ameixa"(morena) sua especialidade, ela disse ser expertise em "engenhoca".

A "ameixa" subiu no "bruto" do vereador e começou a girar até que todos os pelos pubianos(pentelhos) estivessem entrelaçados. De repente, a "ameixa" derrubou o bolo fecal na barriga do vereador.

"O que é isso"? Perguntou o vereador da Câmara com os dedos apertando nariz. A "ameixa" levantou-se e respondeu laconicamente : "e o bagaço da engenhoca" e saiu se sacudindo. 

Pior foi o deputado "Ridiclif" que escolheu uma gueixa(japonesa). Ela era especialista em "telefone". Aos gritos "Ridiclif" foi socorrido. Arrombaram a porta e a gueixa fazia boquete, tentando trazer os ovos para o ouvido.

É demais, é demais, edmar, edmar , como chora esse rapaz.

OS GÊMEOS(FERNANDO FIALHO/IVALDO RODRIGUES) MADRINHA(ROSEANA SARNEY) E PADRINHO(JÚLIO FRANÇA)

O OUTRO LADO : CPI DO BOM PEIXE ESCUTA OS "LAMBARI"


A CPI do Bom Peixe escutou o ex-gestor do Programa Bom Peixe, Aurélio Ribeiro Oliveira, que pelas contradições deveria sair preso da Câmara Municipal.

Aurélio Oliveira disse inicialmente que existiam as notas fiscais de venda, orientado pelo advogado negou a existência dos documentos que atestam as transações.

A verdade é que a Secretaria de Abastecimento e Pesca não pagava de imediato a empresa fornecedora(Pacif), vendia barato para a população e não recolhia todo dinheiro arrecadado.

A transação no modelo descrito virou uma mina de dinheiro em espécie. Segundo fontes, parte dos valores arrecadados seriam para a  reeleição do vereador Ivaldo Rodrigues.

Segundo ainda as mesmas fontes, os "operadores" seriam o então Secretário de Abastecimento e Pesca, Júlio França, o vereador Ivaldo Rodrigues e o deputado Weverton Rocha, reincidente nas práticas.

Weverton Rocha e Ivaldo Rodrigues respondem a processos desde a direção da União Maranhense dos Estudantes. Segundo a Folha de São Paulo, Rocha responde a 7 processos no Maranhão.

Eles(Weverton Rocha e Ivaldo Rodrigues) ainda querem reeleição? Apesar da extensa folha corrida, Weverton Rocha é paparicado por blogueiros dos grandes e pequenos jornais. Coisas do dinheiro.

Vamos aguardar as apurações da CPI do Bom Peixe para não culpar inocentes e inocentar culpados. Fica aberto o espaço para os que desejarem o constitucional direito de resposta.

Folha: Weverton responde a 7 processos no MA

Por Sílvia Freire, da Folha de S. Paulo:
São Paulo – O ex-assessor do Ministério do Trabalho e deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA), que segundo a revista “Veja” integrava esquema de cobrança de propina de ONGs, responde a seis processos e ações na Justiça Estadual do Maranhão.
 

Weverton é alvo da imprensa nacional
O deputado responde ainda a uma outra ação na Justiça Federal do Maranhão sob acusação de irregularidades na execução do programa ProJovem Urbano, do governo federal, que promove a reinserção de jovens na escola e no mercado.
 
Todas ações e processos são relativos ao período em que o deputado foi secretário de Esporte e Juventude do Maranhão, no governo de Jackson Lago (PDT), entre 2007 e 2009, antes de assumir o cargo no ministério.
 
Rocha deixou a assessoria da pasta para ocupar a vaga de deputado em outubro, no lugar de Carlos Brandão (PSDB), de quem é suplente.
 
O Ministério Público Estadual acusa Rocha de irregularidade na liberação R$ 3,3 milhões a uma construtora que reformou um ginásio esportivo em São Luís.
 
Outras denúncias dizem respeito à contratação sem licitação de uma locadora de veículos; ao desvio de 1.080 colchões doados a desabrigados e usados em evento do PDT; e à reforma, com recursos da secretaria, do campo de futebol da associação dos delegados da Polícia Civil.
 
O advogado Fabiano de Cristo Cabral Rodrigues Jr. afirmou que Rocha nega todas as irregularidades. O advogado disse que as empresas contratadas para o ProJovem já prestavam serviço ao Estado e continuam contratadas no governo de Roseana Sarney (PMDB).
 
Sobre a reforma do ginásio, o advogado disse que a empresa foi contratada em regime de urgência com base em um laudo que apontava riscos na estrutura.
 
O advogado afirmou ainda que Rocha não teve nenhuma relação com o uso dos colchões em evento do PDT e que o campo de futebol reformado será usado por toda a comunidade, e não só pela associação de delegados.

7 de junho de 2013

É MENTIRA TERTA ? STÊNIO RESENDE DIZ QUE "ESCANDALO VERA MACIEIRA" FOI SÓ ERRO DE DIGITAÇÃO

A suposta operação de Caixa 2 no "Escândalo Vera Macieira" atinge frontalmente as candidaturas governistas(Luís Fernando Silva e Edson Lobão).

A principal empresa beneficiada(Snortec) é ligada ao atual Secretário de Juventude, o deputado licenciado Carlos Filho, ex-genro da governadora Roseana Sarney.

Inexecução, superfaturamento em 5 milhões dos serviços de melhoria de acesso ao inexistente povoado Trecho/Raposa não deixam dúvidas do desvio de recursos públicos.

A defesa do governo é do deputado Stênio Resende- aquele do "Escândalo do Babaçu", acusado de receber 2 milhões para permitir desmatamento/construção de condomínios nas cidades.

Stênio Resende em "off" resume tudo a "erros de digitação". Ele quer nos fazer crer que o funcionário responsável pela redação dos documentos, desvirtuou o sentido da palavra "trechos".

"Eram melhorias de acesso à trechos, ele colocou melhorias de acesso ao povoado Trecho. Talvez querendo aproveitar algum trecho de redação anterior. É o que chamam de Control "C", justificou o deputado.

Stênio Resende é irmão do ex-deputado Jucelino Resende,  o "Jussa" que tem um filho casado com a filha do Secretário de Desenvolvimento e Agricultura Familiar, Fernando Fialho. Está explicado. 

É mentira Terta?

6 de junho de 2013

OPOSIÇÃO DETONA CAIXA 2 : FIALHO SEGURA-SE NOS BIGODES DE SARNEY

Em ação conjunta os deputados Marcelo Tavares, Rubens Junior, Bira do Pindaré, Othelino Neto detonaram o que seria um "Caixa, 2" da futura campanha para o governo do estado em 2014.

Os recursos escoariam pelos ralos de Organizações Não Governamentais, Associações de Moradores e Institutos em  benefício candidato ao governo do grupo Sarney, em 2014.

Os convênios fraudulentos seriam novamente instrumentos da malversação política. A liberação dos valores a partir do ano em curso(2013), serviria para evitar maior eficácia da fiscalização .

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar do governo estadual seria responsável pela liberação dos valores milionários superfaturados, com fins eleitoreiros e de Caixa 2.

O flagrante de desvios de recursos públicos só foi possível pela fiscalização "in loco" dos quatro deputados oposicionistas(Marcelo Tavares, Rubens Junior, Bira do Pindaré e Othelino Neto).

Além das irregularidades cadastrais(CNPJ divergente, endereço inexistente) da entidade usada como "cavalo"(Vera Macieira) para desvio dos recursos, o local indicado para obra(Trechos) não existe, nem tão pouco foram realizados os serviços de melhorias.

O "Escândalo Vera Macieira" é apenas a ponta do iceberg, envolvendo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar. São pelo menos 57 convênios sob suspeitas de desvios de recurso por via da Secretaria de Desenvolvimento e Agricultura Familiar.

Para que os leitores tenham a certeza da irregularidade divulgada, basta compulsar a relação de entidades beneficiadas, o tipo de serviço, os valores, o local, a cidade e os responsáveis que assinam.

A entidade Vera Macieira recebeu 4 milhões e 900 mil para melhoramento de caminho de acesso no local denominado Trechos, no município da Raposa. O local não existe, o serviço não foi feito.

O mesmo local denominado Trechos, agora localizado em São Luís recebe mais 409 mil para recuperação de estrada vicinal, por meio do Instituto de Agronegócios no Maranhão(INAGRO) e quem assina é José de Jesus Reis Ataíde já falecido.

O "Escândalo Vera Macieira" põe em risco as candidaturas governistas. O Palácio dos Leões esvaziou o Plenário da Assembleia Legislativa. Roseana Sarney estuda a demissão de Fialho. 

O Secretário de Desenvolvimento e Agricultura Familiar, Fernando Fialho viajou para Brasília e encontra-se debaixo da proteção dos bigodes de Sarney. "Cada fio de bigode é uma jurisprudência", segundo os assessores de Fialho.

Volto com os nomes das firmas que superfaturam os serviços inexistentes, seus sócios, as vinculações com o Secretário da Juventude Carlos Filho, ex-genro de Roseana Sarney, deputados estaduais, federais, vereadores que receberam doações de campanha  das empresas beneficiadas neste vergonhoso convênio. 

A FOGUEIRA POLÍTICA ESTÁ QUEIMANDO : GOLPES/EGOS/INTERESSES/ESTRATÉGIAS

O candidato a governador pelo PC do B, Flávio Dino mostra preparo, bate em cima(Planalto) com linha direta nos ministérios, bate em baixo(Maranhão) com os "Diálogos" nos municípios.

Roseana Sarney acusa os golpes e tenta evitar a imobilização na "linha de cintura". A dificuldade retórica(fala), nas articulações políticas- ela não recebe ninguém, são fatos preocupantes no grupo.

Zequinha é melhor orador. Fernando articula com mais habilidade.  Mas Roseana não tem os desgastes da vida pessoal de ambos, por isso foi escolhida para liderar o grupo pelo pai, José Sarney.

O herdeiro de Jackson Lago teve dificuldades para manter a hegemonia no grupo político.  Igor Lago ficou tanto tempo afastado, que perdeu o comando para um reles lunfa de quinta categoria.

O curso natural da história colocou nas mãos de Flavio Dino, o destino político do Maranhão. Para evitar suas ascensão só a morte prematura, ou a conjunção de todas as forças políticas no estado. 

A segunda hipótese é a provável de acontecer. Movimentação neste sentido pode ser percebida na disputa pela vaga de senador, que o grupo Sarney promete jogar "pra murro" entre os oposicionistas.

Dino tem que se mexer com muita habilidade entre "fura-filas", "espera a fila", "amizades inoxidáveis", herdeiros descontentes ou contentes demais para não deixar que o "destino" lhe fuja das mãos.

Entre egos e interesses ainda há a dinâmica do cotidiano político. Enquanto Roseana Sarney parte para o ataque sem fazer parte da luta futura, um fogo de monturo(a chama fica oculta) espera Dino.

É São João na política, tem fogo santo, fogo de santelmo, fogo de santo antão,fogo ardente, fogo fátuo, fogo de bengala, fogo de monturo. Quem tiver rabo de palha que passe longe desse fogaréu. 

A fogueira esta queimando// dança Flávio Dino com Zé Reinaldo// Luís Fenando com Sinhá//Roberto  espera o senado/Espera em pé ou sentado?