12 de maio de 2013

O MARANHÃO É UMA BOA MÃE PARA SARNEY, MURAD, FILHOS, NETOS, IRMÃOS, TIOS, SOBRINHOS, PRIMOS, CUNHADOS E ABNEGADOS

"O Maranhão me deu tudo", disse Sarney em uma das suas açucaradas crônicas dominicais. A frase tem sentido bem mais amplo do que o conteúdo latente expresso.

Sarney, filhos, netos, irmãos, tios, sobrinhos, primos, cunhados(as) e abnegados tem o Maranhão como uma boa mãe. Todos com cargos e mandatos de governadora à desembargadora.

A soma em salários declarados da família Sarney ultrapassa dois milhões de reais- o mesmo valor faturado pelos agiotas, segundo as investigações da Superintendência de Investigações Criminais.

- Sarney(pai) fatura entre salários e aposentadorias 97 mil reais.
- Roseana Sarney fatura entre o governo e o Senado 50 mil reais.
- Zequinha Sarney fatura na Câmara dos Deputados 100 mil reais.
- Fernando Sarney(Mirante) fatura do governo 950 mil reais reais.
- José Adriano, e os outros manos(gêmeos), Sarney Neto, Nelma, Ronald, Simone, Ivan Sarney, Ernane Sarney, Alberico Filho, Anselmo Ferreira, Ricardo Murad, Jorge Fectorado( só declarado, não entra o "murado- eles ainda querem botar Samir no Tribunal de Justiça)........ completam ou ultrapssam os 2milhões de reais.

Se você sabe de um cabide( emprêgo) que mama um Sarney escreva um comentário, dando o nome, o local do cabide e o salário. Ajudem a construir a folha dos Sarneys no Maranhão.

Feliz  Dia das Mães? Com tantos assassinatos, com a violência sentada "com as cadeiras"(Ricardo Murado) em nossas portas. Quantos filhos serão assassinados no Dia das es?

Confortavelmente Sarney/Murad assistem nossa miséria de tripa cheia, guarnecidos pela Polícia Militar que o povo que morre paga. Como é que podemos dizer que ser "mãe é sofrer no paraíso".

"O que adianta ser filho da santa// Melhor seria ser filho da outra//Outra realidade menos morta//Tanta mentira tanta força bruta//Como é difícil acordar calado// Se na calada da noite eu me dano// De que adianta ter boa vontade// Pai// Mãe afastem de mim este cálice de vinho tinto de sangue.   

   

Mãe, afasta de mim esse cálice, 
Mãe afasta de mim esse cálice
Mãe, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta

Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada pra a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa

De muito gorda a porca já não anda
De muito usada a faca já não corta
Como é difícil, pai, abrir a porta
Essa palavra presa na garganta
Esse pileque homérico no mundo
De que adianta ter boa vontade
Mesmo calado o peito, resta a cuca
Dos bêbados do centro da cidade

Talvez o mundo não seja pequeno
Nem seja a vida um fato consumado
Quero inventar o meu próprio pecado
Quero morrer do meu próprio veneno
Quero perder de vez tua cabeça
Minha cabeça perder teu juízo
Quero cheirar fumaça de óleo diesel
Me embriagar até que alguém me esqueça
 

11 de maio de 2013

VAI SER ASSIM ATÉ 2014 : EM CHAPADINHA VEREADORES TRAVAM BATALHA COM ANTIGAS LIDERANÇAS E CONCEDEM TÍTULO DE CIDADÃO A FLÁVIO DINO

Chapadinha amanheceu respirando a atmósfera saudável da verdadeira democracia. A Câmara de Vereadores Chapadinense pela sua maioria aprovou e concedeu título à Flávio Dino.

Dino desponta como o novo líder político no Maranhão. A iniciativa do Presidente da Câmara de Vereadores, Nonato Baleco mostra a sintonia entre  os vereadores e o candidato a governador.

As antigas lideranças políticas tentaram a todo custo impedir a honraria. Mas a força das bases por seus vereadores foi mais forte. Chapadinha dá o exemplo de independência para todo Maranhão.

Vai ser assim até 2014: Antigas lideranças opondo-se as novas práticas políticas em todo os municípios. O resultado é os surgimento de  novas lideranças independentes como Nonato Baleco.

O "bicho da pegando". Dino é a nova realidade política no Maranhão. Discurso simples, exaltando as potencialidades de um estado rico pelas dádivas da natureza, maltratado por seus líderes. 

 

MOMENTO, MOVIMENTOS E CRITÉRIOS NA FORMAÇÃO POLÍTICA DO MARANHÃO

O momento político no estado sugere mudanças e novos critérios na formação dos grupos. Percebeu-se a urgente necessidade da mudança do modelo fisiológico-clientelista-patrimonialista.

O sarneismo dá os últimos suspiros na itinerância de Roseana Sarney. O dinismo os primeiros vagidos na cobrança de acordos passados/antecipados que fazem Carlos Lupi e Roberto Rocha.

O sarneismo copia o dinismo nas novas iniciativas(cobrança de metas de secretários, cadastramento de funcionários). O dinismo acusa o golpe nas primeiras pressões fisológicas/clientelista.

O sarneismo carrega consigo as marcas de 50 anos de um modelo anacrônico. O dinismo inicialmente foge das práticas(cobranças e pressões) ultrapassadas pautadas no dando que se recebe.

Dino recebe  título em Chapadinha, dando continuidade aos "Diálogos Pelo Maranhão". Luís Fernando  entrega pavimentada a Rua Luís Brasília, no Parque São José em Imperatriz.   

Os pretendentes ao cargo de governador não tem direito aos finais de semana. Ambos nos seus modelos administram, preenchem os espaços políticos com a cautela que o momento requer.

10 de maio de 2013

"MARCOS TE SAI DEÇA" : BLOGUEIRO COLOCA "DOBRADIÇA EM ASA DE BORBOLETA" PARA INCRIMINAR O DELEGADO PEDRO MEIRELES

Existe uma curiosidade latente na exploração midiática do caso Décio Sá. Trata-se da recorrente tentativa do blogueiro Marcos Deça de incriminar o delegado da Polícia Federal, Pedro Meireles.

Quem comandaria as infrutíferas orquestrações contra Pedro Meireles? Algum membro da família Sarney estaria sentido-se prejudicado pelas investigações da Polícia Federal no Maranhão?

Dizem que o empresário Fernando Sarney evita passar em frente a sede da Polícia Federal no bairro da Cohama. Fernando Sarney, o "Bomba" foi minuciosamente investigado pela Polícia Federal .

Marcos Deça é funcionário do Sistema Mirante. A morte de Décio Sá deixou uma lacuna nos "seios" da família Sarney. Blogueiros oficiais, oficiosos, caridosos querem o "espólio" de Décio Sá.

Luís "Caridoso" e Marcos Deça brigam para mostrar serviço ao clã Sarney. Deça pela proximidade faz "de um tudo" para agradar o patrão, Fernando Sarney investigado pela Polícia Federal. 

Deça coloca "dobradiça em asa de borboleta", no afã de incriminar o delegado da PF, Pedro Meireles. Quem atiça Marcos Deça a escrever postagens sem fundamento contra Pedro Meireles?

Para avaliar-se o dadaismo(loucura), o blogueiro dos Sarney posta que  são graves as declarações de Pedro Meireles, dando conta que a prisão do prefeito  Wagner Bango "foi flagrante mesmo".

O delegado Pedro Meireles mostrou provas documentais(relatórios) de que o flagrante em Wagner Bango,  fora com base em informações da Controladoria Geral da União(CGU).

O delegado Pedro Meireles deveria permitir impunemente o saque de recursos públicos na boca do caixa? Era para ligar para Fernando Sarney, perguntando o que fazer como faz "uns e outros"?

Wagner Bango foi preso em flagrante ao sacar dinheiro da Prefeitura de Serrano na boca do caixa. Como Pedro Meireles sabia do saque? Bango estava sendo monitorado nesta prática criminosa.

PDT BRIGA POR ESPAÇOS NA ADMINISTRAÇÃO, MAS NEGA "MEIO METRO QUADRADO" PARA IGOR LAGO

O PDT é um poço de contradições a partir do ex-Ministro Carlos Lupi. Nas andanças em busca da manutenção de alianças prevalece o interesse de Lupi, dos grupos que "dão/recebem" sustentação.

Claúdio "Umberto", o CU informa que em Brasília "Lupi  prefere fazer alianças a apoiar o deputado Antonio  Ruguffe do PDT. Ele é independente demais", teria dito o ex- Ministro do Trabalho.

Em São Luís o contraditório Carlos Lupi fala em "mais espaços  para o PDT na Prefeitura", como se o Prefeito fosse o Presidente da Assembleia que cria cargos e funções de acordo com solicitações.

Lupi está na "Ilha" para cobrar as Secretarias de Trabalho e Juventude. Jerry Abrantes e Olímpio Araújo tomaram posse simbólica. São os Secretários Denorex- parecem mais não são.

O interessante é que o PDT briga por espaços, quando nega "meio metro quadrado" ao filho do fundador do partido no Maranhão, Igor Lago. Na casa do "Dono do Lago" quem manda são "os piabas".

Históricos, geográficos já deixaram o partido. Agora uma perguntinha aos  topográficos(donos do lugar) do PDT : como lutar por espaços, negando-os aos seus fundadores?

Poema do Novo Caminho do PDT.

Tem uma "Rocha" no meio do caminho
no meio do caminho tem uma "Rocha".
Nunca esquecerei deste acontecimento 
na vida das minhas retinas fatigadas.
Nunca esquecerei que no meio do caminho tem outra "Rocha".  

9 de maio de 2013

SENTA QUE O LEÃO É MANSO : FLÁVIO DINO ENTRA "FORTES" EM CHAPADINHA

A Câmara de Veredores em  Chapadinha propôs título de cidadania à Flávio Dino. Em votação 6 vereadores manifestaram-se pela concessão, três em contrário, dois abstiveram-se.

Dino penetrou "fortes" nos curral dos Sarneys. A proposição é do Presidente da Câmara, Nonato Baleco. Marcelo Menezes, filho da vice e do ex-prefeito Izaías Fortes absteve-se na votação.

O fato, as versões, a votação, as abstenções, os desdobramentos servem para avaliar o desejo de mudanças em todo o Maranhão. Este termômetro mostra o altíssimo grau da febre "Flávio Dino".

A união dos adversários Magno Bacelar e Dulcilene Belezinha é típica do porvir em 2014. Foi assim em Passagem Franca com a reunião do "Gordinho", do "Magrinho" e do "Velhinho".

Para cada ação, reação na mesma intensidade em maior proporção. Flávio Dino tem estatística eleitoral otimista, ganha musculatura nos eleitorados médios/pequenos, onde a "família" fatura as eleições.

A tarefa é domar o rugido dos Leões. Contam que em um circo o leão se soltou, um cidadão que estava sentado no "puleiro" com as calças rasgadas  gritava apavorado: "Senta que o leão é manso".

Seus testículos ficaram presos entre as tabas do "puleiro", quando a plateia levantou-se de uma só vez abruptamente. Com a plateia sentada as tabas se alargariam, permitindo o alívio dos "ovos".
A concessáo de um título de cidadania para Flávio Dino provocou operação de guerra. Imagina a faixa de governador! Será que o "leão" é manso? Dino tem que ter "saco" para aguentar o "arriba".

Neste momento ainda não se sabe para quem será o maior números de velas. Portanto os dois principais concorrentes tem que ter tolerância no "acender" e "apagar".

 

 

8 de maio de 2013

MÍDIA DE ROSEANA SARNEY TENTA ESCONDER NOMES E IMAGENS DOS CORRUPTOS E CORRUPTAS, QUE LHES DÃO SUSTENTAÇÃO POLÍTICA NO MARANHÃO

O Jornal "O Estado do Maranhão" amanhece com foto da Sarney na primeira página em destaque. Os "confetes e serpentinas" são diários, mas o que chama atenção são as omissões e ausências.

O nome da prefeita de Anapurus, Tina Monteles- aquela que responde a 60 processos, não foi citado. A ausência do Secretário de Saúde também faz parte da "limpeza de nomes e imagens".

O "puxa-saco Adjunto" da Secretaria de Saúde, José Márcio Leite, o "Bolachinha" foi escalado para representar a pasta nos eventos. Chegaram a conclusão que Ricardo Murad "queima o filme.

A assépcia(limpeza) já excluiu o nome do ex-prefeito de Caxias, Paulo Marinho na inauguração de 4 quilômetros da MA-034 em Caxias. Marinho é outro parceiro enrolado da Sarney.

A estratégia visa abstrair das "lambanças/maracutaias" destes 50 anos de mandonismo/desvios o candidato ao governo Luís Fernando Silva e  a "enigmática" candidatura de Roseana Sarney

Os marqueteiros de Luís Fernando Silva e Roseana Sarney chegaram a conclusão óbvia, de que é impossível falar de renovação ao lado de uma camarilha de corruptos(as).

Acontece que o simples fato de omitir nomes e exigir ausências não limpa o nome Sarney do "Serasa Político". Não acredito que Duda Mendonça pense que em política "lavou tá novo".

Olha aí Ricardo Murad de verde Roseana de amarelo. Na foto do "brasileiro" e da "brasileira" a nítida impressão de que Ricardo Murad  expressa "quem manda sou eu".      



7 de maio de 2013

CASO DÉCIO SÁ COMEÇOU A FEDER: BLOGUEIRO QUE NÃO FOI OUVIDO COMO TESTEMUNHA PODE PASSAR PARA O ROL DOS ACUSADOS

O "Caso Décio Sá" deixou de ser "propriedade" da Polícia Civil. Agora está nas mãos da Justiça. Fica permitido o contraditório(oposto).

O princípio do contraditório e da ampla defesa é assegurado pelo artigo 5º, inciso LV da CF, definido também pela expressão audiatur et altera pars(ouça-se também a outra parte).

O pistoleiro Jonhnatan Sousa e Silva anúnciou por seu advogado, Pedro Jarbas outras versões sob a encomenda do crime, participação de outras figuras de maior ou menor importância.

Um blogueiro que a princípio seria testemunha, pode passar para o rol dos acusados. O blogueiro com antigas ligações com o Crime Organizado,  pode ter sido a isca que informou o paradeiro de Sá.

Por favor me errem.  


RECUSE IMITAÇÕES : FLÁVIO DINO NÃO DEFORMA, NÃO SOLTA TIRAS E NÃO TEM CATINGA A CATINGA DE SARNEY


POR ONDE ROSEANA SARNEY PASSA, LEVANTA A POEIRA DA CORRUPÇÃO : EM ANAUPURUS TINA MONTELES É O EXEMPLO

Roseana Sarney não consegue esconder debaixo do seu tapete eleitoral(Luís Fernando Silva) 50 anos de corrupção por todo o Maranhão. 
 
Em qualquer inauguração, decerramento de placa ou corte de fita, um corrupto ou corrupta ombreia-se a Sarney ou seu preposto, Luís Fernando Silva.

Paulo Marinho fez moldura para Luís Fernando Silva em Caxias. Em Anapurus o pus da corrupção atende por Tina Monteles, prefeita da cidade.

Tina responde a quase 60 processo. Tina é um balde de corrupção. Ela herdou o feudo do falecido sarneista Júlio Monteles. Em todos municípios é a mesma situação.

Cleomaltina Moreira, a "Tina Monteles" responde por compra de votos, descumprimento de ordem judicial, improbidades, desvios entre outros crimes.

Tina Monteles como Bia Venâncio e outros corruptos permanecem políticos sob a proteção dos mantos jurídicos e políticos de Sarney, que lhes guarnecem os mandatos.

Olha aí Tina e Luís Fernando fazendo moldura para Roseana Sarney. É isso que a sarneizada chama de oxigençaõ do grupo? Todos cheiram a naftalina, creolina ou tina?

Daqui a pouco eu volto com o levantamento de uma auditoria na Secretaria de Industria e Comércio. Vai dar dor de cabeça. Te segura "Maurício Cabeção".

 

LUÍS FERNANDO EM TRÊS DIMENSÕES OU 360 GRAUS

No fim dos anos 50 os grupos políticos dividiam-se em duas alas bem distintas no Maranhão(UDN e PSD). Mas isso não impedia acordos entre  deputados a pedido dos senadores e governadores.

O deputado federal Líster Felix Caldas(PSD-situação) por sucessivas vezes licenciou-se para dar projeção ao suplente José Sarney(UDN-oposição), por solicitação do Senador Vitorino Freire.

Sarney deputado udenista votava com o governo. Em 1960 Sarney elege-se pela conservadora "bossa nova da UDN", dando sustentação a Jânio Quadros(PTN) a Presidência da República.

Daté hoje sua bússola é o poder. Apesar da fama tem os "pés de barro"- não tem sustenção eleitoral fora do Maranhão/Amapá. Sarney domina como poucos as questões paroquias(do interior).

Sarney utiliza desde o período das sublegendas(dois candidatos pela mesma legenda- Arena 1(UDN) e Arena 2(PSD) a estratégia de somar em torno do grupo sarney todas as alas nos municípios.

Assim é que Luís Fernando aparece em três dimensões em Passagem Franca. Ele recebe o apóio das três alas políticas- a do prefeito Gordinho, de Arnaldo Melo e do Reinaldo Sousa.

O que sobra para rodopiar em 360°, fica a espera da possível definição em torno do Ministro Edson Lobão. Com esta estratégia o grupo sarney pensa preencher todos os espaços políticos.
 
O problema é que o povo cansou das alas, do samba do partido alto. "Hoje o samba saiu//Procurando Flávio Dino// Quem te viu, quem te vê Sarney// Quem jamais esquece não pode reconhecer".

  
Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala
Hoje a gente nem se fala mas a festa continua
Suas noites são de gala, nosso samba ainda é na rua

Hoje o samba saiu lá lalaiá, procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais esquece não pode reconhecer

Quando o samba começava você era a mais brilhante
E se a gente se cansava você só seguia adiante
Hoje a gente anda distante do calor do seu gingado
Você só dá chá dançante onde eu não sou convidado

O meu samba assim marcava na cadência os seus passos
O meu sonho se embalava no carinho dos seus braços
Hoje de teimoso eu passo bem em frente ao seu portão
Pra lembrar que sobra espaço no barraco e no cordão

Todo ano eu lhe fazia uma cabrocha de alta classe
De dourado eu lhe vestia pra que o povo admirasse
Eu não sei bem com certeza porque foi que um belo dia
Quem brincava de princesa acostumou na fantasia

Hoje eu vou sambar na pista, você vai de galeria
Quero que você me assista na mais fina companhia
Se você sentir saudade por favor não de na vista
Bate palma com vontade
Faz de conta que é turista
 


 

6 de maio de 2013

PESQUISA QUE TORNA VITÓRIA DE FLÁVIO DINO IRREVERSÍVEL "DERRUBA" SARNEY E PROVOCA IRA DE RICARDO MURAD

O deputado Chiquinho Escórcio, o "Chiquim" teria ligado na manhâ do último domingo(5) para o Secretário de Saúde Ricardo Murad, o "Javali" informando sobre os motivos do internamento de Sarney.

Sarney fora internado no sábado(4) no ICDF, com dores no peito. "Chiquim" teria informado ao "Javali",  que o "piripac" de Sarney decorrera do conhecimento de pesquisa que dá vitória à Dino.

Cientistas, estatíticos e pesquisadores contratados pelo grupo Sarney dão como irreversível a vitória de Flávio Dino em 2014. José Sarney não resistiu e baixou no Instituto do Coração do DF.

Chiquinho Escórcio, o "Chiquim" teria se desentendido com Ricardo Murad,o "Javali". "Chiquim" advoga a mesma tese de Sarney, com Lobão figurando de imediato na disputa ao governo.

Ricardo Murad, o "Javali" teria desligado o telefone na "cara" de "Chiquim", para em seguida destilar toda sua ira contra Flávio Dino no Facebook. Murad morre de medo de ser prêso por Flávio Dino.

Sarney/Murad vivem há 50 anos as custas do Maranhão. Ricardo dizia a pouco tempo que Roseana usa o governo em benefício dos negócios da família Sarney. Ele estava fora dos negócios.

A frase de Flávio Dino- "Não vou roubar, ou deixar que roubem", deixa as família Sarney/Murad incomodadas. Os parasitas que roubam o nosso estado há 50 anos, estão com os dias contados.