26 de maio de 2013

PRECATÓRIOS : GOVERNO QUE DESRESPEITA ORDEM JUDICIAL PODE COBRAR ALGUMA COISA?

No curso deste mês li dezenas de postagens sobre o adiamento do pagamento dos precatórios(pagamentos de quantia acima de 60 salários devidos pela Secretaria de Fazenda Estadual).

Todos os articulistas manifestaram-se pelo pagamento dos precatórios, mas esqueceram de mostrar os reais motivos que implicam na teimosia da governadora Roseana Sarney.

Abalo nas contas públicas? Conta outra Roseana Sarney. A realidade é que a Sarney sabe que não ganha a próxima eleição e quer passar o pagamento dos precatórios para Flávio Dino.

Roseana Sarney meteu na cabeça de Claudio Trinchão(Secretário de Fazenda) que ele se elege deputado federal. Ela quer ele fora do cargo para "operar" a partir das desincompatibilizações.

Quem sentar na cadeira de governador em 2014, tem de aceitar o Secretário de Fazenda indicado por Roseana Sarney. Seria a volta do Super-Jorge? A partir de João Abreu na Casa Civil é provável.    

Governo que faz troça de decisão judicial pode cobrar alguma coisa? Roseana e Jorge Murad tratam as contas públicas como privadas, justificando com o "devo não nego, pago quando puder".

Roseana/Jorge tentam empurrar o pagamento dos precatórios com a "barriga". Se o "devo não nego, pago quando puder" chegar a dezembro(2013), ela empurrar para 2014. É essa a intenção.

Vote em Trinchão e ganhe um milhão(milho bem grande). Trinchão já recebeu de "dote eleitoral" a promessa da presidência do PSD. Olha o "bagre" fazendo discurso. Essa Roseana inventa cada uma.

 

DR. CHUPETA

ROSEANA SARNEY QUER ZEQUINHA FORA DA CAMPANHA DE LUÍS FERNANDO

Roseana Sarney despachou o irmão Zequinha do comando da campanha de Luís Fernando Silva. "Zequinha arruma cada coisinha, por isso e que nunca vai deixar de ser Zequinha" teria dito a mana.

Roseana acusa os irmãos de andarem em péssimas companhia. Fernando no submundo e Zequinha no mundo da política. Afora o maridão, Jorge Murad ela não tem este tipo de problema.

JORGE MURAD ESTA TRISTE COM O FIM DE SALVE JORGE, IMAGINA COM O FIM DO GOVERNO DE ROSEANA SARNEY

Jorge Murad Junior é discreto nas suas aparições. Quem priva da sua intimidade o considera espirituoso. Com boa aparência conquistou o coração de Roseana Sarney aos 18 anos.

Naquele tempo a Sarney namorava Sérgio Serra Costa, sobrinho do  então governador Pedro Neiva. Com o rompimento de Sarney com os Neiva adveio o fim do romance entre Sérgio e Roseana.

Roseana Sarney enamorou-se de Jorge Murad em "um sopro". Na vida a dois a felicidade permanece na alegria e na dor, até que o cofre os separe, segundo o padre com o nome de piroca(Bráulio).

Jorge Murad está triste com o fim da novela Salve Jorge. A reverência diária mexia com seu ego. Imagina com o fim do governo da Sarney, que ele comanda discretamente as finanças.

CHEIRO DE PEIXE PODRE VEM DO RABO DO ENVIADO

O relatório oficial que muniu a CPI do Bom Peixe atinge em cheio o "vereador enviado". O cheiro de peixe podre vem do rabo do "vereador enviado". A viagem prossegue até a "França".

Os bofes conhecidos como "Papa C I" e "Papa C II" se deram de bem. Ambos desfilam pelas ruas e avenidas de "Bravo". Tudo era cobrado por centímetros. Cada 10cm saia a mil reais. 

Papa I e Papa II tem quase 30. Certo dia na contagem dos centímetros vereador enviado pediu tudo. Na saída da saúna ele se lamentava, dizendo dolorido " estou todo endividado".

SAI "DEÇA" : MÃE SARARÁ ABANA NO JORNAL DOS SARNEY E ASSOPRA NO BLOG DE SUA PROPRIEDADE

"Mãe Sarará" abana a divisão da oposição como editor de política no jornal "O Estado do Maranhão" e assopra no seu blog, sempre na direção dos Sarneys. Tudo serve para aumentar a arrecadação.

Ao mesmo tempo que "vende" espaços no "Sistema", mira o bolso de oposicionistas como Weverton Rocha, que patrocina o consórcio  envolvendo "Mãe Sarará", a "Girafa", o "Pagodeiro" e a "Mônica".

Sarará em Rocha dura tanto bate até que fura. É a mesma tática dos "Caridosos". Taca até que faca entre no bolso. Tem uma "Gama" de oposicionistas(macho e fêmea) bancando Sarará há tempos.

Tá na hora de acabar com essa graça. De que lado eles(as) estão? O negócio é que Clodormir e Graça em Paz com todos os governos inventaram essa moda de "dar bala para chimango".


25 de maio de 2013

HILTON GONÇALO INAUGURA O ESTILO EMPREENDEDOR DE FAZER POLÍTICA

O ex-prefeito de Santa Rita, o médico e empresário Hilton Gonçalo inaugura o estilo empreendedor de fazer política. A forma consiste em resultados a partir dos problemas encontrados nos municípios.

"Perdemos muito tempo com justificativas e racionalizações. O importante são as soluções para os problemas encontrados. É a prática com base na realidade que dá resultados".

Em Santa Rita o ex-prefeito mudou a realidade da cidade. Os resultados atingem desde a questão da locomoção à moradia. O município é um espelho de realizações que orgulha seus moradores.

Na última semana, Hilton Gonçalo esteve a convite nos municípios de Bequimão, Pinheiro, Santa Helena, Turilândia, São Bento, Nova Olinda , São Vicente de Ferrer e Viana.

Em contato com as comunidades foi possível detectar graves problemas de saúde, que poderiam ser resolvidos com soluções responsáveis a pequeno, médio e longo prazo. Por enquanto só Déus.

Exiba foto.JPG na apresentação de slides 

Hilton Gonçalo dialoga fácil. A retidão de caráter, a formação de médico humanista, a postura política correta pautada em resultados,  o credenciam a disputar o governo do estado em 2014.

Exiba foto.JPG na apresentação de slides


Hilton Gonçalo pensa o Projeto CONLAGOS como redenção para boa parte dos problemas da Baixada Maranhense. "É partir para execução, tendo o CONLAGOS como solução", simplifica Gonçalo.

Eis o homem .

Exiba foto.JPG na apresentação de slides

ZEQUINHA SARNEY E SUAS CRIAS : PREFEITA DO PV(LUDMILA MIRANDA) DESVIA 3 MILHÕES DO FUNDEB EM BREJO DE AREIA

O deputado federal Sarney Filho, o "Zequinha"ganhou de presente pela maioridade civil mandato de deputado estadual(1978 à 1982). De lá para cá esta na Câmara Federal há 30 anos(oitavo mandato).

O desempenho de "Zequinha" na Assembleia Legislativa foi pífio. Sob orientação do pai que naquele momento presidia o PDS, tomou de Marconi Caldas os feudos de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

Em São José de Ribamar uniu-se na década de 80, ao falecido prefeito João Alves(1976 à 1980), que tinha o sugestivo nome de João Tirin-Tim-Tim(som de moedas caindo no bolso de Zequinha Sarney).

No Paço do Lumiar teve como parceiro$ de Wanderley Ribeiro à Bia Venâncio, que respondem a 20 ações por improbidade. Bia Venâncio(Aroso) deixou o Paço mancando de tornozeleira eletrônica.


Na cidade de Axixá a$ "parceria$" ficaram com a "ave de rapina", Sonia Campos, a "Soninha" que foi presa durante a "Operação Rapina", por desvios nas verbas do FUNDEB entre outras improbidades.



Agora a "cria que da cria$" é Ludimila Miranda em Brejo de Areia. Ludmila do PV de Sarney Filho é acusada de desviar 3 milhões de recursos do FUNDEB , 1 milhão do PSF, de nepotismo e outras práticas nefastas. Essa cria  segue o "estilo Zequinha Sarney"(desvia e não faz nada).


Será se Ludmila Miranda termina presa como as outras parceira$ politicas de Sarney Filho, o "Zequinha"? Com o irmão "Zequinha", fazendo essas parceria$, Roseana Sarney pode falar em renovação política? Uma ova.


24 de maio de 2013

PEC LOURIVAL MENDES : ELEITO DEPUTADO ESTADUAL PASSOU O MANDATO DE VEREADOR AO IRMÃO PASTOR, FEDERAL A FILHA, SENADOR ELEGE O NETO VEREADOR?

Frei Beto nos brinda nesta manhã de sexta-feira(24) com o artigo Partido e democracia interna, publicado no Jornal O Imparcial. De conteúdo inteligente clama pelo "controle externo" nos partidos.

O religioso publica trechos de Sociologia dos Partidos Políticos(Editora Universidade de Brasília, 1982) de Robert Michels, que denuncia o controle interno nas agremiações partidárias.

Frei Beto em comparativo crítico faz analogia dos partidos políticos brasileiros com a Igreja Católica. Ambas as instituições absorveram a estrutura imperial vertical do Sacro Santo Império Romano. 

Michels usa Proudhon:"os representantes do povo, mal alcançam o poder, lutam para libertar-se do controle popular". A medida em que um partido divide o poder, diminui a base e soma um dono.

O Maranhão seria o melhor universo de observação para Joseph Proudhon(1809-1665), Robert Michels(1876-1936) e para o Frei Beto. Exemplifiquemos com Lourival Mendes do PT do B.

Mendes é Delegado da Polícia Civil. Elegeu-se por duas vezes à vereador em São Luís. Deputado estadual entregou o mandato ao irmão pastor, federal a filha, senador é certo eleger o neto vereador.

Esqueceram os epigrafados de encampar os argumentos de "A Propriedade É Um Roubo", do mesmo Proudhon. Propriedade e roubo são sinônimos pela inversão dos comportamentos humanos.

"Fale sem ódio, sem medo; diga o que tu sabes. A obra de nossa espécie é construir o templo da ciência, e esta ciência abrange o homem na sua natureza", de Proudhon em seus escritos anarquistas.

23 de maio de 2013

ASCENSÃO DOS ADJUNTOS : COINCIDÊNCIA OU ESTRATÉGIA PREVIAMENTE PENSADA?

Durante a formação do Secretariado de Governo do Prefeito Edvaldo Holanda, formou-se a pedido do alcaide um quadro de técnicos por excelência nas funções de Secretários-Adjuntos.

Pouca importância foi dada ao interesse do prefeito Holanda Junior, em emplacar nas principais pastas Secretários-Adjuntos com formação eminentemente técnica. A resposta acontecesse agora.

Com a demissão(a pedido) da Secretaria de Trânsito e Transporte, Míriam Aguiar assumiu Fabíola Aguiar. Fabíola embora Aguiar tem outra direção e formação. É uma técnica na essência da palavra.

Todo o segundo escalão do Secretariado Holandino tem perfil técnico.A ascensão das Adjuntas(o)(Trânsito e Transporte/Assistência Social/Urbanismo) é sintomática.

Coincidência ou estratégia prévia?

Tem muitos políticos que "ab initio"(de início) tinham perfil eminentemente técnico. Depois da mosca-azul pousar no ombro a história é outra. Exemplos não faltam nos plenários legislativos.

Existem os que já cumprimentam o Secretário-Chefe Rodrigo Marques com o bordão : "Não vote, marques". Não é para votar agora, é só para anotar o nome de Rodrigo Marques para 2014.


MARANHÃO SEM REPRESENTAÇÃO NO SENADO

A queda no ambiente doméstico, com licenciamento médico do Senador Epitácio Cafeteira reacende o debate sobre a falta de representação maranhense no Senado.

São três Senadores e a impressão de nenhum. As principais votações mostram total desalento. Cafeteira, Edinho Lobão e João Alberto foram como zero a esquerda.

Sem registrarem votos ou ausentes, o trio não sai por menos de 300 mil reais/mês. Por ano custam a "bagatela" de 3 milhões e seiscentos mil reais, sem contar as assessorias.

Durante o exercício do mandato de Cafeteira(4 anos), Edinho Lobão(8 anos), João Alberto(8 anos), gastaremos sem retorno a quantia de 14 milhões de reais. Um desperdício.

Cafeteira velho demais passa mais tempo nos hospitais do que no Senado. No entanto deu notável contribuição a lide política no estado, ainda que na condição de oposição útil e necessária.

Edinho Lobão novo demais passa mais tempo nas atividades empresarias. Depois de negativamente exposto nas revistas de grande circulação nacional ganhou a "Comissão de Orçamento".

João Alberto passa a maior parte do tempo na mansão de Sarney em Brasília. Ele funciona como uma espécie de mordomo político. Só vai para o Senado cumprir ordens na Comissão de Ética.

Chegou a hora de pensar as eleições do Senado. Um Senador tem funções legislativas, fiscalizadoras, julgadora e aprovadora de autoridade, todas esculpidas no artigo 52 da Constituição Federal.



22 de maio de 2013

TÁ MAIS POR FORA DO QUE BUNDA DE ÍNDIO : "MÃE SARARÁ" DIZ QUE SINAL DA RUA DAS HORTAS COM AFOGADOS É DA GESTÃO DE JOÃO CASTELO

Para opinar sobre os problemas de São Luís é preciso ter conhecimento e discernimento sobre os problemas de São Luís. Quando não se tem nem uma coisa nem outra é melhor calar.

"Mãe Sarará" em postagem com o título:"Sinais sem Planejamento", afirma que o semáforo localizado entre as Ruas das Hortas e Afogados é da gestão de  João Castelo. Totalmente errado.

Esse louco não conhece nada de São Luís. Este semáforo é um dos mais antigos na Capital. É o único na Rua das Hortas, evitando mortes no Centro de São Luís pelo excesso de velocidade.

O discernimento dele não é suficiente para observar em quais locais tem "semáforos mais do que a cidade precisa"? Basta ver entradas de Farmácias, Motéis, Fribal e tudo que gera capital. 

Quem ganhou com isso foi a população "Mãe Sarará"? Teve acerto para colocar os semáforos, facilitando o fluxo de trânsito próximos a estes investimentos? Quem ganhou isso?

São Luís pode ser vista da lua com tantos semáforos. Os "Filhos de Pai Francisco" não vão dar descanso a Fabíola Aguiar. É preciso planejamento sim, soluções paliativas são coisas passageiras.




ALGUÉM JÁ ACUSOU ROSEANA DE APARELHAMENTO PELA PRESENÇA DO EX-GUARDA COSTA DE SARNEY NA SEGURANÇA PÚBLICA ?

"Mãe Sarará" e os "Filhos de Francisco" ainda não se recuperam da desilusão na SMTT. Agora voltaram a metralhadora para a Secretaria de Educação, acusando o PC do B de aparelhamento.

O motivo? A nomeação do advogado Paulo Guilherme de Araújo para o cargo de Sub-Secretário de Educação da Prefeitura de São Luís. Araújo foi ex-chefe de gabinete na Embratur durante 20 anos.

A tese é no mínimo esdrúxula(esquisita), posto que aparelhamento implicaria em clandestinidade. Extravagâncias a parte fica visível o despreparo da "Polícia Eletrônica de Sarney".

Alguém acusou Roseana Sarney de aparelhamento pela presença do ex-guarda costa de Sarney na Secretaria de Segurança Pública? Melhor seria chamá-lo de "Jogos Mortais"

Roseana Sarney fez de Olga Simão um aparelho "3 em uma". Simão pulava entre os cargos de Secretária Particular, Secretária de Educação e a Casa Civil.

O problema é que os "aparelhos domésticos"(Aluísio Mendes e Olga Simão) de Roseana Sarney não apresentaram resultados satisfatórios nas pastas que ocupam ou ocuparam. 

É questão de competência. Isso apavora Sarney e sua "Polícia Eletrônica". Da-lhe Flávio. Eles e elas estão desesperados. Mete o "bicho" Araújo. Conta com "nois".

SOLUÇÕES PLANEJADAS : RESULTADOS PERMANENTES

O messianismo(soluções proféticas/ mágicas/ rápidas), o maniqueísmo (divisão constante entre o bem e o mal) são os maiores problemas dos nossos pensadores.

Acha-se soluções rápidas para problemas de 400 anos. Difere-se o bem do mal como se não coexistissem no mesmo ser. Alguns são apolíneos(racionais) outros dionisíacos(instintivos).

É comum abrir os blogs e deparar-se com postagens messiânicas/maniqueístas. Critica-se planejamento, plano de ação, calendário de execuções como se fossem poesias de Joaquim Haickel.

Marilena Chaui no excelente livro "Política Em Espinosa"(Companhia das Letras), mostra o quanto se confunde de forma premeditada os contrários.

O pensamento político espinosano revela o desejo dos seres humano "de governar e não ser governado". Esse é o maior obstáculo a vida democrática-republicana.

A leitura nos liberta da inveja juvenil/senil, devendo ser obrigatória para aqueles que se propõe a formar opiniões. No entanto preferem serem "temíveis, quando não temem". 

É necessário exorcizar amadorismos/messianismo/paliativos.  O Maranhão, São Luís principalmente precisa de planejamento presente, para resultados permanentes no futuro.

 

21 de maio de 2013

MUDAR O QUE DEVE SER MUDADO : HOLANDA JUNIOR DÁ EXEMPLO À ROSEANA SARNEY

O prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Junior começa livrar-se do entulho dos compromissos de campanha. A forma escolhida foi a cobrança de metas do desempenho dos Secretários de Governo.

Duas jabutis caíram da jabuticabeira. O tombo foi pequeno pela altura/tempo da árvore em crescimento. Doravante o comando na Tropa de Elite é : "pede para sair, senão cai como podre".

Agora é aguardar novos prazos e novas metas estabelecidas pelo executivo. A população ganhou o democrático direito de cobrar  o desempenho dos Secretários de Governo. Não é nova prática?

Fina-se o "mito da competência". Resultados dentro de prazos estabelecidos são normais na atividade pública em outros estados. As substituições que derivam do pífio desempenho também.  

O modelo de gestão estabelecido é rígido nas cobranças do desempenho. " Não deu, pau comeu. "Bobeiou, pau rolou".  Se o "cuspe secar" e não tiver resultados "tchau".

Durante muito tempo alguns nomes na vida pública eram tidos como insubstituíveis. O governo do estado na direção contraria,  da exemplo da permanência injustificável de secretários.

Apesar de três mandatos de governadora, Roseana Sarney poderia copiar  o exemplo de Holanda Junior em primeiro mandato. Substituir dentro de critérios/prazos auxiliares sem desempenho satisfatório.

Como diriam os latinos "Mutatis mutandis"(Mudar o que deve ser mudado). Aprende com os garotos Roseana Sarney. Essa "Geração Primavera" está me surpreendendo. Avante. Continuem.

Pelo fim dos "amigos do Rei". O Maranhão não é Pasárgada.


Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei

Lá tenho a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

Lá a existência é uma aventura

De tal modo inconseqüente

Que Joana a Louca de Espanha

Rainha e falsa demente

Vem a ser contraparente

Da nora que nunca tive

E como farei ginástica

Andarei de bicicleta

Montarei em burro brabo

Subirei no pau-de-sebo

Tomarei banhos de mar!

E quando estiver cansado

Deito na beira do rio

Mando chamar a mãe-d'água

Pra me contar as histórias

Que no tempo de eu menino

Rosa vinha me contar

Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo

É outra civilização

Tem um processo seguro

De impedir a concepção

Tem telefone automático

Tem alcalóide à vontade

Tem prostitutas bonitas

Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste

Mas triste de não ter jeito

Quando de noite me der

Vontade de me matar

— Lá sou amigo do rei —

Terei a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada.

Texto extraído do livro "Bandeira a Vida Inteira", Editora Alumbramento – Rio de Janeiro, 1986, pág. 90  

SMTT : TUDO COMO ANTES LONGE DOS OLHOS E DO BRACINHO DE "FOICE" DE JERRY ABRANTES

Fabíola Aguiar tomou posse como Secretaria de Trânsito e Transportes de São Luís, pondo fim as especulações que giravam entre dois ex-Secretários(Jerry Abrantes e Canindé Barros).

Holanda Junior agiu rápido para evitar desagregação no leque partidário(Jerry Abrantes) e desgaste com a progressão de nomes listados(Canindé Barros) para suceder Míriam Aguiar na SMTT.

Após a posse de Fabíola Aguiar foi revelado que a "peregrinação" de Carlos Lupi(PDT) em São Luís, tinha como endereço a SMTT, dando assento ao ex- Secretário Jerry Abrantes(gestão Jackson Lago). 

Holanda Junior nem "tchum". Tudo fica como antes, longe dos olhos e do bracinho de "foice(na direção do bolso)" de Jerry Abrantes. 

Jerry Abrantes continua como Secretário de Trabalho Denorex- aquele que parece, mas não é. Esta previsto para o início de 2014, a criação e funcionamento da Secretaria de Trabalho em São Luís.



20 de maio de 2013

ELAS CONTINUAM A GUIAR NA SMTT : SAIU MIRIAM AGUIAR E ENTROU A SOBRINHA ADJUNTA FABÍOLA AGUIAR

Muitos comemoram a saída de Míriam Aguiar da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes(SMTT). Eles não atentaram que  saiu uma "Aguiar"(Míriam) e entrou outra, a Secretária-Adjunta Fabíola Aguiar.

Elas continuam "a guiar" na SMTT. A mudança tem caráter transitório, servindo no futuro para evitar especulações quando ocorrer o processo de licitação nos transportes coletivos, previsto para agosto de 2013.

Sem Míriam Aguiar ou Fabíola Aguiar na SMTT, fica difícil especular sobre o beneficiamento desta ou daquela empresa, no decorrer do processo licitatório acordado no Termo de Ajustamento de Condutas.

O futuro titular da Secretaria de Trânsito e Transportes(SMTT) não foi previsto nem por "Mãe Sarará".  Mas é provável que a "vidente" especule a volta de "Pai Francisco"(Canindé Barros), bem ao gosto da mídia sequiosa.

A volta de "Pai Francisco"(Canindé Barros) é apenas factoide. A escolha real é de difícil especulação, mas com a "pegada" que tem Felipe Camarão o trânsito andaria. Geraldo Castro alinharia o terno para posse na Habitação.

"Mãe Bello"? Nem pensar.


O VETO PASSOU : 23 VOTOS FAVORÁVEIS, 6 CONTRÁRIOS E 2 AUSÊNCIAS( BASE ALIADA É SÓLIDA, DEMOCRÁTICA, TRANSPARENTE E COMUNITÁRIA)

A aprovação do veto que adia a criação da Secretaria de Cultura, radiografa a quanto anda a saúde política de Holanda Junior na Câmara de Vereadores de São Luís.

Eficiência, diálogo, ética norteiam a construção do alicerce da gestão Holanda Jr., em qualquer relação institucional. Quem foge deste modelo tem dificuldades em relacionar-se com Holanda Jr.

A base aliada construída por adesão, assimilou que os interesses coletivos estão acima dos pessoais/eleitoreiros. Os acostumados ao "toma lá dá cá", ainda não se enquadraram as novas práticas.

O veto prefeitoral tinha fundamentos legais, posto que o Projeto de Lei que criava a Secretaria de Cultura era frontalmente contrário ao Processo Legislativo, ferindo a Constituição Federal.

O resultado da votação mostra que Holanda Junior tem 23 entre os 31 vereadores da Capital, adaptados ao modelo de relação  institucional/ democrático/ transparente/comunitário.

Os vereadores Edmilson Jansen e Ricardo Diniz não participaram da votação. Ambos acometidos da gripe "Roseana Sarney"- aquela que volta três vezes, sempre pior que da vez anterior.

A base sarno-castelista (Fábio Câmara, José Joaquim,Gutemberg Araújo) votou contra a aprovação do veto, acompanhados pelas ovelhas desgarradas Ivaldo Rodrigues, Luciana Mendes e Marlon Garcia.


VOTAÇÃO DO VETO QUE CRIA A SECRETARIA DE CULTURA : FAZ UM 21 OU 31?

Acontece neste momento a votação do veto do prefeito Edvaldo Holanda Junior, ao Projeto que cria Secretaria de Cultura. As razões do veto tem natureza legal, os apelos políticos fundamentos clientelistas.

O Projeto de Lei que criava a Secretaria de Cultura agredia as formalidades impostas no Processo Legislativo. O pior era a árvore fisiológica que previa até "Coordenação do Boi da Pindoba".

A tendência é que a maioria absoluta vote pela aprovação do veto do prefeito Holanda Junior. O vereador Fábio Câmara(PMDB) esgrima  na tribuna argumentos pela desaprovação do veto.

Os celulares registram um número recorde de ligações entre os vereadores e as cúpulas partidária. A pergunta de todos, para todos é se faz "um 21 ou dá 31". 

O vereador Fábio Câmara pode mudar o voto, completando 31 vereadores a favor do veto. Vamos continuar acompanhando a emocionante votação que acontece na Câmara de São Luís.

O REAL E O IRREAL NAS ADMINISTRAÇÕES FEDERAL, MUNICIPAL E ESTADUAL

A Presidente Dilma responde a Nação os motivos da desaceleração do crescimento para 1,8% e sobre a persistência da inflação, apontando como fatores os custos salarias, tributários e da logística.

Segundo analistas a estratégia do atual governo é um amontoado de ações erráticas, com a desoneração do setor produtivo e debilitação das contas do governo com perda de arrecadação.

No âmbito da Prefeitura de São Luís foram apresentados números e resultados na área social, educação, saúde, planejamento obtidos nestes  120 dias da administração de Edvaldo Holanda Junior.

A reorganização do ano letivo, a contratação e ampliação da carga horária de professores, a ampliação do Samu, a normalização da escala dos médicos, fornecimento de remédios e insumos para os hospitais, limpeza urbana, desobstrução de canais, recapeamento da malha viária, readequação orçamentária atestam os resultados. 

O irreal fica por conta das declarações do Secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão. Aluísio Mendes diz que o alto índice de homicídios não mostra a realidade.O que seria então?

Segundo Mendes, o movimento(ação territorialista com demarcação da área de ação) do tráfico de drogas seria o responsável pelos altos índices de mortalidade. 

Mendes fala como se isso(demarcação de território) nunca tivesse ocorrido no Maranhão.   


FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...