9 de junho de 2013

LISTA SANTA DA CASA CIVIL TEM 81 NOMES : NÃO ESTÁ O TEU , NEM O MEU, MAS QUEM PAGA É JOÃO ABREU

A "lista santa" da Casa Civil tem 81 nomes de esposas/filhos de deputados, prefeitos,vereadores do interior será publicada em breve. Que dia/hora os edis trabalham nas Câmaras Municipais?

A equipe do Blog do Cesar Bello esta concluindo o cruzamento de dados, usando como referência os arquivos do TRE-MA, para evitar erros na publicação dos beneficiados.

Na outra ponta estão as nomeações publicadas no Diário Oficial. A "lista santa" faz inveja a Bia Aroso. Para "variar" parentes de jornalistas/radialista/blogueiros. O velho processo de cooptação. 

Os 81 componentes da "lista santa" receberão batismo no blog, com direito a publicação do ato de nomeação, vínculo político ou grau de parentesco, para que os leitores conheçam as sinecuras.

O primeiro : Guilherme Fonseca Paz, filho da deputada Graça Paz e do Secretário de Programas Especiais Clodomir Paz. O casal está sempre "em paz" com todos os governos. Até quando? 

Eles precisam desta sinecura? Lógico que não. Segundo fontes palacianas  eles(os em paz) seriam donos de imóveis alugados com valores astronômicos, empresas, fazendas, lojas, postos de gasolina. 

Aguardem, pois como ensina Maquiavel o "o bem se faz aos poucos, o mal de uma só vez". Julgo de extrema importância denunciar o processo de sinecuras ainda em vigor no Maranhão. 

Nomeação do filho de Clodomir.

DR. CHUPETA : ORGIAS/MORDOMIAS/AMOR E O PODER

QUEM PAGA A CONTA DO LUZEIROS?
Ricardo Murad recebe os mais chegados  no Luzeiros. Murad costuma passar as orientações para José Márcio, o "Bolachinha" enquanto faz ginástica na academia do Luzeiros.

Durante o banho de ofurô uma linda gueixa faz shiatsu(pressão com os dedos- Pressão=atsu+dedos=shi), uma "ameixa"(morena) o espera para a tântrica(toques nas costas e pélvis).


ROSEANA SARNEY, RICARDO/JORGE MURAD E AS MORDOMIAS
Há 50 anos as famílias Sarney/Murad refastelam-se em incansáveis orgias e mordomias, enquanto o povo pobre morre vitimado pela miséria ou pela violência.

Roseana Sarney se diverte, Ricardo Murad admira com o olhar de babão, Jorge Murad pelo vício dos 50 anos, não para de "bater" com a mão. Aguenta Maranhão velho de peia.



O AMOR E O PODER : QUAL A DIFERENÇA ENTRE O GOVERNO DE ROSEANA E A BASE DA ROSANA
Ambas começam o nome com a letra "R". As duas só acordam depois das 14 horas. Tudo é superfaturado, falsificado, camuflado. Com todo respeito as distintas damas.


8 de junho de 2013

FILHO DE CONSELHEIRO INSTALA CASA DE GUEIXAS E "AMEIXAS" NA LAGOA DA JANSEN

Descobriram a estética, a vaidade, o prazer entre outras modalidades eficientes de lavar dinheiro sujo. Clínicas cirúrgicas  e casa de massagens são as novidades na atividade ilícita.

Os clientes quase não discutem o preço. Vigora e não "viagra" o "pacto sunt servanda"(acordos devem ser cumpridos por desejos recíprocos), quanto mais comprido for o objeto a ser servido.

O filho de um Conselheiro teria inaugurado uma casa de massagem com gueixas(japonesas) e ameixas(morenas). A novidade estaria camuflada como barbearia ou coisa do gênero.

Localizada próximo a Lagoa da Jansen tornou-se alvo de comentários de dez entre nove esposas dos endinheirados.Elas reclamam da estafa dos consortes após "barba, cabelo e bigode".

Um vereador da Câmara de São Luís, morto e vivo na "casa" teria sofrido um infeliz constrangimento. O edil perguntou a "ameixa"(morena) sua especialidade, ela disse ser expertise em "engenhoca".

A "ameixa" subiu no "bruto" do vereador e começou a girar até que todos os pelos pubianos(pentelhos) estivessem entrelaçados. De repente, a "ameixa" derrubou o bolo fecal na barriga do vereador.

"O que é isso"? Perguntou o vereador da Câmara com os dedos apertando nariz. A "ameixa" levantou-se e respondeu laconicamente : "e o bagaço da engenhoca" e saiu se sacudindo. 

Pior foi o deputado "Ridiclif" que escolheu uma gueixa(japonesa). Ela era especialista em "telefone". Aos gritos "Ridiclif" foi socorrido. Arrombaram a porta e a gueixa fazia boquete, tentando trazer os ovos para o ouvido.

É demais, é demais, edmar, edmar , como chora esse rapaz.

OS GÊMEOS(FERNANDO FIALHO/IVALDO RODRIGUES) MADRINHA(ROSEANA SARNEY) E PADRINHO(JÚLIO FRANÇA)

O OUTRO LADO : CPI DO BOM PEIXE ESCUTA OS "LAMBARI"


A CPI do Bom Peixe escutou o ex-gestor do Programa Bom Peixe, Aurélio Ribeiro Oliveira, que pelas contradições deveria sair preso da Câmara Municipal.

Aurélio Oliveira disse inicialmente que existiam as notas fiscais de venda, orientado pelo advogado negou a existência dos documentos que atestam as transações.

A verdade é que a Secretaria de Abastecimento e Pesca não pagava de imediato a empresa fornecedora(Pacif), vendia barato para a população e não recolhia todo dinheiro arrecadado.

A transação no modelo descrito virou uma mina de dinheiro em espécie. Segundo fontes, parte dos valores arrecadados seriam para a  reeleição do vereador Ivaldo Rodrigues.

Segundo ainda as mesmas fontes, os "operadores" seriam o então Secretário de Abastecimento e Pesca, Júlio França, o vereador Ivaldo Rodrigues e o deputado Weverton Rocha, reincidente nas práticas.

Weverton Rocha e Ivaldo Rodrigues respondem a processos desde a direção da União Maranhense dos Estudantes. Segundo a Folha de São Paulo, Rocha responde a 7 processos no Maranhão.

Eles(Weverton Rocha e Ivaldo Rodrigues) ainda querem reeleição? Apesar da extensa folha corrida, Weverton Rocha é paparicado por blogueiros dos grandes e pequenos jornais. Coisas do dinheiro.

Vamos aguardar as apurações da CPI do Bom Peixe para não culpar inocentes e inocentar culpados. Fica aberto o espaço para os que desejarem o constitucional direito de resposta.

Folha: Weverton responde a 7 processos no MA

Por Sílvia Freire, da Folha de S. Paulo:
São Paulo – O ex-assessor do Ministério do Trabalho e deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA), que segundo a revista “Veja” integrava esquema de cobrança de propina de ONGs, responde a seis processos e ações na Justiça Estadual do Maranhão.
 

Weverton é alvo da imprensa nacional
O deputado responde ainda a uma outra ação na Justiça Federal do Maranhão sob acusação de irregularidades na execução do programa ProJovem Urbano, do governo federal, que promove a reinserção de jovens na escola e no mercado.
 
Todas ações e processos são relativos ao período em que o deputado foi secretário de Esporte e Juventude do Maranhão, no governo de Jackson Lago (PDT), entre 2007 e 2009, antes de assumir o cargo no ministério.
 
Rocha deixou a assessoria da pasta para ocupar a vaga de deputado em outubro, no lugar de Carlos Brandão (PSDB), de quem é suplente.
 
O Ministério Público Estadual acusa Rocha de irregularidade na liberação R$ 3,3 milhões a uma construtora que reformou um ginásio esportivo em São Luís.
 
Outras denúncias dizem respeito à contratação sem licitação de uma locadora de veículos; ao desvio de 1.080 colchões doados a desabrigados e usados em evento do PDT; e à reforma, com recursos da secretaria, do campo de futebol da associação dos delegados da Polícia Civil.
 
O advogado Fabiano de Cristo Cabral Rodrigues Jr. afirmou que Rocha nega todas as irregularidades. O advogado disse que as empresas contratadas para o ProJovem já prestavam serviço ao Estado e continuam contratadas no governo de Roseana Sarney (PMDB).
 
Sobre a reforma do ginásio, o advogado disse que a empresa foi contratada em regime de urgência com base em um laudo que apontava riscos na estrutura.
 
O advogado afirmou ainda que Rocha não teve nenhuma relação com o uso dos colchões em evento do PDT e que o campo de futebol reformado será usado por toda a comunidade, e não só pela associação de delegados.

7 de junho de 2013

É MENTIRA TERTA ? STÊNIO RESENDE DIZ QUE "ESCANDALO VERA MACIEIRA" FOI SÓ ERRO DE DIGITAÇÃO

A suposta operação de Caixa 2 no "Escândalo Vera Macieira" atinge frontalmente as candidaturas governistas(Luís Fernando Silva e Edson Lobão).

A principal empresa beneficiada(Snortec) é ligada ao atual Secretário de Juventude, o deputado licenciado Carlos Filho, ex-genro da governadora Roseana Sarney.

Inexecução, superfaturamento em 5 milhões dos serviços de melhoria de acesso ao inexistente povoado Trecho/Raposa não deixam dúvidas do desvio de recursos públicos.

A defesa do governo é do deputado Stênio Resende- aquele do "Escândalo do Babaçu", acusado de receber 2 milhões para permitir desmatamento/construção de condomínios nas cidades.

Stênio Resende em "off" resume tudo a "erros de digitação". Ele quer nos fazer crer que o funcionário responsável pela redação dos documentos, desvirtuou o sentido da palavra "trechos".

"Eram melhorias de acesso à trechos, ele colocou melhorias de acesso ao povoado Trecho. Talvez querendo aproveitar algum trecho de redação anterior. É o que chamam de Control "C", justificou o deputado.

Stênio Resende é irmão do ex-deputado Jucelino Resende,  o "Jussa" que tem um filho casado com a filha do Secretário de Desenvolvimento e Agricultura Familiar, Fernando Fialho. Está explicado. 

É mentira Terta?

6 de junho de 2013

OPOSIÇÃO DETONA CAIXA 2 : FIALHO SEGURA-SE NOS BIGODES DE SARNEY

Em ação conjunta os deputados Marcelo Tavares, Rubens Junior, Bira do Pindaré, Othelino Neto detonaram o que seria um "Caixa, 2" da futura campanha para o governo do estado em 2014.

Os recursos escoariam pelos ralos de Organizações Não Governamentais, Associações de Moradores e Institutos em  benefício candidato ao governo do grupo Sarney, em 2014.

Os convênios fraudulentos seriam novamente instrumentos da malversação política. A liberação dos valores a partir do ano em curso(2013), serviria para evitar maior eficácia da fiscalização .

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar do governo estadual seria responsável pela liberação dos valores milionários superfaturados, com fins eleitoreiros e de Caixa 2.

O flagrante de desvios de recursos públicos só foi possível pela fiscalização "in loco" dos quatro deputados oposicionistas(Marcelo Tavares, Rubens Junior, Bira do Pindaré e Othelino Neto).

Além das irregularidades cadastrais(CNPJ divergente, endereço inexistente) da entidade usada como "cavalo"(Vera Macieira) para desvio dos recursos, o local indicado para obra(Trechos) não existe, nem tão pouco foram realizados os serviços de melhorias.

O "Escândalo Vera Macieira" é apenas a ponta do iceberg, envolvendo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar. São pelo menos 57 convênios sob suspeitas de desvios de recurso por via da Secretaria de Desenvolvimento e Agricultura Familiar.

Para que os leitores tenham a certeza da irregularidade divulgada, basta compulsar a relação de entidades beneficiadas, o tipo de serviço, os valores, o local, a cidade e os responsáveis que assinam.

A entidade Vera Macieira recebeu 4 milhões e 900 mil para melhoramento de caminho de acesso no local denominado Trechos, no município da Raposa. O local não existe, o serviço não foi feito.

O mesmo local denominado Trechos, agora localizado em São Luís recebe mais 409 mil para recuperação de estrada vicinal, por meio do Instituto de Agronegócios no Maranhão(INAGRO) e quem assina é José de Jesus Reis Ataíde já falecido.

O "Escândalo Vera Macieira" põe em risco as candidaturas governistas. O Palácio dos Leões esvaziou o Plenário da Assembleia Legislativa. Roseana Sarney estuda a demissão de Fialho. 

O Secretário de Desenvolvimento e Agricultura Familiar, Fernando Fialho viajou para Brasília e encontra-se debaixo da proteção dos bigodes de Sarney. "Cada fio de bigode é uma jurisprudência", segundo os assessores de Fialho.

Volto com os nomes das firmas que superfaturam os serviços inexistentes, seus sócios, as vinculações com o Secretário da Juventude Carlos Filho, ex-genro de Roseana Sarney, deputados estaduais, federais, vereadores que receberam doações de campanha  das empresas beneficiadas neste vergonhoso convênio. 

A FOGUEIRA POLÍTICA ESTÁ QUEIMANDO : GOLPES/EGOS/INTERESSES/ESTRATÉGIAS

O candidato a governador pelo PC do B, Flávio Dino mostra preparo, bate em cima(Planalto) com linha direta nos ministérios, bate em baixo(Maranhão) com os "Diálogos" nos municípios.

Roseana Sarney acusa os golpes e tenta evitar a imobilização na "linha de cintura". A dificuldade retórica(fala), nas articulações políticas- ela não recebe ninguém, são fatos preocupantes no grupo.

Zequinha é melhor orador. Fernando articula com mais habilidade.  Mas Roseana não tem os desgastes da vida pessoal de ambos, por isso foi escolhida para liderar o grupo pelo pai, José Sarney.

O herdeiro de Jackson Lago teve dificuldades para manter a hegemonia no grupo político.  Igor Lago ficou tanto tempo afastado, que perdeu o comando para um reles lunfa de quinta categoria.

O curso natural da história colocou nas mãos de Flavio Dino, o destino político do Maranhão. Para evitar suas ascensão só a morte prematura, ou a conjunção de todas as forças políticas no estado. 

A segunda hipótese é a provável de acontecer. Movimentação neste sentido pode ser percebida na disputa pela vaga de senador, que o grupo Sarney promete jogar "pra murro" entre os oposicionistas.

Dino tem que se mexer com muita habilidade entre "fura-filas", "espera a fila", "amizades inoxidáveis", herdeiros descontentes ou contentes demais para não deixar que o "destino" lhe fuja das mãos.

Entre egos e interesses ainda há a dinâmica do cotidiano político. Enquanto Roseana Sarney parte para o ataque sem fazer parte da luta futura, um fogo de monturo(a chama fica oculta) espera Dino.

É São João na política, tem fogo santo, fogo de santelmo, fogo de santo antão,fogo ardente, fogo fátuo, fogo de bengala, fogo de monturo. Quem tiver rabo de palha que passe longe desse fogaréu. 

A fogueira esta queimando// dança Flávio Dino com Zé Reinaldo// Luís Fenando com Sinhá//Roberto  espera o senado/Espera em pé ou sentado?

5 de junho de 2013

DUTRA NO GLOBO : PUNIÇÃO PLENA, TOTAL E IRRESTRITA PARA TORTURADORES


QUESTÃO DE JUSTIÇA
A verdade do que ocorreu durante a ditadura militar tem que ser plena e total. O estágio atual da nossa democracia não admite o "jeitinho brasileiro" para "absolver" aqueles que ativa ou passivamente participaram das barbáries executadas durante o regime militar. Ao longo de muitos anos, a história narra e traz, à luz do conhecimento, atos bárbaros e covardes, ilícitos penais que não podem ser anistiados, pois são crimes contra a Humanidade e imprescritíveis.
No Brasil, a ditadura durou 21 anos, vitimando intelectuais, profissionais da imprensa, artistas, empresários, militantes políticos, sindicalistas, quilombolas, camponeses e indígenas. Diferentemente dos nossos vizinhos, o Brasil, por meio de um parlamento dominado pela Arena (partido do regime militar), aprovou a Lei da Anistia e colocou no mesmo balaio torturadores e suas vítimas. Não bastasse, com a Constituição cidadã a lentidão da abertura política continuou nos governos tucanos, por meio de conta-gotas como a Lei de Mortos e Desaparecidos, que é importante, mas não o suficiente para incomodar os agentes envolvidos em violações graves dos direitos humanos. Nos governos petistas manteve-se a mesma lógica de abertura lenta e gradual, mas enfim avançaram o Plano de Direitos Humanos e a Comissão da Verdade. Apesar de limitada, a Comissão tem produzido resultados parciais reveladores dos horrores ocorridos durante a ditadura, descobertas suficientes para que se defenda a revisão da Lei da Anistia, ou uma nova interpretação desse dispositivo. Deve-se ressaltar que a Lei da Anistia não é cláusula pétrea. Sua revisão, ou nova interpretação, não é vingança. É, na verdade, justiça aos atingidos e para as famílias das vítimas. É justiça para se alcançar a reconciliação nacional de fato e de direito. Não é olhar pelo retrovisor, é enxergar pelo para-brisa para que as atuais e futuras gerações não sejam vítimas da barbárie de ditaduras. Nem tenham de cruzar com novos Fleurys, Curiós e Ustras.
A revisão ou nova interpretação da Lei da Anistia será feita no marco da democracia brasileira e pelas instâncias de deliberação institucional. O Congresso devolveu simbolicamente os mandatos de todos os parlamentares vitimados pela ditadura. Este mesmo Congresso anulou as cassações dos mandatos dos comunistas Marighella, Jorge Amado, Maurício Grabois, João Amazonas e Luiz Carlos Prestes - passos que podem avançar para aprovar o PL 573/2011, da deputada Luiza Erundina (PSB/SP). A Comissão da Verdade tem o apoio de todos para cumprir a sua histórica missão. Com sua prorrogação até 2014, coincidente com o pleito eleitoral, sonhamos que a cidadania brasileira se expresse, elegendo um Congresso capaz de fazer avançar a agenda dos direitos humanos, inclusive quanto à adequação da Lei da Anistia, para que possamos acelerar esta já longa transição política e consolidar a democracia no país.

*Deputado Federal Domingos Dutra(PT/MA), ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos e membro da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. 

FUFUCULÂNDIA : CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS PODE GERAR NOVOS CURRAIS ELEITORAIS NO MARANHÃO

A aprovação de lei que devolve aos estados a criação de dezenas de municípios foi batizada de "Fufuculândia", em homenagem a líder da Frente Parlamentar de Apoio e Criação dos Novos Municípios no Maranhão, o deputado estadual André Fufuca, o "Fufuquinha".

Fufuquinha diz que “Quem ganha com a criação de municípios é o povo, quem ganha são os municípios, quem ganha com a criação de novos municípios é a população de todo País”.

O projeto aprovado na Câmara dos Deputados determina que vai ser preciso comprovar, através de um estudo, se esses novos municípios terão recursos, população e infraestrutura suficientes para se desenvolver. 

Os moradores também terão de ser consultados, em plebiscito. Só depois é que as Assembleias Legislativas poderão oficializar a criação de novas cidades. Especialistas dizem que essa medida vai gerar um rombo nos cofres públicos. Agora, o projeto segue para a análise do Senado.

A criação de novos municípios pode gerar novos currais eleitorais no Maranhão. São nestes "grotões"(grotas grandes entre montanhas e lombadas) que a "Sarna" ganha as  eleições, tendo como base a miséria da maioria e a indicação de dos seus apaniguados.


Basta ter em um povoado expressiva votação, para  que deputados estaduais, federais, senadores e prefeitos  almejarem transformá-los em municípios. Contudo os critérios, em especial o percentual de 10% da arrecadação média das outras cidades vai impedir a farra eleitoral. 

"Maranhão, não quero terra, nem paixão, quero é a maior votação", disse Sarney em seus versos "sartánicos". Onde tem povoado com boa votação? Vamos criar a Sarneilândia,  tendo como Capital a Fufuculandia. 

Deputado André Fufuca com o senador Sarney


"MODUS OPERANDI DAS HIENAS" : WEVERTON ROCHA PAGA MARCOS DEÇA, DEÇA DIVIDE COM JORGE ARAGÃO E TOME BABAÇÃO

É este o "modus operandi" das "hienas"(eles atacam em grupo) que cerram fileira na blogosfera. Marcos Deça recebe R$ 12 mil reais no gabinete do deputado "oposicionista" Weverton Rocha(PDT), mas partilha com mais 4 blogueiros do "Sistema Mentira".

Qual o objetivo de Weverton Rocha? Qual a função de cada blogueiro? Respondo : Rocha quer limpar a imagem de desagregador e corrupto. Ele imagina que pagando aos blogueiros de Sarney, as críticas amenizem. Ledo engano meu caro Rocha. 

Eles sentem-se tão seguros, que se dão ao luxo de tentar maquiar o mais corrupto dos políticos da nova geração oposicionista. Weverton Rocha nem banhado com as "lágrimas da Madre teresa de Calcutá", convenceria da  " santa inocência".

O que agrega $ão outras coisa$ pagodeiro. Olha essa babada do "bode de Sarney". Agregador? Menos Jorge, menos Jorge. Quem tem barba ou barbicha, que ponha a sua de molho. Quem não tem, fala com Weverton Rocha que ele dá jeito.

O AGREGADOR WEVERTON ROCHA(por Jorge Aragão)


Uma coisa é inquestionável, o poder de aglutinação do deputado federal Weverton Rocha. O pedetista foi determinante para a união da Oposição em torno do nome do então deputado federal Edivaldo Holanda Júnior para a disputa da prefeitura de São Luís.
Agora cabe mais uma vez a Weverton Rocha utilizar esse poder de aglutinação para evitar uma debandada do PDT. O partido recentemente perdeu os herdeiros políticos do ex-governador Jackson Lago (Clay e Igor) e os membros da família Paz, a deputada estadual Graça e o esposo Clodomir, atualmente secretário no Governo do Maranhão.
No entanto, esses não deveriam ser os únicos, pois outros pedetistas estavam na iminência de sair, como Chico Leitoa, Valéria Macedo, Deoclídes Macedo e Carlinhos Amorim. O trabalho de bastidores e de aglutinação de Weverton tem sido determinante para a permanência desses nomes dentro da legenda e um não enfraquecimento do partido no Maranhão.
Weverton tem dialogado com os pedetistas que lhe fazem “oposição” na legenda e garantido mais espaço à todos. Será assim no horário eleitoral gratuito que o PDT terá direito durante esse mês de junho e da mesma forma na nova composição da direção estadual aqui no Maranhão.
Agindo como um agregador, Weverton Rocha deixa claro a sua importância para o PDT e para a Oposição do Maranhão.

Meno$ Jorge, meno$.

CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Nos dia 6 e 7 de junho, será realizada a Conferência Intermunicipal de Educação em São Luis. Com a realização desta etapa será concluída o ciclo de 28 Conferências Intermunicipais realizadas em todas as regiões do estado. A partir daí, terão início os preparativos para a Conferência Maranhense de Educação (Comae). A etapa estadual será realizada nos dias 15 e 16 de agosto, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma).


Secretário Pedro Fernandes durante abertura da Conferência Intermunicipal em Balsas
Secretário Pedro Fernandes durante abertura da Conferência Intermunicipal em Balsas

A Comae é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da secretaria adjunta de Gestão Institucional (SAGI), em conjunto com o Fórum Estadual de Educação (FEE).

Durante a realização da Comae, serão analisadas as dificuldades identificadas nos encontros intermunicipais e avaliadas as sugestões apresentadas pelos diversos segmentos sociais que participaram dos encontros em 28 municípios e São Luís. Os temas irão subsidiar a elaboração do Plano Estadual de Educação.

Os debates da etapa estadual também terão como objetivo melhorar nível de aprendizagem nas escolas da rede estadual de ensino, universalizar o ensino médio, combater o analfabetismo e institucionalizar o regime de colaboração entre União, Estado e municípios. "É necessário fortalecer a parceria com a sociedade para avançarmos na construção da melhoria do sistema educacional brasileiro", sentencia o secretário de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro.

Os temas que serão debatidos na etapa estadual foram definidos no planejamento estratégico da Seduc, a partir do diagnóstico sobre a realidade da educação maranhense. O olhar clínico foi elaborado com a assinatura do acordo cooperação técnica, firmado entre Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).

O projeto de cooperação técnica, firmado pela governadora Roseana Sarney junto ao MEC, tem como objetivo definir ações estratégicas para melhoria dos indicadores educacionais no Maranhão, a partir do diagnóstico elaborado pela equipe técnica da Seduc e técnicos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

A exemplo das etapas regionais, a Conferência Maranhense de Educação estará focada na discussão de sete eixos e terá como tema central "O Plano Nacional de Educação na articulação do sistema de educação - Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração".

Temas

Os eixos temáticos são o PNE e o sistema nacional de educação - organização e regulação; educação e diversidade - justiça social, inclusão e direitos humanos; educação, trabalho e desenvolvimento sustentável - cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; qualidade de educação - democratização do acesso, permanência, avaliação, condição de participação e aprendizagem.

Serão discutidos ainda os temas focados na gestão democrática, participação popular e controle social; valorização dos profissionais de educação - formação, remuneração, carreira e condição de trabalho; e financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos.

Para o secretário Pedro Fernandes a Conferência Estadual será transformada em um momento ímpar de reflexão ao afirmar que "somente com educação de qualidade poderemos construir uma sociedade melhor e mais justa". Ele defende o debate democrático com a comunidade nas conferências sobre propostas e soluções, a fim de construir coletivamente um novo modelo de educação.

Segundo o secretário, a conferência maranhense terá a missão de determinar e acompanhar as políticas públicas com o foco voltado para a oferta de educação de excelência nas redes estadual e municipais de ensino. Disse que há muito ainda para ser feito e é preciso a união de todos - alunos, professores, gestores, famílias e comunidade - para revertermos os indicadores educacionais do estado, ofertando ensino público de excelência.

Além do planejamento estratégico da Seduc com metas de curto, médio e longo prazos, Pedro Fernandes ressalta que a educação é um dever e uma política de Estado, mas é necessária a parceria da sociedade para avançar na construção da melhoria do sistema educacional brasileiro. "Nós só teremos cidadãos iguais através da educação, ofertada pela escola pública de qualidade", afirmou.

O secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc e presidente do Fórum Estadual de Educação, Fernando Silva, explica que a Comae será um espaço democrático para debater o conjunto de propostas que ira subsidiar a definição de responsabilidade na implementação do Plano Nacional de Educação, envolvendo todos os entes federativos, no contexto da articulação do Sistema Nacional de Educação.

Segundo ele, a conferência objetiva construir proposições norteadoras do Plano Estadual de Educação, que orientarão a política nacional obedecendo à indicação de responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas.

De acordo com Fernando Silva, as conferências serviram para discutir e conectar a elaboração do Plano Estadual de Educação, que será construído a por meio do dialogo direto do poder público com a sociedade civil organizada para elaboração do PEE. As propostas maranhenses para a construção de educação de excelência irão subsidiar na elaboração e construção do Plano Nacional de Educação, prevista para fevereiro do próximo ano.

SUBSTITUIÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA(TAMER POR UCHOA) TIRA PR DA BASE ALIADA A ROSEANA SARNEY : DAVI JUNIOR DIZ QUE O PARTIDO REPUBLICANO SEGUE INDEPENDENTE NO MARANHÃO

Reposta ao Blog César Bello

Por meio desta nota, o Partido da Republica, vem se posicionar em relação ao texto postado em seu blog sob o título “Partidos políticos e palanques eletrônicos: quem é quem ou está com quem?”. Como presidente do Partido da República no Maranhão, esclareço que:
Nesse momento estamos passando por um processo de reformulação partidária no Maranhão e quanto a quem apoiar ou não apoiar para as eleições majoritárias de 2014, que fique claro, que estamos cuidando das eleições proporcionais e quando terminarmos essa discussão iniciaremos outras conversações sobre disputa majoritária.
O que posso afirmar é que estamos em condição de independência, não tendo mais nenhum vínculo com o governo estadual, pois até mesmo a Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap-MA), que era ocupada por um membro do PR foi devolvida e não indicamos e nem reivindicamos a vaga.
Posso adiantar é que convidei a Deputada Estadual Eliziane Gama para se filiar ao PR-MA, dando a ela a possibilidade de sair tanto a candidata a Deputada Federal quanto ao Governo do Estado do Maranhão, caso essa seja a intenção da parlamentar.
Aos que insistem em trazer para 2013 as especulações sobre os “palanques” do próximo ano, ressalto que o foco do PR-MA é outro. Nossa intenção é fortalecer o partido no Maranhão, elegendo o maior número possível de deputados federais e estaduais. Para isso estamos percorrendo o estado e demonstrando o modo republicano de levar desenvolvimento a todo o Maranhão.

Davi Alves Silva Júnior
Deputado Federal
Presidente do PR-MA

Comentário do Blog : Como se depreende da resposta do deputado federal Davi Junior, o Partido da República(PR) não está satisfeito com Roseana Sarney. A substuição(Sérgio Tamer por Sebatião Uchoa) na Secretaria de Administração Penitenciária não foi do agrado nem com os critérios republicanos.

4 de junho de 2013

GOVERNO DE ROSEANA SARNEY PAGA POR OBRA INEXISTENTE EM LOCAL INCERTO

Está explicada a "cisma" do Jornal "O Estado do Maranhão" em relação a Prefeitura de Matões, administrada por Suely Pereira, genitora do deputado Rubens Pereira Junior, líder da oposição na Assembleia Legislativa.

Rubens Junior investiga a assinatura de um convênio entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social/Agricultura Familiar e o Grupo de Ação Vera Macieira, para execução de melhorias no acesso ao povoado Trechos, na Raposa.

O convênio foi firmado no valor de 4 milhões e 900 mil reais, mas os pagamentos não constam no portal da transparência do governo estadual, nem tão pouco quanto a existência do povoado Trechos, no município de Raposa.

Outra irregularidade é assinatura do convênio antes do reconhecimento como de utilidade pública da ONG Vera Macieira, contrariando a legislação que exige primeiro o reconhecimento da entidade, para depois habilitar-se a assinatura de convênios.

O pior é que o valor real destinado para todas as  empresas beneficiadas é bem maior do que supostamente pago. Como o pagamento anunciado é de apenas 4 milhões e 900 mil reais, pergunta-se aonde foi parar o resto da bufunfa?

"Ninguém é contra o objeto do convênio, mas contra a inexecução das obras, em localização incerta(Trechos na Raposa?). O prazo foi encerrado, provavelmente pagos e tudo nos leva a crer que nada foi feito", concluiu Rubens Junior.

A bancada oposicionista pede explicações ao Secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura, Fernando Fialho. Irregularidades como CNPJ no nome de outra associação, endereços inexistentes, não encontrados formam o rol dos indícios.

O Secretário Geral da ONG Vera Macieira, Jorge Henrique Froz Moreira trabalhou com o deputado federal Sarney Filho? Somente uma investigação pormenorizada das atividades sem fins lucrativos podem comprovar ou não os fatos.


O CANTO DO PIAGA : FLÁVIO DINO EM DEFESA DE VARA ESPECIALIZADA EM SAÚDE

GUERREIROS da Taba sagrada,
Ó Guerreiros da triboTupi,
Falam Deuses nos cantos do Piaga,
Ó Guerreiros, meus cantos ouvi.
Esta noite - era a lua já morta -
Anhangá me vedava sonhar;
Eis na horrível caverna, que habito,
Rouca voz começou-me a chamar.
Abro os olhos, inquieto, medroso,
Manitôs! que prodígios que vil
Arde o pau de resina fumosa,
Não fui eu, não fui eu, que o acendi!
Eis rebenta a meus pés um fantasma,
Um fantasma d'imensa extensão;
Liso crânio repousa a meu lado,
Feia cobra se enrosca no chão.
O meu sangue gelou-se nas veias,
Todo inteiro - ossos, carnes - tremi,
Frio horror me coou pelos membros,
Frio vento no rosto senti.
Era feio, medonho, tremendo,
Ó Guerreiros, o espectro que eu vi.
Falam Deuses nos cantos do Piaga,
Ó Guerreiros, meus cantos ouvi!
II
Por que dormes, Ó Piaga divino?
Começou-me a Visão a falar,
Por que dormes? O sacro instrumento
De per si já começa a vibrar.
Tu não viste nos céus um negrume
Toda a face do sol ofuscar;
Não ouviste a coruja, de dia,
Seus estrídulos torva soltar?
Tu não viste dos bosques a coma
Sem aragem - vergar-se e gemer,
Nem a lua de fogo entre nuvens,
Qual em vestes de sangue, nascer?
E tu dormes, ó Piaga divino!
E Anhangá te proíbe sonhar!
E tu dormes, ó Piaga, e não sabes,
E não podes augúrios cantar?!
Ouve o anúncio do horrendo fantasma,
Ouve os sons do fiel Maracá;
Manitôs já fugiram da Taba!
Ó desgraça! Ó ruína! Ó Tupá!
III
Pelas ondas do mar sem limites
Basta selva, sem folhas, i vem;
Hartos troncos, robustos, gigantes;
Vossas matas tais monstros contêm.
Traz embira dos cimos pendente
- Brenha espessa de vário cipó -
Dessas brenhas contêm vossas matas,
Tais e quais, mas com folhas; é so!
Negro monstro os sustenta por baixo,
Brancas asas abrindo ao tufão,
Como um bando de cândidas garças,
Que nos ares pairando - lá vão.
Oh! quem foi das entranhas das águas,
O marinho arcabouço arrancar?
Nossas terras demanda, fareja...
Esse monstro... - o que vem cá buscar?
Não sabeis o que o monstro procura?
Não sabeis a que vem, o que quer?
Vem matar vossos bravos guerreiros,
Vem roubar-vos a filha, a mulher!
Vem trazer-vos crueza, impiedade -
Dons cruéis do cruel Anhangá;
Vem quebrar-vos a maça valente,
Profanar Manitôs, Maracás.
Vem trazer-vos algemas pesadas,
Com que a tribo Tupi vai gemer;
Hão-de os velhos servirem de escravos
Mesmo o Piaga inda escravo há de ser?
Fugireis procurando um asilo,
Triste asilo por ínvio sertão;
Anhangá de prazer há de rir-se,
Vendo os vossos quão poucos serão.
Vossos Deuses, ó Piaga, conjura,
Susta as iras do fero Anhangá.
Manitôs já fugiram da Taba,
Ó desgraça! ó ruína!! ó Tupá!
Fonte: www.bibvirt.futuro.usp.br




JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO ESPANCA DE FORMA SISTEMÁTICA/INFUNDADA AS GESTÕES ALIADAS A FLAVIO DINO

"O Estado do Maranhão" tem se especializado em factoides contra os adversários da família Sarney. A estratégia é nazista, consistindo repetir inúmeras vezes a mentira como algo verdadeiro.

Os governadores Pedro Neiva de Santana, Osvaldo Nunes Freire, João Castelo, Luís Rocha,  Epitácio Cafeteira, José Reinaldo eram elogiados enquanto correligionários do Senador José Sarney.

Depois de romperem com o grupo Sarney, foram citados como possuidores de milhões, mansões e carrões. Honra, vida privada, a cor da pele eram motivos de escárnio no Estado do Maranhão.

Flávio Dino recebe os ataques ainda na condição de candidato ao governo do Maranhão. As gestões aliadas a Dino sofrem sistemáticas e infundadas denúncias de desvios ou improbidades.

Acusaram a gestão de Sueli Pereira(Matões) de contratos, saques ilegais, despesas sem licitação, com base em um relatório preliminar do TCE, posteriormente rejeitado no próprio Tribunal de Contas.

O deputado estadual Rubens Pereira Junior com arrimo em provas documentais mostrou a licitude dos contratos, saques e que as licitações foram realizadas na forma mais rígida que estabelece a lei.

Agora é a gestão(2008) de Humberto Coutinho, aliado de primeira hora, patrono do ingresso de Flávio Dino na seara política. Acusam-no de dar sumiço em 11 leitos de UTI do Hospital Sinhá Castelo.

A deputada Cleide Coutinho foi hoje(3) a tribuna e mostrou a verdade. Os 11 leitos de UTI estão em um Hospital mais novo(Carmosina Coutinho), atualmente servem regularmente a população de Caxias.

É importante lembar que o Hospital Sinhá Castelo foi fechado pela Vigilância Sanitária, face ao abandono das administrações dos Marinho, razão pela qual os leitos foram transferidos para o Carmosina Coutinho.

O Hospital Carmosina Coutinho em Caxias, foi construído e inaugurado por Humberto Coutinho, com investimentos dos governos de José Reinaldo(PSB) e Jackson Lago(PDT).

Quem será a próxima vítima? Luís Fernando seria poupado por quanto tempo? Do jeito que  Luis Fernando cobra a execução das obras nas inaugurações de ordens de serviço, era coisa para 6 meses. 

3 de junho de 2013

PARAÍSO DOS SARNEYS : ILHA DE CURUPU TEM ÍNDICE DE VIOLÊNCIA ZERO

O Senador Sarney escreveu artigo neste fim de semana preocupado com os buracos de São Luís. Aconselhou jocosamente uma "guerra" contra os buracos. 

"Zé Bandalha" finge que não sabe da violência que grassa no Maranhão, patrocinada pela permanência de "Aluizinho" na Segurança Pública.

José Sarney, o "Zé Bandalha" é o responsável pela indicação, permanência de Aluísio Mendes na Segurança Pública. Sarney o batizou de "Comandante" no GTA.

Mendes granjeou a simpatia de Sarney, paparicando Marly Sarney, a "Marloca". A violência dizima os maranhenses e Sarney se delicia, lendo as estatísticas mórbidas.




Neste final de semana foram registradas 10 assassinatos em São Luís. Em Curupu(Ilha particular dos Sarneys) o índice é zero. Enquanto isso o povo chora as mortes dos entes queridos.

Aluísio Mendes diz que o culpa é do tráfico de drogas. Não é não. A culpa é do tráfico de influência, que o colocou como um jabuti de mangueira na Segurança Pública do Maranhão.

E tome bala, tome faca. É facada pra cá, bala pra lá e a sarneyzada festejando 60 anos de boa vida de Roseana Sarney. O pai, Sarney manda há 50 anos, a filha, Roseana fez 60 anos de vida no poder.



ESTATÍSTICAS MENSAIS DE HOMICÍDIOS, SEGUNDO O "CIGANO"(OSVALDO VIVIANI)
(De 1º de janeiro de 2009 a 31 de maio de 2013)
2009
Janeiro: 39
Fevereiro: 34
Março: 33
Abril: 42
Maio: 62
Junho: 38
Julho: 48
Agosto: 56
Setembro: 55
Outubro: 42
Novembro: 41
Dezembro: 67
Total: 557
2010
Janeiro: 51
Fevereiro: 41
Março: 51
Abril: 41
Maio: 42
Junho: 50
Julho: 39
Agosto: 50
Setembro: 43
Outubro: 58
Novembro: 66
Dezembro: 54
Total: 586
2011
Janeiro: 54
Fevereiro: 38
Março: 51
Abril: 48
Maio: 46
Junho: 45
Julho: 68
Agosto: 45
Setembro: 41
Outubro: 49
Novembro: 55
Dezembro: 63
Total: 603
2012
Janeiro: 59
Fevereiro: 49
Março: 53
Abril: 59
Maio: 44
Junho: 46
Julho: 53
Agosto: 64
Setembro: 73
Outubro: 72
Novembro: 61
Dezembro: 83
Total: 716
2013
Janeiro: 75
Fevereiro: 51
Março: 67
Abril: 98
Maio: 71
Total parcial: 362
Fontes: IML de São Luís e SSP-MA

PRIMEIRO DIA DO QUALIFICA MARANHÃO