17 de maio de 2013

OS MISERÁVEIS : SHOPPING DE SARNEY(JARACATI) APESAR DOS ALUGUEIS MILIONÁRIOS, DÁ BABUJE PARA O POVO E POLUI O MEIO AMBIENTE

Ontem(16) acompanhei uma ação conjunta das Secretarias de Obras e Serviços(SEMOSP) e do Meio Ambiente(SEMMAM) ao lado do Shopping do Jaracati de propriedade do Senador Sarney.

O objetivo da intervenção era mais uma vez despoluir a área de proteção ambiental, localizada ao lado do Shopping de Sarney. Um lixão se acumula de forma crescente e reincidente  no local.

A Prefeitura de S.Luís notificou há duas semanas a direção do Shopping de Sarney. Mas como "Sarney é Sarney", a falta de acondicionamento adequado do lixo continua a poluir o meio ambiente. 

Em represália o Jornal "O Estado do Maranhão", também de propriedade de Sarney, dá destaque negativo em primeira página as matérias de limpeza pública, promovidas pela Prefeitura da Capital.

O material dispensado no mangue por omissão do Supermercado Mateus, lojas e restaurantes do Jaracati não recebe o tratamento que a lei determina aos grandes produtores de resíduos sólidos. 

O sentimento de impunidade da direção do Shopping Jaracati advém da "mentalidade jurídica" que impera no estado, de que todo o poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos é exercido.

O Shopping de Sarney(Jaracati) tem alugueis milionários, como os que são pagos pela filha de Sarney, a governadora Roseana Sarney pela manutenção dos serviços do  Viva Cidadão no andar térreo.

Como no romance "Os Miseráveis" de Vitor Hugo a condição humana é reduzida à fome. O povo pobre posta-se a espera do "babuje", Sarney apesar dos alugueis milionários não cumpre a lei.

"Meu voto é minha lei, para governador, senador, governadora é dos Sarney". A família do Senador Sarney só não é dona de três coisas no Maranhão, a saber:

1° A lojinha de fazer papagaios(pipa) de "Zezé Caveira", localizada na Rua das Cajazeiras;
2° A banca de pamonha de "Xiquito", com assento na Vila Bessa;
3° A boca de fumo de "Peida Ralo" situada no João Paulo.

Exiba IMG_0214.JPG na apresentação de slides


16 de maio de 2013

BASTA ISSO : JORNALISTA QUE PLANTOU "AGENDA FURADA" DE FLÁVIO DINO FOI ASSESSOR DE CARLINHOS CACHOEIRA

O jornalista Mino Pedrosa responsável pela divulgação da "Agenda Furada" de Flávio Dino foi assessor de Carlinhos Cachoeira. Este fato por si comprova quem é "Mínimo Pedrosa".

Mino Pedrosa também é conhecido como "Mão de Mola" nas rodas de jornalistas em Brasília. Pedrosa é especialista em plantar falsas notícias, a exemplo dos mequetrefes do Maranhão.

Observem o modus operandi de Mino Pedrosa divulgado pelo Jornal Digital, em 13 de abril de 2012. Mino Pedrosa como tantos no Maranhão, não resiste ao cheiro de dinheiro sujo.

"Mino Pedrosa, que foi assessor de Carlos Cachoeira e distribuiu a fita de Waldomiro Diniz, manda recado por meio de um blog: diz que, no calor da cela em Mossoró, Cachoeira pensa em contar tudo; o primeiro nome citado foi o do deputado Miro Teixeira; ele ameaça até arrecadadores da campanha de Dilma".

Percebam o conceito que os jornalistas de Brasília tem de Mino Pedrosa:

Em 2004, Mino estava afastado das redações. Era assessor do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Foi ele quem fez circular entre algumas redações a fita em que Waldomiro Diniz, ex-assessor da Casa Civil, pede propina ao bicheiro, no primeiro escândalo do governo Lula. Mino e Cachoeira são amigos. Mais: são íntimos. E foi nesta condição que o jornalista escreveu um texto no seu blog Quidnovi, que manda recados diversos. Aponta para uma suposta relação entre o bicheiro e o deputado Miro Teixeira (PDT/RJ), ex-ministro das Comunicações do governo Lula, e avisa que o contraventor está uma pilha de nervos. Pronto para abrir as comportas do seu mar de lama. Até arrecadadores da campanha presidencial de Dilma Rousseff teriam se banhado em sua cachoeira. Leia o recado de Cachoeira, transmitido por Mino Pedrosa:

Dá para levar a sério um cabra desse. Estaria ele mais uma vez a serviço da família Sarney. É dele a capa da Revista Isto É, que acusa Cafeteira de transportar milhões em carro-forte para o Rio de Janeiro, bem como a farsa do "Caso Reis Pacheco".

Hoje eles estão todos juntinhos(Sarney e Cafeteira), com medo da verdadeira mudança. 


Flávio Dino neles.

  

Divulgação



ACOSTUMADO COM OPOSIÇÃO ÚTIL E NECESSÁRIA :SARNEY VIRA BEDEL, MONITORA A FREQUÊNCIA DE FLÁVIO DINO NA EMBRATUR E QUER ELE LONGE DO MARANHÃO

Sarney estava acostumado  com a "oposição útil e necessária". Cafeteira passava quatro anos bebendo com Zequinha Sarney em Brasília, durante as eleições aparecia para contar piadas e eleger-se.

Flávio Dino difere radicalmente deste modelo embriagado, que só aparece no período eleitoral. Dino dedica-se de forma integral a atividade pública, sem dar azo a qualquer possibilidade de desvio.

Flávio Dino Presidente da Embratur lançou o pioneiro Plano Nacional de Competitividade para acompanhar preços e tarifas na Rede Hoteleira, impulsionando de forma lícita o turismo brasileiro.

No Maranhão a cada "passo em diálogo" pelos municípios uma transformação nas práticas políticas. Em Chapadinha uniu os vereadores ao povo, derrotando os prepostos dos Sarney.

Sarney sentindo o gosto da derrota nos lábios, diante da realidade política inexorável virou bedel, monitora a frequência de Flávio Dino na Embratur, quer Dino longe do Maranhão e de Dona Dilma.

Sarney na semana passada tentou enfraquecer Flávio Dino perante Dona Dilma. O morubixaba plantou falsas informações a respeito do desempenho de  Dino nos jornais de grande circulação nacional.

Hoje é a mídia estadual que ladra nos jornais, blogs derramando a "saliva de cachorro doido", na vã tentativa de adjetivar Flavio Dino como gazeteiro nas suas atribuições de Presidente da Embratur.

Eles estão desesperados, elas estão descontroladas!


AGUARDEM : BLOG E VLOG DO CESAR BELLO

Acompanhado a tendência nacional está em andamento o  Projeto Vlog do Cesar Bello(Videoblog). Trata-se de um canal de comunicação dentro da atual estrutura com imagens.

Simples assim? Nem tanto. Precisamos sair "deça" dependência criada pelo "Rei das Boquinhas", "Caridosos" e o "Finado". Teremos publicidade gratuita ou paga com o recolhimento dos impostos devidos.

A história dos Blog(weblog) no Maranhão precisa acompanhar o movimento do Universo. Nada impedirá o seu uso de forma plena, democrática por todos, uns na produção e outros na audiência.

É preciso a participação dos interessados na verdadeira liberdade de imprensa. Os lucros dos produtores não devem ir além da sobrevivência,  que lhes assegure qualidade de vida igualitária.

Portanto, colabore com a iniciativa que deverá iniciar na próxima semana. Análises, comentários, flagrantes do cotidiano político, publicação de vídeos produzidos em celulares e etc.

Conta para participação : 24.457 do Banco do Brasil. Agência-1611-X. Não precisa "dar seu tudo", somente aquilo que dispor. Um abraço e participe. 

Telefones para contato (098)82252120 ou (098)88893120.

15 de maio de 2013

TE METE : DONA DILMA DESIGNA DOMINGOS DUTRA PARA COMISSÃO ESPECIAL SOBRE MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS



A Presidenta Dilma Rousseff designou o Deputado Domingos Dutra(PT/MA) para exercer a função de membro da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, que trata da Lei 9.140/95.
O parlamentar maranhense irá discutir crimes políticos no período da Ditadura Militar. Dentre os assuntos a serem abordados estão: As exumações dos corpos do ex-Presidente João Goulart e do militante integrante da Aliança Libertadora Nacional, Arnaldo Cardoso Rocha; a criação do site da Comissão, dentre outros temas polêmicos e de grande importância que ainda necessitam de esclarecimentos para a população brasileira.
“Estou honrado e aceito o convite da Presidenta Dilma para integrar a este grupo de grande importância para a história, a reconciliação e a democracia do Brasil”, manifesta o Deputado Domingos Dutra.

DEZ MOTIVOS PARA MARCOS DEÇA VER O "CAOS" NA GESTÃO DE HOLANDA JR

1° A demissão da esposa da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Luís. "Lady Deça" recebia sem trabalhar, para ser mais sincero nunca pisou lá. Quer mais moleza? Morde água.

2° Marcos Deça perdeu o "jabá" na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte. Clodormir em Paz com todos os governos atava as mãos que hoje apedrejam com 3 mil reais benfazejos.

3° Deça perdeu a "boquinha" na Secretaria de Obras de São Luís. Desde Carlos Rogério e da "Rosana" que "Marquinhos" abocanhava 2 mil reais para não jogar pedra no vizinho.

4° "Dedeça" recebia outra cabeça gorda na Secretaria Municipal de Educação. Eram mais 3 mil reais pelos "Gritos do Silêncio". Não tinha Secretário que não pagasse pela "Pedagogia do Oprimido".

Ele mordia também na Saúde, via Clementino Moura(Socorrão I) outros 2mil reais. A moleza era tão grande que Marcos Deça não se importava em mandar receber de três em três meses.

6° Marcos Deça também comia na Secretaria de Abastecimento de São Luís por um "laranja", uma "tanja" e um "goiaba". A soma da "salada de frutas" tinha o sabor de 4.500 reais.

7° Pensam que ele se fartava? "Never", o guloso Marcos Deça intermediava os institucionais entre a Prefeitura de São Luís e o Sistema Mirante de Comunicação. Tudo em uma so "Correia".

8° Marcos Deça era interlocutor privilegiado nas negociações que envolvia "midias eletrônicas". Na "Barbosa" ganhava pelos espaços institucionais entre a Prefeitura de São Luís e a Mirante.

9° O blogueiro número 2 dos Sarney tinha $obre $eu$ comando$, quase trinta entre os três mil fantasmas espantados(demitidos) das folhas de pagamento da Prefeitura de São Luís.          

10° Entre sinecuras, prebendas e jaba mamava Marcos Deça há 12 anos nas têtas da Prefeitura de São Luís. Ele pensava que o "bate papo" com Holanda Jr no Hotel Ibis ia blindar o faturamento.

Não é para achar um "caos" a atual gestão, que lhe cortou as "curica$. Apesar das fontes serem oficiosas publicaremos os contracheques por ordem de sofrimento.

 O primeiro é da "Lady Deça". Aguardem é "Vapt-Vupt".

Desaviso I- Não estão incluidos na "Folha Deça" o cargo de Assessoria na Câmara dos Deputados, no Gabinete de Weverton Rocha, posto que o faturamento ainda está de pé.

Desaviso II- No "curriculum vitae" tem ainda os contra-cheques das Prefeituras. Somente a de Urbano Santos, gestão do ex-prefeito Abnadab Léda não vingou. Deça não sabe para que lado fica Urbano Santos.

É simples assim ou tu queres "empurrar bêbado em ladeira"? Moleza demais. Acabaram as mamatas por dentro e por fora das "matas". O cara passou a enxergar o caos em tudo. Tem ele razão?

 

14 de maio de 2013

CPI VIRA PÔQUER COM MASTURBAÇÃO : UM GOVERNISTA VAI PARA FRENTE(HEMETÉRIO WEBA) O OUTRO VOLTA ATRÁS(ANTONIO PEREIRA)

Roseana é uma exímia jogadora de pôquer. Conhecida nos Cassinos de Las Vegas por aposta vigorosas, a Sarney faz da AL mesa de pôquer e Arnaldo Melo de crupier-aquele que embaralha e distribui.

Bastou o deputado Carlinhos Amorim apor a décima segunda assinatura no requerimento na quarta(8), para Antonio Pereira retirar a mando o apoiamento a CPI da Agiotagem na sexta(10). 

Ontem(13) Hemetério Weba foi escalado para continuar o jogo. Weba assinou a CPI da Agiotagem, sabendo que era apenas uma "punheta". Um governista  vai para frente, o outro vai para trás.

Contam uma história muito parecida com a CPI da Agiotagem. Um esperma não tinha as pernas. Seu sonho era penetrar em um útero fecundo. Outros espermas sádios combinaram empurá-lo ao "topo".

No climax foi feita a corrente "prá riba", colocaram o esperma tetraplégico na frente, quando ele estava para sair do "bruto", gritou já na cabeça da glande : "para turma, é uma punheta!".

 

CPI DA AGIOTAGEM VIRA PÔQUER : ROSEANA SARNEY PAGARÁ PARA VER SE AS CARTAS DOS OPOSICIONISTAS SÃO AS MAIS ALTAS?

Por ordem dos "terceirizados" na estrutura Sarney, os "Caridosos" explodem "Bombas" ou "Peido Chinês", infocando a CPI da Agiotagem. Nada mais tolo.

A estratégia é a mesma dos jogadores de pôquer. Todos fazem apostas no monte central(CPI da Agiotagem). Quem possuir o melhor conjunto de cartas ganha.

O governo liberou algumas cartas para provocar(Antonio Pereira, Manoel Ribeiro e Hemetério Weba).Todos considerados incapazes de apostar na derrota dos Sarney .

A oposição blefa com o pedido de Marcelo Tavares(presidência ou relatoria da CPI). Ele tem medo de que abertas as cartas, "mais cedo ou mais tarde" prejudique Flávio Dino. 

Roseana vai pagar para ver, liberando outro deputado? Flávio Dino apostará no desgaste definitivo da oligarquia Sarney com a CPI? Ambos temem os resultados da CPI? Eu pago para ver.

De longe Roseana e Dino preparam o Royal straight flush, a mão mais valiosa do pôquer. Ás(Luís Fernando ou Dino?), Rei(Sarney ou Zé Rei naldo?), Dama(Roseana ou Rosana?), Valete(Jorge Murad ou Márcio Jerry?).

Quem seriam os dez de copas(agiotas) de cada grupo? Comente, informe, denuncie ligue ou emei para cesar.bello.slz@hotmail.com ou ligue 88893120(Oi) ou 82252120(Tim). 

 


ESTRUTURA PODRE : QUEDA DE CARIOCA ALIVIA FERNANDO SARNEY

Segundo fontes "miranteanas" a prisão do suplente de vereador Paulo Roberto Oliveira Lima, o Carioca teria sido comemorada sigilosamente por Fernando Sarney.

"Carioca estava incomodando muito o Bomba(Fernando Sarney). Ele botou "Nando" na parede exigindo o mandato de vereador", disse o "chegado" da família Sarney.

"Depois de ser preso como "xexeiro"- aquele que engana financeiramente "donzelas", ninguém dará mais crédito para qualquer declaração de Carioca", repetia o lambe-saco de Fe.

O alto escalão dos agiotas ainda em liberdade sorria com a notícia. Carioca intermediou muitos empréstimos nos variados estratos políticos. Prefeitos, vereadores, deputados eram seus clientes

Carioca tinha "poder de pressão"  pelas costas "bombada". Se abrir a boca derruba muita gente metida a fina. Portanto, todo cuidado é pouco para que ele não tenha o fim de Ricardinho Carioca.

Excuta Bombax, me expera na exquina da excola a exquerda no excuro, não exquece o exqueiro, dizia sempre Carioca para o amigo Bomba nas farras regadas a 12 anos, Azzarô e outros cheiros. 

Depois publico as fotos de Carioca na mansão dos Sarney, fazendo moldura para o "chefão" do sarneismo. De "Principe da Agiotagem" à "Xexeiro de Puta. 

Essa é a estrutura podre de poder que emana da família Sarney. Essa raça(Sarney) quando quer destruir a vida de um amigo ou inimigo,  não perdoa "seu ninga".

ADEUS MANDATO :"QUEDA" DE CARIOCA COM PRISÃO POR ESTELIONATO SEXUAL DIMINUI CHANCES DE ASSUMIR O MANDATO DE BETO CASTRO

É bastante complicada a situação jurídica do suplente de vereador Paulo Roberto Lima Oliveira, o Carioca preso na tarde desta segunda(13) por estelionato sexual.

O crime está previsto no artigo 215 do Código Penal , com nova redação dada pela Lei 12.015 de 2009, que alterou significativamente o Capítulo dedicado a "dignidade sexual".

"Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima.

Pena - reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos.

Não é qualquer qualquer tipo de engano("comeu e não pagou") que pode tipificar o estelionato sexual. É indispensável o uso de estratagemas que tornem insuperável o erro a que é levada a vítima.

As circunstâncias devem ser tais que levem a vítima a enganar-se sobre a identidade pessoal do agente ativo ou a cerca do ato libidinoso. A vítima não é vencida por violência, mas pelo engodo. 

Carioca foi preso em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela juíza Samira Heluy, da Comarca de Itapecuru pelo crime de posse sexual mediante fraude.

Carioca teria se relacionado com uma menor de idade em 2001, prometendo-lhe bens. A família da menor o denúnciou em 2006. O acusado até hoje não prestou esclarecimentos a Justiça.

O pedido de prisão data janeiro de 2013. Segundo o Titular da Homicídios, Jefrey Furtado o processo deu entrada em março no Sistema Sigo, da Polícia Civil, depois de cadastrado na Polinter.

Carioca teria sido chamado na tarde da segunda-feira(13) na Delegacia de Homicídios, local em que recebeu voz de prisão por determinação da juíza de Itapecuru, Samira Heluy.

A "queda com a prisão" diminui a possibilidade de Carioca em assumir a vaga de Beto Castro na Câmara de S. Luís. Ele pleiteava na Justiça Eleitoral o mandato ora exercido pelo primeiro colocado do PRTB.

13 de maio de 2013

ALTERNÂNCIA E ALTERNATIVA : HILTON GONÇALO E O PROJETO DE GOVERNO EMPREENDEDOR

O jornalista Raimundo Borges faz nesta segunda(13) excelentes digressões na sua coluna sobre o "Ano das Aternativa". Contudo é preciso ficar claro a diferença entre alternância e alternativa.

Alternacia é ação de alternar, dispor de forma diferente do que  já existe. Alternativa é a escolha, tomada de decisão entre duas ou mais opções, que se apresentam como variáveis naquele momento.

A salutar disposição de escolhas recebeu o nome de "Via Alternativa" no campo das oposições. O governo faz o mesmo com o nome de oxigenação, dispondo Luís Fernando e Edson Lobão.

O objetivo de oposicionistas e governistas é ocupar os espaços políticos, evitando o monopólio dos adversários.  A prática é "surrada", mas soma  nas eleições majoritárias(governo/Senado).

O governo faz o pêndulo sempre vitorioso- vide as últimas eleições de Senador. A oposição tem o histórico negativo de divisões, cissiparidades(reprodução em duas partes da mesma célula).

As seguidas derrotas em 50 anos parecem suficientes para o aprendizado. Flávio Dino e Hilton Gonçalo apresentam-se verdadeiramente como alternativas no processo de alternância.

Dino tem como proposta a mudança de práticas(fisiologismos, clientelismo e parternalismos), Hilton Gonçalo inova sem dividir, quando apresenta o modelo empreendedor como projeto político.

Os goverinistas acumulam saldo positivo no embate, golpeando as oposições nas majoritárias. Dá tão certo que nas últimas eleições para o Senado, Lobão pedia voto para João Alberto e vice-versa.

As oposições precisam entender que no momento, existem espaços para todos pretendentes. O vácuo de poder com a derrocada do sarneismo, permite o exercício político das variadas correntes.    

A "novidade das novidades" nas oposições é o projeto-político empreendedor(saldo positivo) do ex-prefeito de Santa Rita, o Dr. Hilton Gonçalo, vendo oportunidades diante das dificuldades.



12 de maio de 2013

O MARANHÃO É UMA BOA MÃE PARA SARNEY, MURAD, FILHOS, NETOS, IRMÃOS, TIOS, SOBRINHOS, PRIMOS, CUNHADOS E ABNEGADOS

"O Maranhão me deu tudo", disse Sarney em uma das suas açucaradas crônicas dominicais. A frase tem sentido bem mais amplo do que o conteúdo latente expresso.

Sarney, filhos, netos, irmãos, tios, sobrinhos, primos, cunhados(as) e abnegados tem o Maranhão como uma boa mãe. Todos com cargos e mandatos de governadora à desembargadora.

A soma em salários declarados da família Sarney ultrapassa dois milhões de reais- o mesmo valor faturado pelos agiotas, segundo as investigações da Superintendência de Investigações Criminais.

- Sarney(pai) fatura entre salários e aposentadorias 97 mil reais.
- Roseana Sarney fatura entre o governo e o Senado 50 mil reais.
- Zequinha Sarney fatura na Câmara dos Deputados 100 mil reais.
- Fernando Sarney(Mirante) fatura do governo 950 mil reais reais.
- José Adriano, e os outros manos(gêmeos), Sarney Neto, Nelma, Ronald, Simone, Ivan Sarney, Ernane Sarney, Alberico Filho, Anselmo Ferreira, Ricardo Murad, Jorge Fectorado( só declarado, não entra o "murado- eles ainda querem botar Samir no Tribunal de Justiça)........ completam ou ultrapssam os 2milhões de reais.

Se você sabe de um cabide( emprêgo) que mama um Sarney escreva um comentário, dando o nome, o local do cabide e o salário. Ajudem a construir a folha dos Sarneys no Maranhão.

Feliz  Dia das Mães? Com tantos assassinatos, com a violência sentada "com as cadeiras"(Ricardo Murado) em nossas portas. Quantos filhos serão assassinados no Dia das es?

Confortavelmente Sarney/Murad assistem nossa miséria de tripa cheia, guarnecidos pela Polícia Militar que o povo que morre paga. Como é que podemos dizer que ser "mãe é sofrer no paraíso".

"O que adianta ser filho da santa// Melhor seria ser filho da outra//Outra realidade menos morta//Tanta mentira tanta força bruta//Como é difícil acordar calado// Se na calada da noite eu me dano// De que adianta ter boa vontade// Pai// Mãe afastem de mim este cálice de vinho tinto de sangue.   

   

Mãe, afasta de mim esse cálice, 
Mãe afasta de mim esse cálice
Mãe, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta

Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada pra a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa

De muito gorda a porca já não anda
De muito usada a faca já não corta
Como é difícil, pai, abrir a porta
Essa palavra presa na garganta
Esse pileque homérico no mundo
De que adianta ter boa vontade
Mesmo calado o peito, resta a cuca
Dos bêbados do centro da cidade

Talvez o mundo não seja pequeno
Nem seja a vida um fato consumado
Quero inventar o meu próprio pecado
Quero morrer do meu próprio veneno
Quero perder de vez tua cabeça
Minha cabeça perder teu juízo
Quero cheirar fumaça de óleo diesel
Me embriagar até que alguém me esqueça
 

11 de maio de 2013

VAI SER ASSIM ATÉ 2014 : EM CHAPADINHA VEREADORES TRAVAM BATALHA COM ANTIGAS LIDERANÇAS E CONCEDEM TÍTULO DE CIDADÃO A FLÁVIO DINO

Chapadinha amanheceu respirando a atmósfera saudável da verdadeira democracia. A Câmara de Vereadores Chapadinense pela sua maioria aprovou e concedeu título à Flávio Dino.

Dino desponta como o novo líder político no Maranhão. A iniciativa do Presidente da Câmara de Vereadores, Nonato Baleco mostra a sintonia entre  os vereadores e o candidato a governador.

As antigas lideranças políticas tentaram a todo custo impedir a honraria. Mas a força das bases por seus vereadores foi mais forte. Chapadinha dá o exemplo de independência para todo Maranhão.

Vai ser assim até 2014: Antigas lideranças opondo-se as novas práticas políticas em todo os municípios. O resultado é os surgimento de  novas lideranças independentes como Nonato Baleco.

O "bicho da pegando". Dino é a nova realidade política no Maranhão. Discurso simples, exaltando as potencialidades de um estado rico pelas dádivas da natureza, maltratado por seus líderes. 

 

MOMENTO, MOVIMENTOS E CRITÉRIOS NA FORMAÇÃO POLÍTICA DO MARANHÃO

O momento político no estado sugere mudanças e novos critérios na formação dos grupos. Percebeu-se a urgente necessidade da mudança do modelo fisiológico-clientelista-patrimonialista.

O sarneismo dá os últimos suspiros na itinerância de Roseana Sarney. O dinismo os primeiros vagidos na cobrança de acordos passados/antecipados que fazem Carlos Lupi e Roberto Rocha.

O sarneismo copia o dinismo nas novas iniciativas(cobrança de metas de secretários, cadastramento de funcionários). O dinismo acusa o golpe nas primeiras pressões fisológicas/clientelista.

O sarneismo carrega consigo as marcas de 50 anos de um modelo anacrônico. O dinismo inicialmente foge das práticas(cobranças e pressões) ultrapassadas pautadas no dando que se recebe.

Dino recebe  título em Chapadinha, dando continuidade aos "Diálogos Pelo Maranhão". Luís Fernando  entrega pavimentada a Rua Luís Brasília, no Parque São José em Imperatriz.   

Os pretendentes ao cargo de governador não tem direito aos finais de semana. Ambos nos seus modelos administram, preenchem os espaços políticos com a cautela que o momento requer.

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...