11 de abril de 2013

FALATÓRIO : TODO MAU PAGADOR É UM GRANDE COBRADOR

Cobranças diárias, críticas fundamentadas, propostas bem elaboradas, soluções nos prazos estabelecidos,  são incomensuráveis instrumentos de aprimoramento de gestões públicas ou privadas.

As cobranças aceleram, contudo equacionar problemas que multiplicam-se a cada dia, diminuir o tempo de resultados positivos não são tarefas mágicas, como pretendem os "Mandrakes".

É notória a orquestração contra a administração do prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Junior. O Blog do Cesar Bello não vai somar, multiplicar ou dividir nesta conhecida estratégia sarneista.

Martin Heidegger em Ser e Tempo(Editora Vozes, 12a Edição, páginas 227, 228, 229, 230) alerta que "falatório é a compreensão e interpretação da presença cotidiana".

Diz ainda o lente "o falado falatório arrasta consigo círculos cada vez mais amplos, assumindo o caráter autoritário". É a palavra de quem influenciou decisivamente as teorias de Joseph Goebbels.

"De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade(Joseph Goebbels)". A estratégia é utilizada no Maranhão há 50 anos, contra os adversários políticos de José Sarney.

Gardênia Gonçalves, Jackson Lago, João Castelo, João Castelo Pedro Neiva, Nunes Freire, Luís Rocha , José Reinaldo entre outros foram vítimas deste inescrupuloso processo nazista.

Como diz o ditado "todo mau pagador é um grande cobrador". Porque a mídia cachorra não cobra a inexplicável permanência de Aluísio Mendes como Secretário de Segurança? 

10 de abril de 2013

SÃO LUÍS : 100 DIAS DE 400 ANOS, DE 50 ANOS, DE ATRASO

A prestação de contas(100 dias) que faz o prefeito de São Luís, Holanda Junior deve ser comemorada como a primeira nova prática, daqueles que se propõe a realizarem mudanças no Maranhão.

A postura é nova, alvissareira e corajosa. São apenas 100 dias de gestão contra 400 Anos de atraso. É importante lembrar pelo menos os últimos 50 anos de gestões , seus prefeitos e ciclos políticos.

No primeiro ciclo destaca-se Epitácio Cafeteira(1965 a 1969) com o populismo arrebatador. Cafeteira elegeu-se prefeito de São Luís e o "que quis", prometendo "meter a ripa na onça"(governador Neuton Bello).

Cafeteira foi apelidado "Cafeteira da Família do Bules" por Stanislaw Ponte Preta ao ser citado no Festival de besteira que assola o país(Febeapá), por ter proibido o uso de mácaras no carnaval.

Cafeteira ao proibir o uso de máscaras, queria facilitar a localização dos subversivos pelas autoridades policiais. Entre o "cagueta" e o realizador, a construção do primeiro Hospital de Emergência, o Socorrão I. 

Cafeteira ganhou fama e deitou na cama, dormiu de rede na Prefeitura de São Luís. Ele elegava que Sarney queria tirá-lo na marra do Larravardiére. "Cafeteira prometeu e cumpriu// da Prefeitura ele não saiu//Viva Cafeteira".  

No segundo ciclo, os prefeitos biônicos. A maioria indicação de José Sarney. Foram 15 anos de quase absoluto descaso. No revesamento do bastão : Vicente Fialho, José Libério, Haroldo Tavares(idealizou o Anel Viário), Bayma Junior, Lereno Nunes(indicado por Nunes Freire), Mauro Fecury e Roberto Macieira.

Neste ciclo, excetuando a questão da meio ambiente/ moblidade/violência urbana, as questões temáticas/problemáticas eram quase as mesmas que o parlamento, as comunidades discutem hoje no seu dia à dia. A diferença era a "blindagem" que fazia o embrião do  Sistema Mirante aos indicados por José Sarney.

No terceiro ciclo, as eleições diretas para os prefeitos das Capitais derrubam o poder de indicação de José Sarney. O tuxáua não ganhou uma, perde para Gardênia Castelo, Jackson Lago, Conceição Andrade, Tadeu Palácio e João Castelo. 

Nesta fase, o Sistema Mirante adolescente para adulto "mete a ripa" de acordo com o a capitulação ou não dos prefeitos eleitos. Gardênia e Castelo apanham do começo ao fim dos mandatos. Conceição "eu me lembro muito bem" vira Cauby Peixoto e canta para os Sarneys até hoje.

Tadeu termina dando o Palácio Lavrravardiére em troca de blindagem temporânea, para depois finar-se no Palácio dos Leões como Secretário de Turismo. Jackson Lago brinda com a família Sarney no início do terceiro mandato, mas dele não se pode dizer que tenha considerado Sarney "amigo" ou Roseana "amiga".

Com este ciclo esgota-se o poder dos políticos forjados nas décadas de 60, 70, 80 e 90 na Capital. A "Geração Política 2000" tem responsabilidade de iniciar o ciclo de mudanças, que retirando São Luís do atraso de 400 Anos, alavanca o Maranhão inteiro para o desenvolvimento.

Mãos a obra. Imaginem 100 dias de 400 Anos, de 50 Anos, de atraso. 

8 de abril de 2013

INSEGURANÇA PÚBLICA : SEQUESTRO DO FILHO DO LÍDER DO GOVERNO PODE LEVAR A DEMISSÃO DE ALUÍSIO MENDES

O filho do líder do governo(deputado Cesar Pires) na Assembleia Legislativa, o empresário Cesar Filho foi vítima do "sequestro relâmpago" no final desta tarde de segunda-feira(8).

A ação amadora dos sequestradores, as informações da secretaria do empresário Cesar Filho facilitaram o resgate sem vítimas fatais. Os sequestradores foram presos e levados para SEIC.

A onda de violência bate recordes extratrosféricossem resposta preventiva ou repressiva da Secretaria de Segurança Pública. Foram 188 homicídos em menos de 100 dias na Grande São Luís.

A justificativa do Secretário de Segurança, Aluísio Mendes é absurda- "A maioria dos homicídios estão relacionados as disputas pelo tráfico drogas, em consequência das ações da DENARC".

Roseana Sarney  tenta encontrar um bom nome para substituir Aluísio Mendes. Mendes não consegue elaborar ações para coibir a crescente onda de violência que não poupa ricos e pobres.

O caríssimo "Sistema de Monitoramento" não intimidou os bandidos. Todas as áreas com câmaras de monitoramento foram mapeadas pelas quadrilhas, que buscam outros campos de ação.  

Falta preparo ao atual Secretário de Segurança. Aluísio está mais uma vez na "corda bamba". Mendes foi uma solução doméstica, com prazo de validade semelhante aos dos produtos perecíveis.

Quem Deus nos livre e guarde dos assaltantes, assassinos, sequestradores. Se depender da Segurança Pública nossas vidas não valem um vintém. Estamos todos de "pires na mão".

SAÚDE BELEZINHA : PREFEITA DE CHAPADINHA PAGA 500 MIL EM DESAPROPRIAÇÃO DE TERRENO PARA HOSPITAL "PRÓXIMO" DO MOTEL DE SUA PROPRIEDADE

A prefeita Dulcilene Pontes Cordeiro, a "Belezinha" é o maior êngodo(promessa falsa) político que o povo de Chapadinha elegeu nos últimos 50 anos.

A  prefeita fechou os Hospitais HCC(Materno Infantil) e o São Francisco(Ortopedia, Fisioterapia,Clínica Médica). Motivo? Eram de propriedade de adversários políticos.

A alcaide deixou funcionando somente o Hospital Regional Pontes de Aguiar. Misturam-se nos corredores do Hospital Pontes de Aguiar parturientes, portadores de outros traumas e moléstias.

A justificativa para fechar os outros dois nosocômios(HCC e Hospital São Francisco) é o corte dos gastos públicos. No entanto a "desourada" não atinge outros setores  da gestão municipal.

O interessante é que a prefeita "abre a mão" de forma generosa na desapropriação do terreno para construção do Hospital de Emergência de propriedade do correligionário de nome "Próximo".

O terreno de "Próximo" fica pertinho do Motel "Delírios", que dizem ser de propriedade de Belezinha. Na Chapadinha Belezinha só não é dona do "redondo" do ex-marido, o ex-vereador Emerson.

Para que tenham idéia do patrimônio pessoal da prefeita, o terreno desapropriado(50 mil) na gestão de Danúbia, localizado próximo ao centro urbano de Chpadinha é de Belezinha.

Belezinha preferiu desapropriar por 500 mil, o terreno do "chegado" que atende por "Próximo". "Próximo" é tão chegado que venceu licitação de 1 milhão, para o fornecimento de combustível.

Quem perde é a população que tem de andar de 15 à 20 Km, para chegar ao novo local desigado para a construção do novo Hospital de Emergência de Chapadinha.      

Moradorres dos bairros de Boa Vista e Areal fazem a presente denúncia, prometendo protestos caso a prefeita mantenha a decisão de construir o Hospital de Emergência "próximo' ao Delírios Motel.

O "pau" já começou a cantar entre Belezinha e Izamara. Belezinha quer eleger deputado estadual o amado "Aluizinho", Secretário de Obras de Chapadinha. "Zamara" quer ser deputada na marra.  

NÚMEROS DO IBGE DETONAM LUÍS FERNANDO SILVA COMO MITO DE COMPETÊNCIA E PROMOVEM HILTON GONÇALO

Dados do IBGE mostram que os maranhenses recebem certidão de nascimento com atraso, dificultando-lhes o exercício da cidadania outorgado pela Constituição Federal de l988.

A certidão de nascimento posssibita a matrícula escolar, abertura de conta em banco, obtenção de crédito, cadastramento em programas sociais, garantias previdenciarias e trabalhistas.

Entre os municípios com as maiores taxas de registros extemporâneos(em atraso) está São José de Ribamar, com o altíssimo índice de 25%(1/2 ou metade da metade) da população.

São José de Ribamar tem servido de vitrene para a candidatura ao governo, do ex-prefeito Luís Fernando Silva, o Lulu. Caravanas de prefeitos e vereadores são levados à cidade "exemplo de gestão".

Os números detonam Luís Fernando Silva, o "Lulu", posto que os dados são remanescente do período(2011) em que o candidato ao governo deixava a Prefeitura de Ribamar para assumir a Casa Civil.

As estatísticas do IBGE promovem o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo sequer  listado entre os omissos na emissão da certidão de nascimento, comprovando  gestão real, sem maquiagem.

Gonçalo pagava a rotina diária do Cartório de Registro nos locais de nascimento, em Santa Rita. "Para cada nascimento registrado, uma muda para a mãe, integrando o homem ao meio ambiente".

Contra os dados do IBGE não tem maquiagem. Durante o período de exposição dos candidatos ao governo cairão os "mitos de competência". Luís Fernando Silva começa a colher os frutos.

São José de Ribamar produziu até maracujá em forma de pênis(pirocujá). Por falta de gestão deixou metade da metade(1/2) da população com registros tardios(1.457), em 2011.

Luís Fernando Silva, o Lulu e Gil Cutrim vão contestar os dados do IBGE? Qual a justificativa para tamanha omissão que impede diretos e garantias estabelecidas na Constituição Federal?

Gonçalo neles! 

.

7 de abril de 2013

BETO CASTRO NÃO TEM CONDIÇÃO LEGAL/MORAL PARA CONTINUAR NO CARGO DE VEREADOR

Uma grande polêmica tomou conta das rodas políticas em São Luís. O vereador Beto Castro(PRTB) perde ou não o mandato neste semestre? Na bolsa de apostas a grande maioria aposta que perde.

Werbeth Macedo Castro, o Beto Castro é acusado de omitir dados à Justiça Eleitoral. O requerimento de registro da sua candidatura ao cargo de vereador foi instruido com as informações exigidas.

Ocorre que Werbeth Macedo Castro é acusado de variados crimes(receptação, falsidade ideológica, estelionato), usando outros nomes(Webert Machado Castro e Herbeth Castro Macedo).

As provas são consistentes e irrefutáveis. A "olho nu" é possível verificar que as assinaturas de Weberth Macedo Castro, Werbeth Machado Castro e Herbet Castro Macedo tem a mesma grafia.

Beto Castro não tem condição legal/moral para permanecer no cargo de vereador. A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores  deveria instruir processo contra o edil Beto Castro.

É dever da Comissão de Ética da Câmara de Vereadores zelar pela imagem do Poder Legislativo Municipal. Como ter entre seus pares o vereador Beto Castro, acusado de crimes contra o patrimônio?

Bateram um "terecô", o vereador Astro de Ogum(Presidente da Comissão de Ética) até agora não pronunciou-se. A macumba atingiu a Segurança Pública que não investiga o caso, o Judiciário que está "com o sapo na barriga" .


Beto Castro tem a seu favor preceito constitucional que diz "ninguém é obrigado a produzir provas contar si" e o aprêço que não tem prêço do eterno Presidente do TCE, Edmar Cutrim.

6 de abril de 2013

SEGURA PEÃO : HISTÓRIA DAS ALIANÇAS POLÍTICAS NO MARANHÃO NOS ÚLTIMOS CEM ANOS

Devido as tarefas domésticas não tem sido posssível produzir postagens a contento, ler dezenas de vezes centenas blogs e desnudar os objetivos que se escondem "por detrás" das notícias.

Uma postagem merece reparo pelo despautério(disparate). O blogueiro Marcos Deça em postagem "tucanalha capachilda", sob o título Roseana e o PSDB adultera a história das alianças políticas.

Deça apresenta Jaime Santana(PSDB), o "Força Total" como adversário de Roseana Sarney, Conceição Andrade, João Castelo "oriundo do PPR" como aliados(1997) da Sarney, dentro do PSDB.

A análise do blogueiro carece de fundamentos e percepção do momento político passado, presente e futuro, posto que Deça contraria a verdade e torce pela aliança-suícida do PSDB/PMDB.

A visão da "janela política aberta" é importante, no entanto seria importante que o blogueiro Marcos Deça estudasse a história das alianças políticas no estado, para informar com parâmetros.

Tivesse o blogueiro sarneysta procurado compulsar a história das alianças políticas, constataria a eterna  dependência do partidos polítcos do Maranhão a Presidência da República do Brasil.

Foi assim nos últimos cem anos no Maranhão. A maioria dos partidos políticos sob a batuta dos chefetes Benedito Leite, Paulo Ramos,Clodomir Cardoso, Vitorino Freire e finalmente José Sarney.

A influência dos governadores junto aos Presidentes da República sempre foi decisiva, face a dependência diária dos paupérrimos municípios maranheneses de repasses constitucionais mensais.

No momento o cenário federal é dominado por Flávio Dino. A Presidente Dilma Rousself o esconde dos mais próximos a vontade de vê-lo governar o Maranhão.

Dilma/Dino rimam e combinam. Em contrapartida são cada vez maiores as dificuldades de relacionamento entre a governadora Roseana Sarney e a Presidente Dilma.        

Na última reunião entre Governadores e a Presidente da República, Dilma Rousself a governadora, Roseana Sarney enviou novamente para representá-la o vice-governador, Washington Oliveira.

Em resumo: Dilma e Roseana não se afinam. Flávio Dino tem forte influência no poder central. A Presidenteda República, Dilma Rousself torce pela vitória de Flávio Dino em 2014. 

"É só deixar a carroça andar que as melâncias(verde por fora e vermelho por dentro)" e os partidos se ajeitam para as alianças. Tira onda de peão Flávio Dino e grita: "Segura peão". 


5 de abril de 2013

O ESPIGÃO : ROSEANA SARNEY QUER ENFIAR LUÍS FERNANDO NO PALÁCIO DOS LEÕES

Durante a vistoria nas obras do "Espigão", Roseana Sarney repetiu Luís Fernando Silva, o Lulu- "não é momento para falar de candidaturas. É hora de trabalhar pelo Maranhão".

Entre o discurso e a prática, o resultado é outro. Roseana Sarney "marquetou" desde meados de 2012, que o candidato doméstico ao governo é Luís Fernando Silva, o Lulu.

A idéia de que "Lulu" é o candidato preferido de "madame Sarney" atingiu o alvo. Todas as vezes que "madame Sarney" aparece ao lado de "Lulu", tem-se impressão de campanha ao governo.


A estratégia foi preparada pelo "bruxo" Duda Mendonça, que renovou o contrato milionário com o governo de Roseana Sarney. Foi dele a idéia de colocar "Lulu" na proveta em meados de 2012.

Ocorre que o "Esqueleto"(Edson Lobão) não vai aceitar a imposição da filha mimada de José Sarney. Lobão deve reagir como  um "espigão" dentro núcleo sarneista(Roseana&Jorge).

Lobão não gostou de ser dado como "aposentado" após o pequeno AVC. "Roseana Sarney ganhou eleição deitada na cama(2006). Sem ajuda de Lobão isso não seria possível", diz um lobista revoltado.

A reação de Lobão durante o recente I Encontro do PMDB do Maranhão("ser candidato depende da minha vontade"), mostra que Lobão vai brigar para sair candidato do grupo ao governo em 2014.

"Não vamos aceitar calado essa tentativa de fritura do Ministro Edson Lobão", disse um "lobista". A reação era contra as denúncias requentadas na Veja, envolvendo o senador Edson Lobão Filho.  


Na Roma antiga nomearam um cavalo a cônsul. No Maranhão de Roseana Sarney tudo é possível e impossivel.  Poderosa ela  limpa  o rabo de um cachorro e o faz de "Lulu".
 
     
 

COM SETOR DE FRANQUIA EM EXPANSÃO, ENTIDADE DO SEGMENTO REALIZA ENCONTRO NO MARANHÃO COM APOIO DO SEBRAE

  Evento em São Luís contou com a participação de franqueadores, franqueados e outros interessados no modelo de franquias Mercado que movime...